quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Homem encontrado morto em basílica do Santuário de Fátima

Um homem foi encontrado morto hoje na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, no distrito de Santarém, disseram fontes do Santuário e da GNR à agência Lusa.

PAÍS GNRHÁ 4 HORAS
Fonte do Comando Territorial da GNR de Santarém disse que foi encontrado morto um homem de 68 anos, natural de Rio Maior.

"Os funcionários [da basílica] ouviram um disparo e quando chegaram depararam-se com o senhor morto", explicou esta fonte policial.
Fonte do Santuário de Fátima disse que "entre as 09h15 e as 09h30, os vigilantes foram surpreendidos por um homem sozinho dentro da basílica que, infelizmente já se encontrava morto".
O Santuário "lamenta profundamente a morte de uma pessoa".
Em comunicado, o Santuário de Fátima informa que a Basílica da Santíssima Trindade se encontra "momentaneamente encerrada ao público", devido a "uma tentativa de suicídio que infelizmente terminou com a morte de um homem".
"Mais se informa que à hora da ocorrência não se encontrava ninguém na Basílica a não ser os vigilantes do santuário que, de imediato, acorreram em auxílio deste irmão", tendo sido "de imediato" contactados os bombeiros e a GNR, que, "quando chegaram ao local", já encontraram a pessoa morta.
"O Santuário irá ter presente este irmão nas suas orações e lamenta profundamente esta morte, entregando à oração a sua alma. O Santuário aproveita a oportunidade para enviar as sentidas condolências à família, ciente de que na casa do Pai encontrará a paz e o eterno descanso", acrescenta ainda o comunicado.
O templo está encerrado desde as 09h30 e assim continuará até estarem terminadas as diligências das autoridades.
As celebrações previstas para a Basílica da Santíssima Trindade foram, entretanto, transferidas para outras capelas do Santuário.


Hora de Fecho: Futebol e segurança privada. As ligações perigosas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
OPERAÇÃO FÉNIX 
Pinto da Costa e o seu braço-direito Antero Henrique não foram os únicos. Godinho Lopes, Hulk, Frechaut e empresários com dívidas de transferências também usaram seguranças privados ilegais.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
EDUCAÇÃO 
O Conselho Nacional de Educação sugere que voltem as provas de aferição no final de 1.º ciclo e aconselha mais uma prova no final do 9.º ano.
AMADORA-SINTRA 
O Ministério Público pediu a condenação de Ana Jorge e outros ex-responsáveis da saúde de Lisboa por terem pago, indevidamente, cerca de 21 milhões de euros à sociedade que geria o Amadora-Sintra.
TRANSPORTES DE LISBOA 
Nova política, nova gestão para a Transportes de Lisboa. Tiago Farias substitui Rui Loureiro que compreende opção com nova estratégia. Governo anulou concessões mas não espera pagar indemnizações.
NOVO BANCO 
A agência de notação financeira DBRS cortou vários 'ratings' do Novo Banco, justificando a decisão com o aumento do risco reputacional da entidade, depois de o Banco de Portugal ter transferido dívida sénior do banco para o BES.
IRS 
O despacho com as novas tabelas foi aprovado pelo Governo. Descontos diminuem com a redução da sobretaxa para vencimentos de 8 mil euros mensais, ou 12 mil para casais que apresentem IRS em conjunto.
DÍVIDA PÚBLICA 
As necessidades líquidas de financiamento de Portugal este ano deverão situar-se em sete mil milhões de euros. IGCP espera captar 1700 milhões das famílias para a dívida pública.
ABUSO SEXUAL 
As recomendações - que já estão a gerar polémica - da presidente da Câmara de Colónia é que as mulheres mantenham os desconhecidos "à distância de um braço" e que não andem a abraçar toda a gente.
PARIS 
Um homem foi abatido a tiro por agentes da polícia de manhã em frente de uma esquadra do 18.º bairro de Paris, no norte da cidade, quando tentava entrar no edifício.
CONFLITO 
O conflito entre as duas potências regionais e líderes espirituais dos dois maiores blocos do Islão, xiitas e sunitas, continua a escalar. Coligação liderada pela Arábia Saudita está a investigar.
Opinião

Paulo Tunhas
Apesar de tudo, é bom saber que se pode falar, mesmo que indirectamente, da sociedade sem produzir automaticamente delírios que dão vontade de nos tornarmos eremitas.

José Miguel Pinto dos Santos
Dada a validade dos argumentos a favor da prestação estatal em espécie, isto é, em aulas de filosofia em vez de em dinheiro, todas as crianças têm o direito de ir à escola, mesmo que não queira

Luís Aguiar-Conraria
Querer que sejam os outros a pagar as políticas redistributivas não é ser de esquerda, é ser populista. E defender políticas que prejudicam parte das pessoas que se diz querer beneficiar é ser cínico.

Rui Ramos
O que devemos reter do ano que passou para perceber o ano que começa? O fracasso de Obama, a queda dos BRIC, o populismo no Ocidente, a esquerda que não governa, a persistência de Passos, e Marcelo.

Maria João Marques
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

120 MIL PORTUGUESES PODEM PERDER APOIOS SOCIAIS NO REINO UNIDO


 
O governo português avisa que milhares de portugueses emigrados no Reino Unido serão severamente prejudicados com as medidas que o primeiro-ministro britânico, James Cameron, pretende implementar.
Segundo o Diário Económico, de acordo com as estimativas do Governo, cerca de 120 mil portugueses podem ser prejudicados pela proposta do primeiro-ministro britânico de cortar os apoios sociais aos imigrantes da União Europeia (UE).
“De acordo com os dados do Observatório da Emigração, em 2013 e 2014 entraram no Reino Unido cerca de 30 mil portugueses por ano. Estimando que esse número não mudou substancialmente em 2015 (ano para o qual ainda não existem dados) e não se vai alterar em 2016 e 2017, apontaríamos para cerca de 120 mil os portugueses a serem afectados”, afirmou ao Económico fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
No centro da questão está a mais polémica das quatro condições de David Cameron para renegociar a relação de Londres com Bruxelas antes de realizar um referendo sobre a manutenção do país na UE, que pode ter lugar este ano ou em 2017.
Na proposta, o líder britânico quer luz verde de Bruxelas para condicionar o acesso a apoios sociaisdos imigrantes europeus nos primeiros quatro anos de trabalho no país.
“O que Reino Unido está a propor em matéria de política migratória não respeita o princípio da não-discriminação e aí não poderemos aceitar”, alertou já Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, em entrevista ao Diário Económico.
A reacção portuguesa teve réplicas na maioria dos países, que como Portugal, exportam migrantes. A maior resistência veio mesmo da Polónia que tem 700 mil cidadãos no Reino Unido.
Numa tentativa de acordo, no final do ano passado, a França e a Alemanha disseram que estãodispostos a aceitar uma suspensão dos apoios sociais aos europeus por parte de Londres, mas apenas por um período de três anos.
Esta proposta foi bem recebida pelas autoridades britânicas.
“O Reino Unido está aberto ao compromisso e Cameron tem a impressão de que vários líderes europeus também estão prontos a isso”, disse um diplomata francês ao Politico.eu.

NOVO GOVERNO FEZ 154 NOMEAÇÕES EM 41 DIAS, PCP RELEMBRA 100 DO ANTERIOR NUM SÓ


 
O PSD acusa o Governo de não publicar online as 154 nomeações que fez em apenas 41 dias. O executivo contrapõe que isso será feito ainda este mês e que não está esquecido.
A acusação veio por parte do deputado Hugo Soares, referindo que o executivo já fez 154 nomeações em 41 dias, sem atualizar a informação no portal online do governo.
“Observamos de imediato uma legião de adeptos partidários ávidos de colocação, provenientes, quiçá, dos diferentes quadrantes da frente de esquerda. Até hoje, este Governo já fez para os seus ministérios 154 nomeações, 154 nomeações em 41 dias“, acusou o vice-presidente da bancada do PSD, citado pela agência Lusa.
“Ou o Governo não conhece a lei, o que é revelador de uma atroz negligência, ou incumpre propositadamente e o grupo parlamentar do PSD exige saber porquê. Fica a conclusão: este é um Governo sem pudor a nomear. Mas com vergonha em divulgar”, acrescentou.
O deputado não ficou sem resposta, tendo o vice-presidente da bancada do PS, João Galamba, aconselhado para que não se armasse “em virgem”.
O vice dos socialistas acusou o anterior Governo, liderado por uma coligação entre PSD e CDS, de ter partidarizado a administração pública, especialmente na Segurança Social, na qual as nomeações ocorriam a partir da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).
Quem apoiou também esta acusação foram os partidos de esquerda. O líder parlamentar do BE,Pedro Filipe Soares, considera que do anterior Governo só “houve fanatismo ideológico, ‘jobs for the boys’” e “a aldrabice da CRESAP”.
Já o deputado do PCP António Filipe remata que o PSD falar de nomeações é como “falar de corda em casa de enforcado“, relembrando a “contratação milionária” de Sérgio Monteiro para vender o Novo Banco, a nomeação do chefe de gabinete do ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, para o instituto de gestão financeira e as cem nomeações no dia em que Costa foi chamado a formar Governo.
“Por este ritmo, não estariam a criticar 154 nomeações, mas 4 mil”, afirmou com ironia o comunista.
Em nota enviada ao Diário de Notícias, o gabinete da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, garante que as devidas publicações serão feitas ainda este mês e que o Governo não está esquecido das suas obrigações.
“É intenção do governo cumprir a lei, que não define um prazo legal para a introdução dos dados”, antecipando ainda que o Governo quer revelar ainda mais dados do que antes.
“O governo decidiu ainda que além de nome, função e data da nomeação, o portal vai disponibilizar ovencimento bruto e o vencimento líquido dos nomeados. (…) Será também publicado o link para o despacho de nomeação”, anuncia.
ZAP

PROTEÇÃO CIVIL AVISA: Precipitação, Neve, Vento e Agitação Marítima


AVISO À POPULAÇÃO AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

PRECIPITAÇÃO, NEVE, VENTO e AGITAÇÃO MARíTIMA
1. SITUAÇÃO Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se, de acordo com a informação prestada, que se espera para os próximos dias o agravamento das condições meteorológicas, com especial destaque para as regiões a norte do rio Tejo e, em particular, as regiões do Minho e do Douro Litoral.
Destacam-se como principais fatores de risco:  Precipitação persistente com picos de maior intensidade (>10 mm/h) durante o dia de amanhã (08JAN) e no domingo (10JAN), podendo os valores acumulados ultrapassar os 200 mm durante este período;  Queda de neve acima dos 1400m (podendo descer pontualmente aos 1200m);  Vento a soprar forte com rajadas da ordem dos 90 km/h, no litoral, e 100 km/h, nas terras altas;  Agitação marítima na costa ocidental com ondas até 5m.
Informação hidrológica relevante:  Escoamento superficial e sub-superficial tendencialmente elevado, suscetível de originar inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, em especial nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego.
Não é de excluir a eventual ocorrência de situações de cheias associadas ao aumento do caudal das principais linhas de água.  As condições de saturação dos solos mostram-se favoráveis à de ocorrência de deslizamentos de terras, especialmente nas zonas de declive mais acentuado. Não deixe de acompanhar as previsões meteorológicas em http://www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS Em função das condições meteorológicas atuais e previsíveis, espera-se:  Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;  Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, devido à acumulação de águas pluviais e/ou insuficiência dos sistemas de drenagem;  Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água das zonas historicamente mais vulneráveis;  Inundações de estruturas urbanas subterrâneas por deficiências de drenagem;  Danos em estruturas montadas ou suspensas;  Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante períodos de preia-mar, que podem causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;  Possibilidade de queda de ramos ou de árvores em virtude de vento mais forte;  Possíveis acidentes na orla costeira;  Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação em água dos solos.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS A ANPC recomenda à população que adote medidas de prevenção adequadas, nomeadamente que:  Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, retirando inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou possam obstaculizar ao livre escoamento das águas;  Adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e de gelo nas vias de circulação;  Transporte e aplique as correntes de neve nas viaturas sempre que circular nas áreas atingidas por queda de neve;  Não atravesse zonas inundadas, de modo a evitar o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos existentes no pavimento ou caixas de esgoto abertas;  Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;  Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, mantendo-se atenta à possibilidade de queda de ramos ou de árvores devido a vento mais forte;  Tenha especial cuidado na circulação junto da orla costeira e em zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;  Não pratique atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, e evita, também, o estacionamento de veículos na orla marítima;  Esteja atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança
.

Dia 9 de Janeiro das 9 horas às 13 horas Colheita de Sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Dêem mais sentido à vida, tornando-se dador de sangue e dador de medula óssea.

Revista Tribuna da Adasca =Media/Notícias/Publicações

Compareçam, divulguem, sejam solidários.

Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas a título gratuito, sem correr riscos de ser multado. Dê mais sentido à vida, torne-se dador de sangue e de medula óssea.

O sangue é um dos elementos muito importante para a vida, a sua aquisição tem que vir do homem, já que sem o homem não há sangue nos hospitais e para nós é um gesto de agradecer/louvar.

“Deus deu ao homem a capacidade de ir para a Lua, mas ainda não deu a capacidade de criar uma substância que substitua o sangue. Talvez para que o homem nunca se esqueça de que um depende do outro, sempre”. (Marielly Campos).

"Decidi doar simplesmente. Acho que essa é uma atitude que todos nós deveríamos ter. Ajudar o próximo é uma atitude humana", disse a mais nova dadora associada da ADASCA.

Já Paulo da Silva, de 39 anos, disse que aquela era a sua quarta dádiva. "Sempre venho aqui de três em três meses para fazer a minha doação. Estou a cumprir com o meu dever cívico, fazendo a minha parte e sei que várias pessoas são beneficiadas com o meu esforço", afirma.


"Não existe nada que substitua o sangue humano, ele é vida. A doação é um acto de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso convidamos a todos para que sejam dadores fiéis e ajudem nesta difícil missão de dar vida a quem precisa". "Se estão pedindo é porque há pessoas que estão necessitando. Amanhã, quem sabe, eu mesma, ou um familiar nosso pode precisar”, desabafa a Rosemary.

Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão um sentido redobrado. Compareçam... Tragam um(a) amigo(a), mesmo que aparentemente sejamos muitos, nunca somos de mais. A vida é um dom inestimável e maravilhoso que o homem tem pelo simples facto de ser homem.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Ajudem a divulgar esta mensagem reencaminhando-a para os vossos amigos.

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Blog: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM


Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133

Solidariedade no Facebook ajuda menino com cancro

Tiago Santos, com apenas quatro anos, luta contra um cancro raro e os internautas formaram uma onda de solidariedade para o ajudar.
O menino foi diagnosticado com um neuroblastoma, há cerca de dois anos. Desde então já foi sujeito a diversos tratamentos, incluindo um auto-transplante de medula e radioterapia, explicaram os pais à SIC Notícias.
Ainda assim, o menino continua com células cancerígenas. Os pais querem agora submetê-lo a um tratamento de imunoterapia e já contactaram dois hospitais nos EUA que estão em fase de ensaio clínico.
Há cerca de um mês, os pais criaram uma página de Facebook, ‘O Super-T precisa de ti’, de modo a angariarem cerca de 300 mil euros para pagar este tratamento, que ainda não é feito em Portugal.
A página conta já com mais de 15 mil gostos e várias pessoas já aderiram a esta onda de solidariedade, nomeadamente a equipa do Sporting de Braga, que levou Tiago a visitar as instalações do clube.
Há várias maneiras de contribuir: pode optar por fazer uma transferência bancária, cujo NIB está disponível na página de Facebook, pode comprar a diversos produtos, como t-shirts e canetas, mas também participar em eventos organizados para angariar fundos para esta causa.
Até ao momento, já foram angariados cerca de 66 mil euros.
Fonte e Foti: jornal I
comentário: esperamos que o valor seja conseguido o mais breve possível. A vida humana é sagrada e não tem preço.

Este Inverno pode ser o mais chuvoso em 30 anos


by Mira Online
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera mais chuva para os próximos meses do que o habitualmente registado nas últimas décadas, mas também uma subida das temperaturas. A previsão sazonal engloba os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.
Em declarações à Renascença, a meteorologista Ilda Novo avança que “os valores de precipitação que estão previstos para os primeiros três meses do ano são superiores à média registada nos últimos 30 anos”.
Embora não seja possível indicar o período concreto em que os índices de precipitação serão superiores, o balanço geral dos três meses indica que deverá chover mais do que o habitual.
Também em relação à temperatura, Ilda Novo, do IPMA, diz estarem previstos valores acima do normal. “A temperatura deverá subir entre 0,5 e 1 graus, em relação aos valores habituais”.
Depois de o mês de Dezembro ter sido o segundo mais quente desde 1931, nos próximos três meses há entre 80% a 90% de probabilidades que a temperatura aumente.
Já a precipitação suscita mais dúvidas aos especialistas, com uma probabilidade de aumento que vai entre os 40% e 60%.
“Temos uma grande certeza de que o Inverno será mais quente, mas temos dúvidas quanto à chuva porque as probabilidades são menores”, ressalva a meteorologista.
São boas notícias para quem não gosta de frio e pode constituir o fim do período de seca, que no mês de Novembro assolou mais de metade do território nacional.
Esta previsão sazonal do IPMA é feita tendo por base quatro sistemas diferentes: o britânico, o francês, o americano e o do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, onde participam 34 países europeus. Contudo, é necessário ter em conta a elevada margem de erro associada a este tipo de previsão.
Fonte: rr.sapo.pt
Mira Online | Janeiro 7, 2016 às 8:20 am | Categorias: Nacionais | URL: http://wp.me/p5tucu-bjO

360º - O Governo do desfaz (+ Lopetegui, a China e a Coreia)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Todos contra a Coreia do Norte. O Conselho de Segurança da Nações Unidas "condenou firmemente" o novo ensaio nuclear da Coreia do Norte e anunciou que vai preparar "medidas suplementares" contra Pyongyang; os EUA pedem ação "unida e forte".
Se o mundo - China incluída - reagiu com firmeza contra o alegado teste da bomba H, muitos duvidam ainda da capacidade da Coreia do Norte de desenvolver uma bomba de hidrogénio. Aqui no Observador fizemos a pergunta (com as respostas possíveis): Há razões para temer o exército de Kim Jong-Un? Mas explicámos também O poder de uma bomba de hidrogénio, aproveitando para a história de 70 anos de repressão na Coreia, do Grande Líder ao Grande Sucessor.

Na China, continua a derrocada nas bolsas. A sessão de hoje voltou a ser suspensa (ao fim de apenas 15 minutos de negociações), com as quedas a passarem a fasquia dos 7%. O banco central reagiu desvalorizando de novo a moeda - mas começa a ser difícil perceber como se pode parar o ciclo vicioso de desconfiança. E a Europa está a ir abaixo também.

Os preços do petróleo continuam a cair e já estão a negociar abaixo dos 33 dólares por barril, o valor mais baixo desde 2004. Os investidores estão a prestar mais atenção à acumulação de inventário que às tensões no Médio Oriente.

Em Washington, Obama prepara o seu último discurso do Estado da Nação. E preparou o país, com este clip de antevisão. Como atestam estas fotos, este não é um Presidente normal - e nunca deixa a comunicação para segundo plano.

No futebol doméstico, a mão cheia não chegou paraSporting e Benfica (que deram 6 cada um). Para Lopetegui, a mão cheia foi de lenços brancos: o 1-1 caseiro com o Rio Ave foi poucochinho - e pôs o treinador à beira de um "adiós" ao "Oporto", pelas razões que o Tiago Palma aqui explica.

A campanha das presidenciaisNão, António Guterres não vai apoiar ninguém - pelo menos para já. E explicou porquê esta noite: “Não quero criar complicações ao meu próprio partido”. Guterres falou também sobre o Governo de esquerda, uma candidatura à ONU, o terrorismo e a crise dos refugiados. A síntese da entrevista à RTP3 está aqui.

As novidades dos 3 debates de ontem passaram pela Coreia do Norte, com Marisa Matias a dizer que a Coreia do Norte é uma ditadura - e Edgar Silva a contornar a questão (num debate muito aceso entre supostos parceiros parlamentares). Marcelo defendeu Costa sobre não haver ainda não haver um Orçamento. E Paulo Morais fez mais acusações sobre corrupção - envolvendo Sócrates (tudo isto e mais, para ler aqui). Nem por acaso, o grupo Lena anunciou um processo ao candidato.

Aqui no Observador, o entrevistado de ontem foi Edgar Silva - e, confesso, surpreendendo-me. Disse o quê? “Não me parece que tenhamos um Governo de esquerda”; “O Muro de Berlim que se alterou foi no Largo do Rato e não no PCP”; “Marcelo é o conspirador-mor que procurou sempre derrubar tudo e todos”. E é só uma síntese de tudo isto

Esta manhã há outras entrevistas, noutros jornais, razão suficiente para lançarmos o liveblog do diaEspreite aqui o que dizem Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém - e mantenha-se atento porque à noite temos o primeiro dos debates mais importantes (ladies and gentleman, Marcelo vs. Sampaio da Nóvoa).

Informação relevante
Centeno gastou “integralmente” o que sobrava da dotação provisional em dezembro, disseram ontem os técnicos que escrutinam o Orçamento na Assembleia. Hoje, o Correio da Manhã diz que a indicação do ministro é para manter a despesa congelada nos ministérios - apesar dos aumentos decretados (e os que estão previstos).

A prova de que a missão será difícil está numa entrevista do novo ministro da Saúde à TVI. Adalberto Campos Fernandes voltou a dizer que houve cortes excessivos na saúde e que não pode haver hospitais a trabalhar "a tempo parcial". É possível resolver isso com a mesma despesa? É a resposta que falta conhecer.

Um problema para resolver: o subsídio de férias da função pública vai depender do corte salarial em vigor - fazendo com que quem recebe o subsídio no início do ano acabe a receber menos. A menos que Centeno resolva o caso no Orçamento, explica o Público.
E outro ainda: a forma de calcular mensalmente a sobretaxa vai mudar e tudo indica que vão ser necessárias duas tabelas de retenção em 2016. O DN explica.

Muda o Governo volta o tema dos 'jobs for the boys'. O PSD acusou ontem António Costa de ter feito 154 nomeações em 41 dias, sem as publicar na Internet - e o Governo promete fazê-lo em janeiro. À polémica, a Rita Dinis acrescentou esta notícia: a esquerda quer mudanças nas nomeações de altos dirigentes, mas não é para já.

Pelo meio veio esta história insólita: "esta terça-feira, um homem ligou para o autarca de Vila Nova de Gaia, fazendo-se passar pelo ministro-adjunto de Costa. Queria um emprego para um 'camarada' socialista". O fim? Está aqui.

O que não parece ter fim à vista é a polémica com a bancaCarlos Costa veio dizer que os resgates do BES e do Banif se deveram aos próprios bancos (e não a ele). Isto enquanto, a CMVM pede aos bancos a lista de clientes com obrigações do BES (dia o DN). E enquanto, lá fora, há investidores furiososcom o Banco de Portugal (com registo na imprensa internacional).
E também no momento em que a contribuição dos bancos para o fundo de resolução aumentou 33%.
O outrora aliado do governador, o PSD, quer agora avaliar a atuação de governos e supervisores desde 2008, e perceber que alternativas havia à venda ao Santander.

Hoje fique atento à reunião entre António Costa e Pedro Sánchez, em Lisboa. O espanhol parece estar cada vez mais apostado em seguir os passos do amigo português e tentar uma coligação de esquerda aqui ao lado. Talvez Sanchéz não tenha ouvido isto ontem.

Se a caminho passar pela 2ª-Circular, anote que o ACP está furioso com o novo projeto da Câmara de Lisboa. E ameaça recorrer aos tribunais contra uma obra que diz ser "louca" e "faraónica", diz a Renascença.

Os nossos Especiais

Governo do desfaz. O que o novo Executivo já mudou desde que tomou posse. Em pouco mais de um mês, o Governo socialista reduziu a pó várias das medidas do anterior Governo: na saúde, na educação, mas também na justiça, conta-se um anúncio de reversão por cada dois dias de trabalhoA lista está aqui registada - e as próximas batalhas da esquerda também.

Confuso? Glossário para se orientar na discussão política. Por que razão ouvimos tanto a palavra "geringonça"? BFF é uma coisa de miúdos ou faz parte da alta política? Para ajudar a perceber o que se está a discutir, a Elsa Araújo Rodrigues preparou um glossário com 12 expressões.

Thatcher, um ícone do feminismo. Governou com firmeza, combateu o comunismo, comandou uma guerra. E gostava de usar saias, chapéus e roupa de cores vibrantes. A Maria João Marques escreveu assim sobre a nova biografia da Dama de Ferro.

O fim de Pierre Boulez, o último dos vanguardistas. A música clássica nunca mais foi a mesma depois dele - genial e polémico. O seu desaparecimento, ontem, põe fim a uma geração de compositores vanguardistas que, após a Segunda Guerra Mundial, mudaram radicalmente o panorama da música clássica contemporânea, explica a Rita Cipriano.
Notícias surpreendentes

Uma surpresaFoi recuperado um meteorito mais velho do que a própria Terra. Uma equipa de investigadores australianos teve uma véspera de ano novo diferente: andaram num lago cheio de lama à procura de um meteorito com 4,5 mil milhões de anos.

Uma provocação. O escritor João Tordo veio ao nosso Verdade & Consequência responder a uns dilemas morais e disse, entre outras coisas, isto: “Não trocaria sexo por favores. Quer dizer… Não, não faria”.

Um insultoUm restaurante do Porto tratou mal Érica Fontes, uma famosa atriz porno. E muito boa gente saiu em defesa dela.

Umas coisas boas - no Porto. A Sara Otto Coelho passou a trabalhar por lá e escolheu os restaurantes, bares e lambarices que 2015 deu à cidade (e que vontade que me deu de ir lá).

E umas citações para usar - mas atribuídas aos autores verdadeiros, porque há muito boa gente que não sabe do que fala.

Nós por aqui, tentamos sempre não errar e guiá-lo pela informação mais importante e deixá-lo com um bom sorriso nos lábios. É por isso que o convido a passar por aqui, ao longo do dia. Como sabe é fácil, basta um clique.

Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

COLHEITAS DE SANGUE NO POSTO FIXO DA ADASCA EM AVEIRO MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO

Tu és do Tipo Positivo ou Negativo?

Tanto faz! Dar sangue é dar esperança de vida a milhares de pessoas. É Também uma oportunidade de ajudar sem interesse e uma demonstração de solidariedade.
Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e esta necessidade pode surgir em qualquer momento. A necessidade torna-nos iguais. Dá para receber. A Amizade está no sangue. Por favor DÁ SANGUE. Ajuda-nos a salvar mais vidas! Não fiques indiferente...
Convidamos as pessoas com grupos sanguíneos A-. A+, 0- e 0+ a aderir à Colheita de Sangue que vão decorrer nos dias constantes no Cartaz que se segue:

Compareçam, divulguem, sejam solidários.
Faça-se acompanhar do Cartão de Cidadão/B.I. 
 NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Mais informações no site: www.adasca.pt
 Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133