quinta-feira, 12 de maio de 2016

UE APROVA CONTROLOS INTERNOS EM 5 PAÍSES DO ESPAÇO SCHENGEN


 
LucasTheExperience / Flickr
-
O Conselho da União Europeia aprovou a proposta da Comissão Europeia de prolongar os controlos de fronteiras internas do espaço Schengen na Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suécia e Noruega, no âmbito da crise migratória.
O executivo comunitário informou esta quinta-feira que o Conselho adotou a proposta de fixar os controlos temporáriosaté um máximo de seis meses nos cinco países, que tinham imposto medidas para gerir ameaças à política pública e segurança interna devido a movimentos secundários de migrantes irregulares.
Na semana passada, a Comissão tinha proposto a extensão das medidas, cumprindo o disposto no código de Schengen, porque, apesar dos “progressos significativos feitos pela Grécia”, algumas “deficiências sérias identificadas” podem não ser resolvidas num prazo de três meses.
O controlo respeita às fronteiras da Áustria com a Hungria e aEslovénia, da Alemanha com a Áustria, da Dinamarca com a Alemanha (terrestre e marítima), dos portos da Suécia e das conexões marítimas da Noruega com a Dinamarca, Alemanha e Suécia.
A Comissão reafirmou o objetivo de levantar todos os controlos das fronteiras internas do Espaço Schengen até final do ano.
O Espaço Schengen de livre circulação de pessoas abrange 26 países, 22 dos quais são Estados-membros da UE.

ZAP / Lusa

Arguidos de Vistos Gold vão todos a julgamento, Miguel Macedo incluído

Os 17 acusados no processo Vistos Gold, entre os quais constam figuras importantes do Estado, como o ex-ministro Miguel Macedo, vão a julgamento no âmbito do processo, segundo a decisão instrutória hoje conhecida.
Neste processo foram acusadas 17 pessoas, incluindo o antigo presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, o ex-diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes, e alguns empresários chineses.
O caso está relacionado com a aquisição de Vistos Gold e investiga indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.
No debate instrutório, a 15 de Março, o Ministério Público (MP) defendeu a ida a julgamento de todos os 17 arguidos do processo, num caso em que se considerou terem sido comercializados "os alicerces do aparelho de Estado".
A decisão instrutória já tinha sido adiada por diversas vezes por causa da tradução dos textos para mandarim.
Fonte: Lusa

Comentário: e agora, pergunta-se?

Trânsito cortado no IC2 em Rio Maior por falta de segurança

A Infraestruturas de Portugal (IP) procedeu hoje ao corte do trânsito no nó de Rio Maior do Itinerário Complementar (IC) 2, por não estarem garantidas as condições de segurança automóvel, anunciou a empresa.

"Por falta de estabilidade do talude localizado junto ao ramo de ligação do IC2 à antiga EN1 no nó de Rio Maior, foi decidido proibir a circulação automóvel neste local, de modo a garantir as condições de segurança", refere a IP, em comunicado.

Segundo empresa, a situação, que estava a ser monitorizada, "agravou-se nos últimos tempos devido às condições climatéricas adversas", com as fortes chuvadas.

"Esta decisão [corte de tráfego] decorre do processo de monitorização que a IP tem realizado ao longo dos últimos meses. Trata-se de um talude criado por uma exploração de areia, na proximidade do ramo, no qual se tem tem vindo a verificar desprendimentos de solos ao longo do tempo fazendo aproximar a crista do talude da faixa de rodagem", descreve a IP.

O corte de tráfego no nó de Rio Maior foi efetuado ao quilómetro 68,8 do IC2.

A IP refere que o percurso alternativo de acesso à cidade de Rio Maior, a partir do IC2, será efetuado pelo nó de Asseiceira, no sentido Alcoentre/Rio Maior, e pelo nó do Alto da Serra, para percursos no sentido Leiria/Rio Maior.


Fonte: Lusa

Corpo de Intervenção da PSP de Lisboa todo mobilizado para festa do título de futebol

Os cerca de 350 elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Lisboa estarão mobilizados, no domingo, para a festa do título do campeão de futebol, que se disputa entre o Benfica e o Sporting, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
A mesma fonte adiantou que estão mobilizados para os festejos do título de campeão nacional de futebol todos os elementos do CI de Lisboa.
Segundo a fonte, os polícias do CI vão estar espalhados por diversas zonas de Lisboa, ficando uma unidade de reserva nas instalações da Calçada da Ajuda.
A mesma fonte disse ainda que todo o efetivo do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP, mesmo os elementos que estão de folga, podem ser envolvidos na operação de segurança.
O COMETLIS enviou uma mensagem a todos os polícias da sua zona de ação para estarem de prevenção no domingo, alertando os que estão de folga para a eventualidade de serem chamados para a segurança dos festejos.
Na quarta-feira, o porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, avançou à Lusa que todas as divisões de Lisboa estarão envolvidas no festejos, bem como de Oeiras, Sintra, Cascais, Loures, Vila Franca de Xira e também de Setúbal e Santarém.
Hugo Palma adiantou que na operação vão estar 700 a 800 elementos, estando previsto um reforço de valências, como a Unidade Especial de Polícia e a investigação criminal, uma vez que no ano passado ocorreram vários situações de furto e roubo com agressões.
Para domingo, a PSP tem montado dois cenários, um para o caso do Benfica ser campeão e outro para o Sporting, o que obrigou a um planeamento diferente do ano passado.
Segundo o porta-voz da PSP, o Benfica vai realizar os festejos na praça Marquês do Pombal e o Sporting no seu estádio.
Nos últimos dias têm-se realizado várias reuniões entre a PSP, câmara de Lisboa e os dois clubes para prepararem o plano de segurança para domingo, estando ainda a ser definidos os últimos pormenores, como trajeto dos autocarros.
De acordo com Hugo Palma, uma das preocupações colocada desde o início foram as obras de requalificação do eixo central da cidade, abrangendo as avenidas Fontes Pereira de Melo e da República, junto ao Marquês de Pombal.
“Já tivemos a indicação dos serviços camarários de que vão recolher todo o material que possa ser usado como projétil, como por exemplo pedras e ferros. Tudo isso já foi acautelado”, garantiu.
A PSP vai realizar uma conferência de imprensa, na sexta-feira às 13:00, para apresentar o plano de segurança para domingo.
No domingo, a partir das 17:00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões 2015/16 da I Liga de futebol.
O Benfica recebe o Nacional da Madeira e o Sporting desloca-se ao Estádio do Braga.

Fonte: Lusa

Serviço Regional da CP na Linha do Douro: Parque de material diesel reforçado em Agosto

A operação de serviço regional da CP no  troço não eletrificado da linha do Douro, é realizada com material de tração diesel, alugado à sua congénere espanhola RENFE. Em agosto de 2016, está prevista a entrega das três últimas automotoras que integram o lote de 20 unidades alugadas à RENFE.
Os aumentos de procura que se têm verificado ao longo dos últimos anos, acrescidos da dificuldade da empresa RENFE em proceder à entrega da totalidade das automotoras que estava previsto estarem em funcionamento nesta linha desde o final de 2015, têm gerado dificuldades ao nível da regularidade do serviço e estão a provocar a ocorrência de supressões de algumas circulações, que a CP está a colmatar com recurso a meios rodoviários de substituição, para suprir as necessidades de mobilidade das populações.
Para fazer face a esta situação, a CP vai reforçar, a partir de dia 15 de Junho o parque de material na Linha do Douro, nomeadamente com uma composição constituída por locomotiva e carruagens e uma automotora adicional para dar resposta aos picos de procura turística deste período e ao transporte de grupos de dimensão alargada.
A CP – Comboios de Portugal recorre diariamente a toda a sua capacidade humana e recursos materiais para ultrapassar as dificuldades e garantir o transporte das populações, ainda que com recurso a soluções que, por vezes, não correspondem às expetativas, nem dos clientes, nem da empresa.
Esta situação vem reafirmar a urgente necessidade da realização dos investimentos, sucessivamente adiados, na eletrificação e modernização destas vias ferroviárias, cuja concretização no mais breve espaço de tempo é verdadeiramente crucial para a prestação do serviço público de transporte ferroviário, nas condições de fiabilidade e qualidade que as populações esperam e merecem.

Governo cria duas linhas de crédito de 20M€ para produtores de leite e de suínos

O Governo aprovou a criação de duas linhas de crédito dirigidas aos produtores de leite de vaca cru e aos produtores de suínos, no valor de 20 milhões de euros.
O Governo aprovou esta quinta-feira a criação de duas linhas de crédito dirigidas aos produtores de leite de vaca cru e aos produtores de suínos, no valor de 20 milhões de euros.
A primeira linha de crédito, designada Linha Tesouraria, tem como objetivo apoiar encargos de tesouraria dos produtores, e a segunda, denominada Linha Reestruturação, visa apoiar a reestruturação de dívidas com instituições de crédito ou com fornecedores, relacionadas com a atividade desenvolvida pelos produtores.
Na mesma nota, o Governo destaca que “a criação de instrumentos financeiros capazes de dar resposta às necessidades destes dois setores revela-se fundamental tendo em conta a situação de dificuldade de acesso ao crédito em que os produtores se encontram”.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, explicou que as duas garantias bancárias — cada uma até 10 milhões de euros — têm associado um sistema de garantia que facilitará a concessão de crédito pelas entidades bancárias.
Fonte: Lusa

Bilhete Turístico da CP – Urbanos de Lisboa e Porto e Regional do Algarve

Bilhete Turístico da CP – Comboios de Portugal foi lançado há dois anos nos serviços Urbanos de Lisboa e alargado, em 2015, aos serviços Urbanos do Porto e Regional do Algarve, visando responder às necessidades de mobilidade dos turistas nacionais e estrangeiros. Com mais de 75.000 bilhetes vendidos, desde a data do seu lançamento até ao final do mês de abril, este produto continua a registar bons índices de crescimento.
Na zona da Grande Lisboa, está disponível nas versões de um ou três dias consecutivos e permite viajar sem restrição do número viagens nas Linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado, enquanto na zona do Porto, é válido nas Linhas de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro.
Já na Linha do Algarve, pode ser utilizado nos comboios Regionais e está disponível nas modalidades de dois outrês dias consecutivos, permitindo também efetuar um número ilimitado de viagens.
O preço varia de acordo com a modalidade escolhida, entre 6 euros e 13,5 euros, na região de Lisboa e entre 7 euros e 15 euros, na região do Porto. No litoral algarvio, situa-se entre20,9 euros e 31,9 euros.
O Bilhete Turístico, disponível nas três regiões mais procuradas como destinos de lazer, apresenta-se como uma solução de mobilidade fácil e económica, para pequenos períodos de tempo.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou no Contact Center 707 210 220.

ESTADO ISLÂMICO QUEIMOU VIVA UMA FAMÍLIA INTEIRA (INCLUINDO 3 CRIANÇAS)


 
(dr) SITE Intel Group
-
Combatentes do Estado Islâmico queimaram vivos todos os membros de uma família, incluindo três crianças, como represália por terem tentado fugir do território controlado pelos jihadistas no Iraque.
As cinco vítimas dos terroristas pretendiam abandonar a zona de combates junto a Mosul, mas terão sido interceptadas por uma milícia de combatentes do Estado Islâmico.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, os jihadistas deitaram combustível sobre a família e atearam-lhe fogo, tendo filmado a execução.
O brutal assassinato ocorreu em Riad, a 40km a sudoeste de Kirkuk, próximo da zona de combate entre as forças do Estado Islâmico e do Exército do Iraque.
As operações do Exército iraquiano na região visam retirar o controlo de Mosul à organização terrorista, que domina o território há 2 anos.
A chocante execução de mais uma família parece confirma a ideia de algunas analistas que dizem haver cada vez mais civis a tentar fugir da região e desertores a abandonar a causa do Daesh.
No passado dia 25 de abril, o Estado Islâmico congelou 25 dos seus combatentes, como aviso para os potenciais desertores.
No passado dia 16, a organização decapitou um dos seus líderes máximos, numa praça pública, perante dezenas de pessoas.
No início do mesmo mês, o Estado Islâmico executou 15 dos seus agentes de segurança, na sequência da morte de um dos mais importantes líderes da organização, durante um bombardeamento na Síria.
ZAP

PAULO PORTAS A CAMINHO DA TVI


 
Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas
Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas
Paulo Portas deixa o Parlamento no fim do mês e estará perto de fechar um acordo com a TVI para um programa de comentário político de que será protagonista.
De acordo com o jornal i, que avança a notícia do contrato iminente com a TVI, o formato não será o modelo clássico “professor Marcelo”, em que comentaria a atualidade interpelado por um jornalista da estação.
Em março, o Diário de Notícias tinha avançado que Paulo Portas estava a negociar um programa de comentário político de autor com a SIC e a TVI, com a duração de 15 a 20 minutos, que pretendia terconvidados de “topo internacional”, ao estilo norte-americano – inspirado no Global Public Square, programa de política internacional e relações externas emitido na CNN.
A saída de Paulo Portas do Parlamento tinha sido anunciada pelo ex-presidente do CDS-PP em simultâneo com o anúncio de que abandonaria a liderança do partido, acto consumado no Congresso de março que elegeu Assunção Cristas líder do partido.
Na altura, Portas afirmou que se iria dedicar a trabalhar em empresas, tendo sido entretanto eleito vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria.
Os outros cargos no âmbito empresarial que deverá ocupar só devem ser anunciados depois da sua saída da Assembleia da República – que deverá concretizar-se até ao fim de maio.
Ontem, o ex-presidente do CDS-PP tinha dito que a sua saída da Assembleia da República “está por dias“, sem querer concretizar a data certa. “Tenho isso tudo combinado com a senhora presidente”, disse ontem à agência Lusa.
Com a saída de Paulo Portas, entra para o grupo parlamentar centrista Filipe Anacoreta, que já tinha assumido o mandato no início da legislatura quando Paulo Portas esteve no Governo de Pedro Passos Coelho que foi derrubado pela maioria de esquerda na Assembleia da República.
Paulo Portas liderava os centristas desde o Congresso de Braga, em 1998, apenas com um interregno de dois anos, durante a presidência de José Ribeiro e Castro (2005-2007).
Eleito deputado pela primeira vez em 1995, quando abandonou a direção do semanário “O Independente”, Portas era, até agora, o líder de um partido há mais tempo no cargo.
No entanto, a saída da liderança do CDS pode não significar uma despedida para sempre da política. O jornal i relembra que foi o próprio Portas a alimentar uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, já sugerida por Pires de Lima e Santana Lopes.
No congresso do CDS em Gondomar, Portas brincou: “Não se preocupem com a pergunta ‘o que é que ele vai fazer daqui a dez anos’. No mundo em que nós vivemos qualquer especulação superior a seis meses é no mínimo atrevimento”.
ZAP

SÓCRATES FICOU PERPLEXO COM FERNANDA CÂNCIO


 
José Coelho / Lusa
-
O ex-primeiro-ministro José Sócrates manifestou a pessoas próximas o seu desagrado com a decisão da jornalista Fernanda Câncio, com quem manteve uma relação, de vir a público “contar o que sabe” sobre o ex-governante.
Segundo o jornal i, José Sócrates “não gostou do que leu“, e terá comentado com pessoas do seu círculo mais próximo que “não entende” as razões” que levaram Fernanda Câncio a vir “defender-se em público”.
Sócrates “não estava nada agradado nem à espera daquilo”, apurou o jornal.
A jornalista, que namorou com o ex-primeiro.ministro durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês, quebrou o silêncio numa entrevista à revista Visão econtou o que sabe sobre José Sócrates, no que define como um “esclarecimento público” que faz com “repugnância e tristeza”.
Num artigo de 9 páginas, a jornalista do Diário de Notícias Câncio confirma a vida de luxo do ex-governante, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por Sócrates lhe ter dito que, depois de sair do governo,recebia uma avença mensal de 25 mil euros.
Fernanda Câncio fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que gastava e de quem pagava lhe as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.
“Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates, teria feito perguntas, por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz a jornalista.
Esta terá sido, segundo o i, uma das declarações que mais incomodou José Sócrates.
O jornal contactou a defesa do ex-primeiro-ministro, que preferiu não comentar a questão, por não ter “qualquer relevância para a defesa do senhor engenheiro”.
ZAP