quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Doar sangue é um acto de amor á vida


Doar sangue é um acto de amor á vida


O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito á vida, seja, para continuar a viver se a solução do problema de saúde passa por uma transfusão ou derivados sanguíneos.
Sua atitude vs decisão em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar a viver, senão mesmo de milhares de doentes que dependem do nosso gesto todos os dias, uns são nossos conhecidos, outros nem por isso, apenas ocasionalmente ouvimos falar do seu nome.
Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis dêem sangue regularmente. Cada dador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem dá sangue e um incentivo para que esse gesto solidário tão valioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas.

A DOAÇÃO DE SANGUE.
A colheita é feita por pessoal profissional, sob supervisão de um médico, garantindo o bem-estar do dador, esse é o seu dever. O ambiente do Posto Fixo da ADASCA é limpo, confortável e todo o material é descartável.

O referido Posto Fixo, fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.
Faça-nos uma visita e convide também os seus amigos. Ajude-nos a Salvar mais Vidas!

Dar sangue não engorda, não emagrece nem cria habituação, bem pelo contrário, é como um “seguro de vida” que accionamos, não só a favor do nosso próximo, mas, em nosso favor também, porque o dador anda sempre controlado mediante as análises que são feitas com rigor científico ao sangue que doado.

Sigam o exemplo desta jovem estudante, que é de louvar. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira).

J. Carlos


 ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Site: www.adasca.pt
Posto Fixo da ADASCA Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

«A TERRA TREME»

«A TERRA TREME»


No próximo dia 6 de novembro, às 11:06, realiza-se em Portugal o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico - A TERRA TREME
Nesse dia, e à hora indicada, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755, pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.
Para além da prática dos 3 gestos, no minuto definido para o exercício, A TERRA TREME procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela terceira vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Mais informação: www.aterratreme.pt
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Cumprimentos,
Mário de Freitas
Diretor

(Vogal)

Convívio – Parceria das Castanhas

Convívio – Parceria das Castanhas


A Associação Parceiros da Amizade vai realizar o seu Convívio, desta vez no âmbito do S. Martinho, conforme indica o cartaz em divulgação.

A ADASCA associa-se a este evento, incentivando os seus associados a aderir, proporcionando assim um ambiente multicultural. Os interessados em participar, devem contactar a dita associação no sentido de tomarem conhecimento das condições.

J. Carlos

Adolescentes Leitores

Adolescentes Leitores


Ler livros é uma actividade muito importante para a formação cultural e intelectual de qualquer pessoa. Os adolescentes, ou grande parte deles, lêem muito pouco, e na maioria das vezes somente os livros indicados pelas escolas. E, em uma sociedade como a que vivemos, onde a comunicação audiovisual é tão predominante, este hábito vem se tornando cada vez mais raro. Por que isso acontece?
A literatura infantil, assim como a leitura, enquanto fenómenos sociais, foram alvo de uma motivação maior quando da consolidação da classe burguesa e da economia capitalista, na Europa do século XVIII. Isso se deu por conta da necessidade de escolarização das massas operárias em ascensão e a industrialização da literatura, por intermédio do desenvolvimento dos novos meios de comunicação de massa. No Brasil, estes fenómenos começam a se reproduzir apenas na passagem do século XIX para o XX.

Segundo o Ministério da Educação, o brasileiro lê, em média, dois livros por ano, sendo um deles de cunho didáctico. Ou seja, anualmente, o brasileiro lê apenas um livro pelo simples prazer da leitura. Ao mesmo tempo, uma pesquisa feita por editores brasileiros constatou que a leitura é um hábito crescente na população mais jovem presente em 45% dos que têm entre 14 e 19 anos, 33% dos que têm 20 a 29 e 28% dos que estão na faixa dos 30 aos 39. Depois dos quarenta, o número de pessoas que leu um livro no último mês cai para 24%. É importante lembrar que nem sempre as estatísticas reflectem a realidade, uma vez que é raro conhecermos alguém que tenha sido consultado nessas pesquisas.
Afirma-se que existem algumas razões para a pouca leitura do brasileiro: seu baixo índice de escolaridade; o reduzido número de bibliotecas públicas e sua concentração nos grandes centros urbanos; o alto preço dos livros e o pouco estímulo dado à leitura pelas escolas. E mesmo entre as elites esta situação não é muito diferente. Encontramos neste caso, algumas outras explicações: a cultura capitalista nos ensina a aplicar todo o tempo na obtenção de lucro; a velocidade da informação, que em nosso século está cada vez mais vertiginosa; e a efervescência dos veículos literários destinados a agradar o mais confortavelmente possível os leitores, baixando assim o nível de esforço para ler, como no caso das revistas.

No caso dos adolescentes, há que se concordar que não é comum vê-los lendo um livro. Na sociedade actual, são os meios de comunicação os maiores influenciadores e ditadores do comportamento dos adolescentes. Para descobrir o que eles andam lendo, se gostam de ler, o que lêem, o que acham dos livros feitos para eles etc, foi feita uma actividade com alguns grupos de jovens entre 12 e 16 anos de classe média, todos estudantes de escolas particulares do Rio de Janeiro.
O que você lê?
Ah, eu até leio alguns livros, quando a escola manda. Tem alguns que eu não leio e na véspera da prova pego um resumo da história na internet ou peço pro mais nerd da turma me contar tudo. Mas gostar de ler livros, eu não gosto.
A adolescência é uma fase inquieta. É muito difícil para um jovem de 12, 13 anos sentar-se para ler um livro, por mais interessante e envolvente que a história seja, estando ele rodeado de tantas outras fontes de informação – a internet, a televisão, a música, etc - que são muito mais dinâmicas. Afinal de contas uma característica importante do adolescente é a sua capacidade de dividir a concentração. Eles conseguem ler um livro com o som e a tv ligados e ainda bater papo num chat na internet. Fazendo tantas coisas ao mesmo tempo, é natural que nenhuma delas seja muito bem feita e que a menos atraente seja deixada de lado depois de algum tempo.

Ah, então você tem amigos que lêem livros?
Tenho, claro! Mas como eu disse, são os mais nerds da turma. Fala sério, você acha que eu vou ficar lendo quando eu posso estar conversando com meus amigos, jogando bola, ou vídeo game? E tem outra coisa, se eu começasse a ler, todos iam achar que eu virei um nerd também.
No período da adolescência os amigos e "a turma" assumem um papel fundamental.
São os amigos da mesma idade e com as mesmas características que possibilitam ao jovem enfrentar as modificações em seu corpo e em seus sentimentos. São os integrantes da turma que entendem melhor suas ideias, têm os mesmos interesses, as mesmas aspirações e estão dispostos a enfrentar os mesmos desafios. A opinião do grupo importa muito, ás vezes mais do que a dos próprios pais.
O adolescente precisa fazer parte desse grupo.


Mas você não acha que a leitura é importante? Esses tais nerds, que você diz, são bons alunos?
Claro que é! E os nerds são mesmo os melhores alunos da turma. Eu sei que ler livros melhora o vocabulário, faz com que a gente escreva melhor… Quando eu leio um livro, imagino os cenários, as caras dos personagens, etc.
Apesar se saberem da importância da leitura, os jovens não têm paciência para sentar e ler um livro do início ao fim. Eles dizem que muitas vezes a história é chata, ou o livro tem muitas páginas e eles acham que nunca vão chegar ao fim, quando não acontece do filme sobre a história que estão lendo ser lançado no cinema. Neste caso, eles não pensam duas vezes e deixam o livro de lado.
Afinal, outro atributo comportamental é a pressa. Eles estão rodeados de novas informações e só assimilam aquilo que consideram essencial.
Mas então, o que você gosta mesmo de ler?
Revistas, blogs, gibis…
Por que?
Ah, porque eles são muito mais coloridos, não têm aquele texto gigante que fala sobre um assunto só, são muito mais fáceis de ler. Não preciso ler todas as páginas seguidas, posso pular uma ou outra quando não acho o assunto ou a história interessante… Acho que as revistas, os blogs e os gibis combinam muito mais comigo do que os livros, que são muito bobos ou então sérios demais.

Os adolescentes reclamam muito disso, do fato do livro não “falar a língua” deles. O escritor de ficção-científica Thomas M. Disch diz que "os jovens não são seres inferiores, nem miniadultos. São apenas diferentes dos adultos". Têm outras necessidades, outros interesses, outro humor, menos respeito pelo passado, muita curiosidade sobre o futuro, pouca paciência com regras que não criaram, imaginação fértil e muita pressa. Há muitos livros que são feitos para o público juvenil mas que por uma falha em seu projeto gráfico, acabam nem sendo abertos por um adolescente que, como a maioria das pessoas, é atraído ou não pela capa da publicação.
Nas obras para jovens a partir dos 12 anos, notamos um tratamento gráfico bastante diferente: a diagramação e tipos de letras se aproximam dos utilizados em livros para adultos. As ilustrações rareiam e a função estética predomina sobre a informativa; a cor é totalmente dispensável, à excepção da capa. Em termos de estilo, o discurso se adensa, joga com múltiplos sentidos e possibilidades, a trama se complica e aumenta o número de personagens. A linguagem coloquial é bastante privilegiada, apresentando registros de diversos níveis sociais e regiões. A acção dos personagens juntamente com o emprego do diálogo contribuem para o dinamismo da história.
Cabe ao design editorial contribuir para reverter essa tendência, buscando tornar os livros mais atraentes e fazendo com que sua leitura seja incentivada.
Entender a linguagem dos adolescentes e desenvolver livros com a “cara” deles pode fazer com que este público passe a ler mais, adquirindo mais cultura, conhecimento, experiências, desenvolvendo seu poder de imaginação etc. Não há maneira melhor de transmitir informação densa do que por meio de uma história. Por isso elas têm poder. E os livros incorporam esse poder. Cada livro lido tem a capacidade de nos transformar, e essa mudança passa a fazer parte da nossa história pessoal. A sequência das obras lidas por cada um é única, pessoal e intransferível.
O objectivo primordial da Literatura Infanto-Juvenil de hoje é despertar o hábito de ler, de uma forma lúdica e prazerosa, levando o leitor a ter um posicionamento crítico sobre si mesmo e sobre o mundo circundante.
A leitura, na nossa sociedade, é uma forma de dar voz ao cidadão e é preciso prepará-lo para tornar-se um sujeito no ato de ler. Quer dizer, o livro deve levar a uma leitura/interpretação da vida que ajude o indivíduo na transformação do mundo.

Fernanda Bergier Cardoso
Fonte: net a 2-10-2012

Bibliografia consultada
,Pondé, Glória. A arte de fazer artes – Como escrever histórias para crianças
        e adolescentes. Editora Nordica, Rio de Janeiro, 1985.
.http://paginas.terra.com.br/saude/montardo/indice/ind09.htm
.http://paginaseducacao.no.sapo.pt/educaradolescentes.htm
.http://www.adital.org.br/asp2/noticia.asp?idioma=PT&noticia=11868
.http://www1.folha.uol.com.br
.Declaração Universal dos Direitos da Criança
.Site do Proler
.Site da Casa de Leitura

.Entrevistas com educadores e escritores

10 Sinais que o mundo enlouqueceu

10 Sinais que o mundo enlouqueceu

Sociedades em todo o mundo estão enfrentando a consequência extrema que a vida como a conhecemos está escalando para o caos. Infra-estruturas em todo o mundo estão se desintegrando, a cultura popular tornou-se a base para os valores, e os governos disfuncionais estão agora controlando o mundo. Aqui estão 10 sinais de que o mundo enlouqueceu:

FRACOS LÍDERES DE GOVERNO
A destruição de qualquer organização começa com líderes que não têm autoridade moral. Os líderes governamentais de todo o mundo estão a fraquejar. Os mais ricos e recursos dos países abundantes, como as dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Canadá, Rússia, França, Japão, Alemanha, Suíça, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Brasil, Índia, Paquistão, Austrália, Israel e África do Sul estão sendo dilacerados pela corrupção inexperiência, divisões políticas, a desunião, as diferenças religiosas, violações de direitos civis e instabilidade económica. Este é o maior sinal de que o mundo ficou louco.

2. CRISES FINANCEIRAS GLOBAIS
Economistas de todo o mundo estão suando sobre o dólar dos EUA enfraquecida, e vacilante economias da Grécia, Itália e os EUA O colapso das instituições bancárias privadas e internacionais, mercado de acções mergulha, a inadimplência de crédito de grandes empresas, e uma série de problemas económicos garantir para empurrar a vida como a conhecemos passado o ponto de não retorno. O ciclo constante de gastos excessivos, sobrecarregar, e mais de esgotar recursos tem mercados globais e os cidadãos de muitos países perto do colapso. Este é certamente mais um sinal que o mundo enlouqueceu.

3. MORAL LACKADAISICAL
Os seres humanos de hoje são geralmente muito negligentes em termos de sistemas de moral e valor. Pessoas de todo o mundo têm adoptado um "vale tudo" atitude onde mais restritivas, costumes rigorosos ficava testamento ao comportamento tradicional. As pessoas hoje são mais rudes, brutos, e possuem atitudes realmente crumby em termos de ética, virtude e costumes. Coisas como disciplina, modéstia valores, família, sexo antes do casamento, e até mesmo os assuntos mais tabus, como abuso de drogas e adultério, são comuns. A tendência a afastar-se a moral alta proverbial está funcionando como fogo em toda a mídia, arenas políticas, e até mesmo nas relações pessoais. Isso só prova ainda mais o mundo enlouqueceu.

4. EDUCAÇÃO
Os pais de hoje são auto-absorvidos, mudos, e ficando mais burros. Infelizmente, as crianças de hoje só podem ser tão boas quanto seus pais. Graças a questões de financiamento, falta de recursos e falta geral de direcção, muitas mentes brilhantes são negligenciados, literalmente, colocar a perder. Apesar de várias tentativas para aproveitar a educação e proporcionar um padrão uniforme de aprendizagem dentro dos Estados Unidos e outros países, as crianças de hoje não têm acesso ou obter o conhecimento necessário de escolas de sucesso na construção sólidas bases educacionais. Financiamento para as escolas públicas é slim, professores qualificados são escassos, e os currículos desactualizados não atendem as necessidades dos jovens de hoje. A crise da educação nos países norte-americanos e muitos está se expandindo e consumindo o que ser engenheiros, médicos e cientistas de amanhã. Prova que mundo positivo ficou louco.

5. DÍVIDA / IRRESPONSABILIDADE FISCAL

Maiores do mundo, os países mais ricos contribuem para os dólares $ 4,40,730,237,181,082 (e crescente) de dívida pública global com o aumento do número substancialmente a cada segundo. Os economistas prevêem o efeito colapso pode afundar todas as economias, como a ligação entre a dívida pública global, aumenta também a maior o risco de crise financeira. Nos últimos anos, a dívida em todo o mundo aumentou mais rapidamente do que a produção económica. Os economistas prevêem o aumento dos impostos podem ajudar a diminuir a dívida pública global. O trickle down efeitos de economias em dificuldades, desemprego e outras questões financeiras somente adicionar aos já mais prolongados habitantes da Terra. A dívida dos governos e indivíduos é adicionado à prova o mundo enlouqueceu.

6. ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO
As pessoas estão vivendo mais do que nunca, mas isso não significa que eles estão vivendo melhor. Como as pessoas envelhecem, seus recursos financeiros escasseiam e os seus corpos desmoronar, tendo um pedágio enorme sobre as opções de emprego, saúde, educação, famílias e tecnologia nos países desenvolvidos. Os governos não têm os recursos médicos e financeiros para cuidar de idosos. O aumento da longevidade só contribui para as despesas de saúde, os programas de pensão são em grande parte insustentável e inadequado, e muitas vezes os gastos com educação governamentais são cortadas para compensar o financiamento do déficit.

7. DESPERDIÇAR
Resíduos estão em todo lugar, poluindo a terra, contaminando lençóis freáticos, e destruir a vida na Terra. Quanto mais as coisas que as pessoas têm, mais eles jogam fora. Resíduos são o subproduto da tecnologia e do consumismo das pessoas descartados. A maioria dos americanos colocar mais de 1.600 quilos de lixo em aterros sanitários por ano, com a construção, comercial, resíduos industriais, médicos, radioactivos e perigosos acumulando em velocidade talvez uma forma mais rápida. Isso se traduz em um gigante, bagunça tudo consome, tornando mais uma prova de que o mundo enlouqueceu.

8. FALHANDO RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Relações globais entre os países nunca foram piores do que são hoje. Economias enfraquecidas e líderes ineptos só mais o fosso entre os países que já foram fortemente alinhados e unidos na aliança. O comércio internacional, a globalização, as actividades internacionais, e estratégias para promover a cooperação estão rapidamente se dissolvendo como governos colocar os interesses nacionais acima de política externa. O caos resultante de relações internacionais não são mais prevalentes na indústria, agricultura, e até mesmo a qualidade de vida; prova mundo positivo ficou louco.

9. CRISE OF CELEBRIDADES
Sondar qualquer adolescente típica de hoje e podem identificar mais facilmente Justin Bieber ou Lady Gaga mais rápido do que reconhecer a Madre Teresa. A ascensão de tablóides, os paparazzi, e colunas de fofocas de todo o mundo têm sugado as massas com um lucro enorme e em detrimento da privacidade e da inteligência. Parece que o público prefere informações triviais sobre o mais recente calçado de doces ou braço A-Lister, sobre a verdade dura e fria dos acontecimentos no mundo... apenas mais um sinal que o mundo enlouqueceu.

10. CRISE ALIMENTAR
Aumento da população, a produção agrícola diminuiu, a urbanização, os desastres naturais e os preços dos alimentos surging ameaçar uma iminente escassez de alimentos. Distribuição global de alimentos é desigual e baseada na riqueza com especialistas prevendo 33 nações poderia enfrentar conflitos e agitação social com precipitação global. Além disso, o aumento da população, a distribuição desigual da terra contribui ainda mais para a ameaça de uma crise de alimentos. E o pior de tudo, os alimentos mais processados, ​​consumidos por muitas pessoas não são nem remotamente saudável. Prova que mundo positivo ficou louco.

NB: considerando que este artigo consta há uns anos no meu arquivo, por lapso não foi registado a sua fonte de origem, o que lamento.
É publicado neste Blog tendo em consideração o seu interesse público, com a pretensão que nos ajude a todos a reflectir em que mundo vivemos nós.

Postado por J. Carlos