quinta-feira, 8 de junho de 2023

Comunicado: ADASCA promove a Semana do Dador e comemora o Dia Mundial do Dador de Sangue

 

JOVEM MARCA A DIFERENÇA! TORNA-TE DADOR DE SANGUE!” este é o lema que a ADASCA mantém para o ano em curso . É urgente renovar o universo de dadores, tendo em conta que os mais “velhos” vão deixando de poder fazer a sua dádiva por razões de idade, saúde ou outros condicionamentos. É urgente que os jovens adiram à dádiva de sangue sem a adesão dos jovens a situação neste Verão vai complicar-se

A ADASCA promove a Semana do Dador de Sangue e comemora num modelo diferente o Dia Mundial do Dador de Sangue. A nossa aposta faz todo o sentido. Aliás, a SEMANA DO DADOR DE SANGUE que engloba um conjunto de iniciativas, para despertar a atenção da comunidade juvenil aveirense. Assim:

-Dias 12 a 16 de Junho na Praça Marques de Pombal em Aveiro, entre o Tribunal e os CTT, com a presença da Unidade Móvel do IPST.

-Dia 14 de Junho comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue , instituído pela organização Mundial da Saúde, com Sessão para a Dádiva de Sangue no Posto Fixo da ADASCA das 15 horas às 19 horas o mesmo acontece no dia 16 dentro do mesmo horário, no seu Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago 1º. piso.

-Dia 17 de Junho (Sábado) é para organizar/montar a exposição no Salão da Junta de Freguesia de Cacia.

-Dia 18 de Junho (Domingo) Sessão para a Dádiva de Sangue das 9 horas às 13 horas) no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, com a oferta de “Almoço Convívio” e animação musical.

Os discursos de circunstância não produzem frutos, ainda que transmitam o sentimento de dever cumprido. São necessárias acções concretas contactando com os jovens. Os jovens são solidários, generosos, necessitam de serem incentivados.

Necessitamos de jovens voluntários. Os interessados em colaborar podem contactar-nos através do e-mail geral@adasca.pt ou do 964 470 432.

Será emitido um Certificado de Participação para efeitos de Curriculum na área do Voluntariado. "Que haja bom tempo!"

Face ao exposto e tendo em consideração o interesse público do evento em questão, a ADASCA pede e agradece a melhor colaboração mediante a sua divulgação por todos os meios considerados úteis.

A imprensa no geral é convidada a fazer cobertura jornalística tanto durante a exposição na Praça Marquês de Pombal, onde vão estar presentes dois funcionários do CST de Coimbra como ainda no Posto Fixo, entrevistando dadores e o presidente/fundador da Direcção da ADASCA.

A adesão às brigadas tem sofrido uma quebra substancial o que nos deixa profundamente preocupados. O IPST por muitos comunicados de emita, não vai conseguir mobilizar os jovens e a comunidade, sem o apoio desta associação. Os dadores manifestam o seu desagrado pela forma como são desrespeitados no SNS e de igual modo pelas entidades patronais.

A realidade é dura e não podemos continuar a querer tapar o sol com uma peneira. Venha e colabore, doar sangue é um acto de amor que não tem preço.

Apoio: Câmara Municipal de Aveiro, União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Aveiro), Junta de Freguesia de Cacia e Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC).

Universidade de Évora lança Plano de Participação Estudantil


A participação de estudantes no governo das instituições de ensino superior é considerada um dos valores fundamentais do Processo de Bolonha e do consequente Espaço Europeu de Ensino Superior. Atenta a esta questão a Universidade de Évora é a primeira instituição de ensino superior em Portugal a publicar um plano integral de participação estudantil.
O Plano Integral de Participação Estudantil da UÉ (PIPE-UÉ 2022|2026) tem em vista promover a participação estudantil na Universidade de Évora, contribuindo para o estabelecimento das bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para a participação estudantil em contexto de ensino superior.

Os objetivos específicos do plano visam aumentar e melhorar o conhecimento, a cooperação, a formação e a sensibilização para a participação estudantil. A participação estudantil é perspetivada como fonte de inovação social e um elemento fundamental para garantir uma governança eficiente e um sistema de ensino superior mais inclusivo.

O PIPE-UÉ 2022|2026 é uma peça-chave na estratégia desenhada para o desenvolvimento de uma cultura de participação estudantil, na medida em que define um conjunto amplo e coerente de ações que tocam todas as dimensões sobre as quais pode ser perspetivada a participação estudantil. É também um plano integrado, coerentemente alinhado com os objetivos e a estratégia da Universidade, pressupondo o envolvimento de toda a comunidade académica.

O plano foi elaborado no âmbito do projeto interuniversitário STUPS (Student Participation Without Borders | Participação Estudantil Sem Fronteiras), de ação transnacional, composto por cinco instituições europeias. Ao decidir participar no Projeto STUPS, a Universidade de Évora escolheu pertencer, juntamente com a Universidad de Huelva e a University of Applied Sciences Upper Austria (Áustria), a um grupo restrito de universidades que partilha uma visão abrangente da participação estudantil.

O PIPE-UÉ já pode ser consultado no website da UÉ, aqui.

EQUIPA SENIOR DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBIDA POR HELENA TEODÓSIO E RESTANTES MEMBROS DO SEU EXECUTIVO


A equipa sénior feminina de basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, deslocou-se aos Paços do Concelho para ser recebida na quarta-feira, 7 de junho, pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que estava acompanhada pelos restantes membros do seu Executivo, nomeadamente Sérgio Negrão, Pedro Cardoso, Fernando Pais Alves, José Santos, Célia Simões e Adérito Machado.
Numa sessão realizada no Salão Nobre, do Municipio de Cantanhede, a autarca felicitou as jogadoras, treinadores e dirigentes pela brilhante época desportiva, que culminou com a subida â 1.ª Divisão Nacional.
Para além das atletas, que estavam acompanhadas pelo seu treinador João André Costa e pelos dirigentes Antero Melo e Ana Rodrigues, estiveram igualmente presentes Lurdes Silva e Jacinto Silva, tendo a Presidente da Direcção Geral, aproveitado o momento para historiar um pouco o percurso da modalidade e o trajecto destas jovens basquetebolistas, no seio da Sociedade Columbófila, referindo-se de seguida ao crescimento conhecido na referida Secção, a que não foi alheio o trabalho de João Costa e de Ana Rodrigues, realçando igualmente, que este novo desafio que a Secção vai enfrentar na próxima época desportiva, que é convicção da sua direcção que tudo vai ser efectuado para dignificar a Associação, mas sobretudo o concelho de Cantanhede, terminando agradecendo ao executivo municipal na pessoa de Helena Teodósio, todo o apoio prestado à Sociedade Columbófila e em particular à Secção de Basquetebol, agradecendo por último a disponibilidade e apoio de Adérito Machado, Vereador do Pelouro do Desporto da autarquia de Cantanhede.
Helena Teodósio, referiu no momento, que foi com muita alegria que recebeu as meninas da Sociedade Columbófila, congratulando-se com os resultados obtidos, referindo também a importância para o Municipio e para o concelho da participação da Sociedade Columbófila no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, reiterando que a Associação poderá contar com a colaboração e disponibilidade do seu Executivo para continuar a apoiar as iniciativas da Sociedade Columbófila.
De seguida intervieram também os Vereadores Adérito Machado, Sérgio Negrão e Célia Simões, congratulando-se com os resultados alcançados e expressando os seus votos da continuidade de êxitos para a Secção de basquetebol, num futuro próximo.

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINOU CONTRATOS PROGRAMA DE APOIO A INSTITUIÇÕES E ASSOCIAÇÕES LOCAIS

 Os Paços do Concelho do Município de Silves, acolheram ontem, dia 6 de junho, a sessão anual de assinatura de 90 contratos-programa com 72 instituições (associações, coletividades, clubes), no âmbito dos 4 programas de apoio da autarquia, destinados a instituições sediadas no concelho que desenvolvem um trabalho de proximidade com a comunidade nas áreas do desporto, cultura, intervenção social e juventude.
Estes contratos-programa preveem, para além do apoio logístico às instituições, a atribuição de um apoio financeiro da autarquia que este ano tem um valor máximo previsto de €473.143,64.
Nesta cerimónia a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, congratulou as instituições pelo esforço e trabalho que têm vindo a desenvolver em conjunto com o Município.
O apoio financeiro ao associativismo local, constitui-se como uma importante alavanca ao funcionamento das instituições do concelho, tendo como principal objetivo permitir que estas possam continuar a desenvolver as suas ações em prol da sociedade.
É de realçar que, comparativamente aos anos transatos, há um acréscimo considerável nos valores de apoio contemplados pela autarquia às instituições do concelho que espelha o bom funcionamento do movimento associativo e que representa a aposta e o reconhecimento do Município, pelo trabalho das instituições locais.
 
LISTAGEM DE ENTIDADES E COLETIVIDADES APOIADAS PELO MUNICÍPIO DE SILVES NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DE APOIO
PAAJU – Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil
CNE – Agrupamento 1293 Algoz
CNE – Agrupamento 598 Armação de Pêra
CNE – Agrupamento 181 Silves
CNE – Agrupamento 1339 São Bartolomeu de Messines
Associação Extremo Sul
Associação Liláz
STAM – Associação de Dança
PAIIS – Programa de Apoio a Instituições de Intervenção Social
Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve – APEXA
Associação Humanitária de São Marcos da Serra
Associação Ser Livre
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – APPDA
Amigos dos Pequeninos, IPSS
Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Castelo dos Sonhos, IPSS
Centro Cultural e Social João de Deus - São Bartolomeu de Messines
Centro Paroquial de Pêra
Centro Social - Espaço Aberto de Pêra
Jardim Escola João de Deus - São Bartolomeu de Messines
Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha
Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra
Santa Casa da Misericórdia de Silves
PAMAD – Programa de Apoio ao Movimento Associativo Desportivo
Amendoeira Clube de Golfe
Aquático Clube de Silves
Associação 8300 Wild Sports
Associação Desportiva e Cultural de Tunes – ADECT
Associação ExtremoSul
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Silves
Associação Karate-Do Shotokan de Silves
Associação Kickboxing Muay Thai-Novos Campeões
Associação de Motociclismo de Algoz
Associação Recreativa e Cultural da Amorosa – ARCA
Atletis - Clube de Atletismo de Tunes
Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Clube de Futebol "Os Armacenenses"
Clube de Ténis de Silves - Jovens Estrelas
Clube de Tiro "O Pinhal"
Grupo Aventura e Desporto Alcantarilha-Gare (GADAG)
Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim – GDCE
Silves Futebol Clube
Sociedade Columbófila de Messines
Sociedade de Instrução e Recreio Messinense
Sport Algoz e Benfica
Team Satanás – Associação de Desporto Motorizado
União Desportiva Messinense
PAIAC – Programa de Apoio a Instituições de Âmbito Cultural
Associação dos Amigos da Barragem do Arade – ASSABA
Associação Amigos do Enxerim
Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve – APEXA
Associação das Comunidades de Tunes
Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Alcantarilha – ALDEPA
Associação de Desenvolvimento do Concelho de Silves “Pé de Vento”
Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves
Associação ExtremoSul
Associação Grupo Amigos de Messines
Associação Grupo de Amigos da Pedreira
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines
Associação Patrimonial do Algoz
Associação Raks Al Amar
Associação Recreativa e Cultural da Amorosa – ARCA
Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Silves
Associação Resmalhar
Associação Rodas Lentas de Silves
Associação Trilhos do Remexido
Azimatto - Clube Aventura
Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS)
Centro Paroquial de Pêra
Clube Aventura e Motorizado de Algoz e Tunes – CAMAT
Clube Ornitológico de Silves
Clube de Veículos Clássicos do Barlavento
Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim
Moto Clube – Antigas Aceleras Messinenses
Moto Clube Bombeiros Portugueses
Penedo Grande - Associação Cultural para a Educação no Algarve
Rancho Folclórico do Algoz – Grupo
Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines
Serrano FC – Associação Cultural e Desportiva
Silves Futebol Clube
Sociedade Columbófila de São Bartolomeu de Messines
Sociedade Filarmónica Silvense
Sociedade de Instrução e Recreio Messinense
Sociedade Recreativa Alcantarilhense
Sociedade de Recreio e Instrução de São Marcos da Serra
Sport Algoz e Benfica
STAM - Associação de Dança
União Desportiva Messinense
VEOH – Associação Volta à Europa em Oitocentas Horas

Rota do Românico premiou 11 trabalhos escolares

 A Rota do Românico distinguiu 11 trabalhos submetidos à quarta edição do seu concurso escolar, este ano subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de quarta-feira, 7 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O concurso recebeu 81 trabalhos, mais 24 do que na edição anterior, nas categorias de Modelagem, Desenho e Fotografia, que envolveram a participação de 2192 alunos, 85 docentes e 30 estabelecimentos de ensino.
Na categoria de Modelagem, dirigida ao pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, a turma 2 do Jardim de Infância de Boelhe, Penafiel, foi a grande vencedora, seguida da turma do 1.º e 2.º anos da Escola Básica de Santiago de Subarrifana, também de Penafiel. O terceiro prémio foi para Castelo de Paiva, para a turma do 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Casal da Renda. A turma do 3.º ano do Grande Colégio de Paredes conquistou uma menção honrosa.
Na categoria de Desenho, destinada ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o primeiro prémio foi arrecadado pela turma A do 5.º ano do Externato Senhora do Carmo, Lousada. Os prémios seguintes foram atribuídos à turma A do 9.º ano do Externato de Vila Meã, Amarante, e à turma B do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras. A turma B do 5.º ano da Escola Básica de Paços de Ferreira obteve uma menção honrosa.
Por último, na categoria de Fotografia, dirigida ao ensino secundário, o primeiro lugar foi para a turma 4A2 do 12.º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, seguida da turma CA do 10.º ano da Escola Básica e Secundária de Idães, Felgueiras, e da turma F do 11.º ano da Escola Secundária de Alpendorada, Marco de Canaveses
O concurso “A escultura na Rota do Românico” desafiou a comunidade escolar a explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos da Rota do Românico, dos tímpanos e capitéis, às mísulas, cachorros, siglas e frisos, entre outros pormenores artísticos.
O júri foi constituído pela artista plástica Catarina Rocha, pela ilustradora Fedra Santos e ainda pelo fotógrafo João Lopes Cardoso.
Todos os trabalhos concorrentes ficarão expostos no Centro de Interpretação do Românico até ao próximo dia 2 de julho, de terça-feira a domingo.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
 
António Coelho
Planeamento e Comunicação

CASTELO DE SILVES ACOLHE A VII HARRY POTTER MEET

 
Os feiticeiros e os fãs das sagas do “Harry Potter” têm encontro marcado no dia 10 de junho, no Castelo de Silves, onde decorrerá a sétima edição do Harry Potter Meet.
Entre as 11h00 e as 19h00, haverá jogos, atividades, aulas, palestras e muita magia, que farão os participantes vivenciar o mundo de Hogwarts.
O evento temático é organizado pela Academia Portuguesa de Feiticeiros em coorganização com a Câmara Municipal de Silves e com o patrocínio de várias empresas, encontrando-se o castelo de Silves aberto exclusivamente para esta atividade mágica.
A entrada tem um custo de 3,5€ (até aos 10 anos);  5€ (adulto-pré-comprado); e de 7€ (até aos 10 anos) e 9€ (adulto), à entrada do evento. Os bilhetes encontram-se à venda  aqui: https://blueticket.meo.pt/Event/8132/VII-HARRY-POTTER-MEET

Silves | PROGRAMA “FÉRIAS SUPER FIXES VERÃO 2023” ESTÁ ESGOTADO

 
O Programa “Férias Super Fixes Verão 2023” promovido pela Câmara Municipal de Silves está esgotado.
A plataforma para as inscrições encontra-se encerrada, contudo o Setor de Desporto vai contactar os encarregados de educação cujos filhos que se encontram em lista de espera para participar no programa.
A iniciativa dirigida a crianças e jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, irá decorrer entre 3 e 28 de julho.

Porto de Mós | Juncal enche-se para ver Crianças ao Palco

 
No passado dia 2 de junho, teve lugar o Concurso Musical “Crianças ao Palco”, para encerrar a Semana da Educação 2023, que este ano teve lugar na freguesia do Juncal.


Os 12 finalistas apurados ao longo dos últimos meses subiram ao palco para cantar e encantar perante um recinto esgotado e com as claques ao rubro.
O concurso contou com a apresentação de Miguel Leitão e foram eleitos como vencedores:
1º Lugar: Brian Januário Oliveira – EB1 nº1 Mira de Aire
2º Lugar: Samuel Filipe Zambujo Tavares - EB1 nº2 Mira de Aire
3º Lugar: Dalila Carvalho da Silva Mouco – EB1 Calvaria de Cima

Lista de alunos (as) concorrentes:
Diana Calvário Marques - EB1 Alqueidão da Serra
Alice do Rosário Baptista - EB1 Arrimal
Marta Sousa Cardigos - EB1 Arrimal
Ariel Silva Martins - EB1 Calvaria de Cima
Dalila Carvalho da Silva Mouco - EB1 Calvaria de Cima
Elizandra André Machado - EB1 Juncal
Leonor Sousa Vicente - EB1 Juncal
Salvador Sequeira Pires - EB1 Mendiga
Brian Januário Oliveira - EB1 n.º 1 Mira de Aire
Samuel Filipe Zambujo Tavares - EB1 n.º 2 Mira de Aire
Esmeralda Coelho Moreira - EB1 Pedreiras
Lara Maldonado Bernardes - IEJ

Nota: foram escolhida alheatoriamente as imagens acima, contudo, os interessados podem ver a restantes imagens através do link 

https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1291?news_id=2066

SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SILVES ENCERRADOS NO DIA 9 DE JUNHO

 
O Município de Silves informa que os seus serviços estarão encerrados ao público no dia 9 de junho.
Serão assegurados os serviços públicos essenciais de fornecimento de água e recolha de resíduos urbanos, Castelo, Museu Municipal de Arqueologia e Quinta Pedagógica.