quinta-feira, 22 de março de 2018

Dádiva de Sangue | Cada gota conta

O sangue é constituído por uma parte líquida, o plasma, onde se encontram suspensas células sanguíneas como os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio e as plaquetas que actuam quando há uma hemorragia.
Só o organismo humano tem a capacidade de produzir estes elementos, pelo que só é possível obtê-los através da dádiva benévola do cidadão saudável, com mais de 18 anos e peso superior a 50 kg.
Dar sangue requer a inscrição como dador, responder a um questionário confidencial que será analisado na consulta médica e ser submetido a um exame clínico, com o objectivo de preservar a saúde do dador e a de quem recebe o sangue. Uma vez aprovado como dador, o enfermeiro procede aos ensinos sobre como é feita a dádiva, os cuidados a ter depois da dádiva e realiza, em conjunto, a colheita de sangue propriamente dita e a colheita de sangue para as análises. Os resultados destas análises permitem aferir sobre a saúde do dador e são-lhe enviados respeitando a confidencialidade dos mesmos.
Existem duas formas de dar sangue: a dádiva de sangue total e a dádiva por aférese. A dádiva de sangue total é a mais habitual. Neste tipo de dádiva são colhidos cerca de 450 ml de sangue que contêm todos os componentes sanguíneos. Posteriormente, num sector específico de separação de componentes, a unidade de sangue total é processada e separada em plasma, plaquetas e glóbulos vermelhos, com remoção dos glóbulos brancos, com a máxima segurança e qualidade.
Para se poder ser dador por aférese, é necessário ter efectuado, pelo menos duas dádivas de sangue total sem que tenha ocorrido qualquer tipo de reacção adversa. Se o dador reunir as condições necessárias para a dádiva por aférese, esta será agendada em função da sua disponibilidade, uma vez que é um tipo de dádiva mais demorada que a anterior. A colheita por aférese é feita com a ajuda de um equipamento automático designado de separador celular, que se programa de acordo com as características físicas e resultado das análises do dador assim como do componente sanguíneo a colher. À medida que o sangue passa pelo equipamento, o separador colhe o componente seleccionado, devolvendo os restantes ao dador. Como é apenas colhido um componente específico na dádiva por aférese, não é necessário processamento laboratorial posterior.
Quando se dá sangue o organismo humano tem a capacidade de o produzir novamente sem prejuízo para a saúde, não havendo qualquer tipo de habituação ou obrigação de continuar a fazê-lo.
Se dá sangue, de forma regular, é possível usufruir da isenção de pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde.
Quando se dá sangue pode-se ajudar alguém a viver! Para dar sangue pode dirigir-se:
– Aos Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue;
– Aos Serviços de Sangue dos Hospitais que possuam essa valência;
– A locais da comunidade, como escolas, empresas, juntas de freguesia, associações recreativas, onde se deslocam Equipas de Profissionais para realizarem as colheitas de sangue.


Nota: em Aveiro os interessados podem dirigir ao posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. As datas de sessões de colheitas podem ser consultadas no site: www.adasca.pt ou pedir o mapa de brigadas pelo e-mail:geral@adasca.pt.

Por Patrícia Martins
Enfermeira

____________________


Colheita de Sangue dia 24 no Posto Fixo da ADASCA | Hoje não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!

MARÇO
Dia 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

J. Carlos
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Toda la velocidad del Wi-Fi en un adaptador USB de bolsillo

por Yesica Flores
D-Link, líder en el diseño, fabricación y comercialización de redes avanzadas, banda ancha, voz y soluciones de comunicaciones de datos, anuncia la introducción del adaptador USB que permite transformar su conexión inalámbrica. Se trata del DWA-182, un dispositivo USB que proporciona conectividad Wi-Fi con el último estándar inalámbrico Wireless 802.11ac, que aumenta el rendimiento con una velocidad hasta cuatro veces superior al actual Wireless N.
Podrá obtener velocidades inalámbricas innovadoras que le permiten consultar su correo electrónico y navegar por Internet o en un juego, realizar llamadas de Skype™ y transmitir películas de alta definición a múltiples dispositivos utilizando la banda de 5GHz sin interferencias.
El D-Link DWA-182 es una tarjeta de red Wi-Fi que se conecta a la computadora con su puerto USB 3.0 tiene una velocidad total de 1200 Mbps, de los cuales en frecuencia 2.4 GHz alcanza velocidades de hasta 300 Mbps y en 5.0 GHz tiene un límite de 867 Mbps; es compatible con Windows y MAC, incluye software para facilitar la configuración, e incluye botón WPS para conectarlo a la red sin complicaciones.
La ventaja de incorporar tecnología Dual Band, es que permite crear dos conexiones WiFi simultáneas, una en la banda de 5 GHz y otra en la de 2.4 GHz. De este modo, los dispositivos conectados a la banda de 5 GHz -menos congestionada que la de 2.4 GHz, que es la que usan los routers estándar, móviles e inalámbricos, microondas- disfrutarán de mayor velocidad y estabilidad en las conexiones, quedando la banda de 2.4GHz para dispositivos que no demandan un gran ancho de banda (por ejemplo, para navegar por Internet, chatear o utilizar el correo).
El DWA-182 de D-Link está disponible en México en Office Depot y Office Max. Así como también a través de los canales mayoristas autorizados CVA, CT Y PCH Mayorista.
Para más información sobre D-Link, visita la página http://www.dlinkla.com

Hora de Fecho: Guerras, gastos e dúvidas. A saga de limpar matas

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Capitão está em guerra com o vizinho, Felizardo cortou os eucaliptos e vai plantar cerejeiras, a mulher de Luís não quer ficar sem pinheiros. Em Mação, a lei da limpeza das matas mói mais que a chuva.
Apagar a conta de Facebook não é a solução, mas quer proteger os dados que tem na plataforma? Há medidas que pode já tomar para minimizar como, e por quem, a informação que tem no perfil é utilizada.
Imagens do interior e do exterior do carro autónomo da Uber, reveladas pela polícia de Tempe, no Arizona, mostram o momento da colisão com a pedestre e o estado de choque da "condutora de segurança".
Administradora do Banco Privado Atlântico e filha do advogado Proença de Carvalho diz que empréstimo concedido a magistrado Orlando Figueira podia ser estratégico.
O presidente da Câmara de Viseu vai faltar à limpeza de matas porque não é "um político de show off". "Nunca fiz limpeza de matas, portanto não é para aparecer na fotografia que o vou fazer".
Entrevistámos o autor da série-fenómeno. Antes da estreia dos episódios finais na Netflix, o espanhol revela que "Breaking Bad" foi uma "grande influência". Segunda temporada? "Ainda não sei bem."
Abstenção da extrema-esquerda deve levar a nova votação no sábado para investir (terceiro) candidato do JxC e da ERC, Jordi Turull. Mas o candidato pode ser detido entretanto.
John Dowd, o advogado que representava Trump na investigação à interferência russa nas eleições presidenciais, demitiu-se porque o presidente ignorava os seus conselhos.
Jimmy Kimmel fez 50 anos em novembro e decidiu ir fazer a primeira colonoscopia. Levou consigo várias câmaras e a jornalista Katie Couric, e decidiu partilhar no seu programa tudo o que aconteceu.
Pam Dawber, que contracenou com Robin Williams nos anos 70/80, disse ter sido assediada pelo ator, mas garante nunca ter ficado ofendida. "Eu gostava muito do Robin e ele gostava muito de mim."
O príncipe Harry e Meghan Markle dizem o "sim" já no próximo dia 19 de maio. Depois de já terem sido revelados alguns dos seus convidados, agora foram conhecidos os convites para o casamento. 
Opinião

Maria João Avillez
Convinha reparar que na cave e subcave onde se fabrica o veneno, a temperatura da indignidade e o grau da brutalidade – do insulto, da falsidade, do ódio – atingem picos que nunca se viram, nem usaram

Luís Aguiar-Conraria
Parece que se anda a discutir qual a melhor forma de forçar uma população velha e pobre a limpar os seus terrenos sem qualquer interesse económico, desgastando-a e empobrecendo-a ainda mais.

Maria João Marques
Em todo o caso há demasiados Felicianos. E o que mais repugna, siceramente, é a pequenez. Nem conseguem ser uns Sócrates, que açambarcou milhões. São simplesmente chicos-espertos, pequenos, ridículos.

Miguel Pinheiro
Barreiras Duarte não prosperou no PSD, no parlamento e no governo por ser brilhante, mas por uma razão muito portuguesa: porque os "laranjinhas" o viam como "um dos nossos". E assim subiu. Até cair.

Rui Ramos
Os partidos, mas também as universidades e outras instituições, não são capazes de uma verdadeira selecção. Aqui, uma pessoa não é apenas promovida até ao nível da sua mediocridade – vai mais além.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

El piloto de la Fórmula 1 Valtteri Bottas y Epson proponen elevar estándares educativos con tecnología


por Yesica Flores
Destacan el uso de la videoproyección interactiva y de grandes pantallas para motivar la participación y el aprendizaje de los alumnos
Epson, líder mundial en imagen digital, proyección e impresión, dio a conocer la experiencia que tuvo Valtteri Bottas, el piloto de la escudería Mercedes-AMG Petronas Motorsport, en su visita a la escuela donde cursó educación primaria en Finlandia, para generar un caso de uso que resalte la importancia de la tecnología interactiva y el tamaño de las pantallas para un mejor aprendizaje en el aula.
El astro de la Fórmula 1 participó en la grabación del video #FinnishClass que muestra cómo los alumnos siguen de forma activa y atenta una dinámica de clase en Finlandia, el país líder en educación primaria, utilizando un videoproyector interactivo de Epson, el fabricante que lidera este mercado a nivel mundial y en México.
El Foro Económico Mundial, en su informe global de competitividad 2017-18, califica por segundo año a Finlandia como el país número uno en educación primaria y el número dos en educación secundaria. Los estudiantes finlandeses se enfrentan a lo largo de su vida académica sólo a un examen estándar, para cuyo éxito los profesores desarrollan los métodos de enseñanza más eficaces para sus clases. Epson cree que motivar y hacer participar a los alumnos implica dar mayor prioridad al entorno colaborativo e interactivo en el ámbito educativo, al igual que Finlandia, que comparte esta pasión por la innovación, ya que en ese país se registran unas tasas de uso de proyectores interactivos que superan en un 57%, proporcionalmente, a las tasas del resto del mundo.
En cuanto al tamaño de pantalla, los estudios de mercado indican que el 50% de los alumnos tiene dificultades para leer contenido proyectado en una pantalla estándar de 70 pulgadas. Por otra parte, el 80% de los materiales educativos se recuerda de forma visual y el 90%, a través de clases interactivas, en comparación con una retención de tan sólo el 25% en el caso de las clases teóricas convencionales. La dinámica de aula interactiva y el contenido legible mostrado en el video #FinnishClass demuestran el nivel de impacto que la tecnología debería tener en las clases de hoy en día.
Hans Dummer, Director de Instrumentos Visuales en Epson Europa, afirmó: “La gama de nuestros proyectores interactivos refleja las ventajas de usar pantallas de gran tamaño y soluciones de enseñanza dinámicas, de modo que los centros educativos innovadores en países como Finlandia, tienen la oportunidad perfecta para que sus alumnos saquen el máximo partido de la enseñanza que reciben en ellos. Resulta fantástico ver el impacto que nuestros productos producen en el aula y nos sentimos ilusionados con el papel constante que las soluciones de Epson desempeñan en las escuelas de todo el mundo”.
“Me encanta volver a mi ciudad natal en Finlandia donde comenzó mi andadura en el deporte del motor”, afirma Valtteri Botas. “He disfrutado mucho de la visita a mi antigua aula y me ha gustado participar en la clase interactiva, aunque ni siquiera estuviera en el mismo salón que los alumnos. Estoy orgulloso de ser finlandés y creo que es fantástico saber que Epson está innovando continuamente para que las clases de hoy en día sean mucho más enriquecedoras”, agrega.
MERCEDES AMG PETRONAS Motorsport
Es uno de los equipos triunfadores de Fórmula 1 de Mercedes-Benz que compite en el Campeonato Mundial de la justa, el acontecimiento más importante del automovilismo mundial y la mayor serie deportiva anual en el mundo.

Con casi 1,500 empleados que trabajan en dos sedes de alta tecnología situadas en el Reino Unido, el equipo diseña, desarrolla, fabrica y corre los automóviles de carrera y las Unidades de Potencia Híbrida conducidas por el triple campeón Lewis Hamilton y su copiloto Valtteri Bottas. La Fórmula 1 es un desafío técnico y humano excepcionalmente exigente que requiere de una combinación adecuada de tecnologías avanzadas, gestión de alto rendimiento y un selecto trabajo en equipo para brindar resultados en 20 Grandes Premios de todo el mundo en una temporada de carreras que se llevan a cabo de marzo a noviembre.
MERCEDES AMG PETRONAS Motorsport ha establecido nuevos estándares para el éxito de la F1 al ganar los Campeonatos Mundiales de Pilotos y Constructores en 2014, 2015 y 2016, con 51 victorias de un total de 59 carreras en las tres temporadas.
Para mayor información, checar https://www.mercedesamgf1.com/en/

Famílias convidadas a visitar o Jardim da Páscoa de 24 de março a 8 de abril

Com a chegada da Primavera chega também a 3ª edição do Jardim da Páscoa prometendo, uma vez mais, proporcionar às famílias e sobretudo aos mais novos muita animação.
Sob o lema «Figueira Famílias Felizes», o Jardim da Páscoa abre as “portas” às 14h30 de 24 de março, sábado, com a chegada do Coelhinho da Páscoa ao Jardim Municipal. O simpático personagem não vem sozinho: com ele estarão todas as crianças que o desejarem e muitas criaturas mágicas, numa parada animada ao som da música e boa-disposição dos animadores do Jardim da Páscoa. Após a abertura de todos os espaços de animação, a festa continua com um espetáculo infantil inspirado na história de Alice no país das Maravilhas, bolas de sabão gigantes e artes circenses com malabaristas de fogo.
Para além da música, do teatro e das artes circenses, o Jardim da Páscoa terá atividades, jogos e animações ao longo de todo o evento e os miúdos (e também os graúdos) serão convidados a participar em workshops de pinturas e decorações, música e dança, malabarismo e andas, jogos tradicionais e atividades desportivas. Não faltarão, para os mais pequeninos, as tradicionais e muito concorridas Caça ao Tesouro e aos Ovos... de chocolate, como manda a tradição. Sujeitas a marcação prévia (em: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt), estarão ainda disponíveis sessões de contos e jogos para crianças dinamizados pela Biblioteca Municipal na «Biblioteca vai ao Jardim».
Tradicional desta época e da nossa região é também o folar e, por isso, no Jardim da Páscoa, dia 25 de março, pelas 15h30, será eleito pela 3ª vez 'O Melhor Folar Tradicional de Páscoa da Figueira da Foz', uma tarefa que mais uma vez se anuncia tão difícil quanto saborosa, sob a organização da ACIFF. Esta iniciativa contará, este ano, com a preciosa participação de 8 Confrarias Gastronómicas Nacionais -  "As Saínhas" de Vagos,  Bolo de Ançã, Doçaria Conventual de Tentúgal,  Rojões da Bairrada, Vinho de Lamas, Enogastronómica Sabores do Botaréu, Caldeirada do Peixe e Camarão de Espinho e da Geropiga de Moinhos e Arredores  que irão brindar os presentes com uma mostra dos melhores produtos e sabores das suas regiões.
E, por falar em sabores, no dia 31 de março ninguém vai querer perder as atividades que a Magenta realiza no Jardim, transformando os chocolates em 'tintas' prometendo telas de fazer crescer água na boca, brincadeiras e momentos divertidos, no momento para apreciar a “Chocol’arte” e com os habituais ateliers “Pinta o teu Ovo”, que decorrem durante todo o evento.
O mercadinho do Jardim da Páscoa promete sabores tradicionais da época e da região nas habituais casinhas que, para além de ser uma oportunidade para as empresas e particulares locais apresentarem os seus produtos ao público, permitem também às coletividades e associações locais a venda de produtos para recolha de fundos.
As atividades do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra voltam a marcar presença desta feita com uma casa dos espelhos, onde todos vão poder aprender, de forma divertida e interativa. «Não é magia... é ciência!» é o tema da bancada móvel de ciência, munida com um vasto conjunto de materiais e experiências científicas e que promete proporcionar aos mais novos, e também aos mais velhos, incluindo a população sénior, uns bons momentos de entretenimento e aprendizagem durante o evento.
Outra novidade resultante da parceria com o exploratório será a presença do comunicador de ciência britânico, Ian Russell, um “mágico da ciência” que tem uma vasta experiência na dinamização científica de eventos. O fim-de-semana de encerramento do Jardim da Páscoa terminará em grande com dois espetáculos deste “mágico britânico”.
As escolas voltam a marcar presença na decoração do Jardim! Este ano, os cerca de 1500 alunos das escolas do Concelho (desde o ensino pré-escolar às EB 2/3) decoraram dezenas de ovinhos de Páscoa e suas “Mães Galinhas”.
Aberto diariamente, de 24 de março a 08 de abril, das 14h00 às 19h00, o Jardim da Páscoa promete ser uma boa razão para sair de casa e aproveitar o mercadinho (com sabores doces e salgados), os equipamentos de diversão (como o trampolim, os insufláveis, o carrossel) e muita animação, com especial atenção às artes circenses, incluindo uma performance de outras épocas, com a visita da companhia de Teatro Bombarda, presente na Feira Medieval Infante D. Pedro e que no dia 31 de março entre as 15h e as 16h  visita o Jardim da Páscoa.
Organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a 3ª edição do Jardim da Páscoa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e com a participação de muitos artistas, associações e escolas do Concelho, que juntaram esforços para fazer deste Jardim da Páscoa o mais divertido de sempre.
Consulte o programa detalhado do evento e visite o seu Jardim da Páscoa.

Concerto de Domingo de Ramos na Taboeira

ACR Basquetebol - Seniores - ACR - Sangalhos (2ª Fase para Apuramento do Campeão e Subida de Divisão)


Vem apoiar a ACR, nesta fase de Apuramento do Campeão e Subida de Divisão

Alunos de Cantanhede encontram-se com escritora Fernanda Botelho

Mais de duas centenas de alunos dos 2ª, 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, de Cantanhede, participaram no Encontro com a escritora Fernanda Botelho”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, no passado dia 20 de março.
A iniciativa decorreu em duas sessões, às 11h00 e às 14h45, contando com a participação dos alunos do Centro Escolar de Cantanhede e Escola Básica de Cantanhede Sul.
A autora deu a conhecer um pouco do universo dos seus livros e respondeu a questões sobre temas relacionados com a sua atividade profissional, bem como o processo de criação literária e as motivações particulares de quem escreve.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Cantanhede e pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), integrando uma das muitas atividades de promoção do Livro e da Leitura, desenvolvidas localmente na 12ª edição da Semana da Leitura que neste agrupamento decorre de 19 a 23 de março.
Sobre Fernanda Botelho
A escritora Fernanda Botelho nasceu em 1959 na Tojeira, concelho de Sintra. Com dezassete anos viajou para Londres onde iniciou e concluiu a sua formação como educadora no método Montessori. Estudou também pedagogia Waldorf e fotografia, realizando diversos cursos sobre plantas medicinais e trabalhando num jardim de infância e numa ervanária.
Membro da Herb Society UK a partir de 1997, Fernanda Botelho regressou a Portugal aos 37 anos e tem desenvolvido desde então vários projetos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco Escolas, para o qual organiza ateliês sobre plantas aromáticas e medicinais. Colaboradora de revistas e sítios virtuais, como o Portal do Jardim, estudou literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos e fez o curso de guia de jardim botânico. Publicou As plantas e a saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como agendas anuais sobre plantas medicinais, entre outros títulos relacionados com a temática. No seu jardim, partilha os dias com uma grande variedade de plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.
Fernanda Botelho é autora do blogue malvasilvestre.blogspot.com e de vários livros para a infância, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional da Leitura (PNL) e sobre plantas medicinais e participa em vários programas de televisão, nomeadamente na RTP 1 e na TVI.

Virgílio Castelo no Cineteatro Anadia

“O Último Dia de um Condenado” questiona a pena de morte
Nws 2018 068 0324 Cult Teat Ultimo foto
Virgílio Castelo sobe ao palco do Cineteatro de Anadia, no dia 24 de Março, a partir das 21h30, para apresentar a peça “O Último Dia de um Condenado”, de Victor Hugo, com encenação de Paulo Sousa Costa. O espetáculo integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março.
Trata-se de uma adaptação a partir da obra homónima de Victor Hugo, publicada em 1829, que versa as últimas horas de um homem que está no corredor da morte, com o fim iminente à sua espera. Nesta crítica mordaz à pena de morte, o autor questiona a justiça pela barbaridade que é tirar a vida a um ser humano, mesmo que seja culpado por um crime de sangue. Trata-se de um manifesto a favor da abolição da pena de morte, que teve repercussões em todo o mundo, contribuindo para a proibição da pena capital. De recordar que Portugal foi o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte, e o romancista francês Victor Hugo enalteceu esse facto em 1867, afirmando: “Portugal dá o exemplo à Europa, que imitará a vossa nação. Morte à Morte. Guerra à Guerra. Viva a vida! Ódio ao ódio! A Liberdade”.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia no dia do espetáculo, a partir das 14h00, ou na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de 7,50 euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.

Um convite: Compareça “À volta” da Casa Gandaresa…



Opinião: Faixas de Protecção, Um Designio Nacional

Os violentos incêndios do ano passado levaram a que o País acordasse de vez, para uma dura realidade nacional, que é a destruição massiva da nossa mancha verde, que é uma das nossas riquezas, o nosso petróleo verde.
Ao longo de muitos anos, passando por diferentes Governos, a aposta centrou-se fundamentalmente no Combate, em detrimento da Prevenção, ao nível da limpeza da floresta e nomeadamente das faixas de proteção aos aglomerados populacionais.
Só que iniciamos este caminho pelo lado errado. O Governo decidiu, e bem, avançar pela definição clara das regras de limpeza, mas deixou o ónus principal às costas das Autarquias.
No nosso concelho, a estimativa da limpeza de faixas de proteção, corresponde a 2.000 hectares.
Neste processo de clarificação das responsabilidades de limpeza e dos prazos, esteve muito bem o Presidente da ANMP e também Presidente da Câmara Municipal de CoimbraManuel Machado, quando soube, de uma forma equilibrada e com visão nacional destes problemas, acordar com o Governo uma metodologia de intervenção diferente e em que todos somos parte da solução.
Temos que olhar para a Floresta, como um dos nossos importantes recursos, que deve ser valorizado e que deve ser reordenada e aproveitada nas suas múltiplas vertentes.
Mas não podemos descurar, aquilo que deve ser o combate aos incêndios florestais, quando por razões de diversa ordem, os incêndios acontecem. Os meios ao dispor devem ser adequados, conhecedores do terreno em que atuam, bem comandados e a atuação inicial dos meios aéreos deve ser uma realidade.
O nosso Concelho conta com a Companhia de Bombeiros Sapadores, com 237 anos e com profissionais de grande qualidade, que ao longo de muitos anos, são o garante da nossa segurança coletiva.
O investimento anual de quase três milhões e meio de euros (Recursos Humanos) e de cerca de seiscentos mil euros (Fardamentos, Equipamento de Proteção Individual, Material e Equipamento Operacional), na CBS, nos últimos quatro anos, são o garante da atenção dedicada pela Câmara Municipal a esta área.
Ainda há mais para fazer e investir. Claro que sim. O caminho faz-se caminhando, em parceria.
São apoiados, em estreita parceria, pelas duas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho: Os Bombeiros Voluntários de Coimbra e os Bombeiros Voluntários de Brasfemes. Voluntários, mas profissionais na forma como atuam. Ambas as Corporações contam com o apoio fixo anual, por parte do Município. Além disso, não nos podemos esquecer que as nossas três Corporações de Bombeiros se encontram integradas no sistema integrado de Proteção Civil e como tal beneficiam de todos os recursos inter-concelhios existentes.
Um destaque final para as recentes tomadas de decisão da Câmara Municipal ao nível das Faixas de Proteção a limpar no nosso Concelho e à definição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), sediada nos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, que complementará o dispositivo da CBS, e que contribuirá para um Concelho mais seguro.
Jorge Alves
In Diários as Beiras

Para maiores de 50 anos !!!



Foto de

              Recordar é
 Viver.
  
Foto de

              Recordar é
 Viver. 
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto de

              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.

Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.

Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.

Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
  Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
  
Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.
 Foto
 de
              Recordar é
 Viver.

Ainda há quem tenha saudades do passado, vai-se lá saber porquê.

Obrigado ao Amigo Mário Freitas por enviar estas imagens inesquecíveis para os mais velhos.

J. Carlos