“JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!” este é o lema que a ADASCA mantém para o ano em curso . É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação neste Verão vai complicar-se
A ADASCA promove a Semana do Dador de Sangue e comemora num modelo diferente o Dia Mundial do Dador de Sangue. A nossa aposta faz todo o sentido. Aliás, a SEMANA DO DADOR DE SANGUE que engloba um conjunto de iniciativas, para despertar a atenção da comunidade juvenil aveirense. Assim:
-Dias 12 a 16 de Junho na Praça Marques de Pombal em Aveiro, entre o Tribunal e os CTT, com a presença da Unidade Móvel do IPST.
-Dia 14 de Junho comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue , instituído pela organização Mundial da Saúde, com Sessão para a Dádiva de Sangue no Posto Fixo da ADASCA das 15 horas às 19 horas o mesmo acontece no dia 16 dentro do mesmo horário, no seu Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago 1º. piso.
-Dia 17 de Junho (Sábado) é para organizar/montar a exposição no Salão da Junta de Freguesia de Cacia.
-Dia 18 de Junho (Domingo) Sessão para a Dádiva de Sangue das 9 horas às 13 horas) no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, com a oferta de “Almoço Convívio” e animação musical.
Os discursos de circunstância não produzem frutos, ainda que transmitam o sentimento de dever cumprido. São necessárias acções concretas contactando com os jovens. Os jovens são solidários, generosos, necessitam de serem incentivados.
Necessitamos de jovens voluntários. Os interessados em colaborar podem contactar-nos através do e-mail geral@adasca.pt ou do 964 470 432.
Será emitido um Certificado de Participação para efeitos de Curriculum na área do Voluntariado. "Que haja bom tempo!"
Face ao exposto e tendo em consideração o interesse público do evento em questão, a ADASCA pede e agradece a melhor colaboração mediante a sua divulgação por todos os meios considerados úteis.
A imprensa no geral é convidada a fazer cobertura jornalística tanto durante a exposição na Praça Marquês de Pombal, onde vão estar presentes dois funcionários do CST de Coimbra como ainda no Posto Fixo, entrevistando dadores e o presidente/fundador da Direcção da ADASCA.
A adesão às brigadas tem sofrido uma quebra substancial o que nos deixa profundamente preocupados. O IPST por muitos comunicados de emita, não vai conseguir mobilizar os jovens e a comunidade, sem o apoio desta associação. Os dadores manifestam o seu desagrado pela forma como são desrespeitados no SNS e de igual modo pelas entidades patronais.
A realidade é dura e não podemos continuar a querer tapar o sol com uma peneira. Venha e colabore, doar sangue é um acto de amor que não tem preço.
Apoio: Câmara Municipal de Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Aveiro), Junta de Freguesia de Cacia e Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC).