quarta-feira, 25 de abril de 2018

Câmara de São Brás de Alportel renova protocolo com a ACRAL

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou, em reunião de Câmara, a renovação anual do protocolo de colaboração com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), com vista ao apoio na dinamização e promoção do comércio local.
O desfile de moda “São Brás Fashion” que é já uma das atracções do cartaz de espectáculos da Feira da Serra de São Brás de Alportel, levando a palco as propostas do comércio são-brasense; e a Feira de Saldos “Stock Out São Brás” são duas das iniciativas concretizadas ao abrigo deste protocolo de colaboração, que integra ainda outros eventos e campanhas de promoção do comércio local.
Em comunicado, a autarquia refere que “a continuidade da parceria com a ACRAL é um dos vectores da estratégia do Município de São Brás de Alportel na dinamização da economia local”.
Fonte:oalgarve

Cristiano Ronaldo não marcou, mas o Real Madrid venceu o Bayern em Munique (1-2)

Os espanhóis deram um grande passo rumo à final da Liga dos Campeões

Resultado de imagem para Cristiano Ronaldo não marcou, mas o Real Madrid venceu o Bayern em Munique (1-2)

O Real Madrid foi a casa do Bayern Munique vencer por 2-1 na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo não marcou, mas os atuais campeões europeus adiantaram-se na corrida por um lugar na final da prova.
Os alemães adiantaram-se no marcador aos 28' com um golo de Joshua Kimmich, mas o Real Madrid chegou ao empate em cima do intervalo por intermédio de Marcelo. Ao intervalo, Zidane trocou o titular Isco por Asensio e a substituição revelou-se certeira: Asensio, assistido por Lucas Vázquez, completou um contra-ataque com um golo aos 57'. Ainda houve tempo para um golo não validado a Cristiano Ronaldo aos 71', mas o resultado não viria a sofrer mais alterações.
A segunda mão, que vai ter lugar no Santiago Bernabéu, em Madrid, tem o apito inicial marcado para as 19h45 (portuguesas) do próximo dia 1 de maio.
Bancada

MEALHADA: Partidos unidos nos elogios à “Revolução dos Cravos”

Resultado de imagem para Paços do Concelho da Mealhada
O 44º aniversário do 25 de abri de 1974 foi celebrado, hoje, nos Paços do Concelho da Mealhada, com discursos, de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, muito elogiosos à coragem dos militares que promoveram a "Revolução dos Cravos" e ofereceram a liberdade a todos os portugueses.
João Louceiro, do PCP, foi o primeiro a intervir nas cerimónias decorridas no salão nobre da Câmara Municipal. O deputado comunista enalteceu o papel dos "capitães de abril" e as conquistas de direitos dos trabalhadores, das mulheres, das famílias, na sequência da revolução de 1974. "Abril foi um gigantesco passo na transformação e evolução das aldeias e das cidades", salientou João Louceiro.
Já Ana Luzia Cruz, do Bloco de Esquerda, referiu que "celebrar o 25 de abril é lembrar um país até aí pobre, que chamava vadios aos pobres, aos indigentes, aos homossexuais. É lembrar uma guerra injusta". A deputada bloquista salientou como uma das principais conquistas da "Revolução dos Cravos" o direito à greve. Leonor Gaspar, da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada, falou da melhoria do acesso ao ensino e do aumento da qualidade das vias de comunicação como dois exemplos de conquistas do 25 de abril de 1974. Mas, por outro lado, lamentou a falta de educação cívica e a indisciplina nas escolas portuguesas. "E eu sei bem do que falo", assegurou.
O representante do PS, José Calhoa, optou por falar mais da realidade concelhia após a revolução de abril. "O concelho da Mealhada evoluiu bastante. Temos mais serviços, mais indústrias, mais empresas, mais postos de trabalho, mais e melhores condições a todos os níveis", afiançou José Calhoa.
Já a presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, Daniela Esteves, lamentou o facto de o povo português ainda não ter conseguido agradecer, como deve ser, o facto de poder viver, hoje, sem freios.
Emocionado, o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, usou da palavra para lembrar os colegas de escola de morreram na guerra do Ultramar. O autarca socialista criticou os que dizem mal do atual sistema político em Portugal, citando, para o efeito, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, que afirmou que "a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todos os outros já experimentados ao longo da história". Ou seja, explicou Rui Marqueiro, "o político conservador queria com isto dizer que a democracia é o menos mau dos sistemas políticos possíveis. Não compreendo, por isso, como é que alguns dizem tanto mal do atual sistema democrático que vigora em Portugal". " Onde é que encontram uma sociedade mais perfeita do que a sociedade europeia atual?", questionou o autarca da Mealhada.

Encontro de Coros Infanto-Juvenis no Pavilhão Multiusos de Febres

Aluno esfaqueia colega de escola no Marco de Canaveses

Uma discussão por causa de um turbo (peça mecânica de automóveis) entre dois colegas de turma, de 16 e 18 anos, terminou com o esfaqueamento de um deles.
Resultado de imagem para Aluno esfaqueia colega de escola no Marco de Canaveses
O episódio de violência juvenil ocorreu, ontem, terça-feira, cerca das 8 horas, junto à escola EB2,3 de Alpendorada, no Marco de Canaveses.
Os protagonistas do episódio, Pedro C., 18 anos, natural de Vila Boa do Bispo, e Rui C., 16 anos, de S. Paio de Favões, são alunos na Escola Profissional da Pedra, localizada nas imediações da EB 2,3 Alpendorada.
Pedro C., o jovem que foi atingido com um golpe de "uma pequena navalha", ao final do dia já tinha tido alta do Hospital de Penafiel onde foi suturado "com meia dúzia de pontos" na zona de uma das axilas.
A navalha foi apreendida pela GNR de Alpendorada após ter identificado o alegado autor do crime. Assunto será agora relatado ao Tribunal da Comarca do Marco que por sua vez deverá acionar a Comissão Proteção de Crianças e Jovens.
Ambos, Pedro e Rui, pelo que o JN apurou, são tidos como alunos "algo problemáticos" da Escola Profissional da Pedra. Um deles, Pedro, já não frequentará as aulas porque terá sido expulso da escola e o outro "serão mais as vezes que falta às aulas do que aquelas que frequenta", relataram os colegas de turma.
Fonte: JN

FRANÇA: Rapaz de 13 anos espancado e abandonado nu em linha de comboio

Um jovem francês de 13 anos foi despido, espancado e queimado durante cerca de uma hora, para ser depois abandonado numa via férrea, na cidade de Longueau, na região francesa de Somme.
Resultado de imagem para FRANÇA: Rapaz de 13 anos espancado e abandonado nu em linha de comboio
Segundo o jornal local "Le Courrier Picard", a vítima foi encontrada ensanguentada pelos serviços da "Société Nationale des Chemins de fer Français" (empresa responsável pelos caminhos de ferro), na sexta-feira, um dia depois das agressões. Tinha o cabelo queimado, o nariz partido, contusões por todo o corpo e estava vestido só com cuecas, tendo sido logo transportado para o hospital.
De acordo com o mesmo diário, que cita a procuradoria, a vítima foi atacada por três menores com quem vivia, numa residência de acolhimento de crianças e jovens, como "retaliação após uma queixa de extorsão" feita pelo rapaz.
A vítima terá emprestado 10 euros a um dos outros três colegas e, não vendo o valor devolvido, terá manifestado descontentamento por ter sido "roubado". As palavras não agradaram aos agressores que confessaram às autoridades quererem matar o jovem, para não serem identificados pelo crime de furto.
Os suspeitos, de 13, 16 e 17 anos, acabaram indiciados por tentativa de homicídio, na segunda-feira. Os dois adolescentes mais velhos foram detidos e o mais novo foi colocado num centro educativo sob controlo judicial.
Fonte: JN

Hora de Fecho: A desertora que conhece a fraqueza de Kim Jong-un

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Virou costas à Coreia do Norte sem saber que não voltaria. Caiu na prostituição antes de ir para a Coreia do Sul. Diz que as negociações com os EUA são uma fachada. E sabe como combater o regime.
Quando arrancou a sessão só estavam na sala cerca de 50 deputados dos 89 eleitos pelo PSD. Quando Marcelo começou a falar já estavam 68 na sala, mais do que os 62 socialistas presentes.
Mais uma comemoração da revolução, mais um desfilar de discursos. As duas mais altas figuras focadas na renovação do sistema político, os partidos no combate político. O que queriam dizer?
A inauguração do Jardim Mário Soares ficou hoje marcada pelas homenagens do primeiro-ministro e do chefe do Estado ao antigo Presidente da República.
Terminada a sessão solene do 25 de Abril, na Assembleia da República, alguns deputados preferiram continuar no hemiciclo. PS e BE cantaram "Grândola Vila Morena". PSD dedicou-se à selfie.
Tribunal considerou ter havido premeditação. Madsen levou com ele para o submarino as ferramentas que usou para subjugar e assassinar Kim Wall, de 30 anos.
Cristina Cifuentes demitiu-se depois da divulgação de um vídeo onde é apanhada a roubar num supermercado. A política, figura de proa do PP, já estava debaixo de fogo por irregularidades no mestrado.
Cláudia e Miluska não querem falar do passado. Reconhecem que foi uma "escolha errada" que lhes traçou o destino e agora mostram-se dispostas a lutar para não voltar a Tires.
Foto do Instagram tornou-se viral depois de ter sido destacada pela imprensa espanhola. Agricultora galega tem semelhanças visíveis com o presidente norte-americano.
Simone Rocha esteve em Lisboa pela primeira vez. Aos 31 anos, a designer britânica acumula prémios, já abriu duas lojas e falou com o Observador sobre as suas inspirações e sobre a herança portuguesa.
Confederação Nacional das Associações de Pais tem sido contactada por famílias preocupadas. Em causa estão casos de avós que não vivem com os alunos mas que vão levá-los e buscá-los à escola. 
Opinião

Rui Ramos
A sociedade portuguesa gera rotação no poder quando o dinheiro acaba, como vimos em 2002 ou em 2011. Mas já não gera alternativas, como constatámos em 2015 com o regresso dos colegas de Sócrates.

Alexandre Homem Cristo
Emite comunicados onde garante a sua elevação ética e permanece em negação face às suas imperfeições procedimentais internas. O parlamento está perigosamente a tornar-se no seu próprio maior inimigo.

João Carlos Espada
Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.

Luís Rosa
Rui Rio é mesmo o vice-primeiro-ministro ideal. É útil, diligente, prático e discreto. Em suma, Rio tem um valor político objetivamente superior a qualquer ministro e faz brilhar António Costa. 

Manuel Villaverde Cabral
Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Exclusão da morada dos avós domina queixas nas matrículas

Resultado de imagem para Exclusão da morada dos avós domina queixas nas matrículas
As novas regras as matrículas estão a motivar muitas queixas por parte dos pais, nomeadamente pelo facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos.
As novas regras as matrículas estão a motivar muitas queixas por parte dos pais, nomeadamente pelo facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos.
As novas regras as matrículas, que entraram em vigor há duas semanas, estão a motivar muitas queixas por parte dos pais. Em causa está o facto de, a partir de agora, não poderem usar a morada dos avós para a seleção da escola dos filhos, de acordo com a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). O Ministério da Educação alterou as regras relativas às matrículas nas escolas e agora exige que os alunos vivam com os seus encarregados de educação e que tal seja confirmado pela Autoridade Tributária.
“A principal dúvida e preocupação tem que ver com os pais que se apoiam nos avós para levar os filhos à escola, para os levarem para casa no final das aulas”,afirma Jorge Ascensão, presidente da Confap, ao Diário de Notícias. O responsável lembra que, em alguns casos, os pais são “pessoas que se chegam a deslocar diariamente de um concelho para o outro, por razões profissionais”. É, por isso, “muito importante” a proximidade entre a escola e a casa dos avós, defende o presidente da confederação.

“Quando as escolas se cingirem à letra da lei, são de esperar situações complicadas”, nota Jorge Ascensão. “Esperamos que os nossos receios não se confirmem mas, desde que o despacho veio a público temos tido vários contactos, por escrito e por telefone, em que as pessoas nos perguntam: “O que vamos fazer?”.
Segundo o Ministério da Educação, o despacho das matrículas para o ano letivo de 2018/2019 pretende “reforçar os mecanismos de transparência e igualdade de oportunidades”. O diploma, que é publicado todos os anos pela tutela, exige que os alunos vivam com os seus encarregados de educação. E a informação terá de ser confirmada pela Autoridade Tributária.

Fonte: Sapo

GNR Aveiro | Arouca – Detido em flagrante por caça ilegal

Resultado de imagem para GNR Aveiro | Arouca – Detido em flagrante por caça ilegal
O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Oliveira de Azeméis, no dia 21 de abril, deteve em flagrante delito um homem, de 34 anos, pelo crime de caça por meios e processos proibidos, em Santa Eulália - Arouca.
Quando a patrulha chegou ao local, o suspeito confirmou que os engenhos utilizados serviriam para caçar raposas, utilizando um isco para as atrair até ficarem presas. Da ação resultou a apreensão das armadilhas, nomeadamente, dois laços em aço, uma gaiola de alçapão, uma armadilha de pressão, assim como, um detetor de animais.
O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

Inventor dinamarquês condenado a prisão perpétua pela morte da jornalista Kim Wall

Resultado de imagem para Inventor dinamarquês condenado a prisão perpétua pela morte da jornalista Kim Wall
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi hoje condenado a prisão perpétua pelo homicídio premeditado e agressão sexual da jornalista Kim Wall no seu submarino.
Peter Madsen, de 47 anos, foi condenado a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional pela morte da jornalista sueca Kim Wall, de 30 anos, a bordo do seu submarino.
De acordo com a acusação do Ministério Público, o inventor dinamarquês Peter Madsen torturou e abusou sexualmente da jornalista sueca Kim Wall antes de a matar a bordo do submarino que construiu.
Madsen foi formalmente acusado de homicídio premeditado, profanação de cadáver e agressão sexual, e terá, segundo a ata da acusação, amarrado Wall, de 30 anos, e desferido vários golpes, “esfaqueando-a e cortando-a”.
A autópsia ao corpo da jornalista detetou 14 lesões internas e externas na zona genital, provocadas por um objeto cortante e infligidas quando ela ainda estava viva. A autópsia não permitiu determinar a causa da morte e o Ministério Público admite que tenha sido estrangulamento ou degolação.
Madsen premeditou o crime, segundo o documento, e levou para o submarino instrumentos como uma serra, facas, chaves de fendas, correias e anilhas, entre outros.
O inventor, que em agosto de 2017 convidou a jornalista para uma viagem a bordo do submarino, alegou que ela morreu acidentalmente no interior da embarcação quando ele estava no convés, mas admitiu ter desmembrado o corpo e atirado as partes para o mar, ao largo da Dinamarca.
Resultado de imagem para Inventor dinamarquês condenado a prisão perpétua pela morte da jornalista Kim WallWall, uma jornalista independente que colaborou entre outros com o jornal britânico Guardian e o norte-americano New York Times, embarcou no Nautilus na tarde de 10 de agosto, perto de Copenhaga. A jornalista estava a trabalhar numa reportagem sobre Madsen, um engenheiro autodidata interessado na conquista marítima e espacial.
Madsen foi socorrido na manhã de 11 de agosto, depois de o submarino naufragar, e disse à polícia que tinha deixado Wall em terra na véspera à noite.
Semanas depois, o tronco, primeiro, a cabeça e as pernas e, por fim, os braços da jornalista foram recuperados por mergulhadores na baía de Køge, entre a Dinamarca e a Suécia.

Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto: DENMARK OUT

25 de Abril: Marcelo contra populismos e a favor da renovação política. Partidos de acordo

Resultado de imagem para 25 de Abril: Marcelo contra populismos e a favor da renovação política. Partidos de acordo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou hoje contra os populismos, messianismos, num discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no parlamento, em que fez um apelo à “renovação do sistema político”.
No final do discurso, numa sala decorada, como sempre, com cravos vermelhos, flor-símbolo do 25 de Abril, que derrubou a ditadura em 1974, Marcelo foi aplaudido, de pé, pelo PSD, CDS e PS e os deputados do PCP, BE e PEV levantaram-se, mas não bateram palmas.
O Presidente fez um discurso de apenas 15 minutos, e apelou, uma vez mais, à "capacidade de renovação do sistema político e de resposta dos sistemas sociais, de antecipação de desafios, de prevenção de erros ou omissões".
"Não confundimos o patriotismo de que nos orgulhamos com hipernacionalismos claustrófobos, xenófobos, que nos envergonhariam. Nem confundimos o prestígio ou a popularidade mais ou menos conjuntural de um ou mais titulares de poder com endeusamento ou vocação salvífica", declarou.
Mal Marcelo deixou o Palácio de São Bento, depois de ouvir, nas escadarias, interiores, os antigos orfeonistas de Coimbra cantar “Traz Outro Amigo Também”, começaram as reações dos partidos às suas palavras.
Carlos César, líder parlamentar e presidente do PS, sublinhou o apoio às mensagens de Marcelo e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, também na sessão de hoje, para a renovação no sistema político, salientando a sua ação pessoal no atual processo sobre transparência política.
Do lado, do PSD, a resposta veio do novo líder, Rui Rio, que, apesar de não ser deputado, assistiu à sessão enquanto líder do maior partido da oposição, junto aos convidados.
Rio e o PSD têm “disponibilidade total” e vontade de iniciar uma reforma que revitalize o regime para o defender, considerando que esse trabalho devia ter começado “ontem”, disse.
Ainda à direita, o CDS-PP ouviu o discurso do Presidente e o porta-voz do partido destacou a necessidade de reforma permanente das democracias como resposta eficaz às ameaças e populismos, dado que o "sistema político combate mais eficazmente os populismos".
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, admitiu a importância dos avisos de Marcelo e Ferro para ajudar os outros partidos a compreenderem a necessidade da exclusividade dos deputados e da criação de uma entidade para a transparência, como propõem os bloquistas.
Imediatamente antes de Marcelo, Ferro Rodrigues também falou na renovação do sistema político e pediu para “se avaliar seriamente” o alargamento da limitação demandatos de cargos políticos e “ponderar incentivos eficazes” à dedicação exclusiva” dos deputados, remetendo qualquer decisão para depois de 2019.
Tons diferentes foram usados pelos partidos nos discursos da sessão comemorativa dos 44 anos do 25 de Abril, que durou perto de duas horas, e em que todos saudaram os militares de Abril, sentados nas galerias, entre eles Otelo Saraiva de Carvalho.
André Silva, deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), foi o primeiro a falar e considerou urgente "mudar de direção e alterar as prioridades da agenda política" devido ao "profundo impacto das alterações climáticas", pedindo um "modelo económico baseado em energias 100% limpas e renováveis".
O Partido Ecologista “Os Verdes”, através do de José Luís Ferreira, saudou o “património de conquistas” obtido pela solução política atual, que considerou “mais próxima de Abril”.
O PCP escolheu o deputado Paulo Sá para discursar e defendeu que “os avanços alcançados nos dois últimos anos e meio” pelo Governo, com o apoio parlamentar à esquerda, são “o ponto de partida” para novas lutas, afirmando que é possível “ir mais longe” na resposta aos problemas dos trabalhadores.
Pelo Bloco de Esquerda (BE), a deputada Isabel Pires defendeu que na "geração dos filhos de Abril" são "todos Serviço Nacional de Saúde", pedindo um país governado pela Constituição "e não para as contas de uma folha de Excel".
Outra mulher, Elza Pais, deputada e presidente do Departamento Nacional das Mulheres, foi a escolhida pelo PS para discursar na sessão e evocou a história de "luta e resistência" de muitas mulheres portuguesas pela democracia, liberdade e igualdade, num discurso em que elogiou o combate do Governo contra as fraturas sociais.
Margarida Balseiro Lopes, a nova presidente da JSD, a elegeu o combate à corrupção e a transparência no sistema político como prioridades, num discurso em que sublinhou que a liberdade “é de todos”, cumprimentando os dirigentes dos cinco principais partidos.
E no CDS-PP também foi uma mulher, Ana Rita Bessa, a falar na sessão comemorativa, em que lembrou os incêndios de 2017, em que morreram maios de 100 pessoas, defendendo que "Abril falhou em junho e em outubro", quando o Estado democrático "não soube proteger nem socorrer" comunidades que ficaram sozinhas.

Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Pinterest anuncia mejoras inclusivas para gente con impedimentos visuales



por Yesica Flores
Pinterest, el motor de descubrimiento visual, ha anunciado hoy mejoras en su app y sitio para personas con impedimentos visuales. Ahora, la mayoría de Pinterest es accesible para gente ciega y con discapacidades visuales, por lo que ahora es más sencillo navegar, buscar y guardar ideas en Pinterest sin importar tu nivel de visión.
Durante el año pasado, Pinterest estuvo mejorando su plataforma para que fuese más útil y fácil de usar por personas con distintos niveles de habilidad, incluyendo:
  • Incremento del contraste en colores para que, independientemente de si las funciones de accesibilidad están activadas o no, los textos sean fáciles de leer si se combinan con un fondo de color.
  • Mejor estructura y disposición de la tipografía, tamaño y negrita, de modo que la información tenga sentido a primera vista. Pinterest también habilitó la compatibilidad con tamaños de fuente dinámicos, por lo que puedes usar la función de accesibilidad predeterminada para cambiar el tamaño del texto como sea más útil.
  • Indicadores de enfoque claro para que las personas con discapacidades visuales y motrices puedan navegar por Pinterest sin un mouse o un panel táctil.
  • Apoyo con un lector de pantalla para que las personas con pérdida de visión total o parcial puedan recibir comentarios por voz.
Para garantizar que Pinterest sea lo más inclusivo posible, en cada etapa del proceso de diseño e ingeniería los equipos crearon una nueva biblioteca de diseño que incluye componentes accesibles, para que los ingenieros y diseñadores los usen conforme construyen la plataforma. Además, se han implementado controles de accesibilidad automatizados para garantizar que los equipos tengan iconos y componentes claramente etiquetados para cualquier función nueva.
Estas actualizaciones están ahora disponibles globalmente en Pinterest para iOS y la web, y próximamente también para Android. Pinterest continuará invirtiendo en áreas donde el producto puede ser más inclusivo y más fácil de usar para todos.
Para información adicional favor de consultar el Newsroom de Pinterest.

Presidente da República agradece a Mário Soares a liberdade de que todos gozam

Resultado de imagem para Presidente da República agradece a Mário Soares a liberdade de que todos gozam
A inauguração do Jardim Mário Soares ficou hoje marcada pelas homenagens do primeiro-ministro e do chefe do Estado ao antigo Presidente da República, que sublinhou que todos lhe devem a liberdade até os que não lha agradecem.
"É bom que a liberdade tenha um nome, é bom que esse nome retrate uma vida", disse Marcelo Rebelo de Sousa, afirmando que "de parabéns" está a Câmara Municipal de Lisboa e "os lisboetas" que, como o Presidente da República, "agradecem a Mário Soares a liberdade de que gozam".
"E até os muitíssimo menos que ainda não agradecem, porque mesmo esses só podem dizer o que dizem por viver em liberdade, aquela liberdade que foi a causa da vida de Mário Soares", disse o chefe do Estado.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, "sem memória é tentador esquecer a liberdade" e o jardim do Campo Grande, que beneficiou de obras de remodelação e agora foi designado de Jardim Mário Soares, "equivale a jardim da liberdade".
O primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, e Isabel Soares, filha do antigo presidente, que morreu em 2017, discursaram no espaço onde ficará um púlpito, no ponto do jardim mais próximo da casa onde viveu Mário Soares.
A placa com a inscrição "Jardim Mário Soares - fundador da democracia portuguesa, Presidente da República e Primeiro-ministro, 1924-2017" ficou instalada no extremo sul do Jardim, em Entrecampos.
No percurso a pé desde Entrecampos até ao púlpito, rodeado por António Costa, Ferro Rodrigues, Fernando Medina, vários deputados do PS, elementos do executivo municipal, a maioria de cravo vermelho na lapela ou na mão, Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar o veto do Tribunal Constitucional divulgado terça-feira, após instado a pronunciar-se sobre o "cartão vermelho" do TC a normas do diploma sobre a gestação de substituição.
"Vermelhos, hoje, só vejo os cravos do 25 de Abril", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte: Lusa

Liderazgo inspiracional: La clave para retener e incrementar la productividad de los millennials


por Yesica Flores
• En México 2 de cada 10 empleos son ocupados por jóvenes de 20 a 29 años.
• Sólo 1 de 8 empresas en el país invierten en capacitación.
Ciudad de México, 25 de abril de 2018.- Personas que mandan, dan órdenes y castigan, poco tienen que ver con ser líderes, más en el contexto laboral actual que está siendo acaparado por los millennials. En México, 2 de cada 10 empleos son ocupados por jóvenes de 20 a 29 años, quienes demandan a sus corporaciones estilos de liderazgo que fomenten su productividad y orienten su desarrollo profesional.
“Hoy un líder es la persona capaz de influir en otros para dirigirlos de manera efectiva hacia el cumplimiento de metas y objetivos”, explicó Paulina Torres, Business Trainer y socia fundadora de Moudus, quien agregó que “está demostrado que la figura del líder es clave en el rendimiento y productividad de los empleados, sobre todo de los más jóvenes”.

