Pelo terceiro ano consecutivo a APEFCB - Associação de Professores
de Educação Física de Castelo Branco – escolheu Proença-a-Nova
para realizar uma das principais atividades de formação do seu
calendário anual. Depois de nos anos anteriores terem decorrido
ações de pedestrianismo, a modalidade de Kin-Ball, vista como uma
“oportunidade para a inclusão”, foi agora alvo de formação
certificada para os 30 professores inscritos, o limite máximo
estabelecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação
Continua.
A
formação decorreu em dois fins-de-semana distintos, com início a
21 e 22 de setembro e término a 12 de outubro, num regime repartido
entre componente teórica e prática, no Auditório e no Pavilhão
Municipal de Proença-a-Nova. João Ramalho, presidente da direção
da APEF (Associação de Professores de Educação Física), afirma:
“Proença-a-Nova tem sido uma referência nestas atividades. Pelo
terceiro ano voltámos a ser bem recebidos, temos que agradecer à
Autarquia por toda esta disponibilidade”.
Quanto
aos professores inscritos, João Ramalho frisa: “contámos com
cerca de 90% dos Agrupamentos de Escolas do distrito, o que é muito
positivo para nós. Pretendemos dar conhecimento para que os
professores possam abordar e lecionar esta modalidade nas suas
respetivas Escolas”.
O
Kin-Ball destaca-se das restantes modalidades lecionadas com maior
frequência na comunidade escolar pela necessidade de ser jogada em
equipa, não podendo haver nenhum elemento da equipa que não esteja
em contacto com a bola, uma vez que, para a equipa poder jogar, todos
têm de ter a bola em sua posse – três jogadores a segurar e outro
a arremessar – de forma rotativa entre eles. A modalidade torna-se,
desta foram, mais inclusiva, quando comparada com outras
tradicionais, como basquetebol, futsal, voleibol, entre outras. Para
João Ramalho, “esta é uma modalidade com um potencial bastante
elevado, criando um ambiente educacional que acolhe a diversidade e
promove a igualdade de oportunidades para todos os alunos,
independentemente do seu género, das suas características,
necessidades, habilidades ou diferenças”.
Com
origem no Canadá, em 1986, este desporto foi criado por Mario
Demers, professor de educação física, com o objetivo de promover o
trabalho em equipa e a inclusão. O jogo é disputado por três
equipas de quatro jogadores cada, sendo que o objetivo é manter uma
bola gigante (cerca de 1,2 metros de diâmetro) no ar.
Comunicação, Turismo e Eventos
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