segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Eu, Psicóloga | 10 sinais que provam que você está desperdiçando sua vida



1. Você gasta muito tempo fazendo coisas que não lhe trazem NADA

Faça um rápido cálculo mental: quantas horas por dia você gasta vendo televisão? E olhando para o Facebook ou Instagram? Quanto tempo você fica vendo seu smartphone, assistindo notícias de fofocas ou falando no WhatsApp com outras pessoas?

Vá adicionando as horas aproximadas durante as quais você faz todas essas coisas, e subtraia as horas que você dorme e o tempo que você tem que estar no trabalho ou estudando.

Se você não tem tempo para realizar seus projetos pessoais, é porque você não quer, porque você está perdendo seu tempo valioso em coisas que realmente não lhe trazem nada. Se divertir não é ruim. Na verdade, é um hábito muito saudável que o ajudará a melhorar sua produtividade, pois isso dará ao seu cérebro uma folga do trabalho diário que você tem todos os dias.

O problema surge quando essas diversões duram muito tempo, elas tiram horas de outras tarefas mais importantes e se tornam uma rotina em sua vida.

2. Você sempre fala palavras negativas para si mesmo

A maneira pela qual você fala consigo mesmo através de seus pensamentos é muito importante; de fato, essa conversa interior pode fazer com que você consiga tudo ou destrua sua vida.

Diga uma coisa: o que palavras como “eu sou inútil“, “eu não posso fazer isso“, ou “sou inferior aos outros”, acrescentam na sua vida?
Isso não serve para nada.

Você já conseguiu fazer algo bom, pensando essas frases negativas? Tenho certeza que não.

Então, por que você ainda está perdendo seus dias com isso? Isso faz você se sentir melhor? NÃO! Isso lhe dá mais energia para atingir seus objetivos? NÃO! Isso te inspira a querer ser uma pessoa melhor? Definitivamente não!

Pare se maltratar e comece a ver de uma vez por todas o bem que há em você; todas as habilidades que você tem, as pessoas que apreciam você pela sua personalidade, o que você conseguiu até agora…

Lembre-se de que o que você diz para si mesmo no final acabará se tornando sua realidade. Por isso, não deixe de conversar com você com gentileza e positividade todos os dias.

3. Quando você desliga o despertador, só pensa em continuar dormindo

Se todas – ou quase todas – as manhãs em que você põe o despertador para se levantar, é para fazer alguma coisa importante. O que você pode não perceber é que quando você ligar o seu relógio para continuar a dormir 5, 10 ou 30 minutos é que você está desperdiçando um tempo precioso, e você também está definindo a atitude errada desde o início do seu dia.

Se desde a manhã você tem dificuldade para acordar, pensando nas típicas “mais cinco minutos” você está enviando seu cérebro sinais que dia vai custar muito fazer o seu trabalho, você está cansado, e você não se sente motivado para fazer qualquer coisa.

Nas piores épocas da minha vida, foi difícil para mim mudar esse mau hábito, e sei que é difícil. Mas você deve fazer o esforço todos os dias para acordar quando você marcou, e fazer com pensamentos positivos, para tirar o máximo de cada segundo do seu dia e não perca as oportunidades que irão surgir.

4. Você reclama de tudo que acontece em sua vida

Você passa o dia todo xingando o quanto sua vida é ruim, reclamando do pouco dinheiro que ganha ou do quanto seu chefe faz você trabalhar? Adivinha o que acontecerá se você sempre seguir essa atitude: NADA.

Bem, na verdade, uma coisa vai acontecer, você ficará de mau humor, perdendo um tempo que você poderia usar para fazer algo para mudar sua situação. E o pior de tudo é que essa negatividade acabará se expandindo para o resto de sua vida.

Quando você apenas reclama da sua vida e não vê o que é positivo e como você é grato, é definitivamente um sinal de que você está desperdiçando sua vida e você precisa mudar isso o mais rápido possível.

5. Você não se importa com o que faz

Você chegou a um ponto em sua vida em que suas obrigações não são mais importantes para você.

Não importa para você ir trabalhar e fazer bem, mal ou regular; se você está estudando, você faz isso sem qualquer pretensão.
Os únicos momentos felizes para você durante todo o mês são os finais de semana, porque nesses dias você pode esquecer tudo.Mas é claro, é mais fácil se entreter com outras coisas em vez de pensar sobre o problema real e resolvê-lo.

O que você não percebe é que, ao fazer isso, a única coisa que você consegue é deixar o tempo passar e se acorrentar as mesmas situações no futuro, porque você está se acostumando a encarar a vida com relutância e apatia.

6. Você não faz planos para o futuro

Essa é a consequência direta do ponto anterior. Como você não está mais empolgado com o que faz, não tem energia nem vontade de fazer planos para o futuro.

E eu não quero dizer um futuro muito distante, como pensar onde você estará em 5 anos, não. Quero dizer, você nem sabe o que vai fazer no próximo mês.
Você não acha que está desperdiçando sua vida completamente?

7. Você gasta muito tempo com pessoas tóxicas

Há um famoso ditado de que você é o resultado das pessoas com as quais você se relaciona, e é totalmente verdade. Se as suas empresas geralmente são pessoas positivas, que muitas vezes enfrentam desafios, que estão sempre tentando fazer coisas novas e você é encorajado a fazer o mesmo, você também será uma pessoa motivada.

Mas se eles são os amigos típicos que passam o dia relaxando, ou dizendo “venha, vamos beber algo e então você vai terminar o que está fazendo”, você se tornará alguém de pouco benefício. Se você continuar a se cercar desses relacionamentos tóxicos, as perguntas que você fez a si mesmo no início deste artigo nunca serão cumpridas.

8. Você é viciado em seu celular

O smartphone, sem dúvida, revolucionou e melhorou nossas vidas.
Eles nos permitem muitas coisas, fazer ligações, mas também verificar a hora, a hora em que nosso ônibus passará, ou até mesmo procurar ofertas de emprego na Internet.

Mas eles também são a maior distração que temos em nossas vidas.
Quando estamos tomando um café com um amigo, estamos mais conscientes de olhar para a tela do nosso telefone do que ouvindo o que ela está nos dizendo.
Enquanto comemos, pegamos o garfo com uma mão e com a outra enviamos mensagens ou olhamos para o Instagram para ver que nova foto subiu aquela famosa que seguimos. E então nos esquecemos completamente de saborear o que colocamos em nossas bocas e aproveitar o momento.
Perdemos minutos e mais minutos por dia em algo que não contribui em nada e perdemos os bons momentos que poderíamos estar gastando com nossos entes queridos.

E o tempo nunca volta, assim como as pessoas quando saem do nosso lado, também não podemos recuperá-las.

9. Não se atreve a sair da sua zona de conforto

Agora você está no lugar mais confortável para você: você tem sua rotina, você faz suas tarefas automaticamente porque há muito tempo aprendeu a executar bem e não tem que se esforçar para conseguir algo novo. Mas é precisamente fora dessa zona de conforto onde ocorre a magia.É aí que você enfrenta seus medos e adquire novas habilidades para combatê-los, é aí onde você cresce como pessoa.Nada vai acontecer com você em sua zona de conforto. Se você é pobre, continuará sendo pobre. Se você não está feliz, você não saberá onde encontrar a alegria, porque você não toma nenhuma atitude para tentar mudar…

10. Você está vivendo uma vida que você não gosta

Depois de ler todos os itens acima, que conclusão você chegou?
Minha conclusão é a seguinte: você leva uma vida da qual não tira o máximo proveito e, por essa razão, não se importa se a desperdiça ou não.

Você deixa passar os dias, reclamando às vezes, e outros apenas olhando para as nuvens sonhando com algo melhor, mas não fazendo nada para realizar seus sonhos.

Então, se você realmente se importa e dói ter percebido isso, você sabe o que deve fazer a seguir: pare, reflita sobre tudo isso e quebre a rotina em que você se meteu.

Pare de viver como um robô, que faz tudo automaticamente e depois sai novamente para repetir a mesma coisa no dia seguinte.
Você é um ser humano que respira, tem ideias e sonhos para realizar! Viva!
Não gosta do seu trabalho? Encontre outro e diga adeus, ou monte o negócio pelo qual você é apaixonado. Você quer voltar a estudar com o que você gosta? Faça isso!

Dê o primeiro passo agora, seja qual for seu maior desejo, mas por favor, não continue desperdiçando sua vida, porque é a coisa mais valiosa que você tem.

Assegurado financiamento de mais de 2,5 milhões de euros | PROGRAMA “ NORTE 2020 “APRESENTOU PROJECTOS PARA CASTELO DE PAIVA

Sector do turismo dominou as candidaturas

Comissão Directiva do Norte 2020 e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva de Paivapromoveram na passada sexta feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia pública de Sessão de Lançamento dos projectos apoiados no âmbito do SI2E para o concelho de Castelo de Paiva, representando um financiamento de mais de  2,5 milhões de Euros a 28 micro e pequenas empresas do concelho, representativas de diferentes sectores como o turismo e as indústrias da metalomecânica e automóvel, um investimento que vai assegurar a criação de 75 postos de trabalho.

O apoio do programa NORTE 2020 surgiu no contexto dos prejuízos causados pelo terrível incêndio que atingiu o município em Outubro de 2017 e dirige-se, não só contratação de recursos, como também à aquisição de máquinas e equipamentos, renovação da componente informática, gestão de marcas e planos de marketing ou a pequenas obras de remodelação.

Programa SI2E, específico para Castelo de Paiva, foi lançado no âmbito do conjunto de medidas para apoiar o concelho, tendo sido submetidas cerca de 120 candidaturas, sendo que, foi dado a conhecer que, no âmbito dos programas SI Inovação + SI2E, o concelho de Castelo de Paiva tem 84 projectos apoiados, num total de 12 milhões de apoio público, potenciando 363 postos de trabalho previstos e com um indicador de mais de 20 milhões/ ano em exportações.

 Metade dos projectos financiados pelo programa criado para ajudar Castelo de Paiva a recuperar do grande incêndio de 2017 estão orientados para o sector do turismo, com um apoio de cerca de cerca de 1,8 milhões de euros, e de acordo com os dados anunciados em Castelo de Paiva, oSistema de Apoio ao Empreendedorismo e Emprego, designado SI2E, vai comparticipar 15 projectos de micro, pequenas e médias empresas na área do turismo, num total de 28 aprovados para aquele concelho do norte do distrito de Aveiro.

Na apresentação dos projectos aprovados, o presidente da edilidade Gonçalo Rocha agradeceu a acção da CCDRN e a sensibilidade do seu presidente, realçando o trabalho de proximidade que foi feito, de esclarecimento e de motivação, de diálogo permanente em busca de soluções, num processo exigente, mas que infelizmente ainda não está acabado, evidenciando satisfação pelo sucesso do programa e da adesão de candidaturas que teve, ao mesmo tempo de que deixou uma palavra de gratidão pelo apoio e atenção do Governo, que neste processo evidenciou grande pragmatismo, destacando o facto de a maioria das candidaturas aprovadas estar orientadas para a área do turismo, traduzindo uma aposta forte que o concelho tem feito nos últimos anos de aproveitamento dos seus recursos endógenos, sendo que, recordou depois que estes novos projectos ajudam a espevitar o empreendedorismo das gentes de Castelo de Paiva e vão criar mais elementos de atracão turística para o concelho, ajudando a dinamizar a economia, em linha com a aposta estratégica do município.

Destacando que, “ de uma desgraça nasceu uma oportunidade, a vontade de atrair ”, o presidente da CCDRN lembrou que foi após o grande incêndio que se decidiu avançar com este sistema de apoio ao empreendedorismo, um programa de apoio específico para Castelo de Paiva, por ter sido o concelho da região norte mais atingido, que também potenciou candidaturas de outros sectores de actividade, nomeadamente negócios na área da industrial.

Freire de Sousa referiu ao conceito de serviço público, onde as pessoas são mais importantes,destacando que a adesão do tecido económico do concelho ao programa SI2E excedeu as expectativas, ao mesmo o tempo que lamentava não haver mais meios financeiros para financiar outros 29 projectos que também foram validados pela CCDR-N, aproveitando a oportunidade para exortar, relativamente aos projectos aprovados, mas que não obtiveram dotação, os seus responsáveis a concorrer a novas oportunidades que se vão abrir em breve.

O dirigente da CCDRN falou ainda na expressão de solidariedade europeia, sublinhando o resultado evolutivo do país após 5 quadros comunitários que trouxeram crescimento e modernidade a Portugal, e prometeu mais financiamento para Castelo de Paiva para os próximos tempos, traduzido em apoio a projectos relevantes que o concelho tem na agenda, realçando a dedicação, o empenhamento e persistência do autarca local no sucesso deste programa.

Na apresentação realizada em Castelo de Paiva, foram conhecidas as 28 empresas contempladas neste programa, nomeadamente a Corrente Semelhante LdªMeireles de Pinho & Meireles Ldª, Sublime Castle – Actividades Hoteleiras Ldª, Auto Irmãos Bateira Nunes, Dialógos ao Rubro – Centro Clinico e Tarapeutico Ldª, Narturpaiva – Gestão Ambiental Ldª, Joaquim Manuel Mendes Resende, Capaventure – equipamentos para lazer e tempos livre Ldª, João Pedro Ferros- Arquitectura e Dsign Ldª, Quinta da Costeira Ldª, Mountain Demand Ldª, Bookwise – Tourismo Service Ldª, Green Everywhere Ldª, Carlos Monteiro& Martins Ldª, A.Gaspar&Isaías Ldª, Correia& Mendes Ldª, Sensiveloásis Ldª, Noites Reais, Ldª, Paiva’smillis Ldª,  Margem Turquesa Ldª, Duarte&Sousa – Manutenção e Reparação de Veiculos, Baladas Tropicais Ldª, Maria Otilia Rocha Alves, Ldª, Giantleap Ldª, Drogaria Anilex, Cooperatipaiva- Cooperativa de Serviços e Agricultura, Lusowood Ldª e Quinta de Vilar e Almarde Ldª.

Análise e planeamento das ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios





Decorreu na manhã do dia 18 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião com a presidente da Câmara, o comandante Operacional Distrital (CODIS), os oficiais de ligação da Guarda Nacional Republicana e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria para fazerem um balanço das ocorrências registadas em 2018, no concelho da Marinha Grande e a planificação de ações a tomar, este ano, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, deu as boas-vindas aos representantes das várias entidades e salientou a importância da reunião para a avaliação das ações desenvolvidas em 2018 e reflexão sobre as medidas a tomar em 2019, com o objetivo de alcançar uma maior eficácia no terreno com a clara diminuição do número de ocorrências de incêndios florestais e rurais.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro, Carlos Guerra, salientou a diminuição do número total de ocorrências verificadas no ano passado, relativamente a 2017, fruto da maior vigilância no terreno e da monitorização de ignições através do CICLOPE - Sistema de Videovigilância para Apoio à Deteção e Combate de Incêndios Florestais. Trata-se de um sistema implementado este ano, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que integra os municípios de Marinha Grande, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O número de incêndios agrícolas aumentou, sobretudo ao fim-de-semana e no mês de outubro, o que reflete a necessidade de se intensificar as ações de sensibilização à população, já realizadas em 2018 pela GNR e Proteção Civil municipal.

Os técnicos do ICNF deram conta das ações realizadas no âmbito da gestão de combustível e da prevenção de incêndios florestais, nomeadamente da definição de faixas de interrupção de combustível, nas Matas Nacionais.

Procurar-se-á assegurar o corte de mato numa área de 70 hectares em redor do perímetro urbano de São Pedro de Moel. A gestão de combustível será também concretizada na totalidade da Mata de Casal da Lebre e nas faixas junto às estradas no Pinhal do Rei, que continuará a ser alvo de ações de reflorestação na área ardida.

As árvores caídas na sequência da tempestade Leslie, junto à Ponte Nova, serão cortadas e as estradas serão desobstruídas pelo ICNF, entre a Ponte Nova e o litoral, previsivelmente até ao início do verão.

Os representantes do comando dos Bombeiros Voluntários do concelho manifestaram a total disponibilidade das corporações para formar e sensibilizar a população e para assegurar o cumprimento da sua missão.

Parque da Cerca recebe 2000 atletas no Corta-Mato regional





Na próxima quinta-feira, 24 de janeiro, pelas 10h30, o Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe cerca de 2000 atletas de 50 escolas do distrito de Leiria que participam no Corta-Mato Escolar Regional - Fase CLDE para apuramento dos representantes do distrito no Campeonato Nacional da modalidade.

A iniciativa é organizada pela Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE) de Leiria / Ministério da Educação, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Agrupamentos de Escolas, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e Administração Regional de Saúde do Centro - Sub-Região de Saúde de Leiria.

O Corta-Mato Escolar Regional - Fase CLDE destina-se aos seguintes escalões:

Infantis A Femininos nascidos em 2008/09/10 | 1000 metros (1 volta traçado azul)
Infantis A Masculinos nascidos 2008/09/10 | 1000 metros
Infantis B Femininos nascidos em 2006/07 | 1500 metros
Infantis B Masculinos nascidos em 2006/07 | 1500 metros
Iniciados Femininos nascidos em 2004/05 | 2000 metros
Iniciados Masculinos nascidos 2004/05 | 2500 metros
Juvenis Femininos nascidos em 2001/2002/2003 | 2500 metros
Juvenis Masculinos nascidos em 2001/2002/2003 | 3500 metros
Juniores Femininos nascidos em 2000 e anteriores | 2500 metros
Juniores Masculinos nascidos em 2000 e anteriores | 3500 metros.

Devido à realização da prova, o trânsito na Av. D. Infante Henrique e na Av. João Beare, situadas nos limites do Parque da Cerca, irá estar cortado, das 09h00 às 15h00, no dia 24 de janeiro.

Workshop “Refeições felizes, famílias saudáveis”




A equipa multidisciplinar do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) vai realizar o workshop "Refeições felizes, famílias saudáveis", no dia 1 de fevereiro (sexta-feira), pelas 17h30, no Auditório da Resinagem. A entrada é livre.
 
A iniciativa vai abordar questões alimentares, como qual a melhor composição de uma refeição ou estratégias para lidar com a recusa alimentar; questões psicológicas/emocionais e de comunicação entre pais e filhos; e diferenças culturais ao nível da alimentação e hábitos das diferentes nacionalidades.

O workshop destina-se a encarregados de educação, pais e familiares das crianças dos jardins de infância e dos alunos do 1.º ciclo dos três agrupamentos de escolas do concelho da Marinha Grande.

Para além desse workshop destinado a famílias e professores, a equipa fará ainda a apresentação do seu plano de ação.

O PICIE é estratégia intermunicipal que tem como objetivo contribuir para potenciar o sucesso escolar dos alunos, com intervenções nos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, através da capacitação de competências cognitivas e não cognitivas, de forma a prevenir comportamentos de risco e o abandono escolar.

SARA ALVES E DIOGO JOSÉ CONVOCADOS PARA A SEGUNDA CONCENTRAÇÃO DE ÁGUAS ABERTAS



No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Águas Abertas 2019, a Federação Portuguesa de Natação, convocou para a II Concentração (Absoluta e Júnior AA18/19), a realizar-se em Vila Real de Santo António, entre os dias 1 a 6 de fevereiro 2019, os nadadores internacionais da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Sara Alves e Diogo José. 

Para além de Sara Alves, e Diogo José, participam nesta concentração os atletas, Diogo Cardoso ADRCCIMM, Diogo Nunes FCP, José Carvalho SLB, Rafael Gil SCP e Tiago Campos CNRM. 

O enquadramento técnico será assegurado pelo Director Técnico Nacional, Daniel Viegas.

Peça infantil “Oink” no Teatro Stephens no próximo sábado





A Casa da Cultura Teatro Stephens recebe a adaptação do conto tradicional “Os Três Porquinhos” na interpretação da peça de teatro “OINK”, pela Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, no dia 26 de janeiro (sábado), pelas 16h00. 

O Leirena Teatro decidiu abordar a fábula d'Os 3 Porquinhos e adaptá-la à problemática das alterações climáticas, rompendo com a história tradicional. Nesta nova trama, o conflito é entre os Protagonistas e o seu estilo de vida, e para poderem sobreviver terão que se adaptar.

Ficha Artística e Técnica |
Dramaturgia: Luís Mourão
Encenação: Frédéric da Cruz P.
Interpretação: Diogo Binnema, Frédéric da Cruz P. e Sofia Neves
Músico: Pedro Cruz
Canto: Elsa Felicidade
Figurinos: Nuno Viegas
Cenografia: Frédéric da Cruz P.
Apoio à cenografia: Hirondino Pedro, Bruno Batista, Larisa Maria e Patrícia Lavos
Produção e Comunicação: Joana Rodrigues
Grafismo: Paulo Fuentez
Fotografia: Sandra Costa (CMLeiria)
Vídeo: PHORMA
Equipa de Apoio: Beatriz Pinheiro, David Romeira, Bruno Batista, Larisa Maria e Patrícia Lavos.
Duração: Aprox. 50m
Classificação Etária | M3
Preço | 3€ 

Bilheteira |
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e nos dias de espetáculo, das 18h00 às 22h00.

Música e teatro sobem ao palco da Casa da Cultura Teatro Stephens


Resultado de imagem para Música e teatro sobem ao palco da Casa da Cultura Teatro Stephens
Em fevereiro, a Casa da Cultura Teatro Stephens, recebe diversos espetáculos de música e teatro, assinalando o Dia dos Namorados, com Tiago Nacarato.

A 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o cantautor portuense, com raízes brasileiras, Tiago Nacarato, atua pelas 21h30, no palco do Teatro Stephens.

Um dos marcos mais importantes da carreira de Tiago Nacarato surge do convite de Pedro Cardoso (Peixe de Ornatos Violeta), para integrar uma orquestra de guitarras e baixos elétricos, projeto esse que pisou palcos como Serralves em Festa, Hard Club ou Casa da Música.

O regresso às raízes brasileiras acontece uns anos depois quando integra a orquestra bamba social como vocalista, um projeto que junta músicos luso-brasileiros residentes no Porto e que presta tributo a vários clássicos da música brasileira, recriando-os e acrescentando novas sonoridades.

O seu primeiro single "A Dança" foi apresentado em Abril de 2018.

O preço dos bilhetes é de 10 euros.

No dia 23 de fevereiro, pelas 16 horas, é a vez do teatro infantil marcar presença na Casa da Cultura Teatro Stephens com a peça “O Mercador de Coisa Nenhuma”, pela Associação Cultural Porta 27.

Baseado no texto de António Torrado e com interpretação de Tiago Lourenço, Iúri dos Santos e Inah Santos, “O Mercador de Coisa Nenhuma” conta a história de Ritinha, uma menina cheia de energia, aventureira e fã da leitura.

Apaixonada por livros, desde muito cedo, graças ao seu avô que sempre a incentivou a ler, um certo dia descobre a sua maior aventura: “Entrar numa História!”.

Destinada ao público a partir dos 3 anos, esta peça tem a duração de aproximadamente 50 minutos, e a entrada custa 3 euros.

O III Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos vão à Música”, conta com a interpretação da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria e realiza-se no dia 24 de fevereiro, domingo, com uma sessão às 11h00 e outra às 15h00.

Com o apoio da Câmara Municipal, este espetáculo é realizado pelo terceiro ano consecutivo, pelo Grupo Iberomoldes, com o objetivo de promover a música clássica e o encontro de gerações, apresentando ao público marinhense o espetáculo “Band Land um país muito distante onde viviam quatro famílias de instrumentos…”, que integra o III Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos Vão à Música”.

Este espetáculo destina-se ao público a partir dos seis anos de idade, tem uma duração aproximada de 60 minutos, e a entrada é gratuita (sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala).

Alunos do 1º ciclo visitam Casa-Museu 18 de janeiro de 1934






A Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934, situada no lugar de Casal Galego, na Marinha Grande, recebeu a visita de estudo dos alunos da Escola do 1º ciclo do ensino básico da Fonte Santa, no dia 17 de janeiro, no âmbito das comemorações do 85º aniversário da efeméride.

Os cerca de 50 alunos e professores foram recebidos por Luís Abreu e Sousa, da Confraria da Sopa do Vidreiro, que partilhou informações e curiosidades relativas à revolta operária que foi preparada por trabalhadores, na sua maioria vidreiros, nas primeiras horas da madrugada do dia 18 de janeiro de 1934.

Durante a visita à Casa-Museu, os alunos puderam observar fotografias que testemunham a época e cópia de documentos antigos, além de escutarem a restrospetiva histórica.

Foi dado a conhecer aos alunos que este movimento operário resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho.

Foi no contexto de forte repressão social que no dia 18 de janeiro de 1934 eclodiu este movimento operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a Liberdade e o Estado de Direito em Portugal.

QUEM É QUEM: ARQTºS ANDREIA CAETANO E RICARDO LATOEIRO. CONHEÇA O ATELIER AQUI!

noa

ANDREIA CAETANO E RICARDO LATOEIRO

ARQUITECTOS

NOTA INTRODUTÓRIA
No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é Andreia Caetano e Ricardo Latoeiro, arquitectos.

Andreia Caetano
Natural de Faro, formada em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2003.
2004_colaboração no Atelier Barani (Nice, França), onde pertenceu à equipa de projectos como Villa dans le Sud de la France (semi finalista do prémio Mies van der Rohe) e Tramway Falicom (prémio nacional L’Equerre D’argent);
2006_colaboração no escritório SM arquitectos (Tavira) desenvolvendo diversos projectos de habitação unifamiliar e colectiva; 2008_fundação e sócia gerente da NOA arquitectos.

Ricardo Latoeiro
Natural de Lisboa, formado em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2003. Frequentou no ultimo ano lectivo o Istitutto Universitário di Architettura di Venezia, com supervisão do Arq. Stefano Boeri. Formação complementar na IUAV em interiores com supervisão do Arq. Arrigo Rudi.
2004_colaboração no Atelier Barani (Nice, França), onde pertenceu à equipa de projectos como Villa dans le Sud de la France (semi finalista do prémio Mies van der Rohe) e Tramway Falicom (prémio nacional L’Equerre D’argent);
2006_colaboração na DSIE do Ministério das Finanças desenvolvendo diversos projectos, vistorias, lançamento e análise de concursos públicos de projecto e empreitadas;
2008_fundação e sócio gerente da NOA arquitectos

NOA arquitectos
2008_Projectos de licenciamento e execução de diversos concursos públicos do sector dos Serviços Públicos;
2010_Projecto de requalificação e remodelação de edifício do séc. XIX destinado à instalação da USF na Penha de França, Lisboa;
2011_Desenvolvimento de diversos projectos de colaboração em Angola e no Brasil, de onde se destaca o Resort 5* Puro Sangano, Angola;
2013_Elaboração de estudos de mercado e viabilidades económicas com aplicação à construção de edifícios e equipamentos;
2015_início de diversos projectos do sector da habitação colectiva e hotelaria, com destaque para o Edifício Império (Tavira), Edifício W (Cabanas), Hotel 4* Eden Garden (Olhão) e Turismo rural de craft beer&spa (Olhão);
2016_Introdução da vertente de marketing imobiliário; – projecto para a remodelação global, coordenação e decoração de Maria Nova Lounge Hotel 4* em Tavira;
2017_Classificação no Top50 de empresas de arquitectura pela revista Anteprojectos; – concurso privado para hotel de 190 quartos denominado Cabanas Park Eco-Resort, Tavira;
2017/2018_Desenvolvimento de diversos projectos de urbanização com consequente desenvolvimento de projectos de arquitectura e marketing numa escala conjunta superior a 300 fogos.

Fonte:anteprojectos

GABINETE:

Hora de Fecho: Em direto/ May pede ajuda ao parlamento para novo acordo

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Depois de um chumbo histórico, May apresenta plano B para o Brexit. Vai chamar partidos a definirem juntamente com o governo a postura perante Bruxelas. Corbyn diz-lhe: "Não mudou absolutamente nada".
Paulo Colaço, apoiante de Rui Rio desde o primeiro minuto, pediu a demissão do Conselho de Jurisdição Nacional para poder interpor uma ação disciplinar a exigir a demissão de Mota Pinto.
O Presidente da República partiu esta segunda-feira do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto de Lisboa num camião de transporte de mercadorias para conhecer os problemas de quem os conduz.
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
O alerta foi dado às 14h14 desta segunda-feira e ainda se desconhece o número de feridos. O acidente ocorreu junto à estação de metro do Bolhão e envolveu uma moto e um automóvel.
O episódio marcou o fim de semana. Um ativista indígena e um estudante do Kentucky estiveram longos segundos frente a frente, a centímetros um do outro. O que aconteceu realmente?
Os trabalhos de resgate de Julen prosseguem e podem terminar na terça-feira. A operação, delicada e que comporta vários riscos, começou há mais de uma semana. Cada dia foi uma luta vencida.
Conan Osiris vai cantar "Telemóveis" no concurso. Surma e NBC vão cantar "Pugna" e "Igual a Ti", Frankie Chaves convidou os Madrepaz e os D. A. M. A. escolheram João Campos para cantar "É O Que É".
Tudo o que a primeira-dama veste é considerado "culturalmente significante" e as escolhas de Melania não são exceção. Ao fim de dois anos na Casa Branca, recordamos os looks que mais deram que falar.
A tenista pode chegar à conquista do primeiro Grand Slam desde que foi mãe. Depois de bater a romena, dez anos mais nova, escreveu no Twitter: "Vais ganhar este... vai ser um janeiro magnífico". 
Opinião

Helena Matos
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
João Marques de Almeida
Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS
Paulo Trigo Pereira
A nova Lei de Bases da Saúde deve ter algum grau de generalidade para perdurar mesmo com diversas maiorias políticas, mas não pode ser tão genérica que seja inútil.
António Bento
No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.
Donizete Rodrigues
O Dia Mundial da Religião é um momento ecuménico para promover a convivência, o interconhecimento e o diálogo inter-religioso, buscando um futuro livre de preconceito, discriminação e intolerância.
MAGG

Marta Cerqueira
Não param de abrir padarias a apostar no fabrico artesanal de pão. É o regresso às origens e a vontade de comer bem a falar mais alto.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa