quarta-feira, 3 de abril de 2024

13 de abril | 10h00-18h00 | INATEL Costa da Caparica. Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas organiza XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático


 "Doenças Reumáticas: do raro ao comum" é o tema do XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático, uma reunião organizada pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) que decorrerá a 13 de abril, das 10:00h às 18:00h, no INATEL da Costa da Caparica.
A 27.ª edição do Fórum de Apoio ao Doente Reumático conta com a participação multidisciplinar de especialistas e destina-se a doentes, familiares, cuidadores informais, profissionais de saúde e público em geral com interesse pela temática.

Moderada por Ana Rodrigues, Coordenadora de Reumatologia no Hospital Lusíadas e Professora na NOVA Medical School, a reunião terá início com um debate sobre planos e estratégias no campo das doenças raras em Portugal, que contará com a intervenção de Maria do Céu Machado, do Grupo de trabalho para o Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras, e Palmira Martins, da RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras em Portugal. Ainda durante a manhã, Ana Cordeiro, do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, ULS Almada Seixal, abordará algumas doenças reumáticas raras, seguido da partilha de testemunhos de doentes e da oportunidade de participar num momento dedicado a perguntas e respostas.

A tarde inicia-se com um debate moderado por Catarina Marques, vice-presidente da LPCDR, sobre “Reumatologia e Medicina Geral e Familiar, centrada no doente”, onde Maria José Santos, reumatologista da ULS Almada Seixal, Elsa Mateus, presidente da LPCDR, e Rita Lopes Silva, médica de Medicina Geral e Familiar na ULS Almada Seixal, partilharão a sua perspetiva multidisciplinar ao abordar algumas das comorbidades mais comuns, como a diabetes, a hipertensão, a osteoporose e problemas associados aos níveis de colesterol alterados.

A sessão “Mente sã, corpo são (ou não)?” será moderada por Ana Vieira, da Direção da LPCDR, abordando os temas “Promover a saúde psicológica na doença reumática”, por Vera Guimarães, psicóloga na Unidade de Oncologia e Equipa Intra-hospitalar de suporte em Cuidados Paliativos, e “Ligando os pontos entre as doenças mentais e reumatológicas”, da responsabilidade de Vasco Medeiros, psiquiatra, ambos especialistas da ULS Estuário do Tejo.

No decorrer do evento, estará disponível uma equipa de profissionais da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde Em Reumatologia (APPSReuma) responsável pela realização de um rastreio sobre o risco de fraturas de fragilidade através do instrumento FRAX. Este é um processo individualizado para cada paciente cujo resultado apresenta a probabilidade de fratura nos próximos 10 anos segundo a avaliação dos fatores de risco e que, há 10 anos, quando introduzido em Portugal, marcou nova era no diagnóstico da osteoporose.

Elsa Frazão Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, sublinha que «nesta 27.ª edição, à semelhança das anteriores, o foco mantém-se no “Apoio ao Doente Reumático”, ao promover a apresentação e discussão aberta, das várias perspetivas desta área abrangente, a todos os que por ela tenham interesse, desde o público em geral aos profissionais de saúde. Prometemos uma abordagem multidisciplinar, do raro ao comum, de forma a promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, como defende a missão da LPCDR.»

É possível aceder-se ao programa completo em www.lpcdr.org.pt e garantir a inscrição aqui.

Sobre a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR)
A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) foi criada em 1982 com a missão de promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, de modo a contribuir para a sua plena integração na sociedade, e o objetivo de promover a educação social do doente reumático e da população em geral, difundindo informações sobre a natureza, tratamento, prevenção e repercussões sociais das doenças reumáticas defendendo as políticas de saúde e laborais mais adequadas, bem como fomentando e facilitando ainda o estudo das doenças reumáticas.

*Ana Tiago

INICIATIVA MUNICIPAL CONTINUA A DESPERTAR GRANDE INTERESSE. ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A XXV FEIRA DO VINHO VERDE

 

A XXV Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva já tem data confirmada, realizando-se nos dias 5, 6 e 7 de Julho, sendo que, as inscrições para a participação dos expositores já estão abertas na Câmara Municipal e terminam no dia 19 de Abril. 

 A exemplo das edições anteriores, para este evento municipal, que cada vez desperta mais entusiasmo e motiva forte adesão, as inscrições estão abertas a naturais e/ou residentes no concelho de Castelo de Paiva.
 Para além dos produtores vitivinícolas individuais ou de marca, dos restaurantes, das tasquinhas, dos artesãos do concelho, também a Associação Comercial e Industrial, que é entidade parceira deste evento, participa nesta grande iniciativa que promove as potencialidades do Município Paivense e que, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de Julho, cativa milhares de visitantes a vir a Castelo de Paiva para três dias de loucura, na Rota do Melhor Vinho Verde do Mundo, entre uma grande oferta de saberes e sabores.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Entre 10 e 12 de abril, nos laboratórios da Universidade Católica no Porto. Escola Superior de Biotecnologia abre portas a 1000 estudantes do secundário


Durante três dias mais de 1000 estudantes do ensino secundário vão ter a oportunidade de participar em 30 experiências promovidas por investigadores e estudantes da Escola Superior de Biotecnologia. “Telhados verdes: Aproveitamento da água da chuva nas cidades”, “Biomateriais no combate às feridas crónicas”, “O segredo da frescura das pastilhas de mentol” ou “Padaria tradicional: leveduras em ação” são alguns dos exemplos das múltiplas experiências disponíveis. Uma iniciativa que decorre entre 10 e 12 de abril na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
“Bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina são os grandes temas da semana aberta da Faculdade que anualmente procura ser um momento de grande abertura do ensino superior ao ensino secundário,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Pretendemos contribuir para a literacia científica demonstrando de uma forma rigorosa, mas desconstruída e por vezes divertida, que a ciência contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” salienta.

Os 1000 estudantes já inscritos vão participar em mais de 30 atividades. Vão poder tornar-se detetives que desvendam o mistério de um surto alimentar e descobrem se conseguem organizar o frigorífico. Descobrir, por exemplo, o que se esconde nos alimentos que comem diariamente, quer de saudável quer de menos bom! Partir em busca dos aromas presentes nos alimentos enquanto tentam não se deixar enganar, pois nem tudo é o que parece! Vão aprender mais sobre a água e como ela torna a vida possível, sobre o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos e ainda sobre a análise dos seus impulsos bioeletrónicos. Vão descobrir soluções, no mínimo, originais, para cuidar de feridas crónicas. Para fazer compras no supermercado terão de descobrir truques que revelam a verdade perdida na publicidade.

Irão ainda descobrir através de uma atividade lúdica e apetecível como da confeção de um gelado conseguimos abordar os conceitos de emulsão, mudança de fase, coalescência, espuma e cristalização. Ou ainda, aprender que o Dia Mundial da Terra surgiu com o objetivo de consciencializar a população mundial para os problemas de contaminação ambiental e para a necessidade da preservação dos recursos naturais e de conservação da biodiversidade. Para isso serão realizadas pequenas atividades laboratoriais para demonstrar as causas e efeitos da poluição.

A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia é uma iniciativa anual que este ano decorre de 10 a 12 de abril, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

*Fernanda Teixeira

Festival integrado na Feira de São Mateus. The Script são os cabeça de cartaz do “Mateus Fest”

 - A Banda irlandesa vai atuar no dia 03 de agosto, em Viseu

- O Festival é uma das grandes novidades da programação da Feira de São Mateus e conta com outros nomes consagrados, como Gavin James, Fernando Daniel ou Hubrid Theory.

 

 

Viseu, 03 de abril de 2024 – Já passaram pelos palcos do Marés Vivas e do Campo Pequeno e, este ano, os The Script são os cabeças de cartaz do “Mateus Fest”, o festival que é a grande novidade da Feira de São Mateus e vai acontecer no dia 03 de agosto, em Viseu. “Superheroes”, “The man who can´t move” ou “Hall of fame” são alguns dos êxitos mundiais da banda irlandesa, que soma mais de 20 anos de carreira, cinco álbuns com vendas de platina, 6 álbuns que chegaram a número 1 no Reino Unido, 30 milhões de singles vendidos, 11 milhões de vendas de álbuns, mais de 13 milhões de ouvintes mensais no Spotifyentre outras marcadas alcançadas e prémios.

