domingo, 13 de outubro de 2019

Euro 2020: Shevchenko quer ‘prender’ Ronaldo e fala em vitória “muito importante” para a Ucrânia

Resultado de imagem para Euro 2020: Shevchenko quer ‘prender’ Ronaldo e fala em vitória “muito importante” para a Ucrânia
O selecionador da Ucrânia, Andriy Shevchenko, afirmou hoje que um triunfo sobre Portugal, no apuramento para o Euro2020, será um passo "muito importante" para o futebol do país e admitiu uma marcação especial a Cristiano Ronaldo."Vamos jogar com uma equipa que venceu o último Europeu e a Liga das Nações. Vai ser um jogo muito importante para podermos demonstrar o novo nível de jogo. Queremos jogar bem, mostrar que sabemos jogar bem e ganhar. Se isso acontecer, será muito importante para nós", afirmou Andriy Shevchenko.
O antigo avançado falava aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do duelo do Grupo B, no Estádio Olímpico de Kiev, palco do encontro que está agendado para segunda-feira.
"Esperamos um estádio cheio, com todos os adeptos a puxarem por nós. Queremos que seja uma noite especial, não só para nós jogadores e treinadores, mas para toda a Ucrânia", disse o treinador de 43 anos.
Shevchenko, que é selecionador do seu país desde 2016, revelou que Cristiano Ronaldo poderá receber uma marcação individual durante o encontro, embora a Ucrânia esteja a habituada a atuar com uma defesa à zona.
"Para os nossos jogadores, vai ser um prazer jogar contra Portugal e Cristiano Ronaldo. Não é todos os dias que competimos com jogadores assim. Tem de ser um prazer para todos. O importante é não dar espaço. Ele não pode ter espaço. Normalmente, não fazemos marcação individual, mas isso pode acontecer amanhã [segunda-feira]", revelou.
Na mesma conferência de imprensa, Oleks Zinchenko garantiu que vai dificultar a vida a Bernardo Silva, seu colega de equipa no Manchester City, e revelou uma brincadeira que fez com o extremo português.
"Estive semanas a dizer ao Bernardo para ele se portar bem, para ter cuidado, senão iria escrever nas redes sociais que ele disse algo de mal sobre a Ucrânia e neste jogo o estádio todo iria cair em cima dele", contou o médio.
A Ucrânia lidera o Grupo B, com 16 pontos, à frente de Portugal, que segue no segundo lugar, com 11, mas com menos um jogo que a formação de leste. A Sérvia é terceira, com sete, seguida do Luxemburgo, com quatro, e da Lituânia, com um.
O segundo Ucrânia-Portugal da história está agendado para as 19:45 (21:45 horas locais) e terá arbitragem do inglês Anthony Taylor.
Lusa / Madremedia

Casa do Povo de Abrunheira é parceira de Start Up distinguida na área da inovação médica

A Casa do Povo de Abrunheira é parceira da Meritposition, empresa de Coimbra responsável pelo desenvolvimento da GeriCarePro, uma aplicação especializada na gestão clínica e operacional de unidades geriátricas e de cuidados paliativos.
Este software de extrema facilidade de utilização por parte de profissionais da área de geriatria, permite o acesso a qualquer das suas funções em apenas 3 cliques e têm vindo a ser testado pela Casa do Povo de Abrunheira, em vários cenários reais, o que tem permitido testar, aperfeiçoar e desenvolver novas soluções, tornando este um software perfeitamente adaptado às exigências atuais a que se propõe dar resposta. Como vantagens já comprovadas destacam-se a extrema facilidade de uso, um sistema de alerta que evita que o idoso seja medicado de forma incorrecta, auxiliando na decisão médica e melhoria na gestão de stocks.

O GeriCarePro possibilita também a implementação das melhores práticas de acompanhamento personalizado de cada utente, com permanente avaliação e caracterização da dor, aumentando o seu conforto. Na área da gestão, permite o controlo de prazos de validade de todo o tipo de produtos da instituição, bem como a análise do histórico de consumos por utente. Os resultados de rigorosos testes piloto, que decorreram ao longo de seis meses em Estruturas Residenciais para pessoas Idosas do País, entre as quais a Instituição Abrunheirense, demonstraram que o

GeriCarePro ajuda as ERPI´S a melhorarem a gestão diária, reduzindo custos e optimizando recursos, mas acima de tudo a melhorar significativamente a qualidade do apoio prestado aos residentes.

José Carvalho, Presidente da Casa do Povo de Abrunheira, explica que tem apostado forte na inovação social, realça as melhorias já registadas com este software: “… a nossa filosofia passa por uma incessante procura por soluções inovadoras em diferentes áreas, seja através de desenvolvimento de conceitos e metodologias inovadoras ou candidaturas próprias, seja través de parcerias que vamos estabelecendo, com parceiros estratégicos. Tal visão, tem-nos garantido a distinção e o reconhecimento de importantes entidades, como o caso da Fundação António Sérgio, Fundação EDP, Fundação Inatel, ou o projeto de inovação social “Dar Mais Memória à Memória”, direccionado para as demências. Esta solução informática vem responder a diversas lacunas que existem no dia à dia de qualquer ERPI seja na sua gestão de Stocks, seja na eficácia e eficiência de todo o processo de prestação de cuidados. É de facto, um software realmente baseado na realidade dos procedimentos que estas Estruturas desenvolvem, cujo sucesso de desenvolvimento se deve também ao fato de ter sido experimentado e melhorado em contexto real, para o qual nos orgulhamos de ter participado ativamente.”

A Meritposition, distinguida a nível europeu pela EIT Heath InnoStars, conquistou através deste software denominado “GericarePro” a distinção de Start-Up 2019 na área da inovação médica e está agora em fase de lançamento no mercado, disponível em português, inglês, espanhol e francês e preparado também para funcionar em dispositivos móveis, destinando-se ao apoio à gestão e prestação de cuidados em instituições geriátricas e paliativas de todo o mundo.
Fonte: Mira Online


Região Centro | Balanço “positivo” da Vigilância Móvel da Floresta, em Anadia

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço “positivo” da vigilância móvel da floresta levada a cabo no concelho que terminou no passado dia 30 de Setembro.
A operação de vigilância decorreu, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, tendo sido assegurada por quatro associações das freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, designadamente Associação Cultural e Recreativa de Algeriz, Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, Associação de Proteção Florestal do Corgo, Pardieiro, Boialvo, Mata, Figueira e Candieira e a Associação de Voluntários de Ferreiros, através de um protocolo de colaboração. Um investimento camarário que rondou os 60 mil euros.
A autarca referiu que “foi um verão calmo”, uma vez que, durante este período, não se registaram ocorrências significativas que exigissem uma intervenção “mais musculada” por parte dos Bombeiros Voluntários. Os focos de incêndios que aconteceram no concelho surgiram, na sua maioria, por queimadas não controladas.
Maria Teresa Cardoso sublinhou que o facto de ter havido “uma vigilância mais atenta” e “mais próxima”, por parte das equipas que se encontravam no terreno, também poderá ter contribuído para que não se tenham registado ocorrências de maior dimensão.
Salientou ainda o contributo destas equipas na deteção dos focos de incêndio, mas também no trabalho de prevenção e sensibilização, junto da comunidade local para as melhores práticas, na limpeza dos terrenos, contribuindo assim para a segurança das populações e das aldeias mais afastadas.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia considerou ainda que face “aos resultados positivos deve continuar a haver um plano de vigilância para a nossa floresta”.
Ainda no campo da vigilância florestal é de referir o importante trabalho desenvolvido pelos vigilantes no Posto de Vigia do Moinho do Pisco, na freguesia de Avelãs de Cima, da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR), na deteção de focos de incêndios não só em Anadia, mas também nos concelhos limítrofes.
Relativamente ainda a este posto, a presidente da Câmara de Anadia espera que, no próximo ano, possa integrar os Postos de Vigia da Rede Primária que permite ser acionado fora do período crítico, sempre que o índice de risco temporal de incêndio o aconselhe.
A responsável autárquica aproveita para deixar uma palavra de agradecimento público a todos os elementos das equipas de vigilância e às próprias associações florestais pelo empenho que demonstraram ao longo destes três meses, bem como a todas as restantes entidades que de forma, direta ou indireta, estiveram envolvidas nesta operação de vigilância.



Porque hoje é… Domingo | Entre o cepticismo e o pessimismo qual seria a sua escolha?

Se ainda há quem pugne pela liberdade, pela justiça e pelo direito e repudie a mentira, a hipocrisia e a má-fé, a esses raros dedico o presente artigo de opinião.

Cultivar as belas letras em certos meios o mesmo é que cultivar mimosas entre cardos do deserto. Se acaso algumas despontam num momento, breve murcham e mirram à mingua de tudo.

O talento do jornalista está na razão directa da expansão e prestígio da língua em que se exprime.

Na pugnas da inteligência só tem mérito verdadeiro o que afirma a sua personalidade, apresentando ao debate alguma ideia nova e valiosa.

Quem se deleita com futilidades e coisas mínimas, longe anda dos problemas que atormentam a humanidade.

Se te interessam e prendem as definições, as sínteses e as breves reflexões, de certo não será vão o teu espírito, nem a tua consciência vogará no vácuo.

Escrever para público impõe este breve e grave dever: ser recto, justo, verdadeiro, desassombrado e destemido, qualidades raras nos dias que correm.

O pessimismo é um estado de alma, próprio do homem que observa, raciocina e pensa, como o optimismo é um estado de euforia, que só os levianos, os fúteis e os inconscientes perfilham e seguem com fervor.

O pessimismo desola e punje, sem dúvida, mas ele é-nos imposto grandemente pelo espectáculo que a natureza e o mundo nos oferecem.

O cepticismo gera o pessimismo; o pessimismo conduz à descrença e esta leva à abdicação de todas as as coisas, até da própria vida.

Em determinado lugar, alguém me dizia: “A vida é uma cadeia de males e de angústias. Saber fazer-lhes frente é a melhor maneira de os vencer”. Pois é, não posso estar mais de acordo.

Vivemos tempos conturbados, difíceis, de “faz-de-conta” que está tudo bem, com o propósito de transmitir boa imagem, boa impressão, para logo ao virar da esquina deixar sair um verdadeiro caudal de todos os males, sofrimentos sem fim, contando que o alguém que nos ouve, nos dê uns minutos de atenção.

Somos todos diferentes uns dos outros, mas, feitos da mesma massa. Imperfeitos, inconstantes, irritadiços, procurando esconder o animal feroz que habita no nosso interior. O que aconteceria se o soltássemos? 

Até breve!

Joaquim Carlos
Director

Barcelos | Encontro Alumni do IPCA - Mais de 300 Alumnis marcaram presença Caixa de entrada x


O dia 12 de outubro vai ficar marcado na história do IPCA como sendo o dia do I Encontro ALUMNI do IPCA, um momento que marcou o reencontro de todos aqueles que se formaram nesta instituição.

O encontro decorreu às margens das comemorações dos 25 anos do IPCA, um marco importante na história da Instituição que já formou mais de 6000 alumni.

Maria José Fernandes, começou a sua intervenção mencionando que “o bom filho a casa volta”. Nesta data simbólica, a Presidente não podia deixar de fazer referência ao anterior Presidente do IPCA, o professor João Carvalho, um visionário determinante e impulsionador no desenvolvimento, crescimento e afirmação deste Politécnico e do sistema de ensino superior Português.

“Estar aqui hoje neste encontro ALUMNI representa estar mais próximos de um stakeholder fundamental na vida do IPCA e nas relações com a sociedade” referiu a Presidente que considera fundamental estreitar as relações com os diplomados e trazê-los para a comunidade.


O Presidente do Concelho Geral do IPCA, Pedro Fraga, apelou aos cerca de 350 Alumnis presentes à responsabilidade enquanto embaixadores: “Esta Instituição deu-vos um conjunto de ferramentas que vos é útil nas vossas vida. Vocês são embaixadores desta casa. Nunca perguntem o que o IPCA pode fazer por vocês, perguntem o que podem fazer pelo IPCA. Por onde passarem, dignifiquem o nome da vossa instituição”.

A abertura do encontro contou com a presença dos Grupos Académicos do IPCA, durante o evento a atuação de Sílvia Nazário e a fechar o encontro o humor do Nilton.

Natália Santos

Religião | “Todos os deuses dos pagãos são demônios”

Oscar Vidal

Fundamentos da fé católica estão sendo contestados no Sínodo Pan-Amazônico, como a pretensão de se redefinir o ministério eclesiástico, de se permitir a ordenação sacerdotal de índios casados e a inclusão de mulheres na celebração de liturgias exclusivas dos sacerdotes.

Participantes do Sínodo pregam que não se deve mais catequizar os índios, mas deixá-los com suas “tradições” (leia-se costumes selvagens) e não celebrar segundo a liturgia católica, mas segundo os “rituais aborígenes” (leia-se cultos fetichistas).

Nesse sentido, logo na abertura do Sínodo — e no dia de Nossa Senhora do Rosário — esse tipo de ritual e pajelanças de magia foram realizadas nos jardins do Vaticano na presença do Papa Francisco, de Dom Claudio Hummes e outros cardeais [foto acima].

Em vez de levarem uma imagem da Santa Mãe de Deus — por exemplo de Nossa Senhora de Guadalupe, que veio à Terra para converter os indígenas, livrando-os do paganismo — eles levaram, sobre uma canoa, a imagem da Pachamama — a “Mãe grávida terra”, cultuada como deusa por certas tribos dos Andes e, mais recentemente, até por ecologistas radicais.

Quem poderia imaginar uma imagem pagã demoníaca num ritual nos jardins do Vaticano? E com a seguinte agravante: tal “divindade” foi depois levada à Basílica de São Pedro… Sempre é bom relembrar que “Omnes dii gentium dæmonia” (Todos os deuses dos pagãos são demônios), afirma a Sagrada Escritura (Salmos 95, 5).

Rezemos em reparação a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas, e também para que Ela conduza ao mais completo fracasso o projeto de se abandonar os indígenas em seus cultos pagãos.

Como se sabe, a Virgem de Guadalupe apareceu no ano de 1531, no México, ao índio asteca Juan Diego [ao lado, desenho representando a aparação], deixando impressa a sua imagem, com os símbolos da Imaculada Conceição, no avental do índio.

Neste episódio, mostrou Nossa Senhora uma predileção particularmente maternal para com os indígenas. Predileção essa que bem se refletiu no zelo de tantos missionários tradicionais. As conversões de aborígines operadas ante a Imagem foram incontáveis.

É que a misericórdia d´Ela consistia em converter os índios, e não em os deixar jazendo nas trevas do paganismo, como pleiteiam os missionários progressistas adeptos da “Teologia da Libertação”.

ABIM

México | UBA RIPC Campeón Indiscutible De La Liga Universitaria WUCG LATAM


por Yesica Flores

• UBA RIPC se corona como la mejor universidad del continente en League of Legends, tras ganar la final presencial de la Liga Universitaria WUCG LATAM, torneo que organizan Liga de Videojuegos Profesional (Grupo MEDIAPRO) y World University Cyber Games
• Será en el mes de diciembre cuando esta universidad viaje a China a disputar las finales del WUCG Esports Carnival 2019 en Hainan, China

Después de más de dos meses de competencia, en el que diversas universidades de latinoamérica buscaron convertirse en la mejor del continente en League of Legends, se disputó ayer en la Ciudad de México la final presencial latinoamericana de la Liga Universitaria WUCG LATAM, torneo organizado por Liga de Videojuegos Profesional (Grupo MEDIAPRO) y World University Cyber Games, en la que UBA RIPC, Universidad de Buenos Aires, representante del cono sur obtuvo la victoria, ante “Saudade MX Colegial”, de la Universidad Nacional Autónoma de México, clasificado del Latinoamérica Norte.
Esta serie al mejor de tres (Bo3) definió UBA RIPC como el equipo que representará a Latinoamérica en el WUCG Esports Carnival 2019. Tras mostrarse superior ante su oponente mexicano desde la primer partida, misma que les daría la mejora anímica para cerrar el marcador 2 a 0, para convertirse en los campeones indiscutibles de esta competencia.
Gracias a este resultado la escuadra albiceleste, conformada por Tomás Eduardo “Chope” Ramos Orcon, Nicolás “IShookzI” Vozzi, Lautaro Nahuel “1Letz” Chaves Murriello, Mariano Gastón “Love Pillar” Masolini y Thomas Agustin “Tufi” Rösler, no sólo se llevó el título regional, sino que además, aseguró el premio de viajar, con todos los gastos pagados, a las finales del WUCG Esports Carnival 2019 en Hainan, China; donde enfrentará a los mejores equipos universitarios del mundo en búsqueda de una bolsa de premios de 17,300 USD aproximadamente.
Al respecto, César Roses, director general de Liga de Videojuegos Profesional México, comentó: “Este tipo de torneos le dan oportunidad a los equipos amateurs de empezar a brillar en la escena competitiva profesional. Estamos seguros que el equipo de UBA RIPC tendrá una gran participación en el WUCG Esports Carnival 2019, donde además, seguramente vivirán una grata experiencia cultural. Los invitamos a que estén pendientes el siguiente año de la segunda edición de la Liga Universitaria WUCG LATAM”.

PEPINOS.. DEPOIS DE LERES ESTA MENSAGEM, NUNCA MAIS OLHARÁS O PEPINO DA MESMA FORMA!


Resultado de imagem para PEPINOS
Transmito tal como recebi.
 
1. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que tu precisas diariamente.

Só um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.**
 
2. Sentes-te cansado à tarde, dispensa a cafeína e come um Pepino.

Os Pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que
fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.


3. Cansado de ver o espelho da casa de banho embaceado depois do banho?
Tenta esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.


4. As lesmas e caramujos arruinam as tuas plantas?

Coloca algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), na tua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe toda a temporada.
As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro indetectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.
 
5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes
de ir à piscina ou praia?

Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo
a visibilidade da celulite.

Funciona optimamente para as rugas também!

6. Desejas evitar uma ressaca ou dor de cabeça?

Come algumas fatias de pepino antes de dormir e acordarás sem dor e sem ressaca.
Os Pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrolites para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

7. Queres evitar aquela fome à tarde ou à noitinha com alguma coisa?
Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.


8. Tens uma importante entrevista de emprego e reparas que não
tens tempo para engraxar os sapatos?

Simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão rápida e durável brilho que não somente fica óptimo como também repele água.

9. Não tens em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta a ranger? Pega numa fatia de pepino e esfrega no sítio problemático... e o rangido foi-se!
 
10. Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA?

Corta um pepino inteiro e coloca numa panela de água a ferver, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º
e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido
mostrado que reduz o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais. 

11. Acabaste de almoçar e vês que não tens "chewing gum" ou rebuçados de hortelã?
Pega numa fatia de pepino e espreme no céu da boca com a língua
por 30 segundos para eliminar o sabor da comida, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.


12. Procuras algo ''verde'' para limpar as torneiras, pias ou aço inoxidável?

Esfrega uma fatia de pepino na superfície que desejas limpar, isto não só remove anos de zinabre mas traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as
tuas unhas e mãos enquanto limpas.


13. Usas a caneta e cometes um erro?

Toma a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos lápis que as crianças deixam nas paredes!!!
NB: Será verdade o que acabamos de ler? Quem nos pode confirmar todos estes benefícios e mais valias?
Artigo enviado por Alves Ribeiro

Justiça | Adolescente gravou em vídeo abusos sexuais pelo pai. Mãe sabia de tudo

Resultado de imagem para Adolescente gravou em vídeo abusos sexuais pelo pai. Mãe sabia de tudo
DN
Após ter denunciado pela primeira vez os abusos, em 2018, a menor disse que inventou tudo e o caso foi arquivado. Mas dois dias depois de regressar a casa, foi logo violada pelo pai, com o conhecimento da mãe. A menina de 14 anos gravou em vídeo a agressão​​​.
Quando a adolescente, na altura com 14 anos, deixou a instituição social onde viveu durante sete meses após suspeitas de ser vítima de maus-tratos e abusos sexuais no meio familiar, o inquérito-crime em que o pai era o suspeito estava arquivado. Para tal, a mudança no testemunho da menor foi decisivo, ao dizer que tinha inventado tudo. Só que mal regressou à companhia dos pais e dos irmãos, dois dias depois de sair do lar, foi violada pelo pai, com a mãe a ter conhecimento de tudo, segundo a acusação do Ministério Público (MP), que imputa sete crimes de abuso sexual agravado ao pai, em prisão preventiva, e seis à mãe. Começam neste mês a ser julgados no Porto.
Desta vez, quando o caso chegou à PJ, havia uma prova diferente - a menor tinha gravado em vídeo, com o telemóvel, uma situação de abuso sexual pelo pai. A gravação foi admitida, apesar de ter sido obtida sem o consentimento do suspeito, por se tratar de um meio importante para a descoberta da verdade numa situação em que está em causa um crime contra a autodeterminação sexual de uma menor.
O processo envolve uma família residente na cidade do Porto, em que os dois pais, ambos de 45 anos, estão desempregados. Dos seis filhos do casal, que vivia em união de facto, só a vítima de abusos é do sexo feminino, alguns já são maiores, casados e têm uma vida estabilizada. O mais novo tem 11 anos. As suspeitas de maus-tratos cometidos pelo pai foram o primeiro sinal que levou a uma intervenção do tribunal de menores em 2017. A rapariga acabou por ser institucionalizada e denunciou que também era vítima de abusos sexuais. Mas, meses depois, em 2018, voltou atrás em relação ao que havia dito. A nova versão resumia o caso a uma falsa denúncia, que tinha inventado tudo após se zangar com os pais.

Pressionada pelo pai

Os relatórios periciais não foram conclusivos quanto à prática de crimes de natureza sexual e, com a vítima a garantir que não havia crimes, o processo acabou por ser arquivado. Ainda foi ponderado se a menor deveria ser alvo de alguma medida tutelar por ter feito uma denúncia caluniosa do pai, mas foi decidido, em tribunal de menores, que não se justificava por ser mais um fator de instabilidade para a adolescente e para o ambiente familiar. Agora, o MP diz que a menor "alterou o relato" após ter sido "fortemente pressionada" por familiares. No processo, consultado pelo DN, é referido que o pai chegou a abordá-la: "Quem fez a queixa? Diz-me quem foi?"
Com o processo arquivado, em abril de 2018, após sete meses numa instituição portuense, a menor regressou a casa. Bastaram dois dias para acontecer um abuso sexual. Diz a acusação do MP que a mãe a agarrou pelo pulso e ordenou que fosse ter com o pai ao quarto. Apesar da resistência, a jovem foi quase obrigada pela mãe a obedecer. A mulher saiu de casa logo após a filha entrar no quarto. Depois, entre esta data e janeiro de 2019, houve, pelo menos, mais quatro abusos sexuais. "Sempre de igual modo e com conhecimento da mãe", com a progenitora a "mandar sempre a menor ir ter com o pai".
Além destes crimes, após o regresso a casa, o MP imputa ainda dois crimes anteriores a setembro de 2017, quando a ofendida tinha menos de 14 anos. "A mãe chamou a filha ao quarto onde o arguido a esperava." Refere o libelo acusatório que a mulher "disse à filha que o pai a estava a chamar para ir fazer com ele". Apesar do choro e da resistência, a menina foi violada, refere o MP.
Noutra situação, quando a vítima tinha 13 anos, o pai chegou a casa já de madrugada, alcoolizado, e, enquanto a mulher dormia, forçou a filha a ter relações sexuais. A mãe nunca participou nos abusos, mas na maioria das situações era quem encaminhava a menor para o quarto.

Maus-tratos à mãe e aos irmãos

No início deste ano, a adolescente acabou por denunciar os factos a uma pessoa da família. Descreveu o que acontecia e enviou um vídeo que havia gravado com o seu telemóvel no quarto do pai. A esta pessoa contou que os maus-tratos do pai estendiam-se à mãe e aos irmãos. Mas os abusos eram só com ela. "Ele obriga-me a fazer sexo"; "nunca usou camisinha"; "sinto ódio dele", denunciou.
Com os relatórios periciais de natureza sexual a confirmar que a adolescente teve relações sexuais, e com os pais a ficar em silêncio quando ouvidos pelas autoridades judiciais, a investigação avançou rapidamente e, ainda neste mês, os dois suspeitos vão a julgamento no Tribunal de São João Novo no Porto. Respondem ambos por cinco crimes de abuso sexual de menor dependente agravado e um de abuso sexual de menor (quando tinha menos de 14 anos), com o homem a ser julgado por mais um crime de abuso sexual de menor.
O MP pede a pena acessória de inibição de exercício de poder de responsabilidades parentais e proibição de confiança de menores. Nesta altura, a tutela dos pais está suspensa, o pai aguarda o julgamento em prisão preventiva enquanto a mãe está em liberdade, obrigada a apresentações às autoridades e proibida de contactar a filha. O homem já tem antecedentes, com quatro processos por crimes como desobediência, furto qualificado na forma tentada e ofensa à integridade física.
Logo após a detenção dos pais, anunciada em janeiro pela PJ, a menor foi confiada à guarda de familiares. Contudo, não ficou muito tempo e está de novo institucionalizada após desentendimentos com um irmão. Os relatórios feitos indiciam que apresenta um "desenvolvimento cognitivo adequado" mas revela "instabilidade afetiva e emocional".
David Mandim / DN

ANA abre inquérito a avião “destravado” que deslizou até zona de terra no Aeroporto do Porto

A ANA Aeroportos revelou hoje que abriu um inquérito junto da transportadora aérea TAAG, e da sua empresa de assistência, devido ao avião daquela companhia que “saiu de calços” e deslizou até terra no Aeroporto do Porto.
Numa declaração escrita enviada à Lusa, a ANA, que gere os aeroportos nacionais, observa que as razões que levaram o avião da TAAG a sair de calços no Aeroporto Francisco Sá Carneiro “terão de ser esclarecidas pelo inquérito que está a ser realizado junto da companhia aérea e da sua empresa de assistência”.
De acordo com a ANA, incidente não causou problemas nem prejudicou a operação no aeroporto.
“Confirmamos ocorrência de um incidente com avião da TAAG. O incidente não teve consequências e a operação está a correr com normalidade”, afirma a ANA.
O Jornal de Notícias refere, na sua edição eletrónica, que um avião da TAAG estacionado na placa do Aeroporto Sá Carneiro deslizou até uma zona de terra hoje de manhã.
O diário diz que “a aeronave ficou destravada e, durante a manhã, deslizou, sem que ninguém se apercebesse”, acrescentando que “alguém se esqueceu de colocar calços nas rodas do avião”, fazendo com que “deslizasse até uma zona de terra”.
Lusa