quinta-feira, 15 de março de 2018

Em dia de encontro de Pertence e Cármen Lúcia, TRF-4 pode surpreender Lula

Desembargadores se reúnem sobre tramitação dos recursos do ex-presidente.

Nesta quarta-feira (14), dois eventos chamam a atenção sobre o futuro da Justiça no país. Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), está reunida com o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro e presidente da Corte, Sepúlveda Pertence. Os dois conversarão sobre a prisão de Lula. Paralelo a esse encontro, os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4a. Região (TRF-4) também estão reunidos em Porto Alegre em sessão que pode dar um desfecho sobre a tramitação dos processos do petista.

A data 26 de março foi cogitada como o dia D da prisão de Lula, pois o desembargador Victor Laus estaria de volta de suas férias e toda a equipe completa daria o desfecho do processo.

Porém, um juiz auxiliar foi convocado para cobrir os trabalhos de Laus. Dessa forma, com o quadro preenchido, a decisão poderá ser tomada a partir de hoje.

Caso o TRF-4 vote o caso de Lula e provoque o seu pedido de prisão, uma permissão será enviada ao juiz federal Sérgio Moro e o magistrado estará pronto para se decidir pela execução provisória da pena do petista.

Pressão
A ministra Cármen Lúcia, pressionada por todos os lados, já avisou que não irá se submeter a qualquer tipo de intimidação e já decidiu que não irá colocar na pauta da corte um possível novo entendimento sobre o cumprimento da prisão após a condenação em segunda instância.

Mesmo assim, Sepúlveda Pertence quer ver a ministra e tentar uma última chance de mudar sua opinião. O advogado quer discutir com ela sobre o habeas corpus de Lula impedindo assim uma possível prisão do cliente.

Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia rejeitado um habeas corpus do ex-presidente e na Corte Máxima, existe um jogo de empurra empurra para ver quem terá coragem de beneficiar Lula, ainda mais agora em que o STF é o centro de todas as atenções dos brasileiros. Qualquer decisão errada poderá manchar a imagem da Corte.

Embora o TRF-4 esteja reunido, a decisão da prisão de Lula pode acontecer só daqui em duas semanas.

Futuro do petista
O ministro Celso de Mello, decano da Corte, é o único, até agora, que ainda não se pronunciou se vai ou não enfrentar Cármen Lúcia. Conforme as informações do site “O Antagonista”, ele pode ajudar Lula a não ser preso e ainda a “escapar” da Lei da Ficha Limpa.

Todos os olhos estão voltados para uma possível ajuda de Celso de Mello ao petista, mas os olhos também se voltam a uma rápida decisão do TRF-4.

Via: blastingnews

Ponte pedonal construída sábado cai em Miami matando várias pessoas

Estrutura na Universidade Internacional da Florida abateu. Um morto confirmado, mas haverá mais corpos debaixo dos escombros

Uma ponte pedonal na Universidade Internacional da Florida, em Miami (EUA) desmoronou, esta quinta-feira. Há relatos de um número ainda indeterminado de mortos. 


Confirmados para já, um morto e seis feridos levados para o hospital. Mas o tabuleiro da ponte ainda não começou a ser removido, onde estão carros esmagados.
A ponte passava sobre uma via rápida e ruiu sobre vários carros em circulação. A secção que caiu pesava 950 toneladas.
Segundo a cadeia de televisão NBC, pelo menos cinco automóveis ficaram esmagados. O presidente da câmara, Carlos Gimenez, já reagiu à notícia, em direto da China, e explicou, à CBS local, que agora é preciso não agravar a situação, na remoção dos escombros. Acrescentou que esta foi uma nova forma de fazer uma ponte, com uma construção feita por módulos, montados no local e que a investigação ao que correu mal ainda levará algum tempo até haver conclusões.
A CNN avança que a ponte foi construída no passado sábado. Teve um custo de 14,2 milhões de dólares, parte do fundo 19,4 milhões para construção de infraestruturas criado pelo Departamento de Transportes, do governo americano.
A Universidade Internacional da Florida (FIU, na sigla em inglês) já emitiu um comunicado, publicado no Facebook: "Estamos chocados e tristes com este trágico acontecimento na ponte pedonal FIU-Sweetwater. Neste momento ainda estamos envolvidos nas operações de resgate e a reunir informação. Estamos a trabalhar em colaboração com as autoridades e os primeiros socorristas no local. Vamos atualizando a informação."
Apesar de ser ainda desconhecida a dimensão do acidente, o senador pela Florida, Marco Rubio (e ex-candidato à nomeação Republicana) escreveu no Twitter estar a rezar pelas vítimas e pela comunidade.
A ponte foi construída para suportar um furacão de categoria 5, segundo as informações da construção da ponte. Era suposto durar pelo menos 100 anos.

Fonte: DN
Foto: TWITTER

Eu, Psicóloga | TRISTE REALIDADE: 9 em 10 meninas associam escolha profissão a gênero

Pesquisa da Disney e de organizações latino-americanas mostra como crianças da América Latina se relacionam com a ciência


Quando se fala em profissões do futuro, é impossível não pensar em ciência e tecnologia. Uma pesquisa realizada por organizações latino-americanas e financiada pela Disney quer entender como as crianças de hoje estão se preparando para seguir essas carreiras e se há alguma diferença entre os estímulos dados aos meninos e às meninas.

O estudo foi realizado com crianças, pais e professores das classes médias e baixas de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. "São poucos os estudos que versam sobre a desigualdade de gênero na ciência dessa região", observa Marcela Czarny, fundadora da Associação Chicos.net e coautora da pesquisa. "Apesar disso, investigar e analisar dados são passos imprescindíveis para mudar a desigualdade por motivo de gênero", afirma.

De acordo com o estudo, as crianças associam carreiras em STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) a pessoas que sejam “muito inteligentes e importantes”. Com isso, 60% dos meninos e meninas de seis a oito anos dizem gostar de fazer experimentos em casa, mesmo que a ciência não seja uma de suas matérias preferidas.

Gênero

Uma das preocupações do estudo foi observar se há estímulos para que as meninas se interessem pelas áreas consideradas STEM, já que a falta desse apoio pode colaborar posteriormente com a ausência de mulheres nesses setores.

O resultado é desapontador, porém não surpreendente: segundo a pesquisa, nove em cada dez meninas de seis a oito anos associam a engenharia a "afinidades e destrezas masculinas". Já oito em cada dez pais e mães afirmam que apoiariam suas filhas a seguir essas carreiras caso esse fosse o desejo delas. 

“O que vemos na pesquisa é que pais e mães têm uma atitude muito mais flexível, muito mais aberta, que diz ‘faça o que você gosta, faça o que você quiser’”, afirma Gloria Bonder, coautora o estudo e pesquisadora da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais da Argentina. “Há um interesse e uma preocupação por parte dos pais para que os filhos escolham o que gostem, porque assim eles terão mais êxito”.

Metade dos pais também considera que a baixa participação das mulheres nessas áreas é consequência dos poucos estímulos que elas recebem da família e da escola. Outros 33% acreditam que isso ocorre simplesmente porque elas não gostam dessas carreiras.

A maioria dos adultos entrevistados não vê diferenças no desempenho escolar entre meninos e meninas. Entre aqueles que acham que há essa diferença, a maioria acredita que as meninas se destacam mais em ciência e os meninos em matemática e informática.

Na escola, dois terços dos professores não acredita que haja diferença no desempenho de meninos e meninas em STEM. Os docentes paulistanos creem que o raciocínio lógico-matemático pode ser desenvolvimento independentemente do gênero e que as novas gerações têm muita facilidade para desempenhar carreiras em ciência e tecnologia.

Para somar

As crianças paulistanas adoram matemática. O estudo ressalta que o interesse pela disciplina dura toda a infância e que ela é uma das mais queridas pela criançada, junto com Educação Física.

Já os pequenos de Buenos Aires e Cidade do México não curtem tanto a matéria. Entre as meninas de seis a oitos anos, o interesse por matemática cai 30% e, dos nove aos dez anos, a porcentagem sobe para 40%.


“Acreditamos que isso se deve a forma de como a matemática é ensinada nas escolas brasileiras. Provavelmente, envolve um aprendizado mais lúdico do que em outras cidades da América Latina”, explica Bonder. “A pesquisa pode servir como ferramenta para ajudar professores a trabalharem o tema em sala ou provocar mudanças em políticas públicas”, avalia Belén Urbaneja, diretora de Corporte Citizienship e Brand Management da Disney na América Latina.

Eu, Psicóloga | Neurocientista francês desmonta mito do 'multitarefa' e explica mecanismos cerebrais da atenção



Desconfie daquele amigo que jura ser capaz de conversar com alguém ao mesmo tempo que não desgruda do celular. Ele certamente não está prestando atenção no que você está falando, defende Jean Philippe Lachaux.


Autor de diversos livros sobre o tema e pesquisador do Laboratório de Pesquisas Cognitivas do Inserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica), em Lyon, Jean-Philippe Lachaux explica porque não podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Em tempos de internet e novas tecnologias, os estímulos que perturbam nossa atenção e nossa capacidade de concentrar são múltiplos. Isso porque, contrariamente ao que muitos acreditam, é impossível para o cérebro realizar duas tarefas intelectuais de uma vez.

Desconfie daquele amigo que jura ser capaz de conversar com alguém ao mesmo tempo que não desgruda do celular. Ele certamente não está prestando atenção no que você está falando, como explica Jean Philippe Lachaux. Ele também é o autor de diversos livros sobre o assunto.


A equipe do pesquisador francês estuda os mecanismos cerebrais que são ativados quando estamos atentos e mais especificamente os neurônios envolvidos no processo, incluindo os aspectos químicos e fisiológicos das sinapses.

“Há duas maneiras de ser multitarefa. A primeira é executar duas ações simultaneamente, sendo que uma delas dever automática. Dirigir ouvindo rádio, por exemplo, ou andar de bicicleta e cantar. Agora, fazer duas coisas ao mesmo tempo que precisam de atenção, como verificar seus e-mails durante uma reunião, exige que você alterne rapidamente seu foco: ouvir o que a pessoa está dizendo e discretamente verificar suas mensagens ao mesmo tempo”, explica.


Essa alternância, diz o neurocientista francês, atrapalha a capacidade de concentração e de compreensão da mensagem que está sendo lida e respondida. Além disso, também impede o indivíduo de entender perfeitamente o que está sendo dito na reunião. Essa situação, por mais que pareça banal, contraria a natureza cerebral e “fragmenta a vida cognitiva”, afirma Jean-Philippe Lachaux.

“Fala-se muito em plasticidade do cérebro, como se ele fosse capaz de fazer de tudo. Não é verdade. O cérebro é capaz de muitas coisas. Podemos aprender a tocar guitarra aos 40 ou 50 anos, ou usar um computador. É evidente que algumas redes neuronais podem se organizar para aprender uma nova tarefa. Por outro lado, o que é provavelmente falso, é afirmar que o cérebro é suficientemente plástico para, em um mundo dominado pelas novas tecnologias, conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo”, defende.


Para realizar várias tarefas de forma simultânea, que exigem atenção e concentração, o cérebro deveria ser capaz de utilizar a mesma rede neuronal nas ações, o que é fisiologicamente impossível. Esse é o caso de atividades gerenciadas pelo córtex pré-frontal, como a compreensão de um texto.

O resultado pode ser observado em diversas situações da vida cotidiana. Quando estamos concentrados em algo, por exemplo, e somos interrompidos com uma pergunta, a única maneira é parar o que está se fazendo (e recomeçar tudo em seguida) ou dar uma resposta monossilábica, automática. A automatização, que engloba ações que podem ser realizadas sem reflexão, mobiliza um grupo de neurônios diferentes dos que são solicitados pela atenção.

Todas as tarefas que exigem a criação de um universo mental, abstração e criatividade necessitam de concentração total, lembra o pesquisador francês. “Esse processo exige uma atividade mental prolongada. Toda vez que você se distrai, precisa recomeçar do zero para recriar essa mesma imagem mental”, observa o neurocientista.

Estresse, o inimigo número 1 da atenção

A dopamina é um dos principais neurotransmissores envolvidos no processo da atenção. Sua falta pode gerar um cenário caótico no cérebro, e nesse caso são necessários tratamentos específicos. O estresse também exerce uma influência nefasta, desequilibrando a descarga hormonal de dopamina.

Mas em grande parte dos casos onde há problemas de concentração, pode-se melhorar a capacidade de manter o foco com exercícios cognitivos. Apostando nessa tese, a equipe de Jean-Philipe Lachaux desenvolve atualmente um projeto que tem como alvo alunos de até 11 anos de 450 classes da região de Lyon. Batizado de ATOLE (Attentif à l'école, Atento na escola em tradução livre), ele visa desenvolver a capacidade da atenção dos estudantes com uma série de fichas pedagógicas desenvolvidas especificamente para trabalhar a atenção.

As crianças aprendem a fragmentar suas tarefas em ações simples, que podem ser concluídas em um curto espaço de tempo. Segundo o pesquisador, isso ajudará o cérebro a fazer uma triagem do que é importante ou não.

“É um programa que visa crianças mais jovens, antes de elas terem acesso às redes sociais ou um telefone celular. O objetivo é ensiná-los a controlar a atenção, para prepará-los antes que eles sejam completamente capturados por esses dispositivos”. Para quem já está “contaminado” pelas novas tecnologias, buscar o foco pode dar mais trabalho, mas não é impossível. “É um processo que se aprende”, conclui o cientista francês.

Eu, Psicóloga | 5 coisas que você não sabia sobre a pedofilia



Casos graves de abuso sexual de crianças aparecem nas capas dos jornaiscom frequência. Há muita confusão, porém, na forma como o assunto é tratado na esfera pública. A ciência, nas últimas décadas, avançou muito na compreensão do fenômeno da pedofilia tanto do ponto de vista biológico quanto do social. Segue alguns fatos que te ajudarão a compreender um dos crimes mais brutais que existem, com consequências incalculáveis para a saúde mental e física de centenas de milhares de crianças todos anos. 

Cartilha contra a pedofilia:  baixe grátis

Nem todo abusador de crianças é pedófilo, e nem todo pedófilo pratica crimes sexuais

O termo "pedófilo" se refere à pessoa que sente atração sexual por crianças. Isso não significa que todo pedófilo seja um abusador ou consuma conteúdo pornográfico infantil, nem que todo ato de violência sexual praticado contra uma criança seja cometido por um pedófilo. De fato, há, na literatura científica, registro de pedófilos que buscaram tratamento para conter sua libído sem terem praticado nenhum crime. Por outro lado, há muitas ocorrências de estupro de criançasperpretadas por homens que não possuem fixação sexual por menores de idade, principalmente nos casos de incesto, em que há laços familiaresentre os envolvidos. Segundo o artigo The Neurobiology and Psychology of Pedophilia: Recent Advances and Challenges (A Neurobiologia e Psicologia da Pedofilia: Avanços Recentes e Desafios), disponível aqui, só cerca de 50% dos casos de abuso sexual infantil são praticados por pedófilos.


Há menos substância cerebral branca em pedófilos, o que dificulta as conexões cerebrais

Nas últimas décadas, a neurociência passou a analisar a influência de fatores biológicos na atração sexual por crianças. E já há descobertas relevantes na área.

James Cantor, da Universidade de Toronto, descobriu, em 2007, que há menos substância branca nos cérebros de pedófilos. Esse conjunto de células gliais e axônios mielíticos é responsável, entre outras funções de apoio, pelo isolamento elétrico e conexão entre as várias partes do órgão. 

Os problemas de conexão poderiam ajudar a explicar as distorções comportamentais, transformando o instinto de proteção que um adulto costuma sentir em relação a uma criança em desejo sexual. Os resultados foram publicados em 2008, na 3º edição do Periódico de Pesquisa Psiquiátrica, da Elsevier.

Ninguém escolhe ser pedófilo

A pedofilia é uma condição psicológica, provavelmente incurável, para a qual ainda há poucas alternativas de tratamento. É, em resumo, uma espécie de orientação sexual com preferência etária, que possuí, claro, as mais severas implicações éticas. 

Uma solução para conter o impulso sexual é tomar medicação que reduza os níveis de testosterona do corpo. É comum que pedófilos sofram de outros transtornos psicológicos, situação que, combinada à redução da libído, acaba exigindo o uso de antidepressivos. Sessões de terapia, claro, podem colaborar, mas não há evidência científica de que elas funcionem de maneira sistemática. 

Pedófilos, em geral, não tiram prazer só do ato sexual, mas da convivência com a criança

O pedófilo, em geral, tem dificuldades no convívio social com outros adultos. Por outro lado, podem estabelecer fortes laços emocionais com as crianças abusadas, que vão além do simples prazer sexual. É incerto se essa é sempre uma tática de aproximação que torna a criança mais propensa a confiar no abusador ou se o pedófilo sente um bem estar genuíno na convivência com menores de idade, que substituí os laços sociais que não estabelece com pessoas da mesma faixa etária.

Para piorar a situação, é comum que, devido à aproximação, a criança não perceba claramente o momento da transgressão, e que, mesmo que se sinta incomodada pelo ato, não faça objeções por medo de pôr em risco sua relação com o abusador. Nem sempre há ameaças diretas. A psicóloga Judith Becker, especialista em tratamento de pedófilos da Universidade do Arizona, afirmou ao Daily Beast que parte da solução para o problema é justamente aumentar a aproximação com outros adultos. 

Só uma parcela minúscula dos crimes sexuais contra crianças chega às autoridades

Nos EUA, o National Center for Victims of Crimes (Centro Nacional de Vítimas de Crimes) calcula que 1 a cada 5 meninas e 1 a cada 20 meninos já tenham sofrido alguma forma de abuso sexual, um valor muito inferior ao registrado pelas autoridades criminais. Informações detalhadas estão disponível do artigo Violence, abuse, and crime exposure in a national sample of children and youth (Violência, abuso e exposição ao crime em uma amostra nacional de crianças e jovens), de professores da Universidade de New Hampshire.

Os casos brutais de violência sexual infantil exibidos nos noticiários, porém, são uma parcela pequena das ocorrências. Na maior parte das vezes, a pedofilia se manifesta em formas de abuso menos perceptíveis. A mera observação de crianças em situações cotidianas, especialmente quando há maior exposição do corpo, é comum. A masturbação na frente de crianças e carícias com intenções ambíguas também são recorrentes. Nos casos de incesto, descobrir o que ocorre é ainda mais difícil.

Com crianças, a maior parte dos casos é praticada por pessoas conhecidas, e, do total desses conhecidos, 80% ou 90% faz parte do núcleo familiar. Pai, padrasto, irmão, tio materno, paterno, avô, cunhado, etc. Há também um grupo muito grande de pessoas que não são do núcleo familiar, mas que têm acesso privilegiado à rotina da criança. Isso torna muito difícil a identificação e interrupção do abuso.


EVENTO MEMÓRIA, no próximo sábado dia 17, Sede da AVIPG

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.  
A AVIPG-Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, convida para o EVENTO MEMÓRIA, no próximo sábado dia 17, na nossa sede:

15h - Receção de 150 voluntários, da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Campo de Valongo, que veem ao território numa visita, seguindo o repto de S. Ex.ª o Presidente da República;

15h30 - Grupo DeclAMAR Poesia no Salão.

De seguida teremos um período de microfone aberto ao público para quem queira ler poemas próprios ou alheios. Sempre sem medo porque o palco não morde. 

Para recordar com alegria os que partiram e para que vivamos com a alegria que eles desejavam ver em nós. 

Nádia Piazza
Presidente da Direção

9ª Edição do Prémio Dignitas Prémio Dignitas 2017


Está aberto o processo de candidatura à 9ª edição do Prémio Dignitas, uma distinção da Associação Portuguesa de Deficientes que conta com o apoio da Escola Superior de Comunicação Social e, na presente edição, da Fundação Vodafone Portugal. As candidaturas deverão ser formalizadas até ao dia 31 de março de 2018, junto da sede da Associação Portuguesa de Deficientes, pessoalmente ou por correio.

O Prémio Dignitas destina-se a premiar os melhores trabalhos, publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses, realizados por profissionais da comunicação social, subordinados ao tema da deficiência e que promovam a dignidade das pessoas com deficiência, os seus direitos humanos e a sua inclusão social.

Podem concorrer profissionais da comunicação social portugueses ou residentes em Portugal e as candidaturas poderão ser individuais ou coletivas. Podem igualmente candidatar-se ao Prémio Dignitas estudantes de Comunicação das Escolas Superiores e Faculdades de todo o País. Os trabalhos nas categorias de Jornalismo e de Estudante não são cumuláveis.

As matérias a concurso, publicadas em 2017, terão necessariamente que ser editadas em português. Ao 1º Prémio é atribuído um valor pecuniário de 4.000,00 euros e às restantes categorias 2.000,00 euros a cada uma (Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital). No caso do Prémio Dignitas Jornalismo Universitário, o prémio é de 1.500,00 euros. O Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas.

A atribuição do Prémios Dignitas referente ao ano 2017 será efetuada no dia 8 de maio de 2018, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República.

O júri responsável pela avaliação das candidaturas é composto por um representante da Associação Portuguesa de Deficientes, um representante da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, um representante da Amnistia Internacional e duas personalidades a designar.

Para consultar o regulamento do Prémio Dignitas visite o website da Associação Portuguesa de Deficientes www.apd.org.pt

Sobre a APD
A Associação Portuguesa de Deficientes, criada em 1972, tem por objeto a representação, promoção e defesa de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência portuguesas. Procura negociar e participar na elaboração da legislação, e em tudo que respeita à problemática das pessoas com deficiência, com organismos da Administração Central, Regional e Local e outras organizações. Desenvolve ações destinadas a sensibilizar, esclarecer e mobilizar a opinião pública para a amplitude e imperatividade da resolução dos problemas das pessoas com deficiência. A APD foi agraciada, em 10 de Dezembro de 2009, com o Prémio de Direitos Humanos da Assembleia da República e em 2014 com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa.

Escola Superior de Comunicação Social
Na vanguarda da Comunicação
A Escola Superior de Comunicação Social, do Politécnico de Lisboa, é uma instituição de referência no ensino e na investigação nas áreas da Comunicação em Portugal.

A ESCS leciona cursos conferentes aos graus de licenciado e de mestre, bem como pós-graduações, nas áreas científicas do Audiovisual e Multimédia, do Jornalismo, da Publicidade e Marketing, e das Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Todos os cursos visam uma formação de alto valor profissional, científico e de responsabilidade social, já que aliam a inovação científica e as tendências do mercado, e conjugam a componente concetual com saberes pragmáticos, tecnologia e experiências de cariz aplicado.

Esta estratégia manifesta-se, por exemplo, na organização e implementação de cursos de pós-graduação em áreas inovadoras, sempre em parceria com organizações líderes de mercado na sua área de atuação.

Desta forma, a Escola procura antecipar as necessidades de formação dos futuros profissionais da Comunicação.

A ESCS dispõe de um corpo docente altamente qualificado composto por doutorados e especialistas/profissionais reconhecidos no mercado em que atuam e de um conjunto de equipamentos tecnológicos, que permitem o desenvolvimento de projetos nas áreas da televisão/vídeo, rádio/áudio e multimédia. A Escola está equipada com: estúdios de televisão e de rádio; redação multimédia; salas de edição e pós-produção de vídeo; laboratórios multimédia e de informática; e laboratório de comunicação organizacional.

A articulação da ESCS com as empresas e as organizações não governamentais facilita o acesso dos diplomados ao mundo profissional. A permanente abertura da Escola à sociedade permite estabelecer protocolos com entidades reputadas na área da Comunicação, como a produtora SP Televisão, a RTP, a agência de publicidade Ogilvy, a consultora de comunicação LPM, entre muitas outras.

O sucesso dos alunos e diplomados é evidente, não só pela expressiva inserção no mercado de trabalho, mas também através da conquista de prémios nacionais e internacionais, em diferentes áreas da Comunicação.

A ESCS oferece, ainda, a oportunidade de os alunos participarem numa panóplia de atividades extracurriculares, as quais representam uma mais-valia para a sua formação pessoal, académica e profissional.

Site da ESCS: www.escs.ipl.pt
Para mais informações contacte:
Associação Portuguesa de Deficientes – 93 265 30 08

 Largo do Rato, 1B - 1250-185 Lisboa
   Telefone Geral: 21 3889883/4 – Fax: 213871095
  APD Lisboa                         
  Organização Não Governamental, fundada em 1972, com Estatuto de Utilidade Pública. Agraciada com o Prémio
  Direitos Humanos 2009 e com o título de Membro-Honorário da Ordem do Mérito da República Portuguesa em 2014

"Sopas de Pedra" em Torres Vedras


As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, em Torres Vedras, vão este ano ser o cenário para o evento Sopas de Pedra.

Esta atividade, que terá lugar no próximo dia 24 de março, a partir das 19h, apresenta como tema de fundo “O Vinho” e como temática específica "O Vinho no Cancioneiro Musical Português”. A respetiva conferência será proferida por Rui Vieira Nery.

De referir que o termo “pedra”, central na designação do evento, remete, na sua origem identitária, para o património edificado existente no concelho de Torres Vedras, mas, na presente edição do mesmo, o conceito de património é alargado, elegendo-se a temática “O Vinho” num ano em que Torres Vedras e Alenquer são “Cidade Europeia do Vinho”.

Esta 12.ª edição do evento Sopas de Pedra integra-se, de resto, na programação da Cidade Europeia do Vinho 2018.

Recorde-se que os jantares-colóquio Sopas de Pedra pretendem contribuir para a formação e o reforço da cidadania; incrementar o conhecimento da história torriense; promover o estudo, a informação e a divulgação do património do território torriense; e valorizar o património arquivístico e edificado no concelho de Torres Vedras.

Programa

19h00 – Receção e momento musical: flautas transversais, por Angélica Fonseca e Ricardo Meira, da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues

19h15 – Degustação de vinhos na sala da destilaria

20h00 – Jantar

21h30 – Conferência "O Vinho no Cancioneiro Musical Português", por Rui Vieira Nery

Ementa 
Degustação: 
Bolinho de Bacalhau
Rissóis
Croquetes

Entrada: 
Queijo Saloio
Requeijão Saloio com Uvada 
Manteigas

Sopa:
Creme de legumes

Prato: 
Bacalhau à Brás

Sobremesa: 
Tarte de Feijão

Café e Chá

Inscrições
Arquivo Municipal de Torres Vedras
Telefone: 261 320 736
Preço: 15€

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROCEDIMENTO DE INDEMNIZAÇÃO AOS FERIDOS GRAVES


À semelhança do apoio prestado aos familiares das vítimas mortais, a AVIPG - Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, juntamente com a Provedoria de Justiça e o Instituto de Medicina Legal, e em parceria com a Câmara Municipal de Castanheira de Pera, vai realizar, no dia 24 de março, às 15h00, no Auditório Municipal de Castanheira de Pera, uma SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROCEDIMENTO DE INDEMNIZAÇÃO AOS FERIDOS GRAVES em resultado dos incêndios de 17/24 de junho e 15/16 de outubro 2017.

O objetivo da Sessão é prestar todos os esclarecimentos sobre o âmbito, a legitimidade dos requerentes e o procedimento a seguir na sequência da publicação do Despacho n.º 2243-A/2018, de 5 de março, diploma que fixa os critérios para o pagamento das indemnizações decorrentes dos ferimentos graves das vítimas dos incêndios florestais ocorridos em Portugal continental nos dias 17 a 24 de junho e 15 e 16 de outubro de 2017, através da aplicação do mecanismo extrajudicial, de adesão voluntária, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157 -C/2017, de 27 de outubro, destinado à determinação e ao pagamento, de forma ágil e simples, de indemnizações por perdas e danos, não patrimoniais e patrimoniais.


Pel´A AVIPG
Nádia Piazza
Presidente da Direção

Serralves inaugura exposição na Galeria Municipal de Torres Vedras



“A Minha Casa É a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves” é o nome da mostra que foi inaugurada esta quarta-feira na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. Este segmento da coleção de Serralves apresenta trabalhos de diversos artistas que apresentam representações da ideia de casa, que aqui se assume como tema e pretexto para as suas obras.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, abriu a noite sublinhando a importância da relação entre o município e a Fundação de Serralves. O autarca lembrou que Torres Vedras é um município fundador daquela Fundação e que foi assinado um protocolo em Janeiro de 2017 que vigora durante quatro anos.

Por seu turno, Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, valorizou a ação de Torres Vedras no que toca à cultura e lembrou a retrospetiva de Edgar Pêra que esteve patente na cidade torriense no início do ano passado, fruto da colaboração estabelecida com aquela instituição.

Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, também esteve presente na inauguração da mostra, destacando o impacto do trabalho feito por Serralves e o carácter itinerante inerente à sua coleção que permite potenciar o acesso das populações à arte e à cultura.

A importância da parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Fundação foi referida por todos os intervenientes, que após a cerimónia inaugural integraram uma visita à exposição orientada por Marta Moreira de Almeida, diretora-adjunta do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Além dos vereadores torrienses, a noite contou ainda com a presença de João Ribas, diretor daquele Museu, e de Rui Costa, diretor de Recursos e Projetos Especiais da Fundação.

“A Minha Casa É a Tua Casa: Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves” tem curadoria de Filipa Loureiro e está patente até ao dia 17 de junho

GNR apreende 2,5 milhões de cigarros e detém quatro pessoas

Uma rede internacional de contrabando de tabaco, que traficou mais de 2,5 milhões de cigarros a partir de Angola foi desmantelada pela GNR em Lisboa que deteve também quatro pessoas.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o grupo transportava o tabaco por via aérea de Angola para Portugal e para outros países europeus, tendo provocado um prejuízo aos Estado português de 2,7 milhões de euros por evasão fiscal.
Na terça-feira, militares do destacamento de Ação Fiscal de Lisboa cumpriram quatro mandados de detenção e realizaram 17 buscas, das quais 14 domiciliárias e apreenderam 156.946 cigarros de várias marcas, mais de 41 mil euros, 19 equipamentos informáticos e dois veículos.
Na operação ‘mambo’ foram detidas quatro pessoas, e constituídos mais cinco arguidos “que se dedicavam à introdução fraudulenta, à margem do controlo das autoridades aduaneiras, de tabaco em território nacional, sendo os distritos de Lisboa e Setúbal, os principais locais de distribuição”, refere a nota.
Os quatro detidos estão indiciados por contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificada, associação criminosa e de fraude fiscal, tendo ficado dois em prisão preventiva por determinação judicial.
Os outros dois estão obrigados ao pagamento de caução, proibição de sair do país e proibição de contactarem entre si e com os restantes arguidos do processo.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Governo garante intervenções nas linhas do Norte e do Vouga

O gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas garantiu hoje que o troço da Linha do Norte, entre Ovar e Gaia, vai ser intervencionado no âmbito do Plano Ferrovia 2020.
“A modernização da Linha do Norte, no âmbito do plano Ferrovia 2020, integra várias renovações integrais de via (RIV), com substituição total de balastro, travessas e carris”, duas das quais dizem respeito ao troço Ovar-Gaia.
Segundo fonte daquele gabinete, a renovação integral entre Valadares e Gaia “está em fase de projeto e prevê-se o lançamento para o concurso de empreitada até ao final do primeiro semestre de 2018”.
No que respeita à intervenção entre Ovar e Espinho, “está em fase de contratação do projeto, prevendo-se que tal ocorra igualmente até a final do primeiro semestre de 2018”.
“É muito importante que as RIV na mesma linha ocorram de forma desfasada no tempo, de forma a afetar o menos possível a circulação de comboios. Atualmente, está em curso uma RIV entre Alfarelos e Pampilhosa, que deverá esta concluída no segundo trimestre de 2018”, salienta o esclarecimento ministerial.
Já quanto à recuperação da Linha do Vouga, reclamada hoje em comunicado pelo PSD, o gabinete do ministro garante que o atual Governo “considera que a Linha do Vouga presta um serviço relevante às populações, tendo mandato a Infraestruturas de Portugal para desenvolver um plano de investimento e manutenção, quer na linha quer no edificado de apoio aos passageiros”.
Estão previstos investimentos a realizar até 2022, que ascendem a 23,8 milhões de euros, nas edificações, via, geotecnia, sinalização, e passagens de nível.
O esclarecimento recorda que era outra a intenção do governo anterior, que aprovou a “desativação, até ao final de 2011, do serviço de passageiros da linha do Vouga, sendo assegurada a mobilidade das populações através de concessões rodoviárias”.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro exigiram do Governo uma "clarificação" quanto aos planos para a Linha do Vouga” e recordaram que “os partidos políticos foram unânimes na importância da melhoria das condições” daquela linha.
Numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do PSD António Topa, Helga Correia e Bruno Coimbra aludiram a um estudo divulgado terça-feira que considerou aquela ferrovia como “uma das piores do país” e questionaram qual o montante a canalizar para manutenção dos troços Espinho-Oliveira de Azeméis e Aveiro-Sernada do Vouga.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Hora de Fecho: Em direto/ PSD fala em "contas marteladas" no Montepio

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Governo escolheu os incêndios para tema do quinzenal desta quinta-feira. Mas Fernando Negrão introduziu mais temas no debate e até o Montepio ou o caso que envolve dirigentes do Benfica.
Ao contrário do que o governo tinha dito - que quem não tivesse limpado o terreno até esta quinta-feira, dia 15, seria multado - as multas só serão aplicadas a partir de junho.
Derrocada na praia da Ursa faz um morto e um ferido. A vítima mortal é um homem de 25 anos e o ferido ligeiro é uma mulher de 18 anos. Praia não está classificada para uso balnear.
Um surto de sarampo da Região Norte foi declarado na passada quarta-feira. O número de casos confirmados mantém-se nos sete. Os suspeitos sobem para 34.
O Conselho das Finanças Públicas projeta um défice de 1% em 2017 e de 0,7% este ano. Já segundo o primeiro-ministro, o défice orçamental deverá ficar perto dos 1,1% em 2017 e dos 1,1% este ano.
Um dia depois do funeral de Gabriel Cruz, o menino de oito anos assassinado pela namorada do pai, a mãe recorda o filho como um rei: "Se serviu para parar a bruxa, serve-nos de consolo".
Em 2017 foi a Noruega e em 2016 a Dinamarca. Este ano o país mais feliz do mundo não está muito longe destes dois: a Finlândia tem o primeiro lugar no pódio do ranking da felicidade.
Cerca de 200 barras de ouro e outros metais preciosos "choveram" nas redondezas do aeroporto de Yakutsk, depois de a porta de um avião de mercadorias ter partido pouco após a descolagem.
Os líderes das quatro potências arrasam o Governo de Putin, assumindo o envolvimento do país no ataque ao ex-espião Sergei Skripal e dizendo que é a primeira vez que há um ataque destes desde a II GM.
Era feminista, negra e denunciava regularmente os abusos de poder da Polícia Militar (PM). Marielle Franco foi executada com, pelo menos, quatro tiros na cabeça esta quarta-feira. O Brasil revolta-se.
Há 23 anos, deixou de ser a cara da Lancôme por estar "demasiado velha". Agora, a marca francesa de cosmética volta a contratar Isabella Rossellini. A atriz tem 65 anos. 
Opinião

José Manuel Fernandes
As normas e prazos da lei de limpeza das matas fazem muito pouco sentido ou são inaplicáveis. Para que servem então? Para Costa poder dizer este Verão que fez tudo o que podia para evitar os incêndios

Filomena Martins
Estamos como antes dos incêndios. Há sinais e mais sinais de que alguma coisa grave pode acontecer. Na saúde, na educação, nos transportes. Há mais matas para limpar. 

Helena Garrido
Escolha o que lhe é mais conveniente, parece ser o Estado de Direito que temos para alguns. Com uma margem política que só as maiorias absolutas davam, o Governo faz e desfaz o que quer.

Paulo Tunhas
O ódio a Passos radica na sua energia, abnegação e estoicismo que surpreendeu muito boa gente – como eu, que mudei a opinião que dele tinha –, e que lhe permitiram controlar e dominar a bancarrota.

Alexandre Patrício Gouveia
As alterações legislativas visam aumentar a rigidez no mercado de trabalho, pelo que vão no sentido contrário ao que estão a fazer com sucesso todos os países europeus, sobretudo os mais desenvolvidos

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa