sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Portalegre | Dadores de sangue junto do rio Sever


Num dia de verão ameno, marcou presença a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – perto do leito do rio Sever.
Rumaram até ao salão da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha (Marvão) seis voluntários, entre eles duas mulheres, com o intuito de doar sangue. E todos puderam concretizar o desejoso gesto solidário.
De destacar que dois dos presentes – um de cada sexo – estrearam-se como dadores. Já o Registo Português de Dadores de Medula Óssea angariou três novas inscrições.
Dadores, profissionais do banco de sangue da ULSNA e elementos da ADBSP conviveram num almoço servido nas instalações do Lar da localidade e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha.

Em agosto
A ADBSP vai marcar presença no mês de agosto em: Alter do Chão, no quartel dos bombeiros, sábado 10; Alpalhão (Nisa), na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense, dia 31. Brigadas a efetuar em manhãs de sábado.
Dar sangue agosto ainda é mais especial. Espreite: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR



Pedro Cardoso passa testemunho a Célia Simões na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede


Depois de 12 anos no exercício do cargo de presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede, Pedro Cardoso atingiu o limite de mandatos e passou o testemunho a Célia Simões, vereadora que tem a seu cargo o pelouro da Ação Social na autarquia cantanhedense, entretanto eleita para substituir o atual vice-presidente da Câmara Municipal.   

Na carta de despedida enviada aos membros da comissão, o autarca agradece “todo o apoio, dedicação e cooperação no trabalho desenvolvido”, sublinhando que “foi um caminho fantástico, de serviço e entrega à causa da defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens, sujeitos de direitos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral”.

Em jeito de balanço no final de um ciclo que marcou bastante a ação da CPCJ de Cantanhede, Pedro Cardoso destacou alguns aspetos que ficam como “imagem de marca e continuam a ser uma mais-valia da CPCJ – Cantanhede, designadamente a celeridade no tratamento dos casos, de modo a assegurar uma intervenção precoce, a cultura de proximidade baseada no conhecimento e acompanhamento da realidade e a multidisciplinaridade das abordagens na procura das melhores respostas para as situações”.

Na análise retrospetiva da atividade desenvolvida pela CPCJ – Cantanhede sob a sua liderança, o agora ex-presidente desta entidade enfatiza ainda “as boas condições de trabalho, a perfeita articulação com as instituições, a aposta na prevenção como estratégia de salvaguarda dos direitos das crianças e jovens, bem como as ações de sensibilização visando o maior envolvimento da comunidade relativamente à problemática da infância/juventude”.
Por outro lado, salienta “a dedicação, o profissionalismo, a competência e, sobretudo, a sensibilidade de todos os elementos da equipa para esta área, destacando “a motivação, a abnegação, o altruísmo, o sentido de justiça e o espírito de solidariedade com que se dedicam à defesa dos direitos dos mais vulneráveis e desprotegidos, e cuja compensação é apenas a satisfação pessoal de estarem a contribuir para assegurar a proteção que, por direito, é devida às crianças e jovens que estão sujeitas a situações de abuso, violência, injustiça, iniquidade ou negligência grave”.
Pedro Cardoso deixa também um agradecimento ao anterior presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Armando Leandro, o qual também deixou o cargo por limite de mandatos, manifestando-lhe o mais vivo reconhecimento pelo apoio que sempre dispensou à equipa e enaltecendo “o relevante contributo para a qualificação do Sistema Nacional de Proteção das Crianças e Jovens, cuja centralidade radica nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens”.
Por último, o autarca deixa uma mensagem de incentivo quer à atual presidente nacional, Dr.ª Rosário Farmhouse, que considera ser a pessoa certa para os novos desafios, quer à recém eleita presidente da CPCJ – Cantanhede desejando “os maiores êxitos a toda a equipa na prossecução da sua valiosa missão”.  

Iniciativa realiza-se no final do mês abrangendo mais de 2000 pessoas, Edilidade paivense promove Passeio Sénior à zona ribeirinha de Vila Nova de Cerveira


Edil paivense realça convívio com mais de 30 anos

No âmbito do programa “ Viver Activo, Viver Melhor “, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, volta a promover, na última semana do mês de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”,uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local, contemplando mais de 2000 pessoas oriundas de todas as freguesias do município.

O passeio deste ano tem como destino Vila Nova de Cerveira, municípiolocalizado no Alto Minho, e que faz fronteira com a zona espanhola de Góian ( Galiza ), sendo uma vila fronteiriça que se desenvolveu à volta das suas muralhas, que a protegiam dos ataques dos espanhóis, situada numa zona ribeirinha de grande beleza natural, sendo que, os participantes vão ter tempo para conhecer o castelo da vila, onde funciona hoje em dia a bonita Pousada de D. Dinis, e também a bonitaIgreja Matriz e a Capela da Misericórdia, ou admirar o parque aquático, incluído no Parque de Lazer do Castelinho, que recria o próprio Rio Minho, possuindo mesmo canais e comportas que são réplicas das verdadeiras, num espaço único onde será realizado o almoço de confraternização num dos frondosos parques ribeirinhos, com registo de momentos únicos para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família sénior paivense, com lanche e festa durante a tarde.

Os paivenses podem aproveitar um amplo espaço para bailar, exercício físico, descanso e contemplação nas margens do Rio Minho, sitio paradisíaco que proporciona um conjunto vasto de actividades lúdicas e pedagógicas, mesmo ao lado do Aquamuseu do Rio Minho que estará aberto para visitação, havendo a possibilidade de se realizar viagens de barco até à Ilha da Boenga,em embarcação turística estacionada no local.

Recorde-se que, o “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa“Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, que se realiza desde o inicio dos anos noventa, e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Na perspectiva do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que destaca a importância desta iniciativa, depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o “ Passeio Convívio Sénior /2019 ” visa continuar a estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra.

O autarca realça que a iniciativa, tal como ano passado, exige responsabilidade e cooperação dos participantes, a par do empenho e do trabalho daqueles que, ao nível individual ou colectivo, participam na sua organização, destacando a colaboração dos presidentes de Junta de Freguesia, ao mesmo tempo que deseja que, a exemplo de anteriores edições, este evento municipal seja uma grande jornada de convívio e de alegria para todos.

Conforme o planeamento da autarquia paivense, os passeios estão programados para os dias 27 ( Fornos, S. Martinho e Sardoura ), 28 ( Sobrado, Bairros e Real ) e 30 de Agosto ( Raiva, Pedorido e Paraíso ), num total de 40 autocarros, contemplando os idosos de todas as actuais seis freguesias do concelho, ultrapassando mais de 2000 presenças neste evento, sendo que, as inscrições devem ser feitas nas Juntas de Freguesia até ao próximo dia 17 de Agosto.

Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, que tem já mais de três décadas de realização e tem permitido, ao longo destes anos, a descoberta de várias regiões do país, sendo um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade, mantém a colaboração das Juntas de Freguesia, com animação musical assegurada pela própria CM de Castelo de Paiva e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, nesta jornada de convívio da família paivense, evidencia-se a empenhada colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, para além da colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira


LANÇADOS CONCURSOS DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO E MERCADO MUNICIPAL



Foram lançados ontem, dia 1 de agosto, os concursos públicos para a requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo e de construção do novo Mercado Municipal.

O Programa BEM (Beneficiação de Equipamentos Municipais) comparticipa a requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo em 50%, num total de investimento de 318 mil euros.

Esta empreitada prevê a reparação de pisos, novos compartimentos, resolução definitiva das infiltrações, ampliação de várias salas, requalificação do elevador, beneficiação e ampliação da piscina infantil e requalificação das instalações sanitárias.

O novo Mercado Municipal é um investimento de 240 mil euros, comparticipado em 50%. A nova infraestrutura vai localizar-se na Avenida Sá Carneiro, na área onde se situa atualmente o Espaço Internet, com uma estrutura em vidro e madeira, oferecendo melhores condições aos vendedores locais, onde podem escoar os seus produtos, e ainda melhor acessibilidade aos consumidores.

Évora | Inauguração da Iluminação Cénica do Aqueduto da Água da Prata


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Évora
A Câmara Municipal de Évora vai inaugurar no próximo dia 6 de agosto a Iluminação Cénica do Aqueduto, nos troços situados entre a rua do Muro e a Rua do Salvador. A sessão de inauguração é de acesso público e terá início às 22h, a partir das instalações da APPCDM (Lavandaria) na Rua do Muro, 7.

Orçamentada em € 110 558,00, a intervenção incidiu nos alçados, no topo-capeamento e no intradorso dos arcos. O projeto procurou otimizar a perceção do monumento, adotando luz de diferentes tonalidades para os seus alçados e para o interior das arcadas. Assim, os contrastes cromáticos foram concebidos tendo em conta a própria luz dos candeeiros da iluminação pública existente, acentuando-se desta forma a presença do aqueduto.

Foram seleccionados equipamentos que garantem o eficaz controlo da emissão luminosa, evitando a dispersão e garantindo o bem-estar nas edificações vizinhas. Deste modo, foram utilizadas grelhas anti-encandeantes nas áreas luminosas mais susceptíveis de criar desconforto e a iluminação dos alçados no interior da muralha foi baseada na luz de leds, criando contraste cromático com a iluminação pública. Neste contexto a Câmara Municipal de Évora agradece a colaboração dos moradores e proprietários de habitações na zona de intervenção, bem como a compreensão manifestada pelos inevitáveis contratempos ocorridos durante a realização da obra.

No mesmo dia irá ser lançado publicamente o catálogo da exposição O Aqueduto da Água da Prata e o Património Hidráulico de Évora que esteve patente ao público no Convento dos Remédios, onde teve mais de 5 000 visitantes. A sessão de lançamento, também de acesso público, terá início no mesmo local às 21h30.

Quer a obra de iluminação cénica do aqueduto, quer o catálogo da exposição, foram cofinanciados pela União Europeia através do Programa Alentejo 2020.


Noites Jazz em Figueiró dos Vinhos


O Casal de S. Simão e o Coreto do Jardim Municipal vão ser palco de música jazzística nas noites de 14 e 24 de agosto, respetivamente, pelas 21h30.

Os concertos trarão a público a formação figueiroense Jazzcuzzi, que apresenta um repertório variado, aflorando vários hits musicais, do jazz à bossa nova, passando pelo pop rock, estilizando-os com roupagens diferentes, sempre associadas ao jazz. Os dois concertos terão, ainda, como convidados especiais, os músicos Speedy (Bateria) e J.p.Vinagre (Baixo Elétrico).

Os eventos integram o projeto “Região de Leiria – Rede Cultural”, promovido pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, cofinanciado pela UE através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).

Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica de Animais de Companhia

Resultado de imagem para concelho da Marinha Grande.Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica de Animais de Companhia

A Câmara Municipal informa que nos dias 16, 19, 20 e 23 de setembro, irá decorrer, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica de cães e gatos, a realizar em diversos locais do concelho da Marinha Grande.

Esta iniciativa insere-se no Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras Zoonoses, pelo que, os detentores de cães com mais de três meses de idade relativamente aos quais não se prove possuírem vacina antirrábica válida, deverão diligenciar a vacinação pelo Médico Veterinário Municipal, ou por qualquer Médico Veterinário de sua escolha.

No concelho da Marinha Grande, a vacinação antirrábica e identificação eletrónica ocorrerá nos seguintes locais e dias:

Freguesia de Vieira de Leiria
Mercado de Vieira de Leiria | 16 de setembro . 10h00
Passagem (junto à igreja) | 16 de setembro . 11h00
Mercado da Praia da Vieira | 19 de setembro . 10h00

Freguesia de Marinha Grande
Garcia (Centro de Recolha da Marinha Grande) | todas as quartas-feiras . 10h00 às 12h30
Garcia (Largo da Igreja) 16 de setembro . 14h30
Pilado (Coletividade) | 16 de setembro . 15h30
Amieirinha (Coletividade) |19 de setembro . 14h30
Picassinos (Coletividade) | 19 de setembro . 15h45
Trutas (Coletividade) | 20 de setembro . 10h00

Pero Neto (Coletividade) | 20 de setembro . 11h00

Freguesia de Moita
Moita (Largo da Igreja) | 23 de setembro . 10h00

Para além dos prazos indicados, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica poderão ser efetuadas no Centro de Recolha Oficial da Marinha Grande, sito na Estrada da Garcia, Cartaxo, na freguesia da Marinha Grande, à quarta-feira, das 10h00 às 12h30.

Município de Águeda integrou nos seus quadros três pessoas portadoras de deficiência


O Município de Águeda integrou nos seus quadros três pessoas portadoras de deficiência, esta integração decorreu no âmbito do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade. 

É objetivo deste Município desenvolver mecanismos facilitadores no respeito pelos direitos das pessoas com deficiência, na definição de políticas inclusivas e ações que vão ao encontro dos valores e missão desta Câmara Municipal. Neste sentido foram assinados no dia 1 de agosto três contratos de trabalho que visam a integração de três pessoas portadoras de deficiência, para exercer funções equiparadas à categoria profissional de Assistente Operacional. 

O Município de Águeda tem vindo a assumir um papel fundamental na resolução dos problemas que afetam a sua população, principalmente daqueles que se encontram mais desprotegidos, através de uma melhor articulação da oferta de serviços existentes no seu território, e através de parcerias, como por exemplo a efetuada com a CERCIAG - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda, C.R.L. 

É reconhecido o esforço desenvolvido por este Município na procura incessante de políticas sociais ativas, através de sistemas articulados de respostas sociais asseguradas por parceiros de base institucional, pública e privada, consolidando uma maior e mais eficaz relação de proximidade com a população do Concelho, contribuindo desta forma para uma plena integração das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Jorge Almeida, Presidente do Município referiu: “O Município de Águeda tem vindo a promover políticas de integração de pessoas com deficiência, a admissão destas pessoas como colaboradores do Município é um grande passo nesse sentido. De mencionar também que a existência de programas que promovem estas integrações são de grande importância. Desejo-lhes as maiores felicidades ao serviço da Câmara Municipal de Águeda.”

Elsa Corga, Vereadora com o pelouro dos Recursos Humanos, também presente na assinatura dos contratos, disse: “Há alguns anos que a Câmara Municipal de Águeda não integrava pessoas com deficiência, também por este motivo esta assinatura de contratos é tão especial.”

França: proibição de celulares nas escolas

A França proibiu aos alunos de até 15 anos usarem o celular no horário escolar, inclusive durante os recreios. O ministro da Educação disse ser “uma mensagem de saúde pública para as famílias. É bom que as crianças não fiquem tanto tempo diante do smartphone. Melhor seria que nunca o fizessem antes dos sete anos de idade”. Muitas escolas já interditavam sua utilização nas aulas. 

Os pais pediam essa medida, e o presidente Macron obteve muitos votos prometendo acabar com os celulares nas horas de estudo. A iniciativa cresce também na Espanha. Há esperança de que os alunos aprendam a conversar entre si e desenvolvam qualidades sociais para se encaixarem bem no trabalho e na vida familiar.

ABIM 

Pampilhosa da Serra | Santa Luzia eleita “Praia do Ano 2018” da região centro



A Praia Fluvial de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra, conquistou o 2º lugar do galardão “Praia do Ano 2018”, atribuído pelos leitores do “Guia das Praias Fluviais”, tendo sido a mais votada da região centro. 

Através de votação online, os leitores do “Guia da Praias Fluviais” elegem, anualmente, a sua praia fluvial de eleição em todo o território nacional. Desta feita, a Praia Fluvial de Santa Luzia foi apenas superada, em contexto nacional, pela Fraga da Pegada em Macedo de Cavaleiros, com a Praia Fluvial de Mourão a completar o pódio. 

São elegíveis para votação todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, assim como uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal. 

A Praia Fluvial de Santa Luzia e toda a zona envolvente constitui-se como um dos mais bonitos cartões de visita da região e do país. A natureza em estado puro, a qualidade do ar e da água e a paisagens arrebatadoras, fazem com este seja um destino ideal para descobrir e apreciar, não só ao longo da época balnear, como também noutras alturas do ano. 

Flávio Neves Salgado

Quase 260 mortos nas estradas nos primeiros sete meses do ano

Resultado de imagem para Quase 260 mortos nas estradas nos primeiros sete meses do ano
Quase 260 pessoas morreram nas estradas portuguesas nos primeiros sete meses do ano, um valor inferior a igual período do ano passado, segundo dados da Autoridade de Segurança Rodoviária, que indicam um maior número de acidentes e feridos graves.
A informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) relativa ao período de entre 1 de Janeiro e 31 de Julho deste ano indica que morreram nas estradas portuguesas 257 pessoas, menos 15 do que em igual período de 2018, apesar de o número de acidentes ter aumentado (de 74.425 para 74.647), assim como o de feridos graves (passou de 1.094 para 1.192).
O balanço da ANSR, que reúne dados da GNR e PSP, destaca também que na última semana de Julho (22 a 31 de Julho) morreram nas estradas 10 pessoas e ficaram gravemente feridas outras 59.
Os dados indicam igualmente que, entre 1 de Agosto de 2018 e 31 de Julho de 2019, o número de mortos nas estradas portuguesas baixou ligeiramente para 493 (menos um do que em período homólogo), enquanto o de feridos graves aumentou para 2.239 (mais 175 do que no mesmo período do ano passado).
Nos primeiros sete meses do ano, o distrito que mais mortos nas estradas registou foi o Porto (29), seguido de Lisboa (25) e Braga (23). Já em número de feridos graves Lisboa (180) lidera a lista, seguido pelos distritos de Faro (120), porto (116) e Santarém (107).
O número de acidentes entre 1 de Janeiro e 31 de Julho foi maior no distrito de Lisboa (15.018, menos 42 do que em período homólogo), seguido pelo Porto (13.785, mais 61).
Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária dizem respeito aos mortos cujo óbito foi declarado no local do acidente ou a caminho do hospital.
No relatório anual de segurança rodoviária de 2018 publicado na semana passada, a ANSR deu conta de que os casos de acidentes com fuga voltaram a aumentar ligeiramente, num total de 1.060, com as colisões em que o condutor fugiu a terem uma subida de 5,7% em relação a 2017.
O relatório de 2018 indica também que se registaram 34.235 acidentes com vítimas, de que resultaram 508 mortos (no local do acidente ou durante o transporte até ao hospital), 2.141 feridos graves e 41.356 feridos ligeiros.
Em relação a 2017, a ANSR sublinha que se registaram menos 181 acidentes com vítimas (-0,5%), menos duas vítimas mortais (-0,4%), menos 57 feridos graves (-2,6%) e menos 431 feridos leves (-1,0%).
Lusa


Politica | Presidente da República marcou legislativas para 6 de outubro

Resultado de imagem para Presidente da República marcou legislativas para 6 de outubro
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou ontem as eleições legislativas para 6 de outubro.
"O Presidente da República assinou o decreto que fixa para domingo 6 de outubro de 2019 as eleições para a Assembleia da República, o qual seguiu já para publicação em Diário da República", lê-se numa nota colocada no "site" da Presidência.
O chefe de Estado tinha anunciado no dia 7 de Dezembro de 2018, após ouvir os partidos, o calendário eleitoral deste ano: eleições na Madeira em 22 de setembro e eleições legislativas duas semanas depois, no dia 6 de outubro – após as eleições europeias de 26 de maio.
Quando foram ouvidos pelo chefe de Estado, PSD, PS e PAN indicaram preferência pelo dia 6 de outubro, "Os Verdes" por essa data ou 13 de outubro, o Bloco de Esquerda também por uma das datas de outubro, enquanto CDS-PP disse aceitar qualquer cenário e PCP apenas pediu distância entre essas eleições e as regionais da Madeira.
Segundo as respetivas leis eleitorais, as eleições para a Assembleia da República realizam-se "entre o dia 14 de setembro e o dia 14 de outubro", enquanto as eleições para o parlamento regional da Madeira decorrem no período "entre o dia 22 de setembro e o dia 14 de outubro".
Ambos os atos eleitorais são marcados pelo chefe de Estado "com a antecedência mínima de 60 dias ou, em caso de dissolução [dos respetivos parlamentos], com a antecedência mínima de 55 dias" e devem "recair em domingo ou feriado".
No dia 19 de junho, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Tiago Machado, assinalou que, confirmando-se o calendário eleitoral anunciado, "o primeiro dia da campanha eleitoral para as legislativas nacionais calharia no dia da votação das regionais", 22 de setembro, isto porque, nos termos da legislação, o período oficial de campanha começa 14 dias antes das eleições.
Num encontro com a comunicação social, no Funchal, o porta-voz da CNE apontou este problema como de "difícil" resolução e comunicou o entendimento de que "deveria ser proibida campanha" na Madeira no dia 22 de setembro e de que a campanha para as legislativas de 6 de outubro só deveria ser permitida na região "depois de fechadas as urnas".
O Presidente da República comentou esta questão dois dias depois, referindo que no passado esta sobreposição já aconteceu por duas vezes, em 1979 e 2009, e que os dois precedentes "não colocaram problemas", pelo que manteria as datas anunciadas.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que, "se no dia em que começa a campanha para a Assembleia da República há uma eleição na Madeira, faz sentido que na Madeira, e apenas na Madeira, nesse dia não haja atividades de campanha eleitoral".
Lusa

Indústria do tomate estima prejuízo diário de 4 milhões de euros com greve dos motoristas

Resultado de imagem para Indústria do tomate estima prejuízo diário de 4 milhões de euros com greve dos motoristas
O presidente da Associação dos Industriais de Tomate garantiu hoje à Lusa que a greve dos motoristas pode provocar ao setor prejuízos diários de quatro milhões de euros e pôr em causa quatro mil postos de trabalho.
“Esta greve vai cair no pico da apanha do tomate. O tomate, em Portugal, é plantado entre abril e maio […] e apanhamos cerca de 25 milhões de quilos por dia que depois são transformados, poucas horas após a apanha. O valor dessa atividade é de cerca de quatro milhões de euros por dia”, estimou, em declarações à Lusa, Martin Stilwell.
Tendo em conta que a apanha do tomate decorre entre Agosto e Setembro e que este é um fruto de curta duração, os produtores estão “muito alarmados com a situação”, acrescentou o responsável.
Desta forma, apelam a que este setor seja integrado nos serviços mínimos para que seja disponibilizado “gasóleo aos agricultores e aos homens que transportam o tomate”, bem como para que “seja permitido abastecimento de fuel e gás às fábricas” que transformam este fruto.
A Associação dos Industriais de Tomate exprimiu, por escrito, estas preocupações ao executivo, estando já agendada, para a próxima semana, uma reunião com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.
Paralelamente, os produtores estão a tentar precaver-se, abastecendo, antecipadamente, os seus veículos, porém, alertam que, sem energia, as fábricas de transformação não vão conseguir funcionar.
Com esta greve, ficam assim em causa, “quatro mil postos de trabalho de cerca de oito fábricas, essencialmente, na região do Ribatejo”, apontou.
A paralisação dos motoristas “põe em risco o futuro da atividade em Portugal. Estamos em contacto muito próximo com os nossos agricultores que estão, igualmente, alarmados com a situação. Pode, com alguma facilidade, pôr em causa a subsistência desta atividade no país”, defendeu Martin Stilwell.
O setor do tomate regista anualmente um volume de negócios de 250 milhões de euros, sendo que 97% deste valor se destina à exportação.
A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), que começa no dia 12, por tempo indeterminado, ameaça o abastecimento de combustíveis e de outras mercadorias.
O Governo terá que fixar os serviços mínimos para a greve, depois das propostas dos sindicatos e da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluem trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.
Lusa

Relatório da World Animal Protection aponta Zoomarine como sítio a evitar

Resultado de imagem para Relatório da World Animal Protection aponta Zoomarine como sítio a evitar
SAPO24
O parque aquático Zoomarine, em Albufeira, está entre 12 zoológicos e parques que uma organização de defesa de animais britânica aconselha os turistas a evitar, apontando práticas nocivas para os animais.
relatório da World Animal Protection — com a colaboração da Change For Animals Association — visa 12 jardins zoológicos e parques aquáticos, de nove países, considerando que estes espaços abusam dos animais para entretenimento.
No documento é possível ler que os animais mantidos nestes sítios de diversão estão sob "sofrimento atroz", referindo, entre outros, o caso do Zoomarine e dos espetáculos que promove, em que "os golfinhos são forçados a fazer acrobacias e a deixar que os treinadores façam surf em cima deles".
"Em vez de atuações públicas para fins comerciais, estes locais deviam eliminar estas atrações nocivas e oferecer em vez delas atividades enriquecedoras para os golfinhos, sem contacto direto com os visitantes e sem truques circenses", defende a organização.
Na mira do relatório, construído a partir de visitas efetuadas entre 2018 e 2019, em que os membros da organização assistiram aos espetáculos, estão parques semelhantes ao Zoomarine na Austrália, Estados Unidos e Singapura, e outros sítios onde há animais em cativeiro, num total de 12 instalações:
  • Dolphin Island (Resorts World Sentosa), Singapura
  • Zoo D’Amneville, França
  • Jungle Cat World, Canadá
  • African Lion Safari, Canadá
  • Cango Wildlife Ranch, África do Sul
  • Sea World, Austrália
  • SeaWorld, San Antonio, Estados Unidos
  • Zoomarine, Portugal
  • Puy du Fou, França
  • Avilon Zoo, Filipinas
  • Mystic Monkeys & Feathers Wildlife Park, África do Sul
  • Ichicara Elephant Kingdom, Japão
"No Zoomarine, em Portugal, os treinadores põem-se em cima do dorso dos golfinhos e surfam-nos na água. O espetáculo também inclui os golfinhos a puxarem um pequeno barco onde estão crianças", refere-se no documento.
A World Animal Protection e da Fundação Change for Animals argumentam que "muitos dos comportamentos apresentados como brincadeiras durante o espetáculo são na verdade manifestações de agressividade ou perturbação". E chega mesmo a apelar aos turistas britânicos a "tomarem uma posição, não visitando nem apoiando estes locais".
O relatório enaltece também que o contacto direto com os visitantes pode sugerir que a interação com os golfinhos "é completamente segura para os humanos". No entanto, como se trata de "animais selvagens incrivelmente fortes, quando perturbados, podem ser um risco para a segurança das pessoas".
Posteriormente, o documento acrescenta que manter estes animais em cativeiro para garantir a sua conservação não é argumento porque a maioria das espécies mantidas nos aquários não está ameaçada. Além de o cativeiro ser sempre "uma severa restrição ao bem-estar" dos animais, o treino para os truques que fazem nos espetáculos consiste em "métodos controversos" como "retirada de comida e estímulo social aos golfinhos para depois os usar como recompensas", acusa a organização.
As organizações referem ainda outros tipos de animais sujeitos a "atividades e exibições cruéis e degradantes", como "leões e tigres a fazerem truques e acrobacias em palco", elefantes obrigados a transportar turistas e primatas "explorados como adereços fotográficos".
Todavia, apesar deste relatório, as organizações salientam que estes locais visados não são os piores do mundo. "Os locais incluídos nestes casos de estudo não representam os piores jardins zoológicos do mundo." Porém, estão ligados à Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, cujas diretivas não estão a cumprir, apesar de "aspirarem a ser modernos e favoráveis ao bem-estar animal".
Contactado pela agência Lusa, o Zoomarine declinou fazer qualquer comentário sobre as afirmações da World Animal Protection.
Lusa


Cultura | Família de José Afonso apoia classificação e salvaguarda da obra do cantautor

Resultado de imagem para Família de José Afonso apoia classificação e salvaguarda da obra do cantautor
Rádio Regional
A família do músico José Afonso revelou à agência Lusa que apoia a classificação e "o reconhecimento do interesse público" da obra fonográfica do cantautor português, que celebraria hoje 90 anos.
Em nota enviada à Lusa, a família de José Afonso, detentora dos direitos da obra musical, explicou que “tem vindo a colaborar diretamente com o Ministério da Cultura, desde 2018, para que este desenvolva o processo de classificação dos registos”.
A família considera que “as recentes iniciativas públicas relacionadas com este tema, incluindo uma resolução na Assembleia da República e uma petição, vieram reforçar o acerto e a oportunidade desta classificação”.
“Espera-se que este processo resulte, não apenas no reconhecimento oficial da importância maior desta obra, mas também na sua eficaz protecção e preservação para as gerações vindouras”, sustentou.
Hoje, dia em que se assinalam os 90 anos de nascimento do autor de “Grândola, Vila Morena”, a Associação José Afonso (AJA) entregará no Ministério da Cultura uma petição, com mais de 11.400 assinaturas, que apela à salvaguarda e reedição da obra do cantautor.
A associação decidiu lançar a petição em junho, com o objetivo de acelerar o processo de classificação da obra de José Afonso, com vista à sua proteção e reedição, porque a maioria do trabalho do cantor está indisponível no mercado discográfico.
Em junho, quando foi lançada a petição, o presidente da AJA, Francisco Fanhais, explicava que se estava perante “um imbróglio jurídico, porque a Movieplay [editora que detém os direitos comerciais da obra de José Afonso] está em situação de insolvência e não se sabe do paradeiro dos ‘masters’ das músicas gravadas pelo Zeca Afonso”, o que compromete a reedição destes trabalhos.
Um mês depois, a 19 de julho, o parlamento aprovou um projeto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a classificação da obra de José Afonso como de interesse nacional, precisamente com vista à sua reedição e divulgação.
Nessa semana, questionado pela agência Lusa sobre este assunto, o Ministério da Cultura, através de fonte oficial, afirmou que reconhecia “a importância da obra de Zeca Afonso”, e que estava “a articular e a desenvolver diligências com o representante dos herdeiros de Zeca Afonso para encontrar formas de localizar e preservar os ‘masters'”.
José Afonso nasceu em 02 de agosto de 1929, em Aveiro, e começou a cantar enquanto estudante em Coimbra, tendo gravado os primeiros discos no início dos anos 1950 com fados de Coimbra, pela Alvorada, “dos quais não existem hoje exemplares”, refere a associação na biografia oficial do músico.
“Voz de um povo sofrido, voz de denúncia, voz de inquietude. Voz sinete da revolução de Abril”, como descreve a AJA, José Afonso gravou álbuns como “Cantares do Andarilho”, “Traz Outro Amigo Também”, “Cantigas do Maio”, “Venham Mais Cinco” e “Coro dos Tribunais”.
Autor de “Grândola, Vila Morena”, uma das canções escolhidas para anunciar a Revolução de Abril de 1974, José Afonso morreu a 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal, de esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada cinco anos antes.
Nos próximos dias estão previstas várias iniciativas culturais para assinalar o aniversário de nascimento de José Afonso, grande parte delas promovidas pelos diferentes núcleos da Associação José Afonso.
Entre elas conta-se, por exemplo, na sexta-feira, o espetáculo “Como se fora seu filho”, em Grândola, com atuações do cantor Francisco Naia e do rapper Xoto, e um concerto dos Cais da Saudade em Setúbal.
Em Lisboa, no sábado, José Afonso será evocado na apresentação do livro e disco “José Afonso ao vivo”, pelo jornalista Adelino Gomes, com atuação de Filipa Pais, Maria Anadon, Zeca Medeiros e David Zaccaria.
Em Aveiro, será inaugurada uma silhueta do músico na estação de comboios da CP, da autoria de Marcos Muge, e no sábado haverá um concerto dos Couple Coffee.
Seixal (Setúbal) celebrará a efeméride nos dias 9 e 10 com vários concertos, entre os quais de Francisco Fanhais, Manuel Freire, Tertúlia Coimbrã da Mira Tejo e Mário Barradas.
Lusa


México | Entendiendo La Deuda De Alto Rendimiento O High Yield


Uno de los pilares para la construcción de portafolios de inversión son los instrumentos de deuda: títulos de crédito emitidos por empresas o Gobiernos, y que cuentan con un plazo de inversión definido y una tasa de interés pagadera periódicamente, la cual está en función del perfil de riesgo del emisor. Pero, ¿cómo distinguir a los emisores con un perfil crediticio sólido de los que no cuentan con él?
Existen agencias calificadoras que realizan una evaluación del emisor y, a través de una escala, asignan una calificación que determina la viabilidad para hacer frente a las obligaciones financieras. Dentro de esta escala, existe un grupo de emisores de alta calidad o grado de inversión que, al tener un sólido perfil de riesgo, presentan bajas probabilidades de no cumplir en tiempo y forma con el pago de intereses; sin embargo, el rendimiento que devengan en sus instrumentos es bajo. Típicamente, estos emisores son Gobiernos o empresas consolidadas, y cuentan con calificaciones que pueden ir desde AAA (la mejor calificación posible) hasta BBB (la menor calificación grado de inversión posible).

Hay otro grupo de emisores de calidad media, que son entidades con calificaciones inferiores a BBB y que tienen un riesgo incrementado de incumplir sus obligaciones financieras respecto a las emisoras con grado de inversión; por ello, para atraer inversionistas, ofrecen tasas de interés más altas, de ahí que se denominen instrumentos High Yield o de alto rendimiento, evocando a una máxima de las inversiones: a mayor riesgo, mayor rendimiento. Algunos ejemplos de estos emisores son empresas que están arrancando o en sus primeras etapas de crecimiento, así como entidades que están enfrentando situaciones de estrés financiero que pueden comprometer el pago de sus obligaciones.

Cabe resaltar que, si el perfil financiero del emisor mejora, puede existir mayor demanda por los papeles, lo que aumentaría su precio y podría incrementar el rendimiento para el inversionista; aunque también puede ocurrir lo opuesto, deteriorando el precio del papel. Es por ello que estos instrumentos tienen un mayor riesgo que la deuda con grado de inversión, aunque suele ser inferior a la que presenta el mercado accionario.

Si bien el riesgo de un instrumento de calidad media es superior al de uno con grado de inversión, esto no necesariamente significa que el emisor va a caer en impago, sino que tiene más posibilidades de hacerlo; por lo mismo, es importante que, al buscar invertir en este tipo de papeles, se cuente con un análisis riguroso del emisor para determinar correctamente los riesgos y convertirlos en oportunidades de inversión.

Incluir instrumentos de deuda High Yield en un portafolio de inversión es un gran complemento para mejorar el rendimiento potencial, al recibir tasas mayores a la deuda con grado de inversión, sin incrementar drásticamente el perfil de riesgo del portafolio total; y la mejor manera de acceder a este tipo de instrumentos es a través de Fondos de Inversión o vehículos de inversión colectiva (ETFs, por sus siglas en inglés), ya que hay un grupo de expertos en inversiones analizando este mercado y realizando los ajustes necesarios en su composición para mantener un perfil de riesgo adecuado.

Principal Fondos de Inversión cuenta con un Fondo de deuda High Yield global denominado PRINHYD, el cual pone a disposición del público inversionista que quiera mejorar el perfil riesgo-rendimiento de su portafolio de inversión.

Por: Luis Lozano, Director General de Principal Fondos de Inversión