segunda-feira, 26 de setembro de 2022

AVEIRO junta-se de novo ao movimento global KIDICAL MASS com o mote «Espaço na Rua para a Próxima Geração»

 A Ciclaveiro volta a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, uma Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), já no dia 02 de outubro, com saída marcada para as 10h00 da Escola Básica das Barrocas. 
Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. 
O mote desta Kidical Mass é “CRIAR ESPAÇO NA RUA PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO".
 

A Kidical Mass tem por base o evento «Massa Crítica», um evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo, cujos objetivos são «divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano». 
No caso da Kidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.
Todos queremos cidades verdes e amigas das crianças, nas quais existam espaços abertos para brincar e para encontros entre todas as pessoas; todos queremos que as nossas crianças tenham a liberdade de viver e circular nas suas comunidades em segurança; todos queremos que as crianças possam ser mais autónomas, deslocarem-se para a escola sem medo, tendo vias seguras que liguem os pontos chave nas suas rotinas, com especial enfoque nos trajetos casa - escola. Mas para tal é necessário dar voz às crianças, torná-las visíveis no espaço público e exigir os seus direitos.
Em 2022, o evento internacional Kidical Mass já aconteceu nos fins de semana de 14 e 15 de maio e 24 e 25 de setembro em várias cidades da Europa e em várias localidades em Portugal (Alfragide, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Évora, Guimarães, Lisboa, Mafra, Oeiras, Porto, Tavira, Torres Vedras, UF Stª Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e Viseu), através de passeios e concentrações, partindo da premissa de que as cidades amigas da criança são boas para pessoas de todas as idades.
Em Aveiro, a Kidical Mass regressa no próximo domingo dia 02 de outubro e será feito um percurso de bicicleta pelas escolas do centro urbano, com concentração às 10h na Escola Básica das Barrocas e chegada ao Parque da Baixa de Santo António onde haverá um almoço picnic partilhado.
 
O que se reivindica concretamente? 

Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento;
Rotas seguras para as escolas;
Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima;
Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas;
Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais;
Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar;
Fiscalização rodoviária efetiva.
 
Mais informação:
  • O evento não será coberto por seguro, sendo da responsabilidade da cada participante os riscos inerentes à sua participação. AVEIRO junta-se de novo ao movimento global KIDICAL MASS com o mote «Espaço na Rua para a Próxima Geração»
Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário