quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Já estão abertas as candidaturas para as Aveiro Criatech Artistic Residences: Inscrições abertas até 24 de janeiro de 2020

Inscrições abertas até 24 de janeiro de 2020

A Câmara de Aveiro, no âmbito do programa Aveiro Steam City, tem o prazer de anunciar o Aveiro Criatech Artistic Residences 2020 – um programa de residências artísticas e tutoria que procurará cruzar a criatividade emergente das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de janeiro de 2020 e têm como objetivo selecionar os 24 participantes que farão parte desta iniciativa. O Aveiro Criatech Artistic Residences 2020 destina-se a pessoas ligadas às indústrias criativas ou tecnológicas, criadores, artistas, estudantes e todos que tenham como ambição desenvolver projetos inéditos na área das artes multimédia. 

Os interessados devem enviar o seu Dossier de Candidatura para o e-mail aveirotechcity@cm-aveiro.pt.

Loja de Cidadão abre portas dia 16 de dezembro em Leiria

Resultado de imagem para Loja de Cidadão abre portas dia 16 de dezembro em Leiria

A Loja de Cidadão abre ao público dia 16 de dezembro em Leiria, no antigo Paço Episcopal, com serviços ligados à Autoridade Tributária (AT), Segurança Social (ISS), Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), bem como o Espaço Cidadão e uma Unidade de Gestão. 

A inauguração deste espaço está marcada para o próximo dia 19 de dezembro, às 16h30, uma cerimónia presidida pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. 

Na Loja de Cidadão, no piso zero está instalado o Espaço Cidadão, um novo conceito de atendimento das lojas de cidadão de segunda geração, que prevê, essencialmente, um atendimento digital assistido, que permite servir o munícipe de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital apoiada por um funcionário. 

Também neste piso, fica situada a Unidade de Gestão, de forma a garantir a correta e normal atividade da Loja de Cidadão, através do cumprimento das regras de funcionamento inerentes a estes espaços. 

No piso zero ficam ainda instalados o front office e back office do Instituto dos Registos e Notariado, Segurança Social e, front office da Autoridade Tributária. 

No piso 1 ficam instalados os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, o back office da Autoridade Tributária e o Contact Center da Agência para na Modernização Administrativa. 

Relativamente ao atendimento prestado, no que se refere aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento – SMAS, todos os serviços que atualmente são prestados na rua Machado Santos, designadamente, pagamentos, requisições de contadores, entre outros, passarão a estar disponíveis na Loja de Cidadão.

Proença-a-Nova | Educação e Turismo em destaque no Orçamento Municipal para 2020


O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020 foram aprovados, por maioria, pela Assembleia Municipal de Proença-a-Nova na sessão realizada a 6 de dezembro. O mesmo documento já tinha sido aprovado pelo Executivo municipal em reunião a 31 de outubro, por unanimidade. Fixado em 12.185.757,00 €, o orçamento representa um aumento mais de mais de 120 mil euros relativamente ao orçamento inicial de 2019, não contemplando ainda os possíveis aumentos derivados das transferências provenientes do Orçamento de Estado para 2020. 

Em destaque está o setor da Educação pelo facto de aceitação de competências, aprovada em Reunião da Assembleia Municipal de 26 de junho de 2019, estimando-se que acresça ao orçamento municipal o valor de 774.428,87 euros. “A aceitação das novas competências na educação irá ter um impacto diferenciado que se traduz na assunção de responsabilidades ao nível da gestão do pessoal não docente, de todos os níveis e ciclos de ensino. No próximo ano, continuamos a promover o Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar sempre com a finalidade última, em parceria com o Agrupamento de Escolas, de reduzir uma taxa que no Município é das mais reduzidas na região, a do abandono escolar, a pensar sempre na capacidade de renovar e inovar na mais importante tarefa de uma sociedade evoluída: a educação,” afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal. 

Um outro setor que também estará em relevo será o turismo, onde se incluem algumas candidaturas cofinanciadas já aprovadas e as previsões se encontram previstas no orçamento com valor de 1,5 milhões euros. Depois da aprovação da requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, no âmbito do Programa Valorizar, cujas obras arrancarão em breve, a candidatura de intervenção na Serra das Talhadas também foi aprovada. 

O projeto Rota das Aromáticas será impulsionado sobre diversas formas no próximo ano: para além da Festa do Município ter como tema Plantas Aromáticas e Medicinais, o Município está a estudar a forma de articular a Grande Rota Cortiçada e os percursos de pequena rota com esta temática, “que pretendemos que outros municípios se associem com o objetivo de valorizar as plantas autóctones com valor económico. A floresta será sempre um dos nossos temas estruturantes e é também por essa via que continuamos a investir neste importante recurso”, acrescenta João Lobo. 

Este orçamento tem ainda uma verba de 50 mil euros que será disponibilizada para projetos a propor pelos munícipes. As normas do orçamento participativo serão divulgadas em breve. “Esperamos receber propostas interessantes de desenvolvimento do nosso território, a realizar em parceria ou alavancando projetos semelhantes que o Município esteja a preparar. A minha perspetivas é que as pessoas se sintam motivadas a apresentar as suas ideias e que estas revelem a preocupação que sempre norteia a atividade municipal que é contribuir para o bem comum”, conclui.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTRIBUI NESTE NATAL CABAZES DE ALIMENTOS CONTINENTE


Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote, já há alguns anos, para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, ás famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de janeiro, denominada por “Um Natal cheio…” promovido por esta Associação. 

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura há muitos anos, que foi possível concretizar esta iniciativa, no âmbito da “Missão Continente”, que vai certamente proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda, um maior relevo e significado. 

Azeite, óleo, leite, arroz, massas, bolachas, biscoitos, cereais, chocolates, e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias. 

Luis Caetano Director da Loja Continente, sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede, que esteve acompanhado por Patricia Dias, coordenadora alimentar da Loja, referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária. 

Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilita atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano. 

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vai visitar e entregar ás famílias um Cabaz de produtos da marca Continente. 

Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido ás crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres, desenvolvendo igualmente uma campanha solidária, no âmbito do Projecto de Cooperação. de Partida! que desenvolve em Cabo Verde.

Évora ! REMODELAÇÃO DAS PISCINAS MUNICIPAIS VAI PERMITIR REDUÇÃO DE 16 M3/HORA NO CONSUMO DE ÁGUA

Na passada segunda-feira, dia 9, o Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e a Vereadora responsável pelo Pelouro da Juventude e Desporto, Sara Dimas Fernandes, visitaram as obras de requalificação das Piscinas Municipais. No local, os eleitos tiveram oportunidade de observar o decurso dos trabalhos que têm estado a realizar-se em todo o complexo, com destaque para a implementação de novas técnicas que irão permitir o reaproveitamento da água utilizada nos tanques de natação.

Depois de recentemente terem beneficiado de obras de requalificação os balneários, a piscina coberta e os chapinheiros das crianças, é agora a ocasião para concretizar duas intervenções de fundo que irão tornar o Parque Municipal de Piscinas mais seguro, moderno, funcional, e sobretudo amigo do ambiente.

Está a ser construído um sistema de reaproveitamento da água utilizada nos tanques ao ar livre: a água das piscinas, em permanente circulação, é conduzida por gravidade para um tanque de compensação com capacidade superior a 500m3. Posteriormente será encaminhada para o sistema de filtragem de forma a poder ser reutilizada nos tanques de natação. O sistema agora em construção irá trazer às piscinas de Évora as melhores e mais modernas condições de higiene e salubridade, mas sobretudo irá permitir uma poupança de 40.000 m3 de água durante os meses de funcionamento no verão. Importa referir que a remodelação da piscina coberta, concluída recentemente, tem registado uma redução efetiva de 15.000 €/ano de despesa no consumo energético e cerca de 1.500 m3/mês de redução no consumo de água. As obras de requalificação executadas nos chapinheiros permitiram também uma redução no consumo de água, neste caso de cerca de 5.000 m3 por época balnear.

Em paralelo estão a decorrer obras de requalificação na área da mata, onde se destaca a completa remodelação da Casa da Mata. Para além do espaço de bar que será dotado de modernas condições de funcionalidade, das instalações sanitárias preparadas para utilização por utentes com mobilidade reduzida e da sala de refeitório para os funcionários, o edifício agora em reconstrução irá incluir uma sala com funções didáticas, que será utilizado pelas crianças do Programa Okup@-te/Férias Desportivas. O espaço verde também está a ser intervencionado para ficar mais aprazível, registando-se a plantação de cerca de seis dezenas de novas árvores.

O complexo de Piscinas Municipais de Évora foi inaugurado em setembro de 1964 e desde então, com mais de meio século de existência, tem servido a população não só da cidade de Évora, mas de toda a região. Torná-lo mais funcional e adaptado às condições dos tempos modernos é uma exigência natural que a Câmara Municipal tem vindo a assumir nos últimos anos. A obra agora em curso termina o ciclo que irá concluir a total requalificação do Parque Municipal de Piscinas. A empreitada agora em curso representa um investimento global de 314.054,01 €, sendo 219.796,15 € encargo direto da Câmara Municipal de Évora. O restante, 94.257,86 €, resulta de financiamento a partir de fundos públicos ao abrigo do Programa BEM-Beneficiação de Equipamentos Municipais.

No final o Presidente da Câmara referiu merecer especial destaque neste projeto a preocupação com as questões ambientais, nomeadamente no que se refere a um significativo volume de poupança de água e energia. O Parque Municipal de Piscinas, ao ser beneficiado na qualidade do serviço que presta à população, concretiza ao mesmo tempo objetivos de sustentabilidade ambiental num contexto em que as alterações climáticas já fazem sentir os efeitos negativos ao nível da diminuição dos recursos hídricos.

MATOSINHOS | Instituto do Sangue, MAR Shopping Matosinhos e O Boticário sugerem o presente ideal para este Natal: Doe Sangue, Salve Vidas!

Parque exterior do MAR Shopping Matosinhos - junto à entrada MAR - Matosinhos
Av. Dr. Óscar Lopes Telef: 229 998 704

Numa época naturalmente de excessos, o Natal mora, para cada vez mais pessoas, nos pequenos gestos. Naqueles que, embora aparentemente insignificantes, podem representar grandes feitos. Doar sangue é doar amor, é doar vida. Para aqueles que pretendam juntar-se a este movimento ou fazer as suas dádivas habituais, oIntituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) marcará presença no dia 12 de dezembro, entre as14h00 e as 19h00, no parque exterior do MAR Shopping Matosinhosjunto àentrada MAR, onde estará a desenvolver mais uma ação de recolha de sangue. 
Este é o oitavo ano consecutivo em que o IPST e o MAR Shopping Matosinhos se unem no apelo às dádivas de sangue, contando este mês com o apoio de O Boticárioque está a desenvolver a campanha #DoeAmorDêSangue.Para além de  sensibilizar para o fato de, com uma dádiva de sangue, um dador ter o  incrível poder de salvar três vidas e de esclarecer dúvidas, a marca de cosmética tem partilhado histórias reais na ótica do dador e do recetor. A ideia é gerar uma corrente de AMOR que se traduza em mais e mais dádivas de sangue.
Diariamente, nos hospitais portugueses, há centenas de doentes que necessitam da transfusão de diversos componentes sanguíneos, para serem sujeitos a cirurgias ou tratamentos. Até porque, sim, os avanços técnicos na medicina são enormes e permitem que vivamos cada vez mais tempo e com mais qualidade de vida, mas ainda não existe substituto para o sangue humano. 
Sem o ato altruísta de uma pessoa saudável, Laís Coelho Boti, autora de um dos testemunhos partilhados no âmbito da campanha #DoeAmorDêSangue, não teria sobrevivido quando, dias depois de um aborto espontâneo, que ficou retido, começou a esvair-se em sangue no novo emprego que tinha iniciado nessa semana. “Graças ao excelente trabalho dos meus novos colegas – de quem eu ainda nem sabia os nomes –, e que me auxiliaram naquele momento tão difícil; graças aos cuidados dos serviços ambulatórios do INEM e, posteriormente, à forma como fui cuidada no hospital de Santa Maria, sobrevivi. Graças ao sangue de um dador desconhecido, sobrevivi.  Pois é, tive que receber sangue. Sangue esse que me salvou a vida.É por isso mesmo que nos devemos sensibilizar com esta causa. Achamos que nunca nos toca a nós, mas, quando menos se espera, a vida prega-nos uma partida”, conta Laís. 
O IPST lembra que, nestas épocas, em que há maior circulação de pessoas e, por isso, condições mais propícias a acidentes, as dádivas de sangue têm de manter o ritmo. Por isso, apela sobretudo aos dadores habituais para não deixarem as suas doações para depois das Festas. Elas podem ser necessárias para que outros possam também viver as suas, na companhia dos que lhes são mais queridos. 
“Ao longo de oito anos que dura a parceria entre o MAR Shopping Matosinhos e o IPST são já cerca de 700 os dadores inscritos, o que significa que, apesar de não fazerem todos dádivas regulares, conseguimos já, com esta iniciativa, que se integra na política de responsabilidade social do centro comercial ‘AMAR quem mais precisa’, resultados muito significativos. E, porque esta continua a ser uma ação que, para nós, só faz sentido manter, em 2020 teremos novas ações de recolha”, adianta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos. 
Fonte: guiadacidade

Gronelândia perdeu sete vezes mais gelo nos últimos 10 anos do que na década de 1990

Resultado de imagem para Gronelândia perdeu sete vezes mais gelo nos últimos 10 anos do que na década de 1990
SIC NOTÍCIAS
Cientistas estimam, num estudo divulgado ontem, terça-feira, que a Gronelândia perdeu, em média, sete vezes mais gelo nos últimos 10 anos do que na década de 1990.
O estudo, publicado na revista científica Nature envolveu uma equipa internacional de 89 cientistas polares, que trabalharam em colaboração com as agências espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA).
Segundo o estudo, citado pela ESA, a perda de gelo na Gronelândia (região autónoma da Dinamarca) aumentou sete vezes, passando dos 33 mil milhões de toneladas anuais registados em média na década de 1990 para os 254 mil milhões de toneladas anuais nos últimos 10 anos.
O período abrangido pela investigação situou-se entre 1992 e 2018, durante o qual, segundo as estimativas dos cientistas, a Gronelândia perdeu 3,8 biliões de toneladas de gelo, o suficiente para elevar o nível médio do mar em 10,6 milímetros.
O trabalho reuniu dados de 11 satélites para analisar as alterações no volume da massa de gelo glaciar.
A partir dos dados, a equipa de cientistas estimou a perda (ou ganho) efetivo de gelo na Gronelândia.
Combinando os dados de observação por satélite com modelos climáticos, os investigadores concluíram que mais de metade da perda de gelo se deve ao aumento do degelo da superfície causado pela subida da temperatura da atmosfera. No restante, a perda é resultado de deslizamentos e deformações dos glaciares provocados pelo aumento da temperatura dos oceanos (Atlântico e Ártico).
De acordo com o coordenador do estudo, Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, a manter-se a tendência de crescimento da perda de gelo na Gronelândia, mais 100 milhões de pessoas que vivem em zonas costeiras estarão em risco até 2100 devido à subida do nível do mar, elevando as estimativas globais para 400 milhões de pessoas.
RTP

Eis a boa surpresa de António Costa: Mais 800 milhões de euros para o SNS e mais de 8000 trabalhadores nos próximos anos

Resultado de imagem para Eis a boa surpresa de António Costa: Mais 800 milhões de euros para o SNS e mais de 8000 trabalhadores nos próximos anos
SAPO24
O Governo aprovou hoje, em reunião do Conselho de Ministros, o Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o executivo, este "representa um impulso sem precedentes no investimento no SNS", e entre as medidas está o reforço na saúde de 800 milhões de euros, prometendo ainda contratar 8426 trabalhadores nos próximos anos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, confirmaram, numa conferência de imprensa realizada hoje, que o Governo vai proceder a plano de investimentos para a área da saúde.
O plano inclui um reforço de 800 milhões de euros, integrados no Orçamento do Estado de 2020, que será entregue na segunda-feira, e visam reduzir a dívida e aumentar a capacidade de resposta e de produção do Serviço Nacional de Saúde.
Esta verba será afeta “à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e, portanto, a primeira utilização clara é o aumento da capacidade assistência do Serviço Nacional de Saúde em termos de atividade programada”, nomeadamente consultas, internamento, cirurgias, cuidados de saúde primários, adiantou Marta Temido.
Adicionalmente, está previsto já para este ano um reforço de 550 milhões de euros “destinados à redução do ‘stock’ de pagamentos em atraso”.
Em 2 de Dezembro, em conferência de imprensa, a coordenadora do BE, Catarina Martins, tinha apresentando um conjunto de 15 medidas de emergência para salvar o SNS, incluindo precisamente um reforço orçamental de 800 milhões de euros já em 2020.
Esta são algumas das medidas aprovadas hoje no Conselho de Ministros extraordinário, incluída no Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, garantindo o Governo que este é "o maior investimento inicial" de que há registo recente no SNS.
Segundo a ministra, este plano tem “três eixos essenciais”, um primeiro que se prende com um quadro de “redução sustentada do desequilíbrio orçamental e dos prazos de pagamento, mas sobretudo com o aumento de capacidade de resposta do SNS através do aumento orçamento de exploração inicial do Serviço Nacional de Saúde para o ano 2020 em 800 milhões de euros”.
Outra das medidas passa pela contratação de 8426 profissionais de saúde — o que inclui não só médicos, como também enfermeiros e técnicos — entre 2020 e 2021. Governo considera que este plano representa um aumento de 14% a nível das contratações na área.
Marta Temido avançou que está prevista ainda uma programação plurianual de investimentos mo montante global de 190 milhões de euros.
A ministra adiantou que este plano “está em linha com os princípios fundamentais da nova Lei de Bases da Saúde, designadamente a centralidade às pessoas e também com aquilo que são as opções do atual programa do Governo e com a preparação do quadro orçamental para o próprio exercício económico.
"Damos assim um passo significativo para pôr fim à sub-orçamentação do SNS, para reforçar e motivar os seus profissionais, para modernizar os equipamentos, para robustecer a gestão com mais autonomia e para ter um SNS que permita servir melhor os portugueses", anunciou Mariana Vieira da Silva.
Antes de passar a palavra à ministra da Saúde, Marta Temido, para detalhar esta resolução do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva quis "realçar que este esforço" só é possível "graças a quatro anos de gestão orçamental e financeira que o país teve rigorosa", sendo o que permite "fazer o maior investimento inicial de que temos registo recente no SNS".
Hoje de manhã, na rede social Twitter, o primeiro-ministro deu conta que o Governo dá hoje um "passo decisivo para acabar com a sub-orçamentação crónica" Serviço Nacional de Saúde (SNS), reforçar e motivar os seus profissionais, modernizar equipamentos e robustecer a gestão", com o objetivo de "reforçar a confiança no SNS e servir melhor os portugueses".
No último debate quinzenal, na terça-feira, António Costa, já tinha prometido que este Conselho de Ministros de hoje teria "boas notícias" na saúde, quanto à sub-orçamentação e à gestão, em resposta ao CDS-PP.
Há duas semanas, também no debate quinzenal, o chefe do executivo já tinha feito semelhante promessa à coordenadora do BE, Catarina Martins, comprometendo-se com a apresentação "muito brevemente" da programação dos investimentos na saúde para a legislatura, incluindo a "redução sustentada do nível de sub-orçamentação".
Madremedia

Conceição pode ser suspenso o resto da época

Se for provada agressão ao treinador do Belenenses

Resultado de imagem para Conceição pode ser suspenso o resto da época
Público
Sérgio Conceição poderá ser suspenso até final da temporada, se for provado que agrediu a soco o treinador do Belenenses SAD como, de resto, Pedro Ribeiro confirmou, na sua versão dos factos ocorridos no túnel de acesso aos balneários no último duelo entre Belenenses SAD e FC Porto.
Para que Conceição seja castigado ou ilibado muito vão depender os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, que já confirmou a existência de "empurrões e trocas de palavras".
Se se confirmar a agressão de Sérgio Conceição ao colega de profissão, então, segundo o jornal 'A Bola', o técnico portista corre o risco de ser suspenso por um período que poderá ir de 22 dias até nove meses.
Bancada.pt

Comércio mundial está oficialmente sob “a lei da selva”

Resultado de imagem para Comércio mundial está oficialmente sob “a lei da selva”
SAPO24
As disputas no comércio internacional estão sem árbitros a partir de hoje, perante o fim do mandato de dois juízes da Organização Mundial de Comércio, ficando sob "a lei da selva", como a nova situação já foi designada.
O comissário europeu do Comércio, Phil Hogan, já anunciou que vai anunciar na quinta-feira propostas para a União Europeia continuar a fazer valer os seus direitos no comércio internacional.
O anúncio foi feito na terça-feira pelo porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, que enquadrou aquelas propostas na paralisação do órgão de apelo da Organização Mundial de Comércio (OMC) para resolver conflitos comerciais.
O bloqueio dos EUA a este órgão constitui um “golpe lamentável e muito grave para o sistema de comércio internacional baseado em normas, que durante os últimos 24 anos dependeram do órgão de apelo da OMC, e para a resolução de controvérsias em geral”, afirmou Hogan, em comunicado.
O órgão de apelo, formado habitualmente por sete juízes e que, desde 1995, tem a última palavra nos conflitos que os 164 países membros da OMC submetem ao seu juízo, vai deixar de estar operacional a partir de hoje.
Desde que Donald Trump chegou a presidente dos EUA, em 2017, que Washington se tem negado sistematicamente a aprovar a indicação de novos juízes para este órgão, pelo que nos últimos anos não se têm podido preencher as vagas que surgiam à medida que os juízes se retiravam — e já só restam três.
Em 10 de dezembro terminou o mandato de oito anos para dois dos juízes remanescentes — o indiano Ujal Singh Bhatia e o norte-americano Thomas Graham -, pelo que o órgão ficou reduzido a apenas um membro, a chinesa Hong Zhao, ficando asim paralisado, uma vez que é exigido um mínimo de três para funcionar.
Na opinião de Hogan, este é um momento “crítico” para o multilateralismo e o sistema global de comércio.
“Com o órgão de apelo eliminado da equação, perdemos um sistema de resolução de disputas funcional, que tem sido um garante independente, tanto para as grandes economias como para as pequenas, de que as normas da OMC eram aplicadas de forma imparcial”, sublinhou.
O comissário sublinhou que a UE “continua a apoiar firmemente o sistema multilateral de comércio” e acredita que uma OMC com um sistema eficaz de resolução de conflitos é “indispensável para garantir um comércio aberto e justo”.
Hogan advertiu que o mundo mudou nos últimos 24 anos e que a OMC “necessita de refletir as mudanças no seu contexto para continuar a ser relevante e operacional”.
Por isso, considerou fundamental concretizar um conjunto de reformas nas suas três principais funções, a saber, como produtor de normas comerciais, como monitor de políticas e práticas comerciais dos países e na resolução de conflitos.
Deixou ainda claro que a UE tem estado “à frente deste processo, fazendo propostas detalhadas e envolvendo-se de forma construtiva com os seus parceiros”, o que, prometeu, iria continuar a fazer.
Perante a iminente suspensão do órgão de apelo, recordou que a UE já propôs acordos temporários aos Estados que queiram continuar a resolver disputas de forma vinculativa e em respeito das normas da OMC.
Entre as disputas com apreciação suspensa estão sete casos apresentados contra a decisão tomada por Trump, em 2018, de declarar as importações de aço e alumínio estrangeiro uma ameaça à segurança nacional dos EUA e taxá-las fortemente.
Lusa

Mundo | A Personalidade do Ano para a revista Time é… Greta Thunberg



Greta Thunberg é hoje uma das vozes mais conhecidas na defesa do ambiente e as greves climáticas que iniciou são agora seguidas por milhões de jovens do mundo inteiro.
"Não podemos continuar a viver como se não houvesse amanhã, porque há um amanhã", disse Greta Thunberg à Time. "É tudo o que estamos a dizer", resumiu.
A fotografia da ativista que faz capa na Time foi tirada a 4 de Dezembro, em Lisboa, e é da autoria de Evgenia Arbugaeva.
A distinção é conhecida no dia em que a jovem foi à Cimeira do Clima de Madrid (COP25) acusar os países de procurarem desculpas para poluir.
Greta Thunberg é uma adolescente sueca que em Agosto de 2018 decidiu começar a faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar junto do parlamento sueco, exigindo medidas sérias no combate às alterações climáticas.
Os seus esforços para aumentar a consciencialização para a crise climática tornaram-se globais e no dia 24 de maio, uma sexta-feira, mais de um milhão de jovens de mais de 100 países faltaram às aulas para exigir medidas dos governos no combate às alterações climáticas.
Recentemente, Greta Thunberg foi homenageada com o chamado Nobel Alternativo pela fundação Swedish Right Livelihood Award e foi indicada para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses, que foi entregue ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, pela sua iniciativa de resolver o conflito na fronteira entre o seu país e Eritreia.
A adolescente sueca começou um período sabático no verão para viajar para os Estados Unidos e poder participar na cimeira climática realizada no mês passado na sede da ONU em Nova Iorque, bem como na Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que decorria no Chile em Dezembro.
A sua recusa em viajar de avião para evitar emissões poluentes, levou a jovem a atravessar o Atlântico num veleiro e a usar autocarros e comboios para viajar nos Estados Unidos.
Porém, a alteração inesperada do local (da capital do Chile para a espanhola) obrigou-a a voltar a embarcar, desta vez num catamarã, para fazer a viagem ao contrário e chegar a tempo a Madrid, sem ter de apanhar um avião, e com passagem por Lisboa.
Na capital a jovem foi recebida junto da Doca de Santo Amaro pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e por jovens ativistas portugueses.
À data, Greta Thunberg disse que “as pessoas subestimam a força das crianças zangadas”, reforçou a urgência de se combater as alterações climáticas e pediu ao poder político para dar ouvidos à ciência.
Este tem sido, de resto, o essencial da mensagem da jovem ativista sueca: é urgente agir. Os oceanos vão subir, as cidades inundar, milhões vão sofrer com as alterações climáticas.
A jovem sueca tem 16 anos, mas parece ter 12 e muitas vezes usa o cabelo trançado — a sua imagem de marca. Greta Thunberg tem síndrome de Asperger, o que significa que não opera no mesmo registo emocional de muitas das pessoas com quem se encontra, explica a Time. A jovem não gosta de multidões, ignora conversa de circunstância, é muito direta e descomplicada quando fala. "Ela não se deixa bajular ou distrair, não fica impressionada com a celebridade de outras pessoas e não parece ter grande interesse na sua fama crescente. Mas estas qualidades fizeram dela uma sensação global", escreve a revista.
Com Madremedia

Algarve | Barbearia Social distinguida

Na tarde do dia 5 de dezembro, foi entregue pela primeira vez o Prémio Municipal de Voluntariado, em Portimão, tendo sido distinguido o projeto ‘Barbearia Social’, da Cáritas Paroquial de Nª Sr.ª da Conceição – Matriz de Portimão.
A cerimónia, integrada nas comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, teve lugar no auditório do Museu de Portimão após a mesa-redonda “Voluntariado em Portimão – Um ato de cidadania”.
Na sua intervenção, Isilda Gomes afirmou que subscreveu a proposta de criação do Prémio Municipal de Voluntariado “como forma de reconhecer e recompensar o empenho de cidadãos e entidades, cujo trabalho é de relevante interesse social e de impacto muito visível na nossa comunidade.” 
A autarca defendeu que, “para além do apoio anual destinado às associações, deve existir um prémio especial para quem dá tanto de si sem pedir nada em troca”, porque somos um Município solidário”. A propósito, enalteceu “o magnífico papel do associativismo local, no apoio àqueles que mais precisam e que vivem em completo abandono.”
O projeto “Barbearia Social” distinguido com o Prémio Municipal do Voluntariado deverá funcionar nas instalações da Cáritas de Portimão e pretende criar as condições para a abertura de uma barbearia acessível a todos aqueles que dela queiram usufruir, com vista a fomentar a integração social através da mudança de imagem, facilitando a sua integração no mercado de trabalho.
O júri do Prémio Municipal de Voluntariado, de entre as oito candidaturas admitidas na categoria coletivo, decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao projeto ‘Filhos de Ninguém’, da Associação Elos de Esperança.

Algarve | Menos ingleses e mais espanhóis no Algarve

A taxa de ocupação global média/quarto das unidades de alojamento algarvias foi de 43,5% em novembro,  valor idêntico ao mês homólogo de 2018, revela a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
O mercado britânico foi o que apresentou a maior descida, com -17,4%, apesar de uma subida acumulada de 4,1% este ano.
Os mercados espanhol (+41,4%), nacional (+18,2%) e holandês (+15,4%) foram os que apresentaram as maiores subidas.
O volume de vendas apresentou uma subida face ao mesmo mês do ano anterior de 4,9% e regista um aumento acumulado de +3,1% desde o início do ano.

Algarve | Soluções de financiamento para empreendedores

Na próxima quinta-feira, 12 de Dezembro, a Startup Portimão recebe Pedro Neto, da empresa Moneris, para uma sessão no decorrer da qual vão ser apresentadas as opções de financiamento existentes no mercado e qual delas se adequa melhor ao projeto de cada empreendedor.
A programação é a seguinte:
14h30: Apresentação da Moneris;
14h45: Apresentação das diversas fontes de financiamento;
15h30: Breve apresentação de cada empreendedor sobre o seu projeto e discussão sobre de que forma é que cada fonte pode ser aplicável a cada empresa ou qual será a mais adequada para o estado de desenvolvimento de cada projeto.
18h: Fim da sessão.
A participação na sessão é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita aqui.

Algarve | Investimento de 105 mil euros em obras em parques infantis

A Câmara de Lagoa investiu 105 mil euros em obras de manutenção nos espaços de Jogo e Recreio da Urb. Lagoa Sol e do Parchal.
No primeiro caso as obras consistiram na substituição integral ou recarga pontual dos pisos de segurança, em função da altura de queda de cada um dos equipamentos adequados à nova legislação em vigor, assim como o sombreamento tão necessário para os dias mais soalheiros e de maior calor. 
No parque de jogos e recreio do Parchal, foi efetuada a instalação de toldos para criação de zonas de sombra na área do Parque Infantil. Para o efeito, foi adotado um sistema de varias telas tencionadas de forma a limitar o impacto visual que não permitisse ter como fundo o espaço o mural pintado. 

Algarve | Câmara de Lagoa organiza mais umas Jornadas de Enoturismo

Vão decorrer em Lagoa, nos próximos dias 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta-feira), as IV Jornadas de Enoturismo.
Esta iniciativa é uma organização conjunta do Município de Lagoa, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), e conta com o apoio do Turismo do Algarve (ERTA) da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e da Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo a nível mundial (AENOTUR)
Os objetivos destas jornadas visam o reforçar da ligação do setor vinícola ao setor turístico, avaliar o contributo do enoturismo enquanto complemento da oferta turística, apresentar boas práticas e casos de sucesso, assim como debater as oportunidades para o setor envolvendo diversos atores.
As Jornadas iniciam-se nas instalações da Adega Cooperativa Única, no dia 12, pelas 9 horas, com a sessão inaugural a ficar por conta de Luís Encarnação (presidente da Câmara de Lagoa), Sara Silva (presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve), João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve) e Alice Saraiva (presidente da Única).
De seguida, José Arruda, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, vai fazer a apresentação do projeto enoturismo.pt. Depois, Cláudia Almeida, da Universidade do Algarve, falará sobre «O turismo culinário e enológico».
A intervenção seguinte ficará a cargo de Ângelo Machado, presidente da Rota dos Vinhos de Portugal, que apresentará o exemplo das Rotas de Vinho da Península de Setúbal.
A partir das 11h30, a comitiva fará o percurso em direção à Quinta das Capinhas, em Porches, para uma visita técnica,  seguindo-se o almoço no hotel Água Hotels Riversidade, situado no Parchal.
O primeiro dia de atividades ficará concluído com mais uma visita técnica, desta vez à Quinta dos Vales (Estômbar), onde será apresentado o projeto «Bottle Blending Experience».
No dia 13, sexta-feira, o ponto de encontro é o Auditório Carlos do Carmo, de onde os participantes partirão para mais duas visitas técnicas, a primeira à Quinta da Palmeirinha (Lagoa) e a outra à Quinta do Canhoto (Albufeira).
O programa integra, ainda, com um almoço regional harmonizado com vinhos da região, no restaurante Charneco (Estômbar), e uma prova cega de vinhos, a cargo do sommelier Miguel Martins, a ter lugar no hotel Tivoli Carvoeiro.

Algarve | Município de Vila Real de Santo António entra em rede de inovação empresarial

O Município de Vila Real de Santo António (VRSA) irá passar a integrar a Rede de Cidades Europeias «Sabor Sul» [Sabor Sur].
A iniciativa faz parte do calendário de atividades da Eurocidade do Guadiana e do projeto EuroGuadiana 2020 e tem como objetivos fomentar a inovação empresarial em alimentação e hotelaria, promover a criação de um catálogo de produtos e serviços de interesse para o mercado e incentivar o encontro entre empreendedores e empresários, promovendo a produção e venda conjunta de produtos e bens regionais.
A cerimónia de entrada do município algarvio terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, às 12h00, e incluirá uma sessão de showcooking com os chefs convidados Paco Méndez e Marco António Belo.
A rede «Sabor Sul» é composta por universidades, autarquias de Portugal e Espanha, centros tecnológicos de alimentação e informação, associações de empresários e centros de estudos e formação.
O projeto «Sabor Sul» incorpora um Laboratório para a Inovação Empresarial nos Mercados Transfronteiriços de Alimentação e Hotelaria e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg Portugal – Espanha.

Algarve | Porto de Abrigo da Ilha Culatra ganha grua

O Município de Faro informa que estão concluídos os trabalhos de montagem da grua marítima no Porto de Abrigo da Ilha Culatra, estando esta infraestrutura já ao serviço daquela população piscatória.
O objetivo era equipar o local de desembarque com meios e equipamentos de varagem e alagem das embarcações de água, para manutenção e limpeza das mesmas, o que agora fica plenamente ao alcance de todas as famílias que ali desenvolvem a sua atividade marítima.
Estes trabalhos de montagem resultaram de um investimento do Município de 73.608,12 euros, a que se somam 162.226,34 euros já despendidos em trabalhos preparatórios. 
Com efeito, para além da edificação da grua, registaram-se investimentos em estrutura de suporte (74.200 euros), alimentação elétrica da casa de apoio à grua (11.614,92 euros), projetos (3.075 euros), prospeção geotécnica (13.361,49 euros), fornecimento e montagem de apoio de pesca (25.553,25 euros), aquisição de máquina de alta pressão para lavagem de embarcações (1.795,93 euros) e, ainda, na aquisição de equipamentos para o fabrico e selagem de gelo (32.625,75 euros). 
No total, o custo destes significativos melhoramentos fixou-se em 235.834,46 euros – destes, 199.872,49 euros serão comparticipados em 75% no âmbito do Programa Operacional MAR2020.

Algarve | Câmara de Lagoa é finalista em concurso do Instituto do Emprego

O Município de Lagoa é finalista na categoria “Promoção para Entidades Públicas” do Prémio Nacional de Artesanato 2019, promovido pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Está a decorrer até às 18h00 desta sexta-feira, 13 de dezembro, o período de votação pela Internet que vai ditar o vencedor deste prémio a que o Município de Lagoa concorre na qualidade de entidade organizadora da FATACIL, (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa).
A candidatura da Câmara de Lagoa a esta distinção destacou o grande investimento que a FATACIL tem vindo a fazer na promoção do artesanato, dando oportunidades e criando incentivos para os artesãos de todas as regiões de Portugal participarem nesta feira que tem vindo a afirmar-se como um dos maiores certames nacionais.
O artesanato é uma das vertentes essenciais do programa oficial da FATACIL que em 2019 festejou a sua 40ª adição. Nos últimos anos tem sido dedicado um dos dez dias ao artesanato, o que tem vindo a tornar a presença das dezenas de stands que lhe são dedicados ainda mais visíveis ao longo de todo o período da feira. 
O prémio para o qual o Município de Lagoa está nomeado é atribuído pelo IEFP e tem como objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.
O Instituto do Emprego ( IEFP) disponibiliza no seu portal  (https://www.iefp.pt/promocao-das-artes-e-oficios) toda a informação sobre as candidaturas que se apresentam a votação nas várias categorias, bem como o endereço para votar por meio eletrónico, sendo que a cada utilizador não é permitido votar mais do que uma vez https://formularios.iefp.pt/index.php/136697?lang=pt

Coimbra | EQUI-X, um programa inovador para prevenir a violência baseada no género


Vai ser lançado, na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro, em Lisboa, o EQUI-X - um manual de ação que pretende transformar normas rígidas de género, fornecendo novas abordagens para prevenir a violência e promover a igualdade entre jovens de diferentes idades através da discussão de feminilidades e de modelos não violentos e equitativos de masculinidade.

O lançamento terá lugar no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), pelas 17 horas, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e de outras individualidades.

Inspirado nos programas H (Homem) e M (Mulher) da organização não-governamental internacional Promundo, este programa resulta de um projeto de investigação que juntou 15 investigadores/as e ativistas de cinco países – Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia e Espanha – e foi financiado com cerca de meio milhão de euros pelo programa “Direitos, igualdades e cidadania” da União Europeia.

Os programas H e M do Promundo, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como programas de boas práticas, baseiam-se em evidências alicerçadas em abordagens pedagógicas transformadoras de género, que questionam papeis, identidades e normas de género entre meninas e meninos, mulheres e homens de várias idades.

Em Portugal, o projeto foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e do Promundo Portugal e implementado em três centros educativos (Olivais, em Coimbra; Navarro de Paiva, em Lisboa; Santa Clara, em Vila do Conde) e em três escolas do ensino básico e secundário (Infanta Dona Maria, Coimbra; EB Marquês de Pombal; Escola Secundária de Pombal).

A equipa trabalhou diretamente com 122 jovens de ambos os sexos (63 rapazes e 59 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Ao longo dos últimos dois anos, foram realizadas 52 sessões educativas dinâmicas, colocando em prática 34 oficinas (das 39 que constituem o EQUI-X) em torno de seis temas principais: relações de género; masculinidades; masculinidades e media; saúde sexual e reprodutiva, violência e diversidades; paternidade e cuidados. Para avaliar o impacto do programa, isto é, verificar se houve mudanças de atitude com a implementação do EQUI-X, foi aplicado a cada jovem um pré e pós teste.

De uma forma geral, nota Tatiana Moura, coordenadora do estudo português, «todos os jovens que participaram na implementação do EQUI-X mostraram mudanças em termos de atitudes, valores, comportamentos e aprendizagem esperados. O programa conseguiu proporcionar reflexões sobre algumas atitudes e comportamentos em relação às normas de género, às expectativas sociais estereotipadas de género, em relação à igualdade e corresponsabilidade, entre outras, que foram a bússola desta intervenção».

Por exemplo, nas questões de igualdade de género, tanto os meninos como as meninas partilharam atitudes positivas desde o princípio da intervenção em questões objetivas (divisão de tarefas domésticas, decisão sobre ter filhos, uso de preservativos, etc.), melhorando em atitudes subjetivas: um homem precisa ser “duro” (passou de 61,1% para 80,6% nos meninos e de 74,1% para 92,6% nas meninas); meninos que se comportam como meninas são “fracos” (de 63,9% para 83,3% nos meninos e de 88,9% para 100% nas meninas).

Comparando os resultados obtidos nas escolas com os dos centros educativos, verificou-se que, de modo geral, «as atitudes dos jovens nos centros educativos são menos equitativas do que nas escolas em geral e refletem uma desigualdade também no acesso aos direitos e de uma vida sem violência. Sobretudo os meninos nos centros educativos têm atitudes marcadamente menos igualitárias», afirmam os investigadores Rita Santos e Tiago Rolino, embora se tenham observado algumas exceções: «por exemplo, nas questões: para ser um homem, é preciso ser “duro”, que evoluiu de 18,2% para 36,4%; o casal deve decidir junto que tipo de contracetivo usar, passando de 54,5% para 81,8%».

As meninas, pelo contrário, «são mais reflexivas em questões como: ambos os parceiros devem ter responsabilidade para evitar a gravidez (evoluiu de 46,2% para 84,6%), um verdadeiro homem somente tem sexo com mulheres (alterou de 69,2% para 84,6%) e não é só responsabilidade da mulher evitar a gravidez (de 7,7% para 69,2%)», explicam.

Além do programa de intervenção adaptado à realidade e cultura de cada um dos cinco países participantes no projeto, foi também desenvolvido um manual europeu onde são expostas algumas reflexões pertinentes sobre temas que foram identificados como fundamentais nas práticas de trabalho quotidiano dos parceiros, com o objetivo de alcançar a equidade de género e prevenir a violência nas suas múltiplas formas.

«Pretendemos desconstruir a caixa rígida de masculinidades que contribui para a perpetuação das desigualdades de género», afirma Tatiana Moura. Este projeto chama ainda a atenção «para os desafios das mudanças políticas e das clivagens à direita conservadora e o retrocesso que isso pode significar na agenda da igualdade de género e na implementação de metodologias deste tipo», conclui.

A equipa espera agora que o EQUI-X seja útil como ferramenta de trabalho em escolas e centros educativos do país, bem como em outros contextos de educação não formal.

Cristina Pinto