quinta-feira, 28 de março de 2024

MARINHA GRANDE CELEBRA 50 ANOS DO 25 DE ABRIL COM 50 EVENTOS

 

A Marinha Grande celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um vasto programa de atividades que incluem concertos, teatro, poesia, desporto, atividades infantis, decoração do espaço público, tertúlias e exposições, cuja participação é gratuita.

O programa organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com as juntas de freguesia e as associações do concelho, pretende envolver a comunidade e assinalar esta efeméride de grande significado para o concelho e para o País.
São cerca de 50 os eventos que assinalam os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, na Marinha Grande. O ponto alto das comemorações acontece na noite de 24 de abril, na Praça Stephens, com um espetáculo de vídeo mapping, fogo de artifício e a atuação da Brigada Victor Jara e do DJ Pedro Duarte, e no dia 25 de abril, no Parque da Cerca, com a Feira de Artes Criativ(a)rte.

PROGRAMA
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
De 1 de abril a 31 de maio de 2024

1 de abril a 31 de maio. 09h00 – 17h00
Arquivo Municipal
Exposição “Documentos de abril” - Exposição documental sobre o 25 de Abril na Marinha Grande.

7 de abril . 16h00
Teatro Stephens
Espetáculo Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril
O espetáculo celebra 50 anos de liberdade, numa jornada musical emotiva e envolvida em canções de resistência e esperança. Revisitam-se canções icónicas que se tornaram hinos, mas também as que refletem as transformações sociais, políticas e culturais que se seguiram à revolução.
Com os artistas: Maiseu; Miguel Calhaz; Teatro do Botão; Vira Vadio; Cais da saudade
Organização: Município da Marinha Grande e ACR da Comeira

12 de abril .
Auditório do Edifício da Resinagem
Apresentação de peças de Teatro pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
18h30 . Peça “18 de Janeiro de 1934”, pela Escola Básica de Casal de Malta
A 18 de janeiro de 1934, fez-se história na Marinha Grande. Uma revolta aconteceu e apesar de abafada pelo regime, perpetuou no tempo e na memória. Investigando, procurando, conhecendo e aprendendo, os alunos da CM1 e da CM5, retratam estes acontecimentos, encarnando as personagens que foram nascendo, cheias de simbolismo e significado. Relembram também artistas da terra, como Joaquim e Guilherme Correia, que, em pequenos, assistiram a tudo isto.
O 18 de janeiro de 1934 tornou-se assim presente na vida e na memória, daqueles que um dia serão os adultos na nossa terra.

FICHA TÉCNICA
Texto Original e Cenografia: Alunos da CM1 e CM5; Prof. Patrícia Pinho e Prof. Sílvia Silva
Encenação: Prof. Patrícia Pinho e Prof. Sílvia Silva
Interpretação: Turma 1 - 1.º ano -Ariana Mendes; Filipa Derelo; Francisco Gaspar; Frederico Nazaré e Inês; Geovana Miranda; LaraSuordem; Laura Pascoalinho; Maria João Barreto; Mateus Carvalho; Mateus Seco; Naísa Duarte; Pedro Sousa; Pietro Silva; Sofia Inácio; Sofia Cardoso; Tomás Bernardo; Ustym Kmet; Vasco Ventura; Yasmin Tavares. Turma 5 - 3.º ano - Ana Matilde Pereira; André Oliveira; Carlota Monteiro; Carolina Graça; Daniel Magalhães; Dinis Cardeira; Diogo Lourenço; Eva Maia; Inês Rodrigues; Isabella Lima; Lia Catarino; Martim Pais; Mateus Correia; Pedro Santos; Rafael Ventura; Rodrigo Martins; Santiago Beja; Tomás Nunes; Valentim Catarino; Vasco Roldão; Veronika Derkach.

19h00 . Peça de teatro “90 anos do 18 de janeiro de 1934 – Conta-me como foi…”, pela Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte
A peça de teatro levada a cena pelos alunos do Clube de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - “– Conta-me como foi…” - retrata, de forma singela, os acontecimentos decorridos na Marinha Grande no dia 18 de janeiro de 1934. Nas três primeiras décadas do século XX, a Marinha Grande viveu, em períodos alternados, uma grave situação de crise económica e social. Houve períodos de falta de trabalho, fome e doença que levaram ao descontentamento do seu operariado. A presença de um forte associativismo entre a comunidade marinhense, em particular junto do operariado vidreiro, terá sido determinante na consciencialização dos valores sociais em causa e no surgimento das várias associações de classe operária. A greve geral de 18 de janeiro de 1934 foi o primeiro grande desafio colocado a Salazar após a entrada em vigor da Constituição de 1933 e das leis laborais do novo regime Estatuto do Trabalho Nacional que dissolveram os sindicatos e proibiam expressamente as greves. Quando em finais de 1933 se iniciaram os preparativos da insurreição e greve geral nacional do dia 18 de janeiro de 1934, o Centro Industrial Vidreiro da Marinha Grande não ficou de fora em articulação com as organizações sindicais nacionais.
Ao longo de nove cenas, os atores transportam os espectadores para diferentes cenários de luta pelos direitos dos trabalhadores, de insurreição contra o poder instituído e também de apresentação das dificuldades que caracterizavam o quotidiano das famílias marinhenses na época.
Simultaneamente traduz uma homenagem, no momento em que se celebram 90 anos do acontecimento, a todos os que pereceram, sofreram ou participaram neste acontecimento histórico, permitindo assim, dar a conhecer às gerações presentes momentos estruturantes da História Local.

Ficha técnica
Dramaturgia: Paula Lopes e Hermínia Lima
Encenação: Paula Lopes e Hermínia Lima
Cenografia: Turmas do 10º E e 11.º E do Curso de Artes Visuais
Interpretação: Maria Biscaia; Carolina Pina; Maria Índio; João Jordão; Guilherme Neves; Martim Tojeira; Tomás Oliveira; Irina Silva; Leonor Chen; Leonor Ramos; Catarina Borges; Ema Sarreira; Cássia Esperança; Amanda Lima; Maria Baridó; Raphael Amancio; Solange Coimbra; Valentina Sobreira; Oriana Rodrigues; Ivon Reis.
Ator convidado: David Romano.
Voz Off: Cesário Silva
Narração: Lara Vieira; Santiago Pedrosa
Som: João Figueiredo.
Luz: Patrícia Bernardo.
Apoios: Grupo de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente; Clube de Teatro “CalaBoca”; Clube de Música “Projeto Calazans Got Talent”.

12 de abril . 21h30
Foyer do Teatro Stephens
Poesia ao Serão
Para celebrar a Poesia de Intervenção, a tertúlia Poesia ao Serão, da ACR Comeira, vem ao Foyer do Teatro Stephens declamar Abril a partir dos maiores nomes da Literatura Portuguesa. Aos tertulianos da Poesia ao Serão juntar-se-ão alunos da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte e alunos das Oficinas do Teatro do Botão para leituras encenadas.
Organização: Município da Marinha Grande e ACR da Comeira
Apoios: CEPAE, Teatro do Botão, Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte.

22 de abril a 1 de maio
“Abril sai à Rua”
Espaços públicos do concelho (Marinha Grande/Moita/Vieira de Leiria)
O projeto pretende dar visibilidade aos “Manifestos” concebidos pela comunidade escolar e sénior do concelho. Consiste na decoração do espaço público exterior, através da criação de manifesto de tema livre, elaborados de forma individual ou coletiva, utilizando uma linguagem verbal e/ou não verbal, curta e de fácil compreensão, procurando apelar, sensibilizar e persuadir quem os vai ler, envolvendo a comunidade escolar, bem como outras entidades do concelho, num exercício conjunto de Liberdade, um direito fundamental e um bem inestimável para todos.

24 de abril
18h30 . Centro Tradicional da Marinha Grande
Atuação da Marching Band da Marinha Grande
Atuação itinerante com Marching Band da Marinha Grande que circulará pelas ruas do centro tradicional.

19h40 às 21h30 . Praça Stephens
34ª Milha de Cristal
A Milha Urbana mais antiga de Portugal traz à Marinha Grande a elite do atletismo. Apadrinhada pelo atleta olímpico Domingos Castro, esta prova proporciona a todos um grande espetáculo de atletismo com a proximidade e o calor do público como é habitual neste evento. Com partida e chegada junto à Praça Stephens, em frente à Câmara Municipal.
Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande e Clube de Atletismo da Marinha Grande.
Apoio técnico: Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL)

21h45 . Praça Stephens
Concerto comemorativo do 25 de Abril, com Brigada Victor Jara
Pioneiros na valorização e divulgação da música tradicional desde 1975, o coletivo Brigada Victor Jara é uma referência incontornável da música portuguesa pelo seu importante legado patrimonial e memória cultural do nosso cancioneiro.

23h15 . Praça Stephens
Espetáculo de Video Mapping
Espetáculo emocionante que transporta a audiência de volta ao contexto político e social da época, proporcionando uma compreensão íntima dos eventos que culminaram na busca pela liberdade. Uma ode à história, à cultura e à resiliência do povo português, capturando a essência da celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, de uma forma única e memorável.

23h35 . Praça Stephens
Atuação do Grupo de Percussão Tocándar
Projeto pedagógico e artístico marinhense que faz a fusão entre bombos, caixas, timbalões, djembés, didgeridos, espanta espíritos, estruturas metálicas, bidões, caretos, cabeçudos, gigantones, tamborileiros e gaiteiros, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil.

23h45 . Praça Stephens
Música “Grândola-Vila Morena”

23h55 . Praça Stephens
Hino Nacional “A Portuguesa”

25 DE ABRIL

00h00 . Praça Stephens
Discurso do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, proferido da varanda dos Paços do Concelho

00h10 . Praça Stephens
Espetáculo Piromusical
Espetáculo artístico que combina o lançamento de fogo de artificio com acompanhamento musical.

00h15 . Praça Stephens
Dj Pedro Duarte
“Pedro Duarte, um dos nomes contornáveis do universo da música feita por outros e uma das caras mais conhecidas do prédio onde mora, é um DJ com conhecimentos muito abrangentes em diversas áreas musicais, que vão desde o Rock até a música eletrónica entremeada com easy listening e uma pitada de música popular brasileira. Não sendo muito bom tecnicamente e não tocar em vinil, mesmo assim é o maior da Marinha Grande.”

11h00 . Teatro Stephens
Sessão da Assembleia Municipal Evocativa do 25 De Abril

14h00 . Parque da Cerca - Anfiteatro junto ao lago
Projeto “PINTAR ABRIL” - Projeto artístico e colaborativo de artistas plásticos marinhenses
Refletindo sobre a temática da liberdade, no ano em que a Revolução do 25 de Abril de 1974 cumpre 50 anos, visam com este ato interventivo marcar a efeméride sobre forma de arte pública aplicada a um equipamento urbano num dos Parques mais emblemáticos da cidade. A intervenção será realizada nas paredes e nos degraus do Anfiteatro do Parque da Cerca. Os artistas plásticos marinhenses envolvidos são: Marinela Fazendeiro, Tatiana Gaspar e Vânia Colaço.

CRIATIV(A)RTE
14h00 às 19h00 - 18ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE
Parque da Cerca

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai promover a 18.ª edição da CRIATIV(A)RTE, uma feira dedicada às artes, de carácter informal, sem quaisquer fins lucrativos, aberta à comunidade, onde qualquer pessoa ou entidade pode participar, desde que se enquadre no espírito e princípios da mesma, e que conta, também, com a colaboração das Associações do concelho na dinamização da mesma.

Um evento único com o objetivo de criar na cidade da Marinha Grande um espaço para partilha de saberes, usos e costumes, e de proporcionar o encontro de pessoas, através das artes, da cultura e do desporto, pretendendo, simultaneamente, promover o comércio local e a atração de visitantes à cidade da Marinha Grande, com a dinamização de diversas atividades e muita animação.

ATIVIDADES DE PALCO
14h00 - Abertura da Criativ(a)rte

Início do projeto “PINTAR ABRIL” - Projeto artístico e colaborativo de artistas plásticos marinhenses

14h30 - Atuação do grupo de Dança Criativa da Projectos de Vida Sénior
Dinamizada por elementos que frequentam a Universidade Sénior, em parceria com a Escola Rosales Ballet, acompanhados pela professora Annabel Rosales.
Para este grupo, a dança não tem idade, nem limites. A dança faz bem ao corpo, à mente e à alma e eles são a prova disso mesmo.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande
15h00 – Atuação da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense
Apresentação de várias coreografias de Dança, Contemporânea, Girlie e Hip-Hop Kids e Teen e de um Workshop de Danças do Mundo, por alunos que frequentam a escola.
Org: Sport Operário Marinhense
15h30 – Atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
Coro que integra alunos da Tertúlia dos Anos de Ouro
Org: Associação ADESER II - IPSS
16h00 – Espetáculo infantil - "CANTIGAS DE ABRIL DA CAROLINA”
Um espetáculo de canções alusivas ao 25 de abril, direcionado ao público infantil, mas extensível a todas as idades. Uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com muito ritmo e animação. “Vamos cantar a liberdade, e aprender sobre um dos momentos mais altos na história de Portugal.”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
17h00 – Aula de Zumba
Demonstração de uma aula de Zumba pela professora Filipa Carvalho. Aberta ao público em geral.
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
17h30 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos - Musicordem
Grupo de cavaquinhos marinhense, constituído por 20 executantes e vozes, um bandolim, uma viola-baixo e um bombo popular, que tocam e cantam música tradicional portuguesa, orientados pelo Maestro Bruno Santos.
Org: Grupo de Cavaquinhos Musicordem/Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de janeiro
18h00 – Atuação do Rancho Folclórico de Picassinos
Uma atuação que pretende mostrar e divulgar os costumes e tradições da Marinha Grande, através das canções e dos trajes dos dançarinos.
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
18h30 - Atuação musical do grupo “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
Grupo que integra elementos que frequentam a Universidade Sénior, acompanhados pelo músico Sílvio Pereira, trazendo um registo de música popular portuguesa a palco.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

19h00 - Encerramento da Criativ(a)rte

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
A não perder!
Entre as 14h00 às 19h00

- Voo Cativo em Balão de Ar Quente – uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de abril e de sentir a Liberdade. Uma experiência inesquecível para toda a família!
(A atividade só se realiza se estiverem reunidas as condições climatéricas necessárias à sua execução em segurança)

- Pinturas faciais e Tatuagens Glitter – as quatro Bonecas das Pinturas estão à tua espera. Escolhe a tua pintura favorita e junta-lhe o brilho que quiseres!
- Animação Itinerante com o “Falso Fotógrafo da Liberdade” – uma divertida animação onde a liberdade será a palavra de ordem! Que fotografia sairá daqui? Uma recordação vais levar!
- Música itinerante com uma Dixie Band – tocam e cantam músicas conhecidas de todo o público, incluindo os célebres temas de Abril.
- Equipamentos infantis – insufláveis mega divertidos para saltar e brincar até a energia acabar!
- Jogos de Tabuleiro “Em Grande” – convida os amigos e a família e vem jogar “Em Grande”.

Atividades de participação livre e gratuita.

ATIVIDADES DESPORTIVAS E DE LAZER

ATLETISMO A BRINCAR
Demonstração das atividades dinamizadas pelo clube.
Org: Clube de Atletismo da Marinha Grande
“BRINCAR NA RUA” - JOGOS TRADICIONAIS
Atividade que visa proporcionar às crianças e jovens atividade física ao ar livre, de forma lúdica. “Brincar na Rua”: Viver e reviver os jogos tradicionais do tempo dos pais e avós.
Org: Clube de Atletismo Mónica Rosa
JUDO
Demonstração de Judo Infantil e de competição com tapetes e trampolim, por professores e alunos do Judo Clube. Aulas abertas à participação do público.
Org: Judo Clube da Marinha Grande
VOLEIBOL JOVEM
Demonstração da atividade e realização de jogos de voleibol para famílias e público em geral.
XADREZ
Demonstração da atividade e dinamização de Jogo de Xadrez XL.
Org: Sport Operário Marinhense
FUTEBOL DE RUA
Demonstração e realização de jogos de futebol durante toda a tarde, como divulgação desta atividade.
Atividade lúdica de futebol - Jogos recreativos dos 5 aos 10 anos
Org: Grupo Desportivo "Os Vidreiros"
PATINAGEM DE VELOCIDADE
Demonstração de patinagem de velocidade, com percursos de destreza, por alunos da Associação Inline. Aberta à participação de crianças e jovens que queiram experimentar.
Org: Associação de Patinagem Inline da Marinha Grande
BATISMOS A CAVALO
Possibilidade de experienciar uma volta a cavalo, orientada por profissionais da área.
Org: Associação Equestre Cavalo Dourado
WORKSHOP DE PERCUSSÃO
Dinamização de workshop de percussão com oportunidade de experimentar os instrumentos.
Organização: Associação Tocándar

Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande
26 de abril . 10h30 . Parque da Cerca e Praça Stephens
Todos à Manif.
Atividade realizada no âmbito do PNA-Plano Nacional das Artes, com o apoio do Município, envolvendo alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho. As crianças e jovens irão representar a realização de uma manifestação com cartazes e faixas efetuadas por eles.

27 de abril . 11h00 e 16h45
Arquivo Municipal
Arquivo Fora de Horas
Visita orientada à exposição “Documentos de Abril”

15h00 às 19h00
Biblioteca Municipal, Jardim Stephens e zona envolvente
Quarteirão Cultural
Iniciativa do município dirigida às famílias, que podem ali usufruir de circo contemporâneo, música e ações nos edifícios contíguos, como visitas orientadas e oficinas, música, teatro, ateliers, visitas, leituras e exposições.
Artistas convidados: Bia Maria, Daniela Antunes, Marionetas da Feira, Os Jogos do Hélder, Companhia Break a Leg, Teatro do Botão.

3 de maio . 21h00
Sport Operário Marinhense
Tertúlia D de Abril: a moda
A moda reflete a identidade individual e coletiva, logo os valores vigentes, as preocupações da sociedade, os constrangimentos sociais e culturais podem ser percebidos nos códigos de vestuário. A ditadura do Estado Novo aplicava regras muito claras e normas de conduta social muito estritas que a chegada da Democracia libertou.
Com a participação de Mário Garcia, figurinista de teatro (a confirmar)
Organização: Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Escola Secundária Pinhal do Rei

25 de maio . 21h30
Museu Joaquim Correia
Tertúlia D de Abril: objetos com história
O Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, convida a comunidade concelhia da Marinha Grande a participar na tertúlia D de Abril: objetos com História, trazendo os seus objetos pessoais do tempo da ditadura, para juntos celebrarmos os 50 anos do 25 de Abril. Nesta tertúlia, os proprietários dos objetos contarão as histórias e as memórias a eles associadas numa relação com o antes e o depois da ditadura.
Exemplos de objetos que os marinhenses poderão trazer e sobre os quais poderão falar: carta de velocípedes, autorização de fumador, uniforme de escola, livros, discos ou desenhos censurados, consentimento de casamento a menores de 21 anos, autorização de saída do país a mulheres, declaração de impedimento de casamento de enfermeiras, telefonistas ou hospedeiras da TAP, autorização para casamento de professoras, cadernos de economia doméstica, registo de prisão pela PIDE, etc....).

Público: geral
Participação: gratuita e livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário