Atenção, Concentração e Memória
Das dificuldades
que os alunos enfrentam, a falta de atenção e concentração nas aulas e no
estudo é uma das mais frequentes. Tais dificuldades podem-se dever à falta de
objectivos específicos para cada sessão de estudo, a uma atitude de passividade
nas aulas e também à pouca preocupação com o ambiente de estudo.
Podem também
estar presentes uma série de factores distractores como: ansiedade proveniente
de várias preocupações; pensamentos divergentes; acontecimentos inesperados,
etc. Outros factores externos podem ser por exemplo o ruído, a luminosidade, as
condições do espaço de estudo ou da faculdade, o calendário de exames, doença,
entre outros.
Para ultrapassar
estas dificuldades, é necessário identificar os factores distractores em cada
caso, reflectindo sobre o local de estudo e aquilo que se costuma fazer quando
se estuda. Embora cada indivíduo tenha o seu próprio método de estudo, há
condições consideradas necessárias para um local de estudo adequado:
- Ter um local
destinado exclusivamente aos estudos e tarefas escolares;
- Ter um local
confortável com boa iluminação;
- Ter o material
necessário nesse local antes de começar a estudar;
- Retirar do
local de trabalho tudo aquilo identificado como distractor;
- Evitar ser
interrompido.
A falta de
atenção também ocorre durante as aulas devido ao barulho da sala, a conversa
com os colegas, o desinteresse pelo tema ou simplesmente por estar a pensar
noutras coisas. Pode-se ultrapassar dando atenção ao discurso e tirando
apontamentos.
Ir as aulas tem
vantagens:
- Aprende-se
algumas matérias que facilitam o estudo posterior;
- Aprende-se a
organizar o estudo com os pontos a que o professor dá mais importância;
- Tiram-se
apontamentos próprios;
- Tiram-se
dúvidas com o professor;
- Convive-se com
os colegas.
Estar atento e
concentrado são condições básicas para a memorização, que por sua vez é
essencial para o estudo. Para tal, é necessário que haja um envolvimento
naquilo que está a ser estudado, compreender o que se estuda, descobrindo um
sentido para o tema e relacionando com aquilo que já se sabe. Pode-se
desenvolver a memorização através de algumas acções que facilitam a recordação:
- Planear
antecipadamente o estudo;
- Sublinhar,
tirar apontamentos e fazer revisões;
- Tomar atenção
ao índice, títulos, subtítulos, fórmulas e palavras-chave;
- Elaborar
esquemas ou diagramas;
- Ler em voz
alta;
- Explicar o que
aprendeu a outra pessoa.
Estudar em
grupo, para tal deve-se:
- Ter um número
de membros não excessivo;
- Traçar um
plano de objectivos concretos;
- Não confundir
a reunião de trabalho com uma de carácter lúdico;
- Fazer
intervalos.
- Recorrer a
mnemónicas quando não é possível estabelecer uma ligação lógica entre os
elementos.
- Uma mnemónica
consiste em formar uma palavra, frase ou história com as primeiras letras de
cada palavra-chave (e.g.: o método P.L.E.M.A é por si uma mnemónica; vejamos:
Pré-leitura; Leitura; Esquematização; Memorização; Auto-avaliação).
Algumas destas
sugestões podem-se resumir num método de estudo conhecido como P.L.E.M.A., uma
série de técnicas de estudo que facilitam a assimilação dos conteúdos com maior
rendimento e menor fadiga.
Este método é
composto pelas seguintes etapas:
1.) Pré-leitura:
Leitura rápida,
pouco profunda e global para perceber o assunto e as partes do texto. Para isso,
deve-se atender ao primeiro parágrafo, sumários, conclusões, títulos e
subtítulos, itálicos, sublinhados e palavras-chave.
2.) Leitura
Leitura
detalhada e atenta do texto, sublinhando as ideias principais.
3.)
Esquematização
Realização de um
esquema ou resumo da matéria, a utilizar aquando da revisão final dos conteúdos
a avaliar.
4.) Memorização
Divisão do
esquema ou resumo pelos tópicos ou ideias principais de forma a facilitar a
retenção dos conteúdos. É aconselhável, aquando da eventual memorização, fazer
pequenos intervalos para descanso. Nesta fase é frequente recorrer-se a
mnemónicas.
5.)
Auto-Avaliação
Escrever ou
dizer em voz alta, por palavras próprias as ideias principais retidas do
esquema ou resumo. O objectivo desta fase é avaliar aquilo que no momento se
sabe.
Postado por J. Carlos
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