quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Visita do Ministro da Saúde ao IPO de Coimbra | 25 de setembro | 15H00 | Programa

 §  Sessão de lançamento do carimbo comemorativo dos 60 anos de atividade do IPO de Coimbra

Para comemorar os 60 anos da atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados na área da oncologia, iniciada na região centro em janeiro de 1962, têm sido promovidos, ao longo de todo o ano, um conjunto de iniciativas, entre as quais, se inclui um carimbo comemorativo. 

O carimbo é uma marca postal que fica para a história dos CTT em Portugal e ficará, também, para a história do IPO de Coimbra e da comemoração dos seus 60 anos.

 

§  Concerto: “A Música no Lugar Certo”:

Inédito em Portugal, este projeto-piloto associou a Cultura à promoção da Saúde e pretendeu estimular o bem-estar físico e emocional dos doentes com cancro da mama e equipas do IPO de Coimbra, tendo resultado numa parceria conjunta, envolvendo o IPO de Coimbra a Direção Regional da Cultura do Centro e a Associação Orquestra Sem Fronteiras.

Conscientes do potencial da escuta musical em tratamento do cancro da mama, “A Música no Lugar Certo” decorreu ao longo do primeiro semestre de 2023, sendo um projeto constituído por um ciclo de seis concertos de música de câmara, interpretados pelo Quarteto Transversal e realizados em contexto de internamento.

A Direção Regional da Cultura do Centro assumiu os custos da curadoria e a Fundação “la Caixa” foi o mecenas principal da Orquestra Sem Fronteiras, assumindo os custos com os músicos envolvidos.

 

Após o descerramento de uma placa alusiva aos 60 anos, a comitiva irá visitar a empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia do IPO de Coimbra.

 

§  Visita à empreitada de requalificação do edifício de Cirurgia e Imagiologia do IPO de Coimbra.

A Empreitada de Requalificação do Edifício de Imagiologia/ Cirurgia, atualmente em curso, foi adjudicada com um valor de 27.920.422,92 € (c/ IVA), tendo o início da obra ocorrido em 28 de setembro de 2021, tratando-se de um investimento aguardado há mais de uma década, e o mais relevante, inscrito no Plano Plurianual de Investimentos de 2023-2025.

A requalificação do edifício terá 16.270 m2 de construção – quando o edifício anterior tinha (apenas) 4.960 m2, aumentando a área de prestação direta de cuidados, em 32%.

O novo espaço terá 6 pisos, um deles subterrâneo, e servirá para instalar os Serviços de Imagiologia, Medicina Nuclear, Gastrenterologia e respetivas áreas técnicas, 5 salas de bloco operatório e 1 sala de cirurgia de ambulatório, 1 unidade para doentes críticos e uma área de internamento com 98 camas (4 delas de isolamento). 

Por questões de segurança, a visita será apenas feita por um número reduzido de pessoas.

 


João Pereira Belo

Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Castelo de Paiva será a primeira paragem. Clube Português de Automóveis Antigos realiza passeio pela Rota da EN 222

 

O Clube Português de Automóveis Antigos, no âmbito do seu calendário de eventos definido para esta temporada, vai promover no próximo fim-de-semana o seu passeio pela Rota da EN 222, a estrada nacional que por tantos foi classificada como a mais bonita do Mundo, desde Vila Nova de Gaia até a Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, num total de 226 km de percurso, a maior parte junto ao Rio Douro, com algumas das paisagens mais arrebatadoras de Portugal, das quais se destacam os fotogénicos e mundialmente famosos socalcos do Douro Vinhateiro.

Assim, no próximo Sábado, dia 23, este passeio de automóveis clássicos, passará pelo território de Castelo de Paiva, onde fará a sua primeira paragem no amplo espaço do Largo do Conde, no coração da urbe paivense.

A chegada destas máquinas intemporais, está prevista para as 11 horas e vão ficar estacionadas durante uma hora, ocasião que será aproveitada para a Câmara Municipal de Castelo de Paiva brindar os participantes no passeio com um “verde de honra”.

No total serão 44 clássicos e mais de 80 pessoas envolvidas neste passeio, seguindo depois o seu trajecto pela EN222 até ao almoço em Porto Antigo, num fim-de-semana que promete momentos encantadores, onde os participantes poderão descobrir ou redescobrir uma das maravilhas naturais de Portugal, numa época de vindimas, o que tornará o percurso ainda mais agradável.

Uma vez mais, este evento que garante tornar-se único, contando com o apoio dos parceiros “ENIF”, “Caves Raposeira”, “Oficina do Couro” e Município de Castelo de Paiva.


Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal promove sessão de leitura de textos no jardim

 
Cerca de cinquenta pessoas participaram na sessão Encontro. Leitura de textos pelos participantes nas Tardes Comunitárias que se realizou ontem, dia 20 de setembro, no jardim do Largo Conselheiro Ferreira Freire, em Cantanhede.
Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos, a iniciativa, contou, ainda, com as presenças do escritor e poeta António Canteiro e da poetisa Fátima Negrão.
Na sessão, a Biblioteca Municipal disponibilizou a cada participante uma brochura com as contribuições dos que aceitaram o desafio literário. No decurso do encontro foram lidos os trechos de todos os trabalhos apresentados, registando-se um ambiente intimista bastante agradável para todos os participantes.

António Canteiro, autor de um dos textos, elogiou a iniciativa literária, comparando-a a “uma primeira colheita, especial e única”, importantíssima para “despertar o público das Tardes Comunitárias para o fantástico exercício literário.”
A poetisa Fátima Negrão, autora do poema “A Paz”, que também integra a brochura, felicitou os envolvidos no projeto, e considerou-o “o primeiro passo para cada um se aventurar e persistir na escrita.”
Recorde-se esta iniciativa surge no âmbito da sessão “Vamos falar sobre escrita?”, que se realizou no passado dia 7 de junho e que contou com a presença de António Canteiro e Fátima Negrão. Durante a sessão, os oradores lançaram o desafio aos participantes das Tardes Comunitárias para produzirem um texto, em prosa ou poesia. O desafio foi prontamente aceite por 32 pessoas, que bastante empenho e dedicação elaboram os seus trabalhos culminado com a sua apresentação nesta sessão.

SEA LIFE Porto quebra as barreiras linguísticas no Dia da Linguagem Gestual

Aprender de forma divertida e independente! As palestras em língua gestual portuguesa estarão disponíveis a partir de 23 de setembro
Estimular a curiosidade, a inclusão e a acessibilidade da informação a todos os visitantes do SEA LIFE Porto é a finalidade central da medida criativa e interativa que será lançada no Dia Internacional das Línguas Gestuais. Desta forma, a partir do dia 23 de setembro, a comunidade surda já pode, de um modo interativo e divertido, usufruir de todas as palestras e aprender mais sobre a vida marinha.

Todas as palestras e alimentações dos animais marinhos são já conhecidas por serem bastante interativas e divertidas, especialmente para os mais novos. Agora, é possível fazer scan de um Qrcode, presente no local e visualizar toda a demonstração em língua gestual portuguesa. A melhor parte é que não é preciso esperar pelas palestras agendadas para que esta tecnologia funcione. Ela está sempre ativa, pelo que, se pode ver a qualquer momento e as vezes necessárias.

“Estamos conscientes do grande papel educativo que, o maior aquário da zona norte do país, tem, especialmente na vida dos mais pequeninos. Agora, vamos quebrar as barreiras linguísticas. Quebrar barreiras e criar condições para incluir todos e para que todos possam aprender sobre a vida marinha. Este Qrcode é uma porta aberta e um convite para a comunidade surda vir até ao SEA LIFE Porto e usufruir da experiência completa.”, refere Rui Ferreira, Diretor Geral do SEA LIFE Porto.

Esta nova funcionalidade promete uma experiência completa, imersiva e interativa para todos. O SEA LIFE Porto está à espera da sua visita das 10h às 18h, durante a semana, e das 10h às 19h ao fim de semana. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou no website do aquário.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

GDC de Castelo de Paiva triunfou colectivamente Marcelo Gonçalves e Marisa Vieira foram vencedores da xv edição da corrida das vindimas

José Vieira e Vera Rodrigues garantiram título distrital

O mau tempo que se fez sentir na região, atrapalhou um pouco a jornada desportiva, mas a XV edição da Corrida das Vindimas, acabou por ser um sucesso, reunindo em Castelo de Paiva, cerca de 130 atletas, com os atletas Marcelo Gonçalves, do Grupo Desportivo e Recreativo da Granja, e Marisa Vieira, do Grupo Desportivo de Magrelos, a serem os grandes vencedores da prova, conquistando o mais alto lugar do pódio nesta Corrida em Montanha, que teve em território paivense, a jornada para o Campeonato Distrital desta especialidade do atletismo.
A organização da prova esteve a cargo do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e da Ad CJ Clark, com o apoio da Câmara Municipal, mantendo um bom nível e, apesar das más condições climatéricas, foi possível promover uma boa jornada desportiva, que cativou os participantes e voltou a merecer rasgados elogios dos atletas que marcaram presença e enfrentaram a chuva.
Marcelo Gonçalves, do Grupo Desportivo Recreativo da Granja – Truta dos Mau , conquistou uma brilhante vitória nesta mítica prova local, batendo na corrida Tiago Pereira, da AD Marco 09, e José Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, com o atleta paivense realizar uma excelente prestação e a garantir assim, um título que lhe faltava no seu curriculum, o de Campeão Distrital de Aveiro de Corrida em Montanha de Aveiro, com Vitor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva e André Valente, do Duelo D’Ocasão, a segurar os lugares imediatos.
O jovem atleta paivense é uma promessa no atletismo, evidenciando a sua polivalência em pista, no corta-mato, estrada, e também na montanha, daí ser bastante aplaudido na chegada à meta, instalada no Largo do Conde, onde chegou à frente do seu tio, Vitor Barbosa, do GDC Castelo de Paiva, e de Fábio Barbosa SC Espinho.
Na corrida sénior feminina, Marisa Vieira, do GD de Magrelos- Furfor Running, esteve em evidência, foi a 25ª da geral, e alcançou um excelente triunfo, seguida de Vera Rodrigues, da ADCCJ Clark, com Adélia Tavares, da mesma equipa a encerrar o pódio.
Na Mini Corrida das Vindimas, o vencedor foi Ricardo Moreira, do Marco 09, com o registo de 31.04 para os 7 km da prova, seguido de André Pereira e Antero Moreira, ambos atletas da ADCCJ Clark, enquanto Ana Pereira, da ADCCJ Clark, venceu o escalão feminino, com Amélia Vieira, do GDC de Castelo de Paiva, e Helena Rodrigues, da ADCCJ Clark, a completar o pódio.
A nível distrital, Vera Rodrigues da ADCCJ Clark e José Vieira do GDC de Castelo de Paiva foram os campeões das vertentes principais da corrida do 19º Campeonato de Corrida em Montanha, e colectivamente sagraram-se vencedores o GDC Castelo de Paiva em masculinos e ADCCJ Clark em femininos.
Em termos colectivos, o “ esquadrão amarelo “ de Castelo de Paiva venceu esta 15ª edição da Corrida das Vindimas, assim como o 19º Campeonato Distrital de Corrida em Montanha, e face à diferença abissal do colectivo do equipa paivense em relação ao segundo classificado, que foi o SC Espinho, com vinte e três minutos a separá-los, a surpresa surgiu do vizinho concelho de Cinfães, com a equipa do Duelo de Ocasião a fechar o pódio, a escassos vinte e seis segundos dos espinhenses.
No que concerne ao Campeonato Distrital de Aveiro, só três formações fecharam colectivamente tendo o GDC de Castelo de Paiva somado o décimo oitavo título de Aveiro em dezanove possíveis, com o SC de Espinho em 2º lugar com 18 pontos e a ADCCJ Clark na terceira posição com 23 pontos.
O presidente da edilidade paivense, José Rocha, que acompanhou de perto esta jornada desportiva, ao lado do Vice-presidente José António Vilela, que foi complementada com uma prova dedicada a caminheiros, com um trajecto de cerca 7 quilómetros, por entre paisagens emblemáticas de floresta e vinhedos, apesar do mau tempo, regozijou-se com o êxito desportivo, evidenciando a importância da corrida, que voltou a trazer a festa do atletismo a Castelo de Paiva, numa jornada desportiva de grande interesse, que continua a merecer o reconhecimento público e deixou a garantia de continuar apoiar esta bonita iniciativa, realçando ainda, a satisfação de ver uma excelente organização, com o destaque para a jornada do Campeonato Distrital, enaltecendo o trabalho e o contributo de todos os parceiros para o grande sucesso deste evento que continua a prestigiar o concelho e as entidades promotoras.

Carlos Oliveira

Com espetáculos em Febres e Cantanhede Festival Internacional de Música de Cantanhede (FIMCA) decorre no próximo fim de semana

Decorre, nos próximos dias 23 e 24 de setembro, a 5.ª edição do Festival Internacional de Música de Cantanhede (FIMCA), uma iniciativa que muito tem contribuído para afirmar o concelho de Cantanhede num nível de excelência no panorama cultural e musical, bem como no reconhecimento de artes performativas, através da qualidade dos concertos, masterclasses e formações diversas que têm vindo a ser promovidas.
Da programação consta um Super Concerto Coral, que conta com a participação da Filarmónica Marialva de Cantanhede e com a presença de 100 vozes de vários grupos corais do concelho, Cantemus – Coro Juvenil Municipal, Orfeão Vox Caeli, Pequenas Vozes de Febres e Coral Caetanense. Este espetáculo tem início agendado para próximo sábado, dia 23 de setembro, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Febres.
Já para domingo, 24 de setembro, às 18h00, o FIMCA '23 tem preparado um fabuloso concerto Henk van Twillert & “Vento do Norte”, que se irá realizar no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro. Dirigido artisticamente pelo notável maestro e saxofonista holandês Henk van Twillert, “Vento do Norte” é um ensemble constituído por um grupo único de jovens músicos saxofonistas da ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto. São músicos apaixonados e talentosos que combinam uma visão moderna da música de câmara com interpretações únicas.
Com entradas livres para crianças até aos 12 anos em ambos os dias, os bilhetes têm custo de 2,50€ para o concerto de sábado, dia 23 de setembro, e de 5,00€, para o concerto de domingo. Para mais informações ou reserva de bilhetes, contacte a organização através do email fmarialvac.geral@gmail.com ou dos contatos telefónicos 914278307 ou 936261503.

Com organização a cargo da Filarmónica Marialva de Cantanhede, o evento conta o apoio do Município de Cantanhede, da Direção Regional de Cultura do Centro, da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Associação Gira Sol.


No próximo dia 1 de outubro. Rota do Coração realiza novas ação de sensibilização em Cantanhede

 
O Parque Verde de S. Mateus, em Cantanhede, prepara-se para receber no domingo, dia 1 de outubro, mais uma iniciativa da “Rota do Coração”. Integrada no projeto Cantanhede Unida Pelo Coração, a ação prevê a realização de um conjunto de atividades particularmente dedicadas à sensibilização para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
Entre as 10h e as 16h, todas as pessoas terão assim oportunidade de beneficiar de um variado conjunto de atividades, com natural destaque para as habituais avaliações cardiovasculares e participar em várias ações promotoras de um estilo de vida saudável, nas quais estarão envolvidas instituições, unidades de saúde, bem como empresas da região.
Entre as ações a realizar, destaque para uma dedicada à alimentação saudável e outra sobre os riscos do consumo de álcool. Do programa constam ainda inúmeras ações direcionadas para o incentivo da prática de atividade física, designadamente Zumba, Aeróbica, Body & Soul Dance, Body Balance, Hip-Hop, Treino Funcional, Ténis, Pilates, Yoga e Chi Kun. Ao longo do dia ainda estão previstas sessões de fisioterapia cardiorrespiratória, de cessação tabágica e de gestão do stress, que prevê a promoção do bem-estar emocional, massagem de relaxamento e Reiki. Este diversificado cartaz inclui também uma ação de sensibilização para a emergência cardiovascular e Suporte Básico de Vida.
A “Rota do Coração” é um projeto da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia em parceria com a UCC de Cantanhede/ACeS Baixo Mondego, o núcleo da FPC - Caminheiros de Cantanhede, a Câmara Municipal de Cantanhede, a União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Centro de Medicina Reabilitação Região Centro - Rovisco Pais e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Os participantes poderão usufruir gratuitamente das diferentes atividades dedicadas à saúde física e mental e ainda ganhar brindes para cuidar do coração, bastando para isso comparecer livremente no Parque Verde.
Para mais informações consultar as paginas de Facebook cantanhede.unida.pelo.coracao, ucccantanhede e caminheirosdecantanhede

Escritor apaixonado pela tradição jacobeia está a percorrer o Caminho da Geira

O escritor Luís Ferreira, reconhecido como “o maior autor português de ficção” sobre o Caminho de Santiago, está a percorrer a pé o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga à capital da Galiza na distância de 240 quilómetros.

Há momentos que preenchem a alma para sempre” afirma o autor na sua página na Internet, referindo-se “à deslumbrante vista sobre a barragem de Vilarinho das Furnas e à magia da Mata de Albergaria”, por onde passou na etapa Campo do Gerês-Lobios, que também inclui “um grande momento histórico: a romana Aquis Originis”.

Luís Ferreira, que escreveu obras como “O Peregrino”, “A Sombra da Verdade”, “Porque Caminhas?” e ”282 - O Último Caminho Será Sempre o Primeiro”, começou a peregrinação pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros no domingo, dia 17 de setembro, em Braga.

No trajeto do primeiro dia, Braga-Caldelas, destaca “pontos de interesse” como a Capela de São Frutuoso de Montélios, “de traço visigótico e que parece ter sido inspirada nos mausoléus bizantinos”, e o mosteiro beneditino de Santo André de Rendufe, que “remonta à época do conde D. Henrique, muito embora se desconheça concretamente a data da sua fundação”.

Adorei a saída de Caldelas. Passamos por um casarão antigo, que alimenta muitas histórias na nossa imaginação”, escreve Luís Ferreira sobre a passagem pelo Concelho de Amares, destacando que “depois foi desfrutar de um trilho bimilenar, sentir a história em cada passo, rodeado de belas paisagens. Um caminho cheio de miliários, a famosa via romana XVIII”.

No final da etapa Lobios-Castro Laboreiro, esta quarta-feira, dia 20, anotou na sua página na Internet: “Entro numa parte extremamente bonita deste troço, a zona do ribeiro a convidar para um mergulho e a magnífica ponte da Cava Velha, de origem romana, provavelmente construída no século I”.

O escritor, que nasceu no Barreiro em 1970 e iniciou a sua atividade literária como poeta em 2007, “apaixonou-se” pelo Caminho de Santiago cinco anos mais tarde. Esta é uma das razões de estar a percorrer nos próximos dias o Caminho da Geira e dos Arrieiros.

Este itinerário começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem.

Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de 3.500 peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também do resto da Europa, da Austrália, Brasil, Japão, México, Azerbeijão, China, Belize ou Aruba.

Foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, via do género mais bem conservada do antigo império ocidental romano, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Nota: link para a página de Luís Ferreira: https://www.facebook.com/luis.ferreira.7393

Créditos das fotos: Luís Ferreira


Mais de 1 milhão de portugueses sofre de patologias tiroideias. Associação das Doenças da Tiroide assinala Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiroide com ação de sensibilização

 23 de setembro | Praia de Matosinhos | 10h00 – 12h30
Lisboa, 20 de setembro de 2023 – A Associação de Doentes da Tiroide (ADTI) vai realizar no próximo sábado (23 de setembro) uma ação de sensibilização na Praia de Matosinhos (no passeio junto à Anémona) que visa alertar a população para a patologia através da divulgação sobre a mesma. Ação vai contar com a presença de médicos endocrinologistas e com elementos da ADTI.

Com o objetivo de esclarecer e facultar informação sobre as doenças relacionadas com a tiroide, esta iniciativa pretende dar continuidade ao trabalho de consciencialização e de sensibilização que a ADTI tem vindo a promover no âmbito do Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiroide.
Celeste Campinho, presidente da Associação das Doenças da Tiróide (ADTI), sublinha que «esta iniciativa, à imagem de anos anteriores, decorre para assinalar o Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiroide, celebrado a 24 de setembro, sendo que o nosso objetivo é alertar para a importância da vigilância regular da saúde da tiroide e lembrar que mais de um milhão de portugueses é afetado por doenças da tiroide. A divulgação e informação sobre a patologia nodular da tiroide para a população em geral é fundamental. Com esta campanha de sensibilização pretendemos, acima de tudo, esclarecer e informar as mulheres, para uma doença muito frequente, habitualmente com um curso benigno. A malignidade é relativamente rara, tem habitualmente um bom prognóstico, sendo, contudo, fundamental o diagnóstico precoce, tratamento adequado e vigilância periódica.»
 
Para Maria João Oliveira (médica endocrinologista do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e Membro do Conselho Consultivo-Científico da ADTI), sublinha a importância deste tipo de campanhas, «nomeadamente, porque estamos a falar de um cancro do sistema endócrino mais frequente, sendo importante consciencializar as pessoas, combater mitos e receios inadequados, aproveitando também o momento para ressalvar a importância de um diagnóstico e tratamento atempados e adequados, por equipas multidisciplinares com prática nesta patologia. Contudo, quando surge o diagnóstico de cancro da tiroide, este não representa uma sentença de morte, mas a sua abordagem adequada é necessária para garantir a sua evolução favorável e uma longa sobrevida. O conhecimento de que existem associações que podem fornecer informações adequadas e apoio ao doente e sua família pode ajudar a encarar melhor este diagnóstico.»
 
Para mais informações contactar:
Lara Faria | lara.faria@float.pt 

Silves | ABERTO CONCURSO PÚBLICO PARA A INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PONTOS DE CARREGAMENTOS DE BATERIAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

 No âmbito das iniciativas, e do tema proposto, para a Semana Europeia da Mobilidade 2023 “Eficiência Energética”, o Município de Silves, informa que encontra-se aberto o concurso público para atribuição do direito de exploração do uso privativo de espaço público para a instalação de 14 pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos no Concelho de Silves.
A mobilidade urbana, nas suas diferentes dimensões, estabelece uma relação direta com a sustentabilidade do território, designadamente, por via do peso que os transportes e as infraestruturas a estes associadas assumem. Assim, melhorar as condições de mobilidade do território constitui uma política ativa pública de promoção do desenvolvimento sustentável.
 
A iniciativa pretende reforçar a oferta de estruturas de carregamento de veículos elétricos no concelho, concretamente com a instalação de mais pontos de carregamento e veículos elétricos nos principais aglomerados do concelho, melhorando assim as condições de funcionalidade e atratividade deste tipo de veículos.
Este projeto posiciona-se em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao promover, o acesso e o investimento em energia limpa (ODS 7.a), contribuindo, consequentemente, para a redução do impacte ambiental negativo nas cidades (ODS 11.6). Do mesmo modo permite a criação de condições para o acesso universal aos serviços modernos de energia (ODS 7.1), reforçando a promoção de estilos de vida mais sustentáveis (12.8), nomeadamente ao nível da mobilidade.
 
Assim, o Município de Silves reforça o seu papel no processo de descarbonização que se impõe, particularmente no contexto da adaptação às alterações climáticas, por via da promoção da eficiência energética na circulação, da saúde pública e do ambiente urbano dos nossos aglomerados.
 
Os interessados deverão consultar a publicação em Diário da República n.º 167/2023, Série II de 2023-08-29, anúncio de procedimento n.º 14426/2023, de 29 de agosto, disponível em https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/14426-2023-221029907