Já arrancou mais uma edição do programa Ciência Viva no Verão em rede com diversas atividades a nível nacional. Neste momento já é possível realizar a inscrição nas atividades que estão previstas para todo o país em https://www.cienciaviva.pt/verao/2024/
Até dia 15 de setembro são mais de três centenas de iniciativas a nível nacional guiadas por especialistas e investigadores de Instituições e Associações Científicas num ambiente informal e descontraído e em que qualquer pessoa pode participar. O objetivo levar a ciência à rua durante as férias. “A Ciência Viva no Verão tem um especial foco na proteção da biodiversidade e no combate e mitigação da emergência climática”, refere a organização.
No concelho de Proença-a-Nova, as atividades são promovidas pelo Centro Ciência Viva da Floresta e a primeira realiza-se no dia 21 de julho dedicada à geologia e arqueologia: “Os segredos do Vale Almourão, convida os participantes a percorrer o PR6 “Viagem pelos Ossos da Terra” com cerca de 5km. Esta atividade irá repetir-se a 3 e 11 de agosto, sendo que na terceira data o percurso irá passar pela obra “Menina dos Medos”. No dia 28 de julho realiza-se a atividade de biologia “Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação”, que irá convidar os participantes a fazer o percurso ao longo da Ribeira do Malhadal e Praia Fluvial do Malhadal. Neste dia realizar-se-á outra atividade – “Pequenos monstros e super-heróis”, que levará os participantes a descobrir alguns dos habitantes do charco do Centro Ciência Viva da Floresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis.
No dia 2 de agosto acontece uma das atividades mais concorridas do programa: O Ouro nas Portas do Almourão, em colaboração com o Geopark Naturtejo, onde se vai aprender a garimpar ouro no rio Ocreza e com sorte levar uma pepita para casa. No mesmo dia realiza-se a “Astronomia em Proença-a-Nova”, em colaboração com a Fisua - Associação de Física da Universidade de Aveiro. No dia 1 de setembro, há “Observação de aves no Geopark Naturtejo em Proença-a-Nova, num Percurso circular em redor do CCVFloresta com aproximadamente 3km.
Fora de portas do concelho, mas promovidas igualmente pelo Centro Ciência Viva da Floresta realizar-se-ão as seguintes iniciativas: a 27 de julho a Observação de aves no Geopark Naturtejo em Vila Velha de Ródão, a 1 de agosto, na Zebreira, uma visita à barragem da Toulica para observação de flora aquática, incluindo plantas nativas e até em perigo de extinção, e uma nova invasora que se está a tentar erradicar desta barragem, a Ludwigia peploides, na atividade “Rios de problemas e soluções”; e a 14 de setembro a Observação de aves no Geopark Naturtejo em Castelo Branco.
*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário