terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Hoje, 16 de fevereiro Municipio de Cantanhede assinala online Dia de Carnaval

A propósito do Dia de Carnaval que se assinala hoje, 16 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Cantanhede preparou a apresentação de um vídeo intitulado “Máscaras, um pouco de história e algumas curiosidades”.

Especialmente direcionada para crianças e jovens, a iniciativa tem como principal objetivo dar conhecer um pouco da história das máscaras, a sua evolução ao longo dos tempos e a importância para a humanidade, relembrando, ainda que de forma simbólica, o Carnaval, que este ano pelas dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 não foi celebrado, como habitualmente por crianças e adultos.

Num periodo em que grande parte da população se encontra confinada, nomeadamente as crianças, esta ação ganha ainda mais relevo, ao incentivar os mais pequenos a dar asas à sua imaginação, estimulando também a liberdade criativa

O pequeno vídeo termina fazendo referência às máscaras de proteção individual, muito importantes para nossa segurança e infelizmente tão necessárias nos dias que correm.

“Máscaras, um pouco de história e algumas curiosidades” pode ser ouvido na página da Biblioteca Municipal, em “Levamos a biblioteca perto de si”, que se encontra alojada no Portal do Município de Cantanhede.

Manteigas | Requalificação da envolvente à Fonte Santa

Trabalhos iniciam-se nos próximos dias
Foi adjudicada recentemente a empreitada de «Requalificação da envolvente à Fonte Santa», na sequência de concurso público lançado para o efeito pela Câmara Municipal de Manteigas, à firma SCOPBEL, Lda., pelo valor total de 190.095,92 €.

A intervenção visa dotar o local de uma renovada praça de entrada na Vila, valorizando os produtos identitários de Manteigas que ali se somam: a fonte «termal» - «Fonte Santa», o Viveiro das Trutas, o canil do Cão Serra da Estrela, o Centro Interpretativo do Vale Glaciário do Zêzere e a floresta.
Os objetivos específicos do projeto e da empreitada são os de dignificar a fonte que dá nome ao local, de reabilitar os dois pequenos edifícios sobranceiros à praça, de alargar pontualmente a via de circulação, de reestruturar a área de estacionamentos, de redefinir zonas de circulação pedonal e automóvel, e de criação de um percurso que irá permitir uma circulação mais fluida e segura dos utilizadores entre todos os pontos de interesse.

Castelo de Paiva | Para os utentes com mais de 80 anos

ARRANCA HOJE EM CASTELO DE PAIVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO COVID-19

Através da intervenção do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul, arrancou hoje de manhã,, através da Unidade de Saúde Familiar Paiva Douro, em Castelo de Paiva, a campanha de vacinação contra a COVID 19 para utentes com mais de 80 anos e para aqueles com mais de 50 anos com comorbilidades.

Nos dias 16, 17, 18 e 19 deste mês, serão vacinados, utentes dos concelhos de Penafiel e de Paredes e cerca de 160 de Castelo de Paiva, num total de 560 idosos, enquanto no dias 18 e 19, serão vacinados mais utentes dos concelhos de Penafiel e Paredes e cerca de 70 de Castelo de Paiva, num total de 250.

 Todos estes utentes estão a ser convocados pelos serviços do ACES através de contacto telefónico, tendo já sido concluído todo o processo de vacinação dos lares existentes no concelho de Castelo de Paiva, num total de  profissionais e  utentes.


Em Castelo de Paiva terminou na semana passada, o processo de vacinação dos lares de idosos tendo sido vacinados mais de 400 pessoas, profissionais e utentes. exceptuando o Centro Social de Santa Maria de Sardoura onde recentemente se registou um surto desta epidemia.

Na passada sexta feira foram também vacinados cerca de 30 bombeiros de Castelo de Paiva, e os profissionais de saúde das unidades de saúde locais receberam no fim da semana a 2ª dose da vacina contra a Covid 19.

Esta campanha que tem inicio esta semanavai contemplar mais de 900 mil portugueses, sendo uma nova etapa da Fase 1 do Plano de Vacinação contra o coronavírus que se iniciou a 27 de Dezembro, e que foi recentemente actualizado, passando agora a incluir a vacinação simultânea de pessoas com mais de 80 anos e aqueles que apresentam mais de 50 anos mas com outras patologias graves e crónicas associadas.

 Paula Melo, Vereadora do Pelouro da Saúde da autarquia paivense, fez questão de deixar uma mensagem a este grupo populacional, apelando a que aguardem o contacto das autoridades de saúde e não se dirijam aos centros de saúde ou postos de vacinação antes de o receberem qualquer contacto.

" Todos os que estejam dentro destes grupos agora contemplados, serão contactadas primeiro por SMS, se não tiverem SMS, por via telefónica, se não tiverem telefone por via postal. Não vale a pena correr aos Centros de Saúde e Postos de Vacinação, cada um será avisado de qual é o seu dia, hora e local, devendo para isso, aguardar serenamente que sejas chamados e todos serão chamados na vez", garantiu hoje a responsável municipal .

Vereadora da Saúde enaltece o esforço dos profissionais de saúde na organização e implementação do processo de vacinação. Refere, ainda, que torna-se necessário sensibilizar a comunidade em geral e as instituições com o serviço de apoio domiciliário para que estejam atentos aos telemóveis dos utentes que cumprem estes requisitos da 1ª fase de vacinação. uma vez que serão contactados, preferencialmente, por via SMS. Esse contacto será realizado através do número da linha 24 (808 24 24 24).

 

Carlos Oliveira

Tribunal do Trabalho considera ilícito despedimento de tripulantes da Ryanair em Lisboa


O Tribunal do Trabalho de Lisboa deu razão à providência cautelar interposta pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil relativamente ao despedimento de tripulantes da Ryanair em Lisboa, disse um dirigente sindical à Lusa.

De acordo com Ricardo Penarroias, da direção do SNPVAC, "o despedimento englobava seis tripulantes da Ryanair da base de Lisboa", tendo sido efetivado em janeiro, e agora "foi considerado ilícito" pelo tribunal.

"O processo iniciou-se em princípios de janeiro, em que se deram todos os passos jurídicos", tendo sido ainda criada uma comissão com a mediação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), "que não chegou a uma conclusão, acabando a companhia por decidir, uma vez mais, avançar com o processo de despedimento".

A companhia aérea é, assim, para já, obrigada a reintegrar os trabalhadores, mais ainda pode recorrer, de acordo com o dirigente do SNPVAC.

A decisão hoje conhecida equipara-se à conhecida em janeiro relativamente aos tripulantes da base do Porto, em que o tribunal do trabalho da Maia declarou ilícito o despedimento de nove tripulantes da Ryanair, no âmbito de uma providência cautelar, obrigando a reintegrá-los.

De acordo com a sentença proferida em 25 de janeiro, a que a Lusa teve acesso, o tribunal julgou "procedente" a providência cautelar requerida por nove tripulantes afetos à base do Porto, no âmbito de um despedimento coletivo realizado em dezembro que abrangeu 23 trabalhadores, e declarou "a ilicitude do despedimento de que os requerentes foram alvos".

O tribunal determinou "a suspensão" do despedimento e "a consequente reintegração" dos nove tripulantes "com a inerente retribuição a que tiverem direito, até à apreciação definitiva da ação de impugnação de despedimento coletivo".

Os tripulantes invocaram a violação da fase de negociações prevista no Código do Trabalho, alegando que a Ryanair "não pagou corretamente os montantes devidos a título de compensação pelo despedimento".

Além disso, consideram que a comunicação da Ryanair relativa à decisão final de despedimento não continha o resultado da aplicação dos critérios de seleção dos trabalhadores a despedir.

Os tripulantes despedidos alegaram que não compreendiam como foi alcançada a decisão do seu despedimento e qual o motivo concreto, considerando que houve uma "putativa motivação discriminatória/ideológica" no seu despedimento.

Segundo o tribunal, face ao teor da decisão final de despedimento "absolutamente omissa quanto ao resultado da aplicação dos critérios predefinidos para a seleção dos trabalhadores a despedir" é "completamente impossível aos requerentes, ao tribunal e/ou a qualquer outra entidade externa à empresa sindicar a seleção dos 23 trabalhadores visados".

Por outro lado, segundo a sentença ficaram por provar alguns factos, nomeadamente quanto ao não pagamento dos subsídios de férias e de Natal e sobre os 22 dias de férias não gozados.

Lusa

Portugal quer investir 583 ME em equipamentos sociais


Portugal prevê investir 583 milhões de euros em equipamentos e respostas sociais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista a aumentar as respostas em creches, mas também retirar idosos das instituições.

De acordo com o documento, que foi hoje colocado em consulta pública pelo Governo, Portugal quer investir 583 milhões de euros em cinco projetos - três no continente, um na Região Autónoma dos Açores e outro na Região Autónoma da Madeira - com o objetivo de reforçar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Para a nova geração de equipamentos e respostas sociais para a primeira infância, pessoas idosas e pessoas com deficiência, o Governo de António Costa destina 417 milhões de euros, definindo como um dos primeiros objetivos a criação de 28 mil novas vagas sobretudo nas zonas Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve, onde há maior défice.

Por outro lado, quer também requalificar a rede de equipamentos já existente, bem como regularizar as respostas que estejam em situação irregular, estando previstas "intervenções ao nível do edificado e respetivos equipamentos".

Estas intervenções têm como objetivo criar, qualificar e apetrechar espaços de isolamento sanitário para situações de contingência, mas também a compra de soluções wi-fi e material informático, "de modo a facilitar a comunicação e a melhoria da eficiência energética dos edifícios".

Outro objetivo é criar equipas multidisciplinares de intervenção social que cubram todo o território nacional continental para apoio às pessoas mais vulneráveis, incluindo apoiar pessoas com deficiência ou incapacidades nos seus processos de autonomização e inclusão.

Relativamente aos equipamentos e respostas sociais, o Governo assume que é seu objetivo reformar os apoios que estão pensados para as pessoas idosas, desde logo com o licenciamento das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) que estejam em situação ilegal, "sempre que tal seja possível", mas também com a revisão do quadro legislativo em matéria de licenciamento de equipamentos sociais.

Por outro lado, diz que quer qualificar os cuidados prestados nas ERPI e promover respostas sociais inovadoras que evitem a institucionalização das pessoas mais idosas em soluções "de larga escala", apostando antes em respostas residenciais de pequenas dimensões e com ambiente familiar.

De acordo com o documento, está também prevista uma aposta ao nível do apoio domiciliário, tornando-o mais próximo e mais flexível, tendo em conta as necessidades dos utentes e que ajude a adiar a dependência e necessidade de institucionalização.

Para a Região Autónoma da Madeira (RAM) estão previstos 83 milhões de euros com vista ao reforço das Estruturas Residenciais e Não Residenciais para Pessoas Idosas, onde estão previstas mais 1.130 camas e a criação de respostas que funcionem em horário noturno, e das Estruturas de Apoio à Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, nomeadamente na rede de apoio social.

Em relação à Região Autónoma dos Açores (RAA), o Governo destina 35 milhões de euros para implementar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, com respostas para crianças e jovens, pessoas com deficiência, mas também famílias carenciadas, desde logo com a redução em 10% da mensalidade das creches ou com a integração no mercado de trabalho de pessoas em situação de exclusão social grave.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou hoje a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em consulta pública, no qual estipula "19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos".

Previsto está que a maior fatia (61%) das verbas do PRR se destine à área da resiliência, num total de 8,5 mil milhões de euros em subvenções e de 2,4 mil milhões de euros em empréstimos.

Lusa

Vereador da Proteção Civil em Lisboa justifica demissão com “mal-estar” provocado por ter sido vacinado


O vereador demissionário da Proteção Civil da Câmara de Lisboa justificou hoje a decisão com o "mal-estar" provocado na autarquia depois ter sido vacinado, considerando, assim, que não estavam reunidas as condições para continuar no cargo.

Carlos Castro enviou hoje uma carta ao presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), renunciando ao cargo de vereador de Proteção Civil, "pedido que foi de imediato aceite", divulgou a autarquia em comunicado.

O facto de o autarca ter sido vacinado com uma das 126 vacinas que sobraram do processo de vacinação dos lares da cidade, assim como os comandantes do Regimento de Sapadores Bombeiros e da Polícia Municipal e a Diretora Municipal da Higiene Urbana, provocou "mal-estar em vários serviços do município", escreve na carta endereçada a Medina, divulgada na sua página da rede social Facebook.

"Por não querer que os serviços municipais percam o seu foco, porque ainda estamos num árduo combate, e não quero contribuir para uma situação de instabilidade interna, verifico não estarem reunidas as condições para permanecer em funções e, por isso, apresento a minha renúncia ao cargo", afirma Carlos Castro.

O vereador demissionário salienta que "nunca quis beneficiar de nada, nem prejudicar ninguém", reforçando que a sobra que lhe foi administrada foi "validada por um delegado de saúde".

"As vacinas que foram administradas, sobras dos lares vacinados, foram, de facto, aplicadas a pessoas que estavam, e estão, desde o primeiro momento, ou seja, desde março de 2020, na linha da frente de combate à pandemia", defende.

"Estou inteiramente disponível para prestar todas as declarações às autoridades competentes de um trabalho que partilhei com dezenas de elementos da saúde da cidade, além de centenas de pessoas de outras instituições que diretamente contribuem para a resposta do dispositivo da cidade", acrescenta.

Carlos Castro recorda que o plano de vacinação contra a covid-19 na cidade foi coordenado e implementado no terreno por si, e que acompanhou "os primeiros dias de trabalho" na presença dos dirigentes da Higiene Urbana, Polícia Municipal e Bombeiros.

"Não houve nenhuma pessoa de um lar da cidade, utente ou profissional, a quem ficou por dar uma vacina", destaca.

No dia 09 de fevereiro, a Câmara de Lisboa fez saber que, na sequência da vacinação em lares e residências para idosos, sobraram 126 vacinas, uma média de 18 por dia.

Dando cumprimento às determinações das autoridades de saúde, indicou então a autarquia, foram ministradas 26 doses das vacinas a elementos das equipas envolvidas diretamente da operação de inoculação nos lares, designadamente 15 enfermeiros e oito elementos da Proteção Civil municipal presentes no local da vacinação, entre os quais o vereador com a pasta respetiva, e também três elementos da Higiene Urbana, entre os quais a sua diretora, envolvidos no processo de recolha das seringas utilizadas na vacinação.

As restantes 100 sobras "foram ministradas a profissionais dos grupos constantes na primeira fase de prioridade definida" pela Direção-Geral da Saúde.

"Foram assim vacinados 56 bombeiros voluntários e o comandante e subcomandante do Regimento de Sapadores Bombeiros, e 42 elementos da Polícia Municipal, incluindo o comandante", especificou a autarquia.

Segundo a mesma informação, foram cumpridas as "determinações expressas" das autoridades de saúde relativas às sobras, que indicavam que se deveria vacinar "em primeiro lugar todos os profissionais da linha da frente envolvidos na operação".
"Findo esse grupo, [a determinação foi] vacinar os grupos da primeira fase de prioridade, como os bombeiros e polícias", referia o município.

Na nota de hoje, a Câmara de Lisboa refere que "serão remetidos às autoridades competentes todos os elementos apurados relativos à participação da Proteção Civil no processo de vacinação dos lares para avaliação externa e independente dos mesmos".

O pelouro da Proteção Civil passará a ser assumido pelo vereador Miguel Gaspar, detentor das pastas das Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação.

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da câmara disse que ainda não é conhecido o novo membro do executivo após a demissão.

Lusa

Pirlo antevê jogo “muito difícil” com o FC Porto e pede paciência aos jogadores


O treinador da Juventus admitiu hoje que o jogo com o FC Porto, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, vai ser "muito difícil" e por isso pede paciência aos seus jogadores.

"Vai ser um jogo muito difícil. O FC Porto defende muito bem, não sofreu golos nos últimos cinco jogos da Liga dos Campeões. Tem uma equipa com um estilo muito atlético, sabem jogar compactos e temos de ter muita paciência. Não podemos forçar as ações, porque em contra-ataque são muito bons. Tem jogadores com muita força física. É uma equipa muito forte", disse Andrea Pirlo, em conferência de imprensa de antevisão da partida de quarta-feira.

Pirlo destacou ainda o "sabor especial de jogar na Liga dos Campeões" e frisou a necessidade de os italianos "jogarem com muita cabeça", de forma a conseguirem levar a melhor frente ao FC Porto.

"A Liga dos Campeões tem sempre esse sabor especial e há adrenalina. Não posso jogar, bem gostaria, mas os meus jogadores são muito melhores do que eu. Amanhã temos de jogar com muita cabeça", disse.

O técnico foi ainda questionado sobre a importância de Cristiano Ronaldo jogar em Portugal: "Ronaldo vai jogar em Portugal, é muito importante para ele e vai jogar ainda com mais vontade de marcar. Tem marcado golos em provas a eliminar e isso é um grande motivo de orgulho."

Na memória de Pirlo estão os muitos jogos em que atuou ao lado de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. Essas "boas recordações" permitem ao treinador italiano saber que o português vai continuar a fazer "bom trabalho na 'Champions'".

"Joguei muitos jogos com o Sérgio Conceição e tenho boas recordações dele. Era um grande jogador, muito técnico e muito forte. Havia ainda Figo e Simão, dois jogadores muito fortes nos duelos individuais e que também estão no coração dos portugueses. Está a fazer um grande trabalho no FC Porto. Vai continuar a fazer esse bom trabalho na 'Champions'", frisou.

Pirlo salientou ainda a variedade de jogadores no FC Porto e revelou como os pretende travar e impedir de criar perigo: "O FC Porto tem muitos jogadores experientes como o Pepe, mas outros jovens de grande qualidade. Não lhes podemos dar espaços e não podemos permitir que eles joguem com os nossos erros. Temos de estar atentos, jogar com calma e inteligência."

O FC Porto recebe na quarta-feira, pelas 20:00, a Juventus, em partida da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, que terá arbitragem do espanhol Carlos del Cerro Grande.

Lusa

Ligações transfronteiriças com 110 ME para infraestruturas rodoviárias


O Governo prevê investir 110 milhões de euros em infraestruturas rodoviárias para assegurar as ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, inclusive a construção de duas pontes, segundo o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), colocado hoje em consulta pública.

Previstas na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT), acordo estabelecido entre Portugal e Espanha, em outubro de 2020, as infraestruturas rodoviárias a investir no PRR são a nova ponte entre Sanlucar del Guadiana e Alcoutim, e a ponte internacional sobre o rio Sever entre Cedillo e Nisa.

Estão também previstas intervenções na Estrada Nacional (EN) 103, entre Vinhais e Bragança, no Itinerário Complementar (IC) 31, entre Castelo Branco e Monfortinho, e na ligação de Bragança a Puebla de Sanabria, segundo o PRR, colocado em consulta pública pelo Governo.

O montante total de 110 milhões de euros visa "alavancar o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e a redução dos custos de contexto concretizando um conjunto de investimentos", apontou o executivo, adiantando que os investimentos rodoviários serão promovidos pela Infraestruturas de Portugal.

Em relação à construção das pontes sobre o rio Sever e o rio Guadiana, as intervenções devem ser promovidas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve.

O PRR contempla um total de 833 milhões de euros para infraestruturas no sentido de "reforçar a resiliência e a coesão territorial, aumentar a competitividade do tecido produtivo e contribuir para a redução dos custos de contexto, em particular no acesso aos mercados".

Dessa verba, além dos 110 milhões de euros para ligações transfronteiriças, estão previstos 110 milhões de euros para Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) e 362,9 milhões de euros para 'missing links' e aumento de capacidade da rede, com intervenções rodoviárias em várias infraestruturas, inclusive no Itinerário Principal (IP) 3, na EN14, na EN4, no IC35, no IP2, na EN344, na EN125, no IC2 e no IP8.

Nas AAE, há ainda o montante de 190 milhões de euros para acessibilidades rodoviárias, com o objetivo de constituir o "suporte mais adequado para garantir a entrada e saída de mercadorias de forma eficiente e económica".

Entre as intervenções previstas nestas acessibilidades estão o Parque Industrial do Mundão, a Zona Industrial de Riachos, o Parque Empresarial de Camporês, a Área Industrial de Fontiscos, a Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras, a Zona Industrial de Cabeça de Porca, o Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas (Guimarães), entre outros.

No investimento em infraestruturas estão também 60 milhões de euros para circuitos logísticos na Rede Viária Regional dos Açores, o que inclui "a melhoria das acessibilidades aos centros populacionais e aos núcleos de atividade económica e às principais infraestruturas de acessibilidade das ilhas, o aeródromo/ aeroporto e os portos marítimos, a intervenção nas variantes e circulares aos principais centros urbanos, a instalação de terminais rodoviários e de estacionamento fora dos centros urbanos, e a requalificação da sinalética".

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado, e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou hoje em consulta pública a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Lusa

Portugal recebe primeiras vacinas da Janssen no segundo trimestre


O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que Portugal deve receber no segundo trimestre do ano as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi hoje submetido ao regulador europeu.

"À hora que estamos aqui reunidos deverá estar a ser formalizado o processo junto da Agência Europeia do Medicamento" (EMA) da vacina produzida pela Janssen, adiantou Rui Santos Ivo na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Segundo o responsável do Infarmed, o novo fármaco da Janssen (companhia farmacêutica da Johnson & Johnson) de toma única entra agora na fase final de avaliação e, "se tudo correr bem" com a avaliação da sua segurança e eficácia, prevê-se que esteja aprovado no próximo mês, com as primeiras entregas de doses previstas para o segundo trimestre deste ano.

No final de janeiro, o diretor médico da Janssen afirmou à Lusa que se mantinha o compromisso de disponibilizar na União Europeia as vacinas no segundo trimestre deste ano, altura em que Portugal receberá as primeiras 1,25 milhões de doses.

"O compromisso com a União Europeia é o segundo trimestre de 2021 e este compromisso mantém-se", garantiu Manuel Salavessa na altura, ao adiantar que as primeiras 1,25 milhões de vacinas da empresa norte-americana contra a covid-19 fazem parte de um lote de 4,5 milhões que o país vai receber ao longo deste ano.

O acordo desta farmacêutica com a Comissão Europeia prevê para este ano 200 milhões de doses, com uma opção de 200 milhões de doses adicionais.

Segundo Rui Santos Ivo, a informação disponível neste momento indica que a Pfizer "conseguiu praticamente já recuperar o atraso que se verificou no início" na entrega de vacinas, o que permite a Portugal contar, no final do primeiro trimestre, com cerca de 1,3 milhões de doses, que é "praticamente o volume que estava previsto".

Relativamente à Moderna, a "informação que temos é que serão entregues as 226.800 doses que estavam contratualizadas", referiu o presidente do Infarmed, ao adiantar que "onde efetivamente se observa uma redução é nas vacinas da AstraZeneca", uma vez que estavam previstas serem entregues cerca de 2,7 milhões, mas que não deverão ultrapassar as 930 mil doses nesta fase.

Lusa

Bitcoin atinge máximo histórico de mais de 50.000 dólares


O preço da Bitcoin ultrapassou hoje os 50.000 dólares, um máximo histórico, devido ao interesse de grandes bancos e empresas como a Tesla.

Por volta das 12:35 TMG (mesma hora em Lisboa), a Bitcoin subiu para 50.547,70 dólares, um máximo histórico.

Posteriormente, a Bitcoin recuou cerca das 12:55 TMG para 49.505,35 dólares, mais 2,7% que no início da sessão e mais de 70% desde o início do ano.

Depois de um desempenho vertiginoso em 2020, a Bitcoin viu o valor quintuplicar no espaço de um ano.

Mas enquanto alguns observadores do mercado desconfiam da volatilidade deste mercado descentralizado, que não se apoia em quaisquer ativos, outros acreditam que a situação é bastante diferente de 2017, quando os preços tinham subido com o mesmo entusiasmo antes de caírem no início de 2018.

"O crescente interesse comercial nas criptomoedas transformou o mercado em relação a 2017", disse Neil Wilson, analista da Markets.com, à AFP.

Na semana passada, o fabricante de carros elétricos Tesla surpreendeu ao anunciar que tinha investido 1.500 mil milhões de dólares do seu dinheiro em Bitcoin.

O patrão de Tesla e o homem mais rico do mundo, Elon Musk, não hesita em exaltar os méritos das criptomoedas nas redes sociais.

Hoje, o grupo MicroStrategy, uma empresa americana de 'software' de tamanho médio que no final de 2020 apostou maciçamente em investir na Bitcoin, para permitir aos investidores de Wall Street apostarem na criptomoeda através da compra das suas ações, anunciou um levantamento de fundos de 600 milhões de dólares "para comprar Bitcoin".

Além disso, grupos bancários e financeiros estão cada vez mais interessados na Bitcoin: na semana passada, o banco mais antigo de Wall Street, BNY Mellon e a MasterCard, sucederam-se ao gigante BlackRock ou ao serviço de pagamento Paypal, que anunciaram todos novos projetos sobre criptomoedas nos últimos meses.

No entanto, não há unanimidade no mercado das criptomoedas: vários banqueiros centrais, como Andrew Bailey no Reino Unido, excluíram a ideia de considerar a Bitcoin como uma moeda por direito próprio, ou mesmo como "ouro digital" a ser utilizado para preservar a riqueza.

Lusa

Imagem: CriptoFacil

Concelho de Cantanhede | Estrada entre Ançã e S. João do Campo está a ser requalificada


Na freguesia de Ançã, está nesta altura a ser concluída a requalificação da Rua Dr. Calisto Poiares, a partir entroncamento com a Rua Prof. D. Maria Luísa Campos, até ao limite do concelho de Cantanhede, na confluência de S. João do Campo, no concelho de Coimbra.
Esta via de reconhecida importância do ponto de vista da mobilidade entre as duas freguesias é muito utilizada para quem pretende aceder à zona poente do território municipal de Coimbra e aos concelhos de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.
Entretanto, face ao estado de degradação do piso e às dificuldades daí decorrentes para a circulação automóvel e para a segurança dos condutores, a Câmara de Cantanhede decidiu incluir a referida estrada no programa de reabilitação da rede viária do concelho que está em curso desde o último trimestre de 2020, programa esse que corresponde a um investimento de mais de sete milhões de euros em várias frentes de obra.
Só para a Freguesia de Ançã serão brevemente lançadas a concurso empreitadas de aplicação de tapete nas ruas 25 de Abril, Prof.ª Dona Maria Luísa Campos, Santa Maria, Augusto Abelaira, São Tomé, Roseiras, Nova do Rossio, Vale Farinha, Vale da Eira e parte da Rua Aranha, esta última na Granja de Ançã, o que perfaz um investimento de mais de 400.00 euros.

A requalificação da Rua Dr. Calisto Poiares entre Ançã e S. João do Campo faz parte de uma empreitada que inclui intervenções idênticas na Rua Dona Antónia, Rua 25 de Abril e Rua Almas, em Outil, bem em como a conclusão das infraestruturas previstas no mais recente processo de ampliação da Zona Industrial de Cantanhede.

De acordo com o que consta no caderno de encargos, estas obras contemplam a realização de trabalhos preparatórios pontuais ao nível do tratamento, fresagem, reforço e regularização do pavimento existente, a reabilitação da drenagem pluvial e a aplicação de camada de tapete betuminoso, operação que na Rua Dr. Calisto Poiares entre Ançã e S. João do Campo foi testemunhada pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, acompanhada pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso.

Recorde que além das empreitadas já em curso ou a adjudicar no âmbito do programa de reabilitação da rede viária, a autarquia cantanhedense tem vindo a realizar várias obras de requalificação de estradas com recurso aos meios humanos e técnicos de que dispõe na Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias. Para esse efeito, em 2020 e 2021, fora adquiridas massas betuminosas quentes no valor de 316.377 euros e materiais inertes que ascendem a 274.646 euros, neste último caso destinados a aplicações diversas, incluindo a recuperação de caminhos vicinais, de acordo com um planeamento acordado com as juntas de freguesia.

Proença-a-Nova | Plano Operacional Municipal para 2021 aprovado por unanimidade


O Plano Operacional Municipal do Município de Proença-a-Nova foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios na reunião que decorreu, online, no dia 12 de fevereiro. Neste documento, apresentado pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, Daniel Farinha, estão operacionalizadas as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Nesse sentido, é feito um inventário de viaturas, equipamentos disponíveis e meios complementares de apoio ao combate; é definido o esquema de comunicação dos alertas amarelo, laranja e vermelho (1ª intervenção); estão representados os procedimentos de atuação para cada um dos níveis com indicação da entidade, designação da equipa, atividade desenvolvida, horário praticado, números mínimos de elementos e locais estratégicos de estacionamento.

“Esta é uma ferramenta fundamental que define como cada entidade se deve articular em conjunto e permitir uma ação o mais assertiva possível quando expostos a um evento de incêndio, e quero registar o empenho e forma responsável como se tem construído a cada ano este plano”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que destaca o carácter colaborativo do mesmo. “Estão envolvidas 14 entidades, contribuindo com a sua área de especialidade neste desígnio comum que é ter uma floresta com o menor número de ocorrências e com as menores consequências para as populações e para os nossos ecossistemas”.

Paralelamente foi apresentado o relatório de monotorização do PMDFCI – Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (2020-2029) referente a 2020 que também mereceu a concordância por unanimidade. No relatório está refletido o que foi o ano passado em termos de incêndios florestais e as ações realizadas em cada um dos três eixos identificados: aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência dos incêndios e melhoria da eficácia de ataque e da gestão de incêndios. Recorde-se que os incêndios florestais que deflagraram no concelho em 2020 queimaram 3.397,94 hectares de floresta, sendo que as piores duas ocorrências - de um total de sete - registaram-se a 25 de julho e a 13 de setembro.

AVEIRO | CORTES DE TRÂNSITO NA RUA DO SOLPOSTO

No âmbito da execução de trabalhos de pavimentação definitiva das valas de abastecimento de gás natural, a levar a cabo pela Lusitaniagás, S.A., a Rua do Solposto, em Santa Joana estará com o trânsito cortado em duas fases distintas, entre quarta e sexta-feira, 17 a 19 de fevereiro.

Apesar de estarem implementados os respetivos desvios de trânsito, a Câmara Municipal de Aveiro agradece a compreensão pelos incómodos causados e solicita a colaboração dos Cidadãos ao evitarem a circulação por esta zona do Município, até sexta-feira.

CONCURSO PÚBLICO PARA ARRANJOS URBANÍSTICOS EM EIXO E EIROL


A Câmara Municipal de Aveiro, através de despacho do Presidente, Ribau Esteves, avançou com a abertura de um novo concurso público com o valor base de 505.692,41€, tendo em vista a realização de uma intervenção concertada de manutenção e pequenos arranjos urbanísticos em arruamentos das localidades de Azurva, Eixo e Eirol.

A intervenção prevê a execução de trabalhos em 12 arruamentos, com repavimentação, recuperação de passeios, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção de espaços verdes, promovendo mais conforto e segurança para peões e condutores.

INÍCIO DA REQUALIFICAÇÃO DA USF DE EIXO


Teve início a empreitada de Requalificação da Unidade de Saúde Familiar de Eixo, em execução pela empresa PEMI – Construção e Engenharia Lda., pelo valor de 420.499,55€ e um prazo de execução de 180 dias.
A presente intervenção tem como objetivo melhorar as atuais instalações, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários, melhorando as condições térmicas e de ventilação do edifício assim como a funcionalidade de alguns dos compartimentos existentes.

Este é um mais um dos investimentos que estamos a realizar em vários locais do Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, de qualificação de edifícios onde se prestam cuidados de saúde primários aproveitando bem os Fundos Comunitários do Centro 2020.

Imagem: Notícias de Aveiro

Comunicado | Torrestir realiza testes quinzenais de rastreio à COVID-19 aos seus funcionários


Perante a situação pandémica atual, o Grupo Torrestir, dedicado ao transporte de mercadorias, distribuição e logística, decidiu realizar testes quinzenais de rastreio à COVID-19 a todos os seus 2.600 colaboradores, de forma a garantir a segurança das suas operações e a evitar potenciais situações de contágio.

«Em prol da saúde dos nossos colaboradores, clientes e parceiros e para que todas as encomendas cheguem ao destino em total segurança, decidimos que a realização de testes quinzenais é imperativa no controlo desta pandemia», explica Fernando Torres, Presidente do Grupo Torrestir.
Consciente das dificuldades que o país atravessa, o Grupo Torrestir garante assim que todos os seus colaboradores continuem na linha da frente, dia e noite, fazendo diariamente muitos quilómetros, para que Portugal não pare, percorrendo o país e mantendo ativas as cadeias de abastecimento para que nada falte nas casas e empresas portuguesas.

Com esta ação o grupo continua a garantir o cumprimento das medidas de segurança, como também a contribuir para o controlo da pandemia a nível nacional, no âmbito da forte responsabilidade social que sempre pautou a atividade da Torrestir.

 

Morreu a atriz Carmen Dolores

A atriz tinha 96 anos.

Morreu a atriz e escritora Carmen Dolores. A artista nasceu a 22 de abril de 1924, em Lisboa, e morreu esta terça-feira, confirmou a TSF.

O percurso da atriz iniciou-se na rádio, mais concretamente no teatro radiofónico. Tinha apenas 12 anos, mas trabalhou ao lado de nomes como Rogério Paulo, Alves da Costa e Laura Alves. Aos 19 anos, estreava-se no cinema, na adaptação em filme do romance de Camilo Castelo Branco "Um Amor de Perdição".

A carreira de Carmen Dolores ficou também marcada por "Um Homem às Direitas" (1945), filme com que foi premiada enquanto melhor atriz, e "A Vizinha do Lado". No mesmo ano, integra a companhia Os Comediantes de Lisboa, sediada no Teatro da Trindade, onde foi colecionando sucessos.

Em 1951, sobe ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, sob a direção de Amélia Rey Colaço. Nessa fase de carreira, destaca-se a peça "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett.

A atriz morreu esta terça-feira, aos 96 anos.

TSF

Imagem: Arquivos RTP

Homem detido por posse ilegal de armas em Moimenta da Beira


O Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, com o reforço do Posto Territorial local , deteve um homem por posse ilegal de armas, naquele Concelho.

No seguimento de uma denúncia por furto numa residência, durante o qual foi subtraída uma arma, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que culminaram com a identificação do autor do furto e com o cumprimento de duas buscas domiciliárias, que permitiram apreender o seguinte material:

-Duas armas de caça;
-52 cartuchos;
-5 cartuchos deflagrados;
-2,6 quilos de chumbos para recarga de cartuchos;
-77 fulminantes para cartuchos de caça.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detém arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, incorre em crime de posse ilegal de arma.

Arquitetura católica na Inglaterra

 

  • Plinio Maria Solimeo

Se é verdade que o ambiente no qual se vive molda a pessoa, o mesmo se pode dizer do ambiente em que se reza. Era por isso que nos bons tempos quando havia fé, as igrejas eram os edifícios mais belos e elevados das cidades, onde as pessoas encontravam um ambiente propício para a oração, isto é, elevavam suas mentes a Deus.

 Poder-se-ia dar mil exemplos disso, mas hoje nos ocuparemos em mostrar como a arquitetura religiosa marcou o catolicismo num país onde hoje ele é minoria: Inglaterra. Antes de entrarmos na matéria, vejamos como o catolicismo foi praticado naquele país nos primeiros séculos do Cristianismo e principalmente durante a Idade Média.

Com efeito, foi tão florescente que lhe deu o epíteto de “Ilha dos Santos”. Mas, no século XVI, o lúbrico rei Henrique VIII [quadro ao lado] rompeu com a verdadeira Igreja para se casar com Ana Bolena, declarando-se, pelo Ato de Supremacia, o “novo e supremo chefe da Igreja na Inglaterra”, dando origem à chamada Igreja Anglicana.

 Em consequência, a religião católica foi banida e perseguida por quase dois séculos. E por um decreto de 1701, nenhum “papista” poderia suceder ao trono inglês. Mesmo depois de ser criado o Reino da Grã-Bretanha em 1707, os católicos continuaram excluídos das votações, de concorrer ao Parlamento, e de exercer algumas profissões liberais.

Essa situação foi um pouco atenuada em 1778, com chamados Atos Papistas, que passaram a permitir aos católicos o possuir propriedade privada, herdar terras, e mesmo a servir no exército. Essas medidas provocaram vários distúrbios por parte dos anglicanos, o que mostra a profundidade do sentimento anticatólico no país.

 Um fator externo veio concorrer para uma mudança nesse sentimento. Por ocasião da Revolução Francesa, milhares de católicos franceses foram se estabelecer na Grã Bretanha. Esta, por sua vez, se aliou às nações católicas por ocasião das guerras napoleônicas, sobretudo Espanha, Portugal e a Santa Sé.

Isso concorreu para que lentamente surgisse novo ânimo em relação aos filhos da verdadeira Igreja. Tanto é verdade que em 1829 o Parlamento aprovou o Ato de Ajuda Católica, que concedia aos católicos direitos civis quase iguais aos dos protestantes, incluindo o de votar e de trabalhar em repartições públicas.

 Embora ainda não reconhecida oficialmente pelo Governo, a Igreja Católica contava já com um bom número de fiéis. Dela já faziam parte cerca de 50 mil membros das famílias católicas tradicionais — recusantes  acrescidos por um grande fluxo de imigrantes católicos irlandeses que fugiam da Grande Fome Irlandesa.

 De maneira que, de 224 mil católicos em 1841, eles passaram para 419 mil em 1851. A esses dois grupos se somou um terceiro composto de convertidos da Igreja Anglicana, notadamente do Movimento de Oxford, entre os quais os futuros Cardeais Newman e Manning, segundo arcebispo de Westminster, e os emigrados franceses.

 Na Idade Média foram construídas na Inglaterra várias e muito belas catedrais em estilo gótico, que até hoje são testemunhas da fé daqueles verdadeiros católicos. Com a revolta de Henrique VIII no século XVI, a Igreja ficou, como vimos, totalmente proscrita. Depois do Ato de 1829, a arquitetura católica se desenvolveu de modo considerável.

Augustus Welby Northmore Pugin

Uma figura exponencial surgiu entre os arquitetos católicos, Augusto Pugin (1812-1852) [quadro ao lado]. Sua curta e dinâmica vida, transformou a forma como os ingleses — católicos e anglicanos —, viam a arquitetura eclesiástica. Herdou do pai as habilidades de desenhista, decorador e crítico de arte, tornando-se pioneiro do neogótico na Inglaterra.

Infelizmente o pai, como muitos emigrados franceses oportunistas, para terem mais facilidade no trabalho e na vida social, perverteram-se para o anglicanismo. Sua esposa, também protestante, levava o pequeno Augusto para assistir aos serviços religiosos da igreja presbiteriana escocesa.

 O menino não se sentia à vontade nela pois sempre manifestou desagradado com as formas frias e estéreis da igreja escocesa; e no momento em que se libertou dos obstáculos impostos a ele por sua mãe, correu para os braços de uma igreja católica que, pomposa por suas cerimônias, era atraente para sua mente imaginativa.

Aos 22 anos, Pugin se converteu à Igreja Católica. A propósito, ele escreveu a um amigo: Posso assegurar-lhe que, após investigação mais próxima e imparcial, estou convencido de que a Igreja Católica Romana é a única verdadeira e a única em que o estilo grandioso e sublime da arquitetura da Igreja [o gótico] pode ser restaurado.

Em 1836 Pugin publicou seu livro Contrastes, no qual defendia “a maravilhosa superioridade” da arquitetura medieval sobre a moderna. Nesse polêmico livro ele propugnava não só o renascimento do estilo gótico medieval, como também um retorno à fé e às estruturas sociais da Idade Média.

Construiu ele a sua primeira igreja gótica, a de Santa Maria, em 1839, em Derby, para o 16º Conde de Shrewsbury. O futuro Cardeal Wiseman observou: Isso marcou a verdadeira transição da arquitetura de capela para igreja entre nós. Depois disso, ele construiu ou projetou muitas obras na Inglaterra, Irlanda, e inclusive Austrália, entre as quais quatro catedrais.

 Esse convertido católico se impôs como gênio decorador sempre lastreado na arte gótica. Seu trabalho culminante nesse ramo, e que até hoje é a admiração do mundo, foi o interior do Palácio de Westminster, onde funciona as casas do Parlamento britânico, e sua icônica Torre do Relógio, que abriga o conhecido Big Ben.

 Em 1840, esse arquiteto infatigável construiu sua igreja favorita, a de Saint Giles Cheadle [foto ao lado e abaixo], da qual afirmou que era “a primeira coisa realmente boa que fiz”. Augusto Pugin, o renomado arquiteto genuinamente católico faleceu prematuramente no dia 14 de setembro de 1852, com apenas 40 anos de idade, deixando entretanto vários discípulos.

 Na década de 1950, os construtores, influenciados pelo movimento litúrgico que surgia, escolheram construir igrejas brutalmente modernas. Tanto a catedral de Liverpool quanto a igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Harlow, apesar de construídas antes do Concílio Vaticano II, já têm uma forma circular.

Interior da igreja Saint Giles Cheadle

O modernismo alentado pelo Concílio provocou um tremendo impulso com as reformas litúrgicas exigidas pela nova mentalidade. Muitos arquitetos católicos passaram a construir igrejas seguindo estas novas ideias. É preciso dizer que a maior delas com o tempo perderam sua capacidade de atrair mesmo os católicos.

 Seja como for, depois de 1975, com a drástica diminuição dos fiéis, praticamente cessou a construção de novas igrejas na Inglaterra. O único arquiteto católico atual com prática eclesiástica é Antônio Delarue, que se dedica a restaurar as igrejas que, em consequência do Concílio, foram vandalizadas por sacerdotes modernizados.

 Hoje, com a debandada quase generalizada dos fiéis as igrejas se esvaziaram, e é pouco provável que se construam novas igrejas na Inglaterra, como vem acontecendo em quase todo o mundo. Assim, vemos uma tradição de arquitetura católica de mais de 200 anos chegar drasticamente ao fim. Que Nossa Senhora tenha pena da Igreja.

ABIM

MUNICÍPIO DA COVILHÃ CONCESSIONA POSTOS DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM TODO O CONCELHO


A Câmara da Municipal da Covilhã aprovou, em reunião privada do executivo no dia 12 de fevereiro, a abertura de concurso para concessão de espaço público destinada a criar uma rede de carregamento para veículos elétricos, que contará com 43 pontos e integrará todas as freguesias do concelho.

Esta medida inovadora e protetora do ambiente, vai dotar cada uma das 21 freguesias de um ponto de carregamento de baterias elétricas, sendo os restantes pontos distribuídos por locais estratégicos na zona urbana da cidade da Covilhã.

A Rede a criar disponibiliza mais um importante serviço e permitirá aos Munícipes o usufruto desta nova tecnologia, amiga do ambiente.

O projeto não acarreta custos para a Autarquia, uma vez que a empresa concorrente que venha a ganhar o concurso procederá à criação dos 43 pontos de carregamento e ficará a explorá-los.

México | KWAI Celebra A Sus Creadores De Contenido En El Día De San Valentín



por Yesica Flores

Kwai, la aplicación de videos cortos líder en China, en el marco de las festividades del Día de San Valentín, celebró y homenajeó a sus creadores de contenido nuevos en la plataforma con la entrega de un kit muy especial para seguir apoyando su inspiración y gran talento.

Los creadores de contenido de Kwai, además de ser fuente permanente de inspiración y superación para muchas personas, son gestores de las ideas más creativas, innovadoras y cool, que sacan más de una sonrisa y alegran el día a muchos mexicanos y latinos en otros países de la región. Seguramente los usuarios ya han visto sus contenidos, y de acuerdo directivos de la innovadora aplicación de videos cortos, que busca convertirse en la número uno en México, “esto es solo el principio”.

“Estamos muy contentos de poder abrirle las puertas y un mundo de oportunidades a nuestros creadores de contenido y por ello hoy, en una fecha tan especial como es el Día de San Valentín, queremos conmemorar y reconocer su importantísima labor. Para nosotros es fundamental que cada uno de ellos tenga la oportunidad de explotar su potencial y desarrollar sus ideas, dentro de una comunidad en la que podrán construir relaciones sólidas, monetizar y, en especial, divertirse al mostrar su lado más auténtico”, comentó Arturo Ríos, gerente general de Kwai para América Latina.

Kwai está enfocada en desarrollar y promover una comunidad virtual activa, creativa, auténtica y donde prime la diversidad de contenidos e historias reales, por ello, agradece infinitamente a todos sus usuarios y creadores de contenido. Gracias a ellos miles de personas encuentran en Kwai el mejor espacio y plataforma para el entretenimiento y diversión, al tiempo que, se está convirtiendo en una opción de vida e ingresos para muchos.

Para conocer más detalles sobre la innovadora aplicación, Kwai, por favor estar pendiente de las redes sociales oficiales de Kwai, donde podrás conocer todo lo que Kwai tiene preparado para ti.