Verbas referem-se ao apoio municipal para as atividades que as várias associações do concelho se propõem a realizar durante a época desportiva 2023/2024.
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, na última quinta-feira, em reunião de Executivo, mais de 458 mil euros (458 257,12 euros) a associações e atletas do concelho.
“Estes apoios financeiros são um dos aspetos, entre muitos outros, de uma parceria estratégica que mantemos com as diferentes estruturas associativas do nosso concelho, no caso concreto na área desportiva. Sem a colaboração estreita que mantemos com as nossas coletividades – e o trabalho que realizam nas várias modalidades, escalões etários, de forma competitiva e pedagógica – Águeda não teria o dinamismo que apresenta no contexto regional e nacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O também Vereador do Desporto apontou que entre os apoios concedidos estão os referentes à atividade regular das estruturas associativas, desde o desporto feminino e adaptado, passando ainda pela aquisição de equipamentos e terrenos, sem esquecer o mérito desportivo (coletivo e individual). “Procuramos, em respeito integral pelo nosso Código Regulamentar e Programa de Apoio, ir ao encontro do que são as legítimas expetativas dos clubes e associações”, continuou Edson Santos, reforçando que o associativismo desempenha “um papel fundamental na dinamização das atividades e na promoção da saúde e bem-estar das nossas populações, para além de serem determinantes na formação dos nossos jovens, promissores atletas nas várias modalidades”.
Esta parceria entre o Município e as associações é uma “aposta forte e sustentada” da Câmara de Águeda, que, a par de outras políticas de promoção desportiva e de incentivo à prática de atividade física, promovem a inclusão social, a igualdade de género, o desenvolvimento de programas desportivos, para além de fortalecer a comunidade e contribuir para um aumento do número de praticantes de desporto.
Iniciativas como o “Troféu Trail Terras de Águeda”, “Caminhar pela Natureza” ou “Pedal in Águeda” são exemplos de algumas das atividades promovidas pelo Município de Águeda, que procuram mobilizar os cidadãos em torno da prática de atividade física desde a infância.
Entre as políticas desportivas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência também nessa área.
Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.
De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.
Os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 36 associações desportivas de todo o concelho e de 29 atletas individuais, que apresentaram 289 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:
- 48 referentes à execução do plano de atividades;
- 1 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;
- 22 para aquisição de material ou equipamento desportivo;
- 26 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);
- 13 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;
- 20 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;
- 4 para apoio social na área desportiva;
- 3 para a aquisição de viaturas;
- 1 para aquisição de um terreno;
- 4 apoios de Mérito Desportivo coletivo;
- 14 apoios de Mérito Desportivo individual;
- 8 para apoio à execução de obras de conservação ou construção
- 22 pedidos para atividade desportiva individual.
Ana Sofia Pinheiro
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário