quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Estarreja | Sessão de abertura do novo ano letivo com a presença do Ministro da Educação

 
A Câmara Municipal de Estarreja assinala o regresso às aulas com a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2022/2023, na próxima sexta-feira, dia 9, às 15h30, no Cine Teatro de Estarreja, que contará com a presença do Ministro da Educação, João Costa.
Com o novo ano letivo à porta, com as atividades letivas a iniciar no dia 16 de setembro, este é o momento em que a Câmara Municipal de Estarreja e os Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó dão as boas-vindas a toda a comunidade escolar e homenageiam os Docentes e Não Docentes aposentados no ano letivo anterior.
Na sessão será ainda apresentado o Plano Municipal de Educação onde constam atividades, projetos e apoios para o novo ano letivo, e o Guia Educativo, que reúne informação relevante sobre: as medidas de ação social escolar (Refeições Escolares, Auxílios Económicos, Transportes Escolares) e os serviços de apoio à família (Atividades de Animação e Apoio à Família, Atividades de Enriquecimento Curricular, Componente de Apoio à Família).

Oliveira de Azeméis recebe Encontro Distrital do Interact e Rotaract

Distrito 1970 Rotary International, Oliveira de Azeméis recebe Encontro Distrital do Interact e Rotaract

Os Distritos 1970 do Interact e Rotaract, que reúnem clubes do Norte e Centro do País, vão realizar o seu Encontro Distrital no dia 10 de setembro em Oliveira de Azeméis, a partir das 10 horas.

O evento, que durante a manhã será realizado na Junta de Freguesia de São Roque, e, à tarde, se deslocará para o Parque de La Salette, contará com um workshop de Oratória em colaboração com o Toastmasters International, com respetivo concurso das competências. Haverá ainda lugar para workshops de defesa pessoal e de suporte básico de vida, entre outras atividades.

A boa-disposição, essa, está assegurada, não faltando um convívio “sunset” no final do encontro.

O Interact e o Rotaract são programas de jovens do Rotary International, cujos objetivos visam, sobretudo, o desenvolvimento da capacidade de liderança e do sentido de responsabilidade social dos seus membros tendo em vista melhores relações entre os povos através da amizade e prestação de serviços.

Rui Silva

Ansião | Dias Municipais da Educação

 

O Município de Ansião promove, mais uma vez, os Dias Municipais da Educação, de 6 de setembro a 17 de outubro.

Conjuntamente com o Agrupamento de Escolas de Ansião, a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e as Associações de Pais e Encarregados de Educação e no arranque de mais um ano letivo, será levado a cabo um conjunto de iniciativas de valorização da escola e da educação e da formação ministradas no concelho.

A programação contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, no próximo dia 16, como forma de assinalar a transferência para o município de competências no domínio da educação, bem como os 50 anos da criação da Escola Preparatória do Dr. Pascoal José de Mello. Está ainda prevista uma visita à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e a sua participação na cerimónia do “Dia do Diploma” do Agrupamento de Escolas de Ansião, que decorrerá no Centro Cultural a partir das 19h00.

As atividades dos Dias Municipais da Educação contemplam, além dos momentos de receção aos alunos e encarregados de educação pelo Vereador da Educação, Paulo Fernandes, e de um convívio entre pessoal docente e não docente, sessões formativas destinadas a pais e encarregados de educação e a docentes e não docentes, como “Prevenção de Riscos na Utilização de Redes Sociais” e “Primeiros Socorros Pediátricos”.

O encerramento da iniciativa ocorrerá no dia 17 de outubro com a comemoração do 31.º aniversário da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, que integrará a cerimónia de entrega de diplomas e prémios de mérito escolar.



O Futuro é Coletivo Use Os Transportes Públicos

Inicia-se hoje a campanha “O Futuro é Coletivo”, que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: 

+ barato / melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta / cómodo e seguro 


A campanha, que será divulgada nas três televisões de sinal aberto, rádios, media digitais, redes sociais, rede multibanco, mupis e imprensa regional, é uma iniciativa do IMT, I.P. à qual se associaram cerca de 50 parceiros - operadores de transporte, Entidades Intermunicipais e Municípios enquanto autoridades de transportes (lista anexa). 


Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos. 


O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público. 


Por outro lado, a recente crise sanitária condicionou a utilização do transporte público coletivo, tendo-se verificado uma diminuição da procura. 

Neste contexto, é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo para promover o regresso e atrair novos passageiros. 


Link para o vídeo: https://youtu.be/fnMBLC1vGsw 


Bem-vindo a Bordo 

  

Parceiros da Campanha: 

CIM Viseu Dão Lafões

AML - Área Metropolitana de Lisboa  

AMP - Área Metropolitana do Porto 

Antrop – Associação Nacional de Transportes de Passageiros  

CP – Comboios de Portugal Metro Lisboa Metro Porto  

TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa 

TTSL – Transtejo Soflusa 

CIM do Alentejo Central  

CIM do Alentejo Litoral  

CIM do Algarve  

CIM do Alto Alentejo  

CIM do Alto Minho  

CIM do Alto Tâmega  

CIM do Ave  

CIM do Baixo Alentejo  

CIM da Beira Baixa  

CIM das Beiras e Serra da Estrela  

CIM do Cávado  

CIM do Douro  

CIM da Lezíria do Tejo  

CIM do Médio Tejo  

CIM do Oeste  

CIM da Região de Aveiro  

CIM da Região de Coimbra  

CIM da Região de Leiria 

 

CIM do Tâmega e Sousa  

CIM das Terras de Trás-os-Montes    

Município Amarante  

Município Aveiro  

Município Bragança 

Município Castelo Branco  

Município Entroncamento  

Município Faro 

Município Freixo Espada à Cinta  

Município Guimarães 

Município Lagos 

Município Lamego  

Município Moimenta da Beira  

Município Portalegre  

Município Portimão 

Município Vila Nova Famalicão  

Município Vila Real  

Município Viseu  

Município Oleiros 

Cicloturismo Cultural - Bike Drive Through 11 Setembro, em Tábua

 Esta ação prevê a realização de uma série de espetáculos revigorantes para o bom uso do pedal cultural, centrada na seguinte ideia:

Com uma bicicleta ou outro meio a pedal, cada roteiro escolhido pelo público é único… é possível assistir a um concerto, um espetáculo de dança, entre outros, tudo isto separadamente por pontos âncora (palcos), escolhidos estrategicamente e com uma duração aproximada de 10 a 15 min por espetáculo, no dia 
11 de Setembro em Tábua.

Para além de promover culturalmente os munícipes e agentes culturais (intercâmbio de artistas dos municípios em rede), existe também uma componente desportiva, em que o público em grupos reduzidos terá de pedalar para cumprir todos os momentos do drive-through.

Esta ação irá permitir aos participantes conhecer e descobrir os diversos pelourinhos existentes no concelho de Tábua, bem como a cultura e atividades dos agentes culturais locais, passando pelos pelourinhos de Candosa, Percelada, Midões, Coito e Ázere, património classificado como de interesse público.

Assim desta forma a Associação vem por este meio pedir apoio na divulgação desta iniciativa  junto dos vossos colaboradores, associações e nas vossas plataformas, com o intuito de gerar um momento de lazer e convívio de união e fraternidade com todos. O associativismo é isso mesmo, um espaço de interculturalidade e de confraternização sem barreiras.
Somos conhecidos pelas pontes físicas que construímos ao longo dos tempos para atrair atletas de toda a parte do país a Tábua, mas aqui queremos construir pontes/laços com as associações locais porque também eles dão muito de si na divulgação deste concelho.

Será um percurso animado com um ritmo de passeio para que todos possam desfrutar de bons momentos de confraternização na companhia dos seus amigos, colegas e/ou familiares por estrada e sem pressas.

Toda a informação disponível em : https://www.bttabua.pt/sobreprojetobikedrivethrough

Famílias já podem pedir o regresso às tarifas reguladas de gás natural

Decreto-Lei já foi publicado em Diário de República. Comercializadores têm 45 dias para disponibilizarem passagem via online.
As famílias portuguesas já podem pedir o regresso às tarifas reguladas de gás natural, que permitirá evitar os aumentos das tarifas no mercado livre, marcados para outubro.
Conforme anunciado esta terça-feira pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, esta medida estava apenas refém da publicação do Decreto-Lei em Diário da República, algo que o governo fez ainda terça-feira.
"De forma a evitar que um encarecimento dos preços finais do gás natural, em termos que oneram as famílias e os pequenos negócios, há que proceder à aprovação de um regime excecional e temporário, permitindo a clientes finais com consumos anuais inferiores ou iguais a 10 000 m3 o regresso ao regime de tarifas reguladas, harmonizando este regime com o já existente no setor da eletricidade", lê-se no decreto.
Os portugueses, para já, terão de contactar diretamente os comercializadores do mercado regulado, sendo a partir desta terça-feira também, as empresas têm 45 dias para disponibilizarem online a passagem do mercado livre para o regulado. A alteração não exige custos adicionais nem inspeção.

Lançamento 2.ª Edição RedEscolas AntiCorrupção powered by All4Integrity

O pioneirismo marcou as nossas escolas no ano letivo 2021-2022 com o desenvolvimento por parte da All4integrity de um programa inovador: a RedEscolas Anticorrupção - Escolas que nos inspiram uma Cultura de Integridade. A 1.ª Edição - que contou com a participação de 17 escolas, incluindo Ilhas e Macau – culminou com uma Cerimónia Final, onde marcaram presenças reputadíssimas individualidades, como a vereadoras Laurinda Alves e a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal.

O Plano de Ação deste programa, denominado: “Missão: Educar para a integridade”, é interdisciplinar e flexível e tem como principal âncora o tema da Corrupção, associando-se outros como o lobbying, conflito de interesses e tráfego de influências. Destina-se aos alunos entre o 9º e o 12º ano e pretende, através de uma cidadania consciente e ativa nas escolas, promover o sentido de espaço público e bem comum. Acreditamos que é a partir da escola que se pode promover o aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.

No final do ano letivo 2022/2023, a associação All4Integrity atribuirá às escolas o respetivo Selo Digital – Prata e Ouro -, o Certificado “Escola AntiCorrupção 2021-2022” e os cartões de identificação “Embaixadores da RedEscolas AntiCorrupção”.

Não percam tempo e vão espreitar! Apelamos à vossa divulgação deste Programa transformador da nossa sociedade em prol de uma cultura de integridade! Acreditamos no poder da imprensa local em informar e construir uma cidadania ativa e esclarecida!

Informamos que as escolas interessadas em aderir ao Programa RedEscolas AntiCorrupção (escolas participantes) devem preencher e submeter, entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2022, o Formulário de Adesão disponível brevemente aqui. É fundamental que o documento de adesão – disponível para download no site e que deve ser submetido no formulário – seja assinado pela direção da Escola. O programa cumpre todas as disposições do RGPD.

Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe X Congresso da APDEA e IV ESADR


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) acolhe, entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, em sistema presencial e online, o X Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e IV Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural (ESADR).

Sob a organização da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) e com o apoio da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), o evento subordina-se ao tema "Territórios, Agriculturas e Agroalimentar: desafios globais e riscos no século XXI", contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a participação do Chefe Economista da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Maximo Torero Cullen.
No evento, que ganha particular significado nos atuais tempos de grande incerteza política, económica e social, assume maior relevo a questão da segurança alimentar dos povos, que acresce a todos os riscos e desafios associados às alterações climáticas, transição ecológica, energética e digital.
Já estão confirmados cerca de 120 participantes de nove países distintos, com destaque para o Brasil, dos quais 50 são estudantes, e 70 participarão em regime on-line.
A Política Agrícola Comum, a agricultura familiar, a coesão e o desenvolvimento territorial, a problemática geracional, os desafios e oportunidades para a economia circular, passando pela digitalização do sector agroalimentar e florestal, são as temáticas a serem abordadas no evento, que se constitui como oportunidade para a apresentação dos estudos mais recentes nas áreas da economia agrária, e para o debate, com vista ao desenvolvimento sustentável e coeso do setor agroalimentar e florestal.
No congresso haverá também três sessões plenárias, onde serão abordados os desafios globais e riscos num contexto de transições; os setores agroalimentar e florestal no contexto da descarbonização e transição climática; e as respostas da Política Agrícola Comum aos desafios e os planos estratégicos.
Num período de grandes mudanças e incertezas, é crucial, mais do nunca, procurar soluções baseadas no conhecimento científico e técnico e na discussão pública, para o qual este Congresso pretende dar o seu contributo.
Toda a informação sobre o evento, que representa um reforço da internacionalização nos temas em foco, em: https://apdeaesadr.wordpress.com/.

Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para desenvolvimento de materiais recicláveis inovadores

 

O Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), via LaserLab Coimbra, é um dos principais parceiros do projeto científico europeu ReMade@ARI, um projeto que acaba se ser lançado e que visa desenvolver materiais recicláveis inovadores para componentes-chave em áreas diversas, a um nível sem precedentes.

Com um orçamento global de 13,8 milhões de euros, o projeto, que reúne 40 parceiros, é financiado pela União Europeia (UE) e liderado pelo centro alemão Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR).

O Plano de Ação de Economia Circular da União Europeia baseia-se no pressuposto de que até 80% do impacto ambiental de um produto é determinado durante a fase de projeto. Para promover uma abordagem abrangente da produção e produtos sustentáveis, o ReMade@ARI visa, segundo o consórcio, «alavancar o desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis para componentes-chave nos mais diversos setores, como o de materiais eletrónicos, baterias, veículos, construção, embalagens, plásticos, têxteis e alimentos, a um nível sem precedentes. Para responder ao desafio de criar novos materiais que sejam funcionalmente competitivos e altamente recicláveis, será aproveitado o potencial de mais de 50 infraestruturas de investigação analítica da rede europeia ARIE».

«No supermercado, as frutas e os legumes são frequentemente embalados em plásticos para prolongar a sua vida útil. No futuro, os materiais de base biológica derivados da madeira poderão constituir uma alternativa sustentável. É aqui que o ReMade@ARI entra em ação: a investigação que leva ao desenvolvimento de novos materiais sofisticados depende crucialmente do acesso às infraestruturas de investigação europeias de classe mundial, que uniram forças no ReMade@ARI», exemplifica o consórcio.

Assim, a plataforma ReMade@ARI será o “hub” central para todos os setores e áreas de investigação em que serão desenvolvidos novos materiais para uma economia circular. «Fornecemos aos cientistas que estão a trabalhar em projetos de desenvolvimento de novos materiais recicláveis ferramentas analíticas que lhes permitem explorar as propriedades e a estrutura dos seus materiais ao mínimo detalhe, incluindo resolução atómica», explica Stefan Facsko, coordenador científico do projeto, enfatizando que «isso requer a exploração dos mais diversos métodos analíticos, envolvendo combinações apropriadas de fotões, eletrões, neutrões, iões, positrões e campos magnéticos muito elevados».

Nesse sentido, qualquer cientista, com ligações quer à academia quer à indústria, que trabalhe em novos materiais recicláveis, pode entrar em contacto com o consórcio. Será dada especial atenção aos cientistas que trabalhem em domínios de investigação em que o potencial das infraestruturas de investigação ainda não foi explorado.

De acordo com Rui Fausto, um dos coordenadores do projeto em Portugal e professor catedrático no Departamento de Química da FCTUC, «a plataforma vai oferecer aos cientistas um serviço completo, colaborando com eles de perto para identificar as propriedades relevantes a serem analisadas, de modo a desenvolver o material ideal para uma finalidade específica». Com base nisso, conclui, «as infraestruturas de pesquisa mais adequadas para medir essas propriedades serão identificadas entre o conjunto de instalações únicas da Europa que integram o consórcio».

Cristina Pinto

Documentário sobre o Caminho da Geira vence festival de cinema na Alemanha

Um documentário filmado no Caminho da Geira e dos Arrieiros, intitulado “O Meu Caminho”, do realizador Pedro Gil Vasconcelos, venceu a edição de agosto do New Wave Short Film Festival, na categoria de Melhor Documentário de Fé & Religião, em Munique, na Alemanha.

Para o realizador, natural do Porto, “este é um prémio muito especial, pois espelha o reconhecimento internacional da obra” e constitui “a confirmação de que para se ter um filme, mais do que tudo, temos de ter uma boa história e imaginação para a contar da forma certa”.

O filme foi rodado no ano passado e culminou um projeto que o realizador acalentava há algum tempo. “Tinha planeado um documentário sobre o Caminho de Santiago, mas não estava a conseguir reunir as condições para o produzir”, refere, destacando o papel de Adriano Carneiro, seu “companheiro de viagem e protagonista do documentário”.

Em 2021 decidi retomar o projeto e redimensioná-lo, adaptá-lo a novas formas de produção. A evolução que os telemóveis trouxeram permitiu-me abordar o filme numa perspetiva atual, de baixo impacto e com custos extremamente controlados”, explica o realizador, licenciado em cinema e audiovisuais pela Escola Superior Artística do Porto.

Assim, “O Meu Caminho” (ver apresentação) resulta da vontade de fazer a pé os 240 quilómetros do caminho jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela, grande parte pela Via Romana XVIII (a Geira), atravessando o Parque Nacional da Peneda Gerês e as regiões galegas do Xurés e do Ribeiro.

Entendi que este teria de ser um projeto com um orçamento muito limitado. Optei pelo baixo impacto de emissões de carbono na produção e daí ter usado transportes públicos e toda a fase de rodagem ter sido a pé. E também por usar o meu telemóvel de todos os dias. Depois foi, mais do que tudo, um exercício de escrita e de imaginação”, explica Pedro Gil de Vasconcelos, que já percorreu doze caminhos de Santiago.

Neste contexto, este festival na Alemanha, que mensalmente destaca as melhores curtas metragens, foi o destino natural para “O Meu Caminho”, pois pretende criar uma oportunidade para cineastas emergentes. O seu objetivo é apoiar filmes de baixo orçamento que criam novas experiências e narram histórias únicas com recursos limitados. Além disso, pretende “entender como os cineastas de todo o mundo trabalham, como os jovens cineastas são criativos para superar os obstáculos da produção e como as suas tentativas podem levar a uma nova forma de cinema”.

O Meu Caminho” foi produzido pela Completa Mente, com edição de Marcos Nunes (Cia Films) e apoio de Jorge Medeiros (VideoContacto).

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Este percurso de 240 quilómetros destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.



Ponte de Vagos em festa até dia 11 de Setembro

Festa em Honra da Nossa Senhora da Luz - Data de realização entre o dia 7  e dia 11 de Setembro.

Espanha | Homem levou rapaz a suicidar-se e foi condenado a 10 anos de prisão

Caso aconteceu em Espanha.
A justiça espanhola condenou a 10 anos de prisão um homem declarado culpado de homicídio no caso de um menor de idade que se suicidou.
O júri considerou que o suicídio do rapaz de 17 anos foi provocado pelo homem agora condenado.
Durante o julgamento, ficou provado que Vicente Paradís, de 62 anos, enviou ao rapaz, em dezembro de 2016, em menos de três horas, 119 mensagens de conteúdo intimidatório e ameaçador.
As mensagens foram enviadas depois de um contacto numa rede social, por iniciativa do rapaz, mas a que o adolescente não quis dar continuidade.
O rapaz chegou a responder no WhatsApp ao homem condenado, a quem pediu desculpa e avisou que era menor de idade, chegando a escrever que se suicidaria se continuasse a receber aquelas mensagens.
A decisão judicial diz que apesar de o agora condenado estar "plenamente" consciente "da angústia e do desassossego" que estava a gerar no rapaz, e da "alta probabilidade" de o adolescente morrer, por suicídio, "como lhe tinha anunciado", continuou a enviar mensagens.
O rapaz suicidou-se no mesmo dia, durante a tarde, ao saltar de uma janela do apartamento onde vivia.
A sentença, passível de recurso, fixou ainda o pagamento de indemnizações de 173.000 euros aos pais e ao irmão do rapaz, por danos morais.

SIC Notícias/Lusa

Ginastas da Académica Qualificam-se para os Campeonatos Mundiais de Trampolins

Após um processo de apuramento bastante competitivo que ocorreu até Julho, a Federação de Ginástica de Portugal divulgou agora a lista de ginastas selecionados para o Campeonato do Mundo de Trampolins, que ocorrerá em Sofia, na Bulgária, entre os dias 16 e 19 de Novembro, representando a Selecção Nacional. A Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) e a ginástica da região Centro conseguem novamente fazer-se representar ao mais elevado nível.
Desta forma, a ginasta Rita Abrantes irá repetir a façanha de representar as cores nacionais em em Duplo Mini-Trampolim, enquanto na especialidade de Tumbling, o ginasta João Saraiva conseguiu assegurar mais uma participação numa competição internacional, adicionando uma prova no seu já longo percurso.
À semelhança dos ginastas absolutos, também os ginastas mais jovens concluíram com sucesso o processo de apuramento para a Competição Mundial por Grupos de Idades. São 8 os ginastas da AAC que vão integrar a delegação portuguesa nesta competição, a realizar igualmente em Sofia - Bulgária, entre os dias 23 e 26 de Novembro.
Rita Abrantes, agora em Trampolim Individual, garantiu apuramento para o escalão 17-21 anos, Feminino, repetindo a presença no mesmo escalão em Trampolim Sincronizado, fazendo par com Joana Abrantes. Francisco Reis conseguiu garantir a presença na prova em Trampolim Sincronizado, no escalão 15-16 anos Masculino, fazendo par com André Lopes, do Ginásio Clube Vilacondense.
No Duplo Mini-Trampolim, os ginastas José Pedro Rodrigues, no escalão 13-14 anos Masculino, e Diogo Fernandes, no escalão 17-21 Masculino, irão representar a Selecção Nacional.
Por fim, em Tumbling, três ginastas irão representar as cores nacionais, nomeadamente Ana Beatriz Oliveira, no escalão 15-16 anos Feminino, Rui Prata, escalão 15-16 anos Masculino e Francisca Pinto, escalão 17-21 anos Feminino.
Relevando aquela que é uma das maiores presenças de sempre de ginastas da AAC e da região Centro nos Campeonatos do Mundo de Trampolins, a Associação de Ginástica do Centro (AGDC) considera que “este é um momento único para apostar na ginástica da região Centro”, dando o exemplo da ginástica de Trampolins que, “apesar de continuar à espera de um pavilhão que não passa ainda de um cartaz à beira da estrada, tem trazido excelentes resultados e provas internacionais de elevada craveira”. Ainda para a AGDC, “não só a AAC deve ser felicitada por esta enorme presença nestes Campeonatos, como os parabéns deverão ser extensíveis a todos os clubes da região Centro que progressivamente conquistam grande destaque na ginástica a nível nacional e internacional”.

Raptores libertaram comerciante português na Venezuela

O comerciante português que foi sequestrado no sábado por homens armados em Puerto Cabello, Venezuela, foi libertado, anunciaram hoje as autoridades venezuelanas. 
O anúncio foi feito aos jornalistas pelo vice-ministro venezuelano do Sistema Integrado de Polícia (Visipol), Élio Estrada.
O comerciante António José Gómes Macedo, de 55 anos, foi abandonado pelos raptores numa estrada do estado de Falcón, nas proximidades de Tucacas, pouco depois das 03:30 locais (08:30 em Lisboa).
Segundo as autoridades, a libertação do comerciante, que era procurado com intensidade por terra e pelo mar, deveu-se "à rápida atuação de todos os organismos de segurança".
"Foi feito um cerco e esse mecanismo de pressão policial levou à sua libertação", explicou o vice-ministro de Visipol.
António José Gómes Macedo, conhecido localmente como  “Jóvito”, foi sequestrado pouco depois das 11:00 locais de sábado (16:00 horas em Lisboa) por seis homens fortemente armados, que entraram no estabelecimento comercial "Bodegón Norte", do qual é proprietário, em Puerto Cabello, (210 quilómetros a oeste de Caracas).
As autoridades venezuelanas iniciaram então uma "operação especial, por mar e por terra" para localizar o homem, disseram fontes policiais à Lusa.
Os raptores entraram vestidos com farda militar e saíram sem efetuar qualquer disparo, ação que ficou registada nas câmaras de segurança do estabelecimento comercial.
Empresário da área de panificação e lojas de ferragens, António José Gómes Macedo, tentou, sem sucesso, escapar dos raptores, que o obrigaram a subir para a carrinha, partindo em direcção às praias de Gañango, onde terá sido levado para uma lancha.
A situação estava a ser acompanhada pelo Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, disse à Lusa fonte oficial.

Madremedia/Lusa

ALEMANHA | Israel pede "memória comum" do holocausto

 
Depois de Munique, o presidente de Israel esteve esta terça-feira em Berlim e participou na sessão do parlamento alemão. Isaac Herzog sublinhou a importância de uma relação mais forte entre Alemanha e Israel e de uma “memória comum do Holocausto”.
“_Só através do encontro, do aprofundamento das relações, do empenho mútuo persistente na liberdade, na humanidade, na democracia e com uma promessa inabalável de fidelidade à liberdade e segurança do Estado de Israel e ao bem-estar do povo judeu, é que podemos assegurar o significado das homenagens e ser um exemplo para todo o mundo_” declarou Isaac Herzog frente aos deputados alemães,
Depois de passar pelo parlamento, o presidente israelita visitou o Memorial do Holocausto em Berlim, acompanhado pelo homólogo alemão, Franck-Walter Steinmeier. A seguir, participou em outra cerimónia no local do campo de concentração de Bergen-Belsen.
As cerimónias desta terça-feira aconteceram depois dos dois presidentes terem assinalado os 50 anos do massacre nos Jogos Olímpicos de Munique. Frank-Walter Steinmeier pediu esta segunda-feira "perdão" aos familiares das vítimas israelitas do atentado, assumindo a responsabilidade do país pelos vários "fracassos" que aconteceram durante o ataque.

Fonte: euronews

DOMINGÃO VEM AO CONCELHO DA MARINHA GRANDE A 11 DE SETEMBRO


O concelho da Marinha Grande vai receber o palco móvel do programa “Domingão”, no próximo domingo, 11 de setembro, das 14h00 às 20h00, para transmissão, em direto, na SIC.

O camião vai percorrer vários pontos das três freguesias do concelho, para levar a animação e a boa disposição dos apresentadores Luciana Abreu e Emanuel e dos artistas convidados da SIC.

O programa começa na Praia Velha e termina na Praia da Vieira, com passagens pela Moita, Marinha Grande e Vieira de Leiria.

O itinerário do palco móvel do Domingão é o seguinte:

14h00 - Praia Velha (frente ao Restaurante Meraki)

14h45 - Marinha Grande - Parque da Cerca (junto ao lago)

15h45 - Moita (junto ao Largo da Capela)

16h30 - Marinha Grande - Passagem na avenida Vítor Gallo

17h00 - Marinha Grande - Praça Guilherme Stephens

18h00 - Vieira de Leiria (Largo da República)

19h00 - Praia da Vieira (Largo dos Pescadores)

Os horários das transmissões poderão ser sujeitos a alterações impostas pelo alinhamento do programa.

Convida-se a população a assistir ao Domingão e a comparecer nos locais previstos para as transmissões.


COIMBRA | Destacamento da GNR divulga actividade semanal no distrito

De 30 de agosto a 5 de setembro
Detenções: 47 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 10 por condução sob efeito do álcool.
Apreensões:
  • 430 doses de haxixe;
  • 121 doses de cocaína;
  • 54,77 gramas de MDMA;
  • 42 doses de anfetaminas;19,3 gramas de cogumelos;
  • 13,99 gramas de XTC;
  • 30 ml de óleo de canábis;
  • 14 doses de LSD.
Trânsito: 307 infrações detetadas, destacando-se:25 por excesso de álcool;
  • 15 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e sistema de retenção e crianças;
  • 15 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • Quatro relacionadas com tacógrafos.
Sinistralidade: 65 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • Dois feridos graves;
  • 19 feridos leves.

Fiscalização Geral: 53 autos de contraordenação:
  • 31 no âmbito da legislação de Polícia Geral;
  • 22 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

Ações de sensibilização:
  • Cinco no âmbito “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 84 idosos;
  • Quatro no âmbito “Prevenção de Afogamento”, tendo sido sensibilizados 169 pessoas;
  • Quatro no âmbito “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 154 pessoas;
  • Três no âmbito “Floresta Segura”, tendo sido sensibilizados 68 pessoas;
  • Uma no âmbito “Burla a Idosos”, tendo sido sensibilizados 19 idosos.