Evento decorreu em Baguim do Monte
A equipa BioAromas LIIS - Laboratório de Integração e Inovação Social – esteve presente no 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, em Baguim do Monte. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) realizou-se no Auditório da LIPOR e decorreu entre os dias 30 e 31 de março.
Com presença permanente do CCVFloresta e BioAromas LIIS neste colóquio, ao segundo dia os jovens / adultos integrantes desta iniciativa visitaram o espaço, onde, numa breve apresentação, caracterizaram em linhas gerais os pilares que sustentam o projeto, as atividades frequentemente realizadas no dia-a-dia e como estas potenciam uma melhoria social e bem-estar de todos os participantes.
Esta edição do evento, sob o lema “A Horticultura Muda Vidas”, contou com os mais diversos projetos de cariz social, oriundos de todos os pontos do país, e também por esse motivo, de diversas tipologias e características, sendo apresentados programas de instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior, entre outras.
Segundo a organização, a realização deste Colóquio “a partilha de experiências e de processos inovadores, procurando responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos tanto a nível local como nacional”, apresentando-se como uma excelente forma de dar a conhecer projetos únicos e diferenciadores nas comunidades.
Ao segundo dia de conferência, também João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esteve presente, integrado na mesa redonda sobre 'Responsabilidade Social - O papel dos Municípios', que ditou o encerramento deste colóquio. Fizeram também parte da mesa redonda, José Franco, da Câmara Municipal do Porto, Marisa Moreira, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Zulimar Hernández, do (Instituto Politécnico de Bragança, bem como a moderadora Cecília Delgado, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Depois do sucesso da 1ª edição em outubro de 2016 no Estoril, a APH voltou a organizar este evento, que teve como principal objetivo voltar a reunir e promover projetos de caráter social e terapêutico que mudam vidas através da horticultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário