segunda-feira, 10 de abril de 2023

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NA I MILHA URBANA DE EIRAS

 
Numa organização da Academia de Atletismo do Grupo Recreativo Eirense, em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra e a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, realizou-se no passado dia 8 de abril de 2023, com início pelas 17h00, a “I Milha Urbana de Eiras”.
A prova com distância homologada, realizou-se no centro da aldeia de Eiras, com partidas e chegadas junto à sede da “Roda Pedaleira”, tendo a distância tradicional de 1609 metros e foi arbitrada pelo Conselho Regional de Arbitragem da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.
Participaram nas diferentes provas consoante grupos de escalão, 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo no sector feminino a atleta Claudia Ferreira, alcançado a 6ª posição no escalão de FSen.
No sector masculino, Pedro Cardoso, alcançou o 2º lugar no escalão M45, Nelson Almeida, o 6º MSen, José Mendes, 9º M35 e o jovem Miguel Cardoso, classificou-se em 6º lugar no escalão de Iniciados.
No final da “I Milha Urbana de Eiras”, a equipa da Sociedade Columbófila alcançou o 16° lugar na classificação geral por equipas, em 26 equipas que pontuaram.
Destaque para o pódio do atleta Pedro Cardoso. 



Comunicado - Câmara Municipal de Ovar reuniu com Ministro da Saúde

 A Câmara Municipal de Ovar, representada pelo seu Presidente Salvador Malheiro e pelos vereadores Alcides Alves e Júlia Oliveira, reuniu hoje, no Porto, com o Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro no âmbito da reorganização do sector da saúde no Município de Ovar.
Confirmando as tomadas de posição, por unanimidade, da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Ovar, o Presidente da Câmara e os Vereadores presentes reiteraram a necessidade do reforço das estruturas de saúde locais (Cuidados de Saúde Primários e Hospital Francisco Zagalo) e a inequívoca referenciação hospitalar dos munícipes de Ovar para Norte.
Acolhendo as razões apresentadas pelo Município, o Senhor Ministro da Saúde garantiu à Câmara Municipal de Ovar que, independentemente do modelo de reorganização que vier a ser definido pela Direção Executiva do SNS, a referenciação hospitalar da população de Ovar se fará para Norte. Mais garantiu que previamente à decisão final, a Câmara Municipal de Ovar será auscultada.
Nesta reunião foi ainda abordada a questão da descentralização de competências na área da Saúde, processo que se encontra em curso no Município de Ovar, cujo assunção definitiva por parte da Câmara também está dependente da satisfação da referenciação hospitalar para Norte. 

Cantanhede | Resposta ao estudo apresentado pela Direção do SNS. Município diz que integração nos CHUC não acautela resposta qualificada na prestação de cuidados de saúde

 
O Executivo Municipal não concorda com o teor do estudo de viabilidade da integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRCC) - Rovisco Pais no Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC), apresentado pela Direção Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e reafirma o desagrado pelo facto de não ter sido envolvido e auscultado em devido tempo neste processo.
Em reunião de Câmara extraordinária, o executivo liderado por Helena Teodósio aprovou, por unanimidade, e após a análise e discussão do referido estudo, apresentar um conjunto de propostas que garantam não apenas uma resposta efetiva na prestação de cuidados de saúde à população, mas também a valorização das unidades de saúde de Cantanhede e Tocha.
Nenhum dos dois cenários garante, nem de perto nem de longe, a implementação das condições que o Município de Cantanhede preconiza para o funcionamento do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, no sentido de se promover uma efetiva valorização dos respetivos serviços, que lhes permitam assegurar a prestação de cuidados de saúde qualificados e em tempo útil aos cidadãos, no âmbito da vocação que cada um deles em matéria da assistência e tratamento clínico”, justifica a autarca.
Os cenários apresentados pela tutela apontam em dois sentidos: por um lado, uma proposta base das unidades, mantendo a atividade individual inalterada; por outro, uma proposta de fusão das unidades que considera a otimização de atividade assistencial de acordo com o perfil e potencial de cada uma delas.
O Executivo Municipal estranha que apenas estes dois modelos de gestão sejam equacionados no estudo e na resposta à Direção Executiva do SNS considera “incompreensível” que, tendo em conta os indicadores apresentados nos dois cenários e em nome da eficácia de gestão, não tenha sido considerado o cenário de transformação das duas unidades de saúde em entidades públicas empresariais (EPE), com a necessária autonomia administrativa e financeira, “até porque a gestão de ambas tem apresentado resultados positivos”.
O Município não aceita, por outro lado, que não seja garantida à partida, no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, um serviço de resposta para situações agudas não programadas e a reabertura das urgências/consulta aberta, conforme compromisso assumido no protocolo celebrado em 2007 entre o Município de Cantanhede e o Ministério da Saúde, rejeitando também que a existência de tal resposta esteja condicionada aos poderes do Conselho de Administração do CHUC, no âmbito da autonomia de gestão.
No documento aprovado em reunião camarária é proposto ainda que o número de camas a reativar no internamento de Medicina Interna do Hospital de Cantanhede, passe de 7 – conforme preconiza o estudo -, para um mínimo de 20 camas, bem como o reforço da capacidade de resposta ao nível da cirurgia de ambulatório, nas diferentes especialidades, da Consulta Externa, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e Hospital de Dia.
No que diz respeito ao CMRCC - Rovisco Pais, é proposto o reforço da sua posição enquanto unidade de referência nacional na área da Medicina Física e de Reabilitação, potenciando o seu crescimento e dinamização da sua atividade.
Por último, o Executivo Municipal considera “necessário e urgente” um conjunto de investimentos para a revitalização da atividade assistencial e requalificação dos edifícios do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do CMRCC - Rovisco Pais, alertando, todavia, que a sua concretização não está dependente do Orçamento Geral de Estado, mas de programas comunitários “cuja concretização pode não acontecer”.



Marinha Grande | PARCERIA ECONÓMICA COM REGIÃO FRANCESA DE TOULOUSE


O Município da Marinha Grande recebeu, no passado dia 6 de abril, a visita do presidente da Associação BDG – Business Development Group, Vitor Oliveira, para dar a conhecer a realidade socioeconómica daquela região francesa, com o objetivo de avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias entre as duas regiões.
Este encontro, que teve lugar no Centro Empresarial da Marinha Grande, na Zona Industrial, contou com a participação do vereador João Brito; da chefe de Gabinete do presidente da Câmara, Patrícia Jorge; de técnicos da autarquia; e de representantes de algumas empresas locais que contam entre os seus principais clientes, empresas dos setores aeronáutico e de defesa.

A visita teve como principal objetivo dar a conhecer a realidade socioeconómica daquela região francesa, que se caracteriza pelo elevado desenvolvimento económico e industrial, sobretudo no domínio da aeronáutica mas, também, a identificação e a abertura de canais de comunicação com parceiros daquele País, através da diáspora.

A Associação Business Development Group- France Portugal é uma organização sem fins lucrativos, constituída por portugueses residentes na região de Toulouse, França. Assume-se como uma plataforma de networking, com foco na promoção e facilitação de negócios entre Portugal e França, que procura intervir junto de empresas e instituições localizadas em França e em Portugal, com interesse em estabelecer parcerias, investimentos ou outro tipo de relações empresariais ou comerciais.

Para além da presidência desta Associação, Vitor Oliveira é, também, Secretário-Geral da SEDES Europa – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, colaborando regularmente, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora e com a Rede Global da Diáspora, da Fundação AEP.

Operação “Páscoa 2023”: Números “tristes” não param de aumentar

Entre 6 a 9 de abril
Das 4 565 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

  • 2 679 por excesso de velocidade;
  • 384 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 123 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 130 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 239 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
157 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Neste período, a GNR registou 802 acidentes rodoviários, de onde resultaram 14 vítimas mortais e 27 feridos graves.
Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, informa-se o seguinte:
  • Dia 6 de abril, no concelho de Vila Nova de Gaia, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;
  • Dia 6 de abril, no concelho de Portel, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 71 anos;
  • Dia 7 de abril, no concelho de Lousada, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, dois homens de 62 e 42 anos e uma mulher de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Murtosa, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, uma mulher de 55 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Moimenta da Beira, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Paredes, um despiste, que resultou numa vítima mortal, uma criança de 10 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Penafiel, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 53 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho da Trofa, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, três homens entre os 40 e 50 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Ourém, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;
  • Dia 9 de abril, no concelho de Ourém, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem;

Homem acusado de mais de 139 mil crimes sexuais com menores vai ser julgado por 78

Um motorista de transportes internacionais residente no distrito de Braga, detido em maio de 2021, integrava uma rede de pedofilia de âmbito internacional, desmantelada pela polícia alemã.
Um motorista do distrito de Braga estava acusado de 11 crimes de abuso sexual de crianças e 139.322 crimes de pornografia de menores. Segundo decisão judicial hoje consultada pela Lusa, só vai a julgamento por 78, entre os quais, todos os 11 crimes de abuso sexual de crianças.
Por acórdão de 20 de março, o Tribunal da Relação de Guimarães negou provimento ao recurso do Ministério Público (MP), que pretendia reverter a redução de crimes decidida em fase de instrução.
O MP tinha acusado o arguido, de 44 anos, de 11 crimes de abuso sexual de crianças e 139.322 crimes de pornografia de menores.
O arguido pediu abertura de instrução, tendo o juiz mantido os 11 crimes de abuso sexual de crianças mas reduzido para 67 os crimes de pornografia de menores.
O MP recorreu para a Relação de Guimarães, pugnando pela manutenção dos mais de 139 mil crimes, mas sem sucesso.
A Relação diz que a acusação do MP "não descreve minimamente os factos" referentes à esmagadora maioria dos crimes de pornografia de menores, fazendo apenas constar uma descrição genérica" dos 'downloads' efetuados pelo arguido, "o que impossibilita qualquer direito de defesa".
"A narrativa acusatória não acolhe minimamente as exigências legais e, como tal fere, nesta parte, a acusação de nulidade", acrescenta.
Para a Relação, a acusação "fica muito aquém do necessário à afirmação quantitativa de ilícitos imputados, sendo também por isso de certa forma confusa, ademais misturando factos com elementos de prova, com narrações genéricas e descrições desnecessárias".
A decisão da Relação não foi unânime, já que um dos três juízes defendeu que o arguido deveria ser julgado por todos os crimes imputados pelo Ministério Público.

HOMEM DETIDO EM MAIO DE 2021
O ARGUIDO, MOTORISTA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS, FOI DETIDO EM MAIO DE 2021, PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA (PJ) DE BRAGA, COM A COLABORAÇÃO DA UNIDADE NACIONAL DE COMBATE AO CIBERCRIME E À CRIMINALIDADE TECNOLÓGICA (UNC3T) E APÓS SINALIZAÇÃO DA CONGÉNERE ALEMÃ (BKA). "A ATIVIDADE DELITUOSA DO SUSPEITO FOI DETETADA NUMA INVESTIGAÇÃO ATIVA NA ALEMANHA, NA QUAL FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR RAMIFICAÇÕES COM SUSPEITOS RESIDENTES NOUTROS PAÍSES EUROPEUS", EXPLICOU, NA ALTURA, A PJ.
EM COMUNICADO, A PJ AVANÇAVA QUE EM CAUSA ESTÁ SOBRETUDO A "OBTENÇÃO, PRODUÇÃO E PARTILHA, ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS OU APLICAÇÕES DIGITAIS SIMILARES, ALGUMAS ACESSÍVEIS APENAS ATRAVÉS DA 'DARK WEB' (INTERNET PROFUNDA, ACESSÍVEL APENAS COM BROWSERS ESPECIAIS), DE FICHEIROS DE CARIZ PORNOGRÁFICO ENVOLVENDO MENORES, DO SEXO MASCULINO, DA FAIXA ETÁRIA PRÉ-ADOLESCENTE".
SEGUNDO A ACUSAÇÃO, A ATIVIDADE CRIMINOSA DO ARGUIDO TERÁ DECORRIDO AO LONGO DE 11 ANOS, INCLUINDO A PARTILHA DE FOTOGRAFIAS E VÍDEOS DOS SEUS DOIS FILHOS MENORES DESPIDOS.
A ACUSAÇÃO DIZ QUE O ARGUIDO, "DESDE JOVEM IDADE, NA SEQUÊNCIA DE RELACIONAMENTO SEXUAL PRECOCE COM JOVENS DO SEXO MASCULINO, MENORES DE 12 ANOS DE IDADE, PASSOU A MANIFESTAR PROPENSÃO E A SENTIR DESEJO E EXCITAÇÃO EM ENVOLVER-SE SEXUALMENTE COM RAPAZES COM IDADES COMPREENDIDAS ENTRE OS 06 E OS 12 ANOS DE IDADE".
UMA TENDÊNCIA QUE, ACRESCENTA, SE INTENSIFICOU A PARTIR DE 2008, COM O NASCIMENTO DO SEU PRIMEIRO FILHO. TERÁ CRIADO PERFIS FALSOS NAS REDES SOCIAIS, PARA INTERAGIR E TROCAR FOTOS E VÍDEOS COM MENORES.
"ENTRE DEZEMBRO DE 2019 E O MÊS DE MARÇO DE 2020, O ARGUIDO PASSOU A INTEGRAR UMA REDE DE PEDOFILIA DE ÂMBITO INTERNACIONAL, DESMANTELADA PELA POLÍCIA ALEMÃ", DIZ AINDA A ACUSAÇÃO.
O ARGUIDO TERÁ AINDA ABUSADO SEXUALMENTE DE UM MENOR VIZINHO, AMIGO DOS SEUS FILHOS.
ESTÁ EM PRISÃO PREVENTIVA.
 
SIC Notícias/Lusa

Portalegre | Arronches recebeu três dezenas de dadores de sangue

 
A sexta brigada do ano de 2023 foi à beira do rio Caia. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA estacionaram em Arronches.
Compareceram três dezenas de dadores. E as mulheres estiveram em maioria com 16 presenças (53,3%). O local da colheita foi a sede do Rancho Folclórico de Arronches.
Uma vez consultados os presentes, um não apresentava condições de saúde concordantes para realizar a dádiva. As unidades de sangue total arrecadadas em Arronches, e destinadas aos doentes necessitados, somaram esplêndidas 29.
De realçar que uma jovem concretizou a sua primeira doação. Quanto ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a ter mais um interessado.
No final foi servido o sempre saboroso almoço convívio que contou com o apoiou da Câmara Municipal de Arronches.

15 de abril em Sousel
Vamos estar brevemente em Sousel, no centro de saúde, a 15 de abril. Mais tarde, o nosso calendário tem marcado 06 de maio, em Montargil (Ponte de Sor), na sequência do aniversário dos motards. Sábados, da parte da manhã, são quando têm lugar as nossas colheitas.
Tenha presente que hoje as necessidades diárias de Portugal em componentes sanguíneos somam as 1100 impressionante deveras. Consulte: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Resgatados quatro jovens em dificuldades na água na praia de Carcavelos

 

Os elementos do Projeto “SeaWatch” e os nadadores-salvadores de serviço na praia, resgataram esta tarde quatro jovens que se encontravam em dificuldades na água, depois de terem sido arrastados por um agueiro, na praia de Carcavelos.
Pelas 16h05, os elementos do Projeto “SeaWatch” e os nadadores-salvadores de serviço na praia, avistaram quatro pessoas em dificuldades na água, tendo sido de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Uma das vítimas foi auxiliada por um elemento do Projeto “SeaWatch”, tendo conseguido sair da água pelos próprios meios.
Um outro jovem foi resgatado por um elemento do Projeto “SeaWatch”, com recurso a uma prancha de um surfista que se encontrava na zona.
As outras duas vítimas, foram inicialmente auxiliadas por uma pequena embarcação que se encontrava na zona, tendo de seguida sido resgatadas por um elemento do Projeto “SeaWatch” e pelos nadadores-salvadores.
Um dos jovens foi assistido no areal pelos elementos do Projeto “SeaWatch”, em colaboração com os nadadores-salvadores, tendo sido posteriormente transportado para uma unidade hospitalar pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana.
As outras três vítimas encontravam-se bem fisicamente, não tendo sido necessário prestar assistência médica, tendo abandonado a praia pelos próprios meios.
O Comando-local da Polícia Marítima de Cascais tomou conta da ocorrência.


Fonte e Imagens: AMN

Várias pessoas debaixo de escombros de prédio em Marselha

 Um edifício de quatro andares colapsou na madrugada de domingo no centro de Marselha. A operação de resgate foi dificultada por um incêndio que deflagrou sob os escombros.
As autoridades admitem a existência de vítimas mortais, ao fim da manhã o ministro do Interior de França, Gérald Darmanin, disse que se estimava que estivessem entre quatro e dez pessoas presas nos destroços.
Os edifícios adjacentes foram evacuados por razões de segurança e um deles acabou por colapsar também durante a manhã.
As causas do colapso ainda não foram apuradas, as autoridades suspeitam de uma explosão causada por uma fuga de gás.

Euronews
Imagem: O Tempo


Biblioteca de Anadia mostra “Autores da Região de Aveiro”

A Biblioteca Municipal de Anadia tem patente ao público, até 27 de abril, a exposição itinerante “Autores da Região de Aveiro”, no âmbito do 10º aniversário da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
A mostra, constituída por 11 quadros, apresenta um autor representativo por município e dá a conhecer a importância da escrita, retratando a riqueza da diversidade cultural e do mosaico social, interligada na história e no espaço intermunicipal.
No caso de Anadia, Manuel Alves, o Poeta Cavador, foi o autor escolhido para representar o Município.
Cada autor selecionado para esta exposição coletiva valoriza o conhecimento humano e territorial, transmite o seu saber e inspiração às várias gerações, raiz de identidade comum e janela de criatividade.


Operação Páscoa: Criança de dez anos entre as treze vítimas mortais em três dias


Números bastante negativos entre os dias 6 a 8 de Abril
18 584 condutores fiscalizados, dos quais, 237 conduziam com excesso de álcool e, destes, 135 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;
  • Das 3 650 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:2 148 por excesso de velocidade;
  • 300 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 104 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 117 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 205 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 112 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Neste período, a GNR registou 668 acidentes rodoviários, de onde resultaram 13 vítimas mortais e 23 feridos graves.
Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, informa-se o seguinte:

  • Dia 6 de abril, no concelho de Vila Nova de Gaia, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;
  • Dia 6 de abril, no concelho de Portel, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 71 anos;
  • Dia 7 de abril, no concelho de Lousada, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, dois homens de 62 e 42 anos e uma mulher de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Murtosa, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, uma mulher de 55 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Moimenta da Beira, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Paredes, um despiste, que resultou numa vítima mortal, uma criança de 10 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Penafiel, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 53 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho da Trofa, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, três homens entre os 40 e 50 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Ourém, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;

Militar da GNR caiu ao mar ao participar em socorro a surfista na Praia do Cabedelo

Foi socorrido e "encontra-se estável"
O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, neste dia de Páscoa  pelas 09:30 horas, recebeu uma chamada telefónica para um pedido de socorro a um surfista na zona da Praia do Cabedelo (Figueira da Foz).
Por se tratar de uma situação de socorro e de salvamento, de imediato, um militar de serviço deslocou-se para o local, usando para o efeito uma embarcação da UCC.
Ao sair à Barra da Praia do Cabedelo, as condições adversas que se faziam sentir, com grande ondulação, motivaram a paragem dos motores da embarcação, tendo o militar caído ao mar. O mesmo acabou por ser "socorrido por elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN)."
O militar da Guarda encontra-se estável, tendo sido observado em unidade de saúde por precaução.


Retomadas buscas por norte-americano desaparecido no mar em Vila do Bispo

As buscas estão a ser feitas por terra, ar e mar. O cidadão está desaparecido deste a tarde da passada sexta-feira, quando mergulhou de uma arriba.
As equipas que integram o dispositivo de busca, que tinham interrompido os trabalhos ao início da noite de sábado, retomaram as pesquisas por mar e por terra cerca das 7:30 e, pelas 8:00, uma equipa de mergulhadores da Polícia Marítima ainda tentou ir ao local, mas "as condições não permitiram e não chegaram a entrar na água", adiantou o comandante Pedro da Palma.
"Vamos prosseguir as buscas por mar e com equipas apeadas, em terra, pelo menos até à tarde", afirmou a mesma fonte, frisando que o mar agitado impediu a entrada os mergulhadores na água.
As buscas tinham sido suspensas cerca das 20:00 de sábado, depois de um dia de trabalhos por mar e por terra, que contaram até às 14:00 com a participação de um meio aéreo.
No sábado, também foi tentada a entrada de mergulhadores para procurar o desaparecido, de 27 anos, junto à falésia, mas o estado do mar não permitiu a entrada da equipa de submarinistas na água, contou na ocasião o capitão do porto à agência Lusa.
Tentámos fazer buscas a nível da coluna de água, com mergulhadores, mas face ao estado do mar não foi possível. Continuámos até ao pôr-do-sol com as buscas a nível marítimo, com um navio da marinha de guerra e uma lancha da estação salva-vidas de Sagres, e buscas apeadas ao longo da praia do Zavial e da praia do Barranco, com pessoal dos bombeiros voluntários de Vila do Bispo e da Polícia Marítima", afirmou o comandante Pedro da Palma sobre os trabalhos no sábado.
A mesma fonte precisou que a entrada na mar dos mergulhadores "era demasiado arriscada" devido à agitação marítima, que também deixa a água "muito turva" na zona.
O capitão do porto esclareceu então que as equipas de buscas tiveram como primeira dificuldade "o estado do mar, que não está de feição", e salientou que o desaparecido "atirou-se [ao mar] junto à falésia", onde "existe imensa rebentação e há vários sítios com grutas, onde eventualmente o mar possa ter colocado a vítima".
"Depois, o local onde o próprio se atirou, que é um lugar de difícil acesso e onde já é difícil chegar" quando as condições do mar são boas, acrescentou, salientando que participam nas operações de hoje cerca de 30 operacionais, entre elementos da Marinha, da Polícia Marítima, do Instituto de Socorros a Náufragos, da Proteção Civil e dos Bombeiros de Vila do Bispo.
O alerta para o desaparecimento foi recebido cerca das 20:00 de sexta-feira pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro e ainda decorreram buscas durante parte da noite, até serem interrompidas por falta de condições de visibilidade no local, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) na sexta-feira à noite.
Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, participaram "elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, da Estação Salva-vidas de Sagres e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, assim como uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, indicou na ocasião a AMN.
O homem encontrava-se a caminhar, acompanhado por uma pessoa, junto de uma arriba entre a praia do Barranco e a praia da Ingrina, quando terá alegadamente mergulhado para o mar, tendo acabado por desaparecer", referiu então a AMN, que ativou também o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima para "prestar apoio à pessoa que acompanhava a vítima".

SIC Notícias/lusa