O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 2 de março, às 18h, um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com a participação de alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo e da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, sob a direção do maestro reguenguense João Defeza. Antes, pelas 15h30, decorrerá um workshop com os alunos que vão participar no concerto.
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresenta neste concerto o ciclo Mundos e leva ao palco a diversidade estética da criação musical portuguesa, permitindo ao público revisitar alguns dos mundos da criação contemporânea nacional. No ciclo Mundos refletem-se as diversas vivências e fontes de criação musical, sejam elas urbanas ou campestres, filosóficas ou oníricas, mais pragmáticas ou assentes em momentos de lirismo poético, através dos quais os criadores se exprimem.
E, no final, é a música, o modo como o compositor sente e a arquitetura do seu pensamento que se pretende entregar ao público, que fica com a tarefa de decifrar e absorver o mundo do compositor. Neste concerto, a direção de João Defeza começará por guiar uma homenagem ao compositor Ivan Moody.
O programa inclui também obras de Jorge Peixinho, Clotilde Rosa e José Rio-Pareja. A finalizar será invocada a celebração do 50.º aniversário do 25 de Abril, através de uma obra de Constança Capdeville, terminada nos meses que se seguiram à revolução.
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa foi fundado em 1970 por Jorge Peixinho, com a colaboração de Clotilde Rosa, António Oliveira e Silva, Carlos Franco e António Reis Gomes e é considerado o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenhando um papel importante na abertura da sociedade portuguesa à estética musical do seu tempo.
*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário