sexta-feira, 31 de maio de 2024

Dia Mundial do Ambiente comemorado em Estarreja com a conferência “Resíduos – Um Recurso Valioso”. A entrada é gratuita.


Está prestes a chegar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), e o Município de Estarreja antecipa as celebrações promovendo a conferência “Resíduos – Um Recurso Valioso”, na próxima terça-feira, dia 4 de junho, a partir das 09h30, no Cine-Teatro de Estarreja.
Assente num dos principais eixos estratégicos que tem norteado o trabalho da autarquia na última década na área do ambiente, o ponto de partida desta conferência será a apresentação e a discussão da temática dos resíduos, inserida no “Compromisso Verde”, assumido na agenda local.

Isabel Simões Pinto, vereadora do Ambiente, salienta que “é absolutamente essencial consciencializar a população Estarrejense, numa abordagem integrada através do envolvimento de diversas entidades, para a importância deste conceito dos “resíduos como um recurso valioso”, que se alinha com os princípios da economia circular e da sustentabilidade. Realça ainda que “os resíduos podem ser reaproveitados, reciclados ou transformados em novos produtos, gerando valor económico e reduzindo o impacto ambiental no território.”

Esta iniciativa acontece em Estarreja, que ao longo do tempo, tem vindo a trabalhar a economia verde, atenta aos desafios da sustentabilidade ambiental e energética. Distinguido com a bandeira verde ECOXXI, o Município é reconhecido pelas suas preocupações ambientais e tem conseguido dinamizar o binómio economia-ambiente através de plataformas como o PACOPAR - Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja, o Eco Parque Empresarial, o Projeto BioRia, o Projeto da Pegada Ecológica e o Projeto Eco escolas. Neste caminho cabem também todas as ações de sensibilização da população, com especial enfoque na comunidade escolar.

A sessão de abertura contará com a intervenção de Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Durante a manhã, das 10h às 12h30, e com moderação de Joana Duarte, do PACOPAR, a mesa redonda “Resíduos – Um Recurso Valioso” terá intervenções de Ana Paula Gomes, do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, com o tema “Novos desafios na separação de resíduos urbanos”. Ismael Casotti, da Associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, será orador do painel ““Tratamento na origem dos biorresíduos, desafio ou oportunidade?”. Estes painéis de debate contam ainda com a participação de dois municípios reconhecidos a nível nacional pelas boas práticas nesta área. A Câmara Municipal da Maia estará representada por Helena Lopes que trará à discussão a “Implementação de novo modelo de tarifário – Sistema PAYT (Pay-As-You-Throw)”, e Câmara Municipal de Valongo por Manuel Neves que falará de “Reciclar é dar +”.

No período da tarde, as 14h às 16h, o workshop “Sustentabilidade dos Bioresíduos” que terá como foco a partilha e o debate dos principais desafios com que os Municípios se têm deparado na implementação dos sistemas de gestão de biorresíduos. Será dinamizado por Dalila Sepúlveda, da Câmara Municipal de Guimarães; por Sónia Silva e Manuel Neves, da Câmara Municipal de Valongo; por Jorge Pato, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro; e por Helena Lopes, da Câmara Municipal da Maia. A moderação desta atividade estará a cargo por João Vaz, da Ecogestus.

Segundo a vereadora, “esta conferência conta com convidados que garantem um dia de reflexão e partilha de boas práticas do tratamento de resíduos e contribuem para um melhor conhecimento do tema, incentivando a comunidade a adotar comportamentos conscientes e responsáveis e estilos de vida que contribuam para uma gestão mais cuidada dos resíduos, elemento central do desenvolvimento sustentável.”

A entrada é gratuita, mediante inscrição obrigatória.

*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário