O Município da Marinha Grande celebrou, no passado dia 13 de dezembro de 2025, o 27.º Aniversário do Museu do Vidro, com um programa cultural que pretendeu valorizar o património vidreiro, a memória industrial e a dimensão humana associada ao vidro.
Contando com a presença do vereador da cultura, Sérgio Silva, as comemorações tiveram início durante a manhã com a visita orientada “A Residência dos Stephens na Marinha Grande: História do Solar que é Museu do Vidro”, conduzida pelo Professor Jorge Custódio. O investigador apresentou a proposta museológica e a evolução histórica do Palácio Stephens.
Durante a tarde, no âmbito da exposição temporária “Santos Barosa, 135 anos de história”, realizou-se a iniciativa “Conversas no Museu”, com a participação da investigadora Emília Margarida Marques e de antigos trabalhadores da Santos Barosa. Tratou-se de um momento de partilha e regresso ao passado, que permitiu dar voz às vivências e experiências de quem integrou a história da indústria vidreira.
O Museu do Vidro é um espaço que reúne coleções que testemunham a atividade industrial, artesanal e artística vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. É o único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e da indústria vidreira em Portugal.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:
Postar um comentário