sexta-feira, 24 de março de 2023

CIM Viseu Dão Lafões reforça a Rede Ciclável Intermunicipal


Iniciativa estruturante lança as bases para o estudo e implementação de uma rede intermunicipal de Ecopistas, Ecovias e Vias Cicláveis. Plano de Ecovias ambiciona reforçar a coesão territorial, ao mesmo tempo que promove uma região mais inclusiva, sustentável e amiga da mobilidade suave.

Hoje, dia 24 de março, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu a reunião de arranque do projeto do Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões. Realizada à margem da reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, esta sessão de trabalho, que decorreu no Edifício Sede da CIM Viseu Dão Lafões, contou com a presença dos municípios envolvidos no projeto.

O Plano de Ecovias da Região, que se pretende construir, vem promover o desenvolvimento de uma rede ciclável que irá concretizar a ligação entre as infraestruturas já existentes, nomeadamente a Ecopista do Dão, a Ecopista do Vouga (em fase final de construção) e a Ecovia do Mondego (também em fase final de construção) e os demais municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva, todos envolvidos neste projeto.

Assim, durante os próximos meses serão desenvolvidos os trabalhos tendentes à elaboração do estudo prévio para a elaboração do Plano de Ecovias da CIM Viseu Dão Lafões.

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, "esta iniciativa, a que hoje demos o tiro de partida, assume múltiplas vertentes relacionadas com o desenvolvimento do território. Por um lado, temos a vertente ligada à atividade física e do lazer, na medida em que esta rede vem democratizar e promover uma maior fruição do espaço público intermunicipal por todos. Na questão ambiental, esta iniciativa vem reforçar a aposta intermunicipal em novas formas de mobilidade suave, apostando numa maior sustentabilidade territorial, permitindo a diminuição do uso do automóvel, em alguns trajetos dentro dos municípios e entre eles, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de CO2".

"Esta é uma iniciativa que mostra a importância que entidades como as CIM, com a sua capacidade de pensar os seus territórios como um todo e enquanto espaços de decisão, têm para o desenvolvimento regional", acrescentou.

De acordo com Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, "é com muita satisfação que a CIM dá este primeiro passo para alargarmos de forma integrada a rede intermunicipal de vias cicláveis. Esta será uma obra estruturante para toda a região, na medida em que irá conferir novas oportunidades de vivência do território".

"Há dois aspetos muito importantes, que importa referir, que são a componente ligada à coesão social e territorial, bem como o desenvolvimento económico associado à atividade turística que este tipo de infraestrutura promove", concluiu Nuno Martinho.

Atualmente, a nível intermunicipal, a região conta com a Ecopista do Dão (49km) e com a Ecopista do Vouga (66km). Em termos de ligação a territórios vizinhos, a Ecovia do Mondego (41km) faz a ligação à Região de Coimbra. A estas três infraestruturas, que entre elas atravessam os municípios de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, com o Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões, associar-se-ão os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva numa rede intermunicipal exclusivamente dedicada à mobilidade suave.

Castelo de Paiva | Apresentação artística com os Ondamarela. PROJECTO “ALDEAR” EM CASTELO DE PAIVA VAI PASSAR PELA ALDEIA DO GILDE

 A programação do Projecto Aldear, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai contemplar o concelho de Castelo de Paiva, e tem uma apresentação agendada para dia 18 de Junho, na Capela do Gilde, na freguesia de Real, com a apresentação da Ondamarela.  

Aldear é um projecto cultural que activa as comunidades de 11 aldeias dos municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa, traduzindo-se num encontro entre as identidades locais e os métodos de estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país.
Apresenta-se como um projecto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente. É um encontro de processos que dará origem a 11 partilhas públicas a partir de percursos artísticos, espectáculos comunitários, instalações e conversas.
Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir são sinónimos de Aldear, a designação proposta para o projecto, que pretende capacitar, valorizar competências e a identidade local, dar poder às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas. 
Este projecto cultural pretende também, capacitar, valorizar as competências e a identidade local, dar força às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas. Mais do que desenvolver processos artísticos com a população ou activar um dia de encontro comunitário, o Aldear pretende agitar e dinamizar os públicos-alvo e, de uma forma geral, toda a comunidade dos locais envolvidos, potenciando a materialização de um projecto com contexto comum aos 11 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que de Abril a Junho, possibilite a valorização da identidade intermunicipal e a coesão territorial.
Em cada um dos municípios da região é aplicada uma metodologia integrada, que culmina com um dia de apresentação final e pública dos processos desenvolvidos com a comunidade, contextualizado num encontro social e comunitário, apto a dar posse ao lugar, às pessoas e a comunidade. As etapas metodológicas propostas foram desenvolvidas de forma sequencial, perspectivando a valorização pessoal, comunitária e a potenciação de legado.
Ondamarela é uma organização cultural que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projectos artísticos, sociais e educativos. Estuda os territórios e as comunidades, concebe projectos que contribuam para a sua valorização, cria abordagens ao lugar e implementa ações inovadoras e criativas para e com as pessoas. Este trabalho pode ter como resultado performances de comunidade (espectáculos de música, de teatro, dança ou videoarte), criadas ao longo de várias sessões exploratórias, onde o material artístico é desenvolvido em colaboração com as diferentes comunidades envolvidas.

Carlos Oliveira

 

Colóquio em Cantanhede colocou sociedade civil e magistrados a refletir sobre “Ética, Cidadania, Governança e Corrupção”

 

Uma vasta e participativa audiência esteve presente esta quinta-feira, 23 de março, no colóquio sobre “Ética, Cidadania, Governança e Corrupção”, que juntou no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, figuras de relevo da magistratura portuguesa, como a ex-Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, e o Juiz do Tribunal de Contas, José Mouraz Lopes.

Tratou-se de uma organização conjunta da Comissão Diocesana de Justiça e Paz de Coimbra e do Município de Cantanhede, que contou também com intervenções de José Santos Cabral, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, e Manuel Castelo Branco, ex-presidente e atualmente professor do ISCAC, este último na qualidade de moderador.

Na abertura da sessão, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, deixou breves considerações sobre o tema em discussão, destacando as “demasiadas ocorrências que ameaçam a confiança dos cidadãos nas instituições e, tão ou mais grave do que isso, a confiança nos mecanismos de deteção e punição de quem atenta contra o interesse público em seu proveito”.

Exercer a cidadania de forma ética pressupõe o respeito por princípios e valores que não são meras convenções sociais, no sentido em que começam por ser um desafio aos indivíduos perante a sua consciência, ainda que o mais comum seja pensarmos no seu carácter instrumentalmente decisivo para o funcionamento das sociedades democráticas e para a garantia dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos”, complementou.

A autarca não tem dúvidas de que “cidadãos informados e civicamente empenhados na monitorização da ação dos decisores públicos é crucial para a transparência e a accountability dos poderes, o aperfeiçoamento do Estado e o fortalecimento da democracia participativa”, contribuindo, assim, “a diluição das más práticas na aplicação dos recursos públicos”.

Em jeito de conclusão, Helena Teodósio detalhou o caminho que o Município de Cantanhede tem vindo a percorrer no domínio da prevenção de práticas corruptivas, não só através da implementaçãoelenimplemnne do Plano de Prevenção dos Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas, mas também por via da adoção de programas de cumprimento normativo, com especial enfoque na análise de riscos e nos planos de prevenção ou gestão de riscos, nos canais de denúncia e outras ferramentas destinadas a assegurar o cumprimento normativo de acordo com o código de ética, apostando ainda na formação dos dirigentes e dos funcionários nesta área.

Na mesa redonda que se seguiu, a ex-Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal assentou a sua intervenção na importância da confiança enquanto “valor essencial de um Estado de Direito”.

É essencial que exista confiança nas instituições, no próprio sistema democrático, na mediação da representatividade democrática – como os partidos políticos ou a comunicação social”, sustentou, alertando, todavia, que “essa mesma confiança é posta em causa pelos fenómenos de corrupção”, num sentido lato.

Já o Juiz do Tribunal de Contas, José António Mouraz Lopes, definiu a corrupção como “uma patologia grave do nosso sistema democrático”, para logo de seguida constatar que “não há sociedades sem corrupção”. “Termos políticas de prevenção nesta matéria é fundamental e necessário”, enfatizou.

Fazendo uma retrospetiva dos últimos 30 anos, o magistrado diz que “do ponto de vista da repressão, temos um quadrado legislativo adequado e um sistema de controlo magnifico, mas se descermos à realidade, constatamos enormes fragilidades na sua aplicabilidade”.

Já depois da audiência ter colocado algumas questões aos oradores, o colóquio terminou com José Santos Cabral, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, e Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, a apresentarem as conclusões das intervenções, ressaltando duas ideias-chave: por um lado, a necessidade de confiarmos no Estado do Direito, e por outro, a importância da educação para as questões ligadas à ética, cidadania e corrupção, “com vista à construção de um país mais arejado, onde todos nos sintamos bem”.


Paulo Cardantas

Marinha Grande | CONFERÊNCIA DEBATE “FLORESTA AO CENTRO”

 O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou esta sexta-feira, 24 de março, na conferência “Floresta ao Centro - Potencialidades Gestão e Constrangimentos”, que decorreu na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande.

Esta iniciativa organizada pelo Município de Pedrógão Grande, participada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), pretendeu partilhar reflexões sobre a reflorestação, as políticas públicas de ordenamento florestal, a sustentabilidade ambiental, a gestão de combustível, os constrangimentos e as potencialidades da floresta.

A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, António Lopes, e do vice-presidente da CIMRL, Pedro Pimpão, que salientaram a importância da floresta nos vários territórios e da implementação de políticas para a preservação das florestas.
O Presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destacou a “relevância de debater as questões relacionadas com o ordenamento florestal, sobretudo num concelho como o nosso, onde dois terços do território são área florestal”. Defendeu “a proteção da floresta, o seu ordenamento e gestão, num trabalho conjunto entre instituições estatais, autárquicas e privadas, garantindo sempre o desenvolvimento dos territórios e da economia”. Aurélio Ferreira reivindicou a concretização do Museu Nacional da Floresta e salientou a necessidade de se continuar a trabalhar no controle das invasoras.
O Presidente da Câmara da Marinha Grande encara com agrado a suspensão da Carta de Perigosidade, até 2024 e recorda as várias diligências que tem feito “para apelar ao Governo para uma análise mais responsável e consciente à Carta de Perigosidade, que mapeia as zonas florestais de maior risco, impondo rigorosas restrições ao crescimento de zonas industriais, colocando, assim, em causa o desenvolvimento económico”.

O primeiro painel da conferência foi dedicado a "Potenclidades e Gestão", com moderação de João Marques, deputado à Assembleia da República. Foram abordados o potencial da fileira da cortiça e da pinha na Região Centro, por Conceição Silva, da União da Floresta Mediterrânica; o pinhal bravo - resinagem, por Pedro Teixeira, do Centro Pinus; a potencialidade do "Pinus Radiata", por Nuno Calado; a produtividade do eucaliptal, por António Sousa Macedo, da Biond; e a certificação florestal, por Susana Brígido e Firmino Serra.

O segundo painel debruçou-se sobre a gestão de constrangimentos, moderado por Sílvia Reis, jornalista da Agência Lusa. Foram discutidos assuntos como a importância das áreas de floresta autóctone, por António Brito, da Câmara de Coimbra; a problemática das invasoras na gestão florestal, por Hélia Marchante, da Escola Superior Agrária de Coimbra; a recuperação de áreas degradadas, por António Nora; e a caça e a gestão florestal, por João Carvalho, da Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade.

A sessão de encerramento contou com a intervenção do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, António Lopes; e do diretor de Departamento de Gestão de Áreas Públicas Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rui Rosmaninho.


Segunda edição do Proença-a-Nova Cup movimentará 200 atletas de 6 a 8 de abril

 

A segunda edição do Proença-a-Nova Cup, torneio de futebol sub-11, realiza-se no campo Nossa Senhora das Neves entre os dias 6 e 8 de abril, envolvendo 12 equipas e 200 atletas. Numa organização da AL Sport Events, com o apoio do Município, esta competição contará com equipas de Faro a Viana do Castelo, pertencentes a sete associações de futebol diferentes. “Houve essa preocupação”, refere Armando Lopes, que dá a cara por este projeto, partilhando a ambição de tornar este um torneio de referência no escalão de benjamins a nível nacional e internacional. Ficaram igualmente de fora algumas equipas interessadas por as 12 vagas estarem completas, ficando como projeto futuro aumentar a duração do torneio mais um dia para, dessa forma, acomodar mais quatro equipas.
Ao contrário da primeira edição, que contou com uma equipa brasileira, este ano os participantes são todos portugueses, incluindo duas equipas do distrito de Castelo Branco, para além da equipa da casa. Uma das novidades da edição deste ano é que o vencedor do Proença-a-Nova Cup garantirá a presença, em 2024, no maior torneio de formação do mundo: a Gothia Cup; uma segunda participação será sorteada entre as restantes equipas, constituindo-se como mais um aliciante do torneio. A oferta não inclui a deslocação, que está a cargo das equipas.
Para além dos 200 atletas, este torneio movimenta também os familiares dos jogadores que aproveitam a pausa escolar da Páscoa para ficar alguns dias na região. Armando Lopes refere ter indicação da parte de alguns estabelecimentos hoteleiros de estarem esgotados para os dias do torneio, havendo igualmente muitos restaurantes já com marcações de grupo. O retorno financeiro para as empresas locais é um dos parâmetros que permite medir o sucesso da iniciativa. “Com esta segunda edição e com a procura crescente julgo estarem criadas condições para este torneio se tornar uma tradição e uma referência nacional”, acrescenta Armando Lopes.
GC Figueirense, Escola de Futebol de Faro, SC Freamunde, Perspetiva em Jogo, Guarda Unida Desportiva, UF Comércio e Indústria, EF Benfica de Almada, CCD Brejos de Azeitão, AD Almada 2015, ARC Bairro do Valongo, Académico do Fundão, ADC Proença-a-Nova são os clubes participantes. Em 2024 irão participar equipas do Brasil e da Suécia que já manifestaram interesse em viajar até Proença-a-Nova para proporcionar dias diferentes aos jovens jogadores.


Missão Mais pelos Jovens do concelho de Reguengos de Monsaraz com apoios no valor de 295 mil euros

 Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, apresentou no dia 22 de março a Missão Mais pelos Jovens, com a estratégia municipal de apoio aos jovens do concelho. Na sessão que decorreu na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz foram explicadas as medidas da autarquia nas áreas da saúde, social, empreendedorismo e emprego, educação e formação, natalidade e habitação, com apoios no total de 295 mil euros. As medidas destinam-se aos jovens entre os 18 e os 35 anos de idade, ou casais com média de idades até aos 35 anos.
 
O primeiro vetor centra-se no apoio à natalidade e tem como beneficiárias as crianças nascidas em 2023 e posteriormente em cada ano civil que residam no concelho. Nesta área, a autarquia vai atribuir um Cheque Pediatra no valor de 150 euros para utilização em consultas e/ou vacinas pediátricas e um Cheque Cegonha de 100 euros para compra de bens para bebés no comércio local, ambos com validade até 18 meses após o nascimento.
 
No âmbito dos apoios sociais será atribuído um Cabaz Família a famílias monoparentais e aos jovens casais em que 1 dos membros esteja desempregado sem direito a subsídio ou a qualquer outro rendimento. Com esta medida, as famílias beneficiadas vão receber o valor do imposto dos bens essenciais que tenham IVA a 6 por cento, até um máximo de 400 euros de compras mensais, limitado a 50 famílias por mês.
 
O apoio à habitação vai beneficiar quem adquira ou construa uma habitação multifamiliar de tipologia T2 a T5 no concelho, com a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis durante oito anos e após essa isenção a redução em 0,02 por cento nos cinco anos seguintes. Esta medida intitula-se A Minha Casa e prevê também a redução de taxas urbanísticas municipais em 50 por cento e a isenção da Taxa Fixa de Abastecimento e Saneamento durante cinco anos.
 
O eixo do apoio ao empreendedorismo e emprego vai beneficiar os jovens entre os 18 e os 35 anos de idade com residência temporária ou permanente no concelho, através da criação de um espaço de CoWorking na biblioteca municipal com disponibilização de área de trabalho, internet, impressão e digitalização, espaço de reuniões e zona de lazer. A autarquia criou ainda o Prémio Inovação no valor de 1.500 euros para atribuir à startup do ano, destinado às empresas criadas e geridas por jovens dos 18 aos 35 anos com sede no concelho.
 
As empresas do concelho que coloquem nos seus quadros um técnico superior entre os 18 e os 35 anos de idade a tempo indeterminado podem receber um apoio municipal no primeiro e no segundo ano equivalente ao subsídio de almoço do funcionário durante 12 meses, até ao limite de cinco empresas. A autarquia vai também isentar de derrama durante três anos as empresas com sede no concelho, geridas e criadas por jovens no ano anterior à aplicação da isenção e com volume de negócios até 150 mil euros, assim como a redução desta taxa em 0,2 por cento nos dois anos seguintes.
O quinto vetor vai apoiar a educação e a formação com a atribuição de quatro bolsas de mérito, nomeadamente nas áreas das Artes e Cultura, Desporto, Inovação e Empreendedorismo e Social, no valor de 1.500 euros por ano cada uma, durante três anos, para formação académica ou profissional na área de mérito. Estas bolsas destinam-se aos jovens que se destaquem em cada área e tenham terminado a escolaridade obrigatória nesse ano ou até 12 meses antes.
 
Mais Saúde é o eixo do apoio à saúde que vai beneficiar os jovens entre os 18 e os 35 anos e os seus descendentes até aos 18 anos com o pagamento integral de consultas de psicologia e de medicina geral e familiar. Para além das medidas de apoio aos jovens, a autarquia decidiu que vai realizar o Festival Reguengos Mais Jovem, com concertos, dj’s, stand-up comedy, workshops, atividades desportivas, literatura e cinema.
 
Este pacote de medidas de apoio aos jovens e o respetivo regulamento vão ser propostos para aprovação em Reunião de Câmara e na Assembleia Municipal.
 
 Carlos Manuel Barão

Programa Parlamento dos Jovens | Edição 2022/2023 Sessões Distritais 27 e 28 de março | Aveiro, Braga (BAS), Évora, Lisboa (BAS) e Porto (SEC)

 

As Sessões Distritais do Programa Parlamento dos Jovens agendadas para os dias 27 e 28 de março encerram a 2.ª fase da edição 2022/2023 do Programa.


Nesta fase, que teve início a 6 de março, os jovens eleitos na 1.ª Fase do Programa reúnem-se para debater e aprovar o Projeto de Recomendação de cada círculo e eleger os jovens deputados às Sessões Nacionais, que decorrerão na Assembleia da República.
As Sessões Distritais e Regionais proporcionam aos jovens eleitos nas escolas a vivência de uma sessão parlamentar, com uma metodologia de debate semelhante à da Assembleia da República.
Os jovens eleitos nas Sessões Distritais e Regionais participarão na respetiva Sessão Nacional – Ensino Básico, 8 e 9 de maio | Ensino Secundário, 29 e 30 de maio – acompanhados pelos seus professores, que coordenam o Programa nas escolas, e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem. Debaterão, nas Sessões Nacionais, os 22 Projetos de Recomendação aprovados nos diferentes círculos eleitorais do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa.
Para a próxima semana estão agendadas as Sessões Distritais de Aveiro, Braga (BAS), Évora, Lisboa (BAS) e Porto (SEC), nos locais e horários indicados abaixo, contando todas elas com a presença de um Deputado da Assembleia da República.
“Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?” foi o tema lançado pela Assembleia da República no início do ano letivo, sob proposta dos jovens, numa edição que regista o maior número de escolas inscritas na história do Programa.
Nos dias 27 e 28 de março, encontram-se agendadas as seguintes Sessões Distritais:

Círculo

Nível de ensino

Data

Local

Hora de início

DEPUTADO(A) DA AR | GP

AVEIRO

BÁSICO

27 de março

Ovar

09h00

Carla Madureira (PSD)

SECUNDÁRIO

28 de março

Mealhada

09h00

Joana Sá Pereira (PS)

BRAGA

BÁSICO

27 e 28 de março

Braga

09h15 (27 de março)

Firmino Marques (PSD)

ÉVORA

BÁSICO

27 de março

Évora

10h00

Pedro Pessanha (CH)

SECUNDÁRIO

28 de março

Évora

09h30

Luís Capoulas Santos (PS)

LISBOA

BÁSICO

27 e 28 de março

Lisboa

09h30 (27 de março)

Alexandre Poço (PSD)

PORTO

SECUNDÁRIO

27 e 28 de março

Vila Nova de Gaia

09h00 (27 de março)

Miguel dos Santos Rodrigues (PS)

 

 

Presidente da FPF condena assobios a João Mário em Alvalade

O médio, que foi formado no Sporting e cuja transferência para o Benfica criou polémica, foi assobiado quando entrou em campo, na segunda parte do Portugal-Liechtenstein.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, condena os assobios a João Mário, no Estádio de Alvalade, quando o médio do Benfica entrou na segunda parte do Portugal-Liechtenstein.
"Foi com incredulidade, tristeza e desagrado que vi ontem um jogador da Seleção Nacional, João Mário, ser assobiado por uma parte do público presente no Estádio de Alvalade", escreve Fernando Gomes, em mensagem publicada no site oficial da FPF, esta sexta-feira.
Formado no Sporting - cuja casa é Alvalade -, João Mário assinou pelo Benfica, na temporada passada, depois de ter regressado, por uma época, à "casa-mãe", por empréstimo do Inter de Milão. Os leões fizeram uma proposta para continuar com ele, mas o internacional optou, ao invés, por rescindir contrato com os italianos e rumar à Luz a custo zero.
Desde então, João Mário é "persona non grata" entre os adeptos do Sporting, que na quinta-feira o assobiaram quando entrou em campo pela seleção nacional. Para Fernando Gomes, é "inaceitável" que qualquer jogador da equipa das quinas seja vaiado pelos seus próprios adeptos.
"A falta de respeito, a clubite, a divisão e a ingratidão têm de ser condenadas e expostas publicamente. Este episódio deixou magoados jogadores, equipa técnica e staff que formam a Seleção Nacional e não pode repetir-se, seja com quem for", sublinha o presidente da FPF.

RR

Barcelos | IPCA assinalou o Dia Nacional do Estudante com emissão da IPCA TV

 Ontem, dia 23 de março, o IPCA assinalou o Dia Nacional do Estudante de forma inédita, com uma emissão experimental da TV IPCA que, 24 horas depois, conta já com mais de mil visualizações.
Durante toda a manhã, estudantes de todos os ciclos de estudos, docentes e profissionais foram envolvidos num evento único, transmitido online pelo Facebook do IPCA, em formato tv digital.
A emissão arrancou pelas 10h30, num estúdio montado propositadamente para esse efeito e com vista para a Biblioteca do IPCA, iniciando com uma entrevista à Presidente do IPCA realizada por uma estudante.

Seguiu-se a apresentação do novo Serviço de Carreiras do IPCA e o lançamento da 4ª edição do Orçamento Participativo com a inauguração de um mural colaborativo, destinado à partilha de ideias e propostas. Em paralelo, a oficina “Future Skills 50+10” contou com os estudantes do 1º ano das Licenciaturas em Finanças e Gestão de Atividades Turísticas, que se mobilizaram para a dinamização de propostas para o mural. Durante toda a manhã, os estudantes de Gestão Hoteleira puderam também mostrar o seu potencial com um show cooking de brigadeiros que adoçou a comunidade académica.

A emissão da IPCA TV terminou pelas 12h30, já na Cantina, com a atuação das Tunas Académicas e a participação de todos os envolvidos nesta emissão televisiva.
Pelo meio foram várias as entrevistas, reportagens e diretos, realizados por estudantes do IPCA, que foram repórteres e também operadores de câmara, numa experiência de inovação pedagógica sem precedentes e com grande adesão por parte da comunidade académica.

No final, o sentimento era de realização e de vontade de voltar a viver esta experiência. “Adorei fazer parte do Dia do Estudante e podem contar comigo para eventos futuros”, disse Ana Sá, estudante de Gestão de Empresas do IPCA. Já Eva Araújo, estudante de Gestão de Atividades Turísticas manifestou-se “grata pela oportunidade de participar desta experiência”.
O Dia do Estudante continuou a ser celebrado pelo resto do dia. Durante a tarde, decorreu a final do Torneio de Futebol 5, organizado pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), na Academia do Sporting Barcelos. A “Igel” foi a equipa vencedora, seguindo-se “Eim” e “Fulaninhos do Costume”, em 2º e 3º lugar respetivamente. O melhor marcador do torneio foi Pedro Ventura, estudante do 2º ano de Fiscalidade.
Ao final do dia, os estudantes de pós-laboral foram também desafiados a partilhar as suas propostas no mural do Orçamento Participativo. A pensar nos estudantes de mestrado decorreu, ainda, a oficina “Como sobreviver a uma dissertação”, dinamizada pela FASA (Future Advanced Skills Academy) do IPCA, evento que contou com casa cheia.
O Dia do Estudante assinala-se a 24 de março, mas, este ano, o IPCA antecipou a festa para 23 de março, juntando-se à Associação Académica do IPCA (AAIPCA), e à apresentação do cartaz da Queima do Galo. Assim, a fechar o dia dedicado aos estudantes, a AAIPCA apresentou, no Salão Nobre do Município de Barcelos, o cartaz da Queima do Galo, na presença da Vice-Presidente do IPCA, Paula Tavares, e da Vereadora da Educação e da Juventude, Mariana Carvalho. A festa de lançamento continuou depois pela noite dentro, em clima de euforia.
Sendo este um dia de estudantes para estudantes, foram vários os cursos que contribuíram com conteúdos em vídeo para a IPCA TV, nomeadamente os estudantes da licenciatura em Design Audiovisual e dos TeSP de Audiovisual Digital, Design para Media Digitais e Social Media e Aplicações Móveis.
 

Reunião entre a CMAveiro e o IP trata várias questões Importantes de Mobilidade do Município e da Região de Aveiro

 
Dando seguimento ao trabalho contínuoooperação institucional entre a Câmara Municipal de Aveiro e a I de cP – Infraestruturas de Portugal S.A., o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, reuniu ontem 23MAR23, com o Conselho de Administração da IP, contando com a presença do seu Presidente, Miguel Cruz, e dos dois Vice-Presidentes, para abordar e tratar um conjunto de importantes matérias para a Cidade, para o Município e para a Região de Aveiro.
Importa assim realçar o ponto de situação do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda, investimento de superior importância a financiar no âmbito do PRR, com objetivos claros de redução de custos, da pegada ecológica e de tempos de deslocação para Cidadãos e Empresas, com ganhos relevantes para o aumento da segurança rodoviária nas áreas urbanas atravessadas pela antiga EN 230, e de promoção do desenvolvimento urbano e empresarial. Foram abordadas questões muito importantes respeitantes ao desenvolvimento do projeto, em matérias como o seu cruzamento e relação com a A17, a A1 e com a nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto.
A nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto foi abordada para verificar o ponto de situação do projeto, a viabilidade dos dois corredores que estão a ser alvo de estudo no seu traçado sobre o Município de Aveiro, estando garantida a sua cuidada relação com a Estação de Comboios de Aveiro para oferta de serviço de alta velocidade.
No quadro dos investimentos 2030 as duas instituições fizeram um ponto de situação do projeto de qualificação e valorização da Linha do Vouga (troço Aveiro-Águeda), para utilização dos cerca de 39 milhões de euros do PO Centro 2030, tendo a CMA aproveitado para partilhar a necessidade de rever o funcionamento e a localização de algumas passagens de nível, assim como de alguns apeadeiros, melhorando o nível de serviço, a relação com os aglomerados urbanos próximos e a atratividade aos Cidadãos deste meio de transporte.
A valorização da Linha do Vouga é um investimento importante para o Município e a Região de Aveiro que a CMA e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os seus 11 Municípios têm reclamado de forma documentada e tecnicamente estudada desde 2014 no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro.
O investimento no projeto e obra de qualificação da EN 235 e da sua Variante em Aveiro e em Oliveira do Bairro, mereceu também especial atenção no âmbito desta reunião de trabalho com definição clara dos objetivos, prioridades e calendarização para a execução das obras do IP já definidas em protocolo.
Em matéria de menor dimensão mas de elevada importância para Aveiro e os seus Cidadãos, foram tratadas matérias respeitantes à gestão de património do IP para uso da CMA, à manutenção do Viaduto de Esgueira (imediatamente a norte da Estação de Aveiro) e da Ponte sobre o Rio Vouga em Cacia / Angeja, assim como sobre o futuro da área do feixe ferroviário de ligação da Linha do Norte ao Ramal do Porto de Aveiro que se encontra numa situação degradante e sem utilização.
Após a reunião, o Presidente da empresa Infraestruturas de Portugal participou ainda na sessão pública de apresentação do Livro “Estação”, uma nova publicação da Câmara Municipal de Aveiro que documenta o projeto, a obra profunda de reabilitação (aproximadamente 1 milhão de euros) e a nova vida do antigo edifício da Estação de Comboios de Aveiro que a Câmara Municipal executou e cofinanciou com fundos comunitários do Centro 2020.
Prossegue assim o intenso trabalho para implementação de uma política clara de mobilidade nos seus diversos eixos, adaptada e coerente com a realidade territorial, planificando o investimento com sustentabilidade financeira e ambiental, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos com os Cidadãos.

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS FESTAS DA CIDADE 2023

 No âmbito das Festas da Cidade 2023, que se realizam no Parque da Cerca, na Marinha Grande, de 2 a 4 de junho, a Câmara Municipal vai disponibilizar áreas de gastronomia, doçaria, exposição e venda de artesanato e produtos regionais.
As Festas da Cidade da Marinha Grande constituem um dos maiores eventos de cariz económico, cultural, social e recreativo que se realizam no concelho e que se têm revelado fundamentais na dinamização e divulgação de diversas atividades existentes, designadamente no âmbito do artesanato, turismo, comércio, indústria e serviços, dando também a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações do concelho.
As regras de participação nas diversas áreas e a ficha de inscrição estão disponíveis no sítio de internet da Câmara Municipal, no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/festasdacidade2023  ou no site https://associativismo.cm-mgrande.pt/documentos.

Os prazos de inscrição são os seguintes:

Área da Gastronomia - Até ao dia 10 de abril
Área do Artesanato, Doçaria e Licores - Até ao dia 21 de abril
Área Empresarial - Até ao dia 21 de abril
Área do Artesanato - Até ao dia 1 de maio.

MARINHA GRANDE EM REDE PELA COOPERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

 O Município da Marinha Grande, enquanto membro fundador da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), esteve representado na primeira Assembleia Intermunicipal de 2023, que decorreu na última quinta-feira, 23 de março, em Matosinhos.
Pela Câmara Municipal da Marinha Grande, estiveram o vereador João Brito e o técnico Luís Barreiros. Para o vereador, a assembleia permitiu “trabalhar em rede na definição de políticas públicas de cooperação para o desenvolvimento e educação para a cidadania”. João Brito destaca como principais conclusões da Assembleia Intermunicipal a discussão em torno de temas como “a importância de definir uma agenda de ação para e com as pessoas; a proteção de recursos naturais e do clima; a garantia da prosperidade dos territórios em respeito pela natureza; a promoção da inclusão social; e as parcerias para o desenvolvimento”.

No decorrer dos trabalhos foram apreciados e aprovados diversos documentos de caráter estratégico, destacando-se a “DECLARAÇÃO – RUMO A 2030”, em que é reafirmado o desejo de todos os membros desta rede, de “contribuir de modo concertado para o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, no quadro das suas políticas de desenvolvimento local, de ações de cooperação e da educação para o desenvolvimento e da cidadania global, ajudando, assim, a consolidar a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) enquanto ator nacional relevante para o avanço do desenvolvimento sustentável em Portugal e nos países parceiros”.  

A RICD, formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 22 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

São membros constitutivos da Rede os seguintes municípios:  
Amadora, Cascais, Estarreja, Faro, Fundão, Grândola, Lagoa, Loures, Maia, Marinha Grande, Matosinhos, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Ourém, Palmela, Penacova, Seixal, Setúbal, Torres Vedras e Vila Nova de Poiares.

Esta Rede conta ainda com o apoio do Instituto Marquês de Valle Flor e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

JÁ COMEÇOU UMA DAS MAIORES CONVENÇÕES DE JOGOS DE TABULEIRO DA EUROPA NA PRAIA DA VIEIRA


 Até domingo, 26 de março, cerca de 850 pessoas de 20 países de vários continentes, estão a participar em mais uma edição da LeiriaCon, a maior e mais antiga convenção de jogos de tabuleiro em Portugal e uma das maiores da Europa, que decorre de 23 a 26 de março, no Hotel Cristal Resortnd Spa, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande.

O evento é organizado desde 2007, pela Associação Spiel Portugal, que tem como grande paixão comum, os jogos de tabuleiro.

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, marcou presença na abertura do LeiriaCon, tendo parabenizado a organização pela convenção e por juntarem tantas centenas de pessoas, de várias idades, gerações e países, numa atividade lúdica e pedagógica.
Em representação da Spiel Portugal, Paulo Soledade e os restantes responsáveis da associação, evidenciam a dimensão internacional, a notoriedade e crescimento que o evento tem alcançado, bem como o interesse das investigações académicas em torno dos jogos de tabuleiro.

A edição de 2023 conta com a participação de convidados especiais, como designers, criadores de jogos nacionais e internacionais, mais de mil jogos para poderem ser praticados por qualquer visitante, apresentações de protótipos, torneios, seminários, workshops, lojas, sorteios, leilões e muito mais.

MUNICÍPIO DE SILVES APRESENTA CONTRIBUTOS PARA O PROGRAMA MAIS HABITAÇÃO

 O Município de Silves remeteu, a 23 de março de 2023, em sede de discussão pública, os seus contributos ao Programa “Mais Habitação”, que incorpora um conjunto de medidas que visam, segundo o Governo, minorar os constrangimentos de acesso à habitação no território nacional.
As diferentes propostas apresentadas pelo Governo enfermam de um distanciamento global da realidade territorial nacional, em particular da do Algarve e de Silves, introduzem insegurança e desigualdade no que respeita às dinâmicas do ordenamento do território, e traduzem-se, simultaneamente, numa interferência grosseira na autonomia municipal, designadamente nas atribuições e competências dos municípios e no financiamento da sua prossecução.
As propostas de alteração à Lei de Bases da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e do Urbanismo, ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, e ao Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, designadamente no que concerne ao regime de controlo prévio das operações de loteamento e demais operações urbanísticas, não podem acolher a concordância do Município de Silves, porquanto se revelam desajustadas, desigualitárias, abusivas e lesivas do interesse público no âmbito do ordenamento do território e urbanismo.
De igual modo, medidas como o arrendamento forçado dos fogos devolutos ou a contribuição extraordinária sobre os estabelecimentos de alojamento local revelam-se de complexa operacionalização, para além de constituírem intrusões desconexas das especificidades territoriais, sem um efetivo impacte no reforço de soluções habitacionais acessíveis e com um potencial significativo de aumento de conflitualidade e litigiosidade.
Acresce ainda que o Programa Mais Habitação fica muito aquém do esperado no domínio da reabilitação urbana, devido à ausência do aprofundamento dos benefícios fiscais e apoios financeiros que sirvam de incentivo à recuperação de imóveis sem função social, não integra medidas de fundo para garantir o direito à habitação da generalidade da população, nem incorpora uma avaliação do custo-benefício das medidas projetadas.
O Município de Silves manifestou, assim, a sua discordância com a generalidade das medidas do Programa Mais Habitação, embora de forma construtiva e pragmática, apresentando os seus contributos para uma política que, efetivamente, garanta o direito constitucional de todos à habitação.
» oficio com contributos do Município de Silves disponível para consulta e download em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/9916/municipio-de-silves-apresenta-contributos-para-o-programa-mais-habitacao.aspx

Coro Mateus D’Aranda e Orquestra Clássica da Universidade de Évora no Concerto de Páscoa em Reguengos de Monsaraz


O Coro Mateus D’Aranda e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora vão atuar no dia 1 de abril, pelas 18h, na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz. O Concerto de Páscoa promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz terá no repertório a Sinfonia n.º 49 em Fá Menor, La passione (1768), de Joseph Haydn, e a Missa em Dó Maior, K. 167, In honorem Sanctissimae Trinitatis (1773), de Wolfgang Amadeus Mozart.
O Coro Mateus D’Aranda vai ser dirigido por Gonçalo Gouveia e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora tem como maestro Pedro Amaral. Esta orquestra foi fundada em 1988 pelo professor Max Rabinovitsj no âmbito da expansão e desenvolvimento da Licenciatura em Música, constituindo-se como um instrumento pedagógico e como um projeto artístico.

Quando foi formada era a única orquestra universitária em Portugal. A partir de 2020, o maestro Pedro Amaral assume a liderança da orquestra e define uma nova dinâmica com quatro projetos anuais, integrando coro, solistas, vocais e instrumentais, mas também mobilizando os professores e os alunos para um projeto artístico comum.

Carlos Manuel Barão 

Torres Vedras | CATÁLOGO “A MASCARADA POLÍTICA” FOI APRESENTADO

 No dia 21 de março foi apresentado, no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, o catálogo A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905).  
Este livro é um culminar de um “processo iniciado há muito tempo”, segundo Álvaro Costa de Matos, autor do catálogo e curador da exposição temporária patente no CAC. “Visitei o CAC em outubro de 2021, desta visita nasceu uma ideia, a ideia transformou-se em projeto. O projeto revelou-se numa exposição temporária e num vasto programa de atividades educativas e complementares muito especial”, conta.  
Sendo que os catálogos são uma forma de perpetuar no tempo as exposições, neste caso é, também “uma forma de perpetuar o mergulho que demos no universo fascinante de Bordalo Pinheiro, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco”. 
O livro reúne o resultado de uma investigação histórica e inédita sobre o impacto e as representações do Carnaval na obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro, o pai da moderna caricatura portuguesa. Passando a ser um “instrumento incontornável para o conhecimento e estudo da obra de Bordalo Pinheiro das representações carnavalescas, da sua produção jornalística, caricaturista e decorativa e, sobretudo, do seu significado histórico, sociológico e cultural”.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou este catálogo como sendo um novo documento que nos remete à obra satírica de Bordalo Pinheiro e que nos “faz ver uma ligação ao jornal Barrete dos anos 80/90 e de alguns escritos satíricos da época”. Realçando que “o Centro de Artes e Criatividade possa trabalhar neste sentido, de poder fazer esta ligação e este aprofundamento daquilo que são as características mais tradicionais, mais autênticas do Carnaval de Torres Vedras e que queremos que elas se mantenham”.  
O catálogo vai estar brevemente à venda na loja do Centro de Artes e Criatividade.