segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Opinião | SOMOS A ‘CALIFÓRNIA DA EUROPA”


O prestigiado jornal americano “Wall Street Journal” concluiu que muitos reformados americanos escolhem Lisboa para viver. As razões são variadas. Um custo de vida baixo” (segundo os padrões norte-americanos), acesso a cuidados de saúde gratuitos ou muito baratos quando contratados seguros, clima quente, incentivos fiscais, segurança e facilidade em obter um visto de residência. A simpatia dos portugueses também conta.

Além do clima maravilhoso e da beleza natural, este é um país amoroso onde você pode desfrutar das coisas simples da vida em um ambiente cultural, seguro, diversificado, acessível e sustentável.” Esta é a forma como Portugal se apresenta aos americanos.

Na passada semana, o Turismo de Portugal “invadiu” com outdoors digitais o coração de Nova Iorque. Foi uma hora de paisagens portuguesas, na emblemática ‘Times Square’, para seduzir os americanos. E o famoso museu ‘Madame Tussauds’ estreou a estátua em cera de Cristiano Ronaldo! A ‘estrela global’ que é um orgulho nacional, também a ajudar Portugal a promover-se no coração de Nova Iorque.

A Califórnia da Europa”. Assim já somos designados pelos cidadãos da maior potência do mundo.

Só temos que acreditar que a nossa secular capacidade de criar burocracia desnecessária não afugente os interessados. Vamos acreditar que a promoção internacional onde Portugal investe, apresentando-se como país moderno, não esbarre na triste mania de excesso de arreliadora burocracia.

Eduardo Costa, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:

Vamos acreditar que a promoção de Portugal não esbarre na triste mania de excesso de arreliadora burocracia.”

Ecocentro Municipal da Lousã já encaminhou mais de 210 toneladas de resíduos

 

O Ecocentro Municipal da Lousã recebeu e encaminhou, até ao momento, mais de 210 toneladas de resíduos diversos, como resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), “monos/monstros”, madeiras, resíduos de construção e demolição, papel, cartão, ferro, têxteis entre outros.

Este equipamento, instalado na Zona Empresarial do Alto do Padrão, é um local onde os munícipes podem depositar gratuitamente os resíduos que, pelas características e/ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores de lixo ou ecopontos disponíveis na via pública.

Durante o primeiro semestre de funcionamento, foram rececionados, triados e encaminhados 64 toneladas de monstros, sendo de destacar o complemento efetuado entre este equipamento e o serviço gratuito de recolha destes resíduos disponibilizado pela Autarquia.

De destacar que, especificamente neste tipo de resíduos e devido ao trabalho de triagem que o ecocentro possibilita, regista-se uma diminuição média de cerca de 70% de monstros depositados em aterro quando comparado com o ano de 2021.

Do Ecocentro foram, também, encaminhados para reciclagem 22 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Esta fileira tem especial relevância pelo potencial médio de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos, contendo não apenas plásticos e metais ferrosos, mas, também, outro tipo de metais.

Registou-se, ainda, o depósito e encaminhamento de 58 toneladas de madeira, que foram encaminhados para transformação em aglomerado, e foi possível o encaminhamento adequado de 52 toneladas de resíduos de construção e demolição.

Foram ainda encaminhados cerca de 20 toneladas de têxteis, plástico, metal, papel, cartão, óleos e monstros metálicos (vulgo sucatas).

A partir de dia 22 de novembro e durante o inverno, o Ecocentro Municipal da Lousã, funcionará de terça a sexta feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h às 18h e aos sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Joel Fernandes



Orçamento de Vagos para 2023 aprovado em reunião de Câmara

 
O documento reflete um aumento de um milhão de euros relativamente a 2022, situando-se em 28.667.170€.
Em sessão extraordinária de Reunião de Câmara foi aprovada, por maioria, a proposta de Orçamento Municipal, Plano de Atividades Municipal e Plano Plurianual de Investimentos para o ano de 2023.
O Orçamento Municipal (OM 2023) para o próximo ano continua a refletir os princípios base dessa governação, assentes na preocupação com o bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do território.
Face ao atual contexto socioeconómico, a elaboração deste documento teve em conta as consequências e efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escassez de mão de obra e a crise energética, que se repercutem num brutal aumento de custos quer nas empreitadas, quer nas diversas aquisições de bens e de serviços.
A estratégia refletida no OM 2023 estabelece as ações fundamentais para a prossecução do desenvolvimento do Município de Vagos, mantendo uma gestão rigorosa, exigente e transparente. A consolidação das contas municipais também continua a ser um objetivo bem presente neste documento.
De referir que o Orçamento Municipal pretende dar continuidade à estratégia que tem vindo a ser implementada pelo atual executivo municipal e que tem contribuído para a melhoria de diversos indicadores como, por exemplo, o aumento de alunos nas escolas do concelho e o aumento do investimento imobiliário e industrial no território.
Realçar que este documento foi elaborado tendo em conta as propostas dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia, devidamente conjugadas e articuladas com as prioridades do executivo municipal.
No que diz respeito às receitas, o OM 2023 totaliza um montante global de 28.667.170,00 €, pouco mais de um milhão de euros acima do orçamento de 2022.
Mais uma vez, de referir o facto de Vagos ser um município com uma carga fiscal reduzida, mantendo os impostos municipais, nomeadamente o IMI, nos valores legalmente mais baixos.
A receita fiscal ronda os 5,5 milhões de euros, cerca de 700 mil euros a mais do que no ano anterior. Este aumento deve-se, sobretudo, ao crescimento das rubricas do IMT e da Derrama, havendo ainda um ligeiro aumento do IMI, como resultado da cobrança registada em anos anteriores. Estes dados são demonstrativos do dinamismo económico existente no município, apesar do atual contexto.
De salientar o aumento em cerca de 1,1 milhões de euros nas transferências correntes, sendo que, deste valor, mais de 800 mil euros dizem respeito ao processo da transferência de competências no âmbito da Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto.
De referir que a área da Educação é a que apresenta maior relevância no referido processo da transferência de competências, estando previsto para o ano de 2023 um aumento de, sensivelmente, 700 mil euros nas transferências correntes.
Será importante destacar ainda uma diminuição das receitas com passivos financeiros, nomeadamente com empréstimos a médio e longo prazo.
No tocante à despesa, verifica-se um aumento significativo da mesma relativamente ao ano anterior que se deve, sobretudo, à atual conjuntura socioeconómica. Assim, existe um aumento de cerca de 1 milhão de euros na rubrica “Aquisição de Bens e Serviços”, contribuindo para este facto os custos com a aquisição de matérias-primas subsidiárias, onde se incluem os custos com combustíveis, com a energia, com os transportes, com a limpeza e higiene e com a aquisição de géneros para confecionar (alimentação).
De realçar ainda um aumento em cerca de 260 mil euros no apoio a instituições sem fins lucrativos demonstrando o compromisso do executivo com as áreas sociais, culturais e desportivas.
Na sequência do sucedido no orçamento de 2022, continua a acontecer um aumento nos valores previstos com os gastos com o pessoal, refletindo a integração e/ou contratação de recursos humanos para fazer face ao aumento das competências municipais.

Plano de Atividades Municipal
O Plano de Atividades Municipal (PAM) engloba tês grandes áreas: as Funções Gerais, as Funções Sociais e as Funções Económicas, sendo que, a grande fatia das verbas, será alocada às funções sociais.
Quanto às Funções Gerais, incluem, sobretudo, os investimentos na modernização administrativa, na promoção e a divulgação institucional e na área da Proteção Civil e luta contra incêndios, nomeadamente o apoio à Associação Humanitário dos Bombeiros Voluntários de Vagos.
Nas Funções Sociais, prevê-se aumentar em cerca de 400 mil euros o investimento nas rúbricas da Educação que inclui o apoio aos alunos e às suas famílias no fornecimento de refeições e nas diversas atividades de apoio à família.
Dar-se-á continuidade à promoção de diversos projetos educativos dirigidos às nossas crianças e jovens como o SPARC Vagos (projeto que visa incentivar a separação de óleos usados), “O Newton Gostava de Ler” ou o “Sentir para Crescer” (programa de apoio a alunos com necessidades educativas especiais).
Na área da Cultura, retomaremos a organização das Marchas Populares e daremos continuidade a projetos como a FAAVA – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos e as Festas do Município, bem como o apoio ao associativismo cultural e recreativo.
Na área do desporto, recreio e lazer, daremos continuidade aos diversos programas desportivos e recreativos nomeadamente o “Sarau Vagos em Movimento”, o “RF Vagos Open”, o “Vagos CUP”, entre outros, incluindo o programa de apoio ao associativismo desportivo, subsidiando os clubes e associações desportivas de Vagos promovendo, desta forma, uma comunidade ativa e saudável.
Nas funções económicas, será dado destaque aos programas de gestão de eficiência energética, continuando o trabalho que tem vido a ser feito nesta área e que tem permitido enormes poupanças energéticas nos consumos, além de fazer com que o Município seja um exemplo regional nesta área.
Salientamos ainda o “Programa Animar o Verão”, que inclui atividades como o “Vagos Sensation Gourmet”, os “Municípios Sem Fronteiras”, a mostra de artesanato, a “Feira à Moda Antiga” ou os concertos no Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.
Ainda nas funções económicas, de realçar as várias ações relacionadas com o turismo, nomeadamente a “Rota dos Moinhos de Portugal”, o projeto “Gândara TourSensations”, a promoção e divulgação da Arte Xávega e a dinamização de percursos pedestres turísticos.
De referir ainda os diversos projetos a desenvolver conjuntamente com os parceiros da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dos quais se salienta o projeto “Autoridade Regional de Transportes”, fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento da região.

Plano Plurianual de Investimentos
O investimento previsto no Plano Plurianual de Investimento totaliza cerca de 11 milhões de euros.
Será nas funções sociais que se verificará o maior investimento, com destaque para a Educação e para a implementação da Estratégia Local de Habitação.
No que diz respeito à Educação, os investimentos serão para a reabilitação e requalificação do parque escolar de Vagos.
Para a implementação da Estratégia Local de Habitação está previsto um investimento de 1,125 milhões de euros, que abrange, além da reabilitação do Bairro da Corredoura, a aquisição de terrenos e a construção de habitações, bem como a aquisição e reabilitação de habitações já existentes para dar cumprimento ao objetivo de melhorar as condições habitacionais das famílias mais carenciadas.
Relativamente ao ordenamento do território, será continuada a intervenção na regeneração urbana, nomeadamente em alguns arruamentos, sendo o de maior importância estratégica a requalificação da Rua da Fonte.
De destacar algumas intervenções no âmbito da proteção do meio ambiente e conservação da natureza, nomeadamente a requalificação dos passadiços na Praia da Vagueira e na Praia do Areão.
Quanto aos serviços culturais, recreativos e religiosos, está previsto um investimento de mais de 2,6 milhões de euros. Salienta-se a continuação da empreitada de Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro, bem como a construção do Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira, que proporcionará aos pescadores melhores condições para o exercício da sua atividade, permitindo ainda a criação de condições para a prática de desportos náuticos através do Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos do Agrupamento de Escolas de Vagos. Está previsto ainda o investimento na colocação de um novo relvado sintético e respetivo sistema de rega no Estádio Municipal de Vagos, melhorando as condições para a prática desportiva das crianças e jovens e para a organização de eventos desportivos de âmbito regional e nacional.
Em relação às funções económicas, continuaremos a dar prioridade ao investimento reprodutivo, capaz de criar atratividade do território para investidores. Assim, realçamos o investimento de cerca de 1,3 milhões de euros na Ligação da Zona Industrial de Vagos à A17, bem como a requalificação e beneficiação de vários arruamentos nas freguesias e na Vila de Vagos incluindo a Rua Padre Vicente Maria da Rocha.
A construção de pistas cicláveis continuará a fazer parte da estratégia que tem vindo a ser implementada nos últimos anos e é importante para melhorar as condições de utilização de meios de mobilidade suave nas deslocações rotineiras dos nossos munícipes.
Destaque ainda para alguns investimentos que se pretende concretizar na área do Turismo, nomeadamente os arranjos exteriores dos apoios à Arte Xávega, a reabilitação da Casa Gandaresa e a criação de uma rede de percursos naturais, culturais e religiosos.
Em jeito de conclusão, referir que o presente Orçamento Municipal procura dar resposta às necessidades da nossa população, tornando o nosso território atrativo para residir, visitar, trabalhar e investir, com elevada relevância no contexto regional e contribuir para fazer de Vagos o concelho até onde todos querem ir!

 

Silves | “A GAROTA NÃO” CANTA A INTERVENÇÃO NA ÚLTIMA SESSÃO DESTE ANO DE LADO B, EM PÊRA



A última sessão de Lado B de 2022 levará “A garota não” no próximo dia 2 de dezembro, pelas 21h30, ao Centro Pastoral de Pêra, num espetáculo marcado pela música de intervenção, baseado numa doce reflexão sobre os tempos que vivemos. Os ingressos têm um custo associado de 10 euros, estando à venda na BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) e nos locais habituais.

Esta sessão do Lado B será, de acordo com a artista setubalense, uma viagem social, política, de quem luta com o coração e dá corpo, alma e voz a um projeto absolutamente único, baseada no seu álbum denominado “2 de abril”, lançado em homenagem ao bairro homónimo onde cresceu, em Setúbal; revisitando as suas memórias, numa jornada marcada pela amizade e pelos desencontros que semeiam valor, numa busca pelo amor. “Porque a música tem esta capacidade de me auxiliar no entendimento das coisas, de me fazer acreditar que as revoluções que nos mudam para melhor, podem mesmo acontecer. É um álbum longo: de fotografias e de canções. Temperado com vontade, comoção, repulsa, cansaço e aquela dose de angústia de onde se arrancam os temas mais doridos. E depois serenidade. E depois alegria. E no fim disto tudo, uma grande gratidão”, revela a artista.

O telefone 282 440 800 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis do sector de Cultura do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre este evento.

Classificação etária: M/6
Canal de youtube de “A garota não”

Castelo de Paiva | APRESENTAÇÃO DO LIVRO SOBRE A RESENHA DA FILARMÓNICA. BANDA DOS MINEIROS DO PEJÃO PROMOVE CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA ÉPOCA

Em dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, a Banda de Música dos Mineiros do Pejão vai promover no próximo dia 4 de Dezembro, uma jornada dedicada à história da filarmónica e dos mineiros do Pejão, com destaque para apresentação de um livro dedicado à colectividade e a realização do habitual concerto musical de encerramento da temporada.
Do programa apresentado pelo elenco directivo da Banda dos Mineiros do Pejão, presidida por Mário Faísca, consta uma recepção no Parque de Lazer do Choupal, em Pedorido,
realizando-se a partir das 10 horas, a apresentação do projecto de Requalificação do PG1, no espaço Aquapura Terrace, seguindo-se uma Missa solene com a participação do Grupo Coral da Banda
Da parte da tarde, regista-se a partir das 14 horas, a realização de uma Homenagem aos Mineiros junto ao monumento em Germunde, seguindo-se a apresentação do livro sobre a Resenha da Banda de Música dos Mineiros do Pejão, na Igreja Paroquial de Pedorido, local que também vai acolher o Concerto de Encerramento da temporada de 2022
Esta jornada dedicada à Banda dos Mineiros do Pejão vai terminar com um Jantar Convívio, a partir das 19 horas, com destaque para um animado momento de confraternização da “ Família Pejão “, entre dirigentes, músicos e convidados.

Proença-a-Nova | Fernando Mendes esgota bilhetes com espetáculo em que brinca com coisas sérias

 

O auditório dos Paços do Concelho de Proença-a-Nova encheu para o espetáculo de Fernando Mendes - “Insónia” - que foi apresentado no dia 19 de novembro: os 300 espetadores entraram na sala de estar de Custódio Reis e acompanharam um início de noite sem sono e a crise interior que surgiu após a mulher e o filho saírem de casa. Sozinho em palco, Fernando Mendes fez-se acompanhar da presença de muitos amigos que simularam os diversos programas que ia assistindo na televisão, à espera que o sono chegasse, incluindo imagens do concurso “O Preço Certo”, onde é anfitrião.

São palcos completamente diferentes, o teatro é uma coisa, a televisão é outra”, referiu o ator e apresentador no final do espetáculo. “Mas a vantagem que eu tenho no Preço Certo é a de ter um público ali à minha frente que me ajuda muito, e que é muito importante para mim e para a minha maneira de estar e de representar. Mas o palco foi onde me estreei, nas tábuas, e gostei muito de estar aqui hoje, um público extraordinário, e de sentir esse carinho que têm também por causa do Preço Certo - sei que muita gente veio aqui por causa do Preço Certo. Portanto, os dois – o teatro e o Preço Certo – casam muito bem um com outro”, acrescentou.

Apesar dos momentos de angústia vividos pela sua personagem, as gargalhadas foram uma constante ao longo de todo o espetáculo. De acordo com a sinopse de “Insónia”, estamos perante o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos. “Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, decide parar para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil”.

Fernando Mendes assume que a peça brinca com coisas sérias. “Isto realmente é a história de vida não digo que de um cidadão normal, mas de muitas pessoas neste país e neste mundo a quem acontece a história que hoje foi descrita e as pessoas aderem: umas pessoas choram, outras riem. É difícil fazer as pessoas chorar, eu bem que quero, mas começam-se a rir”.

No final, o ator conversou com o público, incluindo com elementos da Companhia de Teatro de Montes da Senhora, recebendo o carinho de quem reconhece o talento de 42 anos de carreira.

Sustentabilidade dos ecossistemas em debate na última sessão do ciclo “O nosso Planeta, a nossa Saúde”

 
Na quinta-feira, 24 de novembro, acontece a quarta e última sessão do ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde”. Ricardo Calado e Carlos Fonseca, biólogos e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), são os convidados desta conversa sobre a sustentabilidade dos ecossistemas. A sessão tem início às 21h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.

Os ecossistemas terrestres e os oceanos enfrentam, atualmente, um conjunto de ameaças sem precedentes à escala global. A sustentabilidade destes ecossistemas passa, indubitavelmente, pela relação que o Homem teve, tem e terá com estes ambientes. Nesta quarta sessão, serão abordados temas prementes e, simultaneamente, preocupantes, que afetam os ecossistemas, tentando vislumbrar soluções práticas e sustentáveis, quer a nível da pesca e aquacultura, quer a nível da floresta e do meio rural.
 
Ricardo Calado e Carlos Fonseca são investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Biologia da UA, sendo o segundo também investigador do CoLAB ForestWISE – Collaborative Laboratory for Integrated Forest & Fire Wise Management.
 
O ciclo de Cafés de Ciência “O nosso Planeta, a nossa Saúde” é uma iniciativa do CESAM e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no âmbito das celebrações do “One Health Day”. Ao longo de quatro semanas do mês de novembro, este ciclo procurou debater a saúde ideal para pessoas, animais e para o ambiente.

Câmara de Águeda aplica a mais baixa fiscalidade do país

 Município de Águeda está entre o leque reduzido de Autarquias do país que aplicam as mais baixas medidas fiscais, prestando, desta forma, um apoio direto às famílias do concelho.

“O Município de Águeda é um dos poucos do país e o único em toda a nossa região que aplica os mais baixos impostos, com um impacto direto nas famílias e no bolso dos contribuintes”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o pacote fiscal para 2023 aprovado em reunião de Câmara.
As medidas fiscais para o próximo ano incluem a aplicação da taxa mínima de IMI (0,3%), a abdicação total da taxa variável de IRS (que é devolvida às famílias aquando da liquidação de IRS) e de Derrama (para empresas que tenham um volume de negócios inferior a 150 mil euros) e a isenção das taxas municipais (turismo, ocupação do subsolo do gás natural e direitos de passagem).
São, sublinha o Edil, medidas que beneficiam as famílias de uma forma direta, com os cidadãos a pagarem o mais baixo IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e a terem a taxa de IRS devolvida nas suas contas, o que faz com que os munícipes tenham um aumento real dos seus rendimentos disponíveis.
No que se refere ao IMI, que incide sobre os prédios urbanos e rústicos, as taxas definidas pelas câmaras municipais podem variar entre 0,3% e 0,45%, pelo que a Câmara de Águeda optou pela taxa mínima permitida por lei. Se aplicasse a taxa máxima admissível por lei, ou seja, passando dos 0,30 para os 0,45%, obteria um aumento de receita na ordem dos 2,8 milhões de euros, um valor de que a Câmara de Águeda prescinde e que fica, assim, no bolso das famílias do concelho.
Quanto ao IRS, a Câmara Municipal abdica do montante da participação variável do IRS, uma decisão que “é um forte contributo” para uma verdadeira redução da carga fiscal sobre as famílias do Concelho. A taxa máxima permitida pela legislação em vigor é de 5% e a Câmara de Águeda abdica, na totalidade, da aplicação deste imposto.
Isto quer dizer que a receita que o Município poderia arrecadar através deste imposto cobrado no IRS dos contribuintes do Concelho (2,3 milhões de euros) ser-lhes-á inteiramente devolvida aquando da liquidação de IRS. É um valor que fica, mais uma vez, no bolso dos munícipes.
Deste modo e somando estas duas medidas fiscais, a Autarquia vai prescindir de uma receita estimada em 5,1 milhões de euros, o que se traduz num apoio direto às famílias do concelho.
“A carga fiscal sobre os contribuintes e famílias do concelho é a menor possível. Não podemos baixar mais, porque a lei não permite mais”, sublinhou Jorge Almeida, acrescentando que em toda a região nenhum outro município aplica este tipo de medidas em simultâneo e no país são poucos os que conseguem ter impostos tão baixos.
Para o Edil, “isto só é possível com uma gestão equilibrada e rigorosa das contas públicas, com uma boa execução orçamental”, o que se reflete na qualidade de vida dos cidadãos e na atratividade do concelho, tanto para famílias como para empresas. “Águeda é um dos municípios mais competitivos do país no que respeita à captação de investimento e um dos que maior apoio, direto e indireto, presta às famílias e às empresas”, realçou.
No que se refere à Derrama, um imposto que incide apenas sobre o lucro das empresas, a Câmara de Águeda, à semelhança do que tem sido a sua política fiscal nos últimos anos, decidiu pela aplicação da taxa de 1,5% para as empresas que apresentem um volume de negócios superior a 150 mil euros. As empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros estarão isentas.
A Câmara de Águeda decidiu ainda pela não aplicação da Taxa Municipal de Turismo, bem como da Taxa Municipal de Direitos de Passagem e Ocupação do subsolo (gás natural).

 

Opinião | O reforço do sistema imunitário começa na microbiota


Já ouviu dizer, com certeza, que o sistema imunitário desempenha um papel essencial no funcionamento do organismo humano, mas sabia que 70% das células imunitárias estão presentes no intestino? É neste órgão do sistema digestivo que se encontra a microbiota ou flora intestinal, um conjunto de bactérias, vírus, leveduras e fungos que participa na regulação do sistema imunitário. É, assim, crucial o equilíbrio da microbiota intestinal para o seu bom desempenho nas nossas defesas imunitárias.

Os sintomas de que o seu sistema imunitário pode estar a funcionar mal não se limitam a desconfortos no sistema digestivo. Embora sintomas como vómitos, gases, náuseas e dores abdominais possam ser alarmantes, a baixa imunidade também pode traduzir-se em febre, infeções frequentes (por exemplo, herpes ou amigdalite), olhos secos, manchas na pele, fadiga, dores articulares e até queda de cabelo.

Para prevenir estes casos, é fundamental apostar no fortalecimento da microbiota intestinal e zelar pelo seu bom funcionamento. Assim, deve optar-se pela adoção de uma alimentação saudável, rica em fibras e alimentos que contenham probióticos, isto é, microrganismos vivos, como bactérias ou fungos. Alimentos fritos ou açucarados, bem como processados, devem ser evitados. Já alimentos como vegetais, frutas, aveia, linhaça, amêndoas, grãos (todos ricos em fibras), cogumelos (fungo e antioxidante) e iogurte (alimento fermentado), devem ser valorizados.

Para além dos cuidados a ter com a alimentação, são de extrema importância para o sistema imunitário a prática regular de exercício físico, a hidratação, um sono tranquilo, a redução do stress, a não utilização de substâncias como álcool e nicotina, e a exposição ao sol, que fomenta a absorção de vitamina D.

Pode, ainda, complementar com suplementos alimentares, como a gama Osmobiotic Immuno, com três formulações, todas compostas por vitamina D e três estirpes adaptadas a cada fase da vida. Osmobiotic Immuno ajuda na regulação da imunidade e no reequilíbrio da microbiota intestinal, através de estirpes microbióticas selecionadas, utilizando uma tecnologia de microencapsulamento que garante uma colonização cinco vezes superior. Osmobiotic Immuno Criança (dos 3 aos 16 anos) e Osmobiotic Immuno Adulto (dos 16 aos 60 anos) estão disponíveis em 30 saquetas de pó orodispersível com sabor a framboesa e alperce, respetivamente. Osmobiotic Immuno Sénior, indicado para mais de 60 anos, está também disponível em 30 saquetas para dissolver na água com sabor neutro. Com uma toma diária recomendada durante 30 dias, Osmobiotic Immuno garante o reforço das defesas imunitárias, com uma formulação sem glúten, lactose e outros alergénios alimentares.

Artigo de opinião assinado por
Dr. Nuno Negrão Martins,
Farmacêutico

Parlamento autoriza Marcelo a ir ao Qatar com votos de PS, PSD e PCP

Polémicas à parte, o Presidente Marcelo vai mesmo deslocar-se ao Qatar na próxima quinta-feira para assistir ao jogo de estreia da Seleção nacional no Mundial. A autorização foi dada esta segunda-feira pela Assembleia da República, mais concretamente pelos votos favoráveis de PS, PSD e PCP.
Sem surpresa, IL e Bloco de Esquerda votaram contra e o Chega absteve-se. PAN e Livre não têm assento na Comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, onde decorreu a votação do parecer. Amanhã, a deslocação será votada em plenário.
A justificação do PCP - argumento partilhado, aliás, pelos três partidos - foi o de que o Parlamento não deve opor-se às deslocações do Presidente da República nem interferir na agenda do chefe de Estado.
Marcelo vai assistir ao encontro frente ao Gana, que marca a estreia de Portugal no Grupo H do Mundial no Qatar. O jogo está marcado para as 16:00 em Portugal.
O que solicitou Marcelo?
No pedido de deslocação, que deu entrada no Parlamento, o Presidente da República solicitava a autorização para se ausentar do país entre 23 e 25 de novembro para assistir ao primeiro jogo da seleção no Qatar e admite a possibilidade de a deslocação se efetuar via Cairo para participar numa conferência sobre o "Futuro da Educação de Qualidade", juntamente com outros chefes de Estado.
Na mesma carta dirigida ao presidente do Parlamento, Marcelo refere que "foi acordada a participação das mais altas figuras do Estado nos jogos da Seleção das Quinas", estando prevista a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no segundo jogo (28 de novembro) e do primeiro-ministro, António Costa, no terceiro (em 2 de dezembro).

SIC Notícias


Lula da Silva regressou ao Brasil e teve de receber tratamento médico

 

O recém-eleito Presidente do Brasil foi submetido a um tratamento médico num hospital em São Paulo.

Depois da viagem ao Egito e da passagem por Portugal, antes de regressar ao Brasil, o Presidente eleito Lula da Silva teve de ser submetido a um tratamento médico na corda vocal esquerda. Segundo o hospital, onde foi assistido, já foi dada alta ao petista.

Uma nota divulgada pela equipa médica indica que “o Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu alta do hospital após um procedimento médico para uma remover leucoplasia de sua corda vocal esquerda”.

A equipa médica, citada pela agência Reuters, refere ainda que a equipa médica não encontrou “sinais de neoplasia ou massa anormal de tecido durante o procedimento”.

Através do Twitter, Lula revelou que já está “em casa” a recuperar e partilhou a nota da equipa médica.

Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos.
Imagem traz print de boletim médico de Lula, com o texto: O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-
Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.
Bom dia. Já em casa, depois de um pequeno procedimento ontem. Tudo resolvido e bem. Boa semana para todos. pic.twitter.com/GKIedoN030
Lula (@LulaOficial) November 21, 2022

Recorde-se que em 2011, Lula da Silva foi diagnosticado com um cancro na garganta. Além disso, os últimos meses foram particularmente agitados, tendo a voz o recém-eleito Presidente do Brasil ficado com a voz visivelmente para rouca.

O que é uma leucoplasia?

Recorremos à CUF para perceber melhor o que se passa com o próximo Presidente brasileiro. Ficamos a perceber que a medicina oral se divide em três grandes áreas, a saber: - rastreio e Diagnóstico Precoce do Cancro Oral; - Doença Benigna; e, - doença Potencialmente Maligna.

E é precisamente neste último ponto que encontramos a chamada leucoplasia. É apresentada como uma das “doenças mais comuns” que “se manifestam na boca e que têm o potencial de se transformar em cancro Oral”, lê-se no site da CUF.

Uma leucoplasia "manifesta-se como uma mancha branca na mucosa oral, não atribuível a infeção, fricção ou doença inflamatória. É a doença potencialmente maligna mais comum da cavidade oral”.

SIC Notícias

JAZZ NAS ADEGAS COM PANDEIRO IN JAZZ ESGOTOU

 

As duas primeiras sessões de abertura da nova temporada de Jazz nas Adegas, agendadas para os dias 25 e 26 de novembro, com o grupo Pandeiro in Jazz, na Quinta do Francês, esgotaram.

Este ciclo terminará a 27 de maio de 2023, e trará inúmeros nomes do jazz às adegas do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:

13.jan.23  21h00 | 14.jan.23 17h00 

Anfitrião: Quinta da Malaca  

Formação Artística: Rui Filipe Freitas Quarteto

 

27.jan.23  21h00 | 28.jan.23 17h00

Anfitrião: Quinta do Barradas           

Formação Artística: Kush Lescrooge Quarteto

           

24.fev.23  21h00 | 25.fev.23 17h00 

Anfitrião: Cabrita Wines        

Formação Artística: Marta Rodrigues Quarteto      

 

10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00

Anfitrião: Herdade Barranco do Vale           

Formação Artística: Filarmónica Jazz Combo                    

 

24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00

Anfitrião: Quinta do Rogel    

Formação Artística: String Reed Trio          

 

14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00

Anfitrião: Quinta João Clara 

Formação Artística: Nuno Carpinteiro                     

 

28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00

Anfitrião: Barranco Longo     

Formação Artística: Las Guitarras Locas    

 

12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00

Anfitrião: Paxá Wines           

Formação Artística: Analog Music Project              

 

26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00

Anfitrião: Convento do Paraíso        

Formação Artística: Manouche Station


Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

http://aveiro123.blogspot.com/search?q=JAZZ+NAS+ADEGAS+COM+PANDEIRO+IN+JAZZ


Pelo 5.º ano consecutivo: CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES VOLTA RECEBER DISTINÇÃO “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”

 
A Câmara Municipal de Silves voltou a receber a distinção “Município Amigo do Desporto”, conferida pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e pela plataforma Cidade Social. A distinção foi entregue no passado dia 14 de novembro, em cerimónia conjunta realizada no Auditório da Câmara Municipal de Albufeira. A distinção, atribuída pelo quinto ano consecutivo, vem reconhecer as boas práticas e a intervenção da autarquia silvense no desenvolvimento desportivo, nos resultados obtidos e na adoção de processos de melhoria contínua do Município.
Relembramos que o programa Município Amigo do Desporto constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.  A  atribuição deste galardão é efetuada mediante a avaliação de diversos parâmetros, como a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes; os eventos de atividade física, desportivos e de formação; os programas de atividade física e desportivos; as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética; as práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores; as parcerias existentes; a realidade desportiva e de prática regular de atividade física; o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.
A Câmara Municipal de Silves congratula-se pelo reconhecimento recebido, que é uma conquista não só da autarquia, como dos seus técnicos, munícipes e comunidade em geral.

Bacalhau Riberalves lança pack especial de Natal de tributo às famílias portuguesas

Nova edição natalícia celebra a tradição do bacalhau com as famílias nacionais – que fazem de Portugal o maior consumidor mundial do “fiel amigo”, um peixe com uma penetração superior a 80% nos lares portugueses. Em homenagem, o novo pack premium inscreve, simbolicamente, os nomes das famílias portuguesas.

É um lançamento especial, de um produto premium, com o objetivo de celebrar a tradição do bacalhau junto das famílias portuguesas, que podem chamar-se Silva, Santos, Ferreira, Pereira, Oliveira, Costa, Rodrigues, Martins, Jesus, Sousa, Fernandes, Gonçalves, Gomes, Lopes e Marques, para citar apenas os 15 apelidos mais comuns em Portugal. Estes são os nomes que a Riberalves simbolicamente evoca, inscrevendo-os num novo pack de Natal, que pretende homenagear todas as famílias portuguesas numa época do ano com muita tradição. A nova referência já está disponível nos hipermercados e chega na forma de uma embalagem para 12 pessoas: Lombos de Bacalhau Riberalves, com 12 meses da mais nobre cura portuguesa, e seis peças de 300 Gramas.
O novo pack está disponível, igualmente, na loja online da marca, onde pode ser personalizado com qualquer apelido. É uma excelente surpresa natalícia, sobretudo para quem fica com a responsabilidade de preparação do tradicional jantar da Consoada e vem tornar ainda mais especial o mais nobre momento de consumo do ano, em que o Bacalhau assume uma dimensão de celebração muito simbólica, reunindo todos os que se sentem mais próximos, graças à tradição que passa de geração em geração.

“O Bacalhau tem uma penetração superior a 80% nos lares nacionais. Mais de 80% das nossas famílias consomem bacalhau pelo menos uma vez por ano, muito provavelmente no Natal. Somos os maiores consumidores mundiais, por isso, neste momento tão especial, voltamos a aproximar-nos dos portugueses e a partilhar as suas mesas com o melhor bacalhau que sabemos produzir, honrando os nomes que mantêm viva esta tradição fantástica”, afirma Ricardo Alves, administrador da Riberalves.

O lançamento deste pack especial de Natal é enquadrado na campanha de fim-de-ano “O Bacalhau dos seus sonhos é Riberalves”, que regressa já a partir de dia 25 de novembro, protagonizada por David Carreira, focando os atributos de máxima qualidade e sabor, mas também conveniência, do bacalhau Pronto a Cozinhar. O embaixador da marca assume a comunicação do novo pack familiar, com o apelido “Carreira" inscrito na sua caixa personalizada, onde se destaca ainda a temática: “O Bacalhau da sua família é Riberalves”.

“O Bacalhau é mais do que tradição, é uma das melhores e mais versáteis proteínas disponíveis para o nosso dia-a-dia. A indústria adaptou-se, proporcionando às famílias novas soluções de consumo para o melhor bacalhau de cura portuguesa. A dificuldade associada à preparação do bacalhau, em particular a demolha, é parte do passado e o Bacalhau da Consoada pode cozinhar-se em cerca de 10 minutos. E isto de uma forma fácil, prática e deliciosa, libertando toda a pressão habitual em torno da preparação do jantar mais importante do ano. Queremos estar cada vez mais perto dos consumidores, com soluções de qualidade e conveniência, que permitam manter viva a tradição, mas igualmente o consumo diário de uma proteína tão saudável, 100% selvagem, como é o bacalhau”, termina Ricardo Alves.

SOBRE A RIBERALVES
A Riberalves é uma empresa familiar, 100% nacional, e a referência Mundial na transformação de bacalhau. Fundada em 1985, a Riberalves focou a atividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração de uma primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial, na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Em 2022, a marca anunciou a entrada no mercado das refeições pré-cozinhadas, lançando cinco referências inspiradas em receitas tradicionais de bacalhau. A Riberalves vende cerca de 25 mil toneladas/ano e as exportações valem cerca de 30% das vendas.

Filipe Santos

INTERRUPÇÃO DO TRÂNSITO na ESTRADA DA MACEIRA, MARINHA GRANDE

 
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, no âmbito da empreitada “Rede de Abastecimento de Água de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira de Picassinos, Fase 1 e 2”, será necessário proceder à interrupção do trânsito na Estrada da Maceira, Marinha Grande (no troço compreendido entre a Rotunda do Pavilhão Desportivo de Picassinos e o cruzamento com a Rua das Rosas Silvestres), com início previsto no dia 23 de novembro pelas 8h30 até às 17h00 do dia 24 de novembro.

O desvio à circulação rodoviária fica garantido pela Rua das Rosas Silvestres e a Rua 10 de junho.

Durante esta intervenção irá haver cortes no abastecimento de água (de curta duração) nos lugares de Picassinos, Pedrulheira e Tojeira.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados, sendo certo que o Município da Marinha Grande está empenhado em encontrar soluções que permitam minimizar todos os constrangimentos durante a fase da obra.