terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ANPC avisa para agravamento das condições metereológicas. Águeda é zona perigosa

 

PRECIPITAÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA: MEDIDAS PREVENTIVAS

Situação meteorológica:

De acordo com o IPMA prevê-se um agravamento das condições meteorológicas a partir do final da tarde de hoje até ao início da tarde de quarta-feira, começando no litoral da região norte, estendendo-se ao resto do território nacional, com chuva persistente (por vezes forte), vento forte e agitação marítima forte na costa ocidental.

Informação hidrográfica:

De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e atenta à previsão da precipitação acumulada para as próximas 24 horas, salientam-se as maiores preocupações nos contributos das linhas de água não controladas – Rio Vez (bacia do Lima) e no Rio Águeda (bacia do Vouga) e nas zonas historicamente vulneráveis a inundações, sendo agravadas pelo escoamento ser acelerado em zonas que coincidam com áreas ardidas.

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função deste quadro meteorológico, em que se prevê uma elevada precipitação num curto período de tempo, é expectável:
 Piso rodoviário escorregadio;
 Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
 Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
 Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
 Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de praia mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
 Danos em estruturas montadas ou suspensas;
Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento moderado/forte, bem como
de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia;
 Possíveis acidentes na orla costeira;
 Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação
dos solos, pela perda da sua consistência;
 Há ainda que ter em atenção ao efeito conjugado da subida da maré e o aumento de caudais
devido à precipitação prevista para as bacias, potenciando a subida da altura dos rios e o risco
de inundações nas zonas urbanas.

MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:
 Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
 Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e a existência de zonas de fraca visibilidade;
 Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
 Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
 Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
 Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;
 Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Em Silves: RUA CRUZ DA PALMEIRA SOFRERÁ CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO ENTRE 16 E 30 DE DEZEMBRO


A Câmara Municipal de Silves informa que, durante o período compreendido entre os dias 16 e 30 de dezembro, a circulação rodoviária na Rua Cruz da Palmeira ficará condicionada, devido à necessidade de realização de trabalhos de execução de um ramal de saneamento da obra de construção da bomba de abastecimento do Silves Futebol Clube.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas para esta situação e agradece a colaboração de todos.

MENSAGEM DE NATAL DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES, ROSA PALMA


Aproxima-se mais um final de ano e, com ele, uma nova época natalícia. Uma época de fraternidade, de solidariedade, de família, de alegria e, também, de reflexão. Em 2020, o Natal será vivido de forma diferente. A pandemia, que fez surgir a COVID-19, veio alterar os nossos hábitos e reforçar as nossas práticas de proteção e segurança individuais e coletivas. Veio alterar muitos aspetos do nosso quotidiano, mas também fez renascer, ainda mais em nós, o espirito de resiliência, de colaboração, de cuidado e apoio ao próximo. Nunca a máxima cuidar de si para cuidar de todos fez tanto sentido. É pois, neste espirito solidário e fraterno, dedicado à família, mas também ao próximo, que deveremos prosseguir hoje, amanhã e sempre.

O Município de Silves tem vindo, desde a primeira hora, a atuar de forma célere e empenhada, tentando não só operar na mitigação deste inimigo invisível, mas, também, trabalhando para possibilitar que todos os munícipes possam, dentro do quadro atual, manter alguma normalidade na sua vida. A autarquia está a funcionar em pleno, foram adotadas medidas de apoio às famílias e empresas do concelho e novas metodologias têm vindo ser utilizadas. O ambicioso programa municipal de investimentos públicos mantém-se, apesar das incertezas. Mesmo em tempo de pandemia, os munícipes poderão aceder a atividades desportivas e culturais, dentro e fora de casa, mas também à atividade autárquica na sua generalidade.

Desejo transmitir a todos a força com que acredito que conseguiremos superar esta adversidade. Acredito que devemos olhar para o novo ano que se aproxima com confiança. Acredito que conseguiremos, todos juntos, manter aceso o espirito de missão que se encontra em todos e em cada um de nós em prol do bem-comum e da saúde pública, porque também acredito que, para além do amor, o cuidado e a preocupação com o próximo são, em toda a sua essência, verdadeiras fontes de felicidade.

Que este tempo de reflexão seja também um tempo de reinvenção e de descoberta do que de melhor existe dentro dos nossos corações e que o espirito de Natal seja uma constante, se prolongue por 2021 e nos permita olhar o futuro com esperança e otimismo.

A todos os funcionários que nos têm acompanhado nesta missão, a todas as instituições e parceiros que a nós se juntaram nesta demanda, a toda a população que, de forma irrepreensível, tem sido um exemplo a seguir, o nosso mais sincero e profundo agradecimento.

É, assim, de coração aberto que desejo a todos um Natal Feliz e um Ano Novo carregado de esperança e prosperidade!

Rosa Palma
Presidente da Câmara Municipal de Silves

Leiria | Prémio Villa Portela premeia José Manuel Gonçalves

José Manuel Gonçalves é o vencedor da 5ª edição do prémio Villa Portela, com o trabalho “Pinhal do Rei, Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais”. 

A cerimónia de entrega do Prémio vai decorrer esta quarta-feira, dia 16 de dezembro, pelas 15h30, no salão nobre dos Paços do Concelho. 

Inicialmente criado pelo Eng. Ricardo Charters d’Azevedo, o Prémio Villa Portela, que este ano contou com seis trabalhos a concurso, tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos de investigação sobre a História Local e o Património do distrito de Leiria e concelho de Ourém. 

Com periodicidade bienal, este prémio resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria. 

O vencedor da última edição foi José Manuel Dias Poças das Neves pela obra “Arthur d’Oliveira Santos. O percurso da vida de um idealista republicano (1884-1955)”.

 

MISSÃO CONTINENTE REFORÇA CABAZES DE ALIMENTOS QUE A SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI DISTRIBUIR NESTE NATAL

Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote, já há alguns anos, para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, ás famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de janeiro, denominada por “Um Natal cheio…” promovido por esta Associação.

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura há muitos anos e que este ano generosamente foi reforçada, que vai ser possível concretizar esta iniciativa, no âmbito da “Missão Continente”, que certamente vai proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda, um maior relevo e significado.

Azeite, óleo, leite, arroz, massas, bolachas, biscoitos, cereais, chocolates, e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias.

Vitor Cosme Director da Loja Continente, sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede, referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária.

Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilita atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano, mas sobretudo numa época de tantas solicitações, a Missão Continente ter reforçado o seu apoio, o que para além de possibilitar “transbordar” o cabaz, vai também em tempos de pandemia reforçar o espirito solidário desta quadra.

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vai visitar e entregar ás famílias um Cabaz de produtos da marca Continente.   

Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido ás crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres, desenvolvendo igualmente uma campanha solidária, no âmbito do Projecto de Cooperação. de Partida! que desenvolve em Cabo Verde.



Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Vieira


O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Carlos Vieira, de 68 anos, ocorrido esta terça-feira vítima de doença.

Conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, detentor do Record Mundial de Resistência em Bicicleta, Carlos Vieira inscreveu o seu nome por diversas vezes no Guiness Book, sempre por feitos relacionados com resistência em bicicleta.

Natural de Leiria, Carlos Vieira foi bombeiro durante cerca de 30 anos nos Bombeiros Municipais de Leiria, corporação em que ingressou em 1978, sendo esta uma causa que sempre defendeu com grande fervor.

O ciclismo foi outra paixão que o acompanhou ao longo da sua vida, tendo representado clubes como F.C. de Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, G.D. Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.

Vencedor de dezenas de provas, Carlos Vieira ficou mundialmente conhecido em 1983 quando se tornou recordista mundial de resistência, tendo pedalado durante 191 horas sem parar.

Efetuou várias vezes a ligação entre Fátima e o Vaticano em bicicleta, tendo sido recebido em 1986 por João Paulo II, em 2014 pelo Papa Francisco, e em 2017 novamente pelo Papa Francisco.

Efetuou também a ligação a várias cidades geminadas com o Município de Leiria, como Olivença, Saint-Maur-des-Fossés, Quint-Fonsegrives e Rheine, em bicicleta.

“Carlos Vieira foi um cidadão exemplar e um grande embaixador de Leiria. Seja como bombeiro, seja como grande campeão que era, projetou, como poucos, a imagem de Leiria por todo o mundo. Onde quer que fosse, Carlos Vieira falava sempre com grande orgulho da sua cidade, Leiria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acrescentado que “o nosso concelho ficou mais pobre com a partida de um membro muito querido da sua comunidade”.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de Carlos Vieira e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

In memoriam

O Município de Leiria convida a população a associar-se à homenagem ao ciclista-bombeiro Carlos Vieira. Envie-nos a sua mensagem de homenagem para relacoes.publicas@cm-leiria.pt, que faremos chegar à família deste ilustre leiriense.

 

Barcelos | 26 anos em prol do Ensino Superior Púbico de excelência

 PCA celebra 26 anos com várias atividades  

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra no dia 19 de dezembro o seu 26º aniversário. As celebrações decorrem de 15 a 19 de dezembro com várias atividades presenciais e online.  

As atividades têm início no dia 15 dezembro com a sessão “À conversa com Fernanda Rollo: abandono no ensino superior e estratégias para o combater”.  Fernanda Rollo é professora universitária e membro do Conselho Geral do IPCA. Enquanto secretária de estado do Ensino Superior de 2015 a 2018, Fernanda Rollo debateu-se sempre por uma política de igualdade de acesso ao ensino superior e de combate ao abandono escolar. Nesta conversa a oradora partilhará com toda a comunidade académica e científica a sua visão sobre o problema e as estratégias para o combater. À margem da sessão será ainda apresentado o projeto OPAS - Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar, um projeto financiado pelo COMPETE no âmbito Aviso Nº 01/SAMA2020/2019. A sessão terá lugar no Auditório Eng. António Tavares e será transmitida no canal Youtube do IPCA.   

No dia 16 de dezembro procede-se à abertura da exposição “50x70 História Gráfica”, uma mostra de trabalhos realizados pelos estudantes do 2º ano do curso de licenciatura em Design Gráfico.  Ainda neste dia segue-se a atividade “InIPCA” – programa de mentoria do IPCA que visa contribuir para uma integração plena, saudável, proactiva e para o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes que ingressam no IPCA. Este será um momento de partilha na voz dos mentores e mentorandos que participam no projeto.  

dia 17 de dezembro será marcado pelas atividades a realizar no âmbito do projeto UBike. Pelas 10h00 será inaugurada a BiciBox e da parte da tarde está prevista a atividade “BikIPCA: vem pedalar para um futuro sustentável” onde a comunidade académica é convidada a participar nas atividades. 

O livro ‘O Turismo em Barcelos’ será apresentado no dia 18 de dezembro. Esta é uma obra coordenada pelos Barcelenses Carlos Costa (Professor Catedrático da Universidade de Aveiro), Francisco Gonçalves (Professor do IPCA), Mário Costa (Professor de História da Universidade de Aveiro), Vítor Pinho (Bibliotecário e Investigador da História Barcelense), e João Sousa (fotógrafo amador). O trabalho envolve 31 capítulos de cerca de 41 autores, num total de 596 páginas. A apresentação do livro terá lugar no Auditório Eng. António Tavares. 

No dia 19 de dezembro, Dia do IPCA, as celebrações têm início com a inauguração do Bar do Campus pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira. Segue-se a Sessão Solene do Dia do IPCA, no Auditório Eng.º António Tavares, com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga; do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor João Sobrinho Teixeira; do Presidente da AAIPCA, João Pereira e da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes. Seguem-se ainda as habituais entregas de prémios de mérito e distinções. Os parabéns ao IPCA serão cantados ao som das Tunas do IPCA.  

Sendo este um ano atípico por força da pandemia da COVID-19, e tendo em conta a limitação de ocupação do auditório e todas as regras de segurança em vigor, as celebrações do Dia do IPCA serão transmitidas online, através do canal Youtube do IPCA: https://www.youtube.com/channel/UCFbcUEN9As7gJZVoeXgZouQ?view_as=subscriber  


PROGRAMA

 

Ana Teixeira

Manteigas | Obra concluída: Melhoramento da rede de saneamento em Sameiro

A empreitada de «Beneficiação da rede de saneamento na Freguesia de Sameiro», com um valor global de 21.203,71 €, foi recentemente concluída. 

A intervenção consistiu essencialmente, na substituição de caixas de visita e tubagens no troço final do sistema de drenagem de esgotos domésticos de Sameiro, que se encontra em pleno leito do ribeiro que atravessa o núcleo urbano da freguesia. 
As caixas ora aplicadas são impermeáveis, não permitindo intromissão das águas do ribeiro na rede de saneamento básico. 

O grande objetivo da obra é, portanto, o de redução a médio prazo, dos volumes e respetivos valores de tratamento de águas residuais, a ser pago pelo município à empresa gestora do sistema de tratamento final, Águas do Vale do Tejo, conferindo por esta via uma maior sustentabilidade económica e ambiental a este subsistema de Sameiro.

AZEVINHOS E DOAÇÕES COVILHÃ RECOLHE BENS ESTE NATAL


Covilhã, 15 de Dezembro de 2020 – O Município da Covilhã encontra-se a recolher alimentos não perecíveis para apoiar as famílias locais carenciadas.

Sob o lema “Este Natal adopte uma Árvore”, é lançado à população o desafio de entregar alimentos e em troca receber um azevinho para decorar o Natal.

A iniciativa decorre até dia 6 de Janeiro no Edifício dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal.

Para mais informações:

Maria Pinto Elyseu | +351 91 655 31 17  | maria.elyseu@magnetikminds.pt

Vagos realiza “Reunião Ordinária Pública” dia 17 de dezembro de 2020

No âmbito das medidas de contenção ao surto de COVID-19, a próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se por videoconferência, esta quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020, pelas 09h30.

A videoconferência será realizada através da plataforma Microsoft Teams pelo que os cidadãos que pretendam participar, devem enviar um e-mail com o assunto “Participar” para comunicacao@cm-vagos.pt , até às 16h00 do dia 16 de dezembro, a fim de podermos enviar o respetivo convite para a sua participação. O mesmo se aplica à comunicação social sendo que esta deverá colocar no assunto a palavra “IMPRENSA”.

Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:

  • RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA
  • PROTOCOLO DE PARCERIA PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSPORTES ENTRE O MUNICIPIO DE VAGOS E A FREGUESIA DE VAGOS E SANTO ANTÓNIO, A FREGUESIA DE FONTE DE ANGEÃO E COVÃO DO LOBO, O CENTRO PAROQUIAL DE CALVÃO, O CENTRO DE AÇÃO SOCIAL DE COVÃO DO LOBO, A ASSOCIAÇÃO BETEL – PONTE DE VAGOS, A COMISSÃO DE APOIO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE SANTA CATARINA, O CENTRO SOCIAL DA FREGUESIA DE SOZA, A ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL E CULTURAL DE SANTO ANDRÉ E O CENTRO SOCIAL E BEM ESTAR DE OUCA
  • SUBSÍDIOS – CORPO NACIONAL DE ESCUTAS – AGRUPAMENTOS 850 (CALVÃO), 826 (FONTE DE ANGEÃO), 822 (VAGOS) e 851 (PONTE DE VAGOS)
  • APOIO A ESTRATOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS – PROCESSO DE APOIO À AUTO CONSTRUÇÃO – N.º 1/2020 – CONSTRUÇÃO DE MORADIA E MUROS – PROC.º OEC 28/19 – PROPOSTA DE ISENÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO
  • PEDIDO DE RESSARCIMENTO DE DANOS – LUIS FILIPE SANTOS RODRIGUES OLIVEIRA – PRAIA DA VAGUEIRA – GAFANHA DA BOA-HORA
  • CONTRATO DE GESTÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO “SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA” – DGF 03 CPI/2020 – MINUTA DO CONTRATO – ALTERAÇÕES
  • PLANO DE PORMENOR DO PARQUE EMPRESARIAL DE SOZA – PARCELA F – RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAR – INICIO DO PROCESSO EXPROPRIATIVO – ARTIGO 5523
  • PLANO DE PORMENOR DO PARQUE EMPRESARIAL DE SOZA – PARCELA F – RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAR – INICIO DO PROCESSO EXPROPRIATIVO – ARTIGO 5455
  • BENEFICIAÇÃO DA EM 598 – RINES/SANCHEQUIAS – PROC.º E07/2017 - PRORROGAÇÃO DE PRAZO
  • TRAVESSIA CICLÁVEL E PEDONAL SOBRE A PONTE DE FAREJA - REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA PONTE DE FAREJA – PROC.º E19/2020 – INÍCIO DO PROCEDIMENTO
  • INTERVENÇÃO DO PÚBLICO

Parlamento Europeu aprova lei para melhorar qualidade de água da torneira na UE


O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma diretiva que visa fornecer melhor qualidade de água da torneira, ao reduzir o limiar de substâncias contaminantes, e aumentar o acesso gratuito a água potável na UE.

Na diretiva hoje aprovada, prevê-se que os Estados-membros reduzam a quantidade de certas substâncias, como o chumbo, presentes na água da torneira, e que a Comissão Europeia, até ao início de 2022, apresente uma lista de substâncias nocivas para a saúde – e que vão de microplásticos a fármacos – que não podem entrar em contacto com a água potável.

Frisando que, caso se reduza o consumo de água engarrafada na UE, os cidadãos europeus podem poupar mais de 600 milhões de euros anualmente, o Parlamento prevê também que os Estados-membros disponibilizem gratuitamente água em edifícios públicos e encorajem os serviços de restauração a “fornecer água aos consumidores gratuitamente ou a baixo preço”.

“Os Estados-Membros devem também tomar medidas para melhorar o acesso à água por parte dos grupos vulneráveis, tais como refugiados, comunidades nómadas, pessoas sem-abrigo e culturas minoritárias, nomeadamente os ciganos”, refere o PE em nota de imprensa.

É ainda realçado que os países da UE não poderão “em circunstância alguma” permitir que a atual qualidade da água se deteriore no espaço europeu.

O relator do PE da diretiva hoje aprovada, Christian Hansen, em debate antes da aprovação da legislação, referiu que esta era necessária para que “a população conhecesse a qualidade da água potável e da torneira”.

“Os nossos cidadãos devem saber que, ao beberem água da torneira, têm a mesma qualidade que se beberem água engarrafa, enquanto que a água engarrafada consome mil vezes mais energia para ser transportada e fabricada do que a água da torneira. A isto acrescentam-se todos os detritos de plástico derivados das embalagens de plástico”, referiu o eurodeputado durante a sessão plenária.

A diretiva hoje aprovada é a primeira iniciativa de cidadania europeia a ser adotada pela UE e a tornar-se legislação.

A iniciativa em questão, ‘Right2Water’ (Direito à Água), tinha sido lançada em 2013 e sido assinada por mais de 1,8 milhões cidadãos europeus nesse ano.

Na altura, os signatários pediam um acesso justo e universal à água potável para todos na UE.

 

Fonte: MadreMedia/Lusa

Nova fase de uma Resistência que não cessou, mas se rearticula e revigora


Fonte: Revista Catolicismo, Nº 840, Dezembro/2020

Em 1974, quando a chamada Ostpolitik do Vaticano (política para o Leste, ou seja, em relação aos países comunistas) empreendia uma aproximação diplomática com o mundo comunista, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira [foto acima] percebeu que ela abriria as portas do Ocidente para a entrada e aceitação do regime comunista. No entanto, isso se faria contrariando ensinamentos do Supremo Magistério da Igreja, cujas veementes condenações ao comunismo não deixavam margem à menor dúvida.
A principal consequência da Ostpolitik para os países católicos — cujos regimes eram de modo geral democráticos, liberais, e sobre os quais não pesavam tais condenações — poderia ser a implantação e perpetuação de governos ditatoriais, contrários ao direito de propriedade e à livre iniciativa. Podiam-se prever facilmente os prejuízos morais, econômicos e em muitos outros campos, tanto para os fiéis católicos quanto para os seus próprios países. Isto ficou claro, alguns anos depois, quando a derrocada do comunismo evidenciou a decadência e pobreza generalizadas nos países por ele dominados.
Como a diplomacia deve sempre se orientar por ordens superiores, cabia unicamente ao Papa (Paulo VI, então reinante) tolher o passo a essas tratativas.
De comum acordo com as diretorias das TFPs autônomas então existentes, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira redigiu uma declaração de resistência à Ostpolitik do Vaticano e orientou sua posterior divulgação em todo o mundo livre. Este documento pode ser lido integralmente em nosso site http://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0280/P01.html
Não se tratava de ‘palavras ao vento’, destinadas a aplausos vazios e fugazes, mas se transformou na principal bandeira de combate dele juntamente com seus amigos e seguidores. Durante todos os anos que se seguiram a essa publicação, todas as tentativas de avanço internacional do comunismo foram denunciadas e fustigadas meticulosa e constantemente, colaborando assim para sua final derrocada. Era a continuação da resistência, da qual fez parte a denúncia dos efeitos da Ostpolitik vaticana.
Esse enorme esforço publicitário ficou registrado para a História em numerosos documentos, disponíveis em arquivos midiáticos. E não cessou até os nossos dias, em que o processo revolucionário atinge em cheio o campo da moral católica e dos costumes em geral. Quem depara hoje com as mentiras e exageros do ambientalismo; com o aborto dizimando legalmente vidas inocentes; com a propaganda escancarada em favor de pecados contra a natureza — deve entender que estamos diante dos mesmos inimigos da Igreja que a combatem há séculos, podendo-se mesmo falar em milênios.
Algo similar àquela declaração de resistência de 1974 se faz hoje, em relação aos importantes problemas atuais, com a publicação de um manifesto, lançado no dia 28 de outubro último, do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira e outras 25 associações coirmãs e autônomas nos cinco continentes.
Em tal documento é enunciada a posição de resistência ante a atitude concessiva de autoridades eclesiásticas em vários assuntos no âmbito da vida pública, das relações sociais, da moral e dos costumes, aos quais os Papas anteriores opuseram sempre a condenação ou censura.

Da redação de Catolicismo

PROJETO INOVADOR “TO BE GREEN” ARRANCOU NA COVILHÃ

A Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a empresa TO-BE-GREEN, deu início a um inovador projeto ambiental, no dia 14 de dezembro, em várias escolas do Ensino Secundário da cidade. 

Esta iniciativa simbólica teve lugar nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Quinta das Palmeiras; Escola Secundária Frei Heitor Pinto; Escola Secundária Campos Melo e EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e da Vereadora com o pelouro da Educação e Escolas, Regina Gouveia. 

A autarquia procedeu à entrega de contentores (com pedal), dando assim início a uma forte campanha de sensibilização que envolve a recolha e reutilização de máscaras de proteção individual. 

Com a pandemia da COVID-19, um novo problema ambiental ganhou dimensão: o descarte de máscaras reutilizáveis após o seu uso. A TO-BE-GREEN vai permitir um tratamento ambientalmente correto desses produtos têxteis, com a sua valorização através de um processo de reciclagem (downcycling). 

As máscaras são recolhidas e colocadas em quarentena para garantir que não representam risco para a saúde. No fim desse processo, esses materiais são transformados, consoante o tipo de material: as máscaras cirúrgicas são transformadas em polímero original e, posteriormente, em outros materiais poliméricos; as máscaras sociais estão sujeitas a um circuito de tratamento mais complexo por serem compostas por um conjunto de vários elementos que podem incluir algodão, poliéster, TNT. 

O Concelho da Covilhã é agora o primeiro em Portugal onde este inovador sistema será implementado na sua globalidade. Uma das suas principais vertentes destina-se às escolas do concelho. A partir de agora, os alunos do concelho poderão entregar as suas máscaras individuais em fim de vida à saída da sua escola em contentores adequados, para posterior recolha e tratamento por parte da TO-BE-GREEN. 

No fim deste processo, o Município da Covilhã e a TO-BE-GREEN irão disponibilizar a todos os covilhanenses uma Loja Social para a entrega e partilha de peças de vestuário em fim de vida, em colaboração com as IPSS’s do Concelho e com outras entidades que apoiam os mais desfavorecidos. 

Reconhecendo que as máscaras comunitárias e descartáveis representam hoje um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, o Município da Covilhã aposta nesta ação de sustentabilidade ambiental, com a convicção de que poderá contribuir para travar esta nova forma de poluição, valorizando ainda mais a utilização das máscaras, quer durante quer após o seu tempo útil de vida e consciencializar os jovens e a população em geral para este crescente problema ambiental. Com esta solução tecnológica, que implica a colaboração das escolas e das novas gerações, promovem-se os comportamentos sustentáveis e “green” destes novos consumidores, aumentando os níveis de reciclagem, reduzindo consequentemente os encargos do município com os seus resíduos domésticos e criando valor para o vestuário em fim-de-vida. 

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “o Município associou-se desde logo a este projeto pela importância ambiental que o mesmo comporta. Trata-se de uma iniciativa fortemente defensora do meio ambiente e que se enquadra numa das maiores problemáticas da atualidade: as alterações climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável, com os quais os municípios terão de cumprir a partir de 2025”. 

Para o autarca, “a Covilhã mostra assim a sua preocupação e vontade de contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao antecipar-se a esta questão sobre o que fazer às máscaras descartáveis, tendo sido o primeiro município a aderir a este projeto inovador”. 

“Não há dúvida que esta plataforma, esta empresa de economia circular, foi também criada para preservar o meio ambiente de uma forma rentável. Isto porque o município ao reciclar, ao reaproveitar, ao reutilizar e ao incorporar estes resíduos em novos produtos está a evitar despesa que inevitavelmente seria feita com a deposição em aterro sanitário. Há, portanto, um ganho. Ganhos de eficiência energética, ausência de contaminação da água e uma melhor proteção de todo o ecossistema. 

Estamos a falar de 150 milhões de máscaras que são colocadas no lixo todos os meses, a nível nacional. Aproveitando o facto de este programa estar a ser elaborado em contexto educacional e aliada à forte consciencialização ambiental que as camadas jovens possuem, eles serão os agentes de sustentabilidade ambiental, verdadeiros zeladores do meio ambiente que sensibilizam a sua família e as pessoas ao seu redor para as questões de natureza ambiental. Deslocamo-nos hoje as escolas, para os incentivar e apoiar nesta causa que eles fortemente defendem”, concluiu Vítor Pereira.

Psicólogo Mauro Paulino é o convidado do “Livro do Mês”, uma iniciativa do Instituto Piaget

A Psicologia da Pandemia apresentada em Viseu

O psicólogo clínico e forense Mauro Paulino, autor de “A Psicologia da Pandemia – Compreender e Enfrentar a COVID-19”, é o convidado do Instituto Piaget na sessão “Livro do Mês”, que se realiza esta quarta-feira, 16 de dezembro, no Campus Universitário de Viseu.
Os impactos da COVID-19, bem como as reações emocionais e comportamentais decorrentes da pandemia, estarão no centro desta sessão que o Instituto Piaget realiza mensalmente, de há três anos a esta parte, para apresentação de um novo livro. A iniciativa conta habitualmente com o apoio de uma editora e de uma das licenciaturas ministradas no polo de Viseu do Instituto. 
No seu novo livro, Mauro Paulino, um dos mais mediáticos psicólogos da atualidade, aborda tópicos urgentes e aponta orientações futuras que podem servir de aprendizagem na gestão de novas pandemias. Na sua base está o pressuposto de que as pandemias representam uma ameaça à saúde pública e que o ano de 2020 será sempre estudado e recordado, provando que o mundo não estava preparado para as múltiplas alterações provocadas pela COVID-19.

A obra, lançada pela Pactor Editora, destaca questões incontornáveis que inquietam todos os cidadãos. É o caso da gestão clínica da pandemia, as reações psicológicas, as complicações (neuro)psiquiátricas, as intervenções psicológicas e psicossociais, e as pluralidades familiares. Os impactos da doença são analisados em múltiplas esferas: económica, laboral, legal, pedagógica, pediátrica e religiosa. 

O livro reúne o contributo de profissionais das mais diversas áreas, entre as quais a Medicina, a Enfermagem, a Sociologia, o Serviço Social, o Direito e, em especial, a Psicologia, contando com o enfoque mais consistente que o conhecimento científico atual permite.

O prefácio é assinado pelo jornalista da SIC, Bento Rodrigues, incluindo um posfácio de Tiago Pereira, coordenador do Gabinete de Crise COVID-19 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Membro do Conselho Nacional de Psicólogos, Mauro Paulino é doutorando em Psicologia Forense e mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses. Autor e coordenador de diversos livros, tem sido docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. É também coordenador da Mind – Psicologia Clínica e Forense.

