sábado, 14 de novembro de 2015

Consciência do cancro da mama - Saúde da Mulher

Consciência do cancro da mama - Saúde da Mulher

Por Jon Wade

Todos os anos, instituições de caridade Breast Cancer Awareness fazer um esforço extra para promover a saúde da mama. Evelyn Lauder iniciado Breast Cancer Awareness Month (CBMA), em 1993, com o objectivo de aumentar a consciência, e também para arrecadar fundos para ajudar a investigação do estado e também fornecem suporte para os doentes.
Hoje, todas as grandes instituições de caridade de câncer Reino Unido continuam a defender a causa todo mês de Outubro, utilizando a fita rosa que agora é um símbolo mundial da consciencialização do câncer de mama. Para mais informações sobre o câncer de mama, mês da consciência, visite breastcancercare.org.uk

Como Verificar cancro da mama
Auto-exame (BSE) é um método fácil, mas um pouco incerto para encontrar possível câncer de mama. O objectivo é identificar as mudanças na estrutura da mama, especialmente nódulos.
Auto-exame só pode ajudar a detectar algumas formas de câncer de mama, e não há nenhuma garantia de que ele será sempre detectar com sucesso o crescimento do câncer. Recomenda-se que as mulheres com mais de 40 anos incluem a mamografia em sua médica geral check-up a cada 1-2 anos.
Como verificar os seus seios para detectar sinais de câncer
1. Fique em pé com sua parte superior do corpo exposta na frente de um espelho.
2. Comece com as mãos nos quadris enquanto apenas à procura de sinais de ondulações, inchaço, dor, ou rednes.
3. Repita esse exame visual com os braços erguidos acima da cabeça.
4. Embora ainda de pé, palpar (ou seja, examinar por toque) seus seios com os dedos, sentindo-se de nódulos. Tente usar uma área maior de seus dedos, em vez de rematar. Sinta-se tanto para a área logo abaixo da pele e para o tecido mais profundo dentro.
5. Passar por cima de toda a mama enquanto examinava. Um método consiste em dividir o seio em quadrantes e cada quadrante palpar cuidadosamente. Examine também a "cauda axilar" de cada mama, que se estende em direcção à axila (axila).
6. Repita palpação enquanto deitado.
7. Confira os mamilos e a área logo abaixo deles. Aperte suavemente cada mamilo para verificar se há alguma descarga.
O método Seven P
Outro método de auto-exame é conhecido como os sete de P da BSE. É semelhante ao método anterior, escolheu o que você caiu mais confortável.
1. Posição: Examine seus seios visualmente e palpar no espelho com os braços em várias posições. Em seguida, realizar o exame deitado, primeiro com um travesseiro sob o ombro, em seguida, com um travesseiro sob o outro ombro, e, finalmente, deitado.
2. Perímetro: Examine toda a mama, incluindo o mamilo, a cauda axilar que se estende até a axila, e os linfonodos próximos.
3. Palpação: Palpate com as pontas dos dedos das mãos, sem levantar os dedos como eles se movem através do peito.
4. Pressão: First palpar com uma leve pressão, em seguida, palpar com pressão moderada, e, finalmente, palpar com pressão firme.
5. Padrão: Existem vários padrões de exames, e cada mulher deve usar o que é mais confortável para ela. O padrão de faixa vertical envolve mover os dedos para cima e para baixo sobre o peito. O padrão de pie-cunha começa no mamilo e se move para fora. O padrão circular envolve mover os dedos em círculos concêntricos a partir do mamilo para fora. Não se esqueça de palpar na axila.
6. Prática: Prática do auto-exame e se familiarizar com a sensação do tecido mamário, para que possa reconhecer as mudanças. Um profissional de saúde pode fornecer feedback sobre o seu método.
7. Plano: Saiba o que fazer se você suspeitar que uma mudança em seu tecido mamário. Conheça a sua história familiar de câncer de mama. Tenha mamografia feito quantas vezes o seu prestador de cuidados de saúde recomenda.
Para as mulheres na pré-menopausa, a BSE é o melhor feito no mesmo estágio do seu período de cada mês para minimizar as alterações devido ao ciclo menstrual. O tempo recomendado é logo após o fim do último período, quando os seios são menos propensos a ser inchado e macio. Mais velhos, as mulheres na menopausa deve fazer BSE uma vez por mês, talvez no primeiro ou no último dia de cada mês.
Limitações
Cerca de oito em cada dez nódulos descobertos por BSE são inofensivos. No entanto, qualquer anormalidade, portanto, detectada deve ser imediatamente comunicados ao médico. Embora a maioria dos canceres de mama são detectados pelas mulheres, BSE deve ser combinada com um exame anual por um médico para obter melhores chances de detecção. As mulheres podem facilmente perder um nódulo na mama que um especialista pode encontrar. Pelas mesmas razões, é melhor aprender BSE de um especialista.
BSE não é um substituto para as técnicas mais confiáveis, como a mamografia ou um exame usando ressonância magnética.

JPWade corre o MotleyHealth.com Fitness e Saúde Comunitária, http://www.motleyhealth.com/


Saúde da mama é de vital importância para cada mulher

Por Paul Rodgers
Você sabia que apenas 10% dos problemas de saúde da mama são atribuídos aos genes familiares, a percentagem mais elevada devido a questões ambientais, alimentares ou estilo de vida. Os antioxidantes estão intimamente envolvidos na prevenção da lesão celular - o caminho comum para o cancro, envelhecimento, e uma variedade de doenças. Os antioxidantes são elementos-chave na prevenção do câncer, pois estabilizar os radicais livres altamente reactivos que podem de outra forma danificar o nosso DNA e iniciar o processo de desenvolvimento do câncer.
Saúde da mama é muito importante para as mulheres adultas e boa auto-estima sobre os seios e todas as características físicas são muito importantes para as meninas mais jovens. A chave é reconhecer mudanças na forma como os seus seios olhar e sentir. Saúde da mama é uma parte importante da vida das mulheres com a idade e rosto aumento do risco de câncer de mama. Com estatísticas de saúde das mulheres actuais nos Estados Unidos, a necessidade de educar e fornecer suplementos nutricionais eficazes para manter a saúde da mama é uma necessidade.

Prevenção
A melhor política é a prevenção com o auto-exame e usar a termografia para a tela para áreas problemáticas, que podem aparecer como condição fibrocística ou inflamações em geral. Sua vida é importante demais para não saber as melhores e mais recentes sobre questões de saúde das mulheres e a testada e comprovada. Sabemos que a dieta, estilo de vida e alívio do estresse desempenham papéis importantes na prevenção de doenças, e estes são lugares em nossas vidas diárias em que começa a ter uma palavra a dizer.
Além disso, acredita-se que as mulheres não devem confiar em mamografias também. As mulheres só são exibidos a cada três anos e, geralmente, uma mamografia só pode detectar um tumor de mama, uma vez que vem crescendo há 8 anos. Quando o tumor atinge 10 anos, poderia ser tarde demais. A outra coisa a lembrar é que a mamografia só pode seleccionar a parte da mama que pode ser colocado no "grampo". Não pode tela sob a axila ou entre os seios, por exemplo.
Conclusão
Toda vez que o peito de alguém chama a sua atenção, lembre-se o quão importante é a saúde da mama é a sua felicidade. Na visão médica chinesa, todos os elementos do corpo estão interligados, levando à conclusão de que a saúde da mama está ligado à menstruação, exercício, dieta e saúde mental, só para citar alguns. A única forma mais importante para que você possa prosseguir activamente a sua saúde é normal com o rastreio do cancro da mama. Reduzir o excesso de peso com alimentos saudáveis ​​é uma parte importante de prevenção e tratamento.
Porque o peito pertence ao campo de energia do coração, que a saúde está sujeito à nossa dieta, a circulação, emoções e sistema de crenças. Ser vigilante sobre a sua saúde materno é especialmente importante para as mulheres de alto risco, para conhecer os seus factores de risco para o câncer de mama triplo negativo é importante. Sua saúde da mama não só é necessária para o seu auto, mas é muito importante para o seu bebé, porque você preocupações de mama saúde com você, baby se você está alimentando mãe.
Como sabemos, o câncer de mama é a doença mais temida entre as mulheres e entender como ela se desenvolve, os factores de risco e, mais importante, como se proteger, vai fazer as mulheres se sentem mais no controle e positiva em relação à sua saúde da mama. Saiba mais sobre a Saúde da Mama.