México ocupa el lugar 49 de 190 en el ranking de Doing Business de las economías más atractivas para el desarrollo de negocios; sin embargo; el liderazgo empresarial que es clave para que los negocios crezcan y se consoliden, es todavía primitivo.
“El liderazgo inspiracional es el que actualmente ha demostrado aumentar la productividad de los colaboradores y disminuir su rotación, en especial en la población millennial, esto se debe al alto grado de apertura, empatía, pero sobre todo, de la convicción con la que los líderes desempeñan sus funciones”, explicó Paulina Torres.
Desarrollar un liderazgo inspiracional y eficiente requiere de un continuo trabajo con las personas que encabezan las operaciones de las empresas, pues les implica desarrollar o reforzar habilidades específicas como empatía, comunicación efectiva, claridad de pensamiento, inteligencia emocional, negociación, así como la disciplina de disfrutar de una vida laboral balanceada, todo esto la mayoría de las veces sólo se logra con programas continuos de capacitación.
“El gran reto de las empresas, sin importar su tamaño, es entender que la productividad no sólo gira en torno a la entrega de resultados, sino que existen tanto aspectos organizacionales- ambiente laboral, la idoneidad de las instalaciones para desempeñar las tareas asignadas, la justa remuneración, y la comunicación abierta-, como personales- compromiso con la posición y saber detectar patrones personales autolimitantes para que no impidan el crecimiento propio-, que se deben considerar cuando se pretende optimizar el desempeño individual y de los grupos de trabajo ”, afirmó Torres.
En México sólo 2 de cada 8 empresas invierten en capacitación, de ahí que las altas tasas de rotación y baja productividad continúen siendo el común de las acciones habituales de los departamentos de recursos humanos.
En México existen consultorías especializadas que hacen intervenciones y acompañamientos desde un abordaje humano e interdisciplinario, ayudando a las empresas a identificar sus áreas de oportunidad, como Moudus Business Training, que se dedica a incrementar el rendimiento de las empresas, implementando procesos que garanticen la permanencia y solidez de la competitividad, alineándose con la estrategia de los negocios.

Las brechas de datos son una epidemia creciente. ¿Cómo asegurarse de no ser


por Yesica Flores
la próxima víctima?
Por: Equipo de Ingeniería de Fortinet Los informes recientes de grandes violaciones de datos son alarmantes para todos. Los clientes se preocupan por las implicaciones de tener su información financiera y personal secuestrada. Las organizaciones comprometidas se preocupan por los efectos a corto y largo plazo en sus negocios. Y otras organizaciones se preocupan si serán las siguientes. Dos cosas son ciertas: el costo de una violación de datos va a ser elevado y no será la última vez que suceda.
La pregunta que se hace hoy en las salas de juntas directivas de todo el mundo es qué pueden hacer las organizaciones, ahora mismo, para asegurarse que no les suceda a ellas. Muchas soluciones de seguridad existentes no protegen adecuadamente las redes digitales de la actualidad. Fortinet, líder global en ciberseguridad amplia, integrada y automatizada, presenta siete estrategias críticas que toda organización necesita considerar:
1. Practique buena higiene de seguridad
Hemos estado observando ataques exitosos, dirigidos a vulnerabilidades para las cuales los parches estuvieron disponibles durante los últimos años. Si bien los nuevos ataques son un riesgo real, la mayoría de las intrusiones son causadas por amenazas que han existido durante semanas, meses o incluso años. Es imperativo que las empresas apliquen parches a cada dispositivo inventariado y luego establezcan un protocolo formal de parchado y actualización.
Idealmente, todo ese proceso necesita ser automatizado, rastreado y medido.
2. Combine inteligencia de amenaza local y global
La inteligencia de amenazas avanzada permite a las organizaciones reducir el tiempo para detectar amenazas y cerrar la brecha entre la detección y la respuesta. Esto comienza aprovechando la inteligencia de amenazas que ya se está reuniendo en su red, que también requiere herramientas de seguridad diseñadas para compartir, correlacionar información y tomar medidas coordinadas.
3. Implemente herramientas de seguridad basadas en firmas
Debido a que se conocen la mayoría de las vulnerabilidades que se explotan, los ataques dirigidos a esas vulnerabilidades se pueden detectar utilizando firmas. Las herramientas de detección basadas en firmas le permiten buscar y bloquear rápidamente cualquier intento de infiltración, o la ejecución de un exploit dirigido a vulnerabilidades conocidas.
4. Agregue análisis basado en comportamiento
Los atacantes también usan técnicas avanzadas como aprender e imitar patrones de tráfico legítimos para evadir la detección. Las herramientas de seguridad no solo necesitan verificar e inspeccionar los datos y las aplicaciones que buscan malware, sino también deben proporcionar una inspección y un análisis profundo buscando y correlacionando patrones a lo
largo del tiempo con el fin de detectar y determinar la intención maliciosa. Y donde sea posible, los sistemas de seguridad inteligentes deben poder intervenir de manera proactiva y automatizada para frustrar un ataque antes de que haya comenzado.
5. Cierre los vectores de ataque basados en web con firewalls de aplicaciones web Muchas amenazas ya no ingresan a la red a través de las vías tradicionales. Los ataques basados en la web aprovechan el crecimiento exponencial de las aplicaciones, especialmente aquellas diseñadas para consultar y extraer información directamente en el centro de datos.
Una manera efectiva de cerrar esa brecha es mediante la implementación de un WAF, específicamente diseñado para proporcionar una inspección profunda y de alto rendimiento del tráfico de aplicaciones web mucho más allá de lo que proporciona la tecnología tradicional de firewall de próxima generación.
6. Reemplace sus soluciones de punto aislado
Dada la naturaleza de las amenazas inteligentes y multi-vectoriales de hoy en día, las soluciones de seguridad deben estar interconectadas en un solo sistema cohesivo que pueda abarcar y adaptar las arquitecturas de redes elásticas. La integración y la correlación dinámica proporcionan visibilidad en tiempo real en toda la red, lo cual es crítico porque no puede defenderse contra una amenaza que no se puede ver. Además, un sistema de soluciones de seguridad integradas y orquestadas permite a las organizaciones combatir de manera proactiva e inteligente los ciberataques como un sistema coordinado, donde sea que esas amenazas puedan ocurrir.
7. Segmente su red
Debido a la naturaleza fluida de sus ecosistemas en red y a la amplia gama de aplicaciones y datos que fluyen a través de las redes, es imperativo establecer una segmentación de red efectiva y segura que evite la propagación lateral de amenazas. El objetivo es crear una política coherente y su ejecución en todas las instancias de la red, más allá del perímetro, para administrar y asegurar el movimiento lateral de datos y aplicaciones.
Algo tiene que cambiar
Si bien la escala y la frecuencia de las brechas de datos actuales son alarmantes, demasiadas organizaciones con entornos de red altamente flexibles y adaptables todavía dependen de soluciones y estrategias de seguridad aisladas y de segunda generación para protegerlas. Sin embargo, hoy más que nunca, la seguridad de la actualidad no puede ser una ocurrencia tardía. Requiere planificación, personas y procesos combinados con tecnologías de seguridad adaptativas diseñadas para escalar dinámicamente en las redes digitales actuales, ver y
coordinar a través de la red distribuida y responder automáticamente como un único sistema de defensa proactivo para abordar las avanzadas ciberamenazas.

Violación a la privacidad, amenaza empresarial



por Yesica Flores
• El 58% de las empresas mexicanas incumplen la ley de protección de datos personales
• Soluciones de encriptación de datos, control de accesos y protección de sistemas son un requerimiento para las empresas hoy en día.
• En los últimos 7 años han existido más de 5,700 denuncias contra empresas en el INAI.
Actualmente, las empresas en México están inmersas en una feroz competencia de mercado. Por la rapidez de sus acciones, efectúan operaciones sin conocer que asumen riesgos importantes al tener software que deja al descubierto los datos personales de los clientes y proveedores. Una muestra de esto es el resultado de la encuesta de Garther, donde se afirma que el 58% de las compañías del país incumplen la ley de protección de datos personales por la falta de programas correctos, revelando que no se consideran las consecuencias financieras y fiscales a las que están expuestas.
La violación a la privacidad es un término utilizado para describir la recaudación, almacenamiento y publicación de datos privados de los clientes y proveedores, lo cual está sancionado en México por la Ley Federal de Protección de Datos Personales en posesión de los particulares, con multas que han llegado a sumar $317 millones 946 mil pesos a junio del 2017, teniendo en cuenta la gravedad de la infracción, la capacidad del infractor y la gravedad de la incidencia. Un ejemplo de esto es una compañía de telefonía, la cual fue multada durante 2015 por 90 mdp por filtración de datos de clientes.
Según un estudio del Instituto Ponemon, las fugas de datos cuestan actualmente a las organizaciones una media de más de 200 dólares por cada registro de cliente en peligro, adicionalmente pierden la reputación corporativa.
Para evitar estos problemas podemos recurrir a las soluciones de encriptación informática, firewalls, antivirus, controles de accesos y soluciones antifraude. Proveedores de soluciones de encriptación como OFI.com.mx se encargan de la gestión total de estas plataformas, siendo una solución ideal para las empresas por: asegurar el resguardo de la información dentro de la empresa, desde datos sensibles de proveedores, el control de los colaboradores que tienen acceso a la información, la encriptación de bases de datos, así como protección contra hackers y malwares que pudieran comprometer los datos. Las compañías también deben de enfrentar las amenazas a la información sensible para evitar la violación a la privacidad, robo de identidad o fraudes cibernéticos, sin perder de vista la fuga de información interna.
La inversión en sistemas de encriptación es un recurso que preserva las oportunidades de negocio de las empresas. Gracias a estas plataformas las organizaciones satisfacen sus necesidades inmediatas de protección de datos y proporcionan seguridad a cada uno de sus clientes y colaboradores.