segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Câmara Municipal de Mira assina protocolo com a CEARTE

O Município de Mira assinou um protocolo de cooperação com o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), tendo como objetivo uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) intitulada “Incentivo Adultos”, tendo como destinatários adultos com baixos níveis de qualificações e pretende promover as competências de literacia e melhorar as qualificações escolares destes adultos, ao nível do ensino básico.
O protocolo assinado entre as duas entidades tem como “obrigação” a divulgação da iniciativa “Projetos Locais Promotores de Qualificações de Nível B1/B2/B3”, tendo em vista a captação de públicos elegíveis; divulgar reciprocamente as atividades de cada entidade, sempre que estas se dirigirem aos públicos preferenciais previstos enquadrar nos “Projetos Locais Promotores de Qualificações” e colaborar reciprocamente em tudo o que seja vantajoso para os candidatos elegíveis, incluindo a identificação, encaminhamento e/ou outras atividades que se venham a considerar importantes para a identificação de candidatos e/ou constituição de grupos elegíveis, desde que tal se integre na missão e estatutos de cada uma das entidades.
Este protocolo servirá, de igual modo, para mobilizar adultos de muito baixas qualificações, para integrarem modalidades que conduzam à obtenção de uma certificação de B1, B2 ou B3; promover a oferta de educação de formação de nível B1/B2/B3, que melhor se ajuste às necessidades dos adultos; criar condições propícias à participação dos adultos em percursos de qualificação, tirando partido das parcerias estabelecidas; acompanhar de modo intensivo e articulado os adultos, desde a inscrição num Centro Qualifica à obtenção de uma certificação, minimizando riscos de desistência e otimizando taxas de certificação em B1/B2/B3; potenciar a integração dos ativos no mercado de trabalho e outras ofertas diferenciadoras para o público inativo e promover outros projetos de apoio ao desenvolvimento da comunidade local, de acordo com as atribuições dos dois outorgantes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, “a autarquia vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que esta candidatura seja aprovada, uma vez que o seu objetivo é único e vai melhorar, sem a menor dúvida, o nível de literacia dos mirenses, nomeadamente os adultos que, pelas mais diversas razões, não tiveram a oportunidade de, na sua juventude, estudar e aprender um pouco mais nas escolas”.
A candidatura vai avançar nos próximos dias e as duas entidades envolvidas esperam uma aprovação por parte da equipa que coordena as verbas e candidaturas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

Marcelo está fora do protocolo das cerimónias fúnebres de Bento XVI

O Presidente da República admitiu participar no funeral do Papa Emérito, mas se o fizer será a título pessoal, de acordo com informação do Vaticano apurada pela Renascença.
O Vaticano confirma que apenas os chefes de Estado de Itália e Alemanha têm presença confirmada no funeral de Bento XVI, na próxima quinta-feira.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha admitido participar nas cerimónias fúnebres do Papa Emérito, caso o protocolo fosse alargado a mais chefes de Estado.
Marcelo deverá manter a intenção de se deslocar a Roma, mas a sua presença deverá “ter um outro enquadramento”, já que, na mais recente atualização do gabinete de imprensa da Santa Sé, não são reveladas alterações ao protocolo, confirmando apenas as presenças dos Presidentes da Alemanha, país natal de Joseph Ratzinger, e Itália, o seu país de acolhimento
.
Bento XVI, que morreu no sábado, aos 95 anos, terá pedido “uma cerimónia muito simples, e não um grande funeral de Estado", como, de resto, o chefe de Estado português já tinha revelado aos jornalistas a partir do Brasil, aonde se deslocou para participar na tomada de posse de Lula da Silva.
Todas as outras delegações que desejarem marcar presença no funeral de Bento XVI “virão a título pessoal”, por isso o Vaticano “não vai informar quem vem dos outros países”, apurou a Renascença.
Nascido em Marktl am Inn, na Alemanha, em 1927, Ratzinger foi o primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos.

RR

IAPMEI distingue cinco PME’s do concelho de Proença-a-Nova com prémios de excelência

 

Ambienti D'Interni, Américo R. Rolo - Construções, Farmácia Daniel de Matos, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia e Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos foram as cinco PME’s - Pequenas Médias Empresas - do concelho de Proença-a-Nova distinguidas com o Prémio de Excelência 2021 do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

As cinco empresas proencenses têm já trabalho consolidado em áreas como o design, a construção de edifícios - residenciais e não residenciais -, o comércio a retalho de produtos farmacêuticos, a montagem de trabalhos de carpintaria e de caixilharia e ainda o revestimento de pavimentos e de paredes, afirmando-se como pilares fundamentais do desenvolvimento da economia no concelho.

A atribuição destes prémios chegou a 3 881 empresas em todo o país, entre os mais variados setores de atividade, sendo responsáveis por 123 140 postos de trabalho. Segundo informações avançadas pelo IAPMEI, o Comércio e a Indústria são as atividades com maior representatividade no universo PME Excelência 2021, com 1 159 empresas (29,9%) e 984 empresas (25,4%), respetivamente. Destacam-se também o  setor da Construção e Imobiliário  (13,9%), com 541 empresas, o dos Serviços (13,8%), com 536 empresas, e o Turismo (12,1%), com 468.

Na génese da atribuição dos prémios de 2021 está o exercício económico apresentado pelas empresas relativamente ao ano de 2020. Neste sentido, todas as empresas listadas registaram um acréscimo de 6,8% nos resultados líquidos e de 13,3% no ativo líquido, tendo reforçado os capitais próprios em 17,6%.

Em maio de 2022 tinham sido anunciados os prémios para empresas PME Líder 2021, tendo sido distinguidas 11 pequenas e médias empresas do concelho de Proença-a-Nova, entre elas: Américo R. Rolo – Construções, Linhambiente S.A., Piscinas do Centro – Construção de Piscinas, Superproença – Supermercados, Ambienti D'Interni, Farmácia Daniel de Matos, Pinhalfer - Caixilharias e Serralharia, Soprotaco - Assentamento e Comercialização de Pavimentos, José Lourenço – Pneus e Combustíveis, José Lourenço & Filhos e Pinhalnova – Madeiras Tratadas.

O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, no caso das empresas do Turismo, em parceria com um conjunto de bancos parceiros e Sociedades de Garantia Mútua.



GNR faz balanço da Operação Ano Novo: 4 mortes e 237 condutores detidos com excesso de álcool no sangue

A GNR deteve desde quinta-feira e até às 07:30 de hoje, 237 condutores com excesso de álcool no sangue e registou 703 acidentes de que resultaram quatro mortos, informou hoje aquela força de segurança.

De acordo com os dados provisórios da Operação “Ano Novo 2022”, de 29 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou 33.843 condutores, dos quais 689 conduziam com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro de sangue (g/l).
Destes, 237 foram detidos com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, tendo sido ainda detidas 91 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Das 6.610 contraordenações rodoviárias detetadas pela GNR o âmbito da operação, 1.615 dizem respeito a excesso de velocidade, 458 por falta de inspeção periódica obrigatória, 198 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 107 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 86 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou desde quinta-feira e até às 07:30 de hoje 703 acidentes, quatro mortos, 18 feridos graves e 129 feridos ligeiros.
Em comunicado, a GNR indica que durante a operação, que termina hoje, a GNR vai continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel, falta de inspeção periódica obrigatória e manobras perigosas.