Paul Rodgers especializada em marketing de saúde natural e produtos de beleza

Conceito de Respeito

Conceito de Respeito

Conceito 1
A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, o respeito prende-se com a veneração ou a obediência para com alguém. O respeito inclui cuidado, consideração e deferência.
Por outro lado, tratar algo ou alguém com respeito também se pode dever ao temor ou o receio. Por exemplo: “Ao mar há que se ter respeito, já que pode ser perigoso”.
O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. Por outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
O respeito não só se manifesta pelas atitudes das pessoas ou pelas leis, mas também se exprime para com a autoridade, como acontece com os alunos em relação aos professores ou ainda com os filhos em relação aos pais.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável que assenta em normas e instituições. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações, daí ser hábito dizer-se: “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti”.
Em contrapartida, a falta de respeito gera violência e confrontos. Sempre que essa falta de respeito corresponda à violação de uma norma ou de uma lei, chega inclusivamente a ser punida formalmente. Esse castigo pode consistir no pagamento de uma multa ou, nomeadamente, na detenção.


Conceito 2
O respeito é um conceito relativo que, na maioria das pessoas, está directamente relacionado aos valores pessoais de cada um. Tais valores são aprendidos na família, na escola, na sociedade ou nos programas de televisão como acontece com muitas crianças hoje em dia.
O conceito de respeito adoptado por cada um influência directamente os relacionamentos que esta pessoa tem consigo própria e com o mundo à sua volta. Aqueles que estão apegados rigidamente aos seus valores pessoais provavelmente entrarão em conflito com outras pessoas que tenham valores diferentes e que também estejam rígidos em sua postura, criando assim um grande conflito interno em ambas as partes.
Na relação pai e filho, os conflitos em relação ao tema respeito vêm à tona frequentemente. Alguns pais foram educados a acreditar que a obediência é sinónimo de respeito. Esse tipo de atitude é constantemente observado também na relação mestre e discípulo, onde este se deixa guiar mentalmente, emocionalmente e até fisicamente pelo “mestre” em questão. Os conflitos se iniciam quando o(a) filho(a) começam a entrar em contacto e incorporar outros valores pessoais vindos da escola, da sociedade e do convívio com outras pessoas.
Há uma outra forma de respeito que transcende os valores pessoais de cada um. Ele ocorre quando cada pessoa aceita o outro do jeito que é. Esse tipo de respeito não é uma obediência, e sim uma aceitação da manifestação do outro e de sua existência. É um respeito que nivela todos nós como iguais e faz com que cada um se conecte com sua própria força.
É um respeito que coloca cada um no seu devido lugar e delimita as responsabilidades de cada um para com sua própria vida. A pessoa que atingiu esta forma de respeito não quer mais mudar o outro, e sim confia naquilo que atua no outro.

Autor: Saulo Fong

Twitter: @SauloFong

A Fé conforme S. Paulo

A Fé conforme S. Paulo

"São Paulo definiu a fé como «uma demonstração das coisas que não vemos». E, com efeito, a fé abre-nos o acesso a um mundo desconhecido, infinitamente vasto, no qual começamos a respirar, a alimentar-nos, a reforçar-nos.
Pouco a pouco, tomamos conhecimento de domínios que até ali nos eram desconhecidos e, então, nós sabemos. É por isso que não se deve opor fé e saber, eles funcionam em conjunto: a fé abre o caminho para novos conhecimentos.
Pode-se dizer que a fé é o infinito e, neste infinito, o saber ocupa um pequeno território. É a fé que sonda o infinito, que o explora, que nos liga a ele, que nos faz penetrar nele sempre mais para diante.
Assim, o nosso conhecimento do mundo divino cresce, aumenta, graças à nossa fé.
A fé precede sempre o saber, é ela que nos permite avançar. Para se saber, primeiro é preciso crer; mas, quando nós sabemos, já não necessitamos de crer, a fé transporta-nos para um novo espaço de investigação. E é assim que, pouco a pouco, a fé nos conduz ao conhecimento perfeito."

Fonte:  Coisas do meu artigo 


A essência do direito

A essência do direito

Mas de onde vem a autoridade para editar normas sociais? Já dissemos que ela provém de um poder normativo inerente às sociedades. Esse poder normativo, como qualquer outro poder, envolve a existência de uma autoridade (capaz de gerar dever) que também seja dotada de força (capaz de impor coercitivamente a obediência).
Essa autoridade, por sua vez, somente pode derivar de uma norma, pois a autoridade é um elemento necessariamente normativo, na medida que me apenas regras jurídicas podem atribuir autoridade a juízes, parlamentares, governadores ou quaisquer outros agentes de uma comunidade.
Assim, afirmar que a validade das regras provém da autoridade de quem as edita implica admitir que essa validade deriva da norma que confere autoridade a quem a editou. Portanto, a validade de uma norma somente pode ser fundada na validade de uma outra norma, que lhe é superior.
Nessa medida, a validade de uma norma jurídica é sempre relativa. Entretanto, por mais que essa conclusão derive da própria natureza das normas, ela nos conduz a uma sequência infinita, em que a validade de uma norma derivaria da validade de outra, que derivaria da validade de outra, que derivaria validade de outra, e assim sucessivamente, sem chegar a um ponto final. Essa solução é evidentemente absurda, pois nos leva da validade ao vazio.
Para escapar desse aparente beco sem saída, há somente duas opções. A primeira é admitir que, no fim da linha, há uma ou mais normas válida em si mesmas, ou seja, normas cuja obrigatoriedade não pode ser derivada de nenhuma regra superior e que servem como base para a atribuição de autoridade normativa a qualquer instituição. Essas normas, evidentemente, não são criadas por nenhuma organização social, pois são elas próprias que servem como base para justificar a validade do poder normativo das instituições sociais.
A segunda é admitir que, no fim da linha, existe uma autoridade originária, que não deriva de norma nenhuma. Uma autoridade em si, uma autoridade absoluta, capaz de determinar por sua vontade as normas básicas, que servirão como fonte de validade de todas as outras normas sociais. Essa é a saída teológica clássica, que coloca acima de todas as normas a autoridade divina e identifica um ou vários deuses como os legisladores originários. Porém, essa posição teológica nos leva imediatamente de volta à primeira, pois a autoridade originária é a fonte das normas fundamentais, objectivamente válidas, que determinam o limite de actuação dos poderes normativos sociais.
Na tradição jurídica, o conjunto dessas normas originais, cuja validade não depende de uma criação social, é normalmente chamado de Direito Natural: um conjunto de normas jurídicas cuja validade não decorre do exercício social do poder normativo. Essas normas são jurídicas, na medida em que regulam o exercício do poder, mas elas não são positivas, pois não foram estabelecidas pelas autoridades sociais constituídas. Assim, a validade das normas jurídicas naturais é absoluta (pois elas são válidas em si mesmas), enquanto a validade das normas positivas é relativa (pois a sua validade é derivada do próprio direito natural).
Em resumo, a sociedade é dotada de um poder jurídico, que é o poder social de elaborar as normas do direito positivo, por meio das suas três fontes básicas: costumeira, legislativa e contratual. Os limites do exercício desse poder são definidos por um poder social normativo, que é o poder de auto-determinação das sociedades. Como esse poder supra-jurídico institui os poderes normativos sociais (jurídico, moral, religioso, etc.), ele não tem uma natureza instituída, mas instituinte. Na linguagem jurídica contemporânea, esse poder instituinte é normalmente chamado de poder constituinte originário, que é o poder de auto-regulação com base no qual as sociedades estabelecem os seus sistemas jurídicos.
Quem acredita que a Justiça é cega?
Esse poder instituinte, retira sua autoridade dos princípios normativos básicos, que são derivados da própria essência das sociedades e que, portanto, não são frutos do exercício do poder social. No campo do direito, eles são chamados de Direito Natural: as normas justas por natureza, que compõem o conteúdo essencial do próprio direito e são a base de validade dos poderes sociais instituintes, na medida em que estabelecem a obrigatoriedade do cumprimento dos contratos, a auto-determinação dos povos, o direito à liberdade, a proporcionalidade entre pena e delito e o direito à dignidade, entre outros.
Como afirmam Cunha e Dipp "assim como nas leis da física a vontade do homem é irrelevante, não dependendo dele que o calor dilate os corpos [...], também fazem parte da ordem natural do universo alguns princípios imutáveis de ordem social e jurídica." No contexto actual, esses princípios são normalmente chamados de direitos humanos ou de direitos do homem, que são considerados universais, de tal forma que sua validade é heterônoma tanto com relação aos indivíduos quanto em relação às sociedades.
Com isso, a observância dos direitos humanos pode ser exigida tanto das sociedades que os reconhecem em seus direitos positivos, quanto daquelas que não o fazem, pois sua obrigatoriedade não deriva do exercício do poder normativo social, mas da própria natureza do homem. Portanto, o direito positivo de cada comunidade somente é válido na medida em que respeitam os direitos humanos, que são a representação moderna dos direitos naturais.


Por Alexandre Araújo Costa

Alcoolismo juvenil: uma omissão familiar

Alcoolismo juvenil: uma omissão familiar

“Não se educa sendo deseducado. Não se disciplina sem estar disciplinado.” (Amélia Rodrigues, no Livro “Sementeira da Fraternidade”, de Divaldo P. Franco.)
Cresce no meio jovem o consumo de bebidas alcoólicas.
Bares, restaurantes, lanchonetes, clubes sociais, avenidas estão repletas de jovens que, displicentemente, fazem uso, em larga escala e abertamente, das bebidas deletérias e nocivas que não só desfiguram e arrasam o corpo como agridem e violentam o carácter.
Contra outros tipos de tóxicos levanta a sociedade, mesmo que palidamente, no combate, nem sempre eficaz, mas o álcool, esse “veneno livre”, campeia à solta, e quase sempre apoiado por grandes e bem produzidas campanhas de mídia e aceito com naturalidade por nós.
Tomar um “gole” ainda hoje, em pleno século XXI, quando o homem já foi à lua, passeou com um robô de controle remoto em Marte e avança esplendidamente em todos os sectores da ciência, inclusive em conhecimentos de medicina, é um acto de afirmação do jovem, como sinonimo de que ele já começa a adentrar o sonhado mundo dos adultos. Puro engano.
Pena que a sua visão de vida e os seus objectivos na existência, muito acanhados, não lhe permitam identificar, também por falta de consciencialização que o adulto não lhe deu, o abismo em que está mergulhando.
Uma organização infanto-juvenil, em formação, sem dúvida, com ingestão de álcool não poderá possuir a saúde que teria se evitasse o consumo de tão corrosiva substância. Isso, evidentemente, sem citar os estragos morais da personalidade.
Mas o problema é muito sério e de uma gravidade sem contas.
Temos sim, necessidade de maior participação de nossas autoridades constituídas, que muitas vezes laboram com grandes deficiências de material humano e de equipamentos, ante a situação caótica em que vive a sociedade.
Precisamos também que o comércio de bebidas alcoólicas não venda essa “tragédia engarrafada ou enlatada” aos menores.
No entanto, a solução só virá com a devida consciencialização da família. Não haverá outro meio e nem outros mecanismos que evitem a derrocada da grande maioria dos nossos jovens.
Já foi dito que a criança ou o jovem imitam o adulto, isso significa dizer que se o jovem está utilizando o álcool foi porque viu o adulto fazê-lo.
E o que é mais grave, esses jovens, em grande escala, consomem bebidas junto com seus pais, em clima de festa, de euforia mesmo. Lamentável.
Indiscutivelmente, pais que consomem álcool não têm moral para impedir que os filhos o façam. Não terão autoridade para dizer que faz mal à saúde física e ao carácter, pois que são escravos do vício.
É triste, muito triste mesmo, identificar que muitos alcoólatras que afirmam não sê-lo, escondem-se atrás das bebidas sociais, sim, aquelas que se consomem nas rodas da sociedade. O alcoólatra não é somente aquele que se estende numa sarjeta, mas é todo consumidor de álcool.
Dolorosa realidade a do alcoolismo juvenil; mais dolorosa ainda é constatar, sem qualquer equívoco, a omissão da família. Esses pais, indiferentes e descuidados, estimulam ou se omitem hoje, para, provavelmente, chorarem amanhã, quando dificilmente haverá tempo para reparos.
Os nossos jovens precisam muito mais do que roupas da moda, carros do ano, motos envenenadas, escolas de alto nível, médicos especializados. Eles precisam de educação, que só virá através dos exemplos dos adultos, especialmente dos adultos com quem convivem.
O jovem que se dá ao consumo de bebidas alcoólicas é vítima, muito frequentemente, vítima da omissão familiar.
Portanto, pouco vai adiantar instituição de leis, normas, fiscalizações se entre as paredes do lar a indiferença continuar.
Alcoolismo juvenil: a família precisa acordar.

por Marco Aurélio Rocha


Cartão Nacional de Dador de Sangue

Cartão Nacional de Dador de Sangue
 Este modelo de CNDS veio complicar a isenção das taxas moderadoras
A publicação da Portaria nº 255/2011 dia 1 de Julho de 2011 aprovou o novo modelo de Cartão Nacional de Dador de Sangue, da responsabilidade da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, tendo sido dado início à respetiva emissão no passado mês de dezembro de 2012.

Este cartão será processado pelo IPST,I.P., competindo aos Serviços de Sangue responsáveis pelas colheitas, realizar os respetivos pedidos, mantendo os procedimentos anteriormente em vigor com o IPS,IP.

Serão reemitidos segundo o novo modelo todos os cartões existentes e processados os novos pedidos. Atendendo ao elevado número de cartões a emitir (cerca de 600.000), este processo foi dividido em duas fases: numa 1ª fase (que teve início em dezembro) são reemitidos os cartões dos Dadores com número nacional mais antigo, com menos de 65 anos e mais de uma dádiva de sangue; numa 2ª fase serão reemitidos os restantes bem como os pedidos mais recentes. O número nacional de cada Dador não será alterado.

A leitura e gravação do chip do cartão é efetuada através de equipamento de leitura (igual ao utilizado para o cartão de cidadão) existente nos Serviços que efetuam colheitas (Centros de Sangue e Transplantação e Serviços de Sangue Hospitalares), com utilização de aplicação informática disponibilizada pelo Instituto. Nos Centros de Saúde que disponham do equipamento anteriormente referido, também é possível o acesso para consulta do registo de dádivas, sendo neste caso necessário que o Dador forneça o seu código pin.

A informação relativa às dádivas registadas no Cartão Nacional de Dador de Sangue também está disponível para consulta neste site, quer para os serviços, acedendo a "Espaço do Dador" > "Área Reservada" > "Consulta Nacional de Dádivas de Sangue"; quer para os Dadores de Sangue, acedendo a "Espaço do Dador" > "Área Reservada" > "Dador de Sangue".



Na prática as Taxas Moderadoras…

Na prática as Taxas Moderadoras…

Caros Senhores:

Sou funcionário administrativo e exerço funções numa UCSP. Recebi hoje mesmo, através de correio interno, uma cópia do convite que formularam ao Sr. Ministro da Saúde, cujo teor subscrevo na íntegra. Embora temporariamente impedido de doar sangue, sou dador desde o tempo em que nada nos davam em troca a não ser o "prazer" que sentíamos ao praticar um acto de grande altruísmo que é a dádiva de sangue. Em tempos, foram e muito bem, criadas essas benesses das isenções, não havendo dúvidas para ninguém de que elas trouxeram muito mais pessoas ao universo dos dadores. Agora, talvez por força da ignorância dos nossos governantes, não há sangue que chegue para as necessidades do próprio SNS/hospitais.
Ora, se o objectivo é minimizar os custos com o SNS, é preciso que alguém diga a esses senhores governantes que "afinem a pontaria" relativamente àqueles que ficaram isentos por "insuficiência económica". Na verdade, sendo eu funcionário do ramo numa pequena Vila onde conheço toda a gente, deparo-me com isenções que nem sequer foram solicitadas pelas pessoas e que agora, para que lhes sejam retiradas, têm que fazer um requerimento à ACSS. Desde pessoas que exercem actividades comerciais, com "vidas de meterem inveja aos "remediados", até pessoas que estão emigradas há muitos anos e quem o mau funcionamento do sistema permitiu ter o CNU. Outros emigrados mais recentemente e que, logicamente, possuem o CNU. Em qualquer destes casos existem disparidades e verifica-se um descontrole total relativamente às isenções. É assim: como não fazem IRS cá, o cruzamento de dados entre as entidades intervenientes (AT, SS e ACSS), são uma pura fantasia imaginada por que não sabe o que está a fazer. Eu chamaria a isto de IMCOMPETÊNCIA.
Outros casos díspares e/ou disparatados são aqueles em que um dos cônjuges é isento por insuficiência económica e o outro não. Em que ficamos, afinal. Que diabo de sistema é este que nem sequer permite aos funcionários administrativos a alteração desse tipo de isenções mesmo com uma declaração expressa dos utentes que não querem estar isentos por insuficiência económica?


Cumprimentos
C. M.                

Bem viver

Bem viver

Para o exercício da arte de bem viver é indispensável – como escreveu Vauvenargues – manter o vigor do corpo a fim de conservar o do espírito.
A constituição exprime o estado físico; o carácter o estado psíquico.
O temperamento é a resultante destes dois estados.
O carácter é comandado pela constituição; esta é modificada pelo carácter e todas estas modificações exercem a sua influência no temperamento.
Cada individuo deve começar por se estudar a si próprio antes de enfrentar a vida.
Para vencer é preciso possuir equilíbrio absoluto entre o corpo e o espírito; não se deixar influenciar pelo meio; cultivar as qualidades que lhe faltam; refrear o subconsciente.
Possuir cultura não basta; é imprescindível ter também algumas qualidades práticas, desenvolvendo a vontade, a firmeza, a energia, o altruísmo, a arte de agradar. É necessário, enfim, praticar a auto-sugestão.

Convém reter esta fórmula: - Para triunfar na vida é preciso ser senhor das circunstâncias; para ser senhor das circunstâncias, é preciso ser senhor dos homens, para ser senhor dos homens, é preciso ser senhor de si mesmo.

Fonte: Arquivo



Há 3,3 milhões de crianças e jovens a trabalhar no Brasil

Há 3,3 milhões de crianças e jovens a trabalhar no Brasil

O trabalho de crianças e adolescentes no Brasil cresceu 4,5% entre 2013 e 2014 e atingiu 3,331 milhões de pessoas entre os 5 e os 17 anos.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o maior crescimento do trabalho infantil, de 9,3%, deu-se na faixa etária proibida por lei, entre os 5 e os 13 anos. Ao todo, eram 554 mil crianças e adolescentes nessa idade que trabalhavam no ano passado.
Foi a primeira vez desde 2005 que essa faixa etária registou aumento do trabalho infantil.
Para as crianças entre os 5 e os 9 anos, o aumento foi de 15,5%, de 61 mil para 70 mil, e, para as que têm idades entre os 10 e os 13 anos, de 8,5%.
Na idade em que o trabalho é permitido, o crescimento foi menor. Para adolescentes entre os 14 e os 15 anos, foi de 5,6% e, para jovens entre os 16 e os 17 anos, de 2,7%.
Entre as crianças e adolescentes que trabalham, dois terços são do sexo masculino.
A Pnad de 2014 também refere que as mulheres brasileiras receberam, no ano passado, 74,5% do rendimento dos homens, em média.
O rendimento médio mensal das mulheres foi de 1.480 reais (363 euros), enquanto o dos homens, de 1.987 reais (487 euros).
Em 2013, a proporção era ligeiramente mais desfavorável: 73,5%.


Fonte JN