sábado, 23 de março de 2024

Aveiro | Aberto o trânsito entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas; Aveiro Spring Classic; Bilhetes à venda para os Tindersticks

 I – Aberto o trânsito entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas
Qualificação urbana prossegue com nova fase de trabalhos
A Câmara Municipal de Aveiro informa que está aberto ao trânsito a Rua do Sal, no sentido único, a circulação entre Rotunda das Pirâmides > Pontes das Eclusas ( sentido Nascente > Poente), agora que terminou a primeira fase dos trabalhos de intervenção para requalificação e reperfilamento da referida rua.
A obra de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas prossegue de acordo com o previsto, com o seguimento dos trabalhos para alargamento do perfil da rodovia e compatibilização do traçado com a obra de requalificação e relocalização do limite nascente do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, (que também se encontra em curso).
Aos utilizadores já possível observar os benefícios do alargamento do perfil viário, que em boa medida vai permitir a ligação segura à nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, fundamental na organização dos acessos à Cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes.

Uma obra estratégica na ligação ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar
Esta empreitada é fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira-Mar, que vai acontecer maioritariamente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João. Este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.
Trata-se de um investimento global da CMA de cerca de 2 milhões de euros, dos quais 1.846.520€, correspondem à qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, em execução pela Civibérica – Obras Civis, S.A., enquanto que a empresa TOSCCA – Equipamentos em Madeira, Lda., tem a seu cargo obra de relocalização do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, pelo valor de 156.979,62€.
Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, na certeza que esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público e de circulação de elevada qualidade a todos os níveis.

II – Março fecha com a 7.ª edição da Aveiro Spring Classic
O festival de Ciclismo de estrada regressa a Aveiro no domingo, dia 24 de março, com os condimentos essenciais de uma Clássica do Ciclismo e com o cenário único a Cidade e a Região de Aveiro, que pretende reforçar o epíteto de mais bela e participada clássica realizada no território nacional.
A Aveiro Spring Classic continua a contar com a parceria entre a Cabreira Solutions e a Câmara Municipal de Aveiro e volta a ser um enorme sucesso, com cerca de 1300 participantes inscritos de várias nacionalidades.
À semelhança das edições anteriores, os 94 km da Clássica curta ou os 127 km da Clássica longa tem o seu local de partida e de chegada, no Cais da Fonte Nova.
As provas vão percorrer as emblemáticas estradas nacionais e secundárias da Região, com a passagem por vários estradões em “sterrato” e segmentos “pavet”, condimentos essenciais para uma clássica de excelência, a fazer lembrar as emblemáticas e monumentais clássicas do calendário da UCI World Tour.
A Aveiro Spring Classic vai passar por quatro Municípios que se associam a esta edição, a saber: Aveiro, Ílhavo, Mira, Oliveira do Bairro e Vagos. Entre o Mar, as paisagens verdes deste território única e a Ria de Aveiro, os atletas usufruirão das condições naturais de excelência para a prática desportiva.

Condicionamentos de trânsito
A realização do evento desportivo implicará o corte ao trânsito e interdição do estacionamento da Rua do Cais da Fonte Nova, em frente ao Centro de Congressos de Aveiro, entre as 18h00 do dia 22 e as 18h00 do dia 24 de março.
No dia 24 de março, o transito estará cortado ou muito condicionado nas ruas:

>  Av. 5 de Outubro;
>  Av. Artur Ravara (Sentido Hospital > Santa Joana);
>  Av. Francisco Sá Carneiro;
>  Av. Santa Joana;
>  Arruamentos principais em Verba e Porto de Ílhavo;
>  Dom Carlos I;
>  EN 235 (Estrada de São Bernardo);
>  Estrada da Ria (Cruzamento com a Rua do Sal);
>  Estrada de Vilar;
>  Rotunda das Pirâmides;
>  Rotunda do Hospital;
>  Rua 2 de Maio;
>  Rua Calouste Gulbenkian;
>  Rua Carlos Silva Melo Guimarães;
>  Rua Condessa Mumadona (EN 235);
>  Rua da Casa do Povo (Oliveirinha);
>  Rua de Bourges;
>  Rua Direita (EN 335);
>  Rua Direita da Póvoa do Valado;
>  Rua do Cais da Fonte Nova;
>  Rua dos Melões (EN 584);
>  Rua José Afonso;
>  Rua Prof.ª Justa F Dias (EN 230-1);

III – Bilhetes para concerto dos Tindersticks em Aveiro já estão à venda

A banda britânica atua no Teatro Aveirense a 10 de novembro, num concerto com o selo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Os bilhetes para o concerto dos Tindersticks no Teatro Aveirense, marcado para 10 de novembro, já estão à venda. A banda irá apresentar um novo álbum de originais, o sucessor de Distractions, num espetáculo que integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
O novo álbum dos Tindersticks, ainda sem título, será revelado gradualmente ao longo dos próximos meses, pelo que haverá um conjunto de temas novos para o público conhecer, num alinhamento que deverá também contar com clássicos da carreira dos britânicos.
Formados no início da década de 90, os Tindersticks ganharam estatuto de banda de culto, tendo-se estreado nos palcos portugueses em 1995, num concerto que o vocalista Stuart Staples considera um dos melhores da sua carreira.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou através da Ticketline.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário