sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Porto de Mós | Comitiva Municipal em visita à UF Alvados e Alcaria


UF Alvados e Alcaria recebe primeira reunião pública do ano depois da visita às obras da nova ecovia.

Ontem dia, 8 de janeiro, foram retomadas as reuniões de câmara públicas descentralizadas que vão percorrer todas as freguesias do concelho. A ordem foi atribuída por sorteio, tendo a primeira reunião tido lugar na UF Alvados e Alcaria.
No decorrer das reuniões públicas descentralizadas, o executivo aproveita a ocasião para fazer uma visita à freguesia, visitar as obras a decorrer, conhecer os projetos propostos pela junta e tomar conhecimento de outros assuntos pertinentes.

Assim, a visita começou com a visita ao único estabelecimento escolar da freguesia, o Jardim de Infância de Alvados. Seguiu-se a visita às obras de construção de muros de suporte e passeios na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, uma intervenção que dá continuidade aos trabalhos para melhor circulação e mobilidade, ficando toda a rua com via pedonal.

Outra das obras de destaque a decorrer na freguesia é a construção da ecovia que ligará a aldeia à Lagoa de Alvados. Esta empreitada inclui a construção de muros de suporte e ecovia para peões e bicicletas, permitindo percorrer o caminho entre a aldeia de Alvados e a Lagoa em total segurança. Numa segunda fase, será construída uma ecovia que ligará a Lagoa de Alvados à aldeia de Alcaria, ficando assim garantida a ligação pedonal entre as duas aldeias.

Ainda em Alvados, o executivo da junta apresentou um novo ponto de água que estará brevemente disponível para usufruto da população junto ao recinto da Feira dos 7. A junta investiu na criação de um furo de água que permitirá os locais usufruir de um ponto de água para utilização na agricultura ou outros. Para além do furo, a zona envolvente será requalificada de modo a criar condições para o estacionamento e circulação de viaturas de abastecimento.

Em Alcaria, o executivo da junta de freguesia voltou a solicitar apoio na manutenção do caminho que liga a aldeia à freguesia do Alqueidão da Serra e deu, ainda, a conhecer um espaço natural, com vista privilegiada para a Fórnea que será de futuro dedicado ao lazer e contemplação, com possibilidade de incluir um projeto interpretativo que contará a história do abastecimento de água a Alcaria a partir da Fórnea.

O encontro terminou com a realização da reunião de câmara pública onde o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, referiu que a UF Alvados e Alcaria acolherá a Semana da Educação 2026. Já o Festival Viver será realizado em São Bento.

A próxima reunião de câmara pública terá lugar no dia 5 de fevereiro na UF Arrimal e Mendiga.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário