domingo, 10 de junho de 2018

G7 | Alemanha acusa Trump de "destruir a confiança" sobre cimeira com um 'tweet'


REUTERS /JONATHAN ERNST
O chefe de Estado norte-americano removeu, através da rede social, o apoio ao acordo final da cimeira de G7

A Alemanha acusou Donald Trump de "destruir" uma grande parte da confiança entre os Estados Unidos e a Europa, ao remover, com um 'tweet', o apoio ao acordo final da cimeira de G7, no Canadá.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que "a Europa unida é a resposta para os Estados Unidos em primeiro lugar", pois, assinalou, "pode-se rapidamente destruir uma incrível dose de confiança num 'tweet'".

Por isso, Maas escreveu na rede social Twitter que se torna "ainda mais importante para a Europa manter-se unida e defender os seus interesses de forma ainda mais agressiva".


Mit einem Tweet kann unheimlich viel Vertrauen sehr schnell zerstört werden. Umso wichtiger ist es, dass Europa zusammen steht und seine Interessen noch offensiver vertritt. #EuropeUnited ist die Antwort auf #AmericaFirst. #G7 https://twitter.com/tagesschau/status/1005729237523935232 …

Esta madrugada, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, dissociou-se do comunicado final da cimeira do G7, chamando ao primeiro-ministro do Canadá, país anfitrião da reunião, de "muito desonesto e fraco" por este ter classificado como insultuosas as tarifas americanas.

"Face às falsas declarações de Justin [Trudeau, primeiro-ministro do Canadá] na sua conferência de imprensa e ao facto de o Canadá estar a impor enormes taxas sobre os nossos agricultores, trabalhadores e empresas americanas, pedi aos nossos representantes americanos que retirassem o apoio ao comunicado enquanto consideramos taxar os automóveis que estão a inundar o mercado americano", escreveu Trump, na rede social Twitter.



PM Justin Trudeau of Canada acted so meek and mild during our @G7 meetings only to give a news conference after I left saying that, “US Tariffs were kind of insulting” and he “will not be pushed around.” Very dishonest & weak. Our Tariffs are in response to his of 270% on dairy!

Numa outra mensagem na mesma rede social, o Presidente dos Estados Unidos criticou o primeiro-ministro do Canadá por ter uma conduta "suave" durante a cimeira do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7), mas de ter criticado as tarifas aduaneiras americanas sobre o aço e o alumínio.

"Muito desonesto e fraco. As nossas tarifas são uma resposta aos seus 270% sobre os produtos lácteos", justificou Donald Trump, citado pela agência France Presse.



Based on Justin’s false statements at his news conference, and the fact that Canada is charging massive Tariffs to our U.S. farmers, workers and companies, I have instructed our U.S. Reps not to endorse the Communique as we look at Tariffs on automobiles flooding the U.S. Market!

Na conferência de imprensa, Justin Trudeau explicou que no decurso da cimeira, que decorreu em La Malbaie, disse ao Presidente dos Estados Unidos que as tarifas deste país eram "para os canadianos que lutaram ao lado dos soldados americanos bastante insultuosas".

"Será com pesar, mas com certeza e firmeza absolutas, que aplicaremos as tarifas no dia 01 de julho em retaliação àquelas impostas injustamente pelos americanos contra nós", referiu o Justin Trudeau.

Igualmente hoje, a Presidência francesa defendeu que "a cooperação internacional não pode depender de raiva ou palavras", lamentando a "incoerência" e "inconsistência" do chefe de Estado norte-americano sobre o comunicado final da cimeira do G7.

"Resumimos dois dias [de cimeira] num texto final de compromissos. Nós vamos cumpri-los e quem quiser voltar atrás revela-se incoerente e inconsistente", informa a Presidência francesa em comunicado, citado pela agência France-Presse.

De acordo com aquele país, "a cooperação internacional não pode depender de raiva ou de palavras".

Os líderes do G7 assinaram no sábado um texto, no qual defendem um comércio internacional com "regras" e se comprometem a tentar "reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios".

Apesar de persistir a disputa sobre taxas alfandegárias com os Estados Unidos, os sete países mais industrializados do mundo conseguiram assinar um "texto comum" depois de dois dias de cimeira em La Malbaie, na província canadiana do Quebeque.

Apenas as questões ambientais não contaram com a assinatura do Presidente norte-americano.

Fonte: DN


PROGRAMA PARA EXCURSÃO DA ADASCA 2018 A MONSANTO DIA 21 DE JULHO (SÁBADO)



Conforme o prometido no decorrer da Excursão do ano transacto a Belmonte, este ano a ADASCA organiza a sua Excursão anual à localidade de Monsanto.

Itinerário: Aveiro » Viseu » Monsanto » Idanha-a-Nova e Velha » Castelo Branco
-------------
Inscrições até ao Dia 16 de Julho na sede da ADASCA, ou entregues no decorrer das habituais Colheitas de Sangue, com o respectivo pagamento. A participação na excursão é livre (dadores associados, familiares e amigos).
Atenção: As inscrições são limitadas aos lugares do autocarro (67 Lugares) com reservas por ordem de entrega das mesmas.

O almoço convívio é servido no restaurante “O Fontela” em Monfortinho

Certos que será uma excursão interessante tendo em conta as localidades a visitar, com o propósito de fomentar um convívio salutar e contacto com a natureza, esperamos que seja do agrado de todos.

Joaquim Carlos, Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331

PDF: 

ADASCA COMEMORA O DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE NO SALÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CACIA DIAS 16 E 17 DE JUNHO 2018



Caros colegas dadores,

Este ano a ADASCA quebra o modelo da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em relação aos anos anteriores, tendo em conta que não vai realizar a habitual Caminhada Solidária - pelo menos para já, podendo vir a fazê-lo numa data posterior - , uma vez que se perspectivam outras iniciativas com que a ADASCA não tem qualquer relação.

Face ao exposto, a Direcção da ADASCA achou por bem, apostar num modelo diferente, esperando que seja do agrado de todos os participantes.

As inscrições podem ser impressas a partir deste site e entregues na Sede da ADASCA, na Secretaria da Junta de Freguesia de Cacia ou na Pastelaria Delicreme, em Cacia, até ao dia 15 de Junho, para que tenhamos uma noção do que se deve comprar.

Vai decorrer de igual modo a primeira exposição alusiva à dádiva de sangue no Salão da Junta de Freguesia daquela localidade, com obras dignas de serem apreciadas.

A animação musical vai dar uma componente nova ao convívio, pelo que VENHA CONVIVER, DAR VISIBILIDADE E FORÇA À SOLIDARIEDADE!

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Contactos: 234 095 331 


PDF: 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTOU A RECEBER ALBERTO FERNANDES




Aproveitando a sua deslocação a Portugal, Alberto Fernandes, General na reserva e ex-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde esteve na cidade de Cantanhede, no passado dia 9 de junho, de visita à Sociedade Columbófila e à cidade de Cantanhede. 

Recebido por Lurdes Silva e Magda Silva da Direcção Geral e por Aidil Machado da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Alberto Fernandes, após o almoço, teve a oportunidade de conhecer a nova sede da Columbófila de Cantanhede, onde realizou uma reunião de trabalho no âmbito do Projecto de Cooperação . de Partida!, tendo a oportunidade de conhecer o trajecto associativo, mais recente da Columbófila Cantanhedense e em particular as actividades desenvolvidas, no âmbito dos projectos de cooperação e também avaliar o trabalho já desenvolvido e perspectivar o futuro desta parceria, que também envolve o Município de Cantanhede e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça. 

Alberto Fernandes aproveitou o momento para agradecer reconhecidamente o trabalho desenvolvido pela Sociedade Columbófila e pelos restantes parceiros, anunciando a sua disponibilidade para dar mais um impulso neste projecto de cooperação, referindo que o mesmo tem tido uma importância fundamental para atenuar as dificuldades das famílias mais carenciadas da cidade da Praia, mas sobretudo para fazer sorrir as crianças beneficiárias do projecto. 

No final da visita Alberto Fernandes, deu a conhecer ás dirigentes da Sociedade Columbófila o interessa da Associação Acrides, Coordenadora da Rede Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Menores e que vem desenvolvendo na cidade da Praia, um trabalho notável na defesa dos direitos das crianças mais desfavorecidas daquela cidade, de vir a estabelecer uma parceria, com vista a integrar as entidades que beneficiam do apoio direto da Sociedade Columbófila. 

Recorde-se que Alberto Fernandes, na qualidade de Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde a par com o empresário Alcides Simões, implementou em dezembro de 2011, o projecto de Cooperação . de Partida!, assinando nessa data, com Lurdes Silva o memorando de entendimento, que tem vindo a orientar e a coordenar as acções desenvolvidas ao longo destes anos, inaugurando igualmente, nessa data, a primeira Loja Social na cidade da Praia e posteriormente, no ano de 2012, a abertura de nova da Loja Social em Porto Novo, na Ilha de Santo Antão.


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Hora de Fecho: Os 335 dias mais tensos entre EUA e Pyongyang /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Em 1968 o navio-espião USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte sem dar resposta. Falámos com um tripulante, que foi torturado durante quase um ano. Hoje, o navio é atração turística em Pyongyang
O presidente dos Estados Unidos já está em Singapura. Na próxima terça-feira, Donald Trump encontra-se com Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha acusou Donald Trump, via Twitter, de "destruir" uma grande parte da confiança entre o velho continente e os Estados Unidos da América.
É a fotografia do momento, o que quer dizer que, nas redes sociais, proliferam os memes. No Twitter há quem faça humor com a imagem simbólica da reunião do G7. Merkel e Trump são os protagonistas.
Líder leonino quer legalizar órgão que criou à margem dos estatutos do clube e passar a escolher sócios que substituam membros do Conselho Diretivo demissionários. Tudo vai ser decidido a 17 de junho.
Fernando Pimenta conquistou a medalha de prata em K1 5.000 metros do campeonato da Europa de canoagem. É a terceira medalha da competição para o canoísta português.
O Presidente da República sinalizou, no Dia de Portugal, que o país prefere a "paciência dos acordos, mesmo se difíceis", à "volúpia das roturas, mesmo se tentadoras".
Costa disse este domingo que "não vale a pena antecipar discussões" tendo em conta o Orçamento do Estado para 2019. Garantiu ainda que o Governo tem "executado pontualmente o Orçamento".
A Google também está a celebrar o Dia de Portugal. Na página principal do motor de pesquisas está a bandeira esvoaçante do país.
A seleção portuguesa de futebol realizou o primeiro treino em Kratovo, de pouco mais de uma hora, presenciada pela comunicação social internacional e por perto de 300 'convidados' russos.
O artista plástico Andrey Shatilov destacou-se entre os inúmeros adeptos de Cristiano Ronaldo, por ter tentado oferecer um quadro com o rosto do avançado no primeiro treino da seleção lusa. 
Opinião

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?

Daniel Traça
O desafio para as escolas de economia 
e gestão é fazer a ponte entre a criatividade, rigor e disciplina com tecnologia, flexibilidade para desaprender, sentido de propósito e resiliência. 
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.


Sporting | Bruno de Carvalho quer liberdade para substituir demissionários do Conselho Diretivo



Com o anexo à convocatória do dia 17, se os sócios aprovarem as alterações, o Conselho Diretivo (CD) nunca perderá o quórum e o mandato pode terminar apenas com o presidente como único elemento do CD eleito.

Bruno de Carvalho vai submeter à aprovação dos sócios na Assembleia Geral do dia 17, cuja marcação foi feita pela comissão transitória da Mesa da Assembleia Geral (MAG), novas competências para o presidente do CD. Entre elas a seguinte: "Em caso de cessação antecipada dos membros do CD, o seu presidente poderá indicar o preenchimento das vagas outros sócios efetivos A, contando que se mantenham os requisitos e a proporcionalidade prevista no n.º 3 desta norma estatutária." Ou seja, em caso de demissões Bruno de Carvalho terá que encontrar sócios inscritos há, pelo menos, 15 anos com pagamento ininterrupto nos 15 anos anteriores à eleição.

Basicamente isto impedirá que o CD perca o quórum, podendo dar-se o caso de o presidente, seja ele qual for, terminar o mandato como único membro eleito.

O documento refere ainda que o CD deseja tornar oficial, através dos estatutos, a renúncia com efeitos imediatos dos órgãos (CD, MAG e Conselho Disciplinar e Fiscal) mal sejam designadas as comissões de substituição.

Fonte: DN


Cristais do tempo são encontrados em kits para crianças


Por Jéssica Maes, em 8.05.2018
Os cristais do tempo são uma forma nova de matéria teorizada em 2012, desacreditada nos anos seguintes e finalmente criada em 2016. Agora, uma descoberta está intrigando os cientistas. Características desses misteriosos cristais foram encontradas no lugar mais inesperado: em um composto encontrado em fertilizantes e em kits infantis de formação de cristais.
Esse composto é o fosfato monoamônico (MAP), e os físicos de Yale que fizeram a descoberta agora estão tentando entender o que está acontecendo, porque isso levanta questões sobre como os cristais de tempo se formam.
Em cristais normais, os átomos são dispostos em uma estrutura de fixa, como a rede atômica de um diamante ou um cristal de quartzo. Essas redes repetidas podem diferir na configuração, mas não se movem muito – elas só se repetem espacialmente, mas não no tempo.
Cristais de tempo são diferentes. Teorizado pela primeira vez apenas em 2012 e identificados em 2016, eles têm algumas propriedades bastante bizarras. A olho nu, eles parecem cristais comuns. Mas seus átomos estão na verdade oscilando, girando primeiro em uma direção e depois em outra, quando expostos a um pulso eletromagnético que gira seu spin.
Mesmo quando o pulso é irregular, as oscilações – o que os pesquisadores chamam de “cristal” do tempo – estão presas a uma frequência particular e muito regular. Por serem tão novos, os cristais de tempo (DTCs na sigla em inglês) não foram observados com muita frequência – apenas uma vez eles foram observados em um cristal sólido, quando físicos de Harvard criaram um cristal de tempo a partir de um diamante.
Nos primeiros experimentos, o comportamento do cristal temporal foi demonstrado em uma linha de átomos de itérbio. O novo cristal temporal encontrado em Yale, embora inspirado por esses experimentos, é diferente das duas primeiras descobertas. “Decidimos procurar a assinatura do DTC”, disse o físico Sean Barrett, autor sênior em dois novos artigos. “Meu aluno Jared Rovny tinha desenvolvido cristais de fosfato monoamônico (MAP) para um experimento completamente diferente, então tivemos um em nosso laboratório.”

Os cristais MAP são incrivelmente fáceis de desenvolver – as instruções e kits estão prontamente disponíveis na internet.
Anteriormente, pensava-se que as assinaturas de cristais de tempo só poderiam ocorrer dentro de um ambiente mais desordenado. No entanto, depois de submeter os cristais de fosfato monoamônio à ressonância magnética nuclear, a equipe encontrou assinaturas cristalinas de tempo claras – dentro de um cristal espacial altamente ordenado.
“Nossas medições de cristal pareciam impressionantes logo de cara”, disse Barrett. “Nosso trabalho sugere que a assinatura de um DTC pode ser encontrada, em princípio, por meio de um kit de desenvolvimento de cristais para crianças”.
Cristais do tempo têm grande potencial para aplicações práticas. Eles poderiam ser usados ​​para melhorar nossa atual tecnologia de relógio atômico – relógios complexos que marcam o tempo mais preciso que podemos alcançar.
Eles também poderiam melhorar a tecnologia, como giroscópios, e sistemas que dependem de relógios atômicos, como GPS – e poderiam ajudar em experimentos quânticos de entrelaçamento. Até mesmo a DARPA, a Agência de Defesa Avançada dos EUA, está investindo recursos na pesquisa de cristais de tempo – embora não revele qual seja o motivo.

A possibilidade de que eles possam ocorrer em um cristal tão comum e aparentemente normal é bastante excitante. Mas isso também apresenta um quebra-cabeça. Se cristais de tempo podem ocorrer dentro de arranjos espaciais ordenados em cristais comuns, os físicos terão que descobrir como isso ocorre – e por que um grande número de cristais comuns não exibe assinaturas de cristal de tempo.
“É muito cedo para dizer qual será a resolução para a atual teoria dos cristais de tempo, mas as pessoas estarão trabalhando nesta questão pelo menos nos próximos anos”, garante Barrett. [Science Alert]

Fonte: hypescience


10 Junho: Marcelo enaltece os “muitos Portugais” que não podem ser discriminados

Resultado de imagem para 10 Junho: Marcelo enaltece os “muitos Portugais” que não podem ser discriminados
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceu hoje elogios aos "muitos Portugais" que garantem "riqueza" ao país e frisou que não pode ser tolerada discriminação nesta diversidade identitária.
No discurso do 10 de Junho, nos Açores, o chefe de Estado valorizou "um só Portugal" que existe, mas que é "feito de muitos Portugais, que podem e devem ser diversos".
"Não toleraremos que [os vários Portugais] sejam discriminados naquilo que de essencial assinala o estatuto da nossa cidadania cívica, económica, social e cultural", sublinhou.
"Nestes Açores justamente diferentes e autónomos", o chefe de Estado valorizou aqueles que "por todo o mundo constroem dia após dia" a região autónoma e Portugal.
Os "compatriotas" da América do Norte, "tantos e tantos" partidos dos Açores e "para sempre ligados" ao arquipélago foram também lembrados na intervenção do Presidente da República.
"Estas ilhas são, também elas, testemunho vivo de uma saga (...) convidam a novos horizontes, mais esperança", assinalou ainda.
A habitual Cerimónia Militar, que decorreu no centro de Ponta Delgada, contou com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se iniciaram no sábado, vão ainda estender-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos da América, para onde partem esta tarde o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa.
Ao final da tarde irá decorrer a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal ('City Hall') de Boston, onde terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e lusodescendente do Estado norte-americano de Massachusetts, designadamente o 'Boston Portuguese Festival'.
As cerimónias terminam com um espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence (Rhode Island), organizado pela comunidade portuguesa.
Fonte e foto: Lusa

São João da Madeira apoia desporto com 280.000 euros e reforça modalidades

Resultado de imagem para São João da Madeira apoia desporto com 280.000 euros e reforça modalidades
A Câmara de São João da Madeira assinou hoje contratos-programa para distribuir cerca de 280.000 euros por 25 coletividades locais, reforçando os valores destinados a modalidades como danças de salão, artes marciais, ténis de mesa e ginástica.
O valor desses apoios foi definido com base em critérios como o número de praticantes inscritos em cada organismo, a qualificação profissional dos técnicos ao seu serviço, a quantidade de equipas federadas e o preço praticado para inscrição em cada modalidade.
Além desses 280.000 euros, a autarquia vai disponibilizar apoios logísticos avaliados em 179.000 euros e relativos à cedência de espaços municipais para treino e realização de jogos, acolhimento das sedes dessas coletividades e armazenamento do seu material técnico.
Para o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, trata-se não apenas de valorizar o número de praticantes em cada coletividade, em particular nas camadas jovens, mas também de "premiar o mérito desportivo" dos atletas locais, reconhecendo "o relevante papel social do desporto" na formação da personalidade e no desenvolvimento da comunidade.
Nesse sentido, o autarca realçou que os valores atribuídos em 2018 representam "uma revisão em alta" dos montantes referentes a cada atleta inscrito em modalidades como "as danças de salão, as artes marciais, o ténis, o ténis de mesa, a ginástica artística, a ginástica de academia e o xadrez".
"Este facto reflete a afirmação que estas modalidades vêm tendo em São João da Madeira, onde outras, têm já grande tradição, como o futebol, o hóquei em patins, a natação, o atletismo, o andebol e o basquetebol", explicou Jorge Vultos Sequeira.
"A diversidade de modalidades praticadas a nível federado pelas nossas associações traduz o ecletismo de São João da Madeira, que é verdadeiramente uma cidade amiga do desporto, com excelentes instalações onde as nossas coletividades demonstram, semana a semana, o seu dinamismo e qualidade ", defendeu.
Entre as 25 coletividades beneficiadas pelos contratos hoje assinados, a que absorve maior parcela dos fundos da câmara é a Associação Desportiva Sanjoanense, que retém mais de 190.000 euros em verbas efetivas e é seguida, a longa distância, pelo Dínamo Sanjoanense, com 12.865 euros.
As instituições com menor apoio financeiro são oito, cada uma das quais recebendo 750 euros: a Associação Desportiva e Recreativa Amigos da Visconde, o Clube de Bilhar de São João da Madeira, o Petertumble - Motorsport Clube de São João da Madeira, a Associação de Atividades Subaquáticas SJM-SUB, o Turbo Clube, o Núcleo de Aveiro da Associação Nacional de Treinadores, o Clube Motorizado O Troço e o Núcleo de Árbitros de Futebol.
Os termos dos referidos contratos também foram revistos, sendo duas as atualizações mais pertinentes decorrentes da lei: A primeira é que todas as coletividades têm que manter uma contabilidade organizada de forma a permitir eventual verificação do destino dado às referidas verbas e que as beneficiadas com 50.000 euros ou mais passam a estar obrigadas a apresentar relatórios certificados por um revisor oficial de contas.
A outra atualização é que os apoios atribuídos serão suspensos se os beneficiários não cumprirem a legislação antidopagem ou forem de alguma forma coniventes com atos de violência, racismo, xenofobia e intolerância.
Lusa

Teresa Portela e Joana Vasconcelos campeãs da Europa em K2 200 metros

Resultado de imagem para Teresa Portela e Joana Vasconcelos campeãs da Europa em K2 200 metros
As canoístas portuguesas Teresa Portela e Joana Vasconcelos conquistaram hoje o título europeu em K2 200 metros, em Belgrado, ao terminarem a final em 37,055 segundos.
Teresa Portela e Joana Vasconcelos impuseram-se às russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova, segundas classificadas por 28 milésimos de segundo, e às polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejczyk, terceiras a 0,092 segundos.
Esta é a terceira medalha conquistada pela seleção portuguesa em Belgrado, depois de Fernando Pimenta se ter sagrado tricampeão continental em K1 1.000 metros, no sábado, e do terceiro lugar, hoje, em K1 500.
Lusa

U-Multirank atribui Classificação Máxima à Universidade de Coimbra

Resultado de imagem para U-Multirank atribui Classificação Máxima à Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra (UC) volta a obter classificação máxima – very good – em várias áreas na edição de 2018 do U-Multirank, ranking que avalia 1614 instituições de ensino superior de 95 países.
Nesta edição, o U-Multirank apresenta dados para 29 instituições portuguesas. A Universidade de Coimbra é a instituição que tem um maior número de classificações máximas nos vários indicadores avaliados, seguida pela Universidade Nova de Lisboa.
Em concreto, a UC atinge a classificação máxima em 12 dos 35 indicadores, destacando-se o excelente desempenho nas áreas da investigação, da transferência de saberes, da internacionalização e do envolvimento com a região. De referir ainda a classificação de “good” – a segunda classificação mais alta – em 8 indicadores.
O U-Multirank é uma iniciativa da Comissão Europeia e assume-se como uma alternativa aos rankings universitários mais tradicionais, baseando-se numa abordagem multidimensional das instituições, que permite comparar o seu desempenho em vários indicadores, avaliando-os numa escala que vai de “very good” – muito bom - a “weak” - fraco.
Mais informação sobre o U-Multirank  disponível em www.umultirank.org.

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se no Brasil

  • Resultado de imagem para Vinhos do Centro de Portugal promovem-se no Brasil
    Produtores da região estão em destaque no maior evento de vinhos portugueses para consumidores no estrangeiro.
     

  • Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal está presente com várias ações promocionais.

Os vinhos do Centro de Portugal são um dos destaques principais do evento “Vinhos de Portugal”, que decorre até ao próximo dia 10 no Brasil. Por estes dias, produtores de todo o país mostram no outro lado do Atlântico as qualidades que tornam os vinhos nacionais tão apelativos a todos os paladares.
O “Vinhos de Portugal” divide-se em duas apresentações: no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de junho; e em São Paulo, de 8 a 10 de junho. A Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal está presente em ambas, aproveitando a ocasião para promover junto do mercado brasileiro as potencialidades da Marca Centro de Portugal.
Vários produtores destacados das regiões vinícolas do Centro de Portugal, nomeadamente do Dão, Bairrada, Região de Lisboa e Beira Interior, deslocaram-se ao Rio de Janeiro e a São Paulo para mostrar os seus produtos. A ARPT elaborou uma brochura de vinhos para o evento, para ser distribuída nos dois espaços.
Um momento importante da iniciativa são as sessões “Tomar um Copo”, em que especialistas apresentam alguns vinhos a jornalistas, operadores e bloggers locais. A Marca Centro de Portugal participou em quatro destas sessões, no Rio de Janeiro, e vai participar em outras quatro, em São Paulo, em que são apresentados vinhos de todas as regiões vitivinícolas do Centro de Portugal. A participação da Marca Centro de Portugal nestas sessões tem como objetivo promover os vinhos, a região e o destino Centro de Portugal.
Entre as duas apresentações do “Vinhos de Portugal”, a ARPT realiza também sessões de promoção da marca Centro de Portugal, dirigidas a operadores de turismo em São Paulo.
O Brasil é um dos mercados mais promissores para os vinhos portugueses, assim como também o é para o turismo no Centro de Portugal. Os vinhos portugueses já são os segundos mais vendidos neste país, a seguir aos chilenos. Por outro lado, o Brasil é o quarto mercado emissor de turistas para o Centro de Portugal, tendo sido responsável por 203 mil dormidas em 2017, com um crescimento de 40 por cento. Há um genuíno interesse crescente dos brasileiros por tudo o que é português. Pareceu-nos lógico, por isso, que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal estivesse presente no maior evento de vinhos portugueses para consumidores no estrangeiro, de forma a promover a região e os seus vinhos”, considera Pedro Machado, presidente da ARPT Centro de Portugal e do Turismo Centro de Portugal.
Esta é a segunda edição do “Vinhos de Portugal” em São Paulo, onde conta com 84 produtores portugueses. No Rio de Janeiro, foi já a quinta edição, com 79 produtores nacionais. Nos amplos espaços das mostras, o público tem a oportunidade de fazer degustações e conversar diretamente com os produtores portugueses e seus representantes.
A iniciativa é organizada pela ViniPortugal, em parceria com os jornais Público, em Portugal, e O Globo e Valor Económico, no Brasil.

Ramos-Horta desafia Casa de Portugal a apoiar fortalecimento do português em Timor-Leste

O ex-Presidente da República timorense desafiou a Casa de Portugal em Timor-Leste, apresentada hoje oficialmente a público, a associar-se aos esforços do Governo timorense e ao apoio do Governo português para o fortalecimento da língua lusa no país.
Resultado de imagem para Ramos-Horta desafia Casa de Portugal a apoiar fortalecimento do português em Timor-Leste
"A Casa de Portugal vai secundar os esforços do Governo timorense e do Governo português em expandir o português. O português não está a desaparecer em Timor. Está a aparecer. Em 1975 praticamente não havia português e hoje as estatísticas oficiais falam de 23% a falar português", frisou.
José Ramos-Horta falava no ato de apresentação pública da Casa de Portugal de Timor-Leste, que decorreu hoje no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, espaço que acolhe, temporariamente, o que é a primeira associação portuguesa de Timor-Leste.
A cerimónia ficou marcada pela assinatura da adesão formal à associação dos seus 25 primeiros fundadores, entre eles o próprio José Ramos-Horta.
Para o Nobel da Paz a nova associação pode ajudar ao esforço, que deve ser "conjunto" perante a "avalanche" da Indonésia, país vizinho que tem mais de 100 de estações de televisão, milhares de estações rádio e muita imprensa escrita, com muitos conteúdos a chegar a Timor-Leste.
"Imaginem a avalanche de tudo o que é da Indonésia aqui. Estamos numa situação mais precária e vulnerável do que a Guiné Bissau onde se fala da influência do francês", disse o ex-chefe de Estado e atual ministro de Estado.
"Em Timor-Leste temos essa vulnerabilidade. As pessoas não aprendem uma língua por saudosismo ou por romantismo, aprendem por necessidade e a necessidade interna de comunicação", considerou.
Ramos-Horta defendeu que o Governo timorense tem que fazer mais esforços nesta matéria impondo, por exemplo, às embaixadas, que só enviem mensagens ao executivo português ou tétum, as duas línguas oficiais.
Fernando Figueiredo, presidente da direção da Casa de Portugal deu conta dos objetivos e estatutos da associação.
Sem fins lucrativos e criada por um grupo inicial de 25 pessoas, a nova associação foi criada, segundo os seus estatutos, para zelar pela "preservação da identidade da comunidade e do seu património cultural, nomeadamente da língua e cultura portuguesas" e contribuir para o desenvolvimento de Timor-Leste estão entre os objetivos da Casa de Portugal.
Outro dos objetivos é que a associação possa tornar-se "num interlocutor privilegiado na procura de soluções para problemas específicos que afetem a comunidade portuguesa em Timor-Leste".
Promover a solidariedade na comunidade portuguesa e fomentar as relações com as demais comunidades são outros objetivos da associação que quer ainda criar núcleos de ação cultural e de formação.
Um dos primeiros objetivos da associação é encontrar uma sede para desenvolver as suas atividades, tendo Ramos-Horta sugerido o uso do edifício do antigo Sporting Clube de Timor que está praticamente abandonado há décadas, localizado ao lado da Embaixada de Portugal em Díli.
"Surgiram uns entusiastas timorenses que reclamaram a existência do Sporting. Mas não existe. Estes meus patrícios nem sequer têm umas sapatilhas", disse Ramos-Horta.
"Podemos amigavelmente conversar com eles e ver como pode passar a ser a Casa de Portugal. Vamos fazer disso e depois encontrar gente com dinheiro aqui em Timor-Leste que possa ajudar nas obras a fazer a Casa de Portugal", afirmou Ramos-Horta.
Intervindo na cerimónia, José Pedro Machado Vieira, embaixador de Portugal em Díli e que se tornou hoje no primeiro sócio honorário da Casa de Portugal - leu um excerto de uma carta enviada pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.
A carta saúda a iniciativa que considera "mais uma expressão da vitalidade, dinamismo e capacidade de mobilização" da diáspora portuguesa.
O diploma defendeu um esforço para envolver jovens na associação que deve procurar "complementaridades" e adaptar-se à realidade da comunidade portuguesa em Díli - cerca de mil pessoas, segundo os registos consulares.
Uma comunidade que é "permanentemente renovada" com muitos a ficarem apenas durante períodos mais curtos.
Lusa

Pedrogão Grande: Comissão regional diz que maioria das casas já foi reconstruída

Resultado de imagem para Pedrogão Grande: Comissão regional diz que maioria das casas já foi reconstruída
A maioria das casas destruídas há um ano pelo incêndio que eclodiu em Pedrogão Grande já foi reconstruída, assegurou hoje a presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC).
Em entrevista à agência Lusa, quando se completam 12 meses da tragédia que provocou a morte a 66 pessoas, Ana Abrunhosa explica que “estão em causa 261 habitações” abrangidas pelo processo de recuperação.
“Inicialmente, era um número maior”, mas foram retiradas da lista de primeiras residências, danificadas total ou parcialmente pelo fogo, as habitações cujas famílias “receberam seguros e outras que decidiram que não iriam reconstruir.
Nos diferentes municípios da região afetados pelos incêndios, entre 17 e 24 de junho, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, a CCDRC contabilizou, em maio, 157 habitações cujas obras “estão concluídas”.
Em trabalhos de reabilitação encontram-se ainda 99 imóveis, enquanto os restantes cinco, de um total de 261 admitidos no levantamento oficial, estão prestes a entrar em obras.
Estas casas “estão para iniciar em breve” os trabalhos, segundo Ana Abrunhosa, que, neste caso, identifica os proprietários como “pessoas que estiveram internadas ou que preferiram que se fizesse mais tarde”, por exemplo.
“Passado este tempo todo e sendo uma situação tão complexa, os resultados não deixam de ser muito satisfatórios para nós”, declarou.
Noventa e seis destas reconstruções avançaram com financiamento do Fundo Revita, criado pelo Governo após estes fogos, enquanto 48 tiveram apoio através da União das Misericórdias Portuguesas e Fundação Calouste Gulbenkian, que reuniram contributos de milhares de cidadãos e entidades diversas.
Resultado de imagem para Pedrogão Grande: Comissão regional diz que maioria das casas já foi reconstruídaA Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assumiu a recuperação de cinco casas, a SIC Esperança 21, a Cáritas Diocesana de Coimbra 34, as seguradoras 34, a Cruz Vermelha Portuguesa cinco e a Mota Engil também cinco, a que se junta uma dezena de reconstruções custeadas por particulares e empresas.
Para a CCDRC, a maior dificuldade “foi esta multiplicidade de intervenientes no terreno e foi procurar que eles se articulassem entre si de modo a evitar” designadamente, “que estivessem a financiar habitações com seguro”.
As equipas da Comissão de Coordenação empenharam-se igualmente para evitar que a mesma habitação ardida fosse “entregue a mais do que uma instituição, o que chegou a acontecer”, disse a presidente, realçando a importância de uma base de dados criada para funcionar como “um sistema de informação específico” para esta situação.
“Nada disto era possível sem a grande intervenção das câmaras municipais e das juntas de freguesia”, sublinhou.
Juntando as casas que arderam nos fogos de 15 de outubro, em 29 municípios da região Centro, “já estão em intervenção” 686 habitações, à responsabilidade dos donos e da CCDRC.
“Estamos a falar de 944 habitações que estão concluídas ou em intervenção nas duas situações”, explicou, acrescentando que tendo em conta “a complexidade destes processos” o resultado é muito satisfatório.
Relativamente ao incêndio de há um ano, “o que correu menos bem, numa fase inicial, foi a necessidade” de articulação entre as variadas partes, recordou.
“Esta é a nota menos positiva que depois conseguimos ultrapassar”, admitiu a presidente da CCDRC.
Lusa
Foto: Sapo 24