segunda-feira, 27 de agosto de 2018

COIMBRA 3 mortos em acidente rodoviário na A1 na Mealhada

As três pessoas que entraram hoje em paragem cardiorrespiratória num acidente rodoviário na Autoestrada do Norte (A1), na Mealhada, no distrito de Aveiro, acabaram por morrer, informou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo a fonte, uma das vítimas mortais estava no camião que se despistou e tombou sobre uma carrinha.
As outras duas vítimas mortais estavam no interior da carrinha.
Estas três pessoas ficaram encarceradas.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o acidente ocorreu no nó da Mealhada da A1, levando ao corte do trânsito no sentido sul-norte.
A circulação no sentido norte-sul ficou condicionada.
Há ainda seis feridos ligeiros que, segundo o INEM, recusaram transporte para o hospital.
Fonte da GNR afirmou que o acidente ocorreu quando o pesado de mercadorias colidiu com duas viaturas ligeiras.
A página da Autoridade Nacional de Proteção Civil indica que o alerta foi dado às 18:13 e que no local, na freguesia de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, estavam, pelas 21:00, 40 operacionais e 17 viaturas.
Fonte: noticiasdecoimbra

Açores vão apostar na captação de água em ribeiras com caudal permanente

O Governo dos Açores pretende apostar na captação de água de ribeiras com caudal permanente para reforçar o abastecimento à lavoura e assim garantir a sustentabilidade futura do setor, anunciou hoje o secretário regional da Agricultura e Florestas.
"Estamos concentrados em encontrar pontos de abastecimento de água de ribeiras com caudal permanente, como é o caso da Ribeira da Alegria, na freguesia das Furnas, cujo caudal servirá para reforçar o abastecimento do complexo da Lagoa das Contendas", disse João Ponte, à margem da operação de reforço do abastecimento de água nesta lagoa, no concelho de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel.
Na quarta-feira, o secretário regional da Agricultura anunciou o reforço do abastecimento de água em "alguns pontos estratégicos" da rede de reservatórios de explorações agrícolas de São Miguel e em dois sistemas integrados daquela ilha para colmatar a carência de água devido à seca.
O titular pela pasta da Agricultura, citado numa nota do executivo açoriano, acrescentou hoje que, "a médio e longo prazo, o executivo açoriano vai concentrar-se em encontrar linhas de água com caudais permanentes de modo a evitar que estas águas vão parar ao mar, desviando-as para complexos de armazenamento de água, como é o caso das lagoas das Contendas ou do Caldeirão, em São Miguel".
João Ponte referiu que "só a ilha de São Miguel concentra 45% do total dos animais existentes na região e tem apenas 15% da capacidade de armazenamento existente no arquipélago".
O governante adiantou ainda que o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) está "a trabalhar também para construir mais uma célula para armazenamento de água na Lagoa das Contendas", inaugurada em 2014, e que abrange quase 8.000 hectares nos concelhos de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação.
Além disso, "desde a semana passada, os Bombeiros da Ribeira Grande já abasteceram a Lagoa das Contendas com cerca de 500 mil litros de água, uma operação que irá continuar enquanto se justificar devido à falta de chuva", salienta ainda a nota.
Além das Contendas, IROA está também a reforçar o abastecimento de água na zona do Carvão, em Ponta Delgada, e no reservatório dos Barreiros, na Maia.
João Ponte referiu que ainda esta semana vai reunir-se com os principais agentes do setor agrícola da Terceira para avaliar a situação da seca também naquela ilha.
Lusa

29 Países representados nos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2018

O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, é a “casa” dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia - Mira2018. A prova, que é organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração do Município de Mira, coloca em competição pombos-correio provenientes de 29 países diferentes, tendo os “atletas” iniciado no dia 15 de Julho, os treinos de preparação para a prova final que se realiza no próximo dia 1 de Setembro.
Estes Campeonatos Internacionais de Mira vão incluir 5 provas em simultâneo, o Grand Prix Portugal – prova que conta para o Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI), o Campeonato da Europa, o Campeonato da Europa de Jovens – dedicado a columbófilos com menos de 25 anos de idade, e a Liga Nacional de Campeões, prova em que só participam os campeões gerais dos clubes portugueses.
Irão participar na prova final cerca de 700 pombos. A solta é única para todas as provas e decorre em Maqueda (Espanha). Os “atletas” vão percorrer, aproximadamente, 375 kms até Mira, colorindo os céus ibéricos, com a solta a decorrer, se as condições meteorológicas forem favoráveis, às 06h30. As chegadas, dependentes da hora de solta, estão previstas a partir das 12h00, no Columbódromo de Mira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mira “é um orgulho receber mais uma vez os campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. Esperamos que seja um dia de alegria, convívio e sucesso a todos os participantes e aqueles que nos visitam. Mira será o centro do Mundo na modalidade da Columbofilia, mais uma forma de promover o concelho e Portugal a nível Turístico e Desportivo.”
Lista dos países com pombos inscritos nos campeonatos:
Grand Prix Portugal – 27 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, Malta, Noruega, Polónia, Qatar, Roménia, Suíça e Eslováquia.
Campeonato da Europa Seniores – 19 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Malta, Noruega, Roménia, Suíça e Eslováquia.
Campeonato da Europa de Jovens - 16 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta Roménia, Suíça e Eslováquia.

SAD do Benfica constituída arguida no caso E-Toupeira

A SAD do Benfica foi constituída arguida no processo E-Toupeira. A SIC sabe que a SAD encarnada foi convocada para comparecer no Ministério Público.

Por se tratar de uma SAD, ou seja, de uma pessoa coletiva, foi representada por dois administradores. Domingos Soares de Oliveira e Nuno Gaioso Ribeiro estiveram hoje a prestar declarações no Ministério Público.
O Benfica vai emitir um comunicado nas próximas horas.
SIC Notícias

Llega a México JAVU: una app diferente de eventos


por Yesica Flores
· La aplicación también será lanzada simultáneamente en Perú
· Disponible en Google Play Store (Android), y App Store (iOS, de Apple).

Llega a México la nueva aplicación JAVU, una herramienta para que las fotos y videos tengan más protagonismo en los eventos, ya que las tendencias del “storytelling” y el “storydoing” generan actualmente un impacto inmediato y da visibilidad al contenido.
JAVU nace con el objetivo de ser una solución que reúne en un solo lugar (“Room”) el contenido publicado en redes sociales sobre un evento o tendencia, con el fin de que sus usuarios vivan y formen parte de los mejores momentos, de una manera fácil y rápida.
JAVU ha sido desarrollada pensando en distintas audiencias, comenzando con los usuarios, quienes podrán calificar el evento al que asisten, compartir fotos y videos y acceder al contenido de todos los eventos. Su otro publico meta, son las empresas, marcas y productores de eventos, las cuales podrán crear un “Room” en Javu, donde se consolidará todo el contenido que publiquen en sus redes sociales los asistentes a sus eventos, celebraciones, además de publicar todo lo que requieran difundir a los usuarios registrados. Además, podrán generar videos resúmenes o recap con el contenido del Room y publicarlos en sus redes sociales o páginas web, todo en tiempo real.
Asimismo, JAVU desplegará un ranking del evento, calculado en base a la calificación del evento por parte de los asistentes y a un algoritmo propio de la aplicación. Javu espera convertirse en el “termómetro” de qué tan bueno está o estuvo el evento.
Por su parte, Miguel Montalván, Founder y CEO de Javu señaló que “Además de estar presente en conciertos masivos y corporativos, Javu será una plataforma de difusión del talento latino, brindando “Rooms” gratuitos a influencers, cantantes, bandas, y otros artistas, que no gocen de tanta difusión, de manera de poder consolidar ahí todo el contenido que generen los asistentes a sus presentaciones”.
Desde el 1 de septiembre, JAVU aportará a los usuarios una nueva experiencia que aumentará la participación e interacción de los asistentes a los mejores eventos de México y Perú como una primera etapa. Gracias a la misma, los mantendrá atentos a todos los detalles que ocurren en los mismos, ayudando a posicionarlos más rápidamente entre sus públicos objetivos.
La aplicación ya puede ser descargada en Google Play Store (Android), y App Store (iOS, de Apple).

Alpalhão com 28 dadores de sangue







A terra natal do fundador da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – foi palco de mais uma colheita. E o nosso saudoso Sargento António Joaquim Eustáquio ficaria satisfeito com os números obtidos no torrão que o viu nascer.
Rumaram até à sede do Grupo Ciclo Alpalhoense, no concelho de Nisa, 28 voluntários, dos quais sete do sexo feminino. Dois dos presentes não cumpriam os requisitos para estenderem o braço.
A Junta de Freguesia de Alpalhão apoiou a realização do almoço convívio, servido no local da colheita. Nele tomaram parte dadores, equipa de imunohematologia do hospital de Portalegre, membros do Grupo Ciclo Alpalhoense e associados da ADBSP.
Festa da Associação a oito de setembro
Como já anunciámos, a ADBSP assinala o 28.º aniversário a oito de setembro, sábado. As comemorações iniciam-se com Missa na Igreja do Senhor Jesus dos Aflitos, pelas 11.00 horas. Do programa consta ainda a sessão solene, a atuação da Trupe Euterpe e o almoço convívio.
Inscrições na sede da Associação ou no banco de sangue do hospital Doutor José Maria Grande.
https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ é onde se pode obter informação mais detalhada.
No sábado 15 de setembro, iremos estar na colheita de sangue do Grupo Motard Novo Milénio, a efetuar no kartódromo de Portalegre. Uma dádiva aberta a toda a população.
JR



Las mejores series para disfrutar en 4K

por Yesica Flores
Es probable que en las últimas semanas hayas perdido el ritmo de las series o películas que querías ver. Si este es el caso, es importante que sepas que uno de los grandes atractivos con los que contó la Copa del Mundo, la primera transmitida en 4K para quienes la vimos a través de una pantalla, también está disponible en las plataformas de contenido on demand.
Nuestra experiencia al ver televisión se ha enriquecido con el desarrollo de tecnología innovadora como el 4K, porque proporciona imágenes de una nitidez, profundidad de color y brillo cuatro veces superiores a las de la tecnología Full HD. Para disfrutar de estas características, Hisense te recomienda cinco series disponibles en este formato para que vuelvas a darle play a tu TV:
1. ¿Lo tuyo es la ciencia ficción? Dale una oportunidad a Stranger Things (2017), que retrata la vida de un grupo de niños que se encuentran ante misterios, experiencias sobrenaturales y antecedentes ochenteros. La recomendamos por sus efectos especiales y porque recién fue nominada como Mejor Serie de Drama en los Emmy. Hasta ahora van dos temporadas.
2. Para seguir en el mood, Altered Carbon (2018), basada en una novela ciberpunk, es una buena apuesta por sus efectos especiales y su reflexión acerca de la inmortalidad.
3. Si te gusta el género dramático y los relatos con tintes históricos, The Crown (2016), que narra la vida de la reina Isabel II y los acontecimientos de la segunda mitad del siglo XX podría ser tu elección. Claire Foy, quien lleva el rol protagónico, fue nominada al Emmy.
4. En caso de que busques comedia, Una serie de eventos desafortunados (2017) retrata la vida de los huérfanos Baudelaire y su relación con el terrible Conde Olaf. Te la sugerimos porque es muy divertida para ver en familia y por sus escenas de acción y aventura.
5. Si te interesa la historia de alguien que decide dar un giro radical a su forma de vida a partir de un suceso dramático, Breaking Bad (2008 – 2013) puede ser tu opción. Es una serie de culto y referente de buenas actuaciones, que se desarrolla en cinco temporadas. Sus escenas de acción, guion inigualable y múltiples premios hablan de su nivel de calidad.
Mantente pendiente, porque hay una gran cantidad de contenido que puedes encontrar en este formato, como la recién estrenada película De tal padre, protagonizada por Kristen Bell, Kelsey Grammery y Seth Rogen. Tampoco te puedes perder de la exitosa serie 13 Reasons Why, que te mantendrá en suspenso al explicar los motivos de una difícil decisión.
Prepara las palomitas y aprovecha para ponerte al día con tus series, películas y documentales favoritos. Para asegurar que tu pantalla te de una calidad de imagen superior, revisa que tenga la certificación 4K UHD, otorgada por la Consumer Technology Association.
La manera más fácil de identificar el contenido 4K en plataformas on demand es con la búsqueda manual de este concepto. Te recomendamos contar con conexión a internet con velocidad estable de al menos 25 Mbps y configuración de calidad streaming para mejorar la experiencia.

Hacer marketing que todos amen, sí es posible


por Yesica Flores
• Fernando Juárez compartió a los asistentes del MMA Leadership Forum México 2018, cómo el marketing puede ser una buena experiencia para el consumidor a través del uso de plataformas programáticas
Fernando Juárez, Director General para Latinoamérica de MediaMath, participó en el MMA Leadership Forum México 2018, organizado por la Mobile Marketing Association, donde dictó la ponencia “Cómo hacer marketing que todos amen”.
Al respecto, Fernando Juárez aseguró que sí es posible hacer publicidad que signifique una buena experiencia para el consumidor y que genere un impacto, como por ejemplo, los anuncios de los próximos estrenos en el cine.
En la actualidad, los espectadores se ven bombardeados diariamente por miles de anuncios, tanto en dispositivos móviles, como en las calles y en la televisión. Esto ha provocado la pérdida de la confianza en el marketing.
Diversos estudios afirman que aproximadamente el 83% de los consumidores encuentran molestos los anuncios publicitarios, y como consecuencia la pérdida de ingresos por alrededor de 10 mil millones de dólares, generadas por los bloqueadores de anuncios.
Pero, ¿cuál es la solución a este problema? El ejecutivo de MediaMath explicó que hacer marketing amigable es una tarea de todo el ecosistema digital, pues incluye a los profesionales del marketing, las agencias, editores y por supuesto, a los consumidores.
“Las campañas deben cumplir principios que pongan al consumidor en el centro. Debemos proporcionarle mejores experiencias frente a los anuncios, pero también cumplir con las obligaciones legales y reglamentarias para el manejo responsable y ético de sus datos”, apuntó el ejecutivo de MediaMath.
Finalmente, Fernando Juárez señaló la importancia de impulsar en la industria prácticas que pongan en el centro al consumidor, para proteger sus datos, evitar bombardearlo del mismo anuncio en distintas plataformas y el uso de tecnologías que brinden seguridad a las marcas.

Hora de Fecho: O tapete e outros mistérios da morte de Luís Grilo /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Durante semanas, a dúvida foi: onde está Luís Grilo? Agora, o mistério é outro: como é que o triatleta foi assassinado? Um tapete e um saco de plástico podem dar pistas decisivas à polícia.
A receita com impostos cresceu 5,2% até julho e com contribuições sociais 7%. A despesa cresceu apenas 2,5%, mas não conta com o pagamento do subsídio de natal e o custo total das progressões.
Passageiros que perdem voos presos nas filas. Bagagens perdidas. Controlo de segurança mais longo que o tempo de voo. Os piores atrasos da Europa. O que se passa no aeroporto de Lisboa?
Trump anunciou no Twitter que existe um "grande acordo" com o México em perspetiva. O Canadá, para já, fica de fora. Presidente dos EUA faz declaração na Casa Branca dentro de momentos.
Além do campeonato do mundo de Fórmula 1 da FIA, a Eleven Sports, concorrente da Sport TV, vai também transmitir em direto todas as provas do campeonato de Fórmula 2 e Fórmula 3 até 2021.
Oito segundos depois da partida, o carro de Fernando Alonso voou por cima do Sauber de Charles Leclerc. As imagens são impressionantes, mas ninguém ficou ferido, graças ao halo de que ninguém gostava.
Entre 1976 e 1977, Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple, produziram 200 computadores. Custavam 666 dólares (com inflação, 2.500 euros). Agora, um deles vai a leilão por 260 mil euros.
Em 1967, o senador americano John McCain foi prisioneiro de guerra no Vietname. Veja no vídeo como o ex-piloto da Marinha viveu os anos na prisão de Hoa Lò, em Hanói.
O muito aguardado novo livro de Lucia Berlin é publicado a 1 de novembro. A edição portuguesa está a cargo da Alfaguara, que publicou em 2016 "Manual para mulheres de limpeza".
Descobertas arqueológicas nas ruínas de Shimao mostram que há 4300 anos já existia uma civilização complexa naquela zona da China. E isso pode mudar a história do país.
A ASMR é a nova tendência no YouTube. Para os entusiastas, é uma sensação difícil de explicar, muitas vezes descrita como uma sensação de cócegas na nuca e comparada a um "orgasmo mental". 
Opinião

Helena Matos
Ninguém fala pelos contribuintes. Esses invisíveis que na sua mansidão tornam possível o populismo de quem promete o insustentável às suas clientelas eleitorais.

João Marques de Almeida
Como todas as outras experiências socialistas do século XX, o socialismo na Venezuela acabou numa ditadura, na pobreza, na miséria e com refugiados a fugirem para países capitalistas.

Alberto Gonçalves
A crónica pediu férias do dr. Costa, do prof. Marcelo, da dona Catarina do alojamento local, dos comunistas festivos, da oposição muda e, em suma, de um país que, contado ou visto, não se acredita.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os fiéis e os não-crentes estão fartos de palavras de condenação da pedofilia pela hierarquia da Igreja e exigem, como é de justiça, que se passe das palavras aos actos.

Manuel Villaverde Cabral
Haverá um lobby de correligionários do governo que espera chegar ao topo da hierarquia salarial pública e continuar a receber o seu ordenado antes de o ver reduzido a uma pensão bem menor?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Excedente da Segurança Social aumentou 14,3% até Julho para 1.185ME

O excedente da Segurança Social aumentou 14,3% em Julho (mais 148 milhões de euros) face ao período homólogo, totalizando 1.185,1 milhões de euros, revelou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Num comunicado que antecede a síntese de execução orçamental publicada pela Direção Geral do Orçamento (DGO), o ministério de José Vieira da Silva destaca o contributo das contribuições para a Segurança Social, que aumentaram 7% em julho (mais 623,6 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior.
O crescimento acumulado das contribuições até julho "é superior em 0,8 pontos percentuais ao crescimento acumulado registado no período homólogo (6,2%), beneficiando da melhoria continuada do emprego e das remunerações, e em linha com o previsto no orçamento para 2018", acrescenta a mesma fonte.
"A Segurança Social continua a dar um contributo positivo para a redução do défice orçamental e para a consolidação das finanças públicas", sublinha o ministério.
A receita efetiva aumentou 2,7% até julho em termos homólogos, apesar da redução das transferências do Orçamento do Estado (OE), de menos 387,7 milhões de euros.
Para o aumento da receita da Segurança Social contribuíram também as transferências do Fundo Social Europeu, que aumentaram 38,3% (mais 144,1 milhões de euros).
Quanto à despesa, verificou-se um aumento de 1,8% face ao mês homólogo, "o que se explica por dois efeitos opostos", adianta a tutela.
Por um lado, verificou-se uma redução na despesa de 6,3% com as prestações de desemprego (menos 49,9 milhões de euros) em julho face ao mesmo período do ano passado, com o número de beneficiários a reduzir-se em 11% face ao mês homólogo.
Segundo o ministério, a despesa com pensões e complementos caiu 0,4% (menos 41,4 milhões de euros), o que "resulta em grande parte da alteração do calendário de pagamento do subsídio de Natal que, ao contrário do que aconteceu em 2017, este ano será pago na íntegra em dezembro".
"A evolução desta rubrica reflete ainda a conjugação de dois efeitos, que não ocorreram até julho de 2017: a incorporação da atualização extraordinária de pensões, que se iniciou em agosto de 2017, e a redução parcial nas rubricas de pensões de invalidez que transitaram para a Prestação Social para a Inclusão", explica a mesma fonte.
Por outro lado, registaram-se acréscimos de despesa em várias prestações sociais, como a prestação social para a inclusão, as prestações de parentalidade, abono de família, subsídio por doença, Rendimento Social de Inserção e Complemento Solidário para Idosos.
Além disso, o ministério assinala o aumento da despesa com transferências para emprego, higiene e formação profissional e com subsídios correntes, relativos à formação profissional e ação social.
Lusa

Engaña a tu compañía celular con el Wifi de Virgin


por Yesica Flores
A partir del lunes 27 de agosto, Virgin Mobile te ofrecerá WiFi gratis desde su aplicación en más de 20,000 sitios públicos sin importar la compañía telefónica a la que pertenezcas. Ahora no necesitas ser usuario de Virgin Mobile para conectarte a su WiFi, para ingresar lo único que tienes que hacer es descargar la aplicación móvil, registrarte y conectarte. Con esta oferta, Virgin Mobile se convierte en la primer operadora en México en ofrecer el servicio de WiFi gratis a todos los usuario a través de su app IOS o Android.
Estos puntos de wifi se encuentran en todo el país, incluyendo aeropuertos, centrales de autobuses, centros comerciales, entre otros. Para conocer los sitios WiFi a los que puedes acceder desde tu smartphone ingresa a la aplicación de Virgin o en su sitio web: https://virginmobile.mx/wifi-gratis .
“Abrimos el WiFi a todos sin importar al proveedor al que pertenecen porque lo que queremos en Virgin es que los mexicanos estén conectados en todo momento. Es parte del ADN de Virgin Mobile, ir contra las letras chiquitas y los datos que te limitan. Con esto, Virgin Mobile está dando un gran paso a la conectividad.”
Además de tener este gran beneficio, la aplicación cuenta con mucho más, puedes consultar tu historial de consumo y comprar paquetes desde la misma aplicación, o ganar 1MB por cada $1 gastado en la aplicación guardando tu tarjeta de crédito o débito. Además puedes utilizar tu código de referidos para invitar a tus amigos a Virgin Mobile, a ti y a cada amigo que traigas, Virgin les regalará 1GB cuando él o ella se inscriba.

Cativações atingiram 922 milhões de euros até junho

O Ministério das Finanças manteve cativos 922 milhões de euros em despesa na primeira metade do ano, uma diminuição de 474 milhões face ao período homólogo, foi hoje divulgado.
"Em junho os cativos diminuíram 474 milhões de euros face ao período homólogo, representando 1,1% do orçamento de despesa da Administração Central e Segurança Social (922 milhões de euros)", anuncia o Ministério num comunicado que antecede a publicação, pela Direção-Geral de Orçamento (DGO), da síntese de execução orçamental.
Tal como em anos anteriores, "não estão sujeitos a cativos os orçamentos do Serviço Nacional de Saúde, Escolas e Instituições de Ensino Superior", informa a mesma fonte.
Lusa

PSP identificou suspeita de burla a idosos em Vila Real

A PSP de Vila Real anunciou esta segunda-feira que identificou uma mulher de 42 anos pela suspeita de um crime de burla, fazendo-se passar por vidente, e que está referenciada em vários processos de furtos e burlas.
A Polícia referiu, em comunicado, que recolheu informações sobre tentativas de burlas a idosos, ocorridas recentemente por suspeitas que se deslocavam à cidade de Vila Real, principalmente em dias de feira e de mercado.
Após diligências, uma das suspeitas foi intercetada pela PSP e, posteriormente, reconhecida por uma das vítimas e por testemunhas da ocorrência.
Segundo a Polícia, a mulher, com residência conhecida na zona do Porto, encontra-se referenciada, desde 2012, em vários processos-crime relativos a furtos e burlas, ocorridos em diversos pontos do território nacional.
De acordo com esta força policial, as alegadas burlonas tinham como modus operandi“ler a sina, fazendo-se passar por vidente, com o objetivo de extorquir dinheiro a vítimas vulneráveis, nomeadamente, pessoas idosas”.
A PSP aproveitou para deixar alguns conselhos aos mais idosos e à população em geral, nomeadamente não abrirem a porta a estranhos, verificarem a identificação, com fotografia, de quem se apresente como funcionário dos serviços oficiais, como por exemplo, cobradores de água ou seguros, e não saírem sozinhos de casa se suspeitarem que há alguém suspeito no exterior.
Na rua, a polícia aconselhou a que sejam escondidos adornos ou jóias com aspeto valioso, mesmo que, na realidade, o não sejam, porque podem atrair assaltantes ou burlões, e não trazerem na carteira coisas valiosas ou de grande interesse.
Lusa

LISBOA: Placido Domingo procura novos talentos para a ópera com concurso mundial Operalia

Resultado de imagem para Placido Domingo

A combinação de voz, personalidade e interpretação são alguns dos traços que Placido Domingo privilegia quando procura novos talentos para a ópera, admitindo que hoje é mais fácil encontrar talentos naquela área.
A afirmação foi feita hoje, em Lisboa, na apresentação do Concurso Mundial de Ópera Operalia, a decorrer entre hoje e domingo, no Teatro Nacional de S. Carlos, uma iniciativa criada pelo tenor e maestro espanhol que atualmente é diretor-geral da Ópera de Los Angeles.
"É com uma enorme alegria que regresso a este teatro de grande prestígio", um teatro "bicentenário" onde "há mais de 20 anos" cantou "Otello", de Verdi, e onde não voltou a cantar.
O S. Carlos trata-se de um teatro "com história e de grande prestígio", ao nível de outros teatros de ópera europeus, alegou o cantor, considerando ainda "uma coincidência feliz" que a 26.ª edição do Operalia se realize naquele espaço.
Inaugurado em 1793, o S. Carlos encontra-se a comemorar os 225 anos bem como os 25 anos da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), criada em 1993, tal como o concurso criado por Placido Domingo, para descobrir e ajudar a lançar as carreiras dos mais promissores jovens cantores da atualidade.
Quarenta cantores de 24 países disputam hoje e terça-feira os quartos-de-final do Operalia, entre os quais se encontram os portugueses Luís Gomes e Rita Marques.

Maduro quer vender ouro aos venezuelanos para promover a poupança das famílias

Resultado de imagem para Maduro quer vender ouro aos venezuelanos para promover a poupança das famílias
As lâminas de ouro vão ser vendidas a 3,780 bolívares no caso das que pesem 1,5 gramas, e a 6,3 bolívares as que pesarem 2,5 gramas.
Depois de mudar a moeda, aumentar o IVA e subir os combustíveis, o Presidente da Venezuela anuncia a intenção de vender lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central Venezuelano para promover a poupança das famílias.
De acordo com o El País , as lâminas vão estar presas a um cartão de plástico e serão vendidas a 3,780 bolívares no caso das que pesem 1,5 gramas, e a 6,3 bolívares as que pesarem 2,5 gramas.
A investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, Carmen Fonseca, considera que as mais recentes medidas de Nicolás Maduro estão "desajustadas da realidade" e favorecem apenas uma pequena elite próxima do Presidente.
"Cidadãos que não têm dinheiro para comprar comida, que não têm dinheiro para comprar medicamentos, em que a própria comida e os próprios medicamentos faltam no país, é muito difícil - diria até ridículo - fazer uma poupança nesses termos."
Carmen Fonseca acredita que a situação se vai manter quando Maduro sair do poder: "Enquanto Nicolás Maduro for presidente, enquanto estiver no poder, é muito difícil que possa existir algum grau de cooperação quer com a oposição, quer com a comunidade internacional. Aquilo que, eventualmente, poderia significar alguma luz ao fundo de túnel seria precisamente a saída de cena de Nicolás Maduro."


Bombeiros reforçados com 75 ambulâncias de socorro até ao final do ano

Várias corporações de bombeiros vão, este ano, comprar 75 ambulâncias de socorro, para os Postos de Emergência Médica, através de um protocolo hoje assinado com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no valor de 3,7 milhões de euros.

Resultado de imagem para Bombeiros reforçados com 75 ambulâncias de socorro até ao final do ano
O plano para a renovação da frota de ambulâncias prevê que sejam substituídas 75 viaturas em cada ano entre 2018 e 2021. Atualmente o INEM tem 326 ambulâncias em funcionamento nos Postos de Emergência Médica (PEM).
A partir de agora, as ambulâncias passam a ser compradas diretamente pelas corporações de bombeiros com o INEM a pagar 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada viatura.
Apesar de enaltecerem esta nova metodologia de compra de viaturas, o presidente da Liga dos Bombeiros Profissionais (LBP), Jaime Marta Soares, e o presidente do INEM, Luis Meira, deixaram algumas críticas ao Governo, concretamente ao Ministério das Finanças.
"No cenário atual que é colocado aos gestores públicos, em que cada cêntimo é arrancado a ferros, e as decisões estão muitas vezes subjugadas a ficheiros Excel que não consegue distinguir uma fotocopiadora de uma ambulância, conseguir realizar um investimento deste montante é verdadeiramente assinalável. Também neste caso a autorização para este investimento foi arrancada a ferros", afirmou Luis Meira.
Para Marta Soares, este modelo de negociação "é um bom caminho, mas não é perfeito", e há algo que "belisca o conceito", nomeadamente o valor atribuído a cada viatura que, em seu entender devia passar dos 50 para os 55 mil.
O presidente da liga pediu também um aumento de 500 euros no valor do seguro de manutenção, que atualmente é de dois mil euros, deixando esse apelo à secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos.
"As associações e os corpos de bombeiros fazem um esforço tremendo para ajudar as populações. E eles não podem pagar para socorrer", acrescentou.
A secretária de Estado Rosa Matos teceu elogios à nova metodologia, destacando a descentralização e a rapidez do processo de aquisição de viaturas.
"Passou a haver uma relação mais eficiente e mais rápida com as corporações", disse.
Os PEM funcionam em corpos de bombeiros ou delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, que têm protocolos com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares.
Lusa

__________________________