A sessão “Livro do Mês” tem início marcado para as 9h00 e será transmitida através da página de Facebook do Instituto Piaget de Viseu.

 

 

18 DE DEZEMBRO | 11H00 ÀS 12H30 | ON-LINE


“O futuro do trabalho - Criar e entregar valor num mundo cada vez mais digital” em foco na Agrária de Coimbra

A ESAC promove, no dia 18 de dezembro, das 11h00 às 12h30, on-line, via plataforma Zoom, a palestra com o tema “O futuro do trabalho - Criar e entregar valor num mundo cada vez mais digital”.

Cristina Marques Dias, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, é a oradora convidada para esta palestra, que se realiza no âmbito da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental.

A inscrição é obrigatória, em https://bit.ly/ESAC _Palestra18dez.

Venha celebrar os valores do Natal este fim de semana em Leiria

O próximo fim-de-semana traz de novo a Leiria a magia do Natal com atividades para toda a família.

Reserve já o seu lugar para os espetáculos de magia, dança, teatro, cinema e música, nos espaços culturais, e colabore com a campanha de solidariedade para com as IPSS do concelho - Um bilhete corresponde a um bem alimentar não perecível ou a um produto de higiene.

No final de tarde de sexta-feira, dia 18, às 19h30, o Teatro Miguel Franco abre as portas ao Repercussion Trio, com Alexandre Silva, Daniel Araújo e Jorge Pereira, para um concerto eclético e inesquecível. 

Sábado, dia 19 de dezembro, será maioritariamente dedicado ao teatro para a infância com múltiplas e diversificadas sessões.

“A Princesa de Amor Triste”, pelo grupo de teatro O GATO, enche de humor o palco do Museu de Leiria, com sessões às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30.

O m|i|mo – museu da imagem em movimento, acolhe o espetáculo “O Principezinho”, pel’O Nariz Teatro de Grupo, com sessões às 10h00 e 11h30, numa versão mágica dos valores essenciais do saber crescer.

“O Fio da Linha do Horizonte” é apresentado pelo grupo TE-ATO, no Moinho do Papel, e promete desafiar-nos a ver o horizonte de maneiras diferentes, com sessões às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira não se esqueceu do Lobo que dizem ser mau e tem uma prenda: “A prenda do Lobo Mau” com sessões às 15h00 e 16h30.

A magia também marca presença este sábado, com o premiado jovem mágico, André Melão, em duas sessões no m|i|mo: 15h00 e 16h30.

Música de todos os tempos regressa à Igreja de São Pedro, pelas 16h00, com os Caosarte e, pelas 19h30, portas abertas para a família com o espetáculo “Circo de Serviços Mínimos” no Cineteatro de Monte Real.

O último domingo antes do Natal traz consigo teatro para a infância com a peça “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” pelo serviço educativo do m|i|mo, às 10h30, e “A História de João Pateta” pelas 16h00, no Cineteatro de Monte Real.

O Museu de Leiria acolhe o Encontro de Coros Infantis organizado pelo Coro Mezzo e Coro do Jardim Escola João de Deus, às 11h00.

Podem ainda deslumbrar o olhar, com uma sessão de cinema Monstrinha, no m|i|mo, às 15h00 e, mesmo ao lado, na Igreja de São Pedro, pelas 16h00, ouvir os sons melodiosos do Decateto de Cordas de Leiria.

Ainda neste domingo, pelas 16h30, no Teatro José Lúcio da Silva, a Academia Internacional Annarella Sanchez leva a palco o bailado de Thaikosvki “Lago dos Cisnes”.

O Comboio do Pai Natal visita as freguesias do concelho com o verdadeiro Pai Natal de Leiria muito bem acompanhado pela música das bandas filarmónicas locais. 

No dia 19, sábado, será a vez da Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria fazer o seu passeio musical em Carvide, Monte Real, Casal do Claros, Barreiros e Gândara dos Olivais. 

No domingo, dia 20, a Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos, do Soutocico, estará em Leiria, Casal dos Matos, Pousos e Andrinos.

Reserve o seu bilhete com antecedência, cumpra as medidas de segurança sanitária em cada espaço e colabore com a nossa missão de ajudar quem mais precisa. 

Um bilhete corresponde a um bem alimentar não perecível ou a um produto de higiene.

Um Natal diferente, a magia de sempre!

Restrições nos voos de fora da UE prolongadas até final do ano


O Governo prolongou até ao final do ano as medidas restritivas em vigor ao tráfego aéreo de fora da União Europeia e do Espaço Schengen, que continua limitado a "viagens essenciais" e sujeito a teste prévio negativo à covid-19.

O despacho n.º 12202-A/2020, hoje publicado em Diário da República, prorroga a partir das 00:00 de quarta-feira até às 23:59 do dia 31 de dezembro o regime restritivo previsto no despacho n.º 3427-A/2020, de 18 de março, que tem desde então vindo a ser sucessivamente prorrogado "atendendo à avaliação da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia e às orientações da Comissão Europeia".

Segundo o Governo, "tendo em consideração a tendência de crescimento do número de casos de contágio da doença covid-19 nas últimas semanas em Portugal e a evolução epidemiológica verificada no presente", "mantém-se a necessidade de prorrogação das medidas restritivas do tráfego aéreo, devidamente alinhadas com as preocupações de saúde pública do momento atual".

Estas medidas podem ser revistas "em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica" e "os ministros da Administração Interna e da Saúde podem adotar, através de despacho conjunto, medidas específicas de controlo sanitário que se mostrem necessárias em função da origem dos voos [...] e a avaliação da situação epidemiológica pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças".

O tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para os países que integram a União Europeia vai continuar autorizado, assim como dos países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e do Reino Unido, voos de apoio ao regresso dos cidadãos nacionais ou com autorização de residência, bem como voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen, exclusivamente para "viagens essenciais".

Mas os passageiros destes voos essenciais, à exceção dos passageiros em trânsito que não obrigue a abandonar as instalações aeroportuárias, têm de apresentar, antes do embarque, comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, "sem o qual não poderão embarcar".

Como viagens essenciais são consideradas as destinadas a permitir a entrada ou saída de Portugal de cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias e nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia.

Dentro desta categoria estão também as deslocações de "nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias".

O diploma continua também a autorizar os voos de apoio ao regresso dos cidadãos nacionais ou titulares de autorização de residência em Portugal, os voos de natureza humanitária que tenham sido reconhecidos pelos serviços competentes da área governativa dos negócios estrangeiros e pelas autoridades competentes em matéria de aviação civil e os voos destinados a permitir o regresso aos respetivos países de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal, "desde que tais voos sejam promovidos pelas autoridades competentes de tais países, sujeitos a pedido e acordo prévio, e no respeito pelo princípio da reciprocidade".

Ainda permitidos são "os voos de e para países e regiões administrativas especiais, cuja situação epidemiológica esteja de acordo com a Recomendação (UE) 2020/1551 do Conselho, de 22 de outubro de 2020, respeitantes a ligações aéreas com Portugal" e constantes de uma lista anexa ao despacho, bem como "a entrada em Portugal de residentes em países que figuram da lista, sempre que tenham efetuado unicamente trânsitos ou transferências internacionais em aeroportos situados em países que não constem da mesma".

Integram esta lista a Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Tailândia e Uruguai e as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.

Fonte: Lusa

Covid-19: Hospital de Cantanhede premiado por resposta inovadora


O programa de gestão de visitas a doentes, desenvolvido pelo Hospital de Cantanhede no início da pandemia da covid-19, foi reconhecido a nível mundial pela forma inovadora como preservou a dignidade do doente e da sua família.

Contrariando as indicações iniciais, o Hospital de Cantanhede, no distrito de Coimbra, não privou os seus doentes de contactos e de visitas das suas famílias, desenvolvendo um plano de ação que colocou o doente no centro das atenções.

Em declarações à agência Lusa, a presidente do conselho diretivo, Diana Vilela Breda, explicou que no início da pandemia aquela unidade hospitalar "percebeu que tinha de manter as visitas dos familiares e, ao mesmo tempo, garantir as condições de segurança, salvaguardando direitos essenciais e a qualidade de vida dos doentes".

"Nesta fase, os doentes estavam ainda mais fragilizados e confusos e a família estava angustiada com o afastamento físico forçado, pelo que era mesmo muito importante manter o contacto", salientou a administradora, referindo que o "princípio essencial foi precisamente a preservação da dignidade da pessoa doente e da sua família".

Segundo Diana Breda, as visitas nas unidades de cuidados continuados e de paliativos "são essenciais para a própria melhoria da condição clínica do doente ou para dar bem-estar ao doente numa fase crítica da sua vida", pelo que o Hospital de Cantanhede criou a figura do gestor do doente.

"Significa que o médico, assistente social, psicólogo ou enfermeiro desta equipa multidisciplinar manteve sempre a comunicação entre o doente e a sua rede social de apoio", frisou a responsável.

O sistema informático criado para gerir os contactos e as visitas evita que existam visitas sobrepostas, com mais do que uma pessoa no hospital à mesma hora, e permite a "rastreabilidade dos contactos, se for necessário".

Numa primeira fase, o Hospital de Cantanhede incentivou os familiares a visitas remotas, através de telemóveis e ‘tablets’, seguindo-se visitas com separação física, através das janelas ou com uma separação de vidro ou, já nesta fase, através de uma mesa, garantindo o afastamento social.

Os doentes em fase terminal puderam também receber junto a si a presença física de familiares, nos casos em que se "percebeu que não ia haver uma segunda hipótese de se despedirem", enfatizou Diana Breda.

Esta abordagem pioneira em plena pandemia da covid-19 foi distinguida pelo programa "Beyond the Call of Duty for Covid-19", promovido pela Federação Internacional de Hospitais, depois de uma análise de uma comissão internacional constituída por 16 especialistas de saúde.

O Hospital de Cantanhede foi um dos 100 hospitais de 28 países galardoados por aquele programa de reconhecimento de respostas à pandemia da covid-19, que distinguiu ainda mais 15 unidades hospitalares nacionais.

Possui unidades de convalescença, paliativos e ambulatório, com 48 camas, e cerca de 150 profissionais. O seu plano estratégico aposta numa lógica de proximidade, com "respostas adequadas às necessidades da população alvo, que é envelhecida e com um forte pendor do setor primário, com muitas necessidades de saúde".

Para a presidente do conselho diretivo, a distinção da Federação Internacional de Hospitais representa uma "espécie de marco reputacional" e o reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde, que "não se limitaram a fazer aquilo que tinham de fazer e foram para lá daquilo que lhes era exigido neste trabalho com e para o doente".

"Este trabalho que o Hospital de Cantanhede tem vindo a desenvolver contribuirá, certamente, para a construção de novos paradigmas e boas práticas a replicar e implementar de forma global e inclusiva", acrescentou.

De acordo com Diana Vilela Breda, "talvez o mais interessante deste hospital seja a sua lógica puramente multidisciplinar, com o trabalho feito verdadeiramente em equipa, com reuniões diárias em que todos participam, nas quais a assistente social, o psicólogo, o enfermeiro, o médico e até as terapeutas discutem qual é a intervenção no doente e as medidas mais adequadas".

"É esta proximidade da família que, infelizmente, ainda não é muito vulgar nos nossos hospitais", realçou a administradora, que, no futuro, pensar criar espaços exteriores para estender os locais de visita, "para as pessoas estarem à vontade com a sua família".

Fonte: MadreMedia/Lusa

EUA: Joe Biden ultrapassa os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para ser oficialmente presidente


O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou a vitória de Joe Biden e Kamala Harris, passando por cima das queixas de fraude do agora derrotado Donald Trump.

Os candidatos democratas Joe Biden e Kamala Harris foram confirmados como os vencedores para os cargos de presidente e vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) pelo Colégio Eleitoral. Com 270 votos deste colégio, Biden solidifica a sua eleição, passando por cima da contestação de Donald Trump, atual presidente e recandidato derrotado nas eleições de novembro.

O Colégio validou hoje a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais, que com 302 votos ultrapassou o mínimo de 270 necessários para poder ser o 46.º Presidente norte-americano.

A vitória de Joe Biden foi ratificada depois de os delegados do Colégio Eleitoral pela Califórnia atribuírem os 55 votos daquele estado ao democrata, que já tinha 247 votos e agora tem 302, de um total de 538.

A decisão foi anunciada em Sacramento, na Califórnia, às 17:29 de Washington, capital dos EUA (22:29 em Lisboa).

Contudo, o Presidente eleito apenas vai ser declarado oficialmente o sucessor do republicano Donald Trump na Casa Branca quando o estado do Havai depositar os seus votos, finalizando o processo de atribuição de votos nos 50 estados norte-americanos.

Os quatro votos do Havai também deverão ser atribuídos a Joe Biden, que, de acordo com as projeções de vários órgãos de comunicação social norte-americanos, entre os quais a CNN, o The New York Times e o The Washington Post, vai terminar este processo com 306 votos do Colégio Eleitoral. Donald Trump arrecadou apenas 232.

Nos Estados Unidos, o Presidente não é escolhido por voto popular, mas por sistema indireto, através do voto dos grandes eleitores, escolhidos em função dos resultados eleitorais e em função da população de cada estado (com os mais populosos a ter direito a mais votos).

Biden venceu em vários estados que lhe atribuíram 306 delegados, superando o mínimo de 270 necessários para ser Presidente.

A cerimónia de tomada de posse de Biden enquanto o 46.º Presidente dos Estados Unidos vai ser realizada em 20 de janeiro.

Fonte: MadreMedia
Foto: RR

O IPO de Coimbra foi reconhecido no programa da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Dutyfor COVID-19”

IPO de Coimbra em destaque no Programa Mundial de Reconhecimento de Resposta COVID-19

·Mais de 100 hospitais de 28 países foram reconhecidos no programa da Federação Internacional de Hospitais “BeyondCall of Duty for COVID-19”

· O IPO de Coimbra foi reconhecido no programa da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Dutyfor COVID-19” pelo seu plano de ação de resposta COVID-19, junto com mais de 100 hospitais de 28 países.

·O IPO de Coimbra e o projeto “Cuidados com o estoma durante a pandemia de COVID-19: a experiência do IPO Coimbra” recebeu o reconhecimento após uma exigente avaliação de uma comissão de revisão internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde.

·A Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dra. Margarida Ornelas, disse que a resposta à COVID-19 tem exigido uma capacidade constante de adaptação, em que reinvenção e confiança são palavras chave.

·Este prémio é para nós o justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Estomaterapia. A construção de uma ostomia implica na pessoa que a possui um processo de transição que deve ser alvo de uma particular atenção, no sentido da adaptação pessoal, promoção do autocuidado e aprendizagem para uma nova vivência. O Gabinete de Estomaterapia do IPO de Coimbra é um bom exemplo da prossecução da missão do IPO na prestação de cuidados de saúde centrados no doente, promovendo o apoio educacional, psicossocial e de treino para o autocuidado e na gestão de uma nova condição de saúde.

·É pois, para nós, muito gratificante que este Gabinete que foi pioneiro, a nível nacional, a prestar cuidados à pessoa com todos os tipos de ostomias, tenha tido a capacidade de se reinventar, permitindo que os nossos doentes sintam, mesmo em tempos de pandemia, um pleno acompanhamento, através de cuidados eficazes e individualizados e promovendo a sua qualidade de vida mantendo o foco na humanização.

·Os hospitais reconhecidos no programa “InternationalHospital Federation Beyond Call of Duty para o COVID-19” são apresentados em uma extensa campanha a nível da imprensa internacional no dia 15 de dezembro, homenageando hospitais e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo pela sua luta contra o COVID-19. A lista completa de hospitais reconhecidos pode ser encontrada aqui: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/

·O CEO da IHF, Ronald Lavater, refere que o excelente trabalho em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “Uma das nossas motivações ao criar este programa de reconhecimento é destacar a diversidade e agilidade da indústria hospitalar em resposta à pandemia COVID-19. A pandemia forçou os hospitais a desenvolver, implementar e adotar novas formas de trabalhar e muitas dessas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”.

·O Programa COVID-19 da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Duty” é patrocinado pela Cruz Vermelha Japonesa Ashikaga Hospital - Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA).

·Sobre a o Programa da Federação Internacional de Hospitais “Beyond Call of Duty for COVID-19”

·Em resposta à atual pandemia global de coronavírus - a Federação Internacional de Hospitais (IHF) lançou o Programa de Reconhecimento de Resposta IHF COVID-19 para reconhecer as ações e respostas de hospitais e prestadores de serviços de saúde em todo o mundo que foram "além do dever". Com a missão de apoiar a melhoria do desempenho hospitalar, este reconhecimento é fornecido a hospitais e prestadores de serviços de saúde que implementam de forma proativa respostas ou ações organizacionais inovadoras para enfrentar a pandemia COVID-19 na suasua região ou país.

·Os destinatários do reconhecimento receberam um certificado, “Beyond Call of Duty for COVID-19: O Programa de Reconhecimento de Resposta IHF COVID-19”, e ampla publicidade em todos os meios de comunicação da IHF.

 

As imagens associadas a este evento estão disponíveis no seguinte sítio: NOVO - “InternationalHospital Federation Beyond Call of Duty para o COVID-19”