sábado, 25 de novembro de 2023

Aveiro ganha 10 novos autocarros elétricos


Câmara Municipal de Aveiro e Transdev já apresentaram as novas viaturas
Desde ontem, 23 de novembro, que a rede de transportes públicos de Aveiro está reforçada com 10 novos autocarros elétricos, que irão permitir a redução da pegada de carbono de toda a operação da AveiroBus em 383 toneladas/ano. As viaturas foram apresentadas esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e pelo presidente do Conselho de Administração da Transdev, Sérgio Soares, empresa responsável pelo investimento de 4,5 milhões de euros na frota.
Com estes novos veículos, 45% da frota da AveiroBus passa a ser composta por autocarros elétricos, num total de 13 viaturas, e 60% dos quilómetros da operação serão realizados por viaturas com zero emissões de CO2.
Além de mais confortáveis, por não emitirem ruído, e de permitirem poupanças energéticas significativas, as novas viaturas são também mais seguras, uma vez que vêm equipadas com um sistema de deteção de ângulos mortos, que reduz significativamente o risco de acidentes em linhas urbanas.
A CMA tem vindo a apostar na oferta da AveiroBus, estando, neste momento, a aguardar o visto do Tribunal de Contas para a implementação de novas carreiras e linhas urbanas, que se traduz num investimento de 515.701 euros.
Em caso de luz verde, o Município de Aveiro terá, durante a semana, um aumento de 220 para 309 no número de carreiras diurnas (40%) e as carreiras noturnas passarão de 3 para 24. Haverá também um aumento de 118% no número de autocarros a circular durante o fim de semana (de 54 para 118). Serão ainda criadas duas novas linhas urbanas, para cobrir novas zonas da Cidade e do Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro recordou que “o Executivo tem feito várias apostas ao nível da mobilidade sustentável, nomeadamente com o novo ferryboat elétrico 100% português, que fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, e que se encontra atualmente em testes”.
“Neste âmbito, a CMA tem também cuidado da boa gestão da parceria entre a Transdev / ETAC / AveiroBus e da nova operação de Transportes Intermunicipais – BusWay - Região de Aveiro, nomeadamente na ligação entre o Centro da Cidade de Aveiro e o Forte da Barra (Linha 36), que assegura a ligação a São Jacinto”, acrescentou José Ribau Esteves, garantindo que a Câmara irá prosseguir o seu trabalho ao nível da mobilidade e da sustentabilidade, para que o Município continue a ser uma referência nestas áreas.
Este investimento da Transdev inclui ainda uma infraestrutura de carregamento com características inovadoras em Portugal: contém cinco carregadores duplos, câmaras térmicas para detetar possíveis focos iniciais de incêndio, e barreiras para evitar a propagação das chamas.
A capacidade das baterias destes novos autocarros vai permitir realizar um dia completo de operação e, por conseguinte, permitir que os carregamentos sejam efetuados nas horas de vazio, minimizando custos e a carga sobre a rede elétrica.
*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

SEMANA DOS MOLDES 2023 SAGROU-SE UM SUCESSO

 A Marinha Grande e Oliveira de Azeméis receberam a Semana dos Moldes 2023, de 20 a 24 de novembro, dedicada à “Sustentabilidade”, que se revelou um sucesso, tendo contemplado conferências, mesas redondas, debates, networking e a discussão de temas relacionados com a indústria de moldes e plásticos, através do envolvimento de empresários, agentes económicos e oradores nacionais e internacionais, para apresentação de boas práticas e partilha de reflexões sobre o estado atual e o futuro do setor.
Tratou-se de uma organização conjunta da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE) e da Associação POOL NET, que contou com o apoio dos Municípios de Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Batalha e Leiria.
Na sessão de encerramento, realizada no CENTIMFE, no dia 24 de novembro, o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, reforçou que “a indústria de moldes tem um peso determinante na estrutura económica local, pelo elevado grau de qualificações que exige e pela tecnologia de ponta que desenvolve e à qual recorre, respondendo à extrema exigência dos mercados competitivos internacionais, como as indústrias automóvel, aeronáutica ou a biomedicina, para os quais trabalha”.
Para reforçar esta ideia, Aurélio Ferreira apresentou “dados relativos ao desempenho do concelho, que nos devem orgulhar: a população cresceu, muito com base na imigração, sendo hoje a comunidade estrangeira quase 6% da nossa população; o salário medio mensal está acima da média nacional; o desemprego é residual; temos 99% dos alojamentos abastecidos com água e 93% com saneamento; mais de metade da população tem acesso à internet em banda larga; temos mais de 4.500 empresas, muitas na indústria transformadora, com elevado investimento em I & D; existem cerca de 24 empresas por Km 2; a capacidade exportadora para países do primeiro mundo é elevada e exportamos o dobro do valor que importamos; estamos no processo de revisão do PDM, onde contamos aumentar de 200ha para 800ha as áreas de acolhimento empresarial”.

O presidente da CEFAMOL, João Faustino, destacou que esta indústria “continua a ser vista como uma referência mundial, motivando os empresários para os desafios que enfrentam no momento”. Acrescentou “o cariz fortemente internacional dos moldes e a colaboração ativa com vários setores industriais, num percurso mais propício à competitividade e sustentabilidade”.

Gabinete de Comunicação e Imagem