Cancro: Coimbra arranca tratamentos com células geneticamente modificadas

 A utilização de células geneticamente modificadas para o tratamento do cancro não é nova em Portugal, mas agora chega a Coimbra.
Escreve o Público que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra será a quarta instituição em Portugal a ter tratamentos com células CAR-T.
O tratamento com células geneticamente modificadas, que já foi aplicado em pelo menos 51 doentes, acontece desde 2019 no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, no IPO de Lisboa e no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto administrou pela primeira vez em Portugal uma terapia no tratamento do cancro do sangue assente na modificação genética de células, que supõe uma taxa de sucesso de 40%, em maio de 2019.
Em declarações à Lusa, o diretor da Clínica de Onco-Hematologia, José Mário Mariz, explicou então que esta terapia se aplica apenas a dois tipos de tumores – linfomas e leucemias – e em doentes cuja doença não está controlada, mesmo depois de submetidos a todas as terapêuticas convencionais.
O médico adiantou que, esgotando todas as possibilidades de tratamentos, esses doentes ficam sem opções e, “infelizmente”, com uma esperança média de vida de seis meses.
Com a administração desta nova terapia, porém, 40% desses doentes têm a doença controlada ao fim de dois anos.
“Não sendo excecional é bastante melhor do que o que tínhamos até agora. Há doentes em que a terapia vai falhar, infelizmente, mas cerca de 40% deles vão estar curados ou com a doença controlada ao fim de dois anos”, frisou.
Apesar de falar num “grande avanço”, o clínico sublinhou que “infelizmente” este tratamento não vai resolver todos os cancros de sangue, mas é uma importante “arma terapêutica”.

Madremedia

Pombal | Salão Nacional do Transporte no Expocentro por mais três anos

O Salão Nacional do Transporte, organizado pela Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), vai continuar a realizar-se no centro municipal de exposições Expocentro, em Pombal, por mais três anos, até 2026.
O compromisso está garantido através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Antram, a Câmara Municipal de Pombal e a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom).
A Câmara Municipal reconhece o sucesso do Salão Nacional do Transporte, que conta com a participação de centenas de expositores e a presença de milhares de participantes de todo o país, contribuindo assim para a divulgação turística, cultural e económica do concelho. Realça, ainda, o facto de existir no território um vasto número de empresas ligadas ao transporte rodoviário de mercadorias, cujo contributo para a economia local, regional e nacional é avultado.

O Salão Nacional do Transporte tem sido realizado desde 2016 no Expocentro (administrado pela Adilpom), que se apresenta como uma estrutura dotada de modernas infraestruturas com uma excelente localização geográfica, reunindo condições para acolher eventos à escala nacional.
O certame, dedicado ao setor rodoviário de mercadorias, tem como objetivos principais a reunião dos diversos profissionais da área do transporte, como empresários, motoristas, fornecedores e clientes, promovendo, deste modo, um espaço de “networking” e convívio associativo que permita conhecer as mais recentes novidades, soluções e propostas em termos de veículos pesados, equipamento oficinal, peças, pneus, lubrificantes, componentes e acessórios, ferramentas, “softwares” para gestão de frotas e de logística e outros produtos e serviços que servem o setor.
Integra, igualmente, diversas atividades, nomeadamente concertos musicais, “show drift", gincanas, e demonstrações de manuseamento de equipamentos.
A edição de 2023 deverá realizar-se entre os dias 30 de junho e 2 de julho, sendo as entradas gratuitas.

RUA MANUEL DE ARRIAGA, EM SILVES, SOFRE CORTE PARCIAL DE TRÂNSITO NOS DIAS 5 E 6 DE JANEIRO



O Município de Silves informa que a rua Manuel de Arriaga, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel, entre a sua interseção com a Rua Dr. Francisco Vieira e a Rua da Central, nos dias 5 e 6 de janeiro, entre as 08h00 e as 17h00, na sequência de ligação do ramal de drenagem de uma obra particular. O trânsito será desviado para as ruas Dr. Francisco Vieira e Cândido dos Reis.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

As últimas palavras do Papa emérito Bento XVI

O relato que o enfermeiro fez ao secretário pessoal de Joseph Ratzinger.
"Senhor, amo-te" foram as últimas palavras ditas pelo papa emérito Bento XVI antes de morrer na manhã deste sábado, segundo um dos enfermeiros que o acompanharam naquela noite.
Este foi o relato que o enfermeiro fez ao secretário pessoal de Joseph Ratzinger, monsenhor Georg Gänswein, de acordo com o jornal oficial do Vaticano, Vatican News.
Cerca das 03:00 deste sábado, seis horas antes de morrer, aos 95 anos, Bento XVI estava gravemente doente, mas ainda não moribundo, garantindo o enfermeiro que o ouviu dizer a frase "Senhor, amo-te", em italiano, já que não fala alemão.
Bento XVI, em voz baixa, mas de maneira distinta, disse em italiano 'Senhor, amo-te'. Não estava lá nesse momento, mas foi o que me contou depois o enfermeiro. Estas foram as últimas palavras compreensíveis porque depois disso não voltou a ser capaz de se expressar", disse o monsenhor Georg Gänswein.
A Santa Sé publicou um testamento espiritual que Ratzinger escreveu a 29 de agosto de 2009 onde, entre outras mensagens, pede "perdão do fundo do coração" àqueles que possa ter prejudicado ao longo da sua vida.
Os restos mortais do Papa emérito serão expostos na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para que os fiéis que queiram possam dar-lhe um último adeus a partir desta segunda-feira, 2 de janeiro.
O Papa emérito Bento XVI abalou a Igreja ao resignar do pontificado por motivos de saúde, a 11 de fevereiro de 2013, dois meses antes de comemorar oito anos no cargo.
Joseph Ratzinger, que foi Papa entre 2005 e 2013, nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, tornando-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.
Os abusos sexuais a menores por padres e o "Vatileaks", caso em que se revelaram documentos confidenciais do papa, foram temas que agitaram o seu pontificado.
Bento XVI classificou os abusos como um "crime hediondo" e pediu desculpa às vítimas.
O funeral de Bento XVI realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 09:30 locais (08:30 em Lisboa), numa celebração presidida pelo papa Francisco.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: O GLOBO

Lula da Silva é oficialmente o novo Presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse este domingo como o 39.º Presidente do Brasil. No discurso, Lula da Silva agradeceu ao povo brasileiro, destacou a importância de lutar pela democracia e apontou duras críticas à governação de Bolsonaro. A cerimónia decorre ainda com a tradicional passagem da faixa Presidencial que, este ano, não foi entregue pelo antecessor, mas sim por representantes da população do Brasil.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu este domingo num discurso para seus apoiantes no Palácio do Planalto, logo após receber a faixa presidencial, que governará para 215 milhões de brasileiros e não apenas para os seus eleitores.
Quero me dirigir também aos que optaram por outros candidatos. Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado", afirmou o novo Presidente brasileiro, num discurso em que se mostrou várias vezes emocionado.
A ninguém interessa um país em permanente pé de guerra, ou uma família vivendo em desarmonia. É hora de reatarmos os laços com amigos e familiares, rompidos pelo discurso de ódio e pela disseminação de tantas mentiras. O povo brasileiro rejeita a violência de uma pequena minoria", acrescentou.
O líder progressista lembrou um discurso que fez após o resultado da segunda volta da eleição presidencial, em 30 de outubro, sobre a necessidade de unir o Brasil.
Não existem dois brasis. Somos um único país, uma grande nação. Somos todos brasileiros e brasileiras, e compartilhamos uma mesma virtude: nós não desistimos nunca", afirmou.
Ainda que nos arranquem todas as flores, uma por uma, pétala por pétala, nós sabemos que é sempre tempo de replantio, e que a primavera há de chegar. E a primavera já chegou. Hoje, a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança", completou.
O Presidente brasileiro também reafirmou o seu compromisso de campanha que será lutar contra a desigualdade e a extrema pobreza, e prometeu que trabalhará para que cada pessoa o direito a alimentação, referindo-se aos 33 milhões de brasileiros que atualmente passam fome.
A fome é filha da desigualdade, que é mãe dos grandes males que atrasam o desenvolvimento do Brasil. A desigualdade apequena este nosso país de dimensões continentais, ao dividi-lo em partes que não se reconhecem", disse Lula da Silva.
Enquanto falava, Lula da Silva emocionou-se e foi interrompido algumas vezes pelos seus apoiantes que lotaram o espaço defronte do Palácio do Planalto para ouvir o seu primeiro discurso à população, chamando-o "guerreiro do povo brasileiro."
O governante também mencionou que no país existe um "tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo."
Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares. Tamanho abismo social é um obstáculo à construção de uma sociedade justa e democrática, e de uma economia próspera e moderna", disparou Lula da Silva, frisando a enorme desigualdade social presente no país.

SIC Notícia
Imagem: Metropolitana FM