A UCC Monforte assinalou o Dia Internacional do Preservativo e o Dia dos Namorados, assinalados a 13 e 14 de fevereiro respetivamente, no Agrupamento de Escolas João Maria Carriço de Monforte.
Como referiu o Jornal Público, na edição de 13/02/24, "a DGS distribuiu cerca de 6,9 milhões de preservativos em 2023 e durante o ano de 2022, e segundo as notificações ocorridas até 30 de junho de 2023, foram diagnosticados 804 novos casos de infeção por VIH em Portugal. Em 91,9% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual. "São por isso pertinentes as ações de promoção da saúde e prevenção da doença, junto dos mais novos.
Com os objetivos de sensibilizar para as principais Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), e incentivar ao uso do preservativo, foram desenvolvidas duas ações de promoção da saúde e prevenção da doença, no dia 9 de fevereiro. Com duração de uma hora, ambas as ações tiveram como público-alvo as duas turmas de 9.o ano.
Participaram nesta ação 22 alunos e 4 professoras. Os alunos conseguiram esclarecer dúvidas pertinentes sobre o tema e ainda ficar a conhecer os serviços de saúde disponíveis no Centro de Saúde de Monforte, tais como o acesso a preservativos e anticoncecionais. A avaliação final da ação preparada pela UCC em colaboração com um aluno estagiário da Escola de Saúde de Portalegre foi positiva."
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça
Nenhum comentário:
Postar um comentário