Para além de The Script, o “Mateus Fest” reúne outros nomes consagrados, como Gavin James, Fernando Daniel ou Hubrid Theory.  A Feira de São Mateus, maior e mais antiga Feira Popular realizada em Portugal, passa, assim, a integrar na programação este Festival de Verão, com o objetivo de combater uma lacuna que existia no interior do país, em que não se realizava um festival capaz de agregar um público jovem e de jovens emigrantes, lusodescendentes e os muitos turistas que, por altura do verão, visitam a região de Viseu.

 

Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus, diz que “Viseu está assim a inovar e a fazer história, ao realizar no interior do país um festival com estas características, em que para além dos concertos, irá ser criado, nesse dia, o ambiente típico de festivais de verão. Já era hora de a região do interior proporcionar este tipo de eventos para os seus jovens e para os muitos visitantes que recebemos no verão. Temos nomes fortes no cartaz deste festival, que nos fazem crer que será um sucesso. A juntar a esta grande novidade, que é o “Mateus Fest”, temos também a celebrar o facto de a Feira de São Mateus ter sido, muito recentemente, eleita a Melhor Festividade Ibérica, nos “Iberian Festival Awards”, como uma grande prova de reconhecimento do nosso trabalho, pelo público. E não podemos, igualmente, esquecer que a Feira tem muito para oferecer, este ano são 39 dias, com muitas propostas variadas e para todos os públicos.

 

A edição 632 da Feira de São Mateus acontece de 01 de agosto a 08 de setembro, será também marcada pelo intenso e ativo Programa desportivo de “Viseu – Cidade Europeia do Desporto 2024”, em especial a 41ª Meia Maratona de Viseu, a 1ª edição do passeio de BTT Feira de São Mateus e 3ª Edição do Torneio de Padel”.

 

A edição deste ano dará, ainda, continuidade à certificação de sustentabilidade pela Biosphere Portugal, um processo iniciado em 2023 e que tornou a Feira de São Mateus no primeiro evento do género, em Portugal, a receber a certificação de sustentabilidade.

 

Proença-a-Nova |Inscrições abertas para a 6ª edição do Grande Prémio da Cortiçada

 
As inscrições para disputar o Grande Prémio da Cortiçada, que se realiza a 28 de abril, já se encontram abertas.
Estas são gratuitas e deverão ser feitas até às 24 horas do dia 24 de abril de 2024, para os seguintes emails: desporto@cm-proencanova.pt ou cbranco@fpatletismo.org (poderão vir a ser aceites inscrições após esta data, não se garantindo os prémios de presença).
Organizada pelo Município de Proença-a-Nova, em parceria com o Núcleo da Juventude do Concelho de Proença-a-Nova (NJCPN), a 6ª edição desta prova de atletismo é aberta a todos os atletas e clubes federados, não federados, populares, associações, grupos de amigos e outras entidades e está disponível nos seguintes escalões: benjamins (2013 e posteriores – distância de 400 metros), infantis (2011 e 2012 – distância de um quilómetro), iniciados (2009 e 2010 – distância de dois quilómetros), juvenis (2007 e 2008 – distância de três quilómetros) e juniores, seniores e veteranos (distância de 10 quilómetros).
A prova realiza-se em Proença-a-Nova, no dia 28 de abril de 2023, a partir das 09H30, com concentração no Parque Urbano Comendador João Martins e conta com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco e do Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova. O regulamento da prova pode ser consultado no site do município.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Cantanhede | Certame distinguido pelo terceiro ano consecutivo. Expofacic vence o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2024

 
A Expofacic venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2024, na categoria “Festas, Feiras e Romarias” no distrito de Coimbra, distinção que obtém pelo terceiro ano consecutivo.
O certame de Cantanhede volta a integrar o restrito grupo do que melhor existe no mercado nacional ao nível de produtos, serviços e marcas, destacando-se pela diversidade, qualidade do espaço, hospitalidade, introdução de conteúdos e temas ligados às empresas, produção de espetáculos e sustentabilidade ambiental. A par disso, posiciona-se como o evento que proporciona o melhor índice de satisfação aos diferentes públicos frequentadores de festivais e festas, no distrito de Coimbra.
A distinção resultou da avaliação, por parte de 1.341 consumidores, às cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: satisfação pela experimentação; relação preço-qualidade; intenção de compra ou recomendação; confiança na marca; e inovação.
Os dados que temos do índice de satisfação não deixam margem para dúvidas, confirmando a atratividade da Expofacic. Esta distinção honra Cantanhede, mas também nos traz uma responsabilidade acrescida na estratégia de valorização daquela que é a maior feira-festa do país”, refere Pedro Cardoso, presidente da INOVA-EM, empresa municipal que organiza o evento.
Ainda de acordo com este responsável, “a Comissão Organizadora da Expofacic está atenta às novas dinâmicas que se impõem neste tipo de eventos”, “tendo sempre em conta que temos que proporcionar, cada vez mais, boas condições e, sobretudo, experiências marcantes às centenas de milhares de pessoas que nos visitam”.
O Prémio Cinco Estrelas identifica, junto de consumidores dos 20 distritos do país, produtos, serviços e marcas que se destacam pelo seu interesse e valor nacional. O objetivo da iniciativa é dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e em cada região, segundo uma lógica distrital.
A 32.ª da Expofacic decorrerá de 25 de julho a 4 de agosto de 2024.


*Paulo Cardantas 

Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo 



AVEIRO 2024 – CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

 EXPOSIÇÃO - Nova Arte Nova: Pim, Pam, Pum

Data: Até 26 de maio
Horário: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu Arte Nova

Nova Arte Nova é um programa que pretende criar contexto de pensamento, estudo e criação através do Museu Arte Nova, partilhando e disseminando práticas e inovação. Em 2024, Aveiro promoverá um conjunto de mesas redondas e exposições, com destaque para a presença de manifestações do movimento Arte Nova no mundo, com a colaboração da Réseau Art Nouveau Network. A exposição Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança inaugura este ciclo.
Bilheteira: 3 euros

Ficha Artística:
Réseaux Art Nouveau Network. Museu Arte Nova

MESAS-REDONDAS
Nova Arte Nova: A cada boca a sua sopa!
Data: 5 abril
Hora: 21h30
Local: Museu Arte Nova

Nova Arte Nova: Brincar! A sério?!
Data: 3 maio
Hora: 21h30
Local: Museu Arte Nova

Bilheteira: Entrada livre
Classificação etária: Público em geral


PERFORMANCE
Idiota
Marlene Monteiro Freitas

Data: 5 e 6 de abril
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Idiota nasce da pintura. É tela que se tornou caixa. Translúcida, refletora e permeável, é simultaneamente vitrine e espelho. É uma caixa multifacetada: caixa-casa, caixa-plantação, espaço de recolhimento e de ultra exposição, caixa-prisão, caixa-festa, caixa-tenda, caixa-boia, uma cabine telefónica, o terminal de um aeroporto, caixa-imune, caixa-impune, caixa-camarim. É também um teatro portátil e, portanto, aberta a todas as figuras que queiram aí ser projetadas.

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/ 12 anos

Ficha Artística:
Criação e interpretação: Marlene Monteiro Freitas
Assistência coreográfica: Hsin-Yi Hsiang
Espaço: Marlene Monteiro Freitas, Miguel Figueira, Yannick Fouassier
Luz: Yannick Fouassier
Som: Rui Antunes
Figurinos: Marlene Monteiro Freitas
Produção: P.OR.K - Carolina Goulart, Soraia Gonçalves (Lisboa, PT)
Difusão: Key
Performance (Estocolmo, SE)
Coprodução: CNAD – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (Mindelo, CV); Festival d’Automne (Paris, FR); Grec Festival (Barcelona, ES); Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, BE); Wiener Festwochen (Viena, AT).
Apoio: Theater Freiburg (Freiburg, DE); Mattatoio - Azienda Speciale Palaexpo (Roma, IT).
A P.OR.K Associação Cultural é financiada pela República Portuguesa — Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

EXPOSIÇÃO
Aveiro Jovem Criador

Data: Até 7 de abril
Horário: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana

Exposição dos trabalhos selecionados através do Concurso lançado pela Câmara Municipal de Aveiro que visa o fomento da participação e da produção criativa e artística, enquanto vetores catalisadores de desenvolvimento de novos talentos, nas áreas da Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.

Bilheteira: Gratuito

Ficha Artística:
Museus de Aveiro

TEATRO | PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA
eRrAdO

Data: 20 de abril
Hora: 16h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Colar sem nexo, pintar por fora das linhas, escrever palavras que não existem, cantar em línguas inventadas: o que querer mais? eRrAdO é um elogio ao erro, à tentativa, ao espaço para experimentar sem ter de acertar ou ter respostas concretas. Todas as sessões são descontraídas, que é como quem diz, pode-se falar, mexer e até sair da sala se se sentir desconfortável. Um espetáculo com Língua Gestual Portuguesa.

Bilheteira: 3 euros
Classificação etária: M/ 3 anos

Ficha Artística:
Criação: Plataforma285
Cocriação, texto e interpretação: Raimundo Cosme
Cocriação e Interpretação LGP: Valentina Carvalho
Cocriação, sonoplastia e texto: Conan Osiris
Cocriação e Cenografia: Sara & André
Produção: Plataforma285, Coprodução: A Oficina, CIPRL; Cineteatro Louletano, Teatro Curvo Semedo, Teatro Aveirense; Teatro Municipal do Porto
Apoio à Residência: Cão solteiro. Residências 120, Casa Varela,
Quinta Alegre | Lugar da Cultura - Direção Municipal da Cultura da
Câmara Municipal de Lisboa, Teatro Ibérico.

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA:
Viajar nas Histórias
Cândida Luz
Data: 6 de abril
Hora: 11h00
Local: Atlas Aveiro
Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: crianças dos 4 aos 6 anos

Mário Sacramento: um Escritor Comprometido
Data: 13 abril
Hora: 10h30
Local: Praça da República e Atlas Aveiro
Bilheteira: Entrada Livre
Classificação etária: Público em geral

Liberdade, Amor e Poesia
Data: 28 de abril
Hora: 15h00 – 16h00
Local: Museu da Cidade
Bilheteira: 1 euro
Classificação etária: Público em geral

MÚSICA DE RAIZ PORTUGUESA | PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI
As palavras

Data: 7 abril
Hora: 17h00
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha

Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa como Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Ary dos Santos, Vinicius de Morais, Natália Correia ou José Afonso. Utilizando a voz como instrumento principal e de acompanhamento, o cantor aveirense cria paisagens sonoras onde respiram os poemas e as canções. Sem alinhamento pré-definido, o concerto é um encontro daqueles que procuram a beleza e o sentido na música e nas palavras dos poetas.

Bilheteira: Gratuito

Ficha Artística:
Rui Oliveira

OUTROS ESPETÁCULOS DO PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI:
Jazz Steps
Anderson Bacha, Júlio Carneiro e Samuel Peruzzolo
Data: 14 de abril
Hora: 17h00
Local: Salão Paroquial de S. Jacinto

Aveiro, Sal do Mundo
Grupo Folclórico de Esgueira, Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, Grupo Cénico de Aveiro “Cantares da Ria”
Data: 20 de abril
Hora: 21h30
Local: Centro Paroquial de Esgueira

Corais de Aveiro
Coral Polifónico de Aveiro e Coral São Pedro de Aradas
Data: 21 de abril
Hora: 17h00
Local: Centro Social e Cultural de Horta

Contos na Eira
Coletivo de Contadores de Tradição Oral
Data: 28 de abril
Hora: 17h00
Local: Centro Comunitário de Aradas

Oxalá: lendas de mouras encantadas
Virgínia Millefiori e Hélder David Duarte
Data: 30 de abril
Hora: 21h30
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana

TEATRO
Código Postal
Marcos Barbosa

ESTREIA

Data: 12 abril
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Um espetáculo com autoria de Marcos Barbosa, que parte de um conjunto de cartas escritas durante a guerra, para falar sobre a liberdade e a construção da democracia. Participam da construção do espetáculo autores de diversos países, com ligação ao Centro Internacional de Dramaturgia, incluindo criadores ucranianos, russos e bielorussos.

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/12 anos

Ficha Artística:
Texto: Marcos Barbosa
Interpretação: Pedro Fontes, Marcos Barbosa e outros atores
Cenografia e Figurinos: Ismini Papaioannou e Yi-Ling Chiang
Vídeo: Nikita Loyk
Desenho de Luz: Carlos Ribeiro
Música: Silas Ferreira Grafismo: Lisa Kolesnikova
Uma produção da Admirável Reino com o Teatro Aveirense, Teatro de Vila Real, Casa das Artes de Arcos de Valdevez e Direção Geral das Artes.

EXPOSIÇÃO
Liberdade, Amor e Poesia
Fundação Cupertino de Miranda

Data: 13 abril a 23 de junho
Hora: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu da Cidade

É sob o mote de “Liberdade, Amor e Poesia” que a Fundação Cupertino de Miranda apresenta esta exposição inédita. Dos anos 30 do século XX até à atualidade, estão representados os nomes maiores do Surrealismo, em suporte de desenho, fotografia, escultura e pintura. São dezenas de obras de Fernando Lemos, Isabel Meyrelles, André Breton, Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas que podem ser apreciadas neste espaço museológico de Aveiro.

Bilheteira: 3 euros

MÚSICA
Moonspell

Data: 14 de abril
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Os Moonspell apresentam em Aveiro o espetáculo Soombra. Para além dos cinco músicos habituais, juntam-se em palco, com um design especialmente elaborado para esta tour, o trio de cordas Magnetic Strings e duas cantoras, que irão abrilhantar uma noite onde não só se ouvirá a pureza acústica da música deste ensemble, como também se contarão várias histórias da carreira da banda, em pleno convívio e cumplicidade com o público.

Bilheteira: 15 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Fernando Ribeiro: voz
Pedro Paixão: teclados/guitarra
Ricardo Amorim: guitarra
Aires Pereira: baixo
Hugo Ribeiro: bateria/percussão
Violoncelos: Válter Freitas e Tiago Rosa
Cantoras: Crystal Mountain Singers
Agente: Rafaela Ribas @afirma
Produção: Worst Case Scenario + Safe Ideas Foh: Jorge Pina e Luis Ramos,
Luz: Paulo Tavares
Vídeo + fotografia + redes sociais: Paulo Mendez + Flávio Almeida + Soraia Martins
Backline: Nuno Filipe e Nuno Torres
Runner: Fernando Teixeira
Merchandise: Pedro Vindeirinho,
Design: João Diogo
Fotografia banda: Rui Vasco Photo

SAÚDE E BEM-ESTAR | FORMAÇÃO
PROGRAMA PRESCRIÇÕES CULTURAIS

Data: 15 de abril
Hora: 9h00 – 12h00 / 13h30 – 17h00
Local: ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal

A literatura, as artes e a cultura são reconhecidos como recursos terapêuticos importantes para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Sandra Barão Nobre proporcionará a profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros, um primeiro contacto com a Biblioterapia enquanto prática promotora de humanização e saúde quando integrada nas rotinas diárias em diversos contextos.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Sessão programada para profissionais de saúde

Ficha Artística:
Sandra Barão Nobre

PENSAMENTO
Comunidades | Comuns Identidades
Data: 18 de abril
Hora: 10h00
Local: Teatro Aveirense

A participação coletiva na cultura e a estratégia de Aveiro 2024 neste campo são o mote para uma conferência dedicada à reflexão sobre o papel da cultura na formação de comunidades e na inclusão social.
Uma sessão onde se aborda a noção de comunidade e o modo como esta está intuída em cada um de nós, gerando uma dinâmica que nos aproxima, nos leva a trabalhar em conjunto e a definir um sentido comum para o futuro. É algo interior, como uma força magnética que se manifesta mas não se vê. Leva-nos a realizar tarefas em colaboração, mas também a dividir territórios, uma vez que suscita o estabelecimento de fronteiras e diferenças. É sobre estas forças, ocultas e manifestas, que se irá discutir e dialogar, contando com a participação de todos.

Oradores:
•  Armando Punzo, encenador, ator – Vencedor do Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023
•  João Garcia Miguel, Diretor Artístico
•  Teresa Grancho, Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro
•  [Orador a designar]

EXPOSIÇÃO
A mudança é eterna. Nada muda Nunca
José Maçãs de Carvalho

Data: Até 21 de abril
Horário: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Galeria da Antiga Capitania

O esquecimento é a doença da memória. Por isso Paul Ricoeur nota que rememorar é uma forma de trabalho e faz parte de um dever de memória. A fotografia é na sua essência um auxiliar de memória. Sempre que depositamos o nosso olhar em imagens do passado somos possuídos por um turbilhão de sensações. Esta exposição coloca as fotografias da Coleção Fotográfica Campos Graça (Imagoteca Municipal de Aveiro) sobre a safra do sal em relação com um ensaio visual de José Maçãs de Carvalho.

Bilheteira: Gratuito

Ficha Artística:
José Maçãs de Carvalho

PENSAMENTO
Cultura e Identidade

Data: 24 de abril
Local: Centro de Congressos de Aveiro

Durante o ano de 2024, Aveiro pretende ser um palco para a reflexão sobre um conjunto de temas que marcam a agenda local e global, tendo como base os seus temas trimestrais. Para cada conferência são convocadas figuras proeminentes para uma reflexão em torno da relação da cultura com a identidade, a democracia, a sustentabilidade e a tecnologia.
Esta conferência visa as matérias relacionadas com a educação, o bem-estar e a mobilidade social em Portugal e nas sociedades contemporâneas do século XXI, e a sua correlação com a cultura.
Cultura como Identidade intrínseca a cada indivíduo e a cada comunidade. Partindo desta definição, cultura é o epicentro, o traço comum, o perfil base, a partir do qual partirmos à procura do desenvolvimento de políticas e aprendizagens sociais de desenvolvimento global. Um momento de reflexão na procura de soluções, perspetivas e abordagens à Cultura e Identidade do século XXI.

Oradores em atualização permanente em: https://www.aveiro2024.pt/pt/<http://?>

EXPOSIÇÃO
O Exercício da Liberdade: Obras da Coleção de Serralves

Data: 24 abril a 23 junho
Hora: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana

No ano em que se comemora o 50º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974, Aveiro 2024 apresenta uma exposição inédita em torno da liberdade enquanto força motriz da prática artística, reunindo obras da Coleção de Serralves e da Coleção do Município de Aveiro, com peças nas mais variadas práticas e disciplinas, incluindo pintura, escultura, vídeo e instalação, de artistas portugueses e internacionais, desde as vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.

Bilheteira: 2 euros

MULTIDISCIPLINAR
Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras)
Patrícia Portela

ESTREIA

Data: 24 a 27 de abril
Hora: 20h00 – 23h00
Local: Praça Dr. Joaquim Melo Freitas

Num dia improvável, mas muito possível, toda a gente decidirá não sair de casa. O mundo parará e fará greve a si próprio. Nesse dia, haverá tempo para pensar, para respirar, para chorar por todas as atrocidades cometidas até à data. Depois desse dia, voltaremos a sair e a ocupar as ruas, que é tudo o que precisamos para as transformar. Chegaremos a esta praça, o lugar de todos os encontros e possibilidades. Trocaremos propostas para os próximos 50 anos de abril. A noite cairá em marcha e em comunhão. O inevitável amanhã começará.

Ficha Artística:
Patrícia Portela com João Gonçalves, Miguel Abras, Vânia Rovisco, Zé Rui, Diogo Dória, Mónica Coteriano, David Costa, Frederico Botta, Miguel Baltazar, Beatriz Teodósio, João Grosso, Rogério Nuno Costa, Ana Rocha, Célia Fechas, Mariana Brandão (participação especial), Coro Menor, Coro Amador da Câmara Municipal de Cascais e Coro Relâmpago de Aveiro, Maria Repas, Elsa Bruxelas (Coro Menor), Cárin Geada, Isabel Garcez, Renzo Barsotti, Sandra Oliveira, Multa, Nuno Eusébio, Sara Alexandra
Uma produção PRADO
Co Produção TEATRO NACIONAL D. MARIA II, TEATRO AVEIRENSE e ROTA CLANDESTINA
Apoio à residência artística: DuplaCena
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa e Egeac/CML, Câmara Municipal de Oeiras, Antena 1, TDM Rádio Macau, Arquivos Ephemera, Confeitaria Nacional, OMA - Oficina de Música de Aveiro, Confeitaria Maria da Apresentação da Cruz e Herdeiros,Tricot’Aveiro,Tricot de Oeiras
Agradecimentos: Kellzo, Patrícia Costa, Zé Tó Rodrigues, Rita Quintanilha, Joana Gama, Cecília Folgado, Nuno Martins, Paula Nunes

EXPOSIÇÃO/LITERATURA
Mário Sacramento: um neorrealista português

Data: Até 25 de abril
Horário: Segunda a sexta-feira: 10h00 – 18h30 / Sábado: 10h00 – 13h00
Local: Praça da República

Mário Sacramento viveu entre a medicina e a política, mas a sua paixão foi a literatura, tendo sido no campo literário, designadamente no âmbito da crítica literária, que teorizou o movimento neorrealista português. Com a parceria do Museu do Neo-Realismo, procura-se com esta exposição homenagear este intelectual que teve igualmente um importante destaque como uma marcante figura de Aveiro e do movimento de oposição democrática ao regime do Estado Novo.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museu do Neo-Realismo e Arquivo Municipal de Aveiro

MULTIDISCIPLINAR
Feira de Março

Data: Até 25 de abril
Local: Parque de Feiras e Exposições

A Feira de Março é a primeira feira franca nacional anual e isso torna-a especial, pois marca o arranque de mais um ano de atividade económica e social. A celebrar a 588ª edição, aposta na tradição aliando a modernidade da mostra económica, a festa da música, da gastronomia e das diversões, a alegria do convívio. Trata-se da maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país que pode ser visitado de 23 de março a 25 de abril.

Concerto Quatro e Meia
Data: 5 de abril
Hora: 22h00
Bilheteira: 4 euros

Concerto Ivandro
Data: 6 de abril
Hora: 22h00
Bilheteira: 3 euros

Concerto Ana Moura
Data: 13 de abril
Hora: 22h00
Bilheteira: 4 euros

Concerto Nininho Vaz Maia
Data: 20 de abril
Hora: 22h00
Bilheteira: 4 euros

www.feirademarco.pt

LIVROS E LEITURAS
Encontros de Aveiro: à conversa com Francisco Moita Flores

Data: 26 de abril
Hora: 21h30
Local: Atlas Aveiro – Biblioteca Municipal

Francisco Moita Flores tem uma extensa obra de ficção e ensaio, sendo autor de diversas séries de televisão, tais como a “Ferreirinha”, “Alves dos Reis”, “O processo dos Távora”. Entre os seus romances mais conhecidos contam-se títulos como “A fúria das Vinhas” “Segredos de amor e sangue” ou “O mistério do caso de Campolide”. A sua obra recebeu vários prémios, quer a nível nacional quer internacional.

Bilheteira: Entrada livre
Classificação etária: Todas as idades

Ficha Artística:
Francisco Moita Flores

MULTIDISCIPLINAR
Maratona da Europa Aveiro 2024

Data: 28 de abril
Hora: 8h30
Local: Cais da Fonte Nova - Aveiro

A Maratona da Europa – Aveiro é uma celebração do atletismo e da beleza cultural, onde o charme da cidade se funde com o espírito vibrante da competição. Corredores de todos os cantos do mundo convergem pelas pitorescas ruas de Aveiro, correndo ao lado dos icónicos canais e dos tradicionais moliceiros, entre Aveiro e Ílhavo. A cada passo, os atletas são abraçados pela história secular e pela arquitetura Art Nouveau. Esta prova pretende celebrar os valores da Europa, ao nível da cooperação, da participação coletiva tendo por base o desporto, que une povos e culturas.

Classificação etária: Todas as idades

www.europemarathon.eu
www.facebook.com/maratonadaeuropa
www.instagram.com/amaisbelacorridadomundo

INSTALAÇÃO
Pousio
Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

Data: Até 23 de junho
Local: Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Num Pousio frio, a Marinha descansa num sono tranquilo de quem sonha a Primavera, com vislumbres da azáfama e do esplendor do Estio ido. Uma instalação contemporânea baseada na recriação das alfaias salícolas através do olhar de dois jovens aveirenses desafiados a trabalhar as muitas vidas da Marinha da Troncalhada nas longas noites e curtos dias de Inverno. O Pouso e Repouso regenerador do Inverno, que anseia pacientemente o Verão.

Bilheteira: Gratuito

Ficha Artística:
Artistas: Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

Para mais informações, consulte: https://www.aveiro2024.pt/pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]