A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou, no passado fim de semana, mais uma sessão de Ao sábado… há conto!, com a apresentação do conto O soldado João, obra da escritora Luísa Ducla Soares. Particularmente direcionada para famílias, a iniciativa contou com a presença de 14 crianças, acompanhadas pelos seus pais e mães, respetivamente.
O soldado João conta as aventuras de João, um rapaz simples e solidário, que vivia em paz, na sua aldeia. Quando o mandaram para a guerra, pegar numa espingarda e matar, João não conseguiu cumprir as ordens do sargento, do capitão, nem mesmo do general. Alegre e solidário, o soldado João desafiou as ordens impostas, não cumprindo nenhuma delas. Como os soldados dos dois exércitos não queriam combater, a guerra terminou e regressou-se à paz. João regressou à sua aldeia, onde viveu feliz e em paz.
No decurso da sessão, as técnicas da Biblioteca Municipal responsáveis pela atividade, conversaram com os participantes presentes sobre questões relacionadas com o 25 de Abril de 1974, efeméride que este ano assinala o cinquentenário e alguns conceitos relacionados com a Revolução dos Cravos.
Na parte final da atividade, foi encenado um ato eleitoral e os pequenos participantes puderam participar numa votação simulada, elegeram um vencedor, de um dos quatro heróis infantis propostos a votação. Esta sessão, cujo tema abordou o 25 de Abril de 1974, é uma das iniciativas integra o programa que o Município de Cantanhede tem programadas para assinalar os 50 anos da Revolução de Abril.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11 e às 15 horas, e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário