O Leirena Teatro comemora os 50 anos do 25 de Abril em coprodução com o Município de Porto de Mós, através do papel que tiveram três rádios portuguesas para o sucesso da Operação Fim de Regime.
Foram entrevistados os jornalistas João Paulo Dinis, Manuel Tomás e Joaquim Furtado, para nos elucidar na primeira pessoa de como tudo se sucedeu. No “Ondas da Liberdade” poderemos ver em cena o histórico 25 de Abril de 1974, quando os militares e profissionais das rádios envolvidas seguiram um plano que levaria Portugal a uma das suas maiores revoluções, sem derramar uma gota de sangue.
O locutor de Rádio João Paulo Dinis assegurou o primeiro sinal para dar início a todo o plano, com a senha combinada: “Faltam cinco minutos para as 23H. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois Do Adeus”. A confirmação de que aquela seria a data da revolução veio com a segunda senha “Grândola, Vila Morena”, lançada na rádio pelo locutor Manuel Tomás, na Rádio Renascença. Para manter o povo a par deste acontecimento, foi utilizada pelos militares a Rádio Clube Portugal, com a participação do jornalista Joaquim Furtado, leitor dos primeiros comunicados. Para retratar a grande Revolução dos Cravos, estarão em cena três camiões 4x4 do Exército, a representar as três estações de rádio transmissoras das senhas que guiaram os militares envolvidos.
Encenação: Frédéric Cruz P.
Criação: Leirena Teatro
Coprodução: Município de Porto de Mós e Regimento de Artilharia nº 4 Parceira | Município de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, União de Freguesias de Parceiros e Azoia, Freguesia de Regueira de Pontes, Freguesia do Coimbrão e Associação 25 de abril.
O Leirena Teatro é uma estrutura financiada por Direção-Geral das Artes e República Portuguesa
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário