A Câmara Municipal de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Esta distinção, referente ao biénio 2023/2024, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI).
“É muito gratificante recebermos este selo, já que reconhece o importante trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do bem-estar dos nossos cuidadores informais. Tratam-se de pessoas que cuidam de outras pessoas, e por isso, merecem todo o nosso apoio. Ao recebermos este selo estamos não só a destacar o trabalho feito por estes indivíduos, mas também a sensibilizar a comunidade para a necessidade de apoiá-los”, afirma a vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.
Recorde-se que Cantanhede teve no terreno, de julho de 2020 e junho de 2023, o projeto CuidIn, uma referência a nível nacional no âmbito dos cuidadores informais.
Este projeto teve desde o início a preocupação em promover a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores informais residentes no concelho de Cantanhede, ao mesmo tempo que procurava a diminuição da exposição destas pessoas a níveis elevados de sobrecarga.
Este trabalho resultou no registo de 727 cuidadores informais no concelho e na capacitação de 194.
Nestas ações diretas de capacitação estiveram envolvidos 122 monitores, profissionais ou voluntários, tendo sido abrangidos mais de 1.380 agentes, profissionais, técnicos, cidadãos e voluntários.
Dado o impacto deste projeto e a necessidade de dar continuidade às intervenções junto deste público, a Câmara Municipal criou o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI), dando a possibilidade de usufruir de serviços de informação, aconselhamento, atendimento psicossocial, formação psicoeducativa, grupos de ajuda mútua e do banco de voluntariado.
No âmbito dos Grupos de Ajuda Mútua foram dinamizadas mensalmente sessões, para apoiar e dignificar os cuidadores informais, através de uma rede integrada de capacitação e qualificação, envolvendo mais de 130 participantes do concelho.
O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Casa Francisco Pinto, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município, ou através do número de telefone disponibilizado para o efeito.
*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário