Após a ativação do Nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno, a Unidade Local de Saúde do Litoral Ribatejano (ULSRL) reforçou as medidas de prevenção, passando a ser obrigatória a utilização de máscara em todas as áreas de prestação de cuidados de saúde. A medida aplica-se a utentes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Esta decisão pretende proteger toda a comunidade, numa altura em que se verifica um aumento de infeções respiratórias, pressionando os serviços de saúde da região.
A ULSRL apela à colaboração de todos e recomenda a adoção das seguintes medidas essenciais à prevenção da doença:
- Cumprimento rigoroso das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, incluindo higienização frequente das mãos, observância da etiqueta respiratória, limpeza e desinfeção regular de superfícies de contacto frequente e garantia de ventilação adequada dos espaços comuns;
- Uso de máscara cirúrgica sempre que existam sintomas gripais, em locais de grande afluência de pessoas e em todos os contextos de prestação de cuidados de saúde;
- Reforço vacinal por parte dos cidadãos que cumpram os critérios de elegibilidade.
Estas medidas são essenciais para garantir a segurança de todos e reduzir o impacto das infeções respiratórias durante o período de inverno.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:
Postar um comentário