quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Barcelos | Comunidade Académica do IPCA reabilita uma habitação em ação de voluntariado

 Estudantes, professores, colaboradores e dirigentes do IPCA juntaram-se para renovar a casa de um idoso de Barcelos. Através desta iniciativa do programa IPCA + Valor, cerca de 30 pessoas estão, esta semana, a renovar a casa de uma pessoa que vive em condições de grande precariedade.
O Sr. Gonzaga foi carteiro durante muitos anos em Barcelos e vivia num barraco com a mãe. Há cerca de 2 anos conseguiu uma habitação, no entanto, são visíveis os problemas de humidade e deterioração da casa, que foi sinalizada ao IPCA pela equipa de Ação Social do Município de Barcelos.
As tarefas consistem essencialmente na arrumação e limpeza do espaço, de forma a preparar a habitação para a pintura do imóvel. Para os trabalhos mais técnicos e especializados, a iniciativa conta com o apoio da empresa Joca Revestimentos e com material doado pela associação Intensify World.
Esta é a primeira grande ação de voluntariado do IPCA a envolver toda a comunidade académica, mas não será certamente a última. Em visita à casa do Sr. Gonzaga, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deixou claro que o apoio do IPCA ao idoso não terminará com o fim dos trabalhos de renovação, estando prevista uma angariação de fundos pela Comunidade Académica para a aquisição de equipamentos como uma máquina de lavar roupa ou aquecedores, que lhe permitirão uma vida mais confortável.
O voluntariado dá tanto a quem recebe como a quem o pratica, tal como referiu a estudante Catarina Barros, do Mestrado em Solicitadoria, que não hesitou em participar desta ação: “Este projeto proporcionou-me um sentimento de realização e felicidade ao perceber que, com a minha ajuda e em equipa, tenho a oportunidade de fazer a diferença e melhorar a vida de alguém, e, após uma tarde de voluntariado senti uma sensação de espírito de equipa e união incríveis”.
A ação começou na passada segunda-feira, dia 9 de dezembro, e estende-se até esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a tempo de proporcionar um Natal mais confortável a este idoso.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário