Projetos de qualificação em curso, da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar o projeto para construção da nova Escola Secundária Homem Cristo, à empresa Termoprojeto – Engenharia e Projetos, Lda.
A nova Escola Secundária Homem Cristo, um objetivo assumido pelo Executivo da CMA para o presente mandato autárquico (2021/2025), vai ficar localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro.
Será um edifício novo que a CMA entregará ao Ministério da Educação, para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige, nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto.
Para as atuais instalações da Homem Cristo, edifício que necessita de uma obra de profunda requalificação, a CMA projeta uma vida nova com a instalação dos Serviços da Câmara de Aveiro (atualmente no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos), integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, o Ilustre Aveirense Homem Cristo.
A área ocupada pelos Serviços da Câmara de Aveiro no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, será qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro.
Requalificação da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro
Estão também em curso e em diferentes fases de desenvolvimento, os projetos de requalificação da Escola Básica de 2.º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
O projeto de requalificação da EB 2,3 de São Bernardo foi adjudicado à empresa Octógno – Projetos, Lda., enquanto que o do Conservatório de Música está a cargo da empresa GALP – Gabinete de Urbanismo, Arquitectura e Engenharia, Lda.,
Em ambos os casos, os projetos serão centrados na profunda requalificação dos edifícios, com especial relevo para o aumento significativo da eficiência energética, do conforto e qualidade das salas de aula, dos espaços de apoio e das zonas exteriores de recreio e de estar.
No caso do Conservatório está a ser projetada uma nova sala num edifício novo a agregar ao existente, com as devidas especificações técnicas para a área da Dança, devendo dar-se nota que o edifício do Conservatório tem um valor arquitetónico de referência, características e exigências técnicas especiais pelo facto de ministrar, entre outras, aulas de música individuais e em grupo.
Financiamento Europeu
Estes três projetos representam um investimento de 540.000€, sendo essa despesa para já assumida pela CMA, embora esse valor e o das respetivas obras contam com o financiamento a 100% do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência e/ou de verbas de um empréstimo BEI (contraído pelo Governo), no âmbito de um programa de financiamento definido por acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo de Portugal, para reabilitação de mais de 450 escolas, até 2033.
Forte Aposta CMA na Qualificação do Parque Escolar
Estes três projetos constituem mais um passo significativo na concretização da Carta Educativa do Município de Aveiro, a qual tem revolucionado completamente o parque escolar do Município, concretizando uma forte aposta da CMA, com centralidade no Ensino Pré-Escolar e no 1º Ciclo, e com várias operações já concretizadas e a concretizar nas Escolas de 2º e 3º Ciclo e Secundárias, no âmbito de acordos entre a CMA e o Governo / Ministério da Educação.
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário