sábado, 23 de setembro de 2023

SILVES COMEMORA DIA MUNDIAL DO TURISMO

 O Município de Silves assinala o Dia Mundial do Turismo, associando-se à Organização Mundial do Turismo (OMT), que dedica o dia 27 de setembro 2023 ao tema - “Turismo e Investimentos Verdes” - uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.
O programa de atividades terá início com um passeio pedestre pela cidade de Silves, às 10h00 e às 14h30. Há muito para descobrir na cidade de Silves e, durante cerca de 3 horas o roteiro passa por pontos conhecidos da cidade como o Mercado Municipal, a Praça do Município, o Pelourinho, o Museu Municipal de Arqueologia, o Castelo de Silves, e no final tem uma paragem obrigatória na Doçaria do Sul para a degustação de um doce tradicional.
 
O ponto de encontro do passeio será na zona ribeirinha, perto do Posto de Turismo da RTA, onde estará patente a partir do dia 27 de setembro a Exposição “O meio ambiente precisa de si, ajude-nos a preservá-lo!”. Esta Exposição pretende sensibilizar quem nos visita para a adoção de ações muito simples, com vista proteger os nossos recursos naturais, dando o seu contributo para um meio ambiente mais sustentável.
 
A participação no Passeio Pedestre pela cidade de Silves é gratuita com lotação limitada, mas sujeita a inscrição prévia através do envio de email para turismo@cm-silves.pt de 23 a 26 de setembro, com a indicação do nome(s) do(s) participante(s), idade, nacionalidade, morada, preferência de hora do passeio (10h00 ou 14h30), bem como o contacto telefónico. A inscrição só ficará validada após confirmação por email por parte do setor do turismo (será dado prioridade a visitantes e não-residentes do concelho).
 
O programa poderá ser alvo de alterações, e alguns pontos do roteiro poderão ser cancelados devido às condições climatéricas. Os participantes deverão estar presentes 10 minutos antes da hora de início do passeio, no local do ponto de encontro. Aconselha-se ainda a levar calçado, roupa confortável e uma garrafa de água.
Poderá consultar o programa completo no final desta página.
 
Recordamos que, o Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente desde 1980, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população internacional, sobre o papel e importância deste setor, tendo em conta o impacto social, político, económico e cultural desta atividade.
 
O telefone 282 440 800 (ext.2723) ou email turismo@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Turismo da CMS, disponíveis para o esclarecimento de informações adicionais.
 
Celebre este dia connosco!

MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE À SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO

 De 23 a 30 de setembro, o Município de Silves associa-se à Semana Europeia do Desporto, com diversas atividades. O programa poderá ser consultado em detalhe no site da autarquia, estando a participação presencial sujeita a inscrição prévia obrigatória.
O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners dinamiza duas atividades, uma caminhada matinal pelos caminhos de Silves (no dia 26 de setembro) e um Trail Run na Serra de Silves pelos seus trilhos (a 29 de setembro).
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas online em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20397 , na receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves ou através do telefone 282 440 270 ou email desporto@cm-silves.pt
De salientar que as atividades da Semana Europeia do Desporto no concelho de Silves contam com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., da Federação Portuguesa Atletismo, do Programa Nacional de Marcha e Corrida, dos Bombeiros Voluntários de Silves e da GNR de Silves.
Relembramos que a Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física junto de toda a população, independentemente da sua idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física em toda a Europa.
O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, incentivando cada cidadão a ser ativo não só durante a SED, mas todo o ano.