segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Castelo de Paiva | Momentos de animação e de convivialidade no Largo do Conde

FEIRA AGRICOLA E MAGUSTO POPULAR NA FESTA DA CASTANHA EM CASTELO DE PAIVA

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Projecto VIDA, CLDS 4G associada à ADRIMAG, promoveram no dia de ontem, no espaço do Largo do Conde, e no âmbito de uma edição especial da Feira Agrícola, o evento Festa da Castanha e do Vinho Novo, iniciativa muito participada e repleta de festa, que cativou os visitantes para a confraternização neste agradável dia de Outono. 

A iniciativa teve início durante a manhã, com a realização de uma caminhada denominada “Rota dos Castanheiros”, com início no centro da vila, contando com a presença de um especialista que teve a oportunidade de dar um detalhada explicação sobre a castanha e a sua árvore, durante o percurso de uma bela caminhada de mais de 8 quilómetros, passando por Sardoura ( Amieira ), zonas de castanheiros, Real 

Numa tarde agradável e soalheira, também no centro da vila, para além de ter lugar a tradicional Feira Agrícola, iniciativa mensal realizada pela autarquia paivense, e orientada para a comercialização dos produtos da região, realizou-se o magusto tradicional, muito participado, que contagiou os transeuntes que circulavam na vila, e que foi acompanhado de uma prova do excelente vinho novo da região, sendo que, a animação musical até ao final da tarde, esteve a cargo de Ricardo Ramalho, potenciando a todos o gosto e a oportunidade de um saudável convívio com um pezinho de dança.

Presente esteve o vereador José Manuel Carvalho, que fez questão de enaltecer a organização e destacou a importância e a oportunidade deste evento, aproveitando para realçar o interesse da valorização e divulgação dos produtos endógenos, assim como a importância da Feira Agrícola, criada há nove anos pela Câmara Municipal, e desde sempre assumida como factor de dinamização económica e de possibilidade de negócio para muitos paivenses, que têm neste certame mensal, uma forma de escoamento dos seus produtos rurais e ainda melhorar o rendimento familiar, assegurando-se assim, um espaço previligiado e alternativo de comércio, de divulgação e um modelo para exposição para uma diversidade de produtos agrícolas produzidos no território de Castelo de Paiva. 

Recorde-se que, desde os produtos agrícolas, este certame é aberto a vários sectores de actividade, como produtos hortícolas, aves de capoeira, fumeiro caseiro, mel, os doces regionais, licores, compotas e outros produtos do artesanato local, com destaque para os trabalhos algumas IPSS do concelho que, encontram nesta feira, uma oportunidade para comercializar aquilo que vão produzindo nas instituições.

Carlos Oliveira


Oeste | ECOXXI: TORRES VEDRAS É UM DOS MUNICÍPIOS MAIS SUSTENTÁVEIS DO PAÍS


Torres Vedras conquistou o galardão ECOXXI 2019, voltando a ver reconhecidas as boas práticas e políticas na área da sustentabilidade. A evolução positiva do Município ao longo dos anos levou a que atingisse a sua classificação mais alta, com o índice ECOXXI a subir para 82%. Desta forma, Torres Vedras está no Top 5 dos municípios com melhor índice.

Esta foi a 13ª vez que o Município conquistou o prémio, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Hugo Lucas, vereador das Infraestruturas e Obras Municipais, Gestão de Áreas Urbanas, Transportes e Trânsito e Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, recebeu o galardão na passada sexta-feira, na Lousã, numa edição que contou com a participação de 53 municípios de todo o país.

Segundo a avaliação levada a cabo pela ABAE, Torres Vedras destaca-se na promoção da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável, qualidade do ar e informação ao público, gestão e conservação da floresta, qualidade da água para consumo humano e mobilidade sustentável.

Torres Vedras destacou-se, ainda, no âmbito do turismo sustentável e na valorização do papel da energia na gestão municipal. Em causa estão alguns dos indicadores de sustentabilidade local tidos em conta pelo galardão. Sublinhe-se que a avaliação baseia-se num sistema de 21 indicadores, desagregados em 65 subindicadores.

O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado pela ABAE em 2005. O programa tem vindo a assumir-se como ferramenta de gestão e planeamento interno dos municípios, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.


Alentejo | 14 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz vão participar na Semana Gastronómica da Caça


A Semana Gastronómica da Caça vai decorrer de 1 a 9 de novembro em 14 restaurantes do concelho. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui quatro semanas gastronómicas durante o ano, e tem como consultor Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha com uma forte ligação aos vinhos. Os primeiros dias do evento decorrem em simultâneo com a segunda edição do Festival Ibérico do Javali, que se realiza de 1 a 3 de novembro em S. Marcos do Campo.

Na Semana Gastronómica da Caça cada restaurante terá um prato de caça para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes O Gato (feijoada de javali), Moira (arroz de lebre), Aqui Jardim (cozido de grão com lebre), A Grelha (javali estufado) e Taberna Al-Andaluz (perdiz estufada).

Em Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Xarez (tarte de perdiz com salada) e Sabores de Monsaraz (coelho à caçador), enquanto no Telheiro participam o Sem-Fim (perdiz confitada d’el rei), o Centro Náutico de Monsaraz (codornizes recheadas com esparregado e batatinha nova assada a murro à xilo) e O Alcaide (ensopado de javali à alcaide).

Em S. Pedro do Corval haverá pratos de caça no restaurante Adega do Cachete (lebre com feijão), no Campinho integra a semana gastronómica o Monte D’Açorda (feijoada de javali) e o Monte de Palaios (coelho em vinho tinto) e na Barrada participa O Bizaca (feijoada de lebre).

Esta é a quarta semana gastronómica do Reguengos à Mesa. A primeira foi dedicada ao porco e realizou-se de 22 a 31 de março, a segunda teve pratos de borrego e decorreu de 5 a 14 de abril, enquanto a terceira foi a Semana Gastronómica “Sabores do Lago” que aconteceu de 4 a 13 de outubro.

Carlos Manuel Barão 


Covilhã | CENTRO DE ATIV’IDADES CELEBRA 5º ANIVERSÁRIO


O Município da Covilhã celebrou no dia 25 de outubro, sexta-feira, o 5º Aniversário do Centro de Ativ´Idades (CAI). O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e da Vereadora da Cultura e Ação Social, Regina Gouveia. 

Vítor Pereira aproveitou a ocasião para destacar o conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Ativ´Idades “que fomentam a intergeracionalidade, a sã ocupação de tempos livres e o envelhecimento ativo e saudável”. 


Proença-a-Nova | Troque resíduos por plantas com recorde de participantes


Mais de meia centena de munícipes participaram na iniciativa Troque Resíduos por Plantas, a 21 e 23 de outubro, no Viveiro Municipal. Além dos adultos, o viveiro recebeu também os alunos e professores da Escola Ciência Viva - turma S2 de Sobreira Formosa. 

Este ano houve um acréscimo de munícipes que, para além da preocupação pelas questões ambientais, também mostraram interesse em melhorar os seus espaços domésticos no sentido de os ornamentar com plantas autóctones, procurando saber mais através do apoio dos técnicos que os acompanhavam na atividade e, por esse motivo, a atividade, inicialmente prevista apenas para segunda-feira, dia 21, foi alargada para a tarde de quarta-feira, dia 23. 

Por cada 20 pilhas/baterias, 6 lâmpadas ou 2 pequenos eletrodomésticos foi entregue uma árvore ou arbusto com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de reciclar objetos que não devem ser depositados no contentor comum. No total foram recolhidas 3540 pilhas, 86 pequenos eletrodomésticos e 138 lâmpadas que serão entregues ao Projeto Eco Escolas do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Em troca foram oferecidas 240 plantas - 80 árvores (maioritariamente Sobreiros e Pinheiros mansos) e 160 arbustos.

Proença-a-Nova | Anta do Cabeço da Anta integra documentário “Das pedras fez-se terra”


A anta do Cabeço da Anta, bem como todo o património arqueológico do concelho de Proença-a-Nova, integra o documentário “Das pedras fez-se terra – histórias da Beira Baixa”, realizado por Mariana Boto e produzido pela Ocidental Filmes. Este filme será apresentado no Auditório Municipal, no próximo sábado, dia 2 de novembro, às 21h30, e contará com a com a presença dos autores deste projeto para uma tertúlia no final da apresentação, bem como os responsáveis pelo Campo Arqueológico de Proença-a-Nova que desde há oito anos se têm dedicado ao estudo sobre o património arqueológico do concelho. 

“Das pedras fez-se terra – histórias da Beira Baixa” incide sobre “os tesouros arqueológicos e naturais” da Beira Baixa, numa descoberta guiada por cientistas, naturalistas e residentes, revelando histórias de superação e resistência daqueles que ocuparam o território há milhares de anos, nomeadamente a Anta do Cabeço da Anta, nas Moitas, que tem sido alvo das sucessivas investigações do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova. 

As escavações arqueológicas deste ano – CAPN 2019, que decorreram durante o mês de agosto, registaram um desenvolvimento significativo naquela que é a maior anta da região, “tendo aparecido as primeiras peças completas, em cerâmica e pedra. A escavação de uma sanja radial, em profundidade e desde o centro até à periferia do montículo artificial que motivou o topónimo Cabeço da Anta, com o objetivo de conhecer a estrutura vertical da mamoa ou moita, também teve bom desenvolvimento embora ainda não esteja concluída. Este trabalho revelou até ao momento que a mamoa ou moita é constituída quase integralmente por argila”, divulgou João Caninas, arqueológo responsável pela investigação. 

O arqueólogo revela também que a partir de maio de 2020 esta estrutura estará recuperada e pronta para ser visitada de modo qualificado e seguro, sem prejuízo da continuidade das escavações noutros setores deste monumento. “Esse objetivo foi igualmente estabelecido para a anta do Cimo do Vale de Alvito cuja câmara funerária também se encontra escavada e recuperada com próteses de granito nas posições de onde ao longo dos séculos foram retiradas as pedras originais, de que sobram apenas duas”, acrescenta. 

No âmbito do CAPN 2019 realizou-se ainda a terceira campanha de escavações (dirigidas por Paulo Félix) no povoado fortificado da Idade do Ferro da Cerca do Castelo de Chão do Trigo: “foram identificadas estruturas que apontavam para a existência de unidades habitacionais. Foi caracterizada uma estrutura de desenvolvimento linear, que se interpretou como a base de um muro de cronologia indefinida que se construiu sobre o arrasamento de uma outra estrutura com paramentos e enchimento de pedras e argila muito compacta. Pela sua disposição e tipologia de construção, estaremos perante uma segunda linha de muralha, interior. A presença desta linha de fortificação era expectável face ao que é conhecido nos povoados da mesma cronologia já suficientemente conhecidos no quadrante sudoeste da Península Ibérica”, acrescenta João Caninas.

Proença-a-Nova | Município relembra Dia Mundial da Terceira Idade no dia 28 de outubro


“Neste Dia Mundial da Terceira Idade, que se comemora precisamente a 28 de outubro, quero felicitar todos habitantes com mais de 65 anos que são residentes no concelho de Proença-a-Nova, quer tenham aqui ou não as suas raízes, por tudo quanto já fizeram pelo nosso território e pelo muito que ainda nos dão todos os dias”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova como forma de assinalar este dia, “tendo em conta que na pirâmide demográfica do concelho os que convencionalmente incluímos na faixa da terceira idade são os que estão em maior número. Como tenho referido inúmeras vezes, isto não é uma fatalidade”. 

Neste sentido, o Município oferece um conjunto alargado de atividades e iniciativas que estão à disposição desta faixa etária, como é a Universidade Sénior, polos de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, ou a Ginástica Sénior, com 17 turmas em todo o concelho, e Hidroginástica. Também os projetos da Bibiomóvel – Biblioteca Itinerante ou Unidade Móvel de Saúde têm como objetivo estreitar distâncias entre os serviços públicos e a população, ao mesmo tempo que combate o isolamento das povoações mais distantes da sede de concelho e a solidão de quem, eventualmente, possa encontrar-se em situação mais vulnerável. 

Além destas atividades regulares, o Município promove diversas iniciativas, algumas das quais já com bastante tradição. É o caso do Dia dos Avós ou do Passeio Sénior que este ano rumou até Lisboa nos dias 8, 10, 15 e 17 de outubro, e que contou com a parceria da Junta de Freguesia de Benfica, tendo participado 733 pessoas. “Do ponto de vista da organização, correu tudo com o profissionalismo que estes passeios têm sido feitos. Infelizmente, para alguns grupos, houve momentos menos positivos, mas que, tenho a certeza, são facilmente esquecidos tendo em conta as mais valias destes passeios que têm objetivos muito concretos, nomeadamente a possibilidade de sair da rotina, de estar com pessoas de outras aldeias do concelho e de conviver noutras geografias do país”, adianta João Lobo. 

Para o presidente da autarquia é ainda importante contar com as pessoas mais idosas em projetos que pretendem registar a memória coletiva do concelho, através das suas tradições e costumes, festas populares e estórias, de que o projeto Ecos de Proença é um exemplo que será materializado na futura Casa da Memória e das Artes. “Deixo, por isso, o convite a todos os nossos munícipes com mais de 65 anos, que participam mais ou menos nestas atividades, a que deem sempre o seu contributo naquilo que é a construção de Proença-a-Nova”.

Covilhã | UNHAIS DA SERRA ACOLHE BASE DA FORÇA ESPECIAL DA PROTEÇÃO CIVIL


No passado domingo, dia 27 de outubro, foi inaugurado no concelho da Covilhã o novo espaço que vai receber a Força Especial da Proteção Civil. A nova estrutura vai ficar sediada em permanência em Unhais da Serra e surge na sequência da reorganização de meios no distrito. Atualmente estão sediados meios em Proença-a-Nova e sazonalmente em Castelo Branco, aos quais se junta agora a estrutura de Unhais da Serra. 

Para o Comandante distrital, Francisco Peraboa, “o sul, o centro e o norte do distrito estão já cobertos com meios da Proteção Civil, para que possam desenvolver da melhor forma a sua atividade”. Para o Comandante distrital ”esta Força vai dar continuidade a um projeto para a proteção do território e apoio no Plano Operacional da Serra da Estrela, que tem início no dia 1 de Dezembro”. Fernando Peraboa reitera no entanto que ”a multiplicidade de riscos obriga a que a Força especial fique sediada e desenvolva atividade o ano todo”. 

Durante a inauguração da Base da Proteção Civil, Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã destacou “o empenho da junta de freguesia de Unhais da Serra na cedência do espaço e na disponibilidade para que as obras fossem uma realidade.” 

Com a inauguração da nova estrutura de Unhais da Serra, o território do distrito de Castelo Branco fica integralmente coberto com bases da Proteção Civil.

Em França, o Município de Manteigas participa no terceiro encontro do Projeto Europeu «CARE. Ação cultural para os refugiados na Europa»


O Município de Manteigas, líder do projeto europeu «CARE. Ação cultural para os refugiados na Europa», participou no seu terceiro encontro, assim como os municípios e organizações parceiros, oriundos de Espanha, Itália, Portugal, França, República Checa e Bulgária, que se realizou em Bordeaux/France, de 24 a 27 de outubro de 2019.

O projeto, cujo principal objetivo é contrariar a intolerância para com os imigrantes, através do diálogo intercultural e do entendimento mútuo, é financiado por fundos europeus, através do Programa «Europa para os Cidadão», tem uma duração de 18 meses e conta já, no seu currículo, com a realização da conferência «O valor da diversidade cultural», em Manteigas, em dezembro de 2018, e a elaboração de um livro ilustrado para crianças, iniciado em San

Valentino/Itália, em maio de 2019.
Em Bordeaux/França, os delegados dos seis países europeus assistiram à projeção de curta-metragens selecionados para o concurso «Video Migration». As curta-metragens, procedentes dos países europeus parceiros do projeto, foram apresentadas pelos próprios produtores que participaram, conjuntamente com os delegados, numa conferência e uma mesa redonda sobre o tema das migrações na Europa. Os três curta-metragens vencedoras serão apresentados no evento final do projeto CARE, previsto para acontecer em Barcelona/Espanha, no dia 20 de junho de 2020, Dia Mundial do Refugiado.

O projeto prosseguirá com dois encontros, para além do último em Barcelona/Espanha, na República Checa, onde serão apresentadas boas práticas de inserção laboral de migrantes, e na Bulgária, onde será compilada toda a informação respeitante às modalidades de receção de refugiados/imigrantes, tendo em vista a publicação do «Manual do acolhimento».


EMIGRAÇÃO CLANDESTINA | Prisão preventiva para funcionária da TAP suspeita de tráfico de seres humanos

A funcionária da TAP foi ouvida por um juiz de instrução que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

A funcionária da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) detida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por suspeita de tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal ficou esta segunda-feira em prisão preventiva, disse à TSF fonte do SEF.

A mulher de 31 anos tinha sido detida no sábado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa, à saída de um voo de Luanda (Angola), com trânsito para Casablanca, Marrocos.
A mulher estava acompanhada de outras duas cidadãs adultas, de 27 e de 31 anos, e de dois menores, de um e sete anos, todos estrangeiros, e foram detetadas na aérea internacional do aeroporto de Lisboa pelos inspetores daquele serviço de segurança.

Fonte oficial do SEF adiantou à Lusa que foi também autorizada a realização de testes ADN a estas duas mulheres e duas crianças, que estão desde sábado no centro de instalação temporário do SEF, no aeroporto de Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, os testes de ADN vão ser feitos esta segunda-feira e as duas mulheres vão ser ouvidas na terça-feira no Campus da Justiça, em Lisboa, em depoimento para memória futura.

A funcionária da TAP foi ouvida por um juiz de instrução que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

Numa nota divulgada esta manhã, o SEF indicava que as quatro alegadas vítimas foram questionadas pelos inspetores do SEF sobre os documentos de identificação, ao que responderam que estavam na posse de uma outra mulher, que identificaram, na altura, como sendo a cidadã entretanto detida.

O SEF sublinhou que, de "acordo com a análise de risco habitualmente efetuada pela Unidade de Identificação e Peritagem Documental do SEF", e considerando o modo de atuação, esta situação foi encaminhada para a equipa de combate ao tráfico de seres humanos, que está no Aeroporto de Lisboa.

Fonte oficial da TAP confirmou à TSF que "uma funcionária da Companhia, com funções nos escritórios da empresa em Luanda, foi detida", estando a TAP a "colaborar com as autoridades de investigação".

Texto e Imagem: TSF

CASTELO DE PAIVA | Raquel Alexandra Santos venceu Prémio Joaquim Quintas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO ENTREGOU PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR


O Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, cuja direcção está entregue à Professora Emília Silva, voltou a promover recentemente a cerimónia de atribuição do Prémio de Mérito Prof. Joaquim Quintas, bem como os prémios de mérito dos diversos anos de escolaridade, contemplando sete dezenas de alunos.

A iniciativa, que tem a parceria da União de Freguesia de Raiva, Pedorido e Pairaíso, procura premiar os alunos que mais se distinguiram no último ano lectivo, e contou com a presença do presidente da Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente Gonçalo Rocha e Gouveia Coelho, bem como outros elementos do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, e Joaquim Martins, presidente daquela União de Freguesias, que esteve acompanhado de elementos da autarquia local.

O edil paivense deu os parabéns a todos os alunos distinguidos e aos promotores da iniciativa, felicitando todos os que fazem parte desta importante Comunidade Educativa, e que, de forma decisiva, todos os dias contribuem para uma melhor escola para todos os alunos, considerando que a Escola Pública continua a ser um dos pilares mais importantes do desenvolvimento colectivo.

Neste ano, o Prémio de Mérito Joaquim Quintas foi atribuído à aluna Raquel Alexandra da Costa Santos, tendo sido distinguidos 34 alunos do 1º Ciclo e 35 alunos do 2º e 3ª Ciclo do Ensino Básico, que integraram o quadro de mérito do ano lectivo 2018/2019, pertencentes à EB 2.3 do Couto Mineiro do Pejão, mas também a diversas EB1 desta zona do concelho, que integram este Agrupamento Escolar localizado em Oliveira do Arda.

Carlos Oliveira

Covilhã | MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA REDE DE MIRADOUROS


A Câmara Municipal da Covilhã vai construir miradouros e remodelar alguns dos já existentes no concelho. Estas intervenções visam a criação de uma Rede de Miradouros e enquadram-se no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, que conta com apoio financeiro através da Prioridade de Investimento 6.3 do Pacto da CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. 

O Miradouro da Varanda dos Carqueijais será o primeiro a ser requalificado, estando prevista a conclusão da empreitada em setembro de 2020. Pretende-se dota-lo de características atrativas que levem os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem única sobre a Covilhã e a Cova da Beira. 

O Miradouro do Covão será também alvo de uma intervenção que irá valorizar o espaço com a colocação de sinalética indicativa e explicativa da paisagem, a criação de condições de estacionamento e de permanência no local e a instalação de mobiliário urbano adequado à função do miradouro. A obra será concluída até dezembro de 2020. 

Serão construídos dois novos miradouros, um na Nave de Santo António e outro no Alto dos Livros. 

O primeiro surgirá na zona dos Piornos, com acesso a partir da EN339, junto ao Centro de Limpeza da Neve. O novo Miradouro da Nave de Santo António pretende potenciar o turismo de natureza, dotando-o de condições de atratividade para que quem ali se desloque usufrua das melhores vistas que o local proporciona. Prevê-se a abertura ao público em dezembro de 2020. 

A outra infraestrutura a construir localiza-se na cumeada da zona do Alto dos Livros, com acesso a partir da EN339. O futuro Miradouro do Alto dos Livros pretende levar os viajantes e os turistas a parar e a desfrutar de uma paisagem rica sobre os vales da Cova da Beira e das Cortes do Meio, apostando na valorização paisagística. Está prevista a abertura ao público em dezembro de 2020. 



Negócios | Grande Cuvée Baga & Chardonnay 2010 vence “GRANDE PRÉMIO ESCOLHA DA IMPRENSA”


O Espumante Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010, produzido pela Caves da Montanha, foi o vencedor do “GRANDE PRÉMIO ESCOLHA DA IMPRENSA”, na categoria de vinhos espumantes atribuído pela Revista Grandes Escolhas, tendo sido considerado o melhor espumante da prova. 

Na cerimónia que decorreu no âmbito da Feira Grandes Escolhas, Vinhos & Sabores 2019, no último fim-de-semana na FIL em Lisboa, a Caves da Montanha, maior produtor de Espumantes da Bairrada, recebeu o Grande Prémio Escolha da Imprensa, atribuído por um painel constituído por 60 jurados em regime de total prova cega. 

Produzido pelos premiados Enólogos Bruno Seabra e António Selas nas Caves da Montanha, em Anadia, o espumante Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010, esteve à prova entre os mais de 400 vinhos nacionais presentes, tendo-se apresentado aos jurados brilhante de cor palha com laivos esverdeados. Com notas cítricas no aroma, realçando a frescura da fruta de polpa branca e biscoito no final. É um Espumante elegante, equilibrado, muito gastronómico com uma acidez muito bem integrada. Mostrando toda a complexidade do Chardonnay e a elegância da Baga. 

Este espumante foi elaborado com uvas Baga e Chardonnay, seguindo depois o método clássico, segunda fermentação na garrafa seguida de um estágio prolongado de 10 anos, em perfeitas condições de temperatura e humidade nos longos corredores subterrâneos da Caves da Montanha. 

Alberto Henriques, Diretor Geral da Caves da Montanha, considera que “vencer o Grande Prémio Escolha da Imprensa foi um marco importante para a consolidação da Bairrada e da Caves da Montanha, como um dos maiores mas também melhores produtores de espumante em Portugal. Este prémio reforça a galeria de prémios muito importantes que a Caves da Montanha tem vindo a receber. Como a Grande Medalha de Ouro no concurso mundial de Bruxelas, Prodexpo na Rússia, concurso Vinhos de Portugal, entre outros. Além do número de prémios em concursos importantes, o que também distingue a Caves da Montanha é que ganha Prémios não apenas com o mesmo espumante, mas com diferentes referências, tendo todos os anos 4 ou 5 referências que são sempre candidatas a vencer grandes medalhas. Realço também o tempo de estágio que damos aos nossos espumantes. Este Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay branco 2010, por exemplo, tem 10 anos de estágio, assim como outros que estamos a lançar agora.”

“Consideramos mesmo que este Grande Prémio, ao ser atribuído através de provas cegas, com um júri bastante heterogéneo, composto por membros da imprensa especializada e generalista, bloggers, enófilos, sommeliers, distribuidores, garrafeiras e profissionais, ganha uma relevância extra, por nos aproximar mais do consumidor, do nosso cliente final”, considera Alberto Henriques. 

Luís Lopes, Director Editorial da Revista Vinho Grandes Escolhas, no rescaldo da cerimónia dos vencedores do Concurso “Escolha da Imprensa 2019”, considerou ser este um concurso diferente “pela qualidade dos vinhos que vêm a concurso. Aqui, neste concurso as empresas arriscam e enviam o melhor que têm e a qualidade dos provadores acaba por recompensar esses vinhos”.

Situada na Bairrada, numa das zonas mais tradicionais de vinhos em Portugal, a Caves da Montanha é uma companhia de bebidas Portuguesa fundada em 1943 e que, ao longo destes mais de 75 anos, sempre se pautou pela mesma visão: a qualidade dos seus produtos e o enfoque nos seus clientes, sendo disso prova os inúmeros prémios ganhos ao longo dos anos. 

A Caves da Montanha dedica-se à produção, distribuição e divulgação de produtos de alta qualidade: Espumantes, Vinhos de diversas regiões demarcadas, Bebidas Espirituosas, Destilados, Licores, Xaropes e Aguardentes.

Alexandre Barata





Oeste | IGREJA DA MISERICÓRDIA VAI ACOLHER MAIS UM CICLO DE ÓRGÃO DE TORRES VEDRAS

As sonoridades do órgão regressam nos próximos meses à Igreja da Misericórdia de Torres Vedras com a quarta edição do ciclo dedicado a este instrumento realizado nesta cidade oestina.
Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, que conta também com a parceria da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e o apoio institucional do Patriarcado de Lisboa e das paróquias de Torres Vedras.
Segundo o diretor deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, Daniel Oliveira, nesta iniciativa “a Igreja da Misericórdia irá mostrar o esplendor do seu templo aliado à beleza sonora e estética do seu importante órgão histórico Bento Fontanes (1773), que uma vez mais fará as honras deste ciclo”.
Constituído por três grandes concertos, o evento conta ainda com os mini-concertos À la carte, que terão lugar todas as quintas-feiras do mês de novembro à hora de almoço, nos quais o público poderá escolher o que quer ouvir de acordo com o “menu” musical apresentado. Este ciclo de órgão inclui ainda duas atividades pedagógicas: uma masterclass destinada a alunos de órgão de várias instituições de ensino, orientada pelo organista Jesús Sampedro, professor de órgão do Conservatório de Sevilha; e ações de sensibilização junto de escolas primárias do concelho de Torres Vedras.
Todos os concertos serão comentados e, em alguns deles, o público terá oportunidade de se envolver e participar diretamente.
Através destes recitais, Torres Vedras acolherá interessantes programas que associam o órgão à música barroca da Península Ibérica, Itália e Alemanha, passando pela música cinematográfica e as músicas do mundo.
Ainda segundo Daniel Oliveira: “Olhando o futuro, vivenciando o presente e respeitando o passado, o ciclo de órgão de Torres Vedras apresenta novos diálogos e novos compromissos, fundamentados nos valores humanos em prol da igualdade e de uma sociedade culturalmente mais rica e diversa, aliando arte, religião, história, turismo e património num só momento.
Que este seja mais um ciclo de órgão por todos e para todos, porque música é união!".
O programa do IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras é o seguinte:

7/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 
Neste concerto todos os que se encontrarem na Cidade podem usufruir à hora de almoço de um “menu” musical, podendo dessa forma o público escolher o que quer ouvir e assim participar numa “degustação musical”. No final, o público será convidado para degustar um bolinho e um café.

14/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte  

17/11 | 16h | Concerto Música para órgão e canto no barroco ibérico, italiano e alemão 
Este concerto, dedicado à música sacra do período barroco, apresenta compositores de elevado relevo como Bach, Vivaldi e Haendel, mas também autores menos conhecidos como Frei Jacinto do Sacramento, Giuseppe Carcanni ou José da Madre de Deus.
Um interessante programa, intimista, que recria historicamente a música que se fazia em Portugal no século XVIII, música esta bastante idiomática do órgão histórico Bento Fontanes.
Sendo que desde o seu aparecimento, o órgão sempre teve uma relação direta com a voz humana, este concerto contará com a participação da soprano Mariana Castello-Branco, cuja voz será acompanhada pelas sonoridades de órgão e baixo-contínuo a cargo de Daniel Oliveira.

21/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 

28/11 | 13h15 – 13h30 | Concerto À la carte 

15/12 | 16h | Concerto Um conto de Natal....na música para filmes
Este concerto é, através da música cinematográfica e natalícia, um autêntico momento para recordar temas de filmes associados ao Natal, à família e à amizade, propondo intensidade, espiritualidade e comunhão.
Alunos e professores da Academia de Música Stella Maris (Peniche) executarão sons natalícios e cinematográficos de compositores tão significativos como Yann Tiersen, Ludovico Enaudi ou Enio Morricone. As sonoridades do órgão estarão a cargo de Gerardo Rodrigues.

25/1 | 10h-12h e 14h-16h | Masterclass com Jesús Sampedro 
Esta masterclass constitui-se como uma oportunidade dos alunos de órgão de Torres Vedras e de outros conservatórios e escolas nacionais contactarem com uma personalidade de relevo do panorama organístico, de modo a abrirem novos horizontes. Uma experiência que poderá marcar e influenciar a sua formação musical/organística.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrónico: cultura@cm-tvedras.pt  

26/1 | 16h | Concerto de Ano Novo: Música para Coro e Órgão
Sendo o último concerto deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, o mesmo contará com a honrosa participação do organista internacional Jesús Sampedro, organista na Catedral de Sevilha e professor de órgão no Conservatório de Málaga, que acompanhará o já prestigiado Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, que atuará sob direção do jovem maestro João Carlos Perdigão.
Numa autêntica simbiose de culturas de dois países "irmãos", este concerto terá um programa bastante diverso, que incluirá desde obras a solo onde poder-se-á apreciar a performance musical do organista Jesús Sampedro, até obras corais de várias tradições e épocas interpretadas por aquele reconhecido agrupamento vocal torriense.

Desporto | MARISA NOBRE DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA INTEGROU ESTÁGIO DA SELECÇÃO PRÉ - JUNIOR


Marisa Nobre, atleta da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrou o conjunto de nadadores convocados pela Federação Portuguesa de Natação um estágio da seleção Pré-Júnior que se realizou de realizou de 26 a 28 de outubro de 2019 na cidade de Rio Maior. 

Para alem da nadadora da Columbófila de Cantanhede, estiveram presentes neste estágio os atletas 

Carolina Miranda Fernandes CGA, Diogo Matos Ribeiro CUC, Mariana Carmo Rosa ALN, Bernardo Jorge Simões CNCVG, Bernardo Victorino Almeida SCP Daniela Magalhães Lopes GDNFAMA, Vítor Belo Clara ADBA, Margarida Domingues Nunes EULX, Gustavo Carvalho Silva ADA, Érica Cristina Reis SCP, Paulo Rodrigues Alves CDN, Marta João Pires SAD, Rodrigo Miguel Reis ADBA, Soraia Alexandra Delgado SCP, João Lourenço Rebelo SAD, Ana Beatriz Simões SCP, Gabriel Moreira Santos GDNFAMA, Sofia Antunes Sebastião CNA e Nuno Marques Silva ADBA. 

O enquadramento técnico foi assegurado por Daniel Marinho, Rodrigo Batista e pelos treinadores convidados Bruno Pereira, GDNFAMA/ANNP, João Paulo Frois, ADBA/ANDL, Alexandre Serrasqueiro, e André Vaz, CT ANC/CUC. 

Daniel Marinho, técnico Federação Portuguesa de Natação, referiu que este estágio foi um momento importante de avaliação e controlo do treino, procurando iniciar o grupo nas rotinas da seleção nacional, para além de promover o espírito de equipa e a integração de todos os nadadores.

Estremadura | Pista de gelo ecológica, árvore de Natal gigante e comboio turístico são algumas das atrações nas “Caldas, Rainha do Natal”


Uma pista de gelo ecológica vai ser uma das principais atrações do programa de Natal das Caldas da Rainha, que terá início a 16 de novembro, quando for inaugurada a iluminação natalícia e a tradicional árvore gigante, na Praça 25 de Abril. Para esse sábado está a ser preparado um espetáculo especial que vai surpreender a todos, do qual faz parte um concerto com os Lucky Duckies, entre outras animações.

A utilização de gelo sintético, com tecnologia da empresa Xtraice, permite a ausência dos gastos elevados em água ou eletricidade que estão associados a uma pista convencional.

A nova direção da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Óbidos, presidida por Luís Gomes, tomou posse recentemente e fez questão de preparar uma programação inesquecível, com algumas novidades em relação a anos anteriores. O tema deste ano é “Caldas, Rainha do Natal” e, para além da eco-pista de gelo, haverá comboio de Natal e muitas outras atrações.

Em 2019 há mais artérias com Iluminação de Natal (45 no total) e um especial destaque para locais emblemáticos como o CCC e o Hospital Termal, entre outros. Na Praça 5 de Outubro estará uma estrutura iluminada em forma de prenda, com sete metros de altura.

Pedro Antunes

Porto | “Sinto-me enganada.” Rosa Mota recusa ter o seu nome associado a marca de cervejas

Resultado de imagem para “Sinto-me enganada.” Rosa Mota recusa ter o seu nome associado a marca de cervejas
TSF
A atleta está indignada com o facto de o pavilhão em sua honra no Palácio de Cristal, no Porto, ir também receber o nome do patrocinador das obras no espaço, a marca de cervejas Super Bock. A Câmara do Porto responde que o nome de Rosa Mota "nunca esteve tão protegido".
Rosa Mota não aceita que pavilhão com o seu nome no Palácio de Cristal, no Porto, esteja associado a uma marca de cervejas. O espaço - que reabre esta segunda-feira, depois de ter estado em obras - vai passar a chamar-se Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota. Como forma de protesto, a atleta decidiu não marcar presença na cerimónia de reabertura.
Numa carta dirigida à Câmara Municipal do Porto, à qual a TSF teve acesso, Rosa Mota diz sentir-se enganada e alega que o seu nome foi subalternizado para ser dado destaque a uma marca de bebidas alcoólicas.
"Quando recebi o convite do senhor presidente da Câmara para a reabertura do Pavilhão, e no qual está escrito "Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota" senti-me definitiva e claramente enganada", afirmou Rosa Mota, que estava convencida de que o nome do espaço seria "Pavilhão Rosa Mota - Super Bock Arena".
"Comunico a todos os vereadores, em primeira mão, que não dou a minha anuência a algo que parece estar definitivamente estabelecido e que não foi o que foi acordado", declarou atleta na carta a que a TSF teve acesso.
Em reação à polémica, a Câmara Municipal do Porto emitiu um comunicado afirmando que o nome da atleta vai ficar, pela primeira vez, inscrito sobre a entrada principal do pavilhão e também em vários locais do seu interior, sendo apenas acrescentado o branding da empresa concessionária.
"O executivo de Rui Moreira, quando há seis anos tomou posse, (...) encontrou um pavilhão em pré-ruína e praticamente inutilizado pela degradação e falta de manutenção. Embora batizado com o nome da atleta, não tinha qualquer inscrição do seu nome nem na fachada em nenhum local visível. Nunca teve, aliás. Foi então lançado um concurso público internacional que permitiu concessioná-lo e devolve-lo ao uso da cidade, como centro de congresso e pavilhão Multiusos", lê-se no comunicado da autarquia.
"O investimento foi totalmente suportado por privados (...) que encontraram a forma de financiamento adequada. Pediram, esses mesmos privados, para mudar o nome ao equipamento (...). Nesse processo, ficou assegurado que ninguém poderia retirar o nome da atleta da designação formal, mas que também no uso comercial o seu nome teria sempre que estar presente. Estes dados foram fornecidos à atleta, que com eles concordou e se congratulou há mais de um ano", defendeu a autarquia.
A Câmara Municipal do Porto considera que o nome de Rosa Mota "está mais do que nunca protegido" e diz não compreender "que alguém se possa considerar mais respeitado dando nome a um edifício em pré-ruína e sem uso, do que num moderno centro de congressos onde a sua designação está claramente inscrita".
A TSF sabe que esta polémica caiu mal em Belém e que o Presidente da República, que fora convidado para a reabertura do Pavilhão, decidiu não estar presente na cerimónia de inauguração. Oficialmente, a Presidência da República justifica a ausência de Marcelo Rebelo de Sousa com a necessidade de fazer exames médicos.
TSF

Funcionária da TAP detida por suspeitas de tráfico humano e emigração ilegal

A suspeita será ouvida ainda esta tarde.

Resultado de imagem para Funcionária da TAP detida por suspeitas de tráfico humano e emigração ilegal
Uma funcionária da TAP, a trabalhar "nos escritórios de Luanda", foi detida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, adiantou a companhia aérea à TSF. Fonte do SEF confirmou também à TSF que sob a funcionária recaem suspeitas de tráfico humano e auxílio à emigração ilegal.
A funcionária foi detida durante o fim de semana, à saída de um voo, no aeroporto de Lisboa, e estava acompanhada por duas mulheres e duas crianças, que não tinham em sua posse qualquer documento de identificação, conforme conta o jornal Público.
A suspeita encontra-se agora nas instalações do Comando Metropolitano de Lisboa, da PSP.
O SEF remeteu para mais tarde outros pormenores. Apenas se sabe que a suspeita será ouvida ainda esta tarde.
TSF

Águeda | Reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”


Realizou-se no dia 17 de outubro, em Monterenzio, Itália, a reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”.

O projeto “We Bike Together – Training and trail mapping in Europe” teve a duração de dois anos e pretende promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentado assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto.
Terminado o projeto foi o momento para o lançamento do website oficial do mesmo, que pode ser acedido em: http://www.webiketogether.eu/pt/. Esta página reúne informação sobre o projeto, o seu objetivo, as entidades associadas, classificação de trails, etc.

Neste mesmo endereço pode também encontrar o programa Bike Angels, este consiste numa plataforma onde os ciclistas com deficiência podem encontrem voluntários treinados que os acompanharão em passeios off-road. Neste âmbito, quatro técnicos da Autarquia tiveram a possibilidade de receber formação sobre como acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência a percorrer os trilhos cicláveis em segurança.

Decorrente desta formação, o Município irá dar início a um Programa de Voluntariado local que tem como propósito transmitir esta mesma formação a cidadãos que pretendam eles também tornarem-se Bike Angels.

De mencionar também que no Município de Águeda é possível encontrar cinco percursos completamente preparados para serem percorridos em bicicleta adaptada.

No final da reunião de encerramento do Projeto, Edson Santos, Vice Presidente do Município, referiu: “A existência de cinco trilhos adaptados no concelho e a possibilidade de pudermos contribuir para a criação de uma rede europeia de Bike Angels são fatores que nos deixam bastante satisfeitos. “ acrescentou ainda: “Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto, apesar das suas condições físicas ou motoras, por este motivo a realização deste projeto e deste tipo de iniciativas reveste-se de uma grande importância, quer a nível local para cada um dos parceiros, quer a nível europeu.”

Religião | São Judas Tadeu

Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor (Mt 10, 1-4).


Neste dia 28 de outubro a Igreja celebra a festa de São Judas Tadeu – provavelmente irmão de Tiago Menor, de acordo com a Tradição pregou na Mesopotâmia e teria sido martirizado com São Simão, na Pérsia. É autor de uma Epístola, inserida no Novo Testamento, em que vitupera energicamente a soberba e a luxúria, bem como os “falsos profetas”. Não há abundância de dados a respeito da vida desse Santo Apóstolo, não obstante, por seu poder de intercessão, seja objeto de extraordinária devoção popular.


Esta imagem de São Judas Tadeu — venerada na Basílica San Giovanni di Laterano (obra do escultor Lorenzo Ottoni (1704-1709) — é uma das poucas que o apresenta com traços próprios a um verdadeiro Apóstolo. Normalmente a iconografia apresenta sua fisionomia adulterada e com aparência de uma pessoa mole e sentimental; como um “santinho” e não como o grande e heróico santo que foi.
ABIM

Justiça | Sócrates começa a ser interrogado na fase de instrução da Operação Marquês

Resultado de imagem para Sócrates começa a ser interrogado na fase de instrução da Operação Marquês"
CM
O ex-primeiro-ministro José Sócrates começa a ser interrogado hoje, a seu pedido, na instrução da Operação Marquês, quase cinco anos após ter sido detido por suspeitas de branqueamento de capitais, corrupção, fraude fiscal e falsificação de documentos.
No Requerimento de Abertura de Instrução (RAI), o ex-primeiro-ministro reitera que “não cometeu qualquer crime, nem praticou os factos narrados na acusação, muitos dos quais nunca sequer ocorreram” e considera que isso está “exuberantemente demonstrado nos autos”.
O ex-primeiro-ministro socialista será o penúltimo arguido a ser interrogado nesta fase, estando previsto que o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva preste declarações a 27 de novembro.
A fase de instrução, que é facultativa e funciona como um mecanismo de controlo jurisdicional da acusação do Ministério Público, conclui-se com a decisão do juiz de levar ou não a julgamento os arguidos e os termos em que isso acontece.
O juiz Ivo Rosa começou a instrução no final de Janeiro e pretende concluí-la um ano depois, já que o debate instrutório está marcado para os dias 27, 28, 29 30 e 31 de Janeiro.
José Sócrates, que esteve preso preventivamente durante dez meses e depois 42 dias em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.
Entre outros pontos, a acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos e para garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e ter acordado com o seu amigo Carlos Santos Silva negócios para favorecer empresas do grupo Lena através de obras do projeto Parque Escolar.
No final de 2006, segundo a acusação, Carlos Santos Silva e Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, aceitaram integrar o esquema financeiro para ocultar a origem e a propriedade dos fundos de Sócrates, tendo concordado em abrir contas para a passagem de fundos, junto do banco suíço UBS.
A Operação Marquês teve início a 19 de julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – a 11 de outubro de 2017 pela prática de 188 de crimes económico-financeiros.
Lusa

Vila Real de Santo António | autorizou construção de conduta em mata nacional protegida

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) deu parecer favorável condicionado à construção de uma conduta de água de mais de um quilómetro através de uma mata nacional protegida em Vila Real de Santo António.

Agência Lusa questionou o ICNF sobre a realização de uma obra no caminho pedonal e ciclável entre a estrada municipal 511, conhecida como estrada da mata, e a praia dos Três Pauzinhos, que atravessa a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António (MNDLVRSA), e o Instituto esclareceu que os trabalhos visam a instalação de condutas de água para servir apoios de praia.
ICNF referiu que o objetivo dos trabalhos é fazer o "abastecimento de água aos apoios de praia (neste momento para um apoio de praia e no futuro dois apoios), através da instalação de uma conduta enterrada", e adiantou que "a responsável da obra é a AdVRSA - Águas de Vila Real de Santo António, S.A., por concessão da Câmara Municipal de VRSA".
A agência Lusa questionou também a Câmara algarvia, uma das 16 do distrito de Faro, sobre os trabalhos em curso, o calendário previsto e o valor orçamentado para a obra, sem resultados.
"Quanto às competências do ICNF, o enquadramento legal da intervenção é dado pelo regime jurídico da Rede Natura 2000. ICNF, em tempo oportuno e antecedente, emitiu parecer favorável condicionado obrigando o requerente, de entre outros, a plantar na MNDLVRSA o dobro de exemplares de pinheiros bravos que viessem a ser afetados no seu sistema radicular (o traçado da conduta é junto ao caminho, não percorre o sistema dunar e evitou o abate de pinheiros bravos) e à limpeza dos resíduos de construção, com depósito em vazadouro autorizado", precisou o Instituto.
Questionado sobre a instalação de uma conduta ao longo de um percurso de cerca de 1,2 quilómetros, através de uma mata nacional que integra a Rede Natura 2000, a entidade responsável pela defesa da natureza e florestas garantiu que está "salvaguardada a integridade" da mata.
"Com o traçado e o plano de trabalhos definidos e o cumprimento das condicionantes impostas, fica salvaguardada a integridade dos valores naturais associados a este sítio Rede Natura 2000. A obra é acompanhada com a frequência devida, desde a fase prévia ao seu início, pelo corpo de Vigilantes da Natureza sedeados na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António", assegurou.
A obra em curso deverá abastecer de água um apoio de praia que está instalado junto às dunas, no início do areal da praia dos Três Pauzinhos - conhecida localmente como praia do segundo pontão -, que não chegou a ser ocupado depois da sua construção.
A Lusa constatou que, numa das laterais do caminho que atravessa a mata -- onde não está instalada qualquer sinalização sobre a obra -, são visíveis trabalhos de terraplanagem e de movimentação de terras para a instalação de condutas, no percurso desde a estrada municipal 511, a norte, até ao parque de estacionamento junto à praia, a sul, onde se encontra também uma máquina escavadora e alguns materiais para a construção.
A conduta está a ser instalada e soterrada junto ao caminho dos Três Pauzinhos, que também é utilizado, no verão, pelo comboio turístico que faz o transporte de pessoas entre a cidade de Vila Real de Santo António e a praia.
noticiasaominuto