Região mostrou aos muitos visitantes os motivos que a tornam, cada vez mais, uma referência turística nacional.
A participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 superou as melhores expetativas, a todos os níveis. O stand do Coração de Portugal atraiu todos os dias milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências turísticas diversificadas que podem usufruir no território, e foi também um ponto de encontro privilegiado para conversas e reuniões de negócio, que perspetivaram futuros projetos para a região.
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destacou que a participação na BTL é uma oportunidade que tem sido aproveitada de forma exemplar. “A BTL é um evento único no país, em que todos os territórios e todos os players da atividade turística se juntam para mostrar aquilo que os diferencia. Ano após ano, os municípios, as associações e as empresas da região têm aproveitado da melhor forma a oportunidade de estarem presentes no stand de Viseu Dão Lafões, para darem a conhecer os motivos que tornam esta região cada vez mais uma referência também no turismo: os nossos produtos turísticos, mas também a nossa autenticidade, as nossas tradições e o bem receber que nos caracteriza”, sublinha.
“A programação do stand da CIM refletiu de forma exemplar a grande variedade de experiências que os visitantes encontram nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, desde o turismo de natureza até à gastronomia, passando pelo enoturismo, termalismo e à cultura. Este território oferece todos os tipos de emoções, como quem nos visitou por estes dias pôde comprovar”, acrescenta Fernando Ruas.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o grande interesse que o stand suscitou durante a feira. “O balanço que fazemos da BTL é extremamente positivo. Durante os cinco dias, todos os caminhos vieram dar ao stand de Viseu Dão Lafões, devido não só à sua localização estratégica na feira, mas também graças à programação atrativa que apresentámos e, sobretudo, ao interesse que a região desperta entre os profissionais da atividade turística e o público em geral, salienta.
Nuno Martinho reforça ainda o esforço conjunto de várias entidades como justificação para o sucesso do evento: “Nos últimos anos, temos tido a grande preocupação de articular as ofertas diversificadas do nosso território. Cada município vale por si, mas a região vale muito mais se tivermos a capacidade de fazer esta articulação. Os produtos turísticos intermunicipais que levámos à BTL são a evidência de que esta é a estratégia correta para o crescimento da região”.
Produtos turísticos âncora estiveram em destaque
Durante os cinco dias, a CIM e os seus 14 municípios apresentaram os produtos turísticos que fazem desta região um destino único. A Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza, o Bem-Estar, o Património e o Turismo Ativo e Desportivo foram alguns dos principais ativos turísticos que estiveram em destaque e que mereceram a preferência dos visitantes do stand – um espaço tecnologicamente inovador, marcado por diversas experiências sensoriais.
De realçar também a ativação de produtos turísticos como, entre outros, a segunda edição do “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” ou os projetos “Aldeias da Serra do Caramulo” e “A Última Rota da Transumância”, bem como a estreia do premiado documentário “MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade”, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.
*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões
Nenhum comentário:
Postar um comentário