Teve lugar, esta segunda-feira, 3 de abril, na Biblioteca do Centro de Saúde da Marinha Grande, a sessão inicial do primeiro grupo do projeto “Cuida-me e Cuida-te”.
É através desta iniciativa que o Município da Marinha Grande integra a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
O Município, em parceria com Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, criou um Programa de Capacitação de Cuidadores Informais, que visa dotar o Cuidador Informal de conhecimentos e competências, no âmbito da prestação de cuidados ao seu familiar, visando ainda, avaliar o nível de sobrecarga dos Cuidadores Informais e a sua satisfação. O primeiro grupo do projeto “Cuida-me e Cuida-te” é constituído por 15 elementos, que irão frequentar sete sessões presenciais ao longo do mês de abril.
A enfermeira Ana Pedroso, especialista em saúde mental, que integra a iniciativa, declarou ao grupo, nesta primeira sessão, que “faz todo o sentido podermos ajudar-vos a serem melhores cuidadores; mas, além de cuidarem dos outros, vocês também têm de cuidar de vós. Se o cuidador não estiver bem, tanto fisicamente como psicologicamente, não vai conseguir cuidar de alguém, ou pelo menos, será difícil fazê-lo da melhor maneira”.
Durante as sessões, serão abordados os seguintes temas: ser cuidador informal; sobrecarga do cuidador informal/ stress do cuidador; estratégias de coping; estatuto do cuidador informal; apoios sociais /recursos disponíveis na comunidade/produtos de apoio; cuidados de higiene e conforto; mobilização e transferência/ prevenção de quedas; prevenção de úlceras por pressão; alimentação e hidratação (sonda nasogástrica); eliminação vesical e intestinal (sonda vesical, colostomia); sono e repouso; cuidados com a medicação; prevenção de complicações/primeiros socorros; o luto e a morte/o doente paliativo.
As inscrições para o próximo grupo do Programa de Capacitação de Cuidadores Informais deverão ser efetuadas através de um destes métodos:
Formulário online: https://forms.gle/ 3Y197cts4nkaWvJC6
Junto do Enfermeiro de Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário