Projeto-piloto com ações pedagógicas vai estar presente, até ao mês de julho, em 14 Jardins de Infância/Escolas Básicas de todo o território de Viseu Dão Lafões.
Teve início o projeto intermunicipal “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma iniciativa-piloto por 14 escolas do território de Viseu Dão Lafões. O objetivo é dinamizar ações pedagógicas dirigidas a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Viseu Dão Lafões.
O projeto foi para o terreno ontem, dia 5 de março, e vai percorrer Viseu Dão Lafões até ao mês de julho. Tendo por base um envolvimento em tríade "escola-família-território", com enfoque em atividades em prol da literacia alimentar, visa o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente na concretização dos seguintes objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar.
As ações pedagógicas com as crianças serão mensais, acompanhadas por um guião pedagógico, e permitirão a exploração de um determinado alimento. A primeira ação decairá sobre a descoberta das especificidades da maçã de Bravo de Esmolfe, uma maçã com Denominação de Origem Protegida, que tem Viseu Dão Lafões como principal território de produção, com particular destaque para o município de Penalva do Castelo.
Em paralelo a estas ações pedagógicas, o projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” possibilitará a toda a comunidade educativa experienciar workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confeção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais.
As ações incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre temáticas imperativas para uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável. O convite para participar será extensível a toda a comunidade do território Viseu Dão Lafões, valorizando o papel fulcral dos Encarregados de Educação na promoção de literacia alimentar junto das crianças,
Hoje, no centro de Escolar de Nelas, numa visita ao projeto, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, referiu que "este não é um projeto isolado, na medida que deriva de iniciativas pedagógicas desenvolvidas pela CIM no seu território em prol do Sucesso Educativo. Entre outras, destacamos o ‘Cantinas Verdes – Estruturação do Mercado Institucional de Alimentos em Viseu Dão Lafões’ e o ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, projetos que dão ênfase e respostas a situações clínicas e educativas registadas na região".
Nuno Martinho destacou ainda a “importância das ações de literacia alimentar nas escolas, desde idades precoces”. “Estas iniciativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente, na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, prevenção de doenças, consciência ambiental e fomento de escolhas informadas. A consciência cultural e regional concorre ainda para a valorização dos produtos locais e de época, promovendo a sustentabilidade das populações”, considerou.
Também presente nesta visita, o Presidente do Município de Nelas, Joaquim Amaral, valorizou a importância da alimentação saudável. "Este projeto é muito importante, na medida em que envolve a componente aprendizagem, no sentido de sensibilizar para comer de uma forma saudável, de saber identificar os produtos, de criar hábitos de vida e de alimentação saudáveis, fazendo uso de algo muito importante que são os produtos locais. Vamos ensinar os nossos jovens a alimentarem-se bem, ao mesmo tempo que tem a vertente de promover empregos locais, ao consumirem os nossos produtos", disse.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
Nenhum comentário:
Postar um comentário