sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Ecopista do Vouga: inaugurada uma nova porta de entrada para os territórios de Viseu Dão Lafões


Ecopista do Vouga liga-se à Ecopista do Dão, em Viseu, o que permite percorrer 114 quilómetros de forma ininterrupta. É a maior ecopista contínua do país.
A Ecopista do Vouga foi hoje inaugurada, em Viseu, numa cerimónia presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Com uma extensão total de 65 quilómetros, a Ecopista do Vouga interliga-se com a Ecopista do Dão, já existente, o que significa que é possível percorrer, a pé ou de bicicleta, e de forma ininterrupta, 114 quilómetros nos cenários magníficos da região Viseu Dão Lafões. Esta passa a ser, assim, a maior ecopista contínua do país.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Luís Filipe, em representação da CCDR-Centro, e dos autarcas dos restantes municípios por onde passa a Ecopista do Vouga: Rui Ladeira (Vouzela), Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) e João Valério (Oliveira de Frades).
O projeto resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. O investimento total ascende a 4,1 milhões de euros, dos quais 2 milhões resultam de um apoio do Turismo de Portugal e o restante é investimento dos municípios.
O percurso atravessa paisagens de grande beleza arquitetónica e paisagística e inclui várias pontes e túneis ferroviários. A infraestrutura foi construída sobre o antigo ramal ferroviário da Linha do Vouga, desativado em 1980, que fazia a ligação entre o litoral e a cidade de Viseu, acompanhando o vale do Rio Vouga. O troço agora intervencionado requalificou o piso da plataforma da antiga linha de caminho de ferro e dotou-a de equipamentos e infraestruturas que permitem à população local e aos visitantes apreciar esta paisagem com todo o conforto e segurança.
A ligação à Ecopista do Dão – que percorre os municípios de Tondela e Santa Comba Dão – acontece em Viseu. Juntas, a Ecopista do Vouga e a Ecopista do Dão percorrem seis municípios da CIM Viseu Dão Lafões: Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
Numa das suas extremidades, em Santa Comba Dão, esta rede de Ecopistas da CIM Viseu Dão Lafões terá ligação com a futura Ecovia do Mondego, que irá até aos limites do concelho de Penacova, na CIM Região de Coimbra; na outra extremidade, continuará por Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, municípios da CIM Região de Aveiro, ligando-se ao corredor ciclável EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica, em Aveiro. Assim, aumentam ainda mais as possibilidades de deslocação por bicicleta na região.
As Ecopistas do Vouga e do Dão são vias principais, que atravessam todo o território e que têm a capacidade de agregar ou distribuir turistas ou visitantes pela região. Desta forma, constituem eixos fundamentais na estratégia alargada de desenvolvimento do Turismo de Natureza por parte da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente do produto turístico Walking & Cycling, através das ecopistas, de percursos pedestres, de circuitos de trail e de circuitos de BTT. Na atualidade, a CIM dispõe de uma rede de percursos pedestres e cicláveis, que conta com mais de 1700 quilómetros sinalizados e homologados nas respetivas federações.

Declarações
Na cerimónia de inauguração, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, elogiou o facto de a Ecopista do Vouga resultar da conjugação de vários esforços. “Foram quatro concelhos que, através da CIM, se reuniram para criar esta infraestrutura. É um bom exemplo, a que damos muito valor, de desenvolvimento do território de uma forma integrada”, sublinhou. “É simbólico que estejamos reunidos no final da Ecopista do Dão, o ‘monumento’ mais visitado de Viseu. Talvez o SNS possa fazer contas connosco… não sei quanto poupamos em medicamentos e consultas com esta Ecopista. Acima de tudo, é um equipamento que traz felicidade aos cidadãos”, acrescentou Fernando Ruas.
“Com esta ligação entre as duas, vamos ficar com uma das ecopistas mais desenvolvidas e compridas da Europa. É uma infraestrutura que reúne uma serie de produtos, que liga o BTT, os percursos pedestres, mas também alavanca os vinhos, o enoturismo o termalismo ou o património. É mais um elemento que nos ajuda ao desenvolvimento. É com realizações como esta que o interior vai fixando pessoas”, concluiu o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o facto de a Ecopista do Vouga se enquadrar na estratégia regional e nacional de promoção turística. “Quero dar os parabéns aos autarcas e à CIM Viseu Dão Lafões por este projeto. Este está alinhado com a estratégia do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, que coloca o Turismo de Natureza como um dos maiores ativos estratégicos da região e do país. A Ecopista do Vouga cumpre também outros objetivos, como a possibilidade de desenvolvermos outros produtos relacionados, casos da gastronomia e do termalismo, e atenua os efeitos da interioridade, ao trazer mais os turistas para territórios de baixa densidade”, frisou Raul Almeida.
“Deixo o desafio de criarmos um grande anel de Ecopistas, que ligue as Ecopistas do Dão, do Vouga, do Mondego e a EuroVelo. Dessa forma, seria um anel completo, que atrairia ainda mais pessoas aos territórios da região Centro de Portugal. Estamos cá para vos ajudar a estruturar este produto”, adiantou o Presidente da Turismo Centro de Portugal.

A encerrar a sessão, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recordou que “foi neste mesmo local que inaugurámos a Ecopista do Dão. É muito bom que os territórios tenham estratégias que continuem no tempo e que envolvam todos os atores. É isso que faz a diferença”.

“A Ecopista do Vouga está aqui. Foi feita com o esforço de todos e com a visão e liderança da CIM Viseu Dão Lafões. Elogio a forma como os autarcas têm trabalhado em conjunto em projetos intermunicipais. É um exemplo que deram e estão a dar ao país. Mesmo que no imediato não sejam visíveis, os projetos intermunicipais beneficiam todo o território. O Governo ajuda e cria condições para que as coisas se façam, mas se os autarcas não se unirem, não se faz o caminho”, considerou a governante.

“Graças à CIM, a marca Viseu Dão Lafões é hoje uma marca implantada a nível nacional e internacional, evidência de que quando há uma estratégia, alcançam-se resultados. Também aqui deram um exemplo ao país”, concluiu a ministra.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Barcelos | Dia Mundial da Saúde Mental | Webinar: A vez e a voz da saúde mental 10 de outubro | 18h00 | online

 No dia 10 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Para assinalar esta data, o IPCA vai promover um Webinar com o tema “A vez e a voz da saúde mental”.
O evento vai realizar-se na terça-feira, dia 10 de outubro, entre as 18h00 e as 19h00. O Webinar conta com a participação da Doutora Susana Caires, docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade do Minho, presidente do Núcleo de Investigação e Intervenção em Educação Emocional, que vai falar da de mantermos uma boa saúde mental e de como podemos cultivá-la promovendo o autocuidado e a busca de ajuda externa.
A sessão conta ainda com um convidado que vai partilhar estratégias pessoais de como conseguiu lidar com questões de saúde mental.
Ao Gabinete de Psicologia do IPCA cabe a tarefa de partilhar várias estratégias e recursos disponíveis no IPCA e na comunidade.
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a nível mundial e tem como objetivo geral aumentar a sensibilização para as questões de saúde mental. Falarmos sobre como cultivá-la e defendê-la, será o primeiro passo.
 
Inscrição obrigatória até o dia 09/10/2023
Link inscrição:

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Congresso da Região de Aveiro 2023

 11 Municípios da CIRA recebem eventos, apresentações e conferências sobre temas importantes para o presente e o futuro de Região de Aveiro de 15 a 24 de outubro

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) realiza de 15 a 24 de outubro, por toda a Região, o Congresso da Região de Aveiro 2023, de 15 a 24 de outubro, tendo como temas centrais a gestão da Ria de Aveiro, a Educação, a Floresta, os Planos e Projetos 2030, a Cultura e o Desenvolvimento Social e Económico.

No ano em que se celebram os 34 anos da Região (16 de outubro) e à semelhança das edições anteriores, este será um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.

No dia de 15 de outubro, destaque para o Concerto do Dia da Região de Aveiro, com a Banda Filarmonia das Beiras, pelas 16h30, no Centro de Arte de Ovar.

No dia seguinte, segunda-feira, 16 de outubro, a sede da CIRA será palco da apresentação do projeto de ampliação do seu edifício, seguido de visita ao Centro de Interpretação do BioRia, para apresentação do Sistema Primário do Baixo Vouga Lagunar e da visita às obras das Infraestruturas Hidráulicas do Rio Novo do Príncipe, em Cacia.

De todo o programa destaca-se ainda a Conferência “Região de Aveiro – Planos e Projetos 2030”, no dia 18 de outubro no Cine Teatro Alba, com lançamento da Revista do Congresso “Região de Aveiro – 34 anos em Comunidade Intermunicipal” e que contará com a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A encerrar o programa, no dia 24 de outubro, terça-feira, o Centro de Artes de Águeda recebe a Conferência sobre o Desenvolvimento do Território.

Ações relacionadas com o Património Cultural Imaterial (19 de outubro) e Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, também fazem parte do programa, que pode consultar em permanente atualização no site da Região de Aveiro, em: https://regiaodeaveiro.pt/ .

[programa disponível aqui<https://we.tl/t-UtJN7rZHYm>]

Agradecemos toda a atenção dispensada e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Gabinete de Comunicação da CI Região de Aveiro

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Aveiro | Reabertura da Avenida 25 de Abril

Está reaberta à circulação a Avenida 25 de Abril após a realização de uma intervenção profunda de requalificação urbana, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de aproximadamente 1.400.000€.

A obra teve como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada, a redução das zonas de estacionamento e construção de novos passeios optando por uma solução mais confortável e acessível.
Atentos à avaliação fitossanitária das árvores existentes no local, cuja confirmação de resultados foi possível aferir com a evolução da execução dos trabalhos da obra, a Câmara Municipal optou pela substituição total do parque arbóreo, plantando novas árvores, dando primazia à segurança para as pessoas, em particular para as crianças, jovens, moradores e utilizadores diários da Avenida 25 de abril.

Nos próximos dias decorrerão ainda a execução de pequenos trabalhos para finalização da obra, tendo a Câmara Municipal decidido pela reabertura em simultâneo com a referida execução minimizando assim os constrangimentos de circulação num importante arruamento do centro da Cidade.
Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
*Imagens do Litoral Centro

Lançamento no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental. Campanha de sensibilização #UnidosContraOEstigma alerta para o preconceito através da Inteligência Artificial

·As perturbações de saúde mental são fortemente estigmatizadas na nossa sociedade. As pessoas que delas sofrem são frequentemente associadas a preconceitos, tais como violência, agressividade, tristeza ou fraqueza.
·A Inteligência Artificial (IA) e as imagens associadas a estas doenças resultam do estigma social, que é também transferido para a tecnologia.
·Os preconceitos e estereótipos geram atitudes de rejeição, isolamento e discriminação contra estas pessoas, o que está intimamente ligado à sua exclusão social.
·O espelho social em que a pessoa com perturbação mental se observa é, muitas vezes, mais difícil do que a própria doença.
Lisboa, 06 de outubro de 2023 – No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental que se assinala a 10 de outubro, é lançada a campanha de sensibilização #UnidosContraOEstigma que visa reduzir o estigma e chamar a atenção para o preconceito, ainda, existente em relação à saúde mental. Embora, as patologias no âmbito da saúde mental sejam cada vez mais comuns em todo o mundo, a discriminação social continua a ser uma realidade para quem sofre de doenças psiquiátricas.
Estigma e exclusão social
O espelho social em que se vê a pessoa que sofre de perturbação mental é, muitas vezes, mais difícil que a própria doença. Trata-se do autoestigma, que ocorre quando as pessoas que têm perturbação mental assimilam os estereótipos que lhes são socialmente atribuídos, os assumem como próprios e os atribuem a si mesmas.
 
João Bessa, médico psiquiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), refere que o estigma ainda é um impedimento para quem precisa de recorrer à ajuda de um profissional de saúde: «Acredito que o estigma associado às patologias psiquiátricas continua a ser um importante fator dissuasor da procura de cuidados médicos especializados por profissionais da área da saúde mental. Apesar da maior sensibilidade e atenção atual da sociedade para este tema, é importante reconhecer que persistem globalmente preconceitos e tabus que configuram diferentes formas de estigma que acabam por isolar e discriminar quem vive com uma doença mental.»
 
Para mudar mentalidades e terminar com o preconceito, sublinha que «a principal arma para combater o estigma é a promoção do acesso à informação sobre saúde mental com medidas de que visem aumentar a literacia da população sobre esta temática, desconstruindo os preconceitos existentes e promovendo a procura de cuidados especializados. Para tal, é essencial promover a consciência social de que as patologias psiquiátricas são doenças que, como outras patologias médicas, estão bem caracterizadas do ponto de vista clínico, têm um substrato orgânico cerebral, são altamente prevalentes e acima de tudo são tratáveis com cuidados médicos especializados.»
 
Na opinião do presidente da SPPSM, o principal desafio para acabar com os preconceitos adquiridos na sociedade atual «passa pela desconstrução progressiva dos dogmas associados à patologia psiquiátrica, nomeadamente à sua desvalorização, culpabilização e menorização do sofrimento psíquico que ainda persistem na sociedade atual. A promoção da consciência social para esta temática através de campanhas de sensibilização e ações de formação e divulgação pode contribuir de forma ativa para a diminuição do estigma na doença mental, promovendo assim o recurso a cuidados por profissionais de saúde que são essenciais para o seu tratamento.»
 
Atualmente, segundo a OMS, 12,5% das perturbações de saúde estão relacionadas com a área das perturbações mentais e estima-se que se converterão na principal causa de incapacidade em todo o mundo, em 2030.
 
O estigma constitui uma barreira relevante aos cuidados e à integração social das pessoas afetadas por doenças mentais. Os preconceitos e estereótipos geram atitudes de rejeição, isolamento e discriminação, o que está intimamente ligado com a exclusão social. Por outro lado, as pessoas com perturbações mentais podem igualmente ver afetada a dinâmica familiar e o convívio entre o círculo de amigos, assim como a própria atividade profissional, dado que a sua condição pode levar ao absentismo e até mesmo à ausência de emprego. A falta de tratamento adequado, a interrupção do mesmo, o diagnóstico incorreto e a ausência de acompanhamento médico contribuem para um maior agravamento da situação clínica do doente e da sua qualidade de vida.
 
Para Beatriz Lourenço, médica psiquiatra, e vice-presidente da ManifestaMente, associação para a promoção da saúde mental, «este tipo de campanhas de sensibilização e combate ao estigma da doença mental, como esta que agora é apresentada, contribuem para fomentar a discussão, quebrar o tabu, despertar curiosidade e informar as populações sobre estes temas. A saúde mental deve ser encarada como um pilar fundamental de uma sociedade saudável e é uma preocupação que diz respeito a todos nós.»
 
A médica psiquiatra destaca também que «estas iniciativas podem contribuir para alertar a comunidade e mudar mentalidades, uma vez que existem várias ideias erradas sobre a doença mental, enraizadas na nossa sociedade, que é fundamental contrariar e rebater. O combate ao
 
estigma da doença mental, assim como a promoção da literacia, permite capacitar a população não só sobre a importância da promoção da saúde mental e dos autocuidados, mas também sobre os sinais de alerta da doença mental e o que fazer quando sentimos que precisamos de ajuda especializada.»
 
Por outro lado, a vice-presidente da ManifestaMente acredita que a eliminação do estigma pode contribuir para a promoção dos cuidados de saúde dado que, conforme explica, «o estigma social e o autoestigma estão profundamente relacionados com a forma que as pessoas lidam com as suas doenças psiquiátricas, em particular com a procura (ou não) de ajuda especializada. Sabemos que muitas vezes na tentativa de fugir ao “rótulo" da doença psiquiátrica, as pessoas protelam o início do tratamento adequado e também abandonam mais precocemente o mesmo. A mitigação do estigma associado à doença mental pode contribuir para uma intervenção mais precoce, e consequentemente um melhor prognóstico e uma utilização mais racional dos serviços clínicos.»
 
A campanha agora lançada vai estar ativa durante todo o mês de outubro e engloba um conjunto de ações de divulgação, em diversas plataformas e redes sociais, como Instagram e LinkedIn.
 
Sara Barros, Country Manager da Lundbeck Portugal sublinha que «através desta campanha pretendemos, sobretudo, realçar o estigma que ainda recai sobre as doenças mentais. A comunidade continua a desvalorizar a doença mental, não encarando estas perturbações como uma doença, por isso, continua a ser tão urgente mudar mentalidades, apostar numa “política” de consciência social e alertar para uma realidade que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo. Na Lundbeck o nosso foco centra-se na recuperação da saúde do cérebro como forma de melhorar a qualidade de vida do doente. Através de campanhas como a que agora lançamos e do desenvolvimento de novas e melhores terapêuticas estamos no caminho certo para continuarmos a cumprir este nosso compromisso.»
 
Lara Faria 

Liepāja, na Letónia, e Évora, estreitam laços e definem linhas de colaboração com vista à Capital Europeia da Cultura em 2027

 
Num encontro de dois dias na cidade letã, as equipas de Évora_27 e Liepāja 2027 trabalharam conjuntamente em diferentes dimensões da iniciativa, tais como os conceitos, os programas culturais e artísticos, a comunicação e o alcance, entre outros tópicos. A visita permitiu reforçar o conhecimento mútuo e descobrir o que aproxima as duas cidades e as suas propostas enquanto Capital Europeia da Cultura
Depois da assinatura, em abril de 2023, em Évora, do Memorando de Entendimento entre as cidades de Liepāja, na Letónia, e Évora, em Portugal, ambas designadas com o título de Capital Europeia da Cultura em 2027, as cidades reforçaram, esta semana, a cooperação,
num encontro de dois dias na Letónia, que permitiu estabelecer as bases do modelo de cooperação no âmbito da iniciativa cultural mais emblemática da Europa.

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Liepāja, Gunārs Ansiņš, a delegação de Évora, liderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, e Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27, foi recebida por Gunārs Ansiņš e Inta Šoriņa, Presidente da Fundação Liepāja 2027 na manhã de segunda-feira, dia 02 de outubro.

Seguiram-se dois dias de cooperação entre as equipas de Liepāja 2027 e Évora_27, e os municípios das duas cidades, num programa que incluiu passagens por vários pontos da região – tal como Évora, e o Alentejo, Liepāja representa uma cidade, e uma região, Kurzeme
do Sul – visitas a estruturas culturais locais que terão um papel na Capital Europeia da Cultura, encontros com agentes culturais e os media, e reuniões de trabalho sobre temas partilhadas pelas duas cidades, procurando pontos de contacto e alargando o terreno comum.

“Estamos muito felizes com este encontro entre Évora e Liepāja, duas cidades tão diferentes, mas que, curiosamente, têm tanto em comum, e que partilham o desafio de ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Foram dias incríveis de diálogo, partilha e aprendizagem mútua, numa relação estreita que iremos desenvolver até 2027 e mais além." declarou Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Gunārs Ansiņš, Presidente da Câmara Municipal de Liepāja, afirmou: "Esta cooperação internacional é algo que não pode ser subestimado, uma vez que o título de Capital Europeia da Cultura nos coloca de maneira muito mais marcante no mapa mundial. Liepāja e Évora defendem não só os valores da cultura, mas também os da democracia, algo que é crucial numa altura em que temos a guerra mesmo à nossa porta, na Ucrânia. Estamos desejosos que chegue 2027, um ano em que juntos poderemos implementar o programa com que sonhámos, demonstrando assim não só as nossas melhores qualidades através do prisma do programa artístico a toda a Europa, mas também reforçando o orgulho dos nossos próprios cidadãos nas suas cidades".

“Tem sido uma experiência entusiasmante. Esta visita a Liepāja permitiu-nos aprofundar os pontos comuns que Évora e Liepāja partilham, e desenvolver modelos de cooperação com vista a 2027. Depois de aprofundarmos o nosso conhecimento dos conceitos propostos por Liepāja 2027 e Évora_27, e de mergulharmos nos programas culturais e artísticos de cada cidade, apercebemo-nos das semelhanças, dos pontos de contacto e de todas as possibilidades que se abrem. Apesar dos quilómetros que separam estas duas cidades em extremos opostos da Europa, há muito mais que as une." afirmou Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27, ao concluir dois dias de encontros.

Inta Šoriņa, Presidente da Fundação Liepāja2027 reforçou esta visão: "Apesar de estarmos situados em lados diferentes da Europa, os conceitos dos nossos programas são muito semelhantes. Estamos ligados pelo fio condutor que une a visão de ambas as cidades - o desejo dos nossos habitantes de viver em equilíbrio. Trabalhar com a equipa de Évora revelase muito produtivo. Achamos os portugueses muito fáceis de entender, abertos e com uma visão semelhante da maneira como querem desenvolver os projetos da Capital Europeia da Cultura. Existem desafios comuns a Évora, Liepāja e regiões vizinhas e, ao mesmo tempo, o entendimento partilhado de que a cultura é a principal força motriz para o desenvolvimento de qualquer comunidade e um grande contributo para os processos socioeconómicos globais".

Assumindo-se como uma “cidade de paradoxos e opostos”, Liepāja 2027 coloca o conceito de (un)rest (agitação) na base de um programa cultural e artístico audaz, desenhado para responder aos desafios da região, do país e da Europa. De maneira semelhante, cruzando diferentes escalas (local, nacional e europeia), Évora 2027 propõe o VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, humanos, estamos sempre em relação com o universo, e não num lugar de dominância – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta, como “uma outra arte de existência”.

Évora 2027, Capital Europeia da Cultura, é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora 2027 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.

Madalena Galamba | info@evora2027.com  
Évora 2027 — Capital Europeia da Cultura

A MAGIA DE OUTUBRO NO MUNICÍPIO DE SILVES

 Com as temperaturas mais suaves e os dias mais pequenos, o mês de outubro apresenta uma agenda variada, com um conjunto de eventos direcionados para todas as idades.
Da programação há propostas para todos os gostos, desde o SUM – Silves Urban Music; o XXIII Encontro de Coros e o regresso da música para bebés e crianças, na Biblioteca Municipal de Silves.
Este mês volta a ser dedicado à receção e boas vindas aos professores e educadores, onde será, apresentado o Guia da Oferta Educativa 2022-2023, com uma diversidade de iniciativas e projetos para os vários ciclos de ensino.
Fica ainda o convite para a apresentação do livro do poeta Nero, na Biblioteca; a XXVI Subida Internacional do Rio Arade em canoagem; a Maratona Internacional de BTT do Algarve (MIBA); e o ciclo de teatro dos Polos de Educação ao Longo da Vida, no Teatro Mascarenhas Gregório, que, assinala o Mês Sénior.
Não deixe de conhecer histórias de vida, de cumplicidade e amor na exposição Amigos (Im)perfeitos, no Castelo de Silves, a assinalar a abertura do Castelo como espaço Pet Friendly.
Desfrute destas e de outras propostas que preparamos para si neste território da Serra ao Mar!
Consulte a nossa Agenda Terras do Grés.