Um programa de formação ajustado às necessidades locais e que visa capacitar os agentes do setor do turismo
A Câmara Municipal de Águeda assinou, hoje, um protocolo com o Turismo de Portugal para o desenvolvimento de um programa de formação em turismo mais próximo das pessoas e das necessidades do concelho. As primeiras ações formativas arrancam já na próxima semana.
O programa “Formação + Próxima” – que está a ser implementado por todo o país, envolvendo mais de meia centena de municípios – pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, à diversidade das empresas do setor e extensível a toda a cadeia de valor do turismo.
“A formação e capacitação de empresas e pessoas é determinante para que o setor possa estar preparado para dar resposta à procura, com qualidade e alinhada com os requisitos de quem nos vista”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o crescimento turístico de Águeda, um dos destinos mais sustentáveis do mundo, “é fator relevante para que haja uma aposta estratégica na qualificação dos diferentes agentes que lidam com os visitantes”.
A resposta adequada de empresários, colaboradores e operacionais diversos aos nossos turistas pode, acredita, fazer a diferença para que cada vez mais pessoas visitem o concelho e fiquem no território por mais tempo.
Este programa formativo, a que a Câmara de Águeda se associou e que vai ser desenvolvido nos próximos dois anos, em parceria com a Escola de Turismo de Coimbra, propõe-se, ainda, ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo.
As primeiras formações arrancam na próxima semana e as inscrições estão abertas, através do site da Academia Digital do Turismo de Portugal (https://academiadigital. turismodeportugal.pt). Para já, estão agendadas as formações em Marketing Digital: Como promover o seu negócio online (dias 11, 14, 19 e 20 de abril, das 18h30 às 21h30, no Centro de Artes de Águeda); Atendimento de excelência – Gestão de reclamações (dias 26, 27 e 28 de abril, das 9 às 13 horas, no Centro de Artes de Águeda); e Welcome to Águeda: Informação Turística (dias 9, 10, 15 e 19 de maio, das 15h30 às 18h30, em local ainda a definir).
Nenhum comentário:
Postar um